Não somos absolutamente de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé para nossa salvação!” (Hb 10, 36-39).
Páginas
▼
quinta-feira, 24 de maio de 2012
PROJETO JOVEM DE FUTURO
O Projeto Jovem de Futuro visa à melhoria na qualidade de Ensino dos alunos do Ensino Médio. O Ceará esta implantando o projeto neste ano de 2012 em 100 escolas do Estado e, em 2014 deverá se estender a todas as escolas.
Em Pentecoste, a Escola contemplada foi a Escola Etelvina Gomes Bezerra. Para tanto as escolas que foram contempladas com o Projeto, tem que dar resultados satisfatórios. A mesma será beneficiada financeiramente para compra de recursos didáticos, bem como a formação técnicas de professores para que melhorem suas ações pedagógicas visando à melhoria da aprendizagem dos alunos durantes os três anos de implantação do projeto.
O projeto inicial foi desenvolvido pelo instituto Unibanco. O Governo do Estado do Ceará resolveu incorporar este modelo de projeto nas do Estado para tentar melhorar os índices de Educação do Ensino Médio que apesar de apresentar melhoras, ainda estamos muito a quem do que se espera para uma educação de qualidade.
Assista ao vídeos e tire suas conclusões.
O que é o Jovem de Futuro
O Jovem de Futuro é um projeto de Gestão Escolar para Resultados, desenvolvido em conjunto com governos estaduais, visando à melhoria do desempenho escolar dos alunos e a redução dos índices de evasão. As escolas atendidas recebem apoio técnico e financeiro, equivalente a R$ 100/ano/aluno, para desenvolvimento de um plano estratégico de melhoria de resultados, com duração de três anos.
As escolas têm autonomia para decidir como os recursos serão aplicados, de modo a suprir as principais lacunas que comprometem o desempenho dos alunos, como investimentos em ações de incentivo ao professor, incentivo a alunos, aquisição de equipamentos como computadores e até pequenas reformas nas instalações. Em contrapartida, as instituições se comprometem a melhorar as médias da escola no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em português e matemática, além de diminuir em 40% seus índices de evasão.
"O Jovem de Futuro vem provar que existe um espaço transformador em cada escola pública e que qualquer uma que deseje melhorar seus resultados e dispuser dos instrumentos técnicos e financeiros adequados, é capaz de dar uma grande virada”, destacou Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco.
Na próxima quarta-feira, 10 de agosto, o Instituto Unibanco promove o seminário Avaliação de Impacto do Projeto Jovem de Futuro para apresentar os resultados do primeiro ciclo de implantação do projeto, que corresponde a três anos completos do Ensino Médio. A exposição caberá ao economista e subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros, responsável pela avaliação.
O seminário, que será realizado em São Paulo, é direcionado a gestores públicos e escolares, professores da rede pública, especialistas, pesquisadores, profissionais de universidades, membros de institutos, fundações e ONGs.
As inscrições gratuitas podem ser feitas através do e-mail: instituto.unibanco@institutounibanco.org.br
http://www.ecodesenvolvimento.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário