Postagens

Mostrando postagens de Março 4, 2012

Ministro defende cumprimento da Lei do Piso em encontro de secretários

Quinta-feira, 08 de março de 2012 

Natal - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, defendeu nesta quinta-feira, 8, na abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Natal, o reajuste de 22,22 % aplicado ao piso nacional de salário do magistério. "Sei que para alguns estados e municípios, o reajuste pode ter sido forte e gerar dificuldades, mas, estamos falando de apenas dois salários mínimos", disse.
Mercadante lembrou que alguns secretários e a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Carlini, que estava presente, eram parlamentares quando o piso e a forma do seu reajuste (proporcional ao custo aluno do Fundeb) foram aprovados no Congresso Nacional, em 2008. "Nós votamos na lei e não houve objeção. Ao contrário, houve um grande consenso. Se não recuperarmos o valor do piso dos professores não teremos como atrair os jovens para a carreira. E todos sabemos que somos carentes de professores em todas as etapas da educação&qu…

Evangelho (Lucas 15,1-3.11-32)

Sábado, 10 de Março de 2012


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar.2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 
3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 11“Um homem tinha dois filhos. 12O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. 13Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo numa vida desenfreada. 
14Quando tinha gasto tudo o que possuía, houve uma grande fome naquela região, e ele começou a passar necessidade. 15Então foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu campo cuidar dos porcos. 16O rapaz queira matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. 
17Então caiu em s…

MPF-CE: 30 colégios tiveram acesso ao pré-teste do Enem

Imagem
Investigação da PF concluiu que representante de entidade responsável pelo pré-teste distribuiu caderno de questões um reunião com colégios


O procurador da República no Ceará Oscar Costa Filho, responsável pelo processo sobre o vazamento das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirmou nesta sexta-feira que funcionários de outras 30 escolas, além do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a pré-testes realizados para compor o exame 2011.
De acordo com as regras do Enem, os pre-teste são realizados em algumas escolas do país para que seja feita a avaliação das possíveis questões da prova nacional. Após os alunos responderem o teste, porém, todos os cadernos com as questões devem ser recolhidos. Nenhum desses cadernos deve ficar com diretores, funcionários ou alunos - justamente para que não haja vazamento.

A Procuradoria, porém, afirma que, de acordo com investigações da Polícia Federal, Evelina Eccel Seara, uma das pessoas acusadas de envolvimento no vazamento de 201…

Evangelho (Mateus 21,33-43.45-46)

Sexta-feira, 09 de Março de 2012
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, dirigindo-se Jesus aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo, disse-lhes: 33“Escutai esta outra parábola: Certo proprietário plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, fez nela um lagar para esmagar as uvas e construiu uma torre de guarda. Depois arrendou-a a vinhateiros, e viajou para o estrangeiro. 34Quando chegou o tempo da colheita, o proprietário mandou seus empregados aos vinhateiros para receber seus frutos.
35Os vinhateiros, porém, agarraram os empregados, espancaram a um, mataram a outro, e ao terceiro apedrejaram. 36O proprietário mandou de novo outros empregados, em maior número do que os primeiros. Mas eles os trataram da mesma forma. 37Finalmente, o proprietário enviou-lhes o seu filho, pensando: ‘Ao meu filho eles vão respeitar’.
38Os vinhateiros, porém, ao verem o filho, disseram en…

Minha Casa, Minha Vida: mulher terá benefício

Imagem
Em caso de divórcio, imóvel do programa ficará em nome da mulher

Da Agência Brasil
A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira, Dia Internacional da Mulher, uma mudança nas regras de propriedade do Programa Minha Casa, Minha Vida para garantir que as mulheres fiquem com os imóveis em caso de separação. A partir de agora, se houver divórcio ou dissolução de união civil estável, o imóvel ficará, necessariamente, em nome da mulher.
A regra valerá para famílias com renda mensal de até três salários mínimos, inscritas no programa. Nessa faixa de renda, o subsídio do governo para a compra do imóvel chega a 95% do valor. A única exceção será quando o pai tiver a guarda exclusiva dos filhos. Neste caso, o marido ficará com o imóvel após a separação.
Segundo o porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, a mudança segue a mesma lógica de outros programas do governo, como o Bolsa Família, de privilegiar as chefes de família como beneficiárias. A mudança será editada por meio de medida pro…

Eu tenho um sonho...

Imagem
Assim dizia o memorável Martin Luther king em seu discurso que inflamou a multidão presente. Ele tinha sonhos de esperança. Acreditava que um dia tudo seria diferente do que estava sendo  até então, quando seu país vivia mergulhado no racismo e intolerância  contra os negros. Ele sonhava com o fim de tudo isso. Eu também alimento sonhos. acredito que os dias sempre serão melhores; que a cada momento nos é dado oportunidades para  fazermos/sermos a diferença onde nós estamos, seja em lugares inóspitos onde tudo parece nos indicar não ter jeito. Uma sobra de coisas negativas parece tomar conta de nossas mente e nos deixa descrentes e insensíveis a realidade do mundo e do outro. Esquecemos de perceber nos outros a bondade, suas dificuldades. Nós vivemos tão cheios de achismos que acabamos deixando de ter certezas. Deixamos de ver que todos somos humanos. Que no decorrer da história o homem foi marcado pelas realidades do momento histórico. Antigamente o homem lutava até a morte para pres…

E.E.I.F. V.F.M Faz homenagem ao dia das Mulheres pela ruas da cidade

Imagem
Dia Internacional da Mulher



Nesta quinta, 08 de Maço de 2012, a Escola Vicente Feijó de Melo, faz homenagem ao Dia da Mulher. Saindo da escola e percorrendo algumas ruas da cidade, os alunos levaram faixas e cartazes e distribuíram folhetos as mulheres que encontravam pelas ruas por onde passavam. Professores e direção da escola saíram todos em passeata. Foi um momento muito importante para a comunidade Vicente Feijó de Melo.

Quero parabenizar aqui a todas as mulheres profissionais da Escola Vicente Feijó de Melo. Mulheres que estão na luta diária fazendo a acontecer a educação que apesar de todos os esforços, temos certeza de que precisamos fazer muito mais. Os valores a cada dia que passa estão mais distantes das famílias. Toda a responsabilidade recai sobre os profissionais da educação. Então a estas guerreiras, meu carinho, meu abraço e minha amizade, pois graças a Deus posso dizer com sinceridade, que realmente tenho amizade por todas elas.
Ainda incluo esta homenagem a todas as mulh…

Maria, exemplo de mulher

Imagem
Maria, nossa Mãe, é a fonte da nossa alegria. Ninguém aprendeu tão bem como Maria a humildade. Ela era a serva. "Ser serva", significa ser utilizada com alegria para o bem das pessoas. A alegria era a força da Virgem Santíssima.  Só a alegria lhe podia dar a força para se dirigir apressadamente para as colinas da Judéia para fazer urn trabalho de serva. Nossa Senhora caminhou pressurosa em direção à montanha e ali permaneceu três meses para fazer o trabalho de criada da sua prima. 
Assim também tem de ser conosco. Nós devemos possuir antes de dar. Quem tem a missão de distribuir, deve primeiro crescer no conhecimento de Deus e encher-se desse conhecimento e dessa alegria. 
Como Maria, também nós fazemos tantas coisas todos os dias: coisas pequenas, mas como Ela, com grande amor. Também Jesus quis ficar numa coisa pequena: o pão. Comendo-O a Ele nós estamos vivos. Se O reconhecemos quando se faz pão, O descobriremos também quando está nu, quando expulso e humilhado, quando Ele…

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Imagem
Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas. Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família. Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida. A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função. Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência interna…

Leitura do Evangelho (Lucas 16,19-31)

Quinta-feira, 08 de Março de 2012
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias.
20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas.
22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. 23Na região dos mortos, no meio dos tormentos, o rico levantou os olhos e viu de longe a Abraão, com Lázaro ao seu lado. 24Então gritou: ‘Pai Abraão, tem piedade de mim! Manda Lázaro molhar a ponta do dedo para me refrescar a língua, porque sofro muito nestas chamas’.
25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez,…

Estudo do Dieese revela situação das mulheres no serviço público municipal do CE

Imagem
Análise produzida pela Subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese instalada na Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará – FETAMCE mostra as condições das mulheres que se organizam nos postos de trabalho do serviço público municipal do estado do Ceará, com destaque para a disparidade de gênero e raça. O levantamento traz o cruzamento de dados do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Segundo o levantamento, no ano 2000, havia um número maior de mulheres brancas nos postos de trabalho do funcionalismo público municipal do Ceará, assim como a média salarial das mulheres brancas é maior que a de negras (pardas e pretas). Brancas ganham 18% a mais que negras. Em 2010, a diferença diminuiu, pois houve o crescimento de 23,4% de ingresso de mulheres pardas comparado com dados de 2000. A pesquisa alerta também para o fato do número de homens no servi…

Desigualdade e pobreza diminuem no Brasil, apesar da crise mundial, diz FGV

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Apesar da crise econômica mundial, que vem se acentuando e aumentando as desigualdades em vários países, no Brasil a pobreza caiu 7,9% entre janeiro de 2011 e janeiro de 2012 e as desigualdades continuam a diminuir. A constatação faz parte da pesquisa De Volta ao País do Futuro, que analisou a nova classe média e foi divulgada nesta quarta-feira (7) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O coordenador da pesquisa, Marcelo Neri, lembrou que a queda ocorre em ritmo três vezes maior que o sugerido pelas metas do Milênio das Nações Unidas (ONU). “O Brasil está um pouco na contramão de sua história pregressa e da de outros países emergentes e desenvolvidos. Aqui a desigualdade vem caindo nos últimos 11 anos consecutivos e está caindo com mais rapidez do que antes e hoje estamos no nosso menor nível de desigualdade da série histórica que começa em 1960”, destacou.


O estudo mostra que, de janeiro de 2011 a janeiro de 2012, o índice de Gini, que mede a desiguald…

Evangelho desta quarta-feira

Quarta-feira, 07 de março de 2012 — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte, 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”.
20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “Que queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes …

PRT DETERMINA: PENTECOSTE TERÁ CONCURSO PÚBLICO E PAGARÁ QUINQUÊNIO

Imagem
A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) determinou em Audiência com o Sindsep e Prefeitura Municipal que o município de Pentecostedeverá realizar CONCURSO PÚBLICO ainda no primeiro semestre deste ano. A determinação se deve a reivindicação do Sindicato em regularizar o excesso de contratação temporária nas áreas da Educação e da Saúde, principalmente. 
Determinou ainda, o pagamento do QUINQUÊNIO aos servidores da Educação, retirado na Administração anterior. A PRT garantiu aos servidores da Educação, o recebimento de toda a diferença que deverá ser parcelada.

NOVA AUDIÊNCIA NA PRT: 12 de março A Prefeitura deverá apresentar os valores que deverão ser pagos pelo quinquênio e pela diferença que será reposta aos servidores!!
Essa é uma conquista do Sindicato!!
Publicado pelo Sindsep Pentecoste

ECONOMIA BRASILEIRA

Imagem
Crescimento foi de 2,7%

Apesar do baixo resultado, Mantega diz que a economia brasileira deve crescer 4,5% em 2012 


Guido Mantega, mantém o tom otimista e já prevê, para 2012, um crescimento médio próximo a 4,5%Brasília


O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, cresceu 2,7% em 2011 em relação ao ano anterior, totalizando R$ 4,143 trilhões. O dado foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sob a ótica da produção, o destaque do PIB em 2011 foi a agropecuária, que cresceu 3,9%. Os demais setores também apresentaram expansão: indústria (1,6%) e serviços (2,7%). Isso também ocorreu com o PIB sob a ótica da demanda, com crescimento no consumo das famílias (4,1%), no consumo do governo (1,9%) e na formação bruta de capital fixo, isto é, nos investimentos (4,7%). 
Avaliando apenas o quarto trimestre de 2011, houve expansão de 0,3% em relação ao trimestre anterior e de 1,4% em relação ao último trimestre de 2…

Evangelho do dia

Evangelho de Mateus 23;1-12

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.…

União repassa R$ 808 mi ao Ceará

Recursos Federais
Até o início de março, o Governo Federal repassou ao Ceará um total de R$ 808,2 milhões oriundos do Orçamento da União. O valor é o terceiro maior recebido pelos estados do Nordeste, atrás somente da Bahia, que obteve R$ 1,1 milhão, e Pernambuco, com R$ 885 milhões. As áreas cearenses mais beneficiadas são Esporte e Educação. A maior parte dos valores corresponde a transferências constitucionais.
Conforme o relatório mensal, a maior concentração de verba do Ceará, R$ 7,8 milhões, é destinada ao funcionamento de núcleos de esporte, um dos projetos carro chefe da atual gestão da Secretaria do Esporte, que consiste na construção de unidades de esporte em diversas cidade voltadas aos jovens.
Além disso, a segunda maior concentração do dinheiro foi repassada pelo Ministério da Educação para o pagamento de salários. No entanto, do valor total que chegou ao Ceará, R$ 765,6 milhões foram de transferências constitucionais relativos a fundos de participação e manutenção, assim …

QUER SABER?

Imagem
Após  o anúncio de que a prefeitura de Pentecoste terá que voltar a pagar o quinquênio aos funcionários da educação e que deverá realizar o concurso público, há milhares de pessoas alvoroçadas querendo saber quando será e quando sairá o edital ou o pagamento desse quinquênio. Precisamos dizer que a Procuradoria Regional do Trabalho deu seu parecer sobre o caso. Porém, há todo um processo de ajuste por parte da prefeitura para que apresente uma forma de como poderá pagar esse quinquênio e também deve tomar as iniciativas para a  realização do concurso. O que é fato é que no dia 12 deste, portanto, semana que vem, haverá uma nova reunião entre sindicato e prefeitura junto ao Procurador e que a prefeitura já deve apresentar um plano de como fará para começar a cumprir a decisão da justiça. Nesse dia será apresentado o impacto que essa decisão causará aos cofres do município. Ninguem está querendo quebrar prefeitura nenhuma, só queremos receber o que é nosso. Para isso deve criar mecanism…

Notícias da Igreja de Itapipoca - Ceará

PROGRAMAÇÃO DE ACOLHIDA DOS SÍMBOLOS DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE  - 07 E 08 DE MARÇO DE 2012
05-Mar-2012 14:31  ] A diocese de Itapipoca recebe, dias 07 e 08 de março, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o ícone de Nossa Senhora. Convidamos toda a juventude a se fazer presente a este evento de animação missionária em preparação a JMJ Rio 2013.  Confira a Programação 1º  Dia – 07 de março 7:30h – Concentração no Horto do Cruzeiro 8h – Caminhada com a cruz e do ícone de Nossa Senhora (nas mãos dos jovens) até Paróquia Jesus Cristo Redentor para missa de acolhida. 9h – Missa de acolhida, presidida pelo bispo diocesano, Dom Antônio Roberto Cavuto; 10: 30 – Exposição da Cruz na igreja Jesus Cristo Redentor 14h – Cadeia Pública 15h – Hospital 17h – Faculdade 19h – Show cultural