sábado, 31 de dezembro de 2011

LITURGIA DO DIA 31 DE DEZEMBRO



Santa Catarina Labouré

31 de dezembro
A chamada “medalha milagrosa” é fruto de uma visão que a religiosa vicentina Catarina Labouré teve da Virgem Maria em 1830. Na visão, a Imaculada apareceu como está na imagem e pronunciou a oração “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós”, exatamente como a conhecemos.
Irmã Catarina foi batizada com o nome de Zoe de Labouré. Filha de uma numerosa família de fazendeiros cristãos, nasceu em 2 de maio de 1806, na região de Borgonha, interior da França. Na infância, ficou órfã de mãe e desde então “adotou Mãe Maria” como sua guia, dedicando-lhe grande devoção. Cresceu estudiosa, obediente e muito piedosa. Aos dezoito anos, a vocação para a vida religiosa era forte, então pediu ao pai para segui-la, mas ele relutou.
Dada a insistência por anos a fio, ela já estava com vinte e quatro anos, antes de consentir preferiu mandá-la a Paris, para que testasse sua vocação. Chegou em abril de 1830 na cidade, e logo percebeu que estava certa na decisão, pois não se motivou com os encantos da vida agitada da sociedade urbana. Então, em maio, com autorização de seu pai, iniciou o noviciado no Convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris mesmo.
Quando recebeu o hábito das vicentinas, mudou o nome para irmã Catarina. A jovem noviça impressionava pelo fervor com que rezava na capela das vicentinas, diante do relicário de são Vicente de Paulo, onde tinha constantes visões. Contou ao confessor que primeiro lhe apareceu várias vezes o fundador, depois as visões foram substituídas por Jesus eucarístico e Cristo Rei, em junho do mesmo ano. Orientada pelo confessor, continuou com as orações, mas anotando tudo o que lhe acontecia nesses períodos. Assim fez, e continuou o seu trabalho num hospital de Paris.
Em junho, sempre de 1830, teve um ciclo de cinco aparições da Imaculada da medalha milagrosa, sendo três consideradas mais significativas. A primeira delas foi na noite de 18 de junho, quanto veio um anjo e a conduziu à capela da Casa-mãe, onde Catarina conversou mais de duas horas com Nossa Senhora, que avisou sobre os novos encontros.
Ela voltou a aparecer em novembro e dezembro. A que mais chamou a atenção foi a de 27 de novembro, quando veio em duas seqüências, que, por uma intuição interior, Catarina pensou em cunhar numa medalha. Foi assim que surgiram as primeiras, em junho do ano seguinte. Também foi criada a Associação das Filhas de Maria Imaculada, que propagou o culto a Nossa Senhora Imaculada através da medalha. Desde aquela época, passou a ser conhecida como “a medalha milagrosa”, pelas centenas de curas, graças e conversões que produziu por intercessão de Maria.
Depois disso, as visões terminaram. Catarina Labouré morreu em 31 de dezembro de 1876, em Paris, onde trabalhou quarenta e cinco anos, no mesmo hospital designado desde o início de sua missão de religiosa vicentina.
Foi beatificada, em 1933, pelo papa Pio XI e canonizada pelo papa Pio XII em 1947. Seu corpo está guardado num esquife de cristal na capela onde ocorreram as aparições. Para a família vicentina, o Vaticano autorizou uma festa no dia 28 de novembro. A celebração universal a santa Catarina Labouré foi marcada no dia de sua morte pela Igreja de Roma.
Santa Catarina Labouré, rogai por nós!

Sl 95 (96), 1-2. 11-12. 13 (R. 11a)
R. O céu se rejubile e exulte a terra!
1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!

2 Cantai e bendizei seu santo nome!

Dia após dia anunciai sua salvação.
R. O céu se rejubile e exulte a terra!


11 O céu se rejubile e exulte a terra,
aplauda o mar com o que vive em suas águas;

12 os campos com seus frutos rejubilem

e exultem as florestas e as matas.
R. O céu se rejubile e exulte a terra!


13 na presença do Senhor, pois ele vem,
porque vem para julgar a terra inteira.
Governará o mundo todo com justiça,
e os povos julgará com lealdade.
R. O céu se rejubile e exulte a terra!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo, como era no principio, agora e sempre . Amém!

Ano B – Dia: 31/12/2011
A Palavra se fez carne e habitou entre nós.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,1-18

1 No princípio era a Palavra,
e a Palavra estava com Deus;
e a Palavra era Deus.

2 No princípio estava ela com Deus.

3 Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez
de tudo que foi feito.

4 Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens.

5 E a luz brilha nas trevas,
e as trevas não conseguiram dominá-la.


6 Surgiu um homem enviado por Deus;
Seu nome era João.


7 Ele veio como testemunha,
para dar testemunho da luz,
para que todos chegassem à fé por meio dele.


8 Ele não era a luz,
mas veio para dar testemunho da luz:


9 daquele que era a luz de verdade,
que, vindo ao mundo,
ilumina todo ser humano.


10 A Palavra estava no mundo
- e o mundo foi feito por meio dela -
mas o mundo não quis conhecê-la.


11 Veio para o que era seu,
e os seus não a acolheram.


12 Mas, a todos que a receberam,
deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus
isto é, aos que acreditam em seu nome,


13 pois estes não nasceram do sangue
nem da vontade da carne
nem da vontade do varão,
mas de Deus mesmo.


14 E a Palavra se fez carne e habitou entre nós.
E nós contemplamos a sua glória,
glória que recebe do Pai como filho unigênito,
cheio de graça e de verdade.


15 Dele, João dá testemunho, clamando:
‘Este é aquele de quem eu disse:
O que vem depois de mim passou à minha frente,
porque ele existia antes de mim’.

16 De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça.

17 Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça
e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo.


18 A Deus, ninguém jamais viu.
Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai,
ele no-lo deu a conhecer.


Palavra da Salvação.



Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.
Leitura da Primeira Carta de São João
18Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora.
19Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era necessário ficar claro que nem todos são dos nossos.
20Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.
21Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade.
Palavra do Senhor
Graças a Deus.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

ADEUS ANO VELHO E O NOVO ANO SEJA MUITO BEM VINDO

Final de 2011. Tempo para refletir e para repensar sobre o que aconteceu. Quero dedicar este último artigo do ano a todos os leitores deste blog. Um blog simples, sem muito requinte e nem muita sofisticação, mas que ao longo deste ano deixou a sua marca. Tenho recebido comentários deste Brasil a fora. Meu muito obrigado pela sua visita. Sei que muitos o encontraram por acaso, mas encontrando sentiu curiosidade em averiguar e saber do que se trata. Quero agradecer a todos os leitores de minha própria cidade. Muitos, ao término de cada evento que acontece em Pentecoste, vai direto para este blog para saber o que houve e como aconteceu. Pelos comentários que recebo, dizem que gostam de ler por ser um blog imparcial, que não tem contexto político partidário, nem tem em sua conjuntura qualquer revolta e por isso mesmo não tem motivos para denegrir a imagem de quem quer seja. Mesmo que este blogueiro seja desrespeitado, como já foi em outros tempos, não revida senão pelo o uso de argumentos e pela força da ética e dos princípios morais que norteiam a caminhada do mesmo.
Muito obrigado a todos os leitores, os de longe e os de perto. Você é a razão de meus escritos. Sei da minha incapacidade de não conseguir agradá-los em tudo que escrevo, mas quem sou eu para agradar a todos. Porém, me proponho a cada vez que vou escrever, contribuir de alguma forma para que e construamos e tenhamos um mundo melhor mais justo para todos.
Minha gratidão ao Grande Deus, quele que em tudo foi minha força e minha razão de estar vivo. Creio que tenha ficado claro minha demonstração de fé no Senhor Jesus Cristo. Tenho um respeito enorme por todos que visitam esse blog, seja você de contexto de fé como eu ou não. Mas não posso deixar de dizer que não seria o mesmo se não fosse a minha total dependência de Deus. Ele é toda minha razão de viver.
Glórias ao Senhor que me trouxe até aqui. Com certeza ele continuará a caminhar comigo. Sei de minhas limitações, das minhas falhas e não conseguiu correspondê-lo em tudo, mas tenho o desejo de fazer e de ser melhor.
Adeus para este ano de 2011, Foi maravilhoso. Sou Grato pelo dom da vida. 

Professor Valdeni Cruz 

MISSA DE TÉRMINO DE CURSO DOS CONCLUDENTES 2011


Hoje se realiza mais uma festa de término de curso dos educandos do Ensino Fundamental e Médio das Escolas Estaduais e Municipais de Pentecoste.

Deu-se início com a Santa Missa, onde acontece a tradicional entrada dos concludentes e padrinhos.   Os cânticos da Liturgia foi conduzida por Evandro Nunes.

Dentre as Escolas presentes citamos Etelvina Gomes Bezerra, Tabelião José Ribeiro Guimarães, Vicente Feijó de Melo, Edson Tabosa, Valdemar Alcântara, Prefeita Margarida, Francisco Sá.
A igreja ficou lotada demonstrando que a religiosidade do povo pentecostense ainda é muito forte.


Em sua homilia o Pe. Davi destacou a importância de se lutar por sonhos. Pediu que os jovens não desistissem de seus ideais. Que busquem serem sal da terra e luz do mundo, baseado na passagem do Evangelho em Jesus pede para seus discípulos sejam luz do mundo. Os jovens precisam dar rumos para a sociedade. Que a educação é a uma ferramenta eficaz para a transformação da sociedade. Mas destacou também a importância da família na construção de uma sociedade mais justa pra todos. Isso acontece quando as famílias não desistem de dar esse valores em casa.

No ofertório foram feitas apresentações de professores, alunos, e outros símbolos que representam a vida da comunidade diante do altar do Senhor.

A ação de graças ficou por conta do professor Jorge Alberto e da Professora Alaíde. Em suas falas destacaram as inúmeras obras da educação de Pentecoste e feitos da administração atual. De maneira orquestrada foi sendo lida as escolas construídas, reformadas, derrubadas e construídas novamente, projetos e mais projetos foram citados.

Em seguida foi a vez do Sr. Prefeito João Bosco dizer suas palavras. Não dizendo quase nada, disse que na próxima sexta-feira sairá a segunda parcela do RATEIO ( sobra dos recursos do FUNDEB no ano de 2011). O valor anunciado foi de 615 mil reais.

Por fim, Lucilene Meneses fez suas considerações finais.

Ao término da Santa Missa os concludentes seguiram para a AABB para a festa social.

Desse modo parabenizamos a todos os concludentes por mais esta conquista. Desejamos a todos um feliz natal e um próspero ano novo.    


Professor Valdeni Cruz

Estudo decifra ação hemorrágica de subtipos do vírus da dengue



REINALDO JOSÉ LOPES
EDITOR DE "CIÊNCIA E SAÚDE"

Pesquisadores nos EUA e na Nicarágua deram um passo importante para entender por que o vírus da dengue causa sintomas relativamente leves em alguns casos e, em outros, pode desencadear hemorragias letais.
Um dos fatores de risco mais ligados à versão hemorrágica da doença é ter sido infectado antes por um dos subtipos do vírus da doença.
O causador da dengue se divide em quatro grandes linhagens (conhecidas pelos números 1, 2, 3 e 4). Quem, por exemplo, é infectado pelo subtipo 1 e se cura fica permanentemente imune a ele.
No entanto, ganha imunidade apenas temporária aos demais subtipos. Se for infectado de novo por um deles, corre mais risco de desenvolver a doença hemorrágica.
A equipe liderada por Eva Harris, da Universidade da Califórnia em Berkeley, mostrou que a infecção prévia é só um dos fatores para desenvolver a forma mais severa da doença. Outro ponto crucial é a genética do vírus, a qual varia bastante, mesmo dentro de cada subtipo.
Harris e companhia chegaram a essa conclusão analisando amostras obtidas de mais de 200 crianças da Nicarágua, que pegaram dengue entre 2004 e 2009.
O que eles viram é que há uma interação potencialmente explosiva entre a genética do vírus e o histórico de imunidade do paciente.
Uma variante do subtipo 2, por exemplo, era mais agressiva em pessoas que já tinham sido infectadas pelo subtipo 1. Outra forma da dengue 2, porém, não era perigosa para essas pessoas, mas trazia mais riscos para quem já teve o subtipo 3.

Os dados devem ajudar, por exemplo, na formulação de vacinas antidengue.

PM DE FORTALEZA DEFLAGRA GREVE POR TEMPO INDETERMINADO E FORÇA DE SEGURANÇA DEVE FAZER A SEGURANÇA

 Paralisação da PM: Força Nacional de Segurança é confirmada para fazer segurança no Réveillon de Fortaleza.





altO Ministério da Justiça acaba de anunciar que até este sábado, 31, é aguardado reforço policial da Força Nacional de Segurança para tentar suprir a falta de policiais militares, que deflagraram greve na última quinta-feira, 30. Segundo informações da assessoria de comunicação do Ministério da Justiça, o pedido já foi atendido e o reforço, de Brasília, deve chegar já nas próximas horas, já a tempo de acompanhar a festa de Réveillon na Capital cearense. A assessoria preferiu não informar o número do efetivo que será enviado.

JESUS O PRÍNCIPE DA PAZ


O evangelho de hoje  Jesus veio nos dar a paz real e não apenas paz de palavras vazias. A paz que o mundo prega é uma paz que se conhece apenas através de slogans, palavras soltas, discursos políticos, demagogia, mas nem sempre ou nunca  ela acontece.
        A paz do mundo é bem outra coisa. A paz do mundo é falsa e enganosa, coexistindo com a perturbação e o medo. A paz do mundo é a ausência de discordâncias, questionamentos ou conflitos, vigorando a submissão geral à ordem imposta pelo poder.
        Encontra-se na fuga e na alienação dos problemas da vida. Leva o discípulo a cruzar os braços, numa confiança ingênua em Deus do qual tudo espera, sem exigir colaboração. Neste sentido ela é uma paz que conduz à morte!
        O discípulo sensato rejeita a paz oferecida pelo mundo para acolher aquela que Jesus oferece. Pois eles sabem que só a paz de Jesus desfaz a paz que o mundo e os seus homens podem oferecer.
        A paz de Jesus é a paz que é fruto da prática libertadora, fraterna, solidária, restauradora da vida e da dignidade dos homens e mulheres. É a paz do reencontrar a vida na união de vontade com o Pai.
        Quando Jesus nos prometeu a paz Ele o fez com a Sua Palavra que é muito diferente das palavras sem consistência dos homens. A Palavra de Jesus tem força e sempre acontece. A paz de Jesus não esta regada de sentimentalismo!A paz de Jesus é muita mais que isso!!! Jesus, Ele é a própria  paz!!!Ele é O Príncipe da Paz.Só encontramos paz, quando de fato encontramos Jesus.
        A paz de Jesus tem como efeito banir do coração dos discípulos todo e qualquer resquício de perturbação ou de temor que leva ao imobilismo. Possuindo o dom da paz, eles deveriam manter-se imperturbáveis, sem se deixar intimidar diante das dificuldades.
        Também vamos  percebemos no evangelho de hoje   o discurso de despedida. O mestre sabia que tinha chegado a hora de sair deste mundo. E por isso, não queria partir sem dar sossego, calma, segurança, tranqüilidade, amparo, conforto, prosperidade, vitória em fim garantia de vida plena.
        Chegou à hora do Príncipe da Paz partir para o seio do Seu Pai. E não querendo deixar seus melhores  amigos em conflito, em guerra rompe o silencio  provocado pelo medo da solidão que seria provada pela sua ausência. Então se levanta e pronuncia as benditas palavras: Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.
        Jesus nunca enganou a seus discípulos nem os deixava a ver navios: "Vou, mas voltarei a vós."
        O mestre sempre lhes dava uma mensagem de otimismo e de esperança. "Se me amásseis ficaríeis alegres porque vou para o Pai." Jesus fala de paz e alegria no momento em que sua morte está para acontecer. Paz é a plena realização humana. Ela só é possível se aquele que rege uma sociedade desumana for destituído de poder. A morte de Jesus realiza a paz. Todo martírio é participação nessa luta vitoriosa de Jesus e, portanto, causa de paz e alegria.
        Assim pensada, a paz de Jesus consiste numa força divina que não deixa que os discípulos rompam a comunhão com o Mestre. É Jesus mesmo, presente na vida dos discípulos, sustentando-lhes a caminhada, sempre dispostos a seguir adiante com alegria, rumo à casa do Pai, apesar das adversidades que deverão enfrentar.
        Quando nós também levamos esperança para o nosso próximo, nós estamos fazendo com que a paz de Jesus, que é real, aconteça na sua vida.  Precisamos refletir e ter plena consciência quando damos a paz à pessoa que está ao nosso lado seja lá onde for ,  você o faz de coração ou apenas o deseja com palavras? Pensemos  se estamos  conseguido viver em paz...
        Se conseguimos  transmitir aos outros a paz que possuímos em nosso coração!!Se conseguimos transmitir esperança para as pessoas com quem conversamos.
        Deixo-vos a minha Paz.
        Sim Senhor Jesus dá-me tua paz! Paz que  tranqüiliza minha alma,,paz que fortalece minha fé e renova minha esperança.Dá-me tua paz,para fazer de mim tua discípula e que eu possa levar tua paz à todos que fazem parte do meu dia a dia .

A paz de Cristo que esteja convosco!

Abraço carinhoso.
Maria Regina

Sagrada Família

Sagrada FamíliaSe o Natal tiver sido ao domingo; não tendo sido assim, a Sagrada Família celebrar-se-á no domingo dentro da Oitava do Natal.

Da alocução de Paulo VI, Papa, em Nazaré, 5.1.1964:

O exemplo de Nazaré:

Nazaré é a escola em que se começa a compreender a vida de Jesus, é a escola em que se inicia o conhecimento do Evangelho. Aqui se aprende a observar, a escutar, a meditar e a penetrar o significado tão profundo e misterioso desta manifestação do Filho de Deus, tão simples, tão humilde e tão bela. Talvez se aprenda também, quase sem dar por isso, a imitá-la.
Aqui se aprende o método e o caminho que nos permitirá compreender facilmente quem é Cristo. Aqui se descobre a importância do ambiente que rodeou a sua vida, durante a sua permanência no meio de nós: os lugares, os tempos, os costumes, a linguagem, as práticas religiosas, tudo o que serviu a Jesus para Se revelar ao mundo. Aqui tudo fala, tudo tem sentido. Aqui, nesta escola, se compreende a necessidade de ter uma disciplina espiritual, se queremos seguir os ensinamentos do Evangelho e ser discípulos de Cristo. Quanto desejaríamos voltar a ser crianças e acudir a esta humilde e sublime escola de Nazaré! Quanto desejaríamos começar de novo, junto de Maria, a adquirir a verdadeira ciência da vida e a superior sabedoria das verdades divinas!
Mas estamos aqui apenas de passagem e temos de renunciar ao desejo de continuar nesta casa o estudo, nunca terminado, do conhecimento do Evangelho. No entanto, não partiremos deste lugar sem termos recolhido, quase furtivamente, algumas breves lições de Nazaré.
Em primeiro lugar, uma lição de silêncio. Oh se renascesse em nós o amor do silêncio, esse admirável e indispensável hábito do espírito, tão necessário para nós, que nos vemos assaltados por tanto ruído, tanto estrépito e tantos clamores, na agitada e tumultuosa vida do nosso tempo. Silêncio de Nazaré, ensina-nos o recolhimento, a interioridade, a disposição para escutar as boas inspirações e as palavras dos verdadeiros mestres. Ensina-nos a necessidade e o valor de uma conveniente formação, do estudo, da meditação, da vida pessoal e interior, da oração que só Deus vê.
Uma lição de vida familiar. Que Nazaré nos ensine o que é a família, a sua comunhão de amor, a sua austera e simples beleza, o seu caráter sagrado e inviolável; aprendamos de Nazaré como é preciosa e insubstituível a educação familiar e como é fundamental e incomparável a sua função no plano social. 
Uma lição de trabalho. Nazaré, a casa do Filho do carpinteiro! Aqui desejaríamos compreender e celebrar a lei, severa mas redentora, do trabalho humano; restabelecer a consciência da sua dignidade, de modo que todos a sentissem; recordar aqui, sob este teto, que o trabalho não pode ser um fim em si mesmo, mas que a sua liberdade e dignidade se fundamentam não só em motivos econômicos, mas também naquelas realidades que o orientam para um fim mais nobre. Daqui, finalmente, queremos saudar os trabalhadores de todo o mundo e mostrar-lhes o seu grande Modelo, o seu Irmão divino, o Profeta de todas as causas justas que lhes dizem respeito, Cristo Nosso Senhor. 

João Paulo II, na Carta dirigida à família, por ocasião do Ano Internacional da Família, 1994, escreve:

A Sagrada Família é a primeira de tantas outras famílias santas. O Concílio recordou que a santidade é a vocação universal dos batizados (LG 40). Como no passado, também na nossa época não faltam testemunhas do "evangelho da família", mesmo que não sejam conhecidas nem proclamadas santas pela Igreja...

A Sagrada Família, imagem modelo de toda a família humana, ajude cada um a caminhar no espírito de Nazaré; ajude cada núcleo familiar a aprofundar a própria missão civil e eclesial, mediante a escuta da Palavra de Deus, a oração e a partilha fraterna da vida! Maria, Mãe do amor formoso, e José, Guarda e Redentor, nos acompanhem a todos com a sua incessante proteção.


Sagrada Família de Nazaré, rogai por nós!


Fonte: Canção Nova

Evangelho (Lucas 2,22-40)


Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2011

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor.23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício — um par de rolas ou dois pombinhos — como está ordenado na Lei do Senhor.
25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor.
27Movido pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz;30porque meu olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos:32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.
33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele.34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição.35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.
36Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Como está sua saúde? Comece o novo ano com mais disposição



Nicole Melhado
Da Redação


Nicole Melhado / Canção Nova
O personal trainer Sérgio Santos ressalta que o importante é fazer uma atividade onde a pessoa se sinta bem
Como está sua alimentação? E sua saúde e disposição? Que tal aproveitar o início de ano para rever também estes aspectos?

Segundo o clínico geral Davi Mota Costa, o check-up deve começar primeiro pela balança, depois cada um deve repensar todo seu estilo de vida, se ele está acelerado demais, se está sob estresse, e ainda se existem vícios.

“Depois disso, é preciso fazer um check-up laboratorial. Normalmente a gente aconselha começar por um bom clínico [geral] e um bom endocrinologista, acompanhado por um nutricionista”, esclarece o médico.


Boa alimentação e combate ao sedentarismo

A partir daí é hora de rever seus hábitos alimentares e combater o sedentarismo.

“Nós, seres humanos, fomos ‘programados’ para andar, para caminhar, e nosso estilo de vida hoje vai contra isso, andamos sempre de carro ou com outros veículos. Nossa constituição física, inclusive nossa função arterial, tem uma adequação para que caminhemos”, salienta o médico.

A adoção de caminhadas diárias - lembra o clínico geral – melhora os batimentos cardíacos e a vascularização de membros e todos os órgãos. Assim, o combate ao sedentarismo é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

A caminhada é um bom começo para combater o sedentarismo, mas o personal trainer Sérgio Augusto Ribeiro dos Santos salienta que cada um deve escolher uma atividade física na qual se sinta bem.

“Um dica interessante é ter metas para esta atividade física: melhorar o condicionamento físico, melhorar a qualidade de vida ou participar de alguma prova como uma corrida de rua ou até mesmo um teste físico de algum concurso. Mas o mais importante é passar por um médico e procurar um profissional habilitado para te ajudar nessa atividade”, aconselha o personal trainer.

Não importa a atividade: corrida, pedalada ou mesmo a musculação, qualquer atividade é bem vinda para trazer uma melhor qualidade de vida. No verão, uma boa opção são as atividades na piscina, como a hidroginástica.

E para não desanimar ao longo do ano o conselho do personal trainer é traçar sempre objetivos de curto prazo, para um mês, dois meses, seguindo um passo de cada vez.

“Não tenha pressa, tenha dedicação e procure um profissional habilitado para te passar os exercícios certos”, conclui Sérgio.


Luta contra o tabagismo e o alcoolismo

Parar de fumar ou de beber excessivamente também são grandes desafios. Para o doutor Costa, as pessoas devem fazer um exame de consciência. “Primeiro é extremamente desagradável fumar perto de quem não fuma. O tabagismo é prejudicial para fumantes ativos e passivos. Isso causa também desajustes emocionais”, ressalta o médico.

Doutor Costa lembra que a expressiva diminuição de propagandas que estimulam o tabagismo foi de grande importância para a redução do número de fumantes.

“Por que a gente consome bebida alcoólica? Porque somos sempre estimulados pela mídia para tomar cerveja e outras coisas”, alerta o profissional da saúde.

O médico reforça que as estatísticas mostram que o alcoolismo e o tabagismo são os principais causadores de câncer nas vias digestivas e respiratórias.

Portanto, o primeiro passo – reforça o clínico geral – é um exame de consciência para que a pessoa possa se conhecer e entender porque ela tem aquele vício, a razão pode ser uma grande ansiedade ou nervosismo, por exemplo.

Para vencer o vício, o apoio psicológico da família é essencial. Doutor Costa salienta que o acompanhamento de um psicólogo pode ajudar também para que a pessoa consiga entender seu vício e não desanime ao longo do ano.

Fonte: Notícias Canção Nova

AGU recupera R$ 70 mi desviados do INSS por Jorgina


Agência Estado
As unidades do Rio de Janeiro e do Espírito Santo da Advocacia Geral da União (AGU) conseguiram recuperar, neste ano, mais de R$ 70 milhões em ouro, dólares e leilões de imóveis da fraudadora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Jorgina de Freitas. O esquema de corrupção ocorreu em 1990.
Segundo nota da AGU, a dívida aproximada da quadrilha de Jorgina é de R$ 2 bilhões. Em setembro passado, os procuradores passaram para a União a administração de 44 imóveis sequestrados do advogado Ilson Escóssia, qualificado como o "maior advogado fraudador do INSS".
"Nós cuidamos da locação desses imóveis e todo valor arrecadado, seja com a locação ou venda vai para o órgão que sofreu com a fraude", explicou o procurador Regional Federal na 2ª Região, Marcos da Silva Couto. Só de Escóssia foram recuperados cerca de R$ 35 milhões, com o leilão de 36 outros imóveis e de 522 kg de ouro. Segundo a AGU,ainda existem cerca de 300 imóveis da quadrilha a serem apregoados, que dependem de avaliação do Tribunal de Justiça do Rio.


Adolescentes buscam, na Bíblia, conhecer a vida de Cristo e encontrar as respostas para suas dúvidas


Teenage

TICIANA DE CASTRO - zoeira@diariodonordeste.com.br


Clique para Ampliar

FOTO: MARÍLIA CAMELO
Adolescentes, como Marília Viana, vivem de acordo com a palavra de Deus
FOTO: MARILIA CAMELO
Marilia Viana se identifica mais com os livros do Novo Testamento
Clique para Ampliar
FOTO: BRUNO GOMES
Elielton Alves indica a leitura do Salmo 40, por ter uma mensagem de esperança: Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança (Sl 40: 4a)
Clique para Ampliar
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Robson Gonçalves achava chato ler a Bíblia. Ele mudou de opinião quando adquiriu um livro da Nova Versão Internacional
Clique para Ampliar
FOTO: MARILIA CAMELO
Jéssica Porto já deixou de aceitar um namoro porque a palavra na Bíblia não apontava que a relação seria boa para ela


Leitura bíblica

Adolescentes buscam, na Bíblia, conhecer a vida de Cristo e encontrar as respostas para suas dúvidas. Essa turma explicou à TeenAge por quê vale a pena fazer do livro sagrado a sua principal leitura


A adolescência é uma fase em que vários começam a ser atraídos pela palavra de Deus. Afinal, este é o período das ideias turbulentas e das dúvidas existenciais e muitos afirmam encontrar as respostas que tanto buscam na Bíblia Sagrada.



De repente, mensagens contidas em livros como Provérbios, Salmos, Sabedoria, Eclesiastes (com mensagens de louvor, súplica e adoração) ou ainda nos escritos dos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João, passam a fazer sentido e são apontados, pelos entrevistados da TeenAge de hoje, como as suas favoritas! "Gosto de ler os textos dos Evangelhos. Eles nos ensinam a como encarar os desafios do dia a dia", conta Marilia Viana, 17 anos, que tem como lema de vida a parábola do Joio e do Trigo (Mateus 13:24-30).



Ah, isso sem citar as Cartas de São Paulo, encaradas pelos teens como donas de um conteúdo super atual, mesmo que tenham sido elaboradas há milhares de anos!



Marilia explica que desde criança convive com a palavra de Deus. "Cresci familiarizada com a Bíblia ilustrada", conta. Mas acrescenta que só foi "pegar sozinha uma Bíblia" aos 14 anos.



"Foi quando comecei a frequentar um grupo de oração (a garota faz parte da Comunidade Católica Novo Caminho). Lá, somos incentivados a conhecer melhor a palavra de Deus", relata.



E o que os amigos de Marilia, que não seguem fielmente uma religião como ela, acham de toda essa dedicação? "No começo, foi mais difícil. Ouvia alguns comentários sem noção. Com o tempo, eles foram vendo que a minha escolha me fazia bem. Os amigos de verdade aprendem a respeitar".



Jéssica Porto, 16, é uma das amigas de Marilia que não só respeita como também tem o mesmo estilo de vida. Desde 2008, após participar de uma edição do Acampamento de Jovens do Shalom, ela começou a ler a Bíblia com frequência e não parou mais.



Vontade de Deus



A garota diz que sempre que vai tomar alguma decisão crucial na vida pede antes um direcionamento por meio de uma passagem da Bíblia. "Através da palavra, Deus revela a sua vontade. Já tomei algumas decisões e deixei de tomar outras, dependendo da palavra que Deus me mostrou", diz.



Seguir os direcionamentos sagrados também é o objetivo de Elielton Alves Rocha, 14 anos. De terça a domingo ele frequenta a Assembleia de Deus Monte das Oliveiras (Barra do Ceará) e aponta Provérbios e Salmos como seus livros preferidos. "Em Provérbios encontro palavras de consolo e, nos Salmos, temos a vida do Rei Davi, quando estava em momento de fraqueza, cantando para Deus ouvi-lo", descreve.



Elielton sente-se grato por todas as orações que fez para que Deus tirasse seu pai do vício do alcoolismo. "Perdi as contas de quantas vigílias de oração fiz, pedindo a Deus que tocasse o coração do meu pai. Hoje em dia, ele é outra pessoa, graças ao Pai do Céu".



Outro jovem que teve sua vida modificada devido à Bíblia é Robson Gonçalves, 15. E olha que faz apenas três meses que ele lê pra valer o livro sagrado. "Antes achava chato e cansativo ler a Bíblia. Mas busquei uma versão jovem do livro (Nova Versão Internacional) e peguei gosto", conta o rapaz, que frequenta a Missão Carismática Templo dos Príncipes, na Aerolândia, junto com o irmão, Rafael Gonçalves.



Fiquem ligados 



Bíblia usa linguagem jovem



Você tem vontade conhecer mais a Bíblia e suas histórias, mas acha aquele exemplar que tem em sua casa difícil de acompanhar? A Editora Mundo Cristão traz, como opção para uma leitura bíblica atraente, a "Bíblia do Garoto Radical".



Nesta edição, ideal para os teens, o texto sagrado está todo lá, como recomenda a NVI (Nova Versão Internacional), uma das mais fieis aos textos originais bíblicos. O que muda é que, ao longo das páginas, balões e tabelas usam linguagem jovem para explicar melhor o sentido e as lições de cada passagem, enquanto outros ressaltam a emoção de momentos de luta e perigo.


Bíblia do Garoto Radical
Editora: Mundo Cristão

Páginas: 1.696

Textos adicionais escritos por Rick Osborne

Tradução de Omar de Souza

Nova Versão Internacional

Diário Do Nordeste

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...