quinta-feira, 6 de junho de 2013

MCCE é contra proposta que pretende fragilizar "Ficha Limpa"

CNBB


O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) divulgou nesta terça-feira, 4, uma nota contra a proposta que pretende fragilizar a Lei de Ficha Limpa. Veja a nota.

MOVIMENTO DE COMBATE À CORRUPÇÃO ELEITORAL

Em defesa da Lei da Ficha Limpa

1. As redes e organizações da sociedade civil que lideraram o processo de conquista da Lei da Ficha Limpa vêm a público repudiar a decisão do Grupo de Trabalho constituído no âmbito da Câmara dos Deputados que acaba de aprovar proposta de drástica redução dos efeitos da Lei da Ficha Limpa.

2. A Lei da Ficha Limpa é clara ao criar obstáculos à candidatura de políticos que tiveram suas contas públicas rejeitadas por malversação dos recursos públicos. Não é admissível que a Câmara afronte a vontade manifestada por toda a sociedade brasileira, amparada em projeto de lei de iniciativa popular.

3. Esperamos que a Câmara reconheça a incorreção da iniciativa do Grupo de Trabalho e promova o imediato arquivamento da matéria.

4. Fatos como esse demonstram a urgência e a necessidade da luta por uma Reforma Política de iniciativa popular, próximo passo do nosso Movimento.

Brasília, 04 de junho de 2013

Fonte: Canção Nova Notícias

Igreja no Brasil celebra o Dia do Nascituro

Jéssica Marçal, com colaboração de Kelen Galvan

Da Redação


Arquivo
Padre Rafael Fornasier, da Comissão de Vida e Família da CNBB, acredita na necessidade de um maior comprometimento social em prol da defesa da vida
Nesta segunda-feira, 8, celebra-se o Dia do Nascituro, marcando o encerramento da Semana Nacional da Vida, iniciativa promovida pela Igreja católica no Brasil desde 2005. A data faz lembrar que, mesmo dentro do ventre materno, o nascituro é uma vida que merece ter seus direitos garantidos.

O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Rafael Fornasier, lembrou que o termo “nascituro” não é uma expressão cunhada pela Igreja católica, mas que está presente na própria legislação vigente no país.

A data propõe uma celebração pelo nascituro, o que é feito de diversas formas. “Em vários lugares foram feitos e estão sendo feitos agora nesse período atos públicos. Por exemplo, uma sessão na Câmara legislativa do Estado, às vezes até a aprovação de alguma lei que ajude a defender mais o nascituro, às vezes uma caminhada. Enfim, são várias as atividades”.

E como mecanismo de defesa dessa vida que ainda está no ventre materno, foi criado o Estatuto do Nascituro. De acordo com padre Rafael, o Estatuto já passou pela Comissão de Seguridade Social e Família e agora está na Comissão de Finanças e precisa ser votado.

"A Igreja tem participado e convidado também os fiéis a participarem da coleta de assinaturas que não está sendo promovida pela Igreja, mas por uma organização da sociedade civil, o chamado Movimento Nacional da Cidadania pela Vida, o Brasil sem aborto, que congrega no seu seio pessoas espíritas, católicas, protestantes, evangélicas, Legião da Boa Vontade e outros sem religião, mas que defendem o direito à vida em todas as circunstâncias”.

Padre Rafael afirmou que a Igreja está apoiando o Estatuto e que é interessante que este avance, de forma que também é necessário que a população dê o seu apoio, contribuindo com o abaixo-assinado. O formulário estádisponível no site da CNBB, na página da Comissão Vida e Família, e também no site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar.

Balanço da Semana Nacional da Vida

Embora seja recente, a Semana Nacional da Vida alcança maior presença e participação a cada ano. O padre informou que, com o passar dos anos, maior é o número de atividades nas paróquias e em nível regional.

“É muito positivo, qualquer atividade que vem sido feita vem para somar. Então a gente só se alegra com isso, porque de fato a cada ano que passa tem mais coisas que somam àquilo que já era feito”.

O padre ressaltou que toda e qualquer atividade, por menor que seja, promove um momento de reflexão sobre os vários aspectos da vida: seu início, seu término, como ela tem sido ameaçada e o que pode ser feito para mudar esse quadro.

Diante dessas reflexões, padre Rafael frisou a necessidade de se ter um comprometimento maior no âmbito social. “Porque há muita ideologia que serve muito a uma visão utilitarista da vida, ou seja, a vida pode ser suprimida quando ela não vale mais para alguém ou para alguma coisa. Não, a vida vale por si mesma. Esta é a conscientização”.

Como expectativas para o futuro no que diz respeito à defesa da vida, padre Rafael acredita justamente na intensificação desse comprometimento social, sem se restringir à defesa da vida dentro do lar ou da família.

“Por exemplo, quando nós falamos não ao aborto, nós também temos que pensar como eu estou apoiando também uma mulher que está em situação precária de saúde ou materialmente falando, que está na pobreza, abandonada pelo marido”.

Para o padre, esse comprometimento envolve uma ação social, seja em âmbito local, como ações no bairro, ou em relação a toda a sociedade. “Para o futuro é importantíssimo um comprometimento social para o bem de todos, claro, não só para uma certa classe, mas para todos”.

Fonte: Canção Nova Notícias

Qual é o sentido da vida humana?

Jéssica Marçal

Da Redação


Arquivo / Divulgação
O cartaz de divulgação da Semana Nacional da Vida 2012, iniciada nesta segunda-feira, 1º de outubro
Vida, saúde e dignidade: direito e responsabilidade de todos. Com este tema, inicia-se nesta segunda-feira, 1º, no Brasil aSemana Nacional da Vida, uma iniciativa promovida pela Igreja católica no país por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A proposta é colocar em evidência questões relacionadas à defesa da vida humana.

Ao longo da semana, o noticias.cancaonova.com vai exibir uma série de reportagens especiais relacionadas aos temas que serão tratados na Semana da Vida. O primeiro deles diz respeito ao início de tudo: o sentido da vida humana.

Ao olhar para a Sagrada Escritura, percebe-se que o conceito de vida, no Antigo Testamento, está acentuado na compreensão de que Deus é fonte e doador de vida ao seu povo. Isso foi o que explicou o padre José Carlos de Melo, assessor da Pastoral Familiar da arquidiocese de Aparecida (SP).

De acordo com o padre, o homem tem sentido em sua vida a partir de Deus.  “Deus é o que vai nortear a vida, a caminhada do ser humano na face da terra. Lembrando que Deus deixa o ser humano livre para fazer o seu caminho, mas no coração de todo o ser humano tem uma lei de que tudo deve ser voltado para Ele. Então a razão primeira e última do ser humano está centrada em Deus”.

O ser humano no plano divino

Sendo Deus o sentido primeiro da vida humana, Ele deu ao ser humano a possiblidade de colaborar na criação, dominando a natureza e as coisas criadas, como consta no Livro de Gênesis.

Porém, padre José destacou que esse “dominar” citado em Gênesis significa cuidar da natureza, e não explorar, como acontece hoje. Ele acrescentou que tudo o que Deus cria sempre é em favor do ser humano, mas o próprio homem, hoje em dia, acaba desviando-se disso.

Ao longo de seu desenvolvimento, o homem acabou adotando valores e comportamentos que o afastaram de sua característica inicial: imagem e semelhança de Deus.

“Infelizmente, nós vemos que a vida hoje em dia está sendo deixada em último plano e não é isso que é o projeto de Deus para cada um de nós. A vida é um valor inalienável, inegociável e nós sempre devemos defendê-la”. 

Uma das causas desse distanciamento, segundo o padre, é a crise moral e ética pela qual passa a sociedade, o que resulta em uma visão reduzida do ser humano. Neste contexto, o valor do homem está relacionado ao quanto ele produz, o quanto consome, o quanto é útil e eficiente para a sociedade.

Outro ponto destacado pelo padre é o secularismo, ou seja, o enfraquecimento do referencial religioso da pessoa, em que Deus deixa de ser o centro das coisas. Ele também lembrou que essa nova configuração social abala os sistemas e valores, acarretando em uma ausência ou inversão da hierarquia de valores.

“Então é preciso repensar esses dados e valores que a modernidade está colocando nas nossas vidas pra gente poder então recomeçar a caminhar na vontade de Deus e, acima de tudo, procurando valores existenciais que fazem a felicidade e norteiam a caminhada do ser humano”, disse.

Promoção da vida 

Tendo em vista o valor inalienável da vida humana, o ser homem tem contribuições a dar em prol de sua defesa. Nessa tarefa, padre José aposta nos trabalhos desenvolvidos por aqueles que estão engajados dentro da comunidade cristã.

“Cada diocese ou então cada paróquia que tenha uma comissão de defesa da vida, deve não se calar, propagar de fato os valores de defesa da vida, propagar os valores de defesa da família, porque eu penso que falta muito hoje em dia é a formação e informação”.

Uma das iniciativas de proteção à vida humana é o Estatuto do Nascituro. Quanto a isso, o sacerdote disse que está sendo desenvolvido um trabalho de coleta de assinaturas, procurando promover a defesa da vida humana e também do nascituro.

Ele lembrou que, muitas vezes, as pessoas se perguntam o que é o nascituro, termo que acaba sendo pouco usado. “O nascituro é aquele ser humano que está no ventre da mãe e tem todos os direitos garantidos como cada um de nós aqui fora. Então os primeiros passos que a gente está tomando é isso: através de coleta de assinaturas, poder alterar uma lei ou uma norma dentro da nossa comunidade, cidade ou estado para beneficiar o ser humano”, finalizou.

Fonte: Canção Nova  Notícias

Liturgia de hoje, 06 de junho de 2013

Evangelho (Mc 12,28b-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 28b um mestre da Lei aproximou-se de Jesus e perguntou-lhe: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” 29 Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendi­mento e com toda a tua força! 31 O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro man­damento maior do que estes”. 32 O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. 34 Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Diretoria do Sindsep se reúne com a Prefeita, Dr. Ivoneide


Ontem, dia 04 de junho, o Sindicato teve mais uma reunião com a Administração Municipal com o intuito de negociar e garantir os direitos dos servidores municipais.

Desta vez foi possível avançarmos. Trataremos dos assuntos na Assembleia que ocorrerá no dia 08, sábado próximo, na sede do Sindicato. Participe e faça parte desta luta que nos tornará vencedores. Teremos a presença do Dr. Valdecy, assessor jurídico do Sindicato.


É assim que acreditamos que as coisas possam acontecer. Um Gestor não precisa ter medo de conversar, discutir, ir para o debate. Afinal, num debate sério tudo pode se resolver. O importante é a vontade de fazer, estar disposto a melhorar a vida das pessoas, ser transparente e isso estamos constatando que a Prefeita está tentando fazer.

Informações do SINDSEP - PENTECOSTE

Liturgia de hoje, 05 de junho de 2013


Evangelho (Mc 12,18-27)

   — O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos. — Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 18vieram ter com Jesus alguns saduceus, os quais afirmam que não existe ressurreição e lhe propuseram este caso: 19“Mestre, Moisés deu-nos esta prescrição: Se morrer o irmão de alguém, e deixar a esposa sem filhos, o irmão desse homem deve casar-se com a viúva, a fim de garantir a descendência de seu irmão”. 20Ora, havia sete irmãos: o mais velho casou-se, e morreu sem deixar descendência. 21O segundo casou-se com a viúva, e morreu sem deixar descendência. E a mesma coisa aconteceu com o terceiro. 22E nenhum dos sete deixou descendência. Por último, morreu também a mulher. 23Na ressurreição, quando eles ressuscitarem, de quem será ela mulher? Porque os sete se casaram com ela!” 24Jesus respondeu: “Acaso, vós não estais enganados, por não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? 25Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não se casarão, pois serão como os anjos do céu. 26Quanto ao fato da ressurreição dos mortos, não lestes, no livro de Moisés, na passagem da sarça ardente, como Deus lhe falou: ‘Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’? 27Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 4 de junho de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS OUVINTES DO PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP E LEITORES DO BLOGGER DO PROFESSOR VALDENI CRUZ

Hoje soube pela boca da Senhora Prefeita que ela estava em fortaleza quando recebeu ligações dando conta de que eu, Professor Valdeni Cruz, no programa que apresento na rádio difusora, estava falando dela na rádio, no programa A VOZ DO SINDSEP. Ela, por entender de quem se trata, disse não acreditar na história. Mas, quando se recebe uma ligação nesse sentido, com certeza deve ter ficado a dúvida se tinha sido verdade ou não. Porém, hoje a mesma Prefeita disse ter recebido alguém em seu Gabinete informando não ser verdade de quem ligou para ela dizendo tais mentiras. Não me defendi de nada, pois não cometi nenhum crime para ter que me defender. Entretanto, quero apenas dizer que, se alguém quiser ter nome ou aparecer se utilizando de inverdades, acho que não vai conseguir. A Senhora Prefeita, Ivoneide Carneiro, por quem tenho respeito, primeiro a respeito como pessoa e depois como Prefeita desta cidade, me conhece muito antes de ser prefeita e sabe muito bem quem eu sou e o que penso. Ela sabe qual é minha posição, sabe que não votei nela, mas sabe também que um direito meu e entende mais ainda que como foi ela que foi eleita, torço pela sua administração de verdade. E olhe que torço não é porque ela me prometeu alguma coisa, mas porque quero o melhor pra esta cidade. Não faço como alguns que deseja que ela erre pra poder se dar bem. Se depender de mim ela vai acertar 100%, pois se ela acertar não é só eu que vou ganhar com isso, mas é Pentecoste como um todo. Sou feliz demais por ter pessoas que me querem bem, acreditam no meu trabalho e ouviram o programa e o que foi falado de verdade. Não fizeram como outras pessoas que ninguém sabe com que interesse levantaram falso inventando algo que não aconteceu. Mas, como é do conhecimento de todos, Deus protege aqueles que confiam nele e eu confio tudo a ele. Não seria eu um leviano de falar coisas que não procedem e muito menos falar mal de quem quer que seja. Não estou fazendo o programa à voz do Sindsep, há um mês ou há um ano, mas são 4 anos.

Vou mais longe. Em anos anteriores, quando fazíamos o programa na FM 98,7, tentaram muitas vezes nos pegar em alguma frase para nos prejudicar, mas nunca conseguiram. Agora tentaram de novo e mais uma vez não deu. Foi o que aconteceu quando Doutora Ivoneide deveria ter ido dar uma entrevista na rádio 98,7 no tempo da Campanha, mas muitos diziam que ela ia ser desrespeitada e outras coisas mais. Ela não foi, é verdade, mas se tivesse ido, com certeza ainda hoje ela se lembraria da entrevista, pois ela seria tratada de igual modo como foram os outros candidatos. Mas isso já passou. Estou relatando aqui somente para recordar aos esquecidos que não estão lidando com um retardado. Eu não sou muita coisa não, isso é verdade. Sou apenas um professor que trabalha há 11 anos na Prefeitura de Pentecoste como concursado e 7 no Estado. Não tenho um Doutorado ainda, mas sou formado em Pedagogia e estou terminando um Bacharelado em Teologia e estou me habilitando em História ao mesmo tempo. Além de inúmeros outros cursos que no decorrer do tempo venho fazendo sempre com a intenção de melhorar como profissional e como pessoa.  E ouso dizer que quem tiver ouvido falar de alguma má conduta minha nos ambientes onde trabalho, como por exemplo, um desrespeito ou que tentei me aproveitar de outras pessoas para conseguir meus objetivos, que aponte. Dou-me o direito de ser questionado até nisso. Sei que não sou perfeito nem o melhor profissional, mas tento a todo custo honrar com minhas obrigações. Sempre tive a mesma posição e até fui capaz e mudar de opinião, quando fui convencido de que estava errado.  Portanto, aqueles que tentam ganhar nome diante da Prefeita denegrindo a imagem de outros, acho que não irão conseguir. Posso garantir que vai dar muito trabalho para me pegar quanto a esta questão de ir para uma rádio e falar mal de alguém. Se quiserem ter algum reconhecimento, tenham por mérito, trabalho, honestidade. Este é o caminho mais seguro para quem quer chegar a algum lugar. Do contrário, vai ser difícil. Um edifício só se torna seguro quando seus alicerces são bem construídos, se não for assim, rui com a primeira ventania.  

Em outras ocasiões eu já dizia: se tem dúvidas quanto ao que falamos é só ouvir o programa todos os sábados e, desafio a quem quer que seja, a apontar qualquer desrespeito a quem quer que seja e, principalmente em se tratando de pessoas públicas que são autoridades constituídas pelo voto popular do povo e, portanto, democrático.

O que falamos na rádio é o que falamos em qualquer lugar ou em qualquer ambiente público. O que diferencia na rádio é o público que se torna mais abrangente. O mais interessante é que desde o mais simples dos ouvintes ao mais entendido, não vê distorção naquilo que dizemos. As pessoas que levantam hipóteses sobre o que falamos são somente aquelas que por algum motivo, gostaria de estar em nosso lugar ou de ter algum status derrubando o trabalho de outras pessoas. Mas uma coisa é certa: a mentira tem pernas curtas e mais, o mau se destrói por si só.

Portanto, quero destacar aqui o meu apreço pela Senhora Prefeita que não deu ouvido a fofocas. Pois desse modo, quando tiver dúvidas daquilo que eu tenha dito ou venha a dizer, chame a mim para dar explicações, pois tenho condições de responder por tudo o que me arrisco a fazer ou dizer.

Muitíssimo grato,

Professor Valdeni Cruz

PENTECOSTE É NOTÍCIA: ENTRE DESAFIOS E EXPECTATIVAS DE NOVOS TEMPOS

A segunda-feira, 22 de junho, foi marcada por acontecimentos que colocaram o município de Pentecoste no centro das atenções. Entre notícias ...