quinta-feira, 25 de julho de 2013

Papa diz que a civilização "passou do ponto" e exclui jovens e idosos

O papa Francisco denunciou nesta quinta-feira que a atual civilização mundial "passou do ponto" e que é tal o culto ao deus dinheiro, que está excluindo os dois polos da vida dos povos: os idosos e os jovens.
O pontífice pediu aos jovens que não se deixem excluir e que os idosos continuem ensinando e transmitindo a sabedoria dos povos.
O papa fez estas declarações no encontro que teve com cerca de 40 mil jovens argentinos que participam no Rio de Janeiro da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com os quais se reuniu na Catedral Metropolitana.
Em um ambiente de festa, com cânticos e vivas ao papa, Francisco disse que desta JMJ espera que os jovens "armem confusão", "confusão nas dioceses" e que levem a Igreja para a rua.
"Quero que saiam para as ruas para armar confusão, quero confusão nas dioceses, quero que saiam, quero que a igreja saia para a rua, quero que nos defendamos de tudo o que é mundano, comodidade, clericalismo, do que é estar fechados em nós mesmos", afirmou Francisco.
Francisco assinalou que as paróquias, os colégios, as instituições são para sair, "já que se não se sai se transformam em uma ONG e a Igreja não pode ser uma ONG".
"Que me perdoem os bispos e os padres se alguns dos jovens armarem confusões, mas esse é meu conselho", acrescentou, nesse ambiente festivo.
O papa acrescentou que se poderia pensar que no caso dos idosos há "um excesso de eutanásia escondida, já que não se cuida deles, mas esta eutanásia é cultural, não se deixa que eles falem e atuem".
"Mas isso acontece também com os jovens. A porcentagem de jovens sem trabalho, sem emprego, é muito alta e é uma geração que não tem a experiência da dignidade do trabalho. Esta civilização nos levou a excluir as duas pontas que são o nosso futuro", denunciou.
"Os jovens têm que sair, fazer-se valer, lutar pelos valores e os velhos têm que abrir a boca e os ensinar e transmitir a sabedoria dos povos".
"Não duvidem em ser a reserva de nosso povo, transmitindo a justiça, a história, os valores, a memória dos povos. E vós, jovens, por favor, não insultem os idosos, deixem-nos falar, escutem-nos", acrescentou o papa.
Francisco lhes disse também que a fé em Jesus Cristo não é uma piada, é algo muito sério.
"O fato de Ele ter vindo a se tornar um de nós é um escândalo, a cruz é o único caminho seguro, mas por favor, não liquidifiquemos a fé, por favor não diluam Jesus Cristo", afirmou.
EFEEFE - Agencia EFE - Todos os direitos reservados. Está proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agencia EFE S/A.

Nenhum comentário:

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...