quinta-feira, 3 de maio de 2012

PADRE RUFUS PEREIRA MORRE NA INGLATERRA


Faleceu na madrugada desta quarta-feira (2), enquanto dormia, o padre Rufus Pereira. De acordo com a secretária do sacerdote, Érika Gibello, Padre Rufus sofreu uma parada cardíaca em sua residência em Londres, na Inglaterra.
O sacerdote, natural de Bombaím, na Índia, completaria 79 anos no próximo domingo (6) e era conhecido mundialmente por realizar exorcismos em encontros de cura e libertação. Padre Rufus era presidente da Associação Internacional para o Ministério de Libertação e vice-presidente da Associação Internacional de Exorcistas, além de ter sido nomeado, em Roma, como o responsável mundial pelo Ministério de Cura e Libertação.
De acordo com a Comunidade Católica Canção Nova, o corpo do religioso permanecerá na Inglaterra até que terminem os preparativos para levá-lo à Índia, onde será sepultado. As datas de velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Irmã Kelly Patrícia comenta o incidente
O padre esteve em Fortaleza por três vezes, a última, em março deste ano, onde ministrou uma palestra no III Misericórdia Brasil, evento realizado pelo Instituto Hesed no Ginásio Paulo Sarasate. Irmã Kelly Patrícia, cantora e fundadora do Insituto Hesed, esteve com ele no último sábado (28) e declarou que o padre "estava radiante, muito feliz".
Kelly Patrícia comentou a morte de Padre Rufus: "Acabamos de receber uma noticia triste e alegre ao mesmo tempo, triste porque se trata de alguém que amamos muito e que nos fez muito bem espiritualmente e nos deixa saudosos, e esse bem não foi feito só a nós, mas também em muitos lugares do mundo por onde ele andou, vivendo literalmente o que Jesus mandou, pregando o Evangelho, curando e expulsando os demônios; alegre porque sabemos que se trata de um santo que agora recebe o seu prêmio, que agora goza da visão de Deus, a alegria infinita, estou falando do nosso amado e querido Padre Rufus Pereira, que ontem partiu para o céu por causa de ataque cardíaco enquanto dormia."

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE

GREVE DE TRAIRI É SUSPENSA PARA QUE O MINISTÉRIO PÚBLICO FAÇA AUDITORIA IMEDIATA NA APLICAÇÃO DAS VERBAS DO FUNDEB PELO MUNICÍPIO - NOVA AUDIÊNCIA MARCADA PARA O DIA 17/05/2012 - APÓS O LAUDO DA AUDITORIA

http://valdecyalves.blogspot.com.br/2012/05/greve-de-trairi-e-suspensa-para-que-o.html
Categoria em peso na audiência do dissídio da sala da 1ª Câmara Cível
(Fotos: Mara Paula)

 Na audiência de conciliação realizada na tarde, às 14:00h, de 03/05/2012, os professores de Trairi, em greve há 47 dias, concordaram com a suspensão do processo de Dissídio, A PEDIDO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA QUE GARANTIU QUE MEDIARÁ TODA A NEGOCIAÇÃO ESTABELECIDA através do Dissídio. Mas  desde que o município aceitasse realização de auditoria nas contas do Município pelo Ministério Público Estadual, abrindo de vez a mala das verbas do FUNDEB de forma clara e transparente para entidade idônea. FICANDO MARCADA NOVA AUDIÊNCIA PARA O DIA 17/05/2012, após a conclusão do laudo. A CATEGORIA SUSPENDEU A GREVE, MAS É ORGANIZADA O SUFICIENTE PARA RETOMAR O MOVIMENTO DE FORMA AINDA MAIS FORTE, SE NECESSÁRIO, na hora que for preciso.
Categoria debate proposta do juiz na escadaria do Tribunal de Justiça
Audiência de Conciliação presidida pelo magistrado Marcelo Roseno

Magistrado Marcelo Roseno
 Em compensação, o Município ficou de pagar os dias parados, 3% que devia desde o dissídio de 2011, já tendo demonstrado que implementou 1/3 da atividade extraclasse para todos os servidores do Município, conforme acordado com o Sindicato. A CATEGORIA NÃO ACEITOU O REAJUSTE IMEDIATO  DE 8% PROPOSTO PELO MUNICÍPIO PARA OS GRADUADOS E PÓS-GRADUADOS, RETROATIVO A JANEIRO DE 2012. PREFERINDO AGUARDAR  O LAUDO DA AUDITORIA QUE SERÁ EFETUADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. O Sindicato irá requerer que o promotor de Trairi acompanhe toda a auditoria. Promotor, por sinal, membro da PROCAP e responsável pela prisão de todos os secretários do Município de Paraibapa, fato ocorrido no mês de março de 2012.
Sindicato - FETAMCE e Assessoria Jurídica

Plenário


O Sindicato terá direito de acompanhar a auditoria que será realizada o mais urgente possível, nos próximos 10 dias. O SINDICATO DOS SERVIDORES DEIXOU CLARO QUE NÃO ACEITARÁ QUALQUER REDUÇÃO DO PERCENTUAL  ENTRE A CLASSE DOS PROFESSORES GRADUADOS, QUE É DE 22% EM RELAÇÃO AOS PROFESSORES DE NÍVEL MÉDIO, NEM DOS ESPECIALISTAS QUE É 17% MAIOR QUE OS PROFESSORES GRADUADOS. PODE ATÉ PARCELAR A IMPLEMENTAÇÃO, MAS NÃO ACEITARÁ REDUÇÃO DE DIREITO SOCIAL.

Procuradora Geral de Justiça - Que convocará o NAT para auditoria

Prefeito de Trairi e assessoria - irredutíveis
 O calendário de reposição das aulas, bem como o percentual a ser aplicado no piso dos graduados e pós-graduados será tratado na audiência do próximo dia de 17/05/2012, já com o estudo da auditoria feita pelo Ministério Público na mão. ENQUANTO ISSO ALÉM DE ACOMPANHAR  A AUDITORIA, A CATEGORIA PERMANECERÁ MOBILIZADA E ALERTA!

Categoria debate proposta do juiz nas escadarias do Tribunal de Justiça              

‘A falência múltipla dos órgãos públicos’, um artigo de Arnaldo Jabor




ARNALDO JABOR
Os corruptos ajudam-nos a descobrir o País. Há sete anos, Roberto Jefferson nos abriu a cortina do mensalão. Agora, com a dupla personalidade de Demóstenes Torres, descortinamos rios e florestas e a imensa paisagem de Cachoeira. Jefferson teve uma importância ideológica.

Cachoeira é uma inovação sociológica. Cachoeira é uma aula magna de ciência política sobre o Sistema do País. Vamos aprender muito com essa crise. É um esplendoroso universo de fatos, de gestos, de caras, de palavras que eclodiram diante de nossos olhos nas últimas semanas. Meu Deus, que riqueza, que profusão de cores e ritmos em nossa consciência política! Que fartura de novidades da sordidez social, tão fecunda quanto a beleza de nossas matas, cachoeiras, várzeas e flores.

Roberto Jefferson denunciou os bolchevistas no poder, os corruptos que roubavam por “bons motivos”, pelo “bem do povo”, na base dos “fins que justificam os meios”. E, assim, defenestrou a gangue de netinhos de Lenin que cercavam o Lula que, com sua imensa sorte, se livrou dos mandachuvas que o dominavam. Cachoeira é uma alegoria viva do patrimonialismo, a desgraça secular que devasta a história de nosso País. Sarney também seria ‘didático’, mas nada gruda nele, em seu terno de ‘teflon’; no entanto, quem estudasse sua vida entenderia o retrato perfeito do atraso brasileiro dos últimos 50 anos.

Cachoeira é a verdade brasileira explícita, é o retrato do adultério permanente entre a coisa pública e privada, aperfeiçoado nos últimos dez anos, graças à maior invenção de Lula: a ‘ingovernabilidade’.

Cachoeira é um acidente que rompeu a lisa aparência da ‘normalidade’ oficial do País. Sempre soubemos que os negócios entre governo e iniciativa privada vêm envenenados pelas eternas malandragens: invenção de despesas inúteis (como as lanchas do Ministério da Pesca), superfaturamento de compras, divisão de propinas, enfrentamento descarado de flagrantes, porque perder a dignidade vale a pena, se a grana for boa, cabeça erguida negando tudo, uns meses de humilhações ignoradas pelo cinismo e pela confiança de que a Justiça cega, surda e muda vai salvá-los. De resto, com a grana na ‘cumbuca’, as feridas cicatrizam logo.

O governo do PT desmoralizou o escândalo e Cachoeira é o monumento que Lula esculpiu. Lula inventou a ingovernabilidade em seu proveito pessoal. Não foi nem por estratégia política por um fim ‘maior’ – foi só para ele.

Achávamos a corrupção uma exceção, um pecado, mas hoje vemos que o PT transformou a corrupção em uma forma de governo, em um instrumento de trabalho. A corrupção pública e a privada é muito mais grave e lesiva que o tráfico de drogas.

Lula teve a esperteza de usar nossa anomalia secular em projeto de governo. Essa foi a realização mais profunda do governo Lula: o escancaramento didático do patrimonialismo burguês e o desenho de um novo e ‘peronista’ patrimonialismo de Estado.

Quando o paladino da moralidade Demóstenes ficou nu, foi uma mão na roda para dezenas de ladrões que moram no Congresso: “Se ele também rouba, vamos usá-lo como um Omo, um sabão em pó para nos lavar, vamos nos esconder atrás dele, vamos expor nosso escândalo por seu comportamento e, assim, seremos esquecidos!”

Os maiores assaltantes se horrorizaram, com boquinha de nojo e olhos em alvo: “Meu Deus… como ele pôde fazer isso?…”

Usam-no como um oportuno bode expiatório, mas ele é mais um ‘boi de piranha’ tardio, que vai na frente para a boiada se lavar atrás.

Demóstenes foi uma isca. O PT inventou a isca e foi o primeiro a mordê-la. “Otimo!” – berrou o famoso estalinista Rui Falcão – “Agora vamos revelar a farsa do mensalão!” – no mesmo tom em que o assassino iraniano disse que não houve holocausto. “Não houve o mensalão; foi a mídia que inventou, porque está comprada pela oposição!” Os neototalitários não desistem da repressão à imprensa democrática…

E foi o Lula que estimulou a CPI, mesmo prejudicando o governo de Dilma, que ele usa como faxineira também das performances midiáticas que cometeu em seu governo. Dilma está aborrecida. Ela não concorda que as investigações possam servir para que o Partido se vingue dos meios de comunicação e não quer paralisar o Congresso. Mas Lula não liga. “Ela que se vire…” – ele pensa em seu egoísmo, secretamente, até querendo que ela se dane, para ele voltar em 14. Agora, todo mundo está com medo, além da presidente. O PT está receoso – talvez vagamente arrependido. Pode voltar tudo: aloprados, caixas 2 falsas, a volta de Jefferson, Celso Daniel, tantas coisinhas miúdas… A CPI é um poço sem fundo. O PMDB, liderado pelo comandante do atraso Sarney, também está com medo. A velha raposa foi contra, pois sabe que merda não tem bússola e pode espirrar neles. Vejam o pânico de presidir o Conselho de Ética, conselho que tem membros com graves problema na Justiça. Se bem que é maravilhoso o povo saber que Renan, Juca, Humberto Alves, Gim Argello, Collor serão os ‘catões’, os puros defensores da decência… Não é sublime tudo isso? Nunca antes, em nossa história, alianças tão espúrias tiveram o condão de nos ensinar tanto sobre o Brasil. A cada dia nos tornamos mais sábios, mais cultos sobre essa grande chácara de oligarquias. E eu estou otimista. Acho que tudo que ocorre vai nos ensinar muito. Há qualquer coisa de novo nessa imundície. O mundo atual demanda um pouco mais de decência política. Cachoeira, Jefferson, Durval Barbosa nos ensinam muito. Estamos progredindo, pois aparece mais a secular engrenagem latrinária que funciona abaixo dos esgotos da pátria. A verdade está nos intestinos da política.

Mas, o País é tão frágil, tão dependente de acasos, que vivemos com o suspense do julgamento do mensalão pelo STF.

Se o ministro Ricardo Lewandowski não terminar sua lenta leitura do processo, nada acontecerá e a Justiça estará desmoralizada para sempre.

Na posse de Brizola Neto, presidenta afirma que Brasil vive uma era de formalização do emprego



 
Presidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de posse do ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (3) que o Brasil vive uma era de formalização, e não de precarização do emprego. Ao empossar o novo ministro do Trabalho, Brizola Neto, a presidenta disse que o Brasil está na contramão da tendência de desemprego e precarização da legislação trabalhista vivida pelos países desenvolvidos por causa da crise econômica.

“Nós navegamos na contramão dessa tendência e desse quadro sombrio (…) O Brasil vive uma era de formalização do emprego e não de precarização. Ficou no passado aquela triste época em que milhões de brasileiros precisavam fazer bico para sobreviver. Uma situação de mais emprego, mais trabalhadores protegidos e com bons salários é a situação que nós vivemos hoje e perseguimos sistematicamente”.

De acordo com a presidenta, o Brasil tem três grandes problemas a solucionar. Segundo ela, o país necessita de taxas de juros compatíveis com aquelas praticadas no mercado internacional e de impostos mais baixos para assegurar a produtividade de seus produtos. Outro problema apontado por Dilma é a valorização do real causada por políticas monetárias expansionistas.

Dilma afirmou ainda que o Brasil mudou a forma de conceber o desenvolvimento, que hoje leva em conta a inclusão social. Ao ser empossado, Brizola Neto afirmou que o desenvolvimento sem justiça social é uma impossibilidade.

“Não temos apenas um ciclo de progresso econômico, mas experimentamos um avanço social que incorporou mais de 40 milhões de brasileiros à vida moderna, onde a conquista do consumo e de níveis básicos de conforto e sobretudo do desejo de continuar progredindo torna nosso país uma nação com um momento muito especial”, disse o novo ministro.

Blog do Planlto

MUNICÍPIOS TIVERAM SUSPENSOS OS RECURSOS DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA - PSF





 
 
Brasília, 02 de Maio de 2012

Municípios tiveram suspensos os recursos do Programa Saúde da Família [PSF] relativos aos incentivos da Estratégia Saúde da Família [ESF].

A medida foi confirmada através da Portaria Ministerial 806, do Diário Oficial da União de 25 de abril de 2012, e atingiu 272 Equipes de Saúde da Família [ESF], 270 Equipes de Saúde Bucal [ESB] e 1.882 Agentes Comunitários de Saúde [ACS] que atuam no Saúde da Família.

PENTECOSTE - Entre os dezessete municípios cearenses punidos, o Município de PENTECOSTE registrou problemas e o recurso está suspenso. Ainda integram a lista Acopiara, Aiuaba, Campos Sales, Fortaleza, Granja, Guaiúba, Itaitinga, Jardim, Limoeiro do Norte, Orós, Pentecoste, Potiretama, Santana do Acaraú, Tejuçuoca, Trairi, Uruburetama e Várzea Alegre.

SEM RECURSO -
 A decisão foi tomada a partir de irregularidades encontradas no cadastro de profissionais no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde [SCNES]. Segundo o Ministério da Saúde, a fiscalização visa à transparência na aplicação de recursos da Atenção Básica. Ainda segundo o Ministério, a suspensão não é definitiva. Os recursos voltam a ser repassados tão logo os Municípios resolvam os problemas apontados.

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios [CNM], a medida punitiva aos 307 Municípios acarretará um prejuízo de quase R$ 5 milhões de reais a cada mês. Isso irá onerar as finanças municipais, uma vez que estes terão que manter as equipes com recursos próprios até que as irregularidades sejam sanadas.

LINK DA NOTÍCIA NO SITE DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS MUNICÍPIOS - CNM

RELAÇÃO DE MUNICÍPIOS COM RECURSOS DO PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA SUSPENSOS
Publicado pelo sindsep Pentecoste

LITURGIA PARA ESTA QUINTA-FEIRA



Primeira leitura (1º Coríntios 15,1-8)


Quinta-Feira, 3 de Maio de 2012
Ss. Filipe e Tiago, Apóstolos



Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.

1Irmãos, quero lembrar-vos o evangelho que vos preguei e que recebestes, e no qual estais firmes. 2Por ele sois salvos, se o estais guardando tal qual ele vos foi pregado por mim. De outro modo, teríeis abraçado a fé em vão.
3Com efeito, transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo tinha recebido, a saber: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; 4que foi sepultado; que, ao terceiro dia, ressuscitou, segundo as Escrituras’; 5e que apareceu a Cefas e, depois, aos Doze. 6Mais tarde, apareceu a mais de quinhentos irmãos, de uma vez. Destes, a maioria ainda vive e alguns já morreram. 7Depois, apareceu a Tiago e, depois, apareceu aos apóstolos todos juntos. 8Por último, apareceu também a mim, como a um abortivo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Salmo (Salmos 18)



— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.
— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz.


Evangelho (João 14,6-14)



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Fonte: Canção Nova

quarta-feira, 2 de maio de 2012

STJ aos índios baianos o direito de posses de terras.




Nesta quarta-feira, quase que por unanimidade, os ministros do Supremo reconheceram direito de terras, até tomada por várias fazendas. Nos últimos tempos muitas disputas vinham ocorrendo entre índios e fazendeiros.  
A partir agora resta apenas o tempo que será dado para que os fazendeiros desocupem as terras. Ainda não se sabe se o governador indenizará os fazendeiros pelas perdas financeiras.
Para os ministros era uma causa já constada constitucional, ou seja, o Estado da Bahia concedeu essas terras para os fazendeiros ilegalmente titulo de terras para terceiros.
É uma decisão histórica. Se passado tantos anos, agora finalmente os índios baianos podem comemorar vitórias.

Professor Valdeni Cruz
  




PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...