quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ficha Limpa: 235 gestores devem ficar inelegíveis no CE


Além da lista do Tribunal de Contas da União, ainda deverão sair as relações do TCM e do TCE, até 5 de julho

21/06/2012 - Os nomes de vários políticos cearenses, 235 ao todo, principalmente prefeitos e ex-prefeitos, deputados e dirigentes de órgãos públicos federais, ex-gestores de órgãos federais no Ceará e até magistrados aposentados do Tribunal Regional do Trabalho constam da relação de gestores públicos com contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) entregue à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Carmem Lúcia, na última terça-feira. O Ceará é o 9º estado com maior número de gestores que tiveram suas contas reprovadas.

A relação, separada por Estado, ainda será encaminhada a cada Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para que os juízes eleitorais tenham conhecimento e possam negar o registro dos candidatos inelegíveis perante a Lei. Essa relação também vai servir de subsídios para os promotores eleitorais impugnarem os pedidos de registro de candidatos supostamente inelegíveis.

A decisão sobre a inelegibilidade caberá à Justiça Eleitoral, ressaltou a ministra Carmem Lúcia, ao receber a listagem do presidente do TCU. Os candidatos cujos nomes constarem na relação estão supostamente atingidos pela Lei Ficha Limpa porque nessa relação estão os nomes de quem teve contas desaprovadas, com o trânsito em julgado, nos último oito anos. Mas a Lei apresenta ressalvas, pois exige que a desaprovação tenha sido objeto de ato doloso e não exista decisão suspendendo seus efeitos.

Ex-deputados

Alguns nomes chegam a ser repetidos várias vezes porque para cada processo o nome do gestor condenado é citado. Este é o caso, por exemplo, de Antônio Edvaldo Gomes, ex-prefeito de Irauçuba; Antônio Luciano Lobo de Mesquita, ex-prefeito de Santa Quitéria; Armando Quaresma Trigueiro, atual prefeito de Baixio; Francisco Afonso Machado Botelho, ex-prefeito de Itatira e Henrique Antônio Fonseca da Mota, ex-prefeito de Capistrano.

Também constam nessa relação os nomes do deputado estadual Perboyre Diógenes como ex-prefeito de Saboeiro e dos ex-deputados federais Antenor Naspoline (ex-secretário de educação do Estado) e Osmundo Rebouças em função de prestações de contas como diretor do BNB.

No caso específico de prefeitos e ex-prefeitos, tendo em vista que não está descartada a possibilidade dos gestores voltarem a participar da disputa eleitoral, alguns processos foram consultados e a maioria dos casos consultados revelou que se trata de Tomada de Contas Especial, geradas em função da omissão na prestação de contas em convênios realizados com a União (Governo Federal), sendo a decisão do TCU pela irregularidade das contas, com débito a ser restituído e aplicação de multa.

Funasa

As irregularidades constatadas referem-se a setores que há anos são objeto de reclamação da população por uma melhor atenção do setor público. Um dos processos de Irauçuba refere-se a convênio com a Funasa; Em Santa Quitéria também existem convênios com a Funasa para viabilizar sistemas de abastecimento de água em algumas comunidade e também com o DNOCS. Um dos processos de Baixio envolve recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e um dos casos de Capistrano os recursos foram do Fundo Nacional de Saúde, por meio de convênio realizado com o extinto Inamps.

Diário do Nordeste/saogonsalonotícias

Ex padres e ex freiras – por Pe. Zezinho, scj


Nós que prosseguimos, devemos a eles o respeito de irmãos e irmãs . Caminharam conosco por anos, sonhando os mesmos sonhos e sofrendo as mesmas dores do reino, até que para eles e elas ficou difícil continuar a servir a Deus dessa maneira. Não deu mais. Alguns podem ter perdido a fé e a perspectiva, mas a maioria continuou amando a Jesus e à Igreja e servindo o Senhor. Não perderam a vocação . Só não foi mais possível servir e amar num convento, no celibato ou no ministério . Para eles ficou difícil demais prosseguir naquele caminho de vida . Para não servirem a Deus infelizes e desajustados, procuraram seu ajuste noutro caminho .
Há quem os diminua por isso. Há quem fale em perda, fuga, infidelidade e fracasso; o que é injusto, porque há fracassados que continuam, mas servindo sem amor e há muitos deles que se tornaram pessoas melhores depois da mudança de vida. Cada caso é um caso !
Nós que ficamos nos conventos, nas paróquias , nas pastorais e achamos que podemos ir até o fim, temos mais é que respeita-los. Por um tempo conseguiram, cheios de zelo e amor ajudar o povo de Deus como padres, freiras e irmãos . Foi vocação. Sentiram-se chamados. Houve um momento em que, ou não foi mais possível responder daquele jeito ou sentiram-se chamado a outro caminho. Pediram licença, fizeram tudo nos conformes. Mas , ficar não dava mais . Em nenhum momento quiseram desafiar a Igreja, mas o coração pedia um lar , um amor ou um outro caminho de serviço .
Falo dos maduros. Sofreram e ainda sofrem bastante com suas opções . Tenho vários amigos e amigas, maravilhosos em tudo que já exerceram o ministério sacerdotal e já viveram como religiosas. Aprendi e ainda aprendo muito com eles . Nunca me achei melhor do que eles só porque continuo . Nem sei se os entendo , porque não passei pelo que eles passaram . Mas de ouvi-los , sei o quanto sofreram e ainda sofrem .
Continuam companheiros . Alguns adorariam poder atuar , mas nossa Igreja ainda não tem esta opção . Enquanto isso, prosseguem com saudade , mas sem mágoa , na mesma direção do mesmo reino . Mudaram de veículo , mas não de destino . Nunca os chamo de ex padres ou ex freiras. Chamo-os de irmãos. É o que são. Um dia nossa igreja saberá aproveitar melhor suas capacidades.
Enquanto isso não acontece, que sejam vistos como servidores de Deus , lá onde agora estão, alguns mais, outros menos felizes, outros infelizes como antes. Julgá-los, nunca ! Essas coisas do coração e da fé não podem ser medidas na base do era e não é mais. A maioria continua viajando na direção do mesmo infinito , amando como antes . Se você nunca viveu perto deles ou delas não terá uma idéia do quanto lhes dói a palavra ex . Não a use . Eles não a merecem .

Evangelho de hoje (Mateus 6,7-15)



Quinta-Feira, 21 de Junho de 2012
São Luis Gonzaga



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus.
11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

OLHA A CHINA DANDO PITACO NO BRASIL


SE O BRASIL NÃO FAZ SUA APRTE, VEM OUTROS E DIZEM COMO FAZER E, TEMOS QUE FICAR CALADOS...

PELOS MENOS PARA A GENTE REFLETIR DÁ...

POLITICA DO BRASIL É UMA VERGONHA TOTAL




Imagem do Google
Acompanhamos esses dias uma notícia no mínimo equivocada. Foi à aliança estabelecida entre o PP de Maluf e PT. Em São Paulo tudo caminhava para que Haddad e Luiza Erundina firmassem suas candidaturas a Prefeito e a Vice-Prefeito. Porém, o inesperado aconteceu. O ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, fez o que jamais deveria ter feito: aceitar Maluf para fazer parte do grupo político de Haddad. Luiza Erundina viu nesse acordo um desconforto pela luta política de anos contra Maluf, vir apor água abaixo. Pressionada pela consciência, como ela mesma disse em uma entrevista no Jornal da Record News, e pela população, que se manifestou de forma veemente contra essa aliança, teve de retirar seu nome da chapa de Haddad. Segundo ela, Lula passou dos limites. Ainda de acordo com a fala de Erundina, Maluf é o que o país tem de pior na política, é um dos exemplos dignos de desprezo para a política do país, que já esta tão desgastada. Todos sabem quem é Maluf. Ele é a cara da ditadura no Brasil, ou seja, é um atraso para o país que tenta se recuperar e mudar essa imagem conhecida como o país em que os políticos são todos ladrões e que todos só buscam os interesses pessoais.

A pergunta que fica é a seguinte: OS MEIOS JUTIFICA OS FINS? Para muitos, quando se trata de ganhar uma eleição, importa sim que vem para compor um grupo. Critérios éticos? Pra que? E outros dizem? Na política tem ética? A política do Brasil virou uma verdadeira desmoralização, virou casa da mãe Joana... É assim que muitos veem. Não importa se para o grupo venham anjos ou demônios. Quando de trata de conquistar o poder, nada importa, ou melhor, importa desde que a safadeza que se cometa, leve-o ao poder.

Se os meios justificam os fins então não importa qual é o tamanho da falta de caráter, da moralidade de um político. Não importa quem vem para meu grupo. Se ele tem votos, pode ser ladrão, bandido... Eu não me importo.

Ninguém seria capaz de contradizer isso que digo agora, Pois é notório e descaradamente vemos isso todos os dias, seja lá fim do Brasil ou aqui do nosso lado. Uma vez um africano dando um curso para nós, ele disse: Existem coisas que me chocam no Brasil: são pacíficos demais. Na África, quando alguém comete injustiça ou lesa alguém da sua aldeia ou de seu povo, eles mesmos fazem justiça com as próprias mãos. Eles tomam satisfação. Aqui no Brasil se reclama muito, mas o povo não faz anda de fato. Deixa pra lá. Não é comigo. Se nos roubam, tá tudo bem, se matam os nossos, tá tudo bem...

Enquanto isso nós continuamos a ver de camarote a deformação da imagem de nosso país. Ele é deformado quando dizem que somos um dos países mais corruptos do mundo, que temos ainda um alto índice de pobreza. Para sermos mais precisos, 16 milhões de pessoas em extrema pobreza. Milhares de pessoas sem moradia, sem terra pra plantar... Por outro lado, assistimos todos os dias nos jornais às noticias que dão conta de que bilhões de reais são desviados dos cofres públicos para contas de políticos que rapidamente enricam ilicitamente. Todas essas informações são no mínimo uma ameaça ao país. Ameaça ao progresso, a liberdade, a democracia... Se continuarmos assim, não tardará para vivermos uma desordem geral no Brasil.

Artigo escrito pelo Professor Valdeni Cruz

Abertura da Rio + 20 Custo da inação será maior do que agir, diz Dilma na Rio+20




RIO DE JANEIRO, 20 Jun (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira, em seu discurso de abertura da Rio+20, que o custo de não se fazer nada será maior do que o de adotar as medidas necessárias para se obter o desenvolvimento sustentável.
"A tarefa que nos impõe a Rio+20 é desencadear um movimento de renovação de ideias e de processos absolutamente necessários para enfrentar os dias difíceis em que hoje vive ampla parte da humanidade. Sabemos que o custo da inação será maior que o das medidas necessárias", disse Dilma.
Ao discursar para o plenário da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a presidente também abordou o tema da crise internacional, que tem ameaçado as discussões da Rio+20.
Ela reconheceu que a crise econômica "dá significação especial à Rio+20" e pediu que os chefes de Estado não permitam que agendas locais numa situação de fragilidade econômica comprometam as discussões da conferência.
"É certo que os países em desenvolvimento passaram a responder por parcela cada mais significativa do desenvolvimento mundial, mas estamos conscientes e temos certeza que a recuperação para ser estável, tem que ser global", defendeu.
"Em um momento como este, de incertezas em relação ao futuro da economia internacional, é forte a tentação de tornar absolutos os interesses nacionais. A disposição política para acordos vinculantes fica muito fragilizada. Não podemos deixar isto acontecer."
Dilma voltou a criticar a adoção de medidas de austeridade como via de saída para as turbulências econômicas e criticou o que chamou de "modelos de desenvolvimento que esgotaram sua capacidade de responder aos desafios contemporâneos".
"Nossa experiência... mostra que políticas indutoras do crescimento e do emprego constituem a única via segura para a recuperação da economia", disse.
A presidente aproveitou sua fala para defender o texto aprovado pelas delegações presentes à conferência antes da chegada dos chefes de Estado e governo ao Rio de Janeiro.
Apesar de críticas de organizações não-governamentais que viram retrocessos no documento, Dilma disse que o texto "consagra avanços importantes" e cobrou ambição de seus colegas.
"Nossa conferência deve gerar compromissos firmes para o desenvolvimento sustentável, temos de ser ambiciosos", disse. "Não basta manter as conquistas do passado, temos de construir sobre esse legado."
(Reportagem de Maria Pia Palermo, Hugo Bachega, Rodrigo Viga Gaier e Sabrina Lorenzi)


Em mensagem a prefeitos, Dilma afirma que vai fortalecer parceria municipalista



A presidenta Dilma afirmou, em mensagem enviada aos prefeitos que participam, em Brasília, do I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que vai fortalecer a parceria municipalista e republicana, especialmente em ações de erradicação da miséria e de melhoria da saúde e da educação.

Na mensagem, ela disse aos prefeitos que, até 2014, serão transferidos por meio da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) R$ 16,3 bilhões aos municípios para que executem diretamente investimentos em obras de abastecimento de água, esgoto, drenagem e contenção de encostas. A presidente acrescentou que deseja contar com a parceria dos municípios para investir cerca de R$ 73 bilhões na construção de moradias para famílias de baixa renda pelo programa Minha Casa, Minha Vida.

“Este novo Brasil vem acelerando cada vez mais, porque decidimos governar em parceria direta com os prefeitos e as prefeitas, governar acima de qualquer interesse partidário ou regional, governar livre de formalismos burocráticos ou limitações políticas. Tenho o compromisso de ampliar e de fortalecer ainda mais esta parceria municipalista e republicana. É exatamente na luta pela erradicação da miséria, no estímulo ao empreendedorismo, na luta pela qualidade ambiental rural e urbana, na melhoria da infraestrutura, da saúde, da educação que esta parceria pode se ampliar e se consolidar”.







Sobre a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada de 20 a 22 de junho, Dilma afirmou que o Brasil só sairá fortalecido se mostrar que os municípios estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

 

“O Brasil só poderá sair fortalecido da Rio+20 se mostrar que o conjunto da Federação brasileira, a começar dos municípios, está verdadeiramente comprometido com o desenvolvimento sustentável. Desenvolvimento sustentável significa crescer favorecendo e defendendo todos os seres vivos, sem exceção, defendendo a nossa extraordinária biodiversidade, preservando nossas florestas e biomas, lutando sem trégua contra o desmatamento”.


Blog do Planalto



PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...