sábado, 9 de outubro de 2010

Enviado por Lucia Hippolito - 
6.10.2010
 | 10h46m
ELEIÇÕES 2010

Algumas impressões sobre a campanha presidencial


As eleições de 2010 seriam dificílimas, quem quer que fosse o candidato da oposição. Uma conjunção de fatores "nunca antes" reunidos na História do país desequilibrava a balança, desde o primeiro momento, para a candidatura do governo.
Esses fatores são: democracia, moeda estável, controle da inflação, crescimento econômico e Lei de Responsabilidade Fiscal.
Já tivemos democracia com hiperinflação e moeda fraca, democracia com estagnação e ausência de controle sobre gastos de governadores e prefeitos.
Já tivemos ditadura com crescimento, ditadura com hiperinflação e com estagnação.
Mas nunca esses fatores se juntaram num mesmo período. Como agora.
Assim, o ambiente sempre esteve favorável a uma candidatura governista.
Mas em 2010 acrescentamos ainda dois outros trunfos importantissimos para o governo:
1. o mais formidável cabo eleitoral de que se tem notícia. Um presidente em fim de (segundo!) mandato, navegando em 80% de popularidade, dono de inegável carisma a contato direto com as massas. Um presidente que não teve o menor escrúpulo em afrontar as leis do país, de debochar da opinião pública ("Nós somos a opinião pública", bradou ele em cima de um palanque), de usar despudoradamente a máquina do governo, de se aliar ao coronelismo mais deletério, mais perverso e obsoleto. Tudo para eleger sua candidata. E em primeiro turno.
2. uma máquina de fazer votos, que é o Bolsa-Família.
Pronto. Foi só contratar um marqueteiro muito competente e deixar que a campanha caminhasse, sem expor muito a candidata, que é cintura dura.
A campanha do governo foi extremamente bem feita, tanto no rádio quanto na TV. O slogan Para o Brasil seguir mudando é muito inteligente, porque se apropria da ideia da continuidade e da ideia de mudança, deixando pouco espaço para a oposição se apresentar como alternativa.
Não fossem os escândalos de corrupção na Casa Civil, envolvendo o braço direito de Dilma Rousseff.
Não fosse o presidente Lula perder as estribeiras e vociferar contra tudo e contra todos, criando atritos desnecessários com a imprensa, com a classe média e querendo "extirpar" da vida pública um partido político legalmente constituído.
Não fosse a prepotência e a arrogância de José Dirceu na Bahia, avisando que vai voltar poderoso e que o PT vai mandar no governo Dilma, talvez a eleição tivesse terminado no primeiro turno.
Isso porque o tempo todo a oposição contribuiu fortemente para que quase não houvesse campanha.
Oposição incompetente. Vamos combinar que temos uma das oposições mais incompetentes da história da República.
Derrotados em 2002, os tucanos ficaram acuados, envergonhados das conquistas dos oito anos de mandato de Fernando Henrique, vestiram a carapuça de "vendedores do patrimônio do povo brasileiro", não souberam honrar o legado que receberam, não souberam popularizar as conquistas do Plano Real, do telefone celular, da Bolsa-Escola.
Durante o escândalo do mensalão, não quiseram sujar os punhos de renda e esperaram que a imprensa fizesse o trabalho que era da oposição. Estavam certos de que a presidência da República lhes cairia no colo por gravidade.
Mas, ao contrário do que pensam certos áulicos do lulismo, a imprensa não é um partido político, e seu papel não é substituir a oposição.
Nem com a derrota de 2006 aprenderam a fazer oposição. Resultado, chegaram a 2010 como sempre: divididos, erráticos, sem projeto e sem proposta.
A campanha tucana é ruim, o slogan O Brasil pode mais precisa vir acompanhado de explicação.
A escolha do vice foi uma história de horrores, para terminar na solução mais inadequada que se pode imaginar. O vice escolhido não agregou um único voto.
Campanha paroquial. Serra e Dilma fizeram, no primeiro turno, uma campanha para prefeito. Era mutirão de catarata para cá, construção de casas populares para lá. Nada que um bom prefeito não possa propor.
Projeto para o país? Nenhum. Política de ciência e tecnologia articulada com universidades e empresas? Nada. Política industrial? Coisa nenhuma. Política externa? Ninguém sabe, ninguém viu.
Numa perversa manipulação da desinformação de boa parte do eleitorado, as duas campanhas alegam que "o povão não está interessado nessas coisas". Maldade. Perversidade. Exploração da ignorância alheia.
A decepção dos petistas por não terem liquidado a fatura no primeiro turno estava estampada nos rostos de Dilma e Michel Temer no próprio domingo. Pareciam nocauteados. "Onde foi que erramos?", pareciam se perguntar.
Agora é corrigir os erros e partir para o segundo turno. As duas campanhas vão se esmerar para conseguir os votos de Marina Silva, um considerável patrimônio de 20% do eleitorado.
Vamos acompanhar. E cobrar compromissos dos dois candidatos. Chega de demagogia barata.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Olá!!! Vamos trocar um pouco as idéias.

As eleições se foram e ficou os comentários diversos por parte de militantes e de cabos eleitorais. Alguns eufóricos e outros caóticos. Uma coisa é certa, muita coisa mudou. Sabemos que ainda houve muita sujeira: compra de votos entre outros. Porém, o povo do Ceará demonstrou um pouco do que possa vir a ser a liberdade e o uso da vontade própria. Derrubamos Chefe político que há mais de 20 anos não saia do poder e de repente, quando ninguém imaginava ele perde o poder. E, o que mais me intrigou é dele ter dito que vai abandonar a vida política. No mínimo estranho. Passou a vida toda sendo político e não disse isso antes. O fato de perder uma política o deixa inconformado e raivoso com o povo que o elegeu por todos esses anos. É no mínimo uma ingratidão. Por isso é  motivo de grande felicidade, podermos ver alguem tão arrogante dando adeus aos cargos públicos, já que não contribuia como deveria por rixa política. Pois então chegou a hora de outros assumirem. 
É isso ai povo brasileiro. Já passou o tempo de termos aquela dependência mediócre que tivemos durante séculos. Agora é hora de nos utilizarmos dessa liberdade que temos para botar de uma vez por todas todos esses infortúnios que vivemos em nossa sociedade para longe de nós. Nós podemos tudo quando queremos. Portanto, queiramos nós o melhor para nossa vida e para a vida dos nossos num futuro bem próximo.    

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

UM POUCO DE CRITICA SOCIAL

Gabriel O Pensador - Até Quando?



Não adianta olhar pro céu com muita fé e pouca luta

Levanta aí que você tem muito protesto pra fazer e muita greve

Você e pode e você deve, pode crer



Não adianta olhar pro chão, virar a cara pra não ver

Se liga aí que te botaram numa cruz e só porque Jesus sofreu

Num quer dizer que você tenha que sofrer



Até quando você vai ficar usando rédea

Rindo da própria tragédia?

Até quando você vai ficar usando rédea

Pobre, rico ou classe média?

Até quando você vai levar cascudo mudo?

Muda, muda essa postura

Até quando você vai ficando mudo?

Muda que o medo é um modo de fazer censura



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



Você tenta ser feliz, não vê que é deprimente

Seu filho sem escola, seu velho tá sem dente

Você tenta ser contente, não vê que é revoltante

Você tá sem emprego e sua filha tá gestante

Você se faz de surdo, não vê que é absurdo

Você que é inocente foi preso em flagrante

É tudo flagrante

É tudo flagrante



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



A polícia matou o estudante

Falou que era bandido, chamou de traficante

A justiça prendeu o pé-rapado

Soltou o deputado e absolveu os PM's de Vigário



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



A polícia só existe pra manter você na lei

Lei do silêncio, lei do mais fraco:

Ou aceita ser um saco de pancada ou vai pro saco



A programação existe pra manter você na frente

Na frente da TV, que é pra te entreter

Que pra você não ver que programado é você



Acordo num tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar

O cara me pede diploma, num tenho diploma, num pude estudar

E querem q'eu seja educado, q'eu ande arrumado q'eu saiba falar

Aquilo que o mundo me pede não é mundo que me dá



Consigo emprego, começo o emprego, me mato de tanto ralar

Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar

Não peço arrego mas na hora que chego só fico no mesmo lugar

Brinquedo que o filho me pede num tenho dinheiro pra dar



Escola, esmola

Favela, cadeia

Sem terra, enterra

Sem renda, se renda. Não, não!



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai levando porrada, porrada?

Até quando você vai ser saco de pancada?



Muda que quando a gente muda o mundo muda com a gente

A gente muda o mundo na mudança da mente

E quando a mente muda a gente anda pra frente

E quando a gente manda ninguém manda na gente



Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura

Na mudança de postura a gente fica mais seguro

Na mudança do presente a gente molda o futuro



Até quando você vai levando porrada?

Até quando vai ficar sem fazer nada?

Até quando você vai ficar de saco de pancada?

Até quando você vai levando?

ATE QUANDO VAMOS FICAR VENDO TANTO DESCASO SOCIAL E NÃO TEMOS ATITUDE NENHUMA?

domingo, 3 de outubro de 2010

ELEIÇOES DE 2010

Pois é, teremos segundo turno para a disputa presidencial. Eu particularmente, não sou um Dilmista, mas temos de concordar que o segundo e pra dar uma pisa maior na Serra. Malvadeza. Como podemos perceber parece que teremos uma mudança substancial no Brasil, que diz respeito aos novos deputados federais e os novos senadores. Queira Deus permita que tudo ocorra de maneira positiva para o bem do Brasil.  

sábado, 2 de outubro de 2010

Ola! Boa tarde a todos os ouvintes do programa a voz do SINDSEP – PENTECOSTE.
É com alegria que começamos mais um programa, levando até você o melhor da informação, da participação cidadã, da luta por melhores condições de vida para o nosso povo, da luta pela verdade. Acreditamos que esse programa ajuda as pessoas a pensarem, a se tornarem mais ativas e mais conscientes de seus direitos. Também entendemos que as pessoas tem se tornado mais criticas, e ao mesmo tempo, responsável pela mudança de nossa sociedade.
Temos tido uma postura coerente com aquilo que pensamos, sem nos deixamos levar pela política barata, que mais tem atrapalhado do que ajudado. Em várias oportunidades temos elogiado a administração, quando entendemos que é louvável, mas também temos  denunciado quando não tem correspondido com as expectativas da sociedade pentecostence.
Temos certeza de que estamos no caminho certo. Não somos nós que achamos isso, mas pelo que as pessoas tem dito para nós em diversas oportunidades. Elas têm entendido que o dizemos é realmente verdade. Segundo essas pessoas, é muito difícil encontrar programas como este, que incentive as pessoas a pensarem sobre sua liberdade. Que diga que elas podem mudar a realidade. Que diga que o que vivemos na sociedade em relação a pobreza, a miséria, a falta de educação, de moradia, melhores condições de trabalho, melhores salários, muitas vezes depende de nós.
Somos culpados quando não fazemos a nossa parte. Quando dizemos que todo político é ladrão, mas não procuramos ir a fundo e entender que eles estão porque nós o colocamos no poder. E mais, que esses maus políticos podem ser expulsos mesmo tendo sido eleito e estejam governando. O "programa a voz do SINDSEP" tem dito que isso é possível. Também temos dito aqui que não somos obrigados a aceitar a corrupção em nenhuma hipótese. Seja ela qual for. Temos falado da corrupção política, mas também da corrupção das associações comunitárias, que muitas vezes se utilizam do desconhecimento das pessoas simples para desviar dinheiro e comprometer esse povo humilde. Isso as pessoas podem resolver com maior facilidade. Está ali bem próximo de você.
Amanha vamos escolher novos representantes para comandar o nosso país. Com certeza nesse momento tem gente apelando pra tudo quanto é santo e até pro capeta para ir pro poder. Mas nós ainda não decidimos nada até essa hora do dia. Temos em nossas mãos a oportunidade de eliminar aqueles que já sabemos que não vale a pena dar um voto de confiança. Quem são esses? Todos os fichas sujas, mesmo que a justiça não tenha condenado por definitivo. Façamos nós a condenação antecipada deles. Esses já provaram que não podem assumir cargos públicos. Esses demonstraram que são criminosos e incompetentes. Desprovidos da capacidade de representar a nação brasileira. Isso meu caro eleitor, você pode fazer.
Estamos a poucas horas do inicio da votação. Como disse anteriormente, muitos desses gastaram uma boa quantidade de dinheiro para comprar o seu voto. Porem você ainda não votou. Não vote nesse que apareceu de repente e lhe deu algum valor em dinheiro. É corrupto. Você recebeu, pois rirá de você após a vitória. Esse não terá compromisso com você. Não estará preocupado quando você for no hospital fazer uma consulta e não for atendido, ou for mal recebido, ou não tenha remédio. Ele assistirá a notícia e dirá: não tenho nada a ver com isso já fiz a minha parte. Meu caro amigo, que está em qualquer lugar desse imenso município. Você pode não mudar o mundo, mas pode mudar a sua cabeça e o lugar onde você vive. Não adianta viver reclamando dos políticos, dizendo que eles são ladrões. Durante o dia de hoje faça uma análise mais profunda sobre a vida daqueles em quem você está pensando em dar o seu voto. Conheça a história deles. Veja se os projetos que eles já votaram ou apoiaram não foi de contra você, contra a educação, aos aposentados, a saúde e tantos outros projetos que poderiam mudar a realidade de milhares de jovens.
Tudo depende de nós. Deus está olhando para as nossas atitudes. Querendo que nós façamos o melhor por nós. Ele nos deu inteligência. Não aceite a caridade daqueles que chegam pra você e dizem: vote no fulano. O número dele e tal. Isso é querer fazer de fazer imbecil. Denuncie esses criminosos que andam por ai comprando voto. Agora fica mais fácil. Grave. Mande para o ministério publico. Você estará fazendo uma grande ação.
Vamos destruir esse altar dos políticos descendentes de Baal. É nós podemos. Você pode.


VIVA O BRASIL!!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010


Debate na TV Globo reúne quatro 


candidatos à Presidência

Programa nesta quinta-feira (30) teve cerca de duas horas de duração.
Último debate do primeiro turno, encontro foi estruturado em quatro blocos.

Do G1, em São Paulo
Candidatos à Presidência participam de debate da TV Globo nesta quinta (30) Candidatos à Presidência participam de debate na TV Globo (Foto: Alexandre Durão/TV Globo)
Quatro candidatos à Presidência da República participaram na noite desta quinta-feira (30) de debate promovido pela TV Globo nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro.
Participaram do debate os candidatos Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV), Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), convidados por integrarem partidos com representação na Câmara dos Deputados.
Segundo a legislação eleitoral, dia 30 de setembro foi o último dia para realização de debates, bem como para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, realização de comícios e uso de aparelhagem de som fixa entre 8h e 24h para promoção de candidatos.
O encontro durou cerca de duas horas e teve mediação do jornalista William Bonner. O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio. Da esquerda para a direita, posicionaram-se José Serra, Marina Silva, Dilma Rousseff e Plínio de Arruda Sampaio. Foi o último debate antes da eleição do próximo domingo (3).
O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro e no terceiro blocos, os temas foram definidos por sorteio. No segundo e no quarto blocos, os temas foram livres. Cada candidato teve 30 segundos para perguntas, dois minutos para respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Os candidatos ainda tiveram dois minutos cada um para considerações finais no último bloco.
As questões foram feitas de candidato para candidato. Para que todos os candidatos perguntassem e respondessem ao menos uma vez por bloco, houve um rodízio entre os candidatos para que o primeiro a perguntar fosse o último a responder.
Primeiro bloco
O primeiro tema sorteado foi legislação trabalhista. Marina Silva questionou Dilma Rousseff sobre como resolver a informalidade no mercado de trabalho. Em seguida, a candidata do PT perguntou a Plínio de Arruda Sampaio sobre sua política para o funcionalismo público. Após a resposta, foi a vez de o candidato do PSOL questionar José Serra sobre impostos, o terceiro tema sorteado. Previdência foi o assunto seguinte. José Serra questionou Marina Silva sobre suas propostas para o setor.
Segundo bloco
No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas com tema livre. A primeira a perguntar foi Dilma, que escolheu Marina para responder sobre ferrovias e hidrovias. Em seguida, Marina questionou Serra sobre propostas de ações em desastres naturais. Na sequência, Serra perguntou a Plínio sobre a importância e propostas para metrô. Em sua vez de perguntar, Plínio questionou Dilma, afirmando que a pergunta se estendia aos outros candidatos, se ela tem vergonha de seu partido.
Terceiro blocoNo terceiro bloco, os temas voltaram a ser sorteados. O primeiro foi habitação. Serra escolheu Marina e perguntou sobre o déficit habitacional no país. O segundo assunto sorteado foi segurança, e Marina questionou Dilma sobre como resolver o problema do setor no país. O tema seguinte foi saneamento e Dilma perguntou a Plínio sobre suas propostas na área. Para finalizar  o bloco, Plínio elaborou questão a Serra sobre saúde. Questionou o candidato sobre sua suposta recusa em se comprometer a elevar os gastos em saúde a 10% do Produto Interno Bruto.
Quarto blocoPlínio de Arruda Sampaio abriu o quarto bloco, que teve tema livre, e questionou Dilma Rousseff sobre redução de jornada de trabalho sem redução de salário, limite à propriedade de terras e cobrança de aluguel compulsório em imóveis vazios. Após réplica e tréplica, Dilma questionou Marina Silva sobre sua avaliação a respeito de ações do governo federal diante de crises externas. Em seguida, Marina escolheu os programas sociais como tema para questionar José Serra. Com direito a uma pergunta na sequência, Serra perguntou a Plínio sobre reajustes acima da inflação.
Os candidatos tiveram ainda dois minutos cada um para as considerações finais.
http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010

PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...