sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

ASSEMBLEIA DO SINDSEP PENTECOSTE HOJE A TARDE


Bom dia a todos.





Hoje teremos assembleia no Sindicato, a partir das 15:00hs. Você servidor público é nosso convidado especial. Participe de nosso debate. Trataremos sobre o recurso do fundeb de Pentecoste, relatório jurídico, pauta de nossa campanha salarial para 2013, campanha assédio moral e outros assuntos de interesse da categoria. Participe, você é responsável pela nossa vitória. Até às 15:00hs.

Sindsep Pentecoste

NOVENA EM RECANTO DE MASSAPÊ - APUIARÉS

Hoje as 19 horas Novena de Nossa Senhora da Conceição em Recanto de Massapê Apuiarés.
Estarei Celebrando juntamente com a comunidade.
Quem morar pelas redondezas está sendo convidado a viver este momento de fé e piedade cristã.



19 HORAS: RECANTE DE MASSAPÊ - APUIARÉS



Professor Valdeni Cruz

LITURGIA PARA O DIA DE HOJE - Sexta-Feira, 14 de Dezembro de 2012


Primeira leitura (Isaías 48,17-19)


São João da Cruz


Leitura do Livro do Profeta Isaías.

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.





Salmo (Salmos 1)


— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispensada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.




Evangelho (Mateus 11,16-19)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo:17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atrasos de salários de servidores em cidades do Ceará é destaque no O Povo


O fim das gestões municipais tem causado apreensão entre servidores e terceirizados de dezenas de Prefeituras do Ceará. Segundo levantamento da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce), pelo menos 42 cidades estão com salários de servidores atrasados. O número pode ser maior, já que a entidade consulta sindicatos e filiados de entidades de servidores de 144 municípios.
 
Segundo a presidente da Fetamce, Enedina Soares, a entidade tem recebido queixas após as eleições. “Houve inchaço no número de funcionários nas Prefeituras nesse ano eleitoral e agora estão fazendo os cortes. Os primeiros cortes são de trabalhadores contratados, terceirizados”, afirmou. O inchaço estaria afetando também os concursados, que também têm sofrido atrasos e, em alguns casos, os prefeitos já anunciaram a impossibilidade de pagar o 13º salário.

Segundo Enedina, a Fetamce já recorreu à Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), do Ministério Público Estadual (MPE), para formalizar denúncias. Ela destaca que sindicatos e promotores do MPE têm recorrido à Justiça para pedir o bloqueio dos recursos federais que chegam aos Municípios para priorizar o pagamento de salários dos servidores e terceirizados.

O levantamento da Fetamce foi realizado dos dias 5 a 10 de dezembro e indica ainda que 15% das cidades pesquisadas tiveram atraso no pagamento das férias dos trabalhadores do serviço público municipal. Outro problema identificados pela pesquisa foram suspensão de benefícios garantidos aos trabalhadores por lei.

Aprece
Para o consultor econômico da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Irineu Carvalho, essa situação já estava anunciada. Ele destaca que, neste ano, o salário mínimo foi reajustado em 14% e o piso do magistério teve aumento de 22%. Ainda segundo ele, com a lei do piso do magistério ficou determinado ainda que 1/3 da carga horária dos professores deve ser destinado ao planejamento de aulas, o que levou os municípios a contratar mais professores.
 
Em contrapartida, Irineu Carvalho explica que os repasses federais não cresceram no mesmo ritmo dos custos. Ele cita o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que cresceu 2,7% em relação ao ano passado, e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que cresceu em média 1,6%. Enquanto isso, diz, a inflação teve crescimento negativo de 6%.

“A conta não fecha. Fica difícil”, justifica Carvalho, reforçando que a Aprece realizou formações com gestores municipais com o intuito de prevenir esses problemas neste ano eleitoral. “A situação é compreensível, se a gente considerar que os Municípios já vinham com dificuldade e, nesse ano, toda a receita foi frustrada”.
 


ENTENDA A NOTÍCIA

Em muitos municípios do Interior, a principal fonte de recursos é proveniente de repasses do Governo Federal. Com o bloqueio destes recursos, a Justiça garante a priorização do pagamento dos salários.
 
Retrato financeiro

Onde os salários estão atrasados

Amontada
Ararendá
Aratuba
Campos Sales
Canindé
Caridade
Cariús
Cascavel
Chorozinho
Coreaú
Croatá
Granjeiro
Groaíras
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
Independência
Ipaumirim
Itaiçaba
Itapipoca
Itapiúna
Jaguaretama
Jaguaribara
Jardim
Jucás
Madalena
Maracanaú
Martinópole
Massapê
Milhã
Miraíma
Mombaça
Nova Russas
Novo Oriente
Paramoti
Poranga
Quixeramobim
Reriutaba
São Gonçalo do Amarante
Tabuleiro do Norte
Tururu
Uruburetama
Uruoca

Fonte: O Povo
comunicacao@fetamce.org.br
Última atualização: 13/12/2012 às 12:08:33

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO MUNDO



A educação é a prática mais humana considerando-a em profundidade e amplitude de sua influencia na existência dos homens.
Entretanto, como vem ocorrendo as mudanças na área da educação?
A escola que temos hoje nasceu com a hierarquização e a desigualdade econômica gerada por aqueles que se apoderaram do excedente produzido pela comunidade produtiva. A história da educação, desde então, constitui-se num prolongamento da historia das desigualdades econômicas. A educação primitiva era única, igual para todos; com a divisão social do trabalho aparece também a desigualdade das educações: uma para os exploradores e outra para os explorados; uma para os ricos e outra para os pobres.
A Grécia e Roma também tinham suas preferências educacionais, ensinava apenas a alguns poucos a governar. Porque se ensinassem todos a governar, talvez apontasse um caminho para a democracia. Entre iguais pode existir diálogo.
A educação renascentista também não ficou para trás, atentou-se para a formação do homem burguês. O que justifica a educação não ter chegado às massas populares. Caracterizou-se pelo elitismo, aristocracia e individualismo liberal.
No período do iluminismo, a educação não era exatamente a mesma para todos, pois admitia-se a desigualdade natural entre os homens.
O iluminismo na educação representou o fundamento da formação burguesa, que até hoje insiste predominantemente na transmissão de conteúdos e na formação social individualista; via a necessidade de oferecer apenas a instrução como formação em resposta a necessidade do trabalho.
O tempo passa pela historia da educação sem que haja muitas evoluções até que, a escola nova propõe uma educação que fosse instigadora da mudança social e, ao mesmo tempo se transformasse porque sociedade estava em mudança.
Piaget, um dos intelectuais da Escola Nova propõe uma ensino pautado na experimentação, na aprendizagem a partir da manipulação do concreto. O professor, segundo o estudioso deve respeitar as etapas do desenvolvimento da criança. Suas teorias epistemológicas influenciaram outros pesquisadores, como a psicóloga Emilia Ferreiro, cujo pensamento é muito difundido hoje nas universidades e escolas.
O educador Paulo Freire, herdeiro de muitas conquistas da Escola Nova denuncia a visão conservadora dessa concepção e observa que a escola podia servir tanto para a educação como pratica da dominação quanto como pratica da educação para a libertação.
A educação na concepção critica da realidade tem como um dos seus expoentes Michal Apple, que no seu livro “Educação e poder” retomou a critica da escola num outro nível.
Como a maioria dos pensadores críticos, reafirmou a teoria da reprodução cultural e social e introduziu elementos novos para superar o “reprodutivismo”. Entre esses elementos ele chamou a atenção para o importante papel que as escolas tem nas produções do conhecimento. Influenciado pelas obras de Giroux, introduziu elementos de contradição, resistência e oposição onde antes ele apenas via a reprodução, imposição, passividade.
A década de 80 foi uma época de crises e perplexidades. Constata-se um rápido esgotamento do modelo teórico-critico, em função de seu distanciamento da pratica. Na verdade, não faltam teorias, mas elas não dão conta do grave problema educacional latino-americano. Por isso, muitos educadores, valorizando o vivido em sala de aula, os pequenos projetos e novas categorias pedagógicas como alegria, a decisão, a escola, o vinculo, a escuta, os pequenos gestos que fazem a educação um ato singular. É nisto que eles encontram esperança da crise educacional.
A educação do Terceiro Mundo, é segundo Paulo Freire, uma educação política, visando mais a ação entre os homens e não a especulação. É o que define como “pedagogia do oprimido” e seu amigo filosofo Dussel chama de “pedagogia da libertação”.
As reformas chegam ao Brasil realizadas por intelectuais na década de 20, o que impulsionou debates educacionais, superando gradativamente a educação jesuítica tradicional, conservadora, que dominava o pensamento pedagógico brasileiro desde os primórdios.
A educação contemporânea é marcada pela dialética. O poder que inerentemente esta imbuído nela é uma faca de dois gumes, tanto pode estar a serviço da classe que domina, perpassando, sendo canal e instrumento de ideologias; como pode ser instrumento de libertação.
E é confiante nessa possibilidade que não podemos deixar de lutar. E para isso nos armarmos com a nossa maior arma, o conhecimento. Pois, a educação é o que de menos material existe, mas o mais decisivo no futuro de um povo. E é por isso que ela é utilizada desrespeitosamente pelos que pretendem manipular e até vender o país como peças dos grandes consórcios estrangeiros.

Revisão de Literatura:
GADOTTI, M. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ed. Ática, 2001.

Fonte:http://pt.shvoong.com/books/2031921-hist%C3%B3ria-das-id%C3%A9ias-pedag%C3%B3gicas-hist%C3%B3ria/#ixzz2Ez7qpCc9


Dilma: 'Não tenho mais o que fazer' com Congresso na questão dos royalties


Durante entrevista coletiva em Moscou, presidenta defende destinação de recursos do petróleo para a educação e afirma que faz parte da democracia respeitar a autonomia do Legislativo


São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (13) durante entrevista coletiva em Moscou que não tem mais instrumentos em mãos para convencer a base aliada a não derrubar a decisão do governo em torno da distribuição financeira dos royalties do petróleo. “Olha, eu já fiz todos os pleitos, o maior é vetar. Eu não tenho mais o que fazer. Não tem nenhum gesto meu mais forte do que o veto”, disse.
Dilma: 'Não tenho mais o que fazer' com Congresso na questão dos royalties 
Dilma acrescentou que não há crise na coalizão governista, que esta semana ajudou a aprovar requerimento de urgência para derrubar o veto presidencial, e que não vai pedir a nenhum parlamentar que vote contra a consciência. Ela recordou o passado da ditadura (1964-85), quando foi presa porque não havia possibilidade de discordar das ideias do governo. “Nós somos um país democrático, então temos de conviver com a diferença, com os posicionamentos diferenciados entre os poderes, e nada disso, para um país como o nosso, pode resultar em crise. Isso é o funcionamento normal da democracia em um país avançado”, disse.

“No que se refere aos royalties, eu acredito que nós vivemos em uma democracia, em que existe o Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. O Poder Legislativo, ele é autônomo, independente e tem todas as condições de decidir contrariamente à minha decisão.”

O Palácio do Planalto decidiu barrar o texto aprovado pelo Congresso porque desrespeitava o acordo estabelecido com os estados produtores e alterava contratos já em vigor, o que, na visão do governo, é inconstitucional. “Eu acredito que a minha decisão foi uma decisão justa diante da legislação. Por que justa diante da legislação? Porque a legislação diz, claramente, que não se pode descumprir contratos. Nesse sentido, eu a tomei baseada nisso. E a segunda parte, na distribuição plena dos ganhos do petróleo para todos os brasileiros e brasileiras de todos os estados”, afirmou Dilma.

Ela defendeu ainda a decisão de destinar todos os recursos arrecadados em novas licitações para a educação. “Nós vamos ser um país desenvolvido plenamente quando nós tivermos uma educação de qualidade para todos. Para isso, a gente precisa de recursos. O recurso do petróleo é um recurso finito, é um recurso que não é renovável. Portanto, tudo o que nós ganharmos de petróleo, nós temos de deixar para a riqueza mais permanente. E qual é a riqueza mais permanente? É a educação que cada um carrega. Então, eu acho que é esse o aspecto mais importante da minha medida provisória.”

Atualmente, a maior parte da arrecadação com royalties é dividida entre os produtores. A derrubada do veto conta com a adesão de boa parte dos deputados e senadores que representam estados não produtores, deixando de lado a divisão entre governo e oposição. Se garantido o texto do Congresso, aumenta o percentual destinado a estados e municípios que não têm exploração petrolífera. Esta decisão prejudicaria em especial o Rio de Janeiro, que argumenta que perderá recursos vitais para o financiamento do Orçamento Público, incluindo a organização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016.

A última vez que houve a derrubada de um veto presidencial foi em 2005, ainda no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre um projeto que dava reajuste salarial a servidores da Câmara e do Senado.

http://www.redebrasilatual.com.br

PROJETO DANDO UMA VOLTA PELO NORDESTE


Professor Valdeni Cruz

Nesta, 13 de Dezembro, aconteceu na Escola Etelvina, a Culminância do Projeto “Conhecendo o Nordeste”. O evento fez uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga com apresentação de danças e canções em homenagem ao ícone nordestino.  Foi um momento festivo com a presença dos alunos e dos professores que atentos prestigiaram o evento.




LUIZ GONZAGA


LUIS GONZAGA_ Luis Gonzaga do Nascimento 13-12-1912 (Exu Pernambuco) 1-8-1989 (Recife, Pernambuco). Filho de um músico sanfoneiro (Januário), tocou sanfona desde criança e ingressou no exército em 1930, viajando com as tropas pelo Brasil. Em 1939, estando no Rio de Janeiro pediu dispensa da corporação para tornar-se músico em casas de baile e cabarés, chegando a tocar nas ruas para ganhar o sustento. Em 1941 apresentou-se com sucesso no programa de calouros de Ary Barroso na Rádio Nacional apresentando a toada Vira e mexe. Passou a acompanhar cantores, fez gravações como instrumentista, trabalhou em várias rádios apresentando músicas com ritmos regionais, principalmente do nordeste. A partir de 1945 passa a grava também cantando, obtendo o primeiro sucesso com Dezessete e setecentos (com Miguel Lima) e fixou uma parceria com o jornalista cearense Humberto Teixeira, com quem passou a compor peças de temática nordestina, estabelecendo o ritmo do baião. São produtos dessa parceria as obras Baião (1946), Asa Branca (1947), Juazeiro (1948), Paraíba (1950), Assum Preto (uma transposição de Asa Branca para modo menor) e Respeita Januário (1950). Passou a ter como parceiro Zé Dantas, destacando-se as obras Cintura Fina (1950), ABC do Sertão (1950), Vozes da Seca (1950). Passou a ser denominado o "Rei do Baião". Pai do compositor Gonzaguinha, passou a ser chamado de Gonzagão a partir da década de 80.


PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...