segunda-feira, 16 de abril de 2012

O MUNDO DA FARSA

Alguém me perguntou: o que é preciso para ser feliz? Antes mesmo que eu desse qualquer parecer, já foi me dizendo algumas coisas. Esta pessoa é um amigo que tenho de mutos anos. Este foi me fazendo analisar muitas das realidades que vivenciamos diariamente. Me falava da falta de caráter das pessoa, do fingimentos e dos contratos que alguns fazem para estar na mídia e no meio da chamada so-ci-e-da-de. Esta, corrompida em sua essência, nos torna muitas vezes prisioneiros dela. Tenta nos obrigar que temos que viver em função dela, assumindo uma postura medíocre e insana, muitas vezes, onde temos que nos desfazer de nossos princípios para a ela poder se adequar. Desse modo, nos tornamos escravos das circunstâncias. É esta sociedade que tem ditado as regras para a multidão desorientada e até mesmo para os que se dizem orientados, formados. Ela tem dito o que certo ou o que é errado e nós temos apenas baixado nossas servis e concordado sem nos conscientizarmos de que somos manipulados o tempo todo por ideais violentos que massacram nossa modesta inteligência. Foi nesse sentido que esse meu amigo me levou a refletir. Em suas considerações, me explicava o que pra ele viria ser o caminho do bem viver. Uma vida pacata, onde suas vontades não sofresse interferência de outros, seria trabalhar para ter sustento, paz de espírito, sem esse desespero de ficar rico, passar por cima dos outros para estar no topo, ter fama e conseguir seus objetivos. Esse tipo de felicidade seria uma farsa, uma ilusão disfarçada de bem-estar. O bem-esta verdadeiro está nas coisas que te causam tranquilidade de alma. Este sentimento não tem dinheiro que possa proporcionar. Muitos, neste exato momento pagariam caro para ter esta paz que eu e você estamos sentindo agora. E olhe que eu não tenho dinheiro, a não ser o necessário para ir vivendo. Isso não nos leva a hipocrisia de que um pouco de dinheiro não seja importante. Sim. Mas não podemos cair na insanidade de viver em função dele, ser escravo dele, viver aprisionado por causa dele. 
Infelizmente, nesse mundo capitalista, todos nós estamos ficando cegos diante de tantas ilusões que se apresenta como uma coisa boa e que esta deve ser adotada por todos, do contrário iremos ficar de fora. E sendo assim, temos a impressão que é verdade. O mundo é dos mais espertos. Você quer alcançar seus objetivos, então deixa de lado a ética, os bons princípios. Aqui só fica quem deixa tudo isso de lado. Honestidade? Não. Isso é pros fracos. Para os que pensam em se promover é preciso ser egoísta, ter ambição, querer o lugar do outro. Aquele precisa sair do meio para me dar o lugar. Sendo assim, não importa o que eu tenha que fazer para destituí-lo. 
É assim que pensa os que vivem no mundo da felicidade ilusória do ter. 

Professor Valdeni Cruz

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...