sábado, 8 de março de 2014

Maria, modelo de mulher


Vamos partilhar sobre o modelo que Nossa Senhora é para nós. 

O que vemos na sociedade hoje, não é nada parecido com o que Nossa Senhora é. O que apresentam na sociedade são mulheres magras, que nunca querem envelhecer.

Quanto mais os anos passam, melhores ficamos. Pode não ser na aparência, mas na maturidade, na afetividade e sexualidade. E o que vemos hoje é um modelo de escravidão, com padrões de magreza, onde meninas estão se matando psicologicamente.

E é muito importante vivermos bem cada fase de nossa vida. Precisamos mostrar ao mundo que é possível viver nosso ser mulher de maneira sadia. Ser elegante sem usar decotes grandes e saias curtíssimas, sem apelações. Podemos fazer nossas escolhas e viver com alegria nosso papel dentro da sociedade.

Se o pecado veio por Eva, a salvação veio por Maria.

A nossa vida é um constante fazer opções. Nós dizemos ao mundo quem somos com nossa postura, nossas escolhas e até com nossas roupas, o jeito de falar, se comportar, gesticular...
Não somos só um rosto bonito ou pernas bonitas. Somos alguém amada por Deus.

Vamos falar sobre a diferença entre a mulher feminina e a mulher sensual.
Nossa Senhora sempre foi feminina. E o que é ser feminina? O que mostra nossa feminilidade? O que temos de diferente dos homens?

Nós temos sentimentos e pensamentos diferentes. Dizem que homem é razão e a mulher é sentimento. Deus nos fez diferentes, e não precisamos brigar para ser iguais aos homens.

Mas, o que é ser mulher?
Algumas das qualidades de Nossa Senhora é o ser silenciosa, prudente, terna e bela.
Nossa Senhora é elegante. Em todas as aparições ela está muito bem vestida, elegante, sem mostrar sensualidade alguma. Ela é uma mulher forte, que soube caminhar junto de Jesus, educando-o para ser um grande homem.

Ser feminina é ter qualidades próprias de mulher. Ser sensual é muito diferente disso.
No dicionario diz: 'Sensual é aquilo que agrada os sentidos, algo provocante'. E provocar é dar origem a algo, causar algo.

Nossas atitudes sempre causam alguma coisa. Nossas ações geram reações. Somos responsáveis por semear nesse mundo uma resposta de amor diante de toda essa violência.

Tenho 45 anos. Não me lembro de ver uma sociedade tão erotizada como estou vendo nesses tempos. E infelizmente estamos colhendo frutos não muito bons.

Nós como mulheres precisamos olhar para nossas atitudes. Precisamos fazer a diferença aonde estamos. Modelarmos o lugar onde se está, é o que Nossa Senhora fazia.

Estou com 25 kg a mais do que quando casei. Eu preciso aprender a envelhecer com alegria. Preciso caprichar com o que eu tenho hoje, senão isso vai virar uma frustração. Preciso responder com alegria, com elegância no que visto, com amor no que falo.
Quando a gente é 'coisificada' a gente não cresce. Quando somos olhadas como objeto, isso não gera em nós crescimento. Nossas natureza não é somente genital, somos emoção. E quando não somos valorizadas assim, somos profundamente feridas. As mulheres que se reduzem a um objeto, mesmo que não saibam, há nelas muitas feridas. Porque isso vai contra a nossa natureza.

Precisamos ser belas por fora, mas também por dentro. Mulheres fortes, de valor, firmes, de postura. A nossa postura de mulher pode endireitar um homem, mas pode também levá-lo ao inferno.

No inicio falei de EVA e de Maria. É a escolha que temos que fazer. Que exemplo queremos seguir? Precisamos caprichar na nossa história. Buscar o 'padrão de beleza' que nos eleva e assemelha a Nossa Senhora. Precisamos ter essa mulher como nosso padrão de beleza. Precisamos ser templos de Deus. E somos!
Quando olhamos para o sacrário como ele está? Mal arrumado? Jogado? Ou sempre arrumado?
O sacrário é nossa referência.
Não é porque somos cristãs que vamos nos vestir mal. Não! Mas precisamos mostrar que somos belas, que a gente se cuida, arruma o cabelo, fazemos a unha, usamos batom. Isso não é exagero. Isso é belo e nos equilibra. É zelo. E precisamos passar isso para nossas filhas.

Confira em Eclesiástico 36, 24 quem é a mulher virtuosa?
Quem tem uma mulher virtuosa em sua casa, tem tudo.
Mas a Palavra diz também em Eclesiástico 26 o que não devemos ser.

Existem em nós as sementes para germinar Deus no mundo. O que eu tenho semeado na sociedade? No coração do meu marido? Dos homens que estão a minha volta? Das mulheres que estão a minha volta?

Não existe destino. Destino a gente constrói com nossas opções.

Uma vez ouvir um frase: “Deus perdoa sempre. Os homens, nem sempre. A natureza, nunca.” O que eu tenho feito comigo mesma?

Precisamos acreditar que Deus pode desentortar tudo! Ele realiza o impossível.
Com coragem precisamos nos olhar, reconhecer a nossa história, buscar a cura, pensar que podemos ser melhores sim. Precisamos investir nessa realidade. Enfrentar essas dificuldades com a graça de Deus.
Precisamos investir em nós, porque é muito fácil deixar a vida nos levar. Não podemos ficar inertes e recebermos tudo aquilo que falam por aí, contrário ao modelo de Nossa Senhora. Precisamos voltar nossos olhos para Nosso Senhor, e repensar nossa vida, nossa história.

Leia I Pedro 3,1 e veja como temos muitas orientações na Palavra de Deus.

Deus nos chama a sermos em nossa casa um céu de carinho, ternura e amor.

Se eu levo meu marido a Deus, eu saio lucrando! Tenham a coragem de pedir para Nossa Senhora lhe ajudar a enfrentar as situações, e de dar passos na fé e concretamente.
Viva a Palavra de Deus e faremos uma grande diferença.

Transcrição e adaptação: Nara Bessa

--------------------------------------------------------------

Celiane Ramos 
Missionária da Comunidade Canção Nova


ALGUNS PROFESSORES DE PENTECOSTE, DA REDE MUNICIPAL, AINDA NÃO ESTÃO TENDO O DIREITO DE 1/3 PARA PLANEJAR

Atenção!

Imagem do Google
Senhora Prefeita e Senhora S. De Educação! Na escola municipal de Umburanas em outras escolas, os professores ainda não estão usufruindo de 1/3 de planejamento. Porque motivo ainda não está cumprido? Hoje falei com um professor dessa escola e ele me disse que não estão usufruindo desse direito e que tem coordenador e direitor por ai que não concorda com esse direito; Não acha tão importante. Quem foi que disse que ele ou ela tem que concordar ou achar importante?

Será que diz isso por que não está em sala de aula? Ou seria porque gosta de assumir um papel de carrasco de seus pares? O terço de planejamento é um direito constitucional conseguido a duras penas. É um direito que está em vigor desde 2008 dentro da Lei do Piso. Mas recordemos um pouco a história. Os escravos, os camponeses, os negros, quando estavam todos sob castigo de seus algozes, desejavam serem livres e quando conseguiam essa liberdade e passavam a exercer um cargo de destaque, passavam a tratar os seus irmãos como eram tratados antes. Seria pesado demais dizer isso para esta situação, no caso dos diretores e coordenadores das escolas? Talvez. Mas fica a pergunta: porque será que você Põe tanta dificuldade em não querer que as coisas aconteçam? Está do lado de quem? Você por acaso não é professor? Estaria, ainda que sem muita consciência, agindo como um carrasco em relação aos seus pares?  Porque não luta junto com seus amigos e caros professores para que seus direitos sejam respeitados? Seria somente por causa do status ou por causa de uns míseros 200 reais que se recebe a mais? Em nome de que e de quem você deseja ser o capataz de seus colegas de trabalho?

Alguns dizem: é porque não temos professores para suprir as horas que ficam descobertas. Pois contrate. E no caso da zona rural é simples: basta pagar às horas de planejamento dos professores. Ai sim, eles não poderão planejar na escola, terão que fazer isso em casa.

Como é que funciona esta questão do 1/3? Quem tem 20 horas aula semanais, deve trabalhar 13 horas em sala e 7 horas de planejamento. Quem tem 40 horas semanais, deve trabalhar 27 horas em sala e 13 horas em planejamento.

Gostaria de ressaltar que não falta de dinheiro para Pentecoste. O FUNDEB de Pentecoste, somente nestes dois primeiros meses do ano já recebeu quase 4 milhões de reais. Desse modo, dizer que não tem dinheiro seria uma piada.

Outro ponto importante. Por se tratar de um direito constitucional, os professores que não estiverem usufruindo desse direito, podem se reunir e fazer sua própria carga horária, cumprido o que foi dito antes. O que pode acontecer se fizerem isso? Nada. Exatamente Por se tratar de um direito, ninguém pode ser punido por cumprir.

Portanto, se alguém vier a lhe afrontar por esses motivos, use-o tudo contra os agressores de seus direitos. O ministério público existe para ouvir e defender os cidadãos quando estes se sentem lesados em seus direito.

Portanto, caros colegas professores das escolas onde ainda não está sendo cumprido o direito de 1/3 de planejamento, organizem-se e passem a cumpri o que é seu por direito. Conversam com seus diretores e seus coordenadores sobre a situação. Não havendo acordo, acordem entre si. Façam sua parte, ou seja, cumpram as horas de aula em sala e o restante, cumpra planejando. Deixe que a coisa se resolva por quem tem que resolver. Qualquer desrespeito cometido por quem quer que seja, use-o a seu favor.

Professor Valdeni Cruz


sexta-feira, 7 de março de 2014

DIA DA MULHER - 08 DE MARÇO


Maria, Maria - Homenagem as Mulheres de nosso Brasil
Milton Nascimento

Maria, Maria
É um dom, uma certa magia
Uma força que nos alerta
Uma mulher que merece
Viver e amar
Como outra qualquer
Do planeta…

Maria, Maria
É o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que rir
Quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta…

Mas é preciso ter força
É preciso ter raça
É preciso ter gana sempre
Quem traz no corpo a marca
Maria, Maria
Mistura a dor e a alegria…

Mas é preciso ter manha
É preciso ter graça
É preciso ter sonho sempre
Quem traz na pele essa marca
Possui a estranha mania
De ter fé na vida….


Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!
Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!!
Lá Lá Lá Lerererê Lerererê
Esta música mostra a realidade da mulher brasileira. Mulher que em meio aos desatinos da vida continua firme aguentando a barra de ser mãe, esposa, trabalhadora...
Diante dos desafios continua firme tentando defender os filhos debaixo de suas asas, dos predadores presentes nesta sociedade injusta. Tentando defender-se a si mesma dos castigos impostos por seus parceiros quando estas são submetidas a violência dos mais variados tipos.
A letra desta música retrata a vida de tantas marias espalhada pelos recantos deste imenso país. São estas nordestinas, amazonenses...Com várias caras, várias vidas, várias e várias realidades, mas é esta mesma que não se deixa vencer, está sempre se sobressaindo das dificuldades e alcançando seus objetivos.

PARABÉNS A TODAS A MULHERES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Professor Valdeni Cruz






quarta-feira, 5 de março de 2014

Renascer reúne cerca de 30 mil pessoas durante Carnaval

Renascer
O retiro pretendia construir a cultura de paz no
 período do Carnaval
FOTO: DIVULGAÇÃO
A 28ª edição do retiro Renascer, promovido pela Comunidade Católica Shalom no Ginásio Paulo Sarasate, terminou a edição de 2014 com uma média de 30 mil participantes nos três dias de evento. De acordo com a organização do retiro, esse foi o maior número desde a criação do evento.

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) também comemorou o número de bolsas de sangue coletadas. Nos três dias de eventos foram 411 bolsas colhidas,176 a mais em relação ao ano passado. A solidariedade foi traduzida também na arrecadação de alimentos não perecíveis: foram doadas 2,5 toneladas de alimento, que serão divididos para obras de promoção humana da comunidade.
Quem foi ao Renascer, além de participar de atividades comunitárias como Celebrações Eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e pregações também pode ser atendido pessoalmente. De acordo com a organização, 800 pessoas se confessaram, em preparação à Quaresma, que se inicia nesta quarta-feira (5) e 947 participantes foram atendidos por equipes de aconselhamento.
“A Comunidade Católica Shalom se alegra por colaborar na cultura de paz durante o carnaval. O maior fruto que contemplamos são os de vidas e famílias transformadas durante o Renascer 2014”, avaliou Tobias Cortez, da organização do evento. 


Confira a galeria de imagens do evento: 

Fonte: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/renascer-reune-cerca-de-30-mil-pessoas-durante-carnaval-1.839036

Projeto pretende criar auxílio de até R$ 300 para mãe solteira carente


gravida
Proposta deseja ajudar mães incapazes 
de prover o sustento de um filho sem a figura do pai
HELOSA ARAÚJO
Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que pretende garantir o auxílio de até R$ 300 à mãe solteira que não tiver condições de se sustentar. O auxílio, que será custeado com recursos do Orçamento Geral da União, poderá variar de acordo com o valor da renda constante da declaração de hipossuficiência da mãe solteira. O Projeto de Lei 6475/13, do deputado Marcelo Aguiar (DEM-SP) está sendo analisado na Casa.
"A proposta busca auxiliar as mães solteiras em situação de miséria", explica Aguiar. “A ajuda financeira é um recurso de apoio significativo para muitas mães solteiras que são incapazes de prover o sustento de um filho sem a figura do pai e, por isso, necessitam desse auxílio governamental”, argumenta o deputado. A proposta não prevê a periodicidade do benefício nem por quanto tempo ele será pago.
Tramitação em caráter conclusivo
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Diário do Nordeste

Papa destaca Quaresma como tempo forte para conversão


Santo Padre enfatizou que a Quaresma deve ser vivida como renovação pessoal e comunitária, mediante adesão confiante ao Evangelho
Jéssica Marçal, com Rádio Vaticano
Da Redação
Papa destaca Quaresma como tempo forte para conversãoNa catequese desta quarta-feira, 5, Papa Francisco falou sobre o Tempo da Quaresma que a Igreja inicia hoje, com a Quarta-Feira de Cinzas. Trata-se de um período de preparação para a Páscoa, um tempo forte, segundo o Pontífice, para a conversão.
Francisco explicou que, neste tempo quaresmal, a Igreja convida a duas ações em especial: ter uma consciência mais viva da obra redentora de Cristo e viver com mais empenho o próprio Batismo.
Segundo ele, a consciência acerca das maravilhas que Deus fez para a salvação do homem dispõe a mente e o coração humano para uma atitude de gratidão a Deus por tudo o que Ele fez. “Quando nós vemos este amor que Deus tem por nós, sentimos a vontade de nos aproximarmos Dele e esta é a conversão”.
Sobre o maior empenho em relação ao próprio Batismo, Francisco destacou que isso leva também a não se habituar às situações de miséria que se encontra nas cidades e nos países. O homem se habitua até mesmo a viver em uma sociedade em que os pais não ensinam o sinal da cruz aos filhos. Ele questionou, então, sobre a situação das crianças, se já sabem fazer o sinal da cruz, rezar o Pai Nosso e a Ave Maria. “Pensem e respondam vocês. Esse costume a comportamentos não cristãos e de comodismo narcotiza o nosso coração!”.
O Pontífice destacou ainda que a Quaresma é um tempo propício para mudar a rota, recuperar a capacidade de reagir diante da realidade do mal que sempre desafia. É um tempo para ser vivido como renovação pessoal e comunitária mediante a aproximação a Deus e a adesão confiante ao Evangelho.
“Deste modo, permite-nos também olhar com olhos novos para os irmãos e as suas necessidades. Por isto a Quaresma é um momento favorável para se converter ao amor para com Deus e para com o próximo; um amor que saiba fazer propriamente a atitude de gratuidade e de misericórdia do Senhor”.
Por fim, o Papa elencou os elementos essenciais para viver a Quaresma: dar graças a Deus pelo mistério do seu amor crucificado, fé autêntica, conversão e abertura de coração aos irmãos. Ele encerrou pedindo a proteção e a ajuda da Virgem Maria para que acompanhe os fiéis nesses dias de intensa oração e penitência.
Fonte: http://papa.cancaonova.com/papa-destaca-quaresma-como-tempo-forte-para-conversao/

LIBEROU GERAL

Professor Valdeni Cruz

Pronto! Todos extravasaram os 4 ou 5 dias de carnaval. Esqueceram dos problemas, gritaram, dançaram o lepo, lepo, rasparam o caneco e outros ri tis do momento. Hoje, com certeza tudo está 100% tranquilo, ou não? Será? As contas, a depressão, a tristeza já estar tomando conta de uma multidão. Outros, porém, para não se sentir fraco? dirá:já estou esperando o próximo. Isso com certeza seria uma forma de tentar driblar a realidade que o cerca interiormente e externamente a ponto de não querer ver que a vida continua com as mesmas dificuldades da semana passada; que vida não é carnaval, ainda que você queira fazer parecer. O mundo e a vida exigem coragem, determinação e atitude. Se você curtiu e se sente bem, ótimo. Porém, nota-se claramente pelo rosto, as imagens e as mensagens que se escrevem das muitas pessoas, as decepções e uma carga de desilusão.
Mas não desanima não. A vida está ai pra que aprendamos a lidar com os fatos que ela nos propõe da melhor forma.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...