quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PROJETOS AMBIENTAIS ESCOLARES

Professor Valdeni Cruz



Escolas de Pentecoste poderão desenvolver projetos ambientais em seus espaços físicos. Esses projetos fazem parte de programas do Governo Federal para as Escolas. Um dos projetos que podem ser implantados é a Horta Escolas. Na Escola Vicente Feijó Eeif Vicente Feijo Melo já estamos vendo como montar esta horta. Vimos que este projeto é maravilhoso, pois podem ser desenvolvidas várias atividades pelos alunos, bem como serem ministradas oficinas onde se ensina a técnica para o plantio e cuidado com a horta. Outro ponto importante é quanto a questão do plantio de verduras como por exemplo: cebola, tomate, pimentão. Há a possibilidade de se plantar ervas medicinais.... Um outro fator importante é quanto ao trabalho pedagógico que pode vir a ser desenvolvido pelos alunos, no que refere a trabalhar com a terra, com a reciclagem, ao uso de materiais recicláveis que podem ser inventados pelos próprios alunos para montar o viveiro como o uso de pneus, garradas petes... São muitas as formas de se utilizar o espaço para o bem da própria escola e, porque não dizer, da comunidade, já que a própria comunidade pode fazer parte do projeito e também vir a desenvolver pequenas hortas em suas próprias residências. 
E outro fator importante é quanto a tornar o ambiente saudável, verde, o que torna o ambiente mais aconchegante.

Penso que projetos desta natureza vão de encontro as mudanças que tanto temos almejado. 
São medidas simples que podem melhorar e muito a nossa realidade local. Se não podemos mudar o mundo, com certeza, podemos fazer alguma coisa ao nosso redor. 

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...