Um aluno que está cursando uma faculdade me fez uma entrevista sobre estas questões abaixo e olha o meu atrevimento em responder sobre assunto tão sério
01- A escola dos sonhos pode ser
concretizada? O que falta para isso?
Não
sei se a escola dos sonhos pode ser concretizada, mas tenho certeza que
podemos, não só sonhar com uma escola boa e de qualidade, mas fazer com esta se
torne uma escola que atenda da melhor forma todos os que precisem dela. Afinal,
a escola deve ser vista como nossa segunda casa, pois é nela que sistematizamos
a educação e nos preparamos para atuar nos diversos campos profissionais da
sociedade. Precisamos defender uma escola que atenda a todas as classes
sociais. Deste modo estaremos democratizando o conhecimento que durante muito
tempo foi privilégio para a elite desse país.
02- Como propor atividades desafiadoras
tendo em vista o programa a ser cumprido?
Devemos
estar atentos as mudanças que surgem a cada tempo e em cada momento sem largar
mão dos projetos e iniciativas que vem dando certo no decorrer do tempo. Não
podemos nos aventurar no novo sem levar em consideração tudo o que já deu certo
em outros tempos. Porem, não podemos ficar parados no tempo sem fazer a
experiência do novo e traçar novos rumos que possam abrir novos horizontes e
novas perspectivas. É preciso aliar os novos programas as necessidades da comunidade
escolar e projetar caminhos que possibilitem a realização de sonhos. Só
saberemos se dará certo se tentarmos. A tentativa deve ser acompanhada de
entusiasmo e coerência com aquilo que se propõe.
03- No seu ponto de vista, a avaliação que
está sendo feita dos educandos é correta? Ela é necessária?
Este
é um assunto complexo. Muitos tentam expor suas razões por uma ou por outra teoria.
Acho que como educador se fantasia muito esta questão da avaliação. Talvez o
que precisa ser feito mesmo seja levar em consideração as necessidades e
realidade de cada região e de cada ambiente escolar, analisando sempre o
contexto social. Não se pode generalizar nada num país continental como o
nosso. Portanto, fazer de certas avaliações um meio para se diagnosticar uma
realidade, num contexto tão diversificado o nosso, corre-se o risco de
privilegiar determinadas classes e detrimento de outras.
04- Quem deve mudar: A escola ou o
professor?
Posso
afirmar com toda certeza que tanto um quanto o outro deve passar por mudanças.
A escola precisa mais do que nunca se adaptar a realidade presente. Não se
admite, que com tanta modernidade e com tantas mudanças nossas escolas continue
como era no século passado. Estou falando de prédios mal cuidados, ambientes
quentes escuros, etc. Por outro lado os educadores precisam também passar por
um processo de reciclagem para ficar apenas com o que é bom do que aprendeu no
passado e assumir uma nova postura diante dos desafios da atualidade. Nossos
jovens e crianças estão vivendo outra realidade que em pouco ou quase nada se
parecem com o tempo de muitos de nós educadores. Sejamos maleáveis ao novo que
surge a cada dia e nos preparemos para lidar da melhor forma com tudo isso. Do
contrario estaremos sujeitos as frustrações e em vem do sucesso lamentaremos
pelo fracasso.
Professor Valdeni Cruz
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