O ano começa e com ele novas expectativas de maiores
realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar
novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o
Planejamento Escolar.
Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em
termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos, são muito poucas. A
indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.
Mas, o que acontece realmente que faz com que no final do
ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e
constatação de que o planejamento não `funcionou`.
A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos
falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino,
dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50%
do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam
ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.
Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é
um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo
imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é
simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os
ao longo dos bimestres.
Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa,
para atingirmos um objetivo.
É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que
priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma
pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de
casa.
Aqui está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para
serem considerados no seu próximo planejamento:
RESULTADOS DO ANO ANTERIOR: analise os resultados do que deu
certo e errado no ano anterior (levantamento de números e causas)
QUALIDADE DO APRENDIZADO: crie um sistema de avaliação que
priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo
memorizado
FAZER DIFERENTE: Levante novas estratégias pedagógicas,
adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos
GERENCIAMENTO SALA DE AULA: crie procedimentos para o
gerenciamento e gestão de sala de aula
RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: crie um sistema de resolução de
conflitos (aluno x aluno) , (aluno x professor), (professor x pais)
RELACIONAMENTO COM A FAMILIA: crie estratégias para encantar
e se relacionar com as famílias dos alunos
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA: Crie estratégias e atividades para
a participação da família no ambiente escolar e fora dele
HABILIDADES E NECESSIDADES: Levante pontos fortes e fracos
dos alunos , trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente
PORTFOLIO INDIVIDUAL: Levante os modelos de aprendizagem dos
seus alunos e trabalhe as inteligências
PORTFOLIO DO PROFESSOR: Levante os seus pontos fortes e
fracos e trace um plano para sua mudança pessoal com metas, estratégias e
tarefas a realizar.
Esses 10 itens compõem a parte dinâmica e viva do
Planejamento Escolar, o verdadeiro Plano de Ação que conduzirá os alunos a um
novo patamar de aprendizado não apenas pedagógico, mas de vida, de auto estima,
de relacionamento , de valores, de novas e maiores possibilidades.
Agora você já tem o esboço do grande Plano de Ação para
começar o ano. Afinal, um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas
forem feitas. Lembre-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que
fazemos. Você é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele
ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.
Lembre-se: mudar o comportamento dos alunos, começa com um
Planejamento Escolar que contemple esses 10 ítens.
Compartilhe seus comentários no blog enviando suas
idéias para cada um dos itens acima.
- Dicas para Semana Pedagógica: Acesse
http://www.sosprofessor.com.br/blog/?p=303
- Mais Dicas: Acesse lado direito da tela em CATEGORIAS e
escolha o Assunto
- Mini Curso de Gerenciamento da Sala de Aula Gratuito por
email indique para seus colegas:
Fonte: http://www.sosprofessor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário