segunda-feira, 15 de junho de 2015

Livros didáticos novos são encontrados em Ribeirão das Neves - são encontrados no lixo

Cerca de mil unidades estavam em terrenos, na Região Metropolina.
Material seria destinado a escolas públicas, para alunos do Ensino Médio.

G1
Após denúncia feita à Polícia Militar (PM), mais de mil livros didáticos novos, alguns deles ainda embalados, foram encontrados em um lote vago no bairro Santinho e às margens de uma estrada, na zona rural de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, neste domingo (14). A informação é da Polícia Militar (PM).
Ainda de acordo com os militares, o material deveria ser entregue à escolas públicas da Grande BH. São livros de diversas disciplinas, como química e geografia.
Livros didáticos são encontrados em Ribeirão das Neves (Foto: Polícia Militar / Divulgação)Livros didáticos são encontrados em Ribeirão das
Neves (Foto: Polícia Militar / Divulgação)
Junto do material, havia um papel que, aparentemente, é um documento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), datado de outubro de 2014. O ofício informava que os livros são do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015, destinados ao Ensino Médio. Os pacotes fariam parte de uma distribuição prevista para ocorrer até fevereiro de 2015.
Por se tratar de material reutilizável, a orientação do FNDE no documento era de aproveitamento do material por três anos. O documento apontava, também, a necessidade de guardar os livros em local apropriado, até que fossem repassados a alunos e professores.
Segundo informou a Secretaria de Estado da Educação (SEE), os livros didáticos adquiridos pelo PNLD são distribuídos pelo Ministério da Educação (MEC) diretamente para as escolas. Com relação ao material encontrado, o órgão afirmou que vai acompanhar o caso e que trabalha para que nenhum aluno fique prejudicado por alguma eventual falta de material didático. O MEC informou que vai apurar como os livros foram abandonados.
Os volumes foram encaminhados para a Polícia Civil, que vai investigar o motivo do descarte.
Fonte: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/06/livros-didaticos-novos-sao-encontrados-em-ribeirao-das-neves.html

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...