terça-feira, 23 de junho de 2026

PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias preocupantes e anúncios que renovam a esperança da população, o dia refletiu os contrastes vividos atualmente pela cidade.


Durante a manhã, o principal assunto foi o fechamento de fábricas de calçados instaladas no município, fato que gerou preocupação entre trabalhadores e suas famílias diante da perda de empregos e da insegurança quanto ao futuro.

Já no período da tarde, um importante evento político-administrativo trouxe uma perspectiva mais positiva para a população. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, esteve em Pentecoste para assinar a ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação da variante da CE-341, trecho localizado próximo à parede do Açude Pereira de Miranda.

A solenidade reuniu grande público, além de lideranças políticas municipais e regionais. Entre as autoridades presentes estavam o prefeito Vicente do Zuza, a vice-governadora Jade Romero, deputados estaduais e federais, vereadores e representantes de municípios vizinhos.

Em seu pronunciamento, o prefeito Vicente do Zuza destacou a importância da obra para o lazer, turismo e para a mobilidade da região e agradeceu ao governador por atender essa demanda histórica da população, além de outras reivindicações apresentadas pela gestão municipal.

A vice-governadora Jade Romero ressaltou as ações e investimentos realizados pelo Governo do Estado em diversas áreas, citando obras e programas que vêm sendo executados em diferentes municípios cearenses.

Já o governador Elmano de Freitas relembrou a visita feita pelo prefeito ao seu gabinete, ocasião em que foram apresentados diversos pleitos para Pentecoste, incluindo a construção da variante cuja execução agora será iniciada.

Entretanto, um dos momentos que mais chamou a atenção dos presentes foi quando o governador abordou a situação provocada pelo fechamento dos galpões das fábricas de calçados. Na ocasião, afirmou que existe a expectativa de instalação de uma nova fábrica no município nos próximos 60 dias, informação que gerou entusiasmo e esperança entre os trabalhadores afetados pelas recentes demissões.

O evento contou ainda com a presença dos deputados José Airton Cirilo e Jô Farias, além de diversas lideranças políticas da região.

A visita do governador ocorre em um momento de intensa movimentação política no Ceará. Pré-candidato à reeleição, Elmano de Freitas tem percorrido o estado inaugurando e autorizando obras públicas. O cenário político para as eleições de outubro já começa a ganhar forma, com dois grupos despontando como principais forças na disputa, segundo levantamentos divulgados recentemente.

Encerradas as formalidades do evento, permanece agora a expectativa da população para que as obras avancem dentro dos prazos previstos e que os benefícios anunciados se transformem em realidade. Da mesma forma, cresce a esperança de que novos investimentos possam gerar empregos e fortalecer a economia local.

Mais do que anúncios e discursos, o que a população espera é que as ações públicas produzam resultados concretos, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e impulsionar o desenvolvimento de Pentecoste.

Professor Valdeni Cruz

segunda-feira, 22 de junho de 2026

PENTECOSTE: ENTRE A BOA E A MÁ NOTÍCIA

Hoje, Pentecoste vive um daqueles dias que nos fazem refletir sobre os diferentes significados do desenvolvimento.

Imagem: IA


A BOA NOTÍCIA

Nesta tarde será dada a ordem de serviço para a construção da pista abaixo da parede do açude, uma obra aguardada há muito tempo pela população. Trata-se de um importante investimento em infraestrutura, que deverá melhorar a mobilidade, facilitar o deslocamento de veículos e trazer mais segurança para quem utiliza aquele trecho.

Toda obra que melhora a vida das pessoas merece ser comemorada.

⚠️ A MÁ NOTÍCIA

Ao mesmo tempo, chega uma notícia que causa preocupação e tristeza: as fábricas instaladas em Pentecoste e na localidade da Serrota estão encerrando suas atividades.

Por trás do fechamento de uma empresa existem números, máquinas e estruturas. Mas, acima de tudo, existem pessoas.

👨‍👩‍👧‍👦 Pais e mães de família que dependiam daquele salário para sustentar seus lares.

🍽️ Crianças que dependem daquela renda para alimentação, educação e qualidade de vida.

🏠 Famílias inteiras que agora convivem com a insegurança e a incerteza sobre o futuro.

O desemprego não afeta apenas quem perde o trabalho. Ele impacta o comércio local, reduz a circulação de recursos na economia do município e enfraquece a capacidade de muitas famílias de manterem uma vida digna.

🔴 O mais preocupante é que essa não é uma situação nova. Outras empresas já passaram por nosso município, encerraram suas atividades e deixaram para trás trabalhadores que, até hoje, ainda lutam na Justiça para receber direitos que lhes pertencem.

💭 Por isso, enquanto celebramos os avanços na infraestrutura, também precisamos discutir e cobrar políticas públicas voltadas para:

✔️ Geração de emprego e renda;
✔️ Atração de novas empresas;
✔️ Fortalecimento da economia local;
✔️ Qualificação profissional;
✔️ Segurança e garantia dos direitos dos trabalhadores.

Porque estradas são importantes.

Porque obras são necessárias.

Mas nenhuma conquista é verdadeiramente completa quando centenas de famílias perdem sua principal fonte de sustento.

📢 O desenvolvimento que queremos para Pentecoste é aquele que constrói obras, mas que também preserva empregos, gera oportunidades e garante dignidade para o povo.

✍️Professor:  Valdeni Cruz 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

SERVIDOR DE PENTECOSTE: QUANTOS ANOS DE PREJUÍZO AINDA?

⚠️ SERVIDORES DE PENTECOSTE: PREJUÍZOS ACUMULADOS AO LONGO DOS ANOS

Os servidores municipais continuam sofrendo com direitos garantidos em lei que não são devidamente respeitados.

Imagem do Google


🔹 TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

A Lei Municipal nº 538/2003 garantiu a progressão na carreira. Porém, de 2003 a 2019, nenhum técnico-administrativo recebeu qualquer progressão.

Somente após a luta do sindicato foram implantadas três referências por tempo de serviço.

Mas a situação voltou a se repetir. De 2019 até 2026 já se passaram mais de 6 anos sem novas progressões, gerando perdas salariais e prejuízos financeiros para centenas de servidores.

🔹 PROFESSORES

O Plano de Cargos e Carreira de 2003 previa progressão automática por tempo de serviço efetivo a cada 5 anos. Em 2010, a Lei nº 659/2010 alterou o sistema para avaliação de desempenho.

A legislação determinava a criação de uma comissão avaliadora em até 120 dias.

❌ A comissão não foi criada no prazo.
❌ Quando finalmente foi criada em 2015 e concluiu os trabalhos, todo o processo foi engavetado.
❌ Os professores continuaram sem receber suas progressões.

Em 2019, graças à mobilização sindical e às ações judiciais, três referências foram implantadas. Porém, de lá para cá, novamente os professores acumulam mais de seis anos sem progressão, o equivalente a duas referências não concedidas.

💰 QUEM PAGA ESSA CONTA?

O prejuízo recai diretamente sobre os servidores e suas famílias.

Muitas vezes a justificativa apresentada é a Lei de Responsabilidade Fiscal. Entretanto, entendimentos jurídicos e decisões dos tribunais têm afirmado que a progressão funcional prevista em lei não pode ser negada ao servidor que preenche todos os requisitos.

Se há necessidade de redução de despesas, o ajuste deve ocorrer em gastos que não possuem proteção legal, e não retirando direitos garantidos aos trabalhadores.

✊ O resultado dessa realidade é claro:

➡️ Salários defasados.
➡️ Direitos atrasados.
➡️ Perdas financeiras acumuladas.
➡️ Desvalorização do servidor público.

Enquanto os direitos não forem respeitados, a luta continua.

Defendendo direitos. Fiscalizando. Conscientizando.

Professor Valdeni Cruz - Diretor do SINDSEP - PENTECOSTE - CE

quarta-feira, 17 de junho de 2026

Resumo da Arrecadação de Recursos Federais – Município de Pentecoste (Janeiro a Maio de 2026)

 De acordo com informações disponíveis no Banco do Brasil, o município de Pentecoste recebeu, entre janeiro e maio de 2026, um total de R$ 66.190.995,91 em recursos federais distribuídos ao município.



RECUSROS DO FUNDEB PARA PENTECOSTE EM 2026

 🔹 Total recebido em 2025:

R$ 76.253.714,02

🔹 Recebido nos 5 primeiros meses de 2026:
R$ 35.149.370,59

Valores recebidos em 2026:
📌 Janeiro: R$ 11.553.468,67
📌 Fevereiro: R$ 5.894.773,63
📌 Março: R$ 5.404.395,33
📌 Abril: R$ 5.891.158,73
📌 Maio: R$ 6.405.574,23

📈 Expectativa para 2026:
Os repasses do FUNDEB para Pentecoste deverão ultrapassar R$ 81 milhões até o final do ano.

💡 Esses números demonstram a importância do acompanhamento e da transparência na aplicação dos recursos da educação, garantindo investimentos que beneficiem estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar.

Confira os detalhes na tabela:


Autor: Valdeni Cruz

Diretor do SINDSEP – Pentecoste

Novos promotores de Justiça convocados pelo MP do Ceará escolhem comarcas onde vão atuar

 

Novos Promotores de Justiça

Silvio Kleber Araújo Soares Junior – comarca de Pentecoste


O Ministério Público do Ceará realizou, nesta terça-feira (16), a sessão destinada à escolha das comarcas de entrância inicial onde atuarão os 35 novos promotores de Justiça convocados pela instituição. O ato ocorreu no Plenário dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. As decisões aconteceram seguindo a ordem de convocação publicada no Diário Oficial do MP do Ceará. A solenidade de posse está marcada para o dia 26 de junho.

A sessão foi conduzida pelo procurador-geral de Justiça, Herbet Santos, que destacou a relevância dos trabalhos que os novos membros irão desempenhar. “Vocês terão a oportunidade de transformar realidades e fazer a diferença na vida de milhares de cearenses. A sociedade deposita grande confiança no Ministério Público, e essa missão deve ser exercida com compromisso, sensibilidade e dedicação ao interesse público”, ressaltou.

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Eneas Romero, ressaltou os desafios que serão vivenciados na nova etapa da vida dos promotores. “É importante que desde o começo a gente saiba que existem alguns limites éticos, e que uma construção coletiva vale mais do que uma divergência pontual, do que um problema, e que na verdade, se ajudando e trabalhando junto, nós crescemos juntos”.

A subprocuradora-geral de Justiça de Governança, Grecianny Cordeiro, enfatizou a importância do relacionamento dos membros com a população. “O promotor é a esperança, pode mudar a vida de uma pessoa. É no convívio com essas pessoas humildes que a gente vai aprender a ser humilde”, destacou.

A presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Ana Vládia Gadelha, parabenizou os novos integrantes e reforçou o papel institucional que irão desempenhar. “Parabéns a todos vocês pela resistência. Essa casa é a casa da democracia, da defesa dos direitos fundamentais. A sociedade espera muito de vocês”, ressaltou.

Também estiveram presentes na mesa da sessão o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Iran Sírio; o subprocurador-geral de Justiça Jurídico, Laércio Melo; o subprocurador-geral de Justiça de Administração, Diassis Leitão; e o secretário-geral, Iuri Leitão.

Confira abaixo a relação dos promotores de Justiça com as comarcas onde irão atuar:

  1. Chandler Galvam Lube – comarca de Umirim
  2. Silvio Kleber Araújo Soares Junior – comarca de Pentecoste
  3. Francisco Davi Teixeira Osório – comarca de Capistrano
  4. Sâmia Larissa Dias Barros – comarca de Amontada
  5. Camila de Melo Dutra – comarca de Farias Brito
  6. Amanda Rêgo Martins de Souza – 2ª comarca de Marco
  7. Mariana Perdigão Coutinho Gélio – comarca de Marco
  8. Fernanda de Carvalho Santos – comarca de Mulungu
  9. José Mendes Lima Aguiar – comarca de Chaval
  10. Juliana Souza de Amaral Oliveira – comarca de Solonópole
  11. Ícaro Oliveira Avelar Costa – comarca de Cariré
  12. Brena Diniz Araujo – comarca de Jaguaretama
  13. Fabrício dos Santos Bernardo – comarca de Paraipaba
  14. Guilherme Martins Lima – comarca de Coreaú
  15. Bruno Moretti Ferreira da Silva – comarca de Jaguaribe
  16. Xilon de Souza Junior – comarca de Tabuleiro do Norte
  17. Roberta Kelly Pallar – comarca de Iracema
  18. Rafael Porto dos Santos – comarca de Mucambo
  19. Leandro Ramalho Pessoa Negromonte – comarca de Santana do Acaraú
  20. Gilsandra Novaes Feitosa Peixoto – comarca de Bela Cruz
  21. Leonardo Rodrigues Arruda Coelho – comarca de Uruoca
  22. Igor Couto Vieira – comarca de Ipaumirim
  23. Geraldo de Margella Anacleto de Oliveira – comarca de Orós
  24. Dimaikon Dellon Silva do Nascimento — 2ª comarca de Jucás
  25. Pedro de Figueiredo Fernandes Telles – 2ª comarca de Solonópole
  26. Mariana Gurgel Medeiros – comarca de Ibiapina
  27. Francisco Leonardo Silva Junior – comarca de Itarema
  28. Francisco Atylla Trajano Bezerra – comarca de Novo Oriente
  29. Pollyana Silva Pés – comarca de Monsenhor Tabosa
  30. Lucas Morais de Carvalho – comarca de Cedro
  31. Mariana Pinheiro de Macedo Correa – comarca de Mauriti
  32. Nikole Monteiro Arruda Osório – comarca de Pedra Branca
  33. Tatyana Cavalcante da Silva – comarca de Tamboril
  34. Pedro Bevilaqua Moreira Pereira Silva – comarca de Ipueiras
  35. Mateus Moitinho e Silva – comarca de Parambu

REFLEXÃO DO DIA: A IMPORTÂNCIA DE FALAR A VERDADE NO LUGAR CERTO

 



Imagem: www.bing.com

A IMPORTÂNCIA DE FALAR A VERDADE NO LUGAR CERTO

Muitas vezes, nós, servidores públicos, manifestamos insatisfação com as condições de trabalho. Relatamos a falta de materiais de limpeza, de equipamentos necessários para o desempenho das atividades, de recursos pedagógicos, além das frequentes contribuições solicitadas para festas escolares, comemorações do Dia das Mães, aniversários e diversas outras situações que, em muitos casos, não deveriam depender do bolso do servidor.

No entanto, surge uma questão importante: quando chega o momento de apresentar essas reclamações de forma clara, responsável e diante das pessoas que realmente têm o poder de resolver os problemas, por que tantos permanecem em silêncio?

É comum vermos denúncias e desabafos em conversas particulares, grupos de mensagens ou redes sociais. Porém, quando a situação é discutida em reuniões, audiências ou espaços oficiais, alguns preferem não se manifestar. Outros chegam até mesmo a negar fatos que anteriormente afirmavam acontecer.

Essa postura acaba produzindo um efeito preocupante. Quando os problemas não são apresentados formalmente, as autoridades responsáveis podem não ter elementos suficientes para identificar a gravidade da situação e tomar as providências necessárias. Pior ainda: o silêncio ou a negação podem contribuir para que práticas inadequadas continuem acontecendo.

Se um problema existe, ele precisa ser apresentado nos canais corretos, com responsabilidade e, sempre que possível, com fatos e evidências. Quem fala a verdade não deve temer. A busca por melhores condições de trabalho não é um ato de perseguição ou constrangimento contra ninguém; é um exercício de cidadania, transparência e compromisso com o serviço público.

Da mesma forma, é preciso ter responsabilidade com aquilo que se afirma. Se algo não é verdadeiro, não deve ser divulgado. Mas, se é verdadeiro, não basta apenas reclamar nos bastidores. É necessário ter a coragem de defender a verdade diante de quem pode agir para transformá-la em solução.

A mudança começa quando deixamos de ser apenas espectadores dos problemas e passamos a ser participantes conscientes da construção das soluções.

Professor: Valdeni Cruz - Diretor Sindical

PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...