Páginas

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Brasil Carinhoso garante ao Paraná 123 novas creches



A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta segunda-feira, 14/05, o Programa Brasil Carinhoso que prevê ações em três eixos: educação, saúde e combate à miséria.
Na área da Educação, o governo vai construir em todo o país 1.500 novas creches para as crianças de 0 a 5 anos. No Paraná serão 123 novas unidades do ProInfância  em 65 municípios.  A meta é construir seis mil creches em todo o país até 2014.
Clique aqui  e veja a lista de todos os municípios contemplados no Paraná.
Na Região Metropolitana foram contempladas as cidades de Araucária (3 unidades), Campo Largo (4), Campo Magro 1, Colombo (1), Contenda (1), Fazenda Rio Grande (1), Itaperuçu (1), Lapa (1), Mandirituba (1), Pinhais (1), Piraquara (3) e São José dos Pinhais (3).
Além disso, o governo federal também vai repassar às prefeituras, de forma imediata, os recursos para custear cada nova vaga aberta nas creches públicas ou conveniadas. Com esse dinheiro extra aos municípios, as creches poderão adquirir mais brinquedos pedagógicos, fraldas ou até mesmo fazer pequenas reformas para tornar o ambiente mais aconchegante. Ainda no âmbito do Brasil Carinhoso, governo federal vai aumentar em quase 70% o valor repassado aos municípios para reforçar a alimentação nas creches
O deputado federal André Vargas (PT-PR), que acompanhou em Brasília o lançamento do programa comemorou as novas medidas, pois tem trabalhado para que os municípios recebam as supercreches. “É um programa Maravilhoso, que vê a criança e a família como um todo, garantindo-lhes dignidade e oportunidades. A presidenta continua provando que o Governo do PT é um governo voltado para as pessoas, principalmente as que mais precisa”, enfatiza Vargas.
Outra meta do Brasil Carinhoso é estimular a matrícula de crianças do Bolsa Família nas creches de todo o país. Para isso, o governo vai repassar para o município 50% a mais do valor atual por criança do Bolsa Família matriculada.
Na área social, a presidenta Dilma anunciou que o governo vai garantir que toda a família brasileira que tenha pelo menos uma criança de zero a seis anos receba uma renda mensal, por pessoa da família, de no mínimo R$ 70. Os recursos serão pagos por meio do Bolsa Família no mesmo dia em que as famílias já recebem o benefício. A medida vai atingir 2 milhões de família brasileiras que vivem na extrema pobreza.
Na saúde, o Brasil Carinhoso vai ampliar a prevenção e o tratamento de algumas doenças que afetam as crianças. Durante as campanhas nacionais de vacinação, vai haver distribuição de vitamina A. Também será garantido o suplemento de ferro nas Unidades Básicas de Saúde para quem tiver indicação médica. O governo decidiu incluir estas ações no Brasil Carinhoso porque a falta de ferro e de vitamina A pode causar anemia e aumentar o risco de infecções, prejudicando o desenvolvimento da criança por toda a vida.
Além disso, vai promover a distribuição gratuita na rede Aqui Tem Farmácia Popular dos medicamentos para asma, pois o Ministério da Saúde observou que a asma é a segunda principal causa de internação de crianças de até cinco anos no SUS. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário