terça-feira, 23 de junho de 2026

PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias preocupantes e anúncios que renovam a esperança da população, o dia refletiu os contrastes vividos atualmente pela cidade.


Durante a manhã, o principal assunto foi o fechamento de fábricas de calçados instaladas no município, fato que gerou preocupação entre trabalhadores e suas famílias diante da perda de empregos e da insegurança quanto ao futuro.

Já no período da tarde, um importante evento político-administrativo trouxe uma perspectiva mais positiva para a população. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, esteve em Pentecoste para assinar a ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação da variante da CE-341, trecho localizado próximo à parede do Açude Pereira de Miranda.

A solenidade reuniu grande público, além de lideranças políticas municipais e regionais. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Vicente do Zuza, a vice-governadora Jade Romero, deputados estaduais e federais, vereadores e representantes de municípios vizinhos.

Em seu pronunciamento, o prefeito Vicente do Zuza destacou a importância da obra para o lazer, turismo e para a mobilidade da região e agradeceu ao governador por atender essa demanda histórica da população, além de outras reivindicações apresentadas pela gestão municipal.

A vice-governadora Jade Romero ressaltou as ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado em diversas áreas, citando obras e programas que vêm sendo executados em diferentes municípios cearenses.

Já o governador Elmano de Freitas relembrou a visita feita pelo prefeito ao seu gabinete, ocasião em que foram apresentados diversos pleitos para Pentecoste, incluindo a construção da variante cuja execução agora será iniciada.

Entretanto, um dos momentos que mais chamou a atenção dos presentes foi quando o governador abordou a situação provocada pelo fechamento dos galpões das fábricas de calçados. Na ocasião, afirmou que existe a expectativa de instalação de uma nova fábrica no município nos próximos 60 dias, informação que gerou entusiasmo e esperança entre os trabalhadores afetados pelas recentes demissões.

O evento contou ainda com a presença dos deputados José Airton Cirilo e Jô Farias, além de diversas lideranças políticas da região.

A visita do governador ocorre em um momento de intensa movimentação política no Ceará. Pré-candidato à reeleição, Elmano de Freitas tem percorrido o estado inaugurando e autorizando obras públicas. O cenário político para as eleições de outubro já começa a ganhar forma, com dois grupos despontando como principais forças na disputa, segundo levantamentos divulgados recentemente.

Encerradas as formalidades do evento, permanece agora a expectativa da população para que as obras avancem dentro dos prazos previstos e que os benefícios anunciados se transformem em realidade. Da mesma forma, cresce a esperança de que novos investimentos possam gerar empregos e fortalecer a economia local.

Mais do que anúncios e discursos, o que a população espera é que as ações públicas produzam resultados concretos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento de Pentecoste.

Professor Valdeni Cruz

segunda-feira, 22 de junho de 2026

PENTECOSTE: ENTRE A BOA E A MÁ NOTÍCIA

Hoje, Pentecoste vive um daqueles dias que nos fazem refletir sobre os diferentes significados do desenvolvimento.

Imagem: IA


A BOA NOTÍCIA

Nesta tarde será dada a ordem de serviço para a construção da pista abaixo da parede do açude, uma obra aguardada há muito tempo pela população. Trata-se de um importante investimento em infraestrutura, que deverá melhorar a mobilidade, facilitar o deslocamento de veículos e trazer mais segurança para quem utiliza aquele trecho.

Toda obra que melhora a vida das pessoas merece ser comemorada.

⚠️ A MÁ NOTÍCIA

Ao mesmo tempo, chega uma notícia que causa preocupação e tristeza: as fábricas instaladas em Pentecoste e na localidade da Serrota estão encerrando suas atividades.

Por trás do fechamento de uma empresa existem números, máquinas e estruturas. Mas, acima de tudo, existem pessoas.

👨‍👩‍👧‍👦 Pais e mães de família que dependiam daquele salário para sustentar seus lares.

🍽️ Crianças que dependem daquela renda para alimentação, educação e qualidade de vida.

🏠 Famílias inteiras que agora convivem com a insegurança e a incerteza sobre o futuro.

O desemprego não afeta apenas quem perde o trabalho. Ele impacta o comércio local, reduz a circulação de recursos na economia do município e enfraquece a capacidade de muitas famílias de manterem uma vida digna.

🔴 O mais preocupante é que essa não é uma situação nova. Outras empresas já passaram por nosso município, encerraram suas atividades e deixaram para trás trabalhadores que, até hoje, ainda lutam na Justiça para receber direitos que lhes pertencem.

💭 Por isso, enquanto celebramos os avanços na infraestrutura, também precisamos discutir e cobrar políticas públicas voltadas para:

✔️ Geração de emprego e renda;
✔️ Atração de novas empresas;
✔️ Fortalecimento da economia local;
✔️ Qualificação profissional;
✔️ Segurança e garantia dos direitos dos trabalhadores.

Porque estradas são importantes.

Porque obras são necessárias.

Mas nenhuma conquista é verdadeiramente completa quando centenas de famílias perdem sua principal fonte de sustento.

📢 O desenvolvimento que queremos para Pentecoste é aquele que constrói obras, mas que também preserva empregos, gera oportunidades e garante dignidade para o povo.

✍️Professor:  Valdeni Cruz 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

SERVIDOR DE PENTECOSTE: QUANTOS ANOS DE PREJUÍZO AINDA?

⚠️ SERVIDORES DE PENTECOSTE: PREJUÍZOS ACUMULADOS AO LONGO DOS ANOS

Os servidores municipais continuam sofrendo com direitos garantidos em lei que não são devidamente respeitados.

Imagem do Google


🔹 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

A Lei Municipal nº 538/2003 garantiu a progressão na carreira. Porém, de 2003 a 2019, nenhum técnico-administrativo recebeu qualquer progressão.

Somente após a luta do sindicato foram implantadas três referências por tempo de serviço.

Mas a situação voltou a se repetir. De 2019 até 2026 já se passaram mais de 6 anos sem novas progressões, gerando perdas salariais e prejuízos financeiros para centenas de servidores.

🔹 PROFESSORES

O Plano de Cargos e Carreira de 2003 previa progressão automática por tempo de serviço efetivo a cada 5 anos. Em 2010, a Lei nº 659/2010 alterou o sistema para avaliação de desempenho.

A legislação determinava a criação de uma comissão avaliadora em até 120 dias.

❌ A comissão não foi criada no prazo.
❌ Quando finalmente foi criada em 2015 e concluiu os trabalhos, todo o processo foi engavetado.
❌ Os professores continuaram sem receber suas progressões.

Em 2019, graças à mobilização sindical e às ações judiciais, três referências foram implantadas. Porém, de lá para cá, novamente os professores acumulam mais de seis anos sem progressão, o equivalente a duas referências não concedidas.

💰 QUEM PAGA ESSA CONTA?

O prejuízo recai diretamente sobre os servidores e suas famílias.

Muitas vezes a justificativa apresentada é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, entendimentos jurídicos e decisões dos tribunais têm afirmado que a progressão funcional prevista em lei não pode ser negada ao servidor que preenche todos os requisitos.

Se há necessidade de redução de despesas, o ajuste deve ocorrer em gastos que não possuem proteção legal, e não retirando direitos garantidos aos trabalhadores.

✊ O resultado dessa realidade é claro:

➡️ Salários defasados.
➡️ Direitos atrasados.
➡️ Perdas financeiras acumuladas.
➡️ Desvalorização do servidor público.

Enquanto os direitos não forem respeitados, a luta continua.

Defendendo direitos. Fiscalizando. Conscientizando.

Professor Valdeni Cruz - Diretor do SINDSEP - PENTECOSTE - CE

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Resumo da Arrecadação de Recursos Federais – Município de Pentecoste (Janeiro a Maio de 2026)

 De acordo com informações disponíveis no Banco do Brasil, o município de Pentecoste recebeu, entre janeiro e maio de 2026, um total de R$ 66.190.995,91 em recursos federais distribuídos ao município.



RECUSROS DO FUNDEB PARA PENTECOSTE EM 2026

 🔹 Total recebido em 2025:

R$ 76.253.714,02

🔹 Recebido nos 5 primeiros meses de 2026:
R$ 35.149.370,59

Valores recebidos em 2026:
📌 Janeiro: R$ 11.553.468,67
📌 Fevereiro: R$ 5.894.773,63
📌 Março: R$ 5.404.395,33
📌 Abril: R$ 5.891.158,73
📌 Maio: R$ 6.405.574,23

📈 Expectativa para 2026:
Os repasses do FUNDEB para Pentecoste deverão ultrapassar R$ 81 milhões até o final do ano.

💡 Esses números demonstram a importância do acompanhamento e da transparência na aplicação dos recursos da educação, garantindo investimentos que beneficiem estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar.

Confira os detalhes na tabela:


Autor: Valdeni Cruz

Diretor do SINDSEP – Pentecoste

Novos promotores de Justiça convocados pelo MP do Ceará escolhem comarcas onde vão atuar

 

Novos Promotores de Justiça

Silvio Kleber Araújo Soares Junior – comarca de Pentecoste


O Ministério Público do Ceará realizou, nesta terça-feira (16), a sessão destinada à escolha das comarcas de entrância inicial onde atuarão os 35 novos promotores de Justiça convocados pela instituição. O ato ocorreu no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. As decisões aconteceram seguindo a ordem de convocação publicada no Diário Oficial do MP do Ceará. A solenidade de posse está marcada para o dia 26 de junho.

A sessão foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, que destacou a relevância dos trabalhos que os novos membros irão desempenhar. “Vocês terão a oportunidade de transformar realidades e fazer a diferença na vida de milhares de cearenses. A sociedade deposita grande confiança no Ministério Público, e essa missão deve ser exercida com compromisso, sensibilidade e dedicação ao interesse público”, ressaltou.

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Eneas Romero, ressaltou os desafios que serão vivenciados na nova etapa da vida dos promotores. “É importante que desde o começo a gente saiba que existem alguns limites éticos, e que uma construção coletiva vale mais do que uma divergência pontual, do que um problema, e que na verdade, se ajudando e trabalhando junto, nós crescemos juntos”.

A subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Grecianny Cordeiro, enfatizou a importância do relacionamento dos membros com a população. “O promotor é a esperança, pode mudar a vida de uma pessoa. É no convívio com essas pessoas humildes que a gente vai aprender a ser humilde”, destacou.

A presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Ana Vládia Gadelha, parabenizou os novos integrantes e reforçou o papel institucional que irão desempenhar. “Parabéns a todos vocês pela resistência. Essa casa é a casa da democracia, da defesa dos direitos fundamentais. A sociedade espera muito de vocês”, ressaltou.

Também estiveram presentes na mesa da sessão o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Iran Sírio; o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Laércio Melo; o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Diassis Leitão; e o secretário-geral, Iuri Leitão.

Confira abaixo a relação dos promotores de Justiça com as comarcas onde irão atuar:

  1. Chandler Galvam Lube – comarca de Umirim
  2. Silvio Kleber Araújo Soares Junior – comarca de Pentecoste
  3. Francisco Davi Teixeira Osório – comarca de Capistrano
  4. Sâmia Larissa Dias Barros – comarca de Amontada
  5. Camila de Melo Dutra – comarca de Farias Brito
  6. Amanda Rêgo Martins de Souza – 2ª comarca de Marco
  7. Mariana Perdigão Coutinho Gélio – comarca de Marco
  8. Fernanda de Carvalho Santos – comarca de Mulungu
  9. José Mendes Lima Aguiar – comarca de Chaval
  10. Juliana Souza de Amaral Oliveira – comarca de Solonópole
  11. Ícaro Oliveira Avelar Costa – comarca de Cariré
  12. Brena Diniz Araujo – comarca de Jaguaretama
  13. Fabrício dos Santos Bernardo – comarca de Paraipaba
  14. Guilherme Martins Lima – comarca de Coreaú
  15. Bruno Moretti Ferreira da Silva – comarca de Jaguaribe
  16. Xilon de Souza Junior – comarca de Tabuleiro do Norte
  17. Roberta Kelly Pallar – comarca de Iracema
  18. Rafael Porto dos Santos – comarca de Mucambo
  19. Leandro Ramalho Pessoa Negromonte – comarca de Santana do Acaraú
  20. Gilsandra Novaes Feitosa Peixoto – comarca de Bela Cruz
  21. Leonardo Rodrigues Arruda Coelho – comarca de Uruoca
  22. Igor Couto Vieira – comarca de Ipaumirim
  23. Geraldo de Margella Anacleto de Oliveira – comarca de Orós
  24. Dimaikon Dellon Silva do Nascimento — 2ª comarca de Jucás
  25. Pedro de Figueiredo Fernandes Telles – 2ª comarca de Solonópole
  26. Mariana Gurgel Medeiros – comarca de Ibiapina
  27. Francisco Leonardo Silva Junior – comarca de Itarema
  28. Francisco Atylla Trajano Bezerra – comarca de Novo Oriente
  29. Pollyana Silva Pés – comarca de Monsenhor Tabosa
  30. Lucas Morais de Carvalho – comarca de Cedro
  31. Mariana Pinheiro de Macedo Correa – comarca de Mauriti
  32. Nikole Monteiro Arruda Osório – comarca de Pedra Branca
  33. Tatyana Cavalcante da Silva – comarca de Tamboril
  34. Pedro Bevilaqua Moreira Pereira Silva – comarca de Ipueiras
  35. Mateus Moitinho e Silva – comarca de Parambu

REFLEXÃO DO DIA: A IMPORTÂNCIA DE FALAR A VERDADE NO LUGAR CERTO

 



Imagem: www.bing.com

A IMPORTÂNCIA DE FALAR A VERDADE NO LUGAR CERTO

Muitas vezes, nós, servidores públicos, manifestamos insatisfação com as condições de trabalho. Relatamos a falta de materiais de limpeza, de equipamentos necessários para o desempenho das atividades, de recursos pedagógicos, além das frequentes contribuições solicitadas para festas escolares, comemorações do Dia das Mães, aniversários e diversas outras situações que, em muitos casos, não deveriam depender do bolso do servidor.

No entanto, surge uma questão importante: quando chega o momento de apresentar essas reclamações de forma clara, responsável e diante das pessoas que realmente têm o poder de resolver os problemas, por que tantos permanecem em silêncio?

É comum vermos denúncias e desabafos em conversas particulares, grupos de mensagens ou redes sociais. Porém, quando a situação é discutida em reuniões, audiências ou espaços oficiais, alguns preferem não se manifestar. Outros chegam até mesmo a negar fatos que anteriormente afirmavam acontecer.

Essa postura acaba produzindo um efeito preocupante. Quando os problemas não são apresentados formalmente, as autoridades responsáveis podem não ter elementos suficientes para identificar a gravidade da situação e tomar as providências necessárias. Pior ainda: o silêncio ou a negação podem contribuir para que práticas inadequadas continuem acontecendo.

Se um problema existe, ele precisa ser apresentado nos canais corretos, com responsabilidade e, sempre que possível, com fatos e evidências. Quem fala a verdade não deve temer. A busca por melhores condições de trabalho não é um ato de perseguição ou constrangimento contra ninguém; é um exercício de cidadania, transparência e compromisso com o serviço público.

Da mesma forma, é preciso ter responsabilidade com aquilo que se afirma. Se algo não é verdadeiro, não deve ser divulgado. Mas, se é verdadeiro, não basta apenas reclamar nos bastidores. É necessário ter a coragem de defender a verdade diante de quem pode agir para transformá-la em solução.

A mudança começa quando deixamos de ser apenas espectadores dos problemas e passamos a ser participantes conscientes da construção das soluções.

Professor: Valdeni Cruz - Diretor Sindical

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Recursos do FUNDEB em 2026 seguem em crescimento em Pentecoste

 


📢 PENTECOSTE: INFORMAÇÃO EM CIMA DA HORA!

💰 Recursos do FUNDEB em 2026 seguem em crescimento em Pentecoste

Ao analisar os dados do FUNDEB referentes ao ano de 2026 e compará-los com o mesmo período de 2025, observamos um aumento significativo na arrecadação de recursos destinados à educação municipal.

📊 Até o final de maio de 2026, o município de Pentecoste recebeu:

R$ 35.149.370,59 em recursos do FUNDEB.

📌 Em todo o ano de 2025, o total recebido foi de R$ 76.253.714,02.

📈 Comparando os meses de janeiro a maio de 2026 com o mesmo período de 2025, houve um crescimento de R$ 2.004.693,64.

Distribuição dos recursos recebidos em 2026 (até maio)

👨‍🏫 70% destinados à remuneração dos profissionais da educação:
➡️ R$ 24.604.559,41

🏫 30% destinados às demais despesas da educação:
➡️ R$ 10.544.811,18

🔎 Por que acompanhar esses números?

Porque o acompanhamento dos recursos públicos é fundamental para garantir transparência, planejamento e a correta aplicação dos valores na valorização dos profissionais da educação e na melhoria das escolas.

📈 Estimativa para 2026

As projeções indicam que Pentecoste poderá receber mais de R$ 81 milhões em recursos do FUNDEB ao longo de 2026, superando o total arrecadado em 2025.

📢 Informação, transparência e acompanhamento são ferramentas essenciais para fortalecer a educação pública.

Autor: Valdeni Cruz
Diretor do SINDSEP – Pentecoste.



TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DE PENTECOSTE PODEM ESTAR PERDENDO QUASE 2000 MIL REAIS POR ANO POR NÃO TEREM A IMPLEMENTAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO DE SUAS REFÊNCIAS

 

⚠️ Atenção, servidores técnicos administrativos!

Dependendo do ano do seu concurso e da sua situação funcional, as perdas salariais podem ser significativas devido à não implementação das referências na carreira.

📌 Servidores concursados em 2003, que têm seus vencimentos vinculados ao salário mínimo, podem estar perdendo aproximadamente R$ 1.534,00 por ano.

📌 Já os servidores concursados em 2014 podem acumular perdas de cerca de R$ 1.274,00 por ano pela falta da implementação das referências a que têm direito.

Esses valores podem parecer pequenos quando analisados mês a mês, mas representam uma perda considerável ao longo dos anos, afetando diretamente a renda e a qualidade de vida dos trabalhadores.

❓Diante dessa realidade, fica a pergunta:

Os servidores merecem ou não merecem uma luta organizada para garantir seus direitos, sua valorização profissional e o cumprimento do Plano de Carreira?

✊ Direitos não são favores. Direitos são conquistas que precisam ser defendidas e respeitadas.




PROFESSORES PODEM ESTÁ PERDENDO POR ANO EM TORNO DE 3.500,00 A 7000 MIL REAIS

 Professores de Pentecoste! Dependendo da carga horária e concurso, os Professores de Pentecoste podem estar perdendo entre 300 e 600 reais mensais nos seus vencimentos, de suas Referências/Progressões na Carreira não implementadas. Ou seja, um professor de 200 horas pode estar perdendo mais de 7000 mil reais por ano. Já um Professor de 100h pode estar perdendo em torno de 3,500 reais por ano. E aí, o que você acha disso?




quinta-feira, 11 de junho de 2026

Após mobilização de professores, SINDSEP e vereadores, projeto é aprovado com emenda que reconhece caráter indenizatório dos recursos destinados ao magistério.

11 de junho de 2026

A Câmara Municipal de Pentecoste aprovou, nesta quinta-feira, 11 de junho de 2026, o Projeto de Lei nº 10/2026, que trata da regulamentação e distribuição dos recursos dos precatórios do antigo Fundef destinados aos profissionais do magistério.


Após duas sessões de debates e discussões sobre a matéria, os vereadores aprovaram o projeto encaminhado pelo Poder Executivo com alterações promovidas pela Emenda Modificativa nº 01/2026. A principal mudança ocorreu no artigo que trata da natureza dos valores a serem pagos aos beneficiários.


No texto original, o artigo 12, constante do Capítulo V, previa que o pagamento aos professores seria realizado após os descontos dos encargos devidos. Porém, após a apresentação da matéria, o SINDSEP, do Advogado Dr. Valdecy Alves, bem como a classe dos professores e dos vereadores, rechaçaram a ideia de que houvesse descontos de tributos. Sendo assim, o Projeto de Lei foi retirado de pauta e foi levado as comissões. O gestor municipal, depois de sentir a reação negativa, encaminhou a Emenda Modificativa de N1-º1 que alterou o Artigo 12, incluído o seguinte dispositivo:

“Parágrafo único. Em razão do disposto no inciso II do § 2º do artigo 47-A da Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, com a redação dada pela Lei Federal nº 14.325, de 12 de abril de 2022, reconhece-se a natureza indenizatória, para todos os efeitos, dos valores a serem pagos e recebidos pelos profissionais do magistério da educação básica na forma desta lei.”

A alteração representa o reconhecimento legal da natureza indenizatória dos recursos. Durante toda a tramitação do projeto, o SINDSEP defendeu que a redação fosse ainda mais clara, estabelecendo expressamente com clareza de que a incidência de descontos referentes ao Imposto de Renda e à Previdência Social sobre os valores a serem pagos.

Embora essa previsão explícita não tenha sido incorporada ao texto final da lei, o que pode nos assegurar é a redação que foi aprovada na redação da Emenda modificativa. Senão vejamos: Em razão do disposto no inciso II do § 2º do art. 47-A da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, com redação dada pela Lei Federal nº 14.325, de 12 de abril de 2022, reconhece-se a natureza indenizatória, para todos os efeitos”... Diante da afirmação de que esse texto retira a possibilidade de descontos, a maioria dos vereadores presentes à sessão, incluindo o presidente da Câmara, afirmaram categoricamente para todos os presentes, incluindo o procurador do Município, Dr. Idelson Cavalcante, que assistia a sessão, que não haverá descontos de Imposto de Renda nem de contribuição previdenciária sobre os valores destinados aos profissionais do magistério.

A expectativa dos professores e professoras presentes à sessão é de que esse entendimento seja efetivamente respeitado quando os pagamentos forem realizados. Afinal, trata-se de recursos aguardados há muitos anos por profissionais que dedicaram suas vidas à educação pública do município.

A matéria foi lida, debatida e aprovada em plenário, registrando alguns votos contrários. Com a aprovação do projeto, cresce a expectativa para que os próximos passos ocorram dentro da mais absoluta legalidade, garantindo o pagamento aos professores da ativa, aposentados e também aos herdeiros dos profissionais já falecidos que possuem direito aos recursos.

O SINDSEP – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Pentecoste – CE considera que cumpriu seu papel institucional ao acompanhar todo o processo, apresentar sugestões e defender os direitos dos servidores da educação. A entidade mantém sua posição de vigilância e acompanhamento, especialmente em relação à efetiva aplicação da lei e à garantia de que os beneficiários recebam integralmente os valores que lhes são devidos.

Mais do que uma questão financeira, o pagamento dos precatórios do Fundef representa o reconhecimento de uma dívida histórica com profissionais que contribuíram de forma decisiva para a construção da educação pública de Pentecoste.

O SINDSEP reafirma seu compromisso permanente com a valorização dos servidores e servidoras municipais, defendendo sempre a legalidade, a transparência e o respeito aos direitos de cada trabalhador e trabalhadora do serviço público.

 Professor Valdeni Cruz - Diretor do SINDEP - Pentecoste - CE


quarta-feira, 10 de junho de 2026

PESQUISA APONTA LULA À FRENTE DE FLÁVIO BOLSONARO EM CENÁRIO DE SEGUNDO TURNO

 


Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (10) pela Quaest indica que, em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o senador Flávio Bolsonaro registra 38%. A diferença de seis pontos percentuais reforça a competitividade do cenário eleitoral e mantém o debate político em evidência no país.

Os números refletem o momento atual da disputa e mostram que Lula continua apresentando força eleitoral significativa, especialmente entre os setores que apoiam a continuidade de seu governo. Por outro lado, Flávio Bolsonaro mantém apoio consistente entre os eleitores identificados com o bolsonarismo, consolidando-se como uma das principais lideranças do campo conservador.

A pesquisa também evidencia a importância do eleitorado que não demonstra preferência consolidada nem pelo grupo político liderado por Lula nem pelo representado por Flávio Bolsonaro. Esse segmento poderá desempenhar papel decisivo na reta final da campanha, influenciando diretamente o resultado da eleição.

Analistas políticos ressaltam que ainda há um longo caminho até a realização do pleito e que diversos fatores poderão alterar o quadro atual, incluindo o desempenho da economia, as alianças partidárias, os debates eleitorais e eventuais acontecimentos de grande repercussão nacional.

No debate sobre a situação do país, persistem avaliações divergentes. Enquanto apoiadores do governo destacam avanços em indicadores econômicos e sociais em comparação ao final de 2022, críticos apontam desafios que permanecem em áreas como segurança pública, gestão fiscal e qualidade dos serviços oferecidos à população.

Diante desse cenário, a disputa eleitoral de 2026 tende a ser marcada não apenas pela confrontação de projetos políticos, mas também pela disputa de narrativas sobre os rumos do Brasil. A avaliação que os eleitores fizerem da realidade econômica, social e institucional do país poderá ser determinante para a escolha dos próximos governantes.

Além da Presidência da República, os brasileiros também escolherão governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais, renovando parte importante da representação política nacional.

Autor: Valdeni Cruz

VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO AINDA É EXCEÇÃO EM MEIO À VIOLAÇÃO DE DIREITOS

 

Uma matéria publicada pelo Diário do Nordeste destacou que o Governo do Estado do Ceará promoverá cerca de 7.300 professores sem titulação, medida que representará um impacto financeiro mensal de aproximadamente R$ 4,8 milhões na folha de pagamento. A iniciativa foi recebida com entusiasmo por educadores e entidades representativas, por representar um importante passo na valorização da carreira docente.



Diante de uma notícia como essa, surge a reflexão feita pelo advogado Dr. Valdecy Alves, que classificou a medida como "um oásis no meio do deserto". A expressão resume a realidade vivida por milhares de servidores públicos em diversos municípios cearenses, onde a violação de direitos ainda é uma prática recorrente.

Embora a notícia trate especificamente do magistério, a situação se estende a outras categorias do serviço público. O que efetivamente fortalece a educação e os serviços públicos é a existência de uma carreira digna, salários justos e respeito aos direitos adquiridos. Somente nessas condições é possível sonhar com uma educação pública de qualidade e com serviços eficientes para a população.

Em muitos municípios, porém, a realidade é diferente. Em Pentecoste, por exemplo, existem leis que garantem progressões e referências na carreira dos servidores. No entanto, desde 2019 esses direitos permanecem sem implementação. Há interesse dos trabalhadores, mobilização do sindicato e até ações judiciais buscando assegurar o cumprimento da legislação. Mesmo assim, os avanços não acontecem.

Os professores do município possuem referências pendentes de implantação, enquanto os técnicos administrativos também aguardam o reconhecimento de direitos previstos em lei. Frequentemente, quando a Justiça determina o cumprimento dessas garantias, a administração municipal argumenta que a matéria estaria sujeita à sua conveniência administrativa, adiando indefinidamente a efetivação dos direitos dos servidores.

Essa postura revela a ausência de vontade política de muitos gestores municipais em promover a valorização profissional dos trabalhadores do serviço público. Em vez de fortalecer carreiras, garantir progressões e respeitar a legislação vigente, opta-se pela postergação de direitos legalmente assegurados.

A promoção anunciada pelo Governo do Estado demonstra que é possível valorizar os profissionais da educação quando existe decisão política para isso. O exemplo deveria inspirar os municípios a adotarem medidas semelhantes, cumprindo suas leis e respeitando seus servidores.

Enquanto isso não ocorre, permanece o sentimento de desânimo e reprovação diante daqueles gestores que tratam com descaso os trabalhadores responsáveis pelo funcionamento dos serviços públicos. Valorizar o servidor não é favor; é obrigação legal e compromisso com a qualidade do serviço prestado à população.

10 de junho de 2026

Autor: Valdeni Cruz

segunda-feira, 8 de junho de 2026

PRECATÓRIOS DO FUNDEF - PROVÁVEL VOTAÇÃO DO PROJETO 10/2026 - PREOCUPAÇÕES QUE AINDA PERSISTEM

 


PRECATÓRIOS DO FUNDEF EM PENTECOSTE: AS DÚVIDAS CONTINUAM

Depois de duas sessões da Câmara Municipal para discutir os precatórios do FUNDEF, as dúvidas continuam. Isso porque a Emenda encaminhada pelo Poder Executivo para alterar o PROJETO DE LEI Nº 10/2026, que trata da distribuição dos recursos oriundos dos precatórios do FUNDEF, ainda não esclarece um dos pontos mais importantes para os beneficiários:

HAVERÁ OU NÃO DESCONTO DE IMPOSTO DE RENDA E DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA?

A preocupação é legítima. O PROJETO DE LEI Nº 10/2026, em seu ART. 12, CAPÍTULO V, estabelece que:

"O valor integral da parcela individual do rateio a que faz jus o beneficiário dos recursos decorrentes dos precatórios referidos no art. 2º, incisos I e II, deduzidos os encargos legais devidos, será oficialmente depositado..."

Mas quais seriam esses "ENCARGOS LEGAIS DEVIDOS"?

Em uma interpretação literal, a expressão pode abranger descontos relativos ao IMPOSTO DE RENDA e à CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA.

Quando o sindicato tomou conhecimento do texto original do projeto, percebeu essa possibilidade e levou a preocupação ao conhecimento dos interessados e da sociedade. A partir daí, iniciou-se a mobilização da categoria. Alguns vereadores também passaram a analisar a matéria e chegaram ao mesmo entendimento.

Na sessão da Câmara realizada em 21 DE MAIO, o advogado do sindicato, DR. VALDECY ALVES, utilizou a tribuna para apresentar questionamentos sobre diversos pontos do projeto, especialmente sobre a possibilidade de incidência desses descontos.

O TAMANHO DA PERDA

Caso haja a incidência dos descontos, o valor a ser recebido pelos professores poderá sofrer uma redução significativa, considerando:

  • IMPOSTO DE RENDA DE ATÉ 27,5%;

  • CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SUPERIOR A 10%.

Ou seja, a perda financeira poderá ser bastante expressiva para os profissionais beneficiários.

Diante dessa preocupação, os vereadores decidiram não votar a proposta naquele momento, entendendo ser necessário um aprofundamento da discussão. O projeto foi encaminhado para análise das comissões e retornou à pauta na sessão seguinte.

Em meio à repercussão do tema, no dia 25 DE MAIO, o prefeito reuniu alguns professores na Secretaria de Saúde para tratar do assunto. Na ocasião, afirmou que muitas informações divulgadas não correspondiam à realidade e que seu interesse era conduzir o processo da forma correta.

No dia 27 DE MAIO, as comissões da Câmara voltaram a discutir o projeto. Já na sessão do dia 28 DE MAIO, o Poder Executivo encaminhou uma EMENDA MODIFICATIVA justamente para alterar o ART. 12, dispositivo que trata dos descontos legais.

A nova redação proposta foi a seguinte:

"Parágrafo único. Em razão do disposto no inciso II do § 2º do art. 47-A da Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, com a redação dada pela Lei Federal nº 14.325, de 12 de abril de 2022, reconhece-se a natureza indenizatória, para todos os efeitos, dos valores a serem recebidos pelos profissionais do magistério da educação básica, na forma desta Lei."

O QUE MUDOU?

A emenda representa um avanço em relação ao texto original, pois reconhece a NATUREZA INDENIZATÓRIA dos valores.

Entretanto, permanece a dúvida principal:

A EMENDA NÃO AFIRMA EXPRESSAMENTE QUE NÃO HAVERÁ DESCONTO DE IMPOSTO DE RENDA E NEM DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA.

Por essa razão, o vereador CLAYTON alertou para o risco de aprovar a matéria sem uma análise mais aprofundada pelas comissões, o que foi aceito pelos demais vereadores.

O objetivo é garantir que a redação fique suficientemente clara, evitando interpretações divergentes no futuro.

Se o entendimento do Executivo é de que não deve haver incidência de descontos, seria importante que isso estivesse expresso de forma inequívoca no texto legal.

Por essa razão, a votação foi adiada para o dia 11 DE JUNHO.

O EXEMPLO DO ESTADO DO CEARÁ

Para compreender a importância dessa clareza, basta observar o que ocorreu no Estado do Ceará.

A LEI ESTADUAL Nº 17.924, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2022, que tratava dos precatórios do FUNDEF, previa inicialmente a distribuição dos recursos com retenções relativas a encargos legais.

O § 2º do art. 1º estabelecia:

"Os recursos devidos serão distribuídos diretamente aos beneficiários, ressalvadas as retenções de encargos legais e os descontos admitidos para consignação em folha..."

Posteriormente, após mobilização da categoria, juntamente com o sindicato, a legislação foi alterada pela:

LEI ESTADUAL Nº 18.213, DE 10 DE OUTUBRO DE 2022

sancionada pela então governadora IZOLDA CELA.

A nova redação acrescentou o § 6º ao art. 1º, estabelecendo expressamente:

“Art. 1º .........................................................................................

      § 1º Para os fins do caput deste artigo, o Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), destinará 60% (sessenta por cento) do total dos recursos oriundos da ACO nº 683/STF, incluídos principal e juros de mora, aos profissionais do magistério da rede estadual de educação básica de ensino, observada a legislação específica.

§ 6º Em razão do disposto no inciso II do § 2º do art. 47-A da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, com redação dada pela Lei Federal nº 14.325, de 12 de abril de 2022, reconhece-se a natureza indenizatória, para todos os efeitos, inclusive de não incidência tributária, dos valores a serem recebidos por professores da rede pública de ensino estadual, na forma da legislação, decorrentes do rateio de recursos do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação e Valorização do Magistério (Fundef).” (NR).

Vale observar que foi tomada uma decisão política por parte da Governadora. Enquanto Camilo Santana entendia que devia ser descontado os encargos, a Governadora Isolda, depois de um entendimento entre o Sindicato e a categoria, revoga a Lei anterior e manda a Câmara um nova Lei. 

A DIFERENÇA É FUNDAMENTAL

Observe-se que a legislação estadual não se limitou a reconhecer a natureza indenizatória dos valores.

Ela foi além e deixou explícita a expressão:

"INCLUSIVE DE NÃO INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA"

eliminando qualquer dúvida quanto à cobrança de tributos.

Situação semelhante pode ser observada em projetos de outros municípios, como ACARAÚ, MARCO E QUIXERAMUBIM, cuja redação deixa claro que os valores serão pagos:

"NÃO INCIDINDO ENCARGOS SOCIAIS E TRIBUTOS."

A DÚVIDA QUE CONTINUA EM PENTECOSTE

No caso da emenda encaminhada pelo Executivo de Pentecoste, a redação não contém expressões equivalentes, tais como:

  • "INCLUSIVE DE NÃO INCIDÊNCIA TRIBUTÁRIA";

  • "NÃO INCIDINDO IMPOSTO DE RENDA";

  • "NÃO INCIDINDO CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA";

  • "NÃO INCIDINDO ENCARGOS SOCIAIS E TRIBUTOS".

CONCLUSÃO

Permanece a necessidade de esclarecimento.

O QUE SE ESPERA É UMA REDAÇÃO CLARA, EXPRESSA E SEM MARGEM PARA DÚVIDAS, QUE GARANTA A NÃO INCIDÊNCIA DE IMPOSTO DE RENDA E DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA SOBRE OS RECURSOS DOS PRECATÓRIOS DO FUNDEF. E AINDA, QUE FIQUE CLARO TAMBÉM A QUESTÃO DOS JUROS E MORA. QUE TODO O VALOR DOS 60% CHEGUE AO BOLSO DO PROFESSOR BENEFICIÁRIO DO PRECATÓRIO.

Afinal, quando se trata de um direito esperado há tantos anos pelos profissionais do magistério, a segurança jurídica e a clareza da lei são indispensáveis.

Profossor Valdeni Cruz

quinta-feira, 4 de junho de 2026

Licença por motivo de doença de pessoa da família do Servidor Público de Pentecoste - Lei 809/2017, Art. 76

 Seção 11 

 Da licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família

 Art. 76. Poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença do cônjuge ou companheiro, dos pais, dos filhos, do padrasto ou madrasta, enteado ou dependente que viva às suas expensas e conste de seu assentamento funcional, mediante comprovação por junta médica oficial.

§ 1º A licença somente será deferida se a assistência direta do servidor for indispensável e não puder ser prestada simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário, na forma do disposto no inciso II do art. 42.

§ 2º A licença será concedida sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo por até 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogada por mais 30 (trinta) dias, mediante parecer de junta médica oficial. Excedidos esses prazos, a licença poderá ser concedida sem remuneração por até 90 (noventa) dias.








História da Solenidade de Corpus Christi

 

A Festa de Corpus Christi surgiu em Liége, Bélgica, no seculo XII: um Movimento Eucarístico na Abadia de Cornillon fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Liege.
Mons. André Sampaio



A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
A Festa de Corpus Christi surgiu em Liége, Bélgica, no seculo XII: um Movimento Eucarístico na Abadia de Cornillon fundada em 1124 pelo Bispo Albero de Liege.
Santa Juliana de Monte Cornillon, (ou Juliana de Liége) naquela época superiora da Abadia, foi a enviada de Deus para propiciar esta maravilhosa Festa de Corpus Christi.
Santa Juliana de Liege sempre teve uma grande veneração ao Santíssimo Sacramento. E esperava que tivesse uma festa especial em sua honra. Este desejo se diz ter intensificado por uma visão que teve da Igreja sob a aparência de lua cheia com uma mancha negra, que significada a ausência dessa solenidade.
Juliana comunicou estas aparições ao bispo de Liege, também ao doutor Dominico Hugh, mais tarde cardeal legado dos Países Baixos e Jacques Pantaleon, nessa época arquidiácono de Liege, mais tarde o Papa Urbano IV.
O Papa Urbano IV, naquela época, tinha a corte em Orvieto, um pouco ao norte de Roma. Muito perto desta localidade está Bolsena, onde em 1263 ou 1264 aconteceu o Milagre de Bolsena: um sacerdote que celebrava a Santa Missa teve dúvidas de que a Consagração fosse algo real., no momento de partir a Sagrada Forma, viu sair dela sangue do qual foi se empapando em seguida o corporal. A venerada relíquia foi levada em procissão a Orvieto em 19 junho de 1264. Hoje se conservam os corporais -onde se apoia o cálice e a patena durante a Missa- em Orvieto, e também se pode ver a pedra do altar em Bolsena, manchada de sangue.
O Santo Padre movido pelo prodígio, e a petição de vários bispos, faz com que se estenda a festa do Corpus Christi a toda a Igreja por meio da bula "Transiturus" de 8 setembro do mesmo ano, fixando-a para a quinta-feira depois da oitava de Pentecostes e outorgando muitas indulgências a todos que assistirem a Santa Missa e o ofício.
A morte do Papa Urbano IV (em 2 de outubro de 1264), um pouco depois da publicação do decreto, prejudicou a difusão da festa. Mas o seguinte Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no Concílio Geral de Viena (1311), ordenou mais uma vez a adoção desta festa. Em 1317 é promulgada uma recopilação de leis, por João XXII, e assim a festa é estendida a toda a Igreja.
Após a Missa de Corpus Christi se faz a Procissão Eucarística. Estas procissões foram dotadas de indulgências pelos Papas Martinho V e Eugênio IV, e se fizeram bastante comuns a partir do século XIV. Com toda a honra possível ao Rei Jesus.
Finalmente, o Concílio de Trento (em 1.500) declara que:...seja celebrado este excelso e venerável sacramento com singular veneração e solenidade; e reverente e honradamente seja levado em procissão pelas ruas e lugares públicos. Assim nasceu esta maravilhosa Solenidade de Corpus Christi.

domingo, 31 de maio de 2026

INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE OS PRECATÓRIOS DO FUNDEF

 INFORMAÇÃO IMPORTANTE SOBRE OS PRECATÓRIOS DO FUNDEF




Muitas pessoas têm perguntado: quando será realizado o pagamento dos precatórios do FUNDEF?

Primeiramente, é importante esclarecer que a lei que regulamentará a distribuição desses recursos ainda não foi aprovada. Portanto, antes da aprovação da lei, não há como definir uma data para o pagamento.

Após a aprovação da lei, o prefeito deverá publicar um decreto criando uma comissão responsável pelo levantamento de todos os beneficiários e pela organização das informações necessárias para a distribuição dos valores.

Inicialmente, deverá ser aberto um prazo de aproximadamente 60 dias para a realização desse levantamento. Concluída essa etapa, será publicada oficialmente a relação dos beneficiários identificados pela comissão.

Em seguida, será aberto um novo período para recursos. Nessa fase, as pessoas que entendam ter direito ao recebimento, mas que não tenham sido incluídas na lista, poderão apresentar documentação e comprovações à comissão para demonstrar que exerceram a função de professora ou professor no período de 2002 a 2006.

Também é importante esclarecer algumas situações que provavelmente não estarão em discussão. É o caso de professores que atuaram como substitutos, ministrando aulas e assinando diários de classe, mas sem constar oficialmente como responsáveis pela turma ou sem vínculo formal registrado na folha de frequência. Nesses casos, em regra, os direitos serão atribuídos ao professor titular, que era o servidor oficialmente vinculado ao cargo e aos registros funcionais.

Estas são as informações disponíveis até o momento. Novos esclarecimentos deverão ser divulgados à medida que o processo avançar e novas definições forem sendo oficializadas.

Sindsep Pentecoste
Informando, esclarecendo e acompanhando cada etapa desse processo.

Professor Valdeni Cruz - Diretor Sindical

IMPLEMENTAÇÃO DAS REFERÊNCIAS: UMA LUTA HISTÓRICA DO SINDSEP

 O SINDSEP vem, há vários anos, lutando pela implantação das referências salariais tanto dos servidores técnicos administrativos quanto dos professores da rede municipal.

Com o objetivo de fortalecer essa reivindicação e demonstrar de forma transparente os prejuízos acumulados pelos servidores, o sindicato realizou um amplo levantamento de dados, elaborando tabelas detalhadas com informações de professores e técnicos administrativos.

Nessas tabelas, constam exemplos de servidores com:

✅ Referência atual;

✅ Salário atualmente recebido;

✅ Referência que deveria estar implantada;

✅ Salário que deveria estar sendo pago, conforme previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), instituído pela Lei Municipal nº 538/2003, no caso dos Técnicos Administrativos e, no caso do Professores, a Lei 659/2010.

Os dados demonstram a diferença existente entre o que os servidores recebem hoje e o que deveriam receber caso as referências fossem corretamente implementadas em seus contracheques.

A mesma análise foi realizada para os diversos cargos dos técnicos administrativos, evidenciando as perdas salariais decorrentes da não aplicação das progressões previstas em lei.

Convidamos todos os servidores a analisarem atentamente as tabelas abaixo e conhecerem a realidade dos números. Informação é conhecimento, e conhecimento fortalece a luta pela garantia dos nossos direitos.

SINDSEP: firme na defesa dos servidores e no cumprimento da lei.

Vejamos:





Técnicos Adminstrativos

























RESUMO SESSÃO DA CÂMARA DO DIA 28 DE MAIO DE 2028

 Valdeni Cruz 




A sessão da Câmara Municipal realizada nesta quinta-feira, 28 de maio de 2026, foi marcada por um importante debate em torno do Projeto de Lei nº 10/2026, que trata da destinação dos recursos oriundos dos precatórios do antigo FUNDEF para os profissionais da educação.

O principal ponto de discussão foi a possibilidade de incidência de descontos de Imposto de Renda e Previdência Social sobre os valores destinados aos professores e professoras.

Desde o início das discussões, o sindicato tem defendido firmemente o NÃO DESCONTO desses valores, sustentando sua posição com base na Lei Federal nº 14.113/2020 e na Lei Federal nº 14.325/2022, que reconhecem a natureza indenizatória dos precatórios do FUNDEF. Sendo indenizatórios, o entendimento defendido é de que não deve haver incidência nem de Imposto de Renda nem de Previdência Social.

O texto original encaminhado pelo Executivo Municipal previa que os pagamentos seriam realizados “após os descontos legais”, o que gerou grande preocupação entre os profissionais da educação, já que isso abria margem para descontos considerados indevidos pela categoria.

Diante disso, o sindicato intensificou a mobilização e convocou professores, professoras, servidores e familiares para acompanharem a sessão da Câmara e demonstrarem apoio à luta em defesa dos direitos da categoria.

A mobilização teve forte impacto. A Câmara ficou completamente lotada, mostrando a união e a força dos profissionais da educação na defesa de seus direitos históricos.

Durante as discussões, vereadores se posicionaram contra qualquer possibilidade de prejuízo aos professores. Inicialmente, seis vereadores já haviam se colocado desfavoráveis ao texto original do projeto, entendimento que acabou sendo acompanhado pelos demais parlamentares.

Em meio ao debate e diante da repercussão da mobilização dos professores, o prefeito encaminhou à Câmara a Emenda Modificativa nº 01/2026, datada de 27 de maio de 2026. A emenda reconhece a natureza indenizatória dos valores a serem recebidos pelos profissionais do magistério e da educação básica.

Mesmo assim, durante o uso da tribuna, foi destacado que o texto ainda não afirma de maneira totalmente explícita que NÃO haverá desconto de Imposto de Renda e Previdência Social sobre os valores dos 60% destinados aos professores.

Por essa razão, vereadores, presidência da Câmara e os próprios profissionais presentes entenderam que o mais prudente seria NÃO votar o projeto neste momento, permitindo que a matéria retorne às comissões para uma análise mais aprofundada e para que o texto fique absolutamente claro, sem margem para dúvidas ou interpretações futuras.


Ficou acordado que o projeto continuará sendo discutido e que deverá retornar à pauta dentro de aproximadamente 15 dias, após o feriado da próxima semana. Havendo segurança jurídica e clareza no texto, a matéria poderá então ser colocada em votação.

O dia de hoje foi considerado extremamente importante por vários motivos:

* Pela grande mobilização popular e presença massiva dos professores na Câmara;

* Pela união da categoria em defesa dos seus direitos;

* Pelo reconhecimento, por parte do Executivo, da importância dos profissionais da educação;

* E pelo avanço nas discussões para garantir que os professores recebam aquilo que realmente lhes é de direito.


O sindicato reafirma seu compromisso histórico com a luta dos servidores públicos e seguirá acompanhando atentamente todas as etapas relacionadas aos precatórios do FUNDEF, defendendo sempre os interesses da categoria e a garantia integral dos direitos dos profissionais da educação. (PROFESSOR VALDENI CRUZ)

Abaixo a emenda encaminhada pelo executivo e que deverá será analisada  pelos vereadores nas comissões, na semana que vem. Só então, retornará a Câmara para apreciação.






PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...