Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

Inteligência prende chefe de bando



Ladrão de bancos e carros-fortes acabou detido com comparsas quando planejava mais um ataque na Capital

Em janeiro, a Polícia conseguiu apreender o armamento que os assaltantes utilizaram no ataque a um carro-forte. Entre o arsenal, estava um fuzil de calibre 5.56, modelo AR-15, além de várias pistolas e uma escopeta FOTO: FERNANDO RIBEIRO


Uma operação conjunta de agentes da Coordenadoria Integrada de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e patrulhas do Ronda do Quarteirão, resultou na prisão de um bandido apontado como chefe de uma quadrilha responsável por ataques a carros-fortes e bancos.

O assaltante fugitivo da Justiça Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, foi capturado pela Polícia na companhia de outros dois bandidos, um deles tido como sequestrador, ladrão de bancos e responsável também por roubo de carros e cargas e assassinatos. A captura dos criminosos ocorreu no último domingo, no bairro Bonsucesso.

Procurado

´Tornado´ vinha sendo caçado desde janeiro último, quando comandou o ataque a um carro-forte na cidade de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. O crime aconteceu no dia 28 daquele mês, quando os assaltantes trocaram tiros com os vigilantes de um carro-forte da empresa Corpvs na porta da agência do Banco do Brasil de Aquiraz. Na ocasião, a Polícia fechou rapidamente o cerco aos criminosos, o que forçou os ladrões a abandonar as armas e o malote que eles haviam roubado, contendo cerca de R$ 350 mil.

Dois componentes do bando acabaram presos, sendo identificados como Francisco Fabiano Ferreira da Silva e Wagner Luís Barbosa Cardoso. No mesmo dia, a Coin e a Delegacia de Roubos e Furtos identificou o restante da quadrilha. Além de ´Tornado´, teriam participado do assalto outros quatro criminosos já bastante conhecidos da Polícia e detentores de extensas fichas criminais. São eles, Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Gilson Meia-Luz´; José Silvino Vieira Sales, Luciano Batista Viana, o ´Playboy´; e Paulo Ivan Vieira Coutinho, o ´Paulo Ivan´.

Caçado

Na manhã do dia 28 de janeiro, o bando atacou um blindado da empresa Corpvs que descarregava vários malotes na agência do Banco do Brasil de Aquiraz. Na ocasião, houve intenso tiroteio dos criminosos com os vigilantes FOTO: VIVIANE PINHEIRO
Segundo a Polícia, ´Tornado´ e seu grupo se preparavam para praticar mais um grande assalto em Fortaleza ainda nesta semana. Ao ser detido no Bonsucesso, ele estava em companhia do assaltante e sequestrador Francisco Lopes Justino, irmão de ´Meia-Luz´; e Rinaldo Rosa de Carvalho Júnior. Com eles, a Polícia apreendeu três armas de fogo, sendo dois revólveres de calibre 38 e uma pistola de calibre 380.

Ataques

No histórico criminal de ´Tornado´ e seus comparsas, vários ataques a bancos e carros-fortes em Fortaleza e região metropolitana. Um deles ocorrido no dia 6 de agosto de 2011, um sábado, quando a quadrilha invadiu as dependências do North Shopping, na Avenida Bezerra de Menezes, rendeu os vigilantes de um carro-forte da empresa Nordeste, e roubaram vários malotes com dinheiro.

No dia 8 de setembro de 2011, o bando assaltou a agência do Bradesco situada na Avenida Mozart Lucena, no bairro Vila Velha, na zona Oeste da Capital cearense. Os seguranças foram rendidos e os ladrões fugiram com três malotes.

Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, tinha dois mandados de prisão em aberto e era caçado em todo o Estado. Agora, está novamente na DRF FOTO: DIVULGAÇÃO


Outro assalto atribuído a ´Tornado´ e seus comparsas aconteceu de forma violenta no Hospital da Unimed, no bairro Tauape, em 30 de setembro de 2011. A quadrilha disparou mais de 30 tiros no local e fugiu levando os malotes de um carro-forte da empresa Nordeste Segurança.

Titular da SSPDS comandou cerco
A prisão do assaltante e de seus comparsas foi comemorada pelas autoridades policiais, visto que o bando é considerado um dos mais violentos e ousados em ação no Ceará. O próprio titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, esteve à frente da operação que resultou na captura de Antônio Carlos dos Santos, o ´Tornado´, no Bonsucesso.

Junto com o chefe da quadrilha, a Polícia prendeu também outro homem apontado como de altíssima periculosidade e já com extensa ficha de crimes no Ceará. Trata-se de Francisco Lopes Justino, irmão do também assaltante de bancos Francisco Gilson Lopes Justino, o ´Meia-Luz´. Com ele, estavam as armas. O criminoso também vinha sendo procurado e ao ser detido, guiava um carro suspeito onde estavam seus comparsas.

Desde 2000, ´Tornado´ é conhecido das autoridades policiais do Ceará. Em dezembro de 2010, o grupo foi detido no Município de Orós (352Km de Fortaleza) quando se preparava para atacar vários bancos daquela região do Interior.

Francisco Lopes Justino, apontado como de alta periculosidade, também foi preso na operação FOTO: DIVULGAÇÃO

Em junho de 2009, Justino e ´Meia-Luz´ foram presos com um carro roubado, no Eusébio, e acusaram policiais civis e militares de tê-los torturado, o que gerou uma crise na Segurança.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário