quinta-feira, 15 de março de 2012

Evangelho (Lucas 11,14-23)


Quinta-feira, 15 de Março de 2012

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”.
16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
18Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes.
20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

“Jesus estava expulsando um demônio que era mudo” (Lucas 11,14). Diante disso, testemunhas oculares habituadas às  práticas ocultas se questionaram sobre “em nome e poder de quem” Jesus estaria atuando.
Cristo acabara de libertar aquele homem do poder de satanás. Vendo agora o homem curado e liberto, uma parte da multidão – impávida e pasmada – exclamava: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios” (Lucas 11,15).
Outros, querendo conseguir alguma prova contra Jesus, pediram que Ele fizesse um milagre para mostrar que o Seu poder vinha de Deus.
A atitude de Jesus, como sempre, é oportuna. Ele age na hora e no momento certo. Portanto, “Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, afirma: ‘Todo o reino dividido acaba por se arruinar a si mesmo; a família que se divide em grupos que lutam entre si também acaba por ser destruída. Se o reino de Satanás tem grupos que lutam entre si, como continuará a existir? Se vós dizeis é por Belzebu que eu expulso demônios. Por quem os expulsam os vossos mestres. Assim, os vossos seguidores provam que vós estais completamente enganados. Na verdade, é pelo poder de Deus que eu expulso demônios. O que prova que o Reino de Deus está no meio de vós’” (Lucas 11,17-20).
E Jesus ainda acrescenta: “Quando um homem forte e bem armado guarda a sua própria casa, tudo o que ele tem está seguro. Mas, quando um homem mais forte o ataca e vence, leva todas as armas em que o outro confiava e reparte tudo o que tomou dele. Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando” (Lucas 11,21-23).
A prática libertadora de Jesus, restaurando a dignidade das pessoas, suscita, por um lado, a admiração das multidões; por outro, a repressão dos chefes religiosos de Israel.
Jesus afirma que veio para libertar todos que estão retidos sob o poder do maligno, pois é preciso que todos saibam que é em nome e no poder de Deus que Jesus veio, tornando presente o Reino de Seu Pai entre nós.
Padre Bantu Mendonça


Fonte: CANÇÃO NOVA 

TCM EM PENTECOSTE



Os técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, estão presentes na cidade de Pentecoste desde a data de ontem 15 de março de 2012 e deverão permanecer até a próxima sexta-feira(16).

A visita dos técnicos do TCM se deve a mais uma fiscalização do órgão, desta vez com a operação desmonte, que foi amplamente divulgada pelo Tribunal de Contas.

Os técnicos receberão denúncias, caso haja, de qualquer do povo, para isso basta se dirigir a Prefeitura Municipal de Pentecoste ou a Câmara do Município.

Vereadora Dra. Valéria.

Dois projetos são apresentados na Câmara Municipal de Pentecoste



Será apresentado hoje na sessão da Câmara Municipal de Pentecoste 02 (dois) projetos de autoria do Prefeito Municipal de Pentecoste.

A mensagem 01/2012 cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA do Município de Pentecoste.

Já a mensagem 02/2012, tem por finalidade cumprir a Lei Federal 11.738/2008, de 16 de julho de 2008, que regulamenta o PISO SALARIAL profissional para os profissionais do magistério público da educação básica do Município de Pentecoste.

Segundo a tabela anexa ao projeto 02/2012, o professor da educação básica I, terá um salário inicial de R$ 1.451,00, o professor da educação básica II terá salário de R$ 1.799,29, o da educação básica III receberá inicialmente R$ 1.979,16 e o professor da educação básica é de R$ 2.013,75.

Lembramos que a atualização do piso é uma luta do SINDSEP. Os projetos seguirão para parecer das comissões da Câmara Municipal de Pentecoste.

Vereadora Valéria Braga.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Educadores do Tocantins aderem Greve Nacional da Educação nesta quarta


Inicia nesta quarta-feira,14, o primeiro dia de paralisação das atividades da educação no Estado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins - Sintet. A ação faz parte da Greve Nacional convocada pela CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que está marcada para os dias 14, 15 e 16. O tema nacional é Piso, Carreira e a luta por 10% do PIB para a Educação.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Tocantins - Sintet, inicia nesta quarta, 14, o primeiro dia de paralisação das atividades da educação no Tocantins. Esta ação faz parte da Greve Nacional convocada pela CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, que está marcada para os dias 14, 15 e 16. O tema nacional é Piso, Carreira e a luta por 10% do PIB para a Educação.

No Tocantins, a direção do Sintet decidiu, após ter ouvido todos os presidentes das diretorias regionais, que a paralisação será de três dias, mas que cada regional sindical discutisse, na base, suas realidades e especificidades, decidindo cada uma se a paralisação seria realizada nos três dias, dois ou apenas um, sendo todos com mobilização intensa. Com isso há regionais que paralisarão suas atividades nos três dias dias e outras apenas um dia.

Em Palmas, a Paralisação acontece nesta quarta, 14. Já as atividades terão início a partir das 13h00, na sede do Sintet, localizado na quadra 110 norte, alameda 25, atrás da Av. JK, quando a diretoria do Sintet Regional de Palmas apresenta as reivindicações dos educadores de Palmas e uma caminhada às 16h00 pela Av. JK até o Palácio Araguaia. Na quinta, 15, às 19h00, será realizada uma panfletagem na Feira Coberta da Quadra 1106 Sul.

“Vamos juntos e fortes lutar pelo Piso, Carreira (revisão do PCCS estadual e dos municípios e 1/3 hora atividade) e 10% para a Educação”, convoca José Roque, Presidente do Sintet.

O presidente do Sintet José Roque participa pela manhã da paralisação em Gurupi, na região sul e a tarde estará à frente das atividades em Palmas.

Confira abaixo a programação de cada regional:

Palmas:
- Dia 14 paralisação geral (todos parados), concentração no SINTET central as 13h, caminhada pela JK a partir das 16h00.
- Dia 15 panfletagem nas feiras (sem paralisação);
Contato: 3225.5521/9980-1110 (Joelson)/ 9980-1127 (Elis Raik).

Araguaína
- Dia 15 paralisação geral (todos parados), concentração as 07h00 no SINTET e caminhada até a Praça da Bandeira no centro da cidade.
Contato: 3414-7483 (Maria Helena)

Augustinópolis
- Paralisação geral nos três dias. Dia 14, será realizado na sede em Augustinópolis um “Encontrão” para debate dos temas (local a ser definido pela Regional).
Contato: 3456-1480/9980-1103 (Julis Rimet)

Guaraí
- Paralisação geral dia 16, com concentração em Guaraí na Feira coberta a partir das 08h00
Contato: 3464-4696 (Donizete)

Gurupi
-Paralisação geral dia 16, com concentração na praça da Igreja Nossa Senhora da Abadia.
Contato: 3351-1574 (João/Walter)

Miracema
- Paralisação dia 16, com caminhada a partir das 08h00 saindo da Praça Doracy de Morais.
9980-1129 (Iata Vilarinho)

Porto Nacional
- Paralisação geral nos três dias. Dia 14 concentração a partir das 07h00 na Praça da Catedral.
Contato: 9980-1124 (Erotildes)

Colinas
- Paralisação geral dia 16 com atividade em Colinas, concentração as 08h00 no Caribe Clube.
Contato: 3476-2156/9972-0787 (Railma Martins)

Paraíso
- Paralisação geral dia 16, concentração na sede do SINTET a partir das 14h00
Contato: 3351-1574 (Expedito)

Tocantinópolis
- Paralisação geral dia 16, com ato público a partir das 08h00 
Contato: 3471-3317/ 9984-0708(Cléber Borges)

Sudeste
Paralisação geral dia 16, panfletagem nas cidades de Natividade, Taguatinga e Dianópolis. Outros municípios estarão paralisados e organizando suas manifestações.
Contato: 9227-2387 (Glabb)


http://surgiu.com.br 

Evangelho (Mateus 5,17-19)

Quarta-feira, 14 de Março de 2012


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas”. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei, sem que tudo se cumpra.
19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

A lei de Deus visa a nossa santificação

Para Jesus a lei moral é obra da sabedoria divina. Por isso, podemos defini-la – em sentido bíblico – como uma instrução paterna, uma pedagogia de Deus. Ela descreve ao homem os caminhos, as regras de procedimento que o levam à bem-aventurança prometida pelo Senhor e lhe proíbe os caminhos do mal que o desviam de Deus e do Seu amor. Ao mesmo tempo, firme nos Seus preceitos e amável nas Suas promessas, eis a razão do porquê Jesus diz: “O céu e a terra passarão; porém, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento”.
Portanto, a questão da obediência aos mandamentos divinos – ou tudo quanto Deus ordena – não visará à salvação, pois entra no campo da santificação, e não da justificação. Entender o papel da Lei como meio de salvação seria um uso “ilegítimo” dela (cf. 1Timóteo 1,8).
O fracasso espiritual de Israel, que motivou sua rejeição como propriedade de Deus, não estava na Lei que é perfeita, santa, justa, boa, espiritual e prazerosa (Salmo 19,7; Romanos 7,12.14. 22), mas na atitude de autoconfiança do povo quanto às suas possibilidades de obedecê-la plenamente. Por isso é que Jesus, dirigindo-se ao povo, diz :“Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo“. Assim, Ele ressaltou os princípios básicos da Lei divina como sendo “amor a Deus sobre todas as coisas” e “amor ao próximo como a si mesmo” (Mateus 22,36-40).
Com pouca margem de erro, eu diria que há preceitos de caráter cerimonial, civil e moral na Lei divina, independentemente de ocorrer tal linguagem “técnica” nas páginas bíblicas, fato reconhecido por confissões de fé e autoridades cristãs de diferentes confissões do passado e do presente. Em toda a Lei está a defesa da vida que, afinal, é um dom de Deus.
No “Sermão da Montanha” (Mateus 5 a 7), bem como no “diálogo com o jovem rico” (Mateus 19,16ss), Cristo, ao tratar do verdadeiro espírito da Lei, nos lembra que Deus leva em conta não só a mera obediência a Seu texto, mas as reais e íntimas intenções do indivíduo quanto a tal obediência.
Nenhum dos mandamentos da Lei de Deus têm aplicação limitada a Israel. O próprio princípio do sábado foi estendido aos “filhos dos estrangeiros” (Isaías 56,2-8), e todas as pessoas de todas as nacionalidades têm necessidade de um dia regular de repouso, daí por que “o sábado foi feito por causa do homem” (Marcos 2,27).
No novo concerto, os princípios básicos da Lei divina são escritos por Deus nos corações e mentes dos Seus filhos – judeus ou gentios – nos moldes do que havia sido prometido ao antigo Israel em Ezequiel 36,26-27 e Jeremias 31,31-33.
Nos debates de Cristo com os escribas e fariseus sobre o sábado, o Senhor está corrigindo a prática extremada e insensível deles no que se refere ao Decálogo [dez mandamentos], mas não combatendo uma norma estabelecida por Ele próprio como Criador e Legislador (ver Mateus 12,1-12; Heb 1,2).
João, em Apocalipse 1,10 refere-se ao “Dia do Senhor” – que para nós católicos é o domingo – como sendo um dia especial dedicado a Deus. Portanto, Ele mantinha um dia especial de observância, como estabelecido no 3º mandamento da Lei de Deus: santificar os domingos e festas de guarda.
Padre Bantu Mendonça
Fonte: CANÇÃO NOVA

terça-feira, 13 de março de 2012

Reunião de pais Escola Etelvina

A Escola Etelvina Gomes Bezerra viveu uma tarde espetacular. Diante de uma platéia de pais de alunos do Ensino Médio, eu a coordenadora pedagógica, Lila, a Diretora Josenis e as professoras Fatinha e Gorete, ficamos maravilhados pela presença de inúmeros pais para uma reunião de convocação do Projeto de Diretor Turma do turno da Tarde. Hoje foi a vez das salas de 2º ano. Ontem foi as salas do 1º ano. 
Durante a reunião a Coordenadora pedagógica falou longamente com os pais sobre a responsabilidade de educar os jovens que são filhos desses pais que estavam presentes na reunião. Disse que todos na escola tem trabalhado para fazer o melhor, mas que vivemos em tempos difíceis e por isso mesmo é que é mais do que necessário a presença dos pais para acompanharem mais de perto seus filhos em sua jornada educacional. 
O professor Valdeni Cruz em sua fala falou dos perigos que esses jovens sofrem e que por se tratarem de jovens estão suscetíveis a vários inimigos, como por exemplo as drogas. Portanto, é necessário que os pais cuidem mais de seus filhos e acompanhem mais de perto, do contrário vai ser mais difícil termos melhores resultados.
Muitos dos pais presentes elogiaram a organização da reunião e a consideraram de muito proveito.
Em seguida foi realizada a eleição para a escolha de representantes de pais para cada turma do 2º ano que são três no turno da tarde: 2º D,E,F.
Tendo ocorrido de acordo com o programado, foi dada por encerrada a reunião. 

Professor Valdeni Cruz       

Governo vai apoiar indústria, garante ministro da Fazenda


Em audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), nesta terça-feira (13), o ministro da Fazenda, Guido Mantega, garantiu que “o governo não vai abandonar a indústria brasileira”. Os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Armando Monteiro (PTB-PE), Blairo Maggi (PR-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Cristovam Buarque (PDT-DF) foram alguns dos que manifestaram preocupação com a desindustrialização nacional na sabatina do ministro da Fazenda na CAE.
- Estamos preocupados com o sofrimento da indústria. Não vamos abandonar a indústria – afirmou Mantega antes de garantir que o Brasil continuará sua “trajetória de desenvolvimento sustentável” sem esquecer o setor industrial.
Um dos principais desafios brasileiros, segundo Mantega, é manter em crescimento os investimentos em infraestrutura, principalmente em transportes e em geração energética.
- O setor industrial brasileiro é o que mais está sofrendo com a crise mundial – acrescentou.
Armando Monteiro disse que o setor industrial atravessa uma crise – as exportações de manufaturados ficaram US$ 90 bilhões abaixo das importações em 2011. Ele cobrou do governo medidas de médio prazo para restaurar a competitividade do setor. Isso envolveria necessariamente, na opinião do senador, a desoneração da folha de pagamento das indústrias.
Mantega reconheceu o problema e disse que o cambio desempenha um papel importante. Ele apontou dificuldades para o governo, principalmente em relação aos grandes países que “promovem manipulação cambial e políticas de expansão monetária”. Por isso, o ministro defende a adoção “medidas de defesa comercial” permitidas pela Organização Mundial do Comércio.
- Não podemos fazer papel de bobos, mesmo sendo partidários do câmbio flutuante – disse.
O ministro garantiu que o governo mantém sob vigilância todas as portas de entrada de dólares no país, para impedir uma valorização excessiva da moeda brasileira. Mantega também informou que o governo federal conseguiu reduzir a dívida pública brasileira em relação ao PIB, para 36,5% do PIB em 2011.
Ao senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que relatou dificuldades do setor de indústrias têxteis de Santa Catarina, Mantega informou que o Ministério da Fazenda está na iminência de promover mudanças nas alíquotas atuais utilizadas para desonerar a folha de pagamento dessas empresas. Ele declarou também que novos setores deverão ser contemplados com esse tipo de benefício fiscal.
A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou a edição de portaria tratando da equalização de preços do arroz. Mantega respondeu que o assunto será resolvido em breve. Já em resposta a crítica do senador José Agripino (DEM-RN) sobre a escassez de linhas de crédito para o financiamento de pequenas e médias empresas, Mantega observou que os próprios bancos privados muitas vezes preferem repassar os recursos conseguidos junto ao BNDES para grandes empresas. De acordo com o ministro, o BNDES deverá disponibilizar mais capital de giro com taxas menores para as empresas este ano.
O ministro da Fazenda também aproveitou para negar os boatos de que o governo federal estaria estudando mudanças na rentabilidade da poupança, já que a taxa Selic estaria em permanente queda.
Agência Senado

PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...