Postagens

Mostrando postagens de Outubro 30, 2011

Enem 2011 – TRF-5 suspende cancelamento de questões

O presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), no Recife, desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, publicou nesta sexta-feira (4) que está suspendida a liminar da Justiça Federal do Ceará que prevê a anulação das 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os participantes. Com a determinação, somente os alunos do Colégio Christus, que receberam um material com as questões antecipadas, estão com as questões anuladas.
A aplicação da suspensão atende ao pedido do Ministério da Educação (MEC), que alegava a necessidade de anulação somente aos 639 alunos do colégio de Fortaleza uma vez que era um “problema pontual”.
“A liminar considerada atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas. O assunto é grave e influi, sim, na organização da adm…

E a prova prática do DETRAN em Pentecoste, quando vai ser?

Imagem
Já estamos no dia 04 de novembro de 2011 e nós que fizemos todo o processo para tirar a carteira de habilitação de carro e moto e ainda não conseguimos. Parece mentira mas desde a inscrição até a presente data já fazem mais de um ano e ainda não temos fizemos a prova final. Começamos em fevereiro o processo e da lá pra já se passaram todos esses meses. As pessoas já tiveram as aulas. Porém no dia em que o DETRAN veio para nosso município para a prova prática, algumas das auto-escolas ficaram de fora. Entre elas, A vale do Curu, Alfa e outras. Dizem algumas pessoas que esse impedimento deve-se á irregularidades. Por exemplo: as pessoas que estavam fazendo as aulas pra carro, de 20 aulas, não deu tempo fazer todas as aulas. Desse modo, o DETRAN deveria marcar uma outra data para vir aplicar uma nova prova. isso faria com que as auto-escolas cumprissem com  o reatante das aulas.  O que acontece é que até agora nada. O pessoal que a gente por ai fazem sempre aquela velha pergunta: cadê a pr…

Sem definições sobre Europa, G20 frustra mercados

Imagem
Propostas apresentadas em Cannes empacam e não definem nova ajuda para zona do euro. FMI, contudo, é destaque no encontro.

O G20 deste ano, encerrado nesta sexta-feira em Cannes, no sul da França, foi marcado por dois momentos: primeiro pela deriva grega, depois pelo pedido de ajuda da Itália. Em nenhum dos casos houve qualquer definição, e a grande frustração dos mercados é a de que nenhum tipo de medida relacionada ao fundo de resgate europeu foi tomada durante o encontro. O destaque na atuação e tomada de decisão ficou para o Fundo Monetário Internacional (FMI), na figura de sua diretora-gerente estreante, Christine Lagarde. O Fundo não só participou ativamente da elaboração do plano de salvamento grego, mas também será o avalista das contas públicas italianas, além de ser o cerne da única definição alcançada no encontro: o aumento das cotas de seus fundos. “Temos a promessa do G20 de que teremos mais dinheiro “, disse ela ao site de VEJA, ainda que maiores detalhes sobre a ampliaçã…

Evangelho (Lucas 16,1-8)

Sexta-feira, 04 de novembro de 2011

— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto d…

Número de mortos em acidentes com motocicletas triplicou em dez anos

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
As mortes por acidentes com motocicletas quase triplicaram em nove anos, passando de 3.744, em 2002, para 10.143 no ano passado. Os dados são do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde. Em 2010, mais de 40,6 mil brasileiros morreram em acidentes nas ruas e estradas do país. Os acidentes com motos responderam por 25% das mortes. De acordo com o ministério, o Brasil é o quinto país em número de mortes provocadas por veículos terrestres, atrás de Índia, China, Estados Unidos e Rússia. Em nota, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comemorou decisão do Supremo Tribunal Federal de considerar que o motorista, ao dirigir embriagado, está cometendo um crime mesmo que não provoque acidente ou ponha a vida de outras pessoas em risco. Para o ministro, a decisão da Corte vai contribuir para a redução das estatísticas de mortes no trânsito no Brasil que, segundo Padilha, vive uma "epidemia" de lesões e mortes por acidentes. Dado…

MEC divulga nota técnica que embasou a decisão sobre o Enem

Após a decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) de anular as 13 questões vazadas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) somente para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), o Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira uma nota técnica que subsidiou o entendimento do desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, presidente do TRF5.
Na nota, professores explicam a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e, considerando o caso das 14 questões do Enem 2011 que foram vazadas em Fortaleza, analisaram três soluções possíveis para o problema. A primeira sinalizando para a reaplicação do exame somente para os estudantes do Colégio Christus; a segunda visando ao cancelamento das 14 questões para todos os candidatos do País; e a terceira restringindo a anulação aos estudantes do Christus.
O documento aponta que a anulação das questões vazadas apenas para os alunos da escola do Ceará é "tecnicamente a solução mais adequada e que garante a maior isonomia…

NOITE CULTURAL DA EPC DE SERROTA

Imagem
I NOITE CULTURAL DA EPC-SERROTA
Você está convocado a participar da minha 1º Noite cultural.


_________`\/´_________ ([CONTEÚDO SURPRESA]) `´`´`´`´`´`´`´`´`´`´`´
Esqueça tudo que você sabe sobre Noite Cultural! Lhe indico começar a se preparar a partir de AGORA. Se organize, traga a sua caravana e venha participar desse belíssimo evento que terá... digo não (é surpresa!).
Quando vai ser? - Dia 10 de Dezembro de 2011
Onde será? - Escola Tabeliã Raimunda Nonata da Silva
Que Horas começa? - 18:30 (horário de Serrota)
Quem pode ir? - NINGUÉM PODE FALTAR!
ps: Caso tenha dificuldade no transporte de volta, alguns estudantes estão disponibilizando suas casas e a sede da EPC pra que você possa dormir.
Para mais informações sobre o evento e sobre local de dormir:
Facebook: http://www.facebook.com/EPCSerrota http://www.facebook.com/JessicaGamah
Email: epcserrota@gmail.com
Org: EPC Serrota.

Evangelho, Lucas (Lc 15, 1-10)

Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte
Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da lei criticavam Jesus: "Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles". 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4"Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la?
5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encont…

O BRASIL DOS CONTRASTES

Imagem
03 De novembro de 2011
 Professor valdeni Cruz


Ontem deu nos noticiários que o Brasil subiu da 83ª para a 84ª posição no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Como todos sabem, o IDH mede a qualidade da qualidade de vida de um país. O país que ficou na lista como o melhor em seu IDH foi à Noruega.
O Brasil, por sua vez, subiu uma posição no ranking. Um tanto quanto modesto. Graças a Deus que não caímos. Já diz o ditado: pior seria se pior fosse. Ao analisarmos essa pesquisa, precisamos observar se essas informações de fato fazem sentido para a nossa realidade. Há bem pouco tempo atrás era comum vermos nas pequenas cidades, principalmente nas áreas mais periféricas das cidades e nas zonas rurais de nosso país, diga-se de passagem, na Região Nordeste, conhecida como a mais pobre, situações calamitosas. Seja pelas moradias precárias, seja pelo grande número de filhos por família, imagens de pessoas esquálidas e marcadas pela miséria degradante e entre outras no mesmo contexto.  Dentro…

Desigualdades pioram desenvolvimento humano no Brasil, diz ONU

Desigualdades pioram desenvolvimento humano no Brasil, diz ONUDiferença de renda é o principal motivo, segundo relatório sobre de Desenvolvimento Humano divulgados pelas Nações Unidas. Noruega registra menor desigualdade e o Congo, a maior. Nota brasileira está abaixo da média latino-americana e da mundial. Entre os BRICS, só Índia se sai pior. Najla Passos BRASÍLIA – A desigualdade social brasileira tem diminuído nos últimos anos, mas ainda é alta o bastante para afetar – e piorar – o Índice de Desenvolvimento Humano do país. Se no ranking do IDH, o Brasil ocupa a 84ª colocação entre 187 nações, com nota de 0,718, no ranking do mesmo índice mas que leva em conta o efeito das desigualdades, a nota cai para 0,519, e o país ganha só 13 posições, numa lista com 53 países a menos. Num ranking em que, quanto menor a posição, menor a desigualdade, a Noruega lidera, enquanto o Congo é o lanterna. As informações do chamado Índice de Desenvolvimento Humano Ajustado à Desiguladade (IDHAD) faze…

Horário de aulas deve aumentar de 4 horas para 5 horas diárias

MEC não quer mais disciplinas na ampliação da jornada escolar para cinco horas/dia. Proposta para o Congresso não definirá modelos

O debate sobre a ampliação da jornada de aulas nas escolas brasileiras promete ser longo ainda. O Ministério da Educação já anunciou que quer aumentar em uma hora por dia o turno escolar no País e está formulando uma proposta de concretização da medida para enviar ao Congresso Nacional. O texto, que está sendo elaborado por técnicos da pasta com a ajuda de gestores municipais e estaduais, no entanto, deixará lacunas para serem respondidas depois. O ministro Fernando Haddad disse em setembro que gostaria de ampliar o tempo que as crianças e os adolescentes brasileiros passam na escola. A proposta inicial era aumentar o número de dias letivos anuais. Segundo o ministro, a “pouca exposição a conhecimento” dos estudantes prejudica o aprendizado. Na última semana, o MEC promoveu uma reunião entre professores, gestores, parlamentares e especialistas sobre o te…

Brasil sobe no IDH, mas ainda ocupa o modesto 84º lugar

Genebra, Suíça, 2 Nov 2011 (AFP) -O Brasil subiu uma colocação no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU em relação de 2010, mas ainda ocupa apenas o 84º lugar no ranking anual divulgado nesta quarta-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ficando atrás do Chile e da Argentina, os únicos dois países latino-americanos incluído no grupo de nações com índice "muito alto". O Brasil, com 0,718, aparece na lista dos países com "alto" índice de desenvolvimento humano e, segundo o PNUD, é uma das nações que registrou tendência inversa no quesito desigualdade de rendas. E também supera a média do desenvolvimento humano mundial, que foi de 0,682 em 2011. Segundo o relatório, a Noruega é o país de maior desenvolvimento humano, com um índice de 0,943. A lista dos países com um desenvolvimento "muito alto" inclui 47 nações, sendo que o Chile ocupa a 44ª posição, com um índice de 0,805, e a Argentina uma posição depois (45), com 0,797. …

Dia de finados

Imagem
Dia de Finados e a Indulgência Plenária!
Por: Ângela Paula    Em: 29 de outubro de 2011

No Dia de Finados, “aos que visitarem o cemitério e rezarem, mesmo só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos. Diariamente, do dia 1º ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras, isto é, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Encher. Indulgentiarum, n.13)”.
“Ainda neste dia, em todas as igrejas, oratórios públicos adquirimos a Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos; a obra que se prescreve é a piedosa visitação à igreja, durante a qual se deve rezar o Pai-nosso e Creio, confissão sacramental, comunhão eucarística e oração na intenção do Sumo Pontífice (que pode ser um Pai Nosso e Ave-Maria, ou qualquer outra oração conforme inspirar a piedade e devoção).” (pg. 462 do Diretório Litúrgico da CNBB).
A COMEMORAÇÃO NA HISTÓRIA
Os primeiros vestí…

DIA DE TODOS OS SANTOS

Ubiratan Lustosa
Dia de Todos os Santos - dia de se reverenciar aqueles que pelas suas virtudes alcançaram à glória da santidade. Esse é um dia propício para a meditação, para um momento de recolhimento, para um retorno às coisas espirituais.
O que será santidade? Quem poderá atingi-la? De que forma poderá alguém se tornar santo? Santidade é a vida cristã completa e perfeita. Certamente ninguém nasce santo; a sua maneira de viver o santifica. Para alguém alcançar uma vida cristã completa, perfeita, há um imenso trabalho a ser desenvolvido. Muita doação, renúncia permanente, conformidade total com a vontade de Deus. Por certo qualquer um de nós pode ser santo, mas poucos conseguem.
Todo aperfeiçoamento exige trabalho constante. Em tudo é assim. Um músico, para se tornar um virtuose, emprega muitas horas diárias, anos a fio, com exercícios no instrumento a que se dedica. Ele busca, aos poucos, uma técnica aprimorada, um desenvolvimento contínuo de sua arte para o total aproveitamento do se…

Lucas 14,15-24

Terça-feira, 01 de novembro de 2011
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22O emp…

DITADURA MILITAR NO BRASIL - RESUMO

Ditadura Militar no Brasil, Resumo,  presidentes, governo, regime militar
Período: de 31 de março de 1964 (Golpe Militar que derrubou João Goulart) a 15 de janeiro de 1985 (eleição de Tancredo Neves).
Fatores que influenciaram (contexto histórico antes do Golpe):
- Instabilidade política durante o governo de João Goulart;- Ocorrências de greves e manifestações políticas e sociais;
- Alto custo de vida enfrentado pela população;
- Promessa de João Goulart em fazer a Reforma de Base (mudanças radicais na agricultura, economia e educação);
- Medo da classe média de que o socialismo fosse implantado no Brasil;
- apoio da Igreja Católica, setores conservadores, classe média e até dos Estados Unidos aos militares brasileiros;
Principais características do regime militar no Brasil:
- Cassação de direitos políticos de opositores;
- Repressão aos movimentos sociais e manifestações de oposição;
- Censura aos meios de comunicação;- Censura aos artistas (músicos, atores, artistas plásticos);
- Aproximação do…

Justiça anula 13 questões do Enem 2011 para todo o Brasil

Jornal do Brasil
A Justiça Federal no Ceará determinou, na noite desta segunda-feira, a anulação de 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Segundo o juiz Luís Praxedes da Silveira, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) deve desconsiderar esses itens na hora da correção.
Ficam anuladas as seguintes questões do caderno amarelo: 32, 33, 34, 46, 50, 57, 74 e 87, do 1º dia; 113, 141, 154, 173 e 180, do 2º dia.
O pedido de anulação total ou parcial do Enem 2011 foi feito pela Procuradoria da República no Estado, após a verificação de que alunos do colégio Christus, em Fortaleza, tiveram acesso prévio a questões do exame. O Inep havia pedido dez dias para se pronunciar, mas a Justiça negou o prazo e concedeu apenas 72h, que terminaram hoje.
Para o defensor, como o Enem “é um concurso nacional, a solução não pode ser no âmbito local, somente no Ceará”. O ministério terá dez dias para responder a recomendação. “Se eles não acatarem, a gente pretende en…

PADIM CIÇO - O MOISÉS CEARENSE - O TEOCRATA BRASILEIRO E A FANTÁSTICA ROMARIA DE FINADOS DE JUAZEIRO DO NORTE

Imagem
Partindo para Juazeiro do Norte,  nesta noite de 31/10/2011, para fazer matéria para o meu blog. Indo acompanhar a romaria de 2011. Posso garantir que se trata de uma experiência fantástica, tive lá outras vezes, embora não tenha religião, nem seja devoto de Padre Cícero, mas um admirador desse grande personagem da história brasileira, santo para o povo, punido pela Igreja, coronel para alguns, gênio para muitos, farsante para outros... Polêmico e grande com certeza!  NÃO É QUALQUER UM QUE SAI DA POBREZA E SE TORNA SANTO ATÉ MESMO CONTRA A VONTADE DA PODEROSA IGREJA CATÓLICA. PADRE CÍCERO É SÍMBOLO DA DEMOCRACIA RELIGIOSA, se é que isso existe, afinal foi eleito santo pelo povo e a Igreja sabe que tem que seguir o povo ou deixa de ser igreja, pois a fé, onde se alicerça a Igreja e de onde nasce a necessidade messiânica de um Padre Cícero, de um Antonio Conselheiro, de um Frei Damião... Está no sentimento de fé do povo, que quando não encontra politicamente, por parte do Estado e de qu…

Jesus, o amor de uma vida

Imagem
Estava lendo, hoje, um trecho da Epístola de Santo Inácio de Antioquia aos Romanos. Recorde, meu Leitor, que este santo bispo, que chegou a conhecer São Paulo, foi discípulo de São João Evangelista e segundo ou terceiro sucessor de São Pedro na sede episcopal de Antioquia da Síria, pelo fim do século I ou início do II foi levado a Roma prisioneiro no tempo do Imperador Trajano.
No trecho que li o bispo pede aos cristãos de Roma que não deem um jeitinho, de modo que ele fique livre de morrer por Cristo. Vejam só suas palavras, sempre comoventes para quem as lê: “Temo que a vossa caridade me venha a prejudicar, porque a vós é fácil obter o que quiserdes, mas a mim ser-me-ia difícil alcançar a Deus, se não tendes piedade de mim. Não quero que agradeis aos homens, mas a Deus... Se não falardes em meu favor, eu tornar-me-ei palavra de Deus; mas se amais esta minha vida segundo a carne, voltarei a ser apenas uma simples voz. O melhor favor que podereis fazer-me é deixar que eu seja imolado p…