terça-feira, 11 de junho de 2013

AS CONQUISTAS SINDICAIS, BEM COMO AS LUTAS SOCIAIS, É DE TODOS OS CIDADÃOS QUE QUEREM VER SEUS DIREITOS GARANTIDOS

CONQUISTAS E LUTAS DO SINDSEP DURANTE ESSES 8 ANOS DE SUA EXISTÊNCIA

Professor Valdeni Cruz

Como é do conhecimento de todos, a maioria dos governantes tem verdadeira aversão aos sindicatos. Aqui não me refiro exclusivamente ao nosso município, mas também. Como todos sabem o Sindsep, aqui em Pentecoste, durante este tempo de existência, viveu alguns embates com o governo atual. Esses embates sempre ocorreram pelo fato de o sindicato querer fazer com que os direitos dos servidores fossem cumpridos, repeitados. Que todos os funcionários fossem reconhecidos como aqueles responsáveis pelo crescimento do município e assim sendo, fossem remunerados dignamente. Porém, passaram-se 8 anos e estes profissionais foram simplesmente deixados de lado. As vezes que nos encontramos: sindicato e governo, nada foram possíveis, pois sempre recebemos como resposta de que nada poderia ser feito por estes servidores. A resposta era sempre de que não havia recursos para dar qualquer aumento. Porém, muitos benefícios foram conseguidos via SINDSEP e ninguém vai poder negar. Agora nesta nova gestão, estamos novamente numa mesa de negociação com o mesmo propósito: exigindo que sejam implementados os direitos dos servidores ainda descumpridos pela prefeitura de Pentecoste. Entre estes direitos citamos: criação do PCCR da Saúde, reformulação do PCCR da Educação, bem como o direito ao Quinquênio e Licença Prêmio, extirpado dos servidores ainda no mandato do Prefeito Antonio Carneiro. Lutamos ainda pelo aumento de salário de algumas categorias que depois de 8 anos ainda continuam se aumento de salário. São muitos os desafios, como também muitas as desculpas dos gestores para cumprir com o que a Lei determina. É um desafio constante. Sabemos que sempre foi e pior é que muitos em vez ajudarem na luta por conquistas vivem a criticar a tudo e a todos. Enquanto fica perdendo tempo achando culpado para tudo, não tem coragem de fazer frente em nada.

Vamos relembrar

1-       A implantação do piso salarial dos professores, que foi conseguido desde o início por causa da luta encabeçada pelo sindicato. Todos devem lembrar que em 2009 fizemos um estado de greve que durou três dias e logo em seguida tivemos resultado positivo. A partir de então o nosso piso é regularizado anualmente;
2-       O retorno dos agentes de endemias que haviam sidos demitidos pelo prefeito porque os mesmo não haviam votado nele na eleição de 2008. O sindsep entrou com um processo que demorou quase dois anos, mas a justiça deu causa ganha aos servidores;
3-       As transferências abusivas de servidores simplesmente pelo desejo de perseguição;
4-      Garantia do direito de alguns professores de assumir o cargo de acordo com a classificação do concurso, pois o que estava acontecendo na época era que, em vez de chamarem as pessoas que estavam na lista de classificação do concurso, chamavam outras pessoas. O Sindicato entrou com uma ação e assim garantiu o direito destes assumirem o cargo;
5-      O sindsep lutou pela implantação do PCC do Magistério e esteve presentes em todas as etapas deste plano para que este, em vez de melhorar, não acabasse de vez com nossas esperanças;
6-      O sindicato, não só luta por melhores salários, mas está presente em diversos conselhos do município. Está no Fundeb (Fundo de desenvolvimento da Educação Básica), no CAE (Conselho de Alimentação Escolar), e ainda, sempre tem representantes do Sindsep nas sessões na Câmara de vereadores, e em vários lugares que tenha como pauta a defesa da sociedade. E agora no ano de 2013, foi nomeado o Professor Valdeni Cruz, para ser Presidente do Conselho de Educação Municipal.  
7-      O sindicato lutou de forma decisiva pela não aprovação da reformulação da Nova Lei Orgânica, que em vez de melhorar a vida das pessoas iria prejudicar mais ainda, retirando os direitos conquistados pelos servidores no decorrer do tempo.
8-      A luta do Sindsep pela implantação do salário mínimo para quem ganha apenas meio salário, uma questão que ainda esta nas mãos da justiça para ser cumprida;
9-      O acordo firmado entre a justiça e administração para ratear as sobras do Fundeb em forma de rateio para os professores; este aconteceu no final do ano de 2011 em duas parcelas. O sindicato provou que havia sobra de recurso e, mesmo sob a negação de não haver recursos à justiça garantiu que o dinheiro fosse para onde deveria ir: o bolso dos servidores.
10-   Acesso às folhas de pagamento concedidas pelo Ministério Público para analisar de sobras e comparar possíveis irregularidades;
11-   PROGAMA A VOZ DO SINDSEP - Durante mais de três anos o Sindsep esteve comandando um programa em uma emissora de Rádio, conhecida como FM 98,7. Programa este conhecido por grande parte da população de pentecoste, como “A VOZ DO SINDSEP, A VOZ DO POVO”. Neste programa estávamos sempre defendendo a sociedade, os servidores, os valores e os princípios éticos e morais. Incansavelmente estávamos dizendo ao povo que era preciso mudar, agir e que não devíamos aceitar que outros nos impusessem um castigo, nos calando. Dizíamos aos cidadãos que as mudanças estavam em nossas mãos; que nós éramos os responsáveis para fazer a diferença e construir uma sociedade mais livre e mais democrática. Não hesitamos nenhuma vez sequer de propagar a liberdade de expressão e de incentivar ao povo que não aceitasse a mordaça; que eles gritassem e declarassem sua liberdade e o direito da cidadania. Passado 4 meses após a eleição de 2012, estamos de volta à rádio pra dar continuidade ao nosso direito de expressão. Desta vez pela Rádio Difusora Vale do Curu, AM. O programa continua com a mesma proposta de sempre:

                                      DEFENDER E PROMOVER A CIDADANIA.

12-   Durante esse tempo todo estivemos sempre na luta. Nem sempre fomos vitoriosos, mas nem por isso nos acovardamos. Tivemos derrotas, mas por elas tiramos lições e continuamos o caminho. Fomos criticados, justa ou injustamente; erramos, mas sempre com a intenção de acertar.

São estas algumas das atuações de nosso SINDICATO AQUI EM PENTECOSTE. Portanto, caros amigos Pentecostenses e servidores públicos, chegou a hora de mais uma vez lutar por esta liberdade e pela continuação desta instituição que por si só fala de seu papel e serviços inestimáveis em prol do município de Pentecoste. Devemos escolher sempre estar do lado do povo – do nosso lado. Lembre-se de uma coisa: os governantes sempre terão ao seu favor o poder e as brechas da lei. Nós, por outro lado, temos a nosso favor a Lei maior que é Constituição Federal e, acima de tudo, nossa capacidade de resistir à tirania e desrespeito se tenta empreender a cada um de nós.

Lute pela sua dignidade e a dignidade dos outros. Não se acovarde, mesmo que para isso você tenha que perder algo. Não lute contra quem não está contra você, lute contra aqueles que durante a vida toda lhe desrespeitaram, lhe maltrataram e lhe humilharam. São estes os nossos inimigos. Não  fique achando culpados pelas vitórias que ainda não foram conseguidas. Saia desse ostracismo e seja o um parceiro da luta. Não seja daqueles que por não ter afeto pessoal por algumas pessoas, quer que elas se deem mal. Entenda que quando você se coloca contra uma instituição achando que vai enfraquecê-la, está errado, pois, desse modo, você enfraquecerá a você mesmo. Como bem sabemos, é tudo que os políticos querem e os sonegadores de direitos querem. Se eles conseguirem dividir as forças, terão conseguido seus objetivos: atrasar a lutas dos servidores. Sejamos inteligentes.   


liturgia de hoje, 11 de junho de 2013

Evangelho (Mt 10,7-13)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento.
11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Liturgia de hoje, 10 de junho de 2013

Evangelho (Mt 5,1-12)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los:
“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão sa­ciados.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12 Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

domingo, 9 de junho de 2013

PAPA FRANCISCO E SUA VISÃO PASTORAL SOBRE A POLÍTICA

"A política está suja porque os cristãos não se meteram nela com espírito evangélico", afirma Papa Francisco


Em conferência realizada na Itália, o Papa Francisco declarou, em resposta a questionamento de um jesuíta, que "Envolver-se na política é uma obrigação para um cristão". Continuou: "Nós, os cristãos, não podemos fazer de Pilatos e lavar as mãos, não podemos", sendo aplaudido pela plateia de fieis.
Papa Francisco. Imagem: Divulgação/Gospel Mais

Justificou: "Temos de nos meter na política, porque a política é uma das formas mais altas de caridade porque busca o bem comum". Sugeriu, justificando: "Os leigos cristãos devem trabalhar na política. A política está muito suja, mas eu pergunto: Por quê? Porque os cristãos não se meteram nela com o espírito evangélico. É a pergunta que eu faço. É fácil dizer que a culpa é dos outros. Mas eu, o que faço? 
É um dever dos cristãos, trabalhar para o bem comum é um dever dos cristãos".

O Papa respondeu, também, a perguntas de crianças sobre o seu passado, seu relacionamento com amigos de infância, as razões de sua renúncia a "riquezas e luxos", sobre se quis ser nomeado para ser Papa, entre outros.

O que você pensa desta declaração? É errôneo imiscuir religiosidade e política, pois isto afeta o Estado Laico e pode dar ensejo a discriminações a outras religiões ou isto é necessário e pode ser bem visto e aprovável?

 É aprovável, inclusive por não-religiosos, a mescla de religiosidade e política, tendo em vista um possível apreço, por parte dos cristãos, por valores ou isto se trata de uma deformação da realidade?

Opine e contribua para o diálogo democrático.

Lígia Ferreira é analista de sócio-mecanismos.

LUTA SINDICAL É DE TODOS

       

      O Sindicato de Pentecoste vive hoje momentos de avanços, uma Entidade organizada, onde seus representantes apresentam sempre unidade. Reforçamos sempre a ideia de que o movimento sindical precisa de unidade política para fortalecimento da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Esse é o mote principal.
       É preciso ter clareza que o resultado positivo na luta sindical não depende exclusivamente da direção executiva, mas sim das categorias que anseiam direitos, que compreendem que para vencer, necessitam de entendimento, de mobilização. Muito claro que o problema do sindicalismo não é de estrutura, não é funcional, é político. É como se faz a política. Esse é o desafio que está colocado para os trabalhadores e trabalhadoras poderem alcançar mais direitos e não regredir no sindicalismo. Neste sentido, reforço a ideia de que, é um falso debate dizer que o problema do movimento sindical, do resultado da luta é por conta de diretores ou da diretoria executiva que compõe a entidade.
           A questão que precisa ser feita pelos trabalhadores(as) é, “que tipo de organização sindical é mais favorável ao fortalecimento da classe trabalhadora e do movimento sindical?”
O que necessário para que haja avanços? O que, como trabalhadores(as), podemos fazer para conquistar nossos direitos?
Para mudar a organização sindical, e tem muita coisa que precisa mudar mesmo, é preciso unidade.
      Infelizmente o que se observa hoje é que determinada(s) pessoa(s) tende(m) a toda hora expressar sentimentos negativos a Entidade Sindical de nosso Município, Entidade esta, que avança a cada dia.
Vivemos hoje em um processo de negociação, asseguramos que 1/3 de planejamento seja cumprido a partir de agosto, que a diferença do Piso referente aos meses de janeiro e fevereiro de 2012 seja repassado para os professores, que seja regularizado o PCR do Magistério, garantindo o direito a progressão, que o PCR da Saúde seja uma realidade no nosso Município, que o PCR administrativo seja reformulado garantindo direitos e que todos os direitos constitucionais sejam verdadeiramente garantido a todos os servidores. Queremos sim reajuste para TODAS as categorias. Caso, alguém não lembre-se, o reajuste do primeiro indicativo do Mec, de 7,97%, que foi repassado 8% foi uma luta do Sindicato, que o projeto que está sendo enviado para regulamentação do cargo de agente de endemias foi solicitação na mesa de negociação, que ainda deve ser acompanhado por a Entidade para que realmente venha a favorecer os agentes.
       Quem participa das assembleias compreendem que o Sindicato também é um órgão fiscalizador e que denuncia quando necessário as irregularidades administrativas. Combatemos, defendemos direitos e é preciso que as pessoas saibam que vencer o inimigo não é apenas jogar palavras falsas ao vento, é necessário ter competência para enfrenta-lo.
Saudações a todos aqueles que acreditam em nossa Entidade.

Claudia Melo,
Diretora do Sindsep - Pentecoste



Angelus com o Papa Francisco – 09/06/2013

Angelus com o Papa Francisco - 09/06/2013
ANGELUS
Praça São Pedro
Domingo, 9 de junho de 2013
Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
O mês de junho é tradicionalmente dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, máxima expressão humana do amor divino. Na sexta-feira passada, de fato, celebramos a solenidade do Coração de Cristo, e esta festa dá o tom de todo o mês. A piedade popular valoriza muito os símbolos, e o Coração de Jesus é o símbolo por excelência da misericórdia de Deus; mas não é um símbolo imaginário, é um símbolo real, que representa o centro, a fonte da qual surgiu a salvação para toda a humanidade.
Nos Evangelhos encontramos diversas referências ao Coração de Jesus, por exemplo na passagem em que o próprio Cristo disse: “Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas” (Mt 11, 28-29). Fundamental, então, é a passagem da morte de Cristo segundo João. Este evangelista de fato testemunha aquilo que viu no Calvário, que um soldado, quando Jesus já estava morto, abriu-Lhe o lado com uma lança e daquela ferida saíram sangue e água (cfr Jo 19, 33-34). João reconheceu naquele sinal, aparentemente casual, o cumprimento da profecia: do coração de Jesus, Cordeiro imolado na cruz, vem para todos os homens o perdão e a vida.
Mas a misericórdia de Jesus não é somente um sentimento, é uma força que dá vida, que levanta o homem! Isto nos diz também o Evangelho de hoje, no episódio da viúva de Naim (Lc 7,11-17). Jesus, com os seus discípulos, está chegando a Naim, um vilarejo da Galileia, propriamente no momento no qual acontece um funeral: leva-se para a sepultura um rapaz, filho único de uma mulher viúva. O olhar de Jesus se fixa subitamente na mãe em pranto. Diz o evangelista Lucas: “Vendo-a, o Senhor foi tomado de grande compaixão para com ela” (v. 13). Esta “compaixão” é o amor de Deus pelo homem, é a misericórdia, isso é, a atitude de Deus em contato com a miséria humana, com a nossa pobreza, o nosso sofrimento, a nossa angústia. O termo bíblico “compaixão” evoca o útero materno: a mãe, de fato, tem uma reação típica diante da dor dos filhos. Assim nos ama Deus, diz a Escritura.
E qual é o fruto deste amor, desta misericórdia? É a vida! Jesus disse à viúva de Naim: “Não chores!”, e depois chamou o rapaz morto e o despertou como de um sono (cfr VV. 13-15). Pensemos nisto, é belo: a misericórdia de Deus dá vida ao homem, ressuscita-o da morte. O Senhor nos olha sempre com misericórdia; não esqueçamos isto, nos olha sempre com misericórdia, nos espera com misericórdia. Não tenhamos medo de nos aproximarmos Dele! Tem um coração misericordioso! Se mostrarmos a Ele as nossas feridas interiores, os nossos pecados, Ele sempre nos perdoa. É pura misericórdia! Vamos para Jesus!
Voltemo-nos à Virgem Maria: o seu coração imaculado, coração de mãe, partilhou ao máximo a “compaixão” de Deus, especialmente na hora da paixão e da morte de Jesus. Que Maria nos ajude a sermos mansos, humildes e misericordiosos com os nossos irmãos.

Liturgia de hoje, 09 de junho de 2013

Evangelho (Lc 7,11-17)

Pres.: O Senhor esteja convosco.


Ass.: Ele está no meio de nós.

Pres.: PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

Ass.: Glória a vós, Senhor.

Pres.: Naquele tempo, 11 Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12 Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13 Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” 14 Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15 O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16 Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”.
17 E a notícia do fato espalhou-se pela Judeia inteira, e por toda a redondeza.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...