Postagens

Mostrando postagens de Março 31, 2013

Educação é obrigatória a partir dos 4 anos de idade

Entrou em vigor ontem a Lei Federal 12.796, que obriga pais ou responsáveis a matricular as crianças na escola a partir dos 4 anos. Estados e municípios têm o dever de garantir o atendimento da demanda, com prazo para se adequar até 2016. Hoje, 1.422 crianças de 4 e 5 anos estão fora da escola por falta de vagas na região. Diadema é o município com o maior deficit para esta faixa etária, com fila de espera de 929 pequenos. Em São Bernardo, são 333, e em Ribeirão Pires,160. Santo André, São Caetano e Mauá afirmaram que atendem 100% dos interessados. Rio Grande da Serra não respondeu. Conforme explica a presidente da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e secretária de Educação de São Bernardo, Cleuza Repulho, há expectativa de que aumente a demanda por vagas. Isso devido à obrigatoriedade de os pais matricularem os filhos e ao aumento da população. "É preciso pensar não só na criação de escolas como também de cargos na Educação. Será necessário contratar m…

NOTÍCIAS DE APUIARÉS

Imagem
APUIARÉS: VEREADORA MARGARIDA DENUNCIA IRREGULARIDADES

A Vereadora Margarida do município de Apuiarés, em entrevista a Rádio Difusora Vale do Curú de Pentecoste, na última segunda-feira (01), fez algumas reclamações no que se refere à saúde no município. Segundo ela, não estava tendo médico plantonista atendendo no hospital municipal daquela cidade. A vereadora também relatou que foi procurada por “Garis” onde os mesmos reclamam que o prefeito está se recusando a pagar o adicional de insalubridade a categoria. Nesta quarta-feira, 03 de abril, a vereadora voltou a procurar a reportagem da Rádio Difusora e em entrevista ao Grande Jornal do Meio Dia, agradeceu a emissora por estar abrindo espaço e informou que graças às cobranças feitas, a questão da falta de médico no hospital já foi resolvida. Margarida aproveitou para esclarecer que Apuiarés foi contemplado com uma Retroescavadeira do governo federal, beneficio que veio graças ao empenho do ex-prefeito Dr. Roberto Sávio, que ainda no ano…

PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP LOGO MAIS AS 12 HORAS DESTE SÁBADO

Imagem
Professor Valdeni Cruz



No programa de hoje trataremos dos seguintes assuntos:


Emenda Constitucional que regulamenta o direito das empregadas domésticas em nosso país.Dificuldades no campo devido a intensidade da seca que continua assolando o Sertão e o nosso município.Liberação de verbas do Governo Federal para para o Combate a seca no Nordeste.Aumento no preço de verduras e o produtos da cesta básica como por exemplo, o feijão.Saúde: Esta continua precária e nesse dias o Hospital tem recebido um grande número de pessoas com várias enfermidades.Problema do esgoto a céu aberto que continua sendo a dor de cabeça das pessoas da XV de novembro.Educação: Questão do 1/3 para planejamento, mudança de nível dos professores que deveria ter acontecido no ano passado após a avaliação da comissão. Como esta comissão não pode avaliar a situação, deveriam subir de nível, já que eles não tem culpa de não terem sido avaliados. Outro ponto é a questão do quinquênio que todos os professores da educação …

Evangelho de hoje, Sábado, 6 de Abril de 2013 (Marcos 16,9-15)

Oitava da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

9Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. 10Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando. 11Quando ouviram que ele estava vivo e fora visto por ela, não quiseram acreditar.
12Em seguida, Jesus apareceu a dois deles, com outra aparência, enquanto estavam indo para o campo. 13Eles também voltaram e anunciaram isso aos outros. Também a estes não deram crédito. 14Por fim, Jesus apareceu aos onze discípulos enquanto estavam comendo, repreendeu-os por causa da falta de fé e pela dureza de coração, porque não tinham acreditado naqueles que o tinham visto ressuscitado.
15E disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Na homilia, Francisco disse que é o Espírito Santo que leva a ter confiança em Jesus

Imagem
Da Redação, com Rádio Vaticano Como já vem sendo habitual, o Papa Francisco celebrou na manhã desta sexta-feira, 5, a Santa Missa na Capela da Casa Santa Marta. Estiveram presentes na celebração alguns colaboradores da Curia Romana e um grupo de trabalhadores da Farmácia Vaticana. Comentando as leituras de Sexta-Feira da Oitava da Páscoa, Francisco recordou que só no nome de Jesus somos salvos. “Em nenhum outro há a salvação.” Ele citou o exemplo de Pedro, que tinha renegado Jesus, e depois com coragem dá o seu testemunho perante os chefes judeus explicando que é graças à invocação do nome de Jesus que são feitas curas milagrosas. “É o Espírito Santo que nos empurra a confessar Jesus e a ter confiança em Jesus”, disse. Em relação a essa confiança, Papa Francisco a exemplificou contando uma breve história sobre um humilde trabalhador da Curia de Buenos Aires, com mais de 30 anos de serviço, pai de 8 filhos. Segundo o Papa, sempre que este trabalhador iniciava um trabalho ou saía para fa…

Senado garante equiparação de direitos entre empregados domésticos e outros trabalhadores

O Senado aprovou, em votação unânime pelo Plenário, a Proposta de Emenda à Constituição que garante mais direitos aos empregados domésticos. Com a promulgação, a agora Emenda Constitucional n° 72 de 2013 garante à classe dos domésticos os mesmos direitos dos demais trabalhadores.
Assista ao pronunciamento do Presidente do Senado, senador Renan Calheiros, clicando aqui.
QUE DIREITOS SÃO ESSES?
Jornada de Trabalho - A jornada de trabalho diária passa a ser de 8 horas. - Caso haja hora-extra, somente se pode trabalhar mais duas horas, até o limite de 10 horas diárias de trabalho. - O valor da hora-extra deve ser pago, no mínimo, com 50% de acréscimo sobre o valor da hora normal de trabalho. - Por semana, o limite é de 44 horas de trabalho. - Pelo trabalho noturno o empregado passa a receber 50% a mais sobre o valor do trabalho diurno.
FGTS - Torna-se obrigatória a contribuição para o FGTS. - O empregador deve indenizar o trabalhador em 40% do montante de todos os depósitos realizados du…

Papa: mulher tem papel importante

Imagem
Antes da audiência, Francisco percorreu a Praça de São Pedro e interagiu com os fiéis FOTO: REUTERS
Cidade do Vaticano. O papa Francisco disse ontem que as mulheres possuem papel importante para transmitir a fé cristã no mundo, durante audiência geral na Praça de São Pedro, no Vaticano. Ele lembrou que elas foram escolhidas como as primeiras testemunhas da ressurreição de Jesus Cristo. Durante a audiência, o pontífice ressaltou a decisão tomada pelos seguidores de Cristo porque, na época, as mulheres não podiam dar "testemunhos confiáveis". Para ele, "se tivesse sido um fato inventado, não se teria deixado para mulheres o testemunho".
Francisco ainda afirmou que as mulheres "são impulsionadas pelo amor e sabem receber este anúncio com fé". "A alegria de saber que Jesus está vivo, a esperança que enche seus corações não se pode conter. Isto deveria ocorrer também em nossa vida".
"Isto é belo, porque é um pouco a missão que têm as mulheres, as…

Coreia do Norte se diz preparada para atacar

Imagem
Trabalhadores sul-coreanos foram impedidos de voltar para casa pelo governo comunista
Seul. O exército da Coreia do Norte afirmou ontem que tem a aprovação final para lançar "impiedosos" ataques militares contra os Estados Unidos, envolvendo o uso de armas nucleares "de ponta". Em comunicado publicado pela agência oficial KCNA, o exército norte-coreano informou formalmente Washington que as ameaças dos Estados Unidos seriam "esmagadas por (...) meios nucleares leves, de ponta e diversificados". "A operação impiedosa de (nossas) forças armadas revolucionárias a este respeito foi finalmente examinada e ratificada", diz o comunicado.
Armamentos antimísseis foram enviados para a Coreia do Sul com o objetivo de proteger bases norte-americanas na região da Ásia e Oriente-Médio Foto: Reuters
Os Estados Unidos estão se preparando para enviar um sistema de defesa de mísseis para a Ásia para defender bases militares norte-americanas no Pacífico, um sinal de…

Evangelho de hoje, Quinta-Feira, 4 de Abril de 2013 (Lucas 24,35-48)

Oitava da Páscoa


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as cois…

STF confirma condenação definitiva de Nicolau dos Santos Neto por lavagem de dinheiro

Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a primeira condenação definitiva do juiz aposentado Nicolau dos Santos Neto pelo crime de lavagem de dinheiro, cometido durante a construção do Fórum Trabalhista de São Paulo na década de 1990. Havia risco de o crime prescrever amanhã (4). Com o trânsito em julgado da condenação, quando não há possibilidade de recorrer, começa a execução definitiva da pena de nove anos de reclusão, perda dos bens e multa de R$ 600 mil. O juiz aposentado responde por outros crimes em ações penais propostas pelo Ministério Público Federal envolvendo desvio de verbas públicas durante a construção do prédio do Fórum Trabalhista. Em valores atualizados, o rombo aos cofres públicos pode ter chegado a R$ 999 milhões. Nicolau foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região a penas que, somadas, resultam em 48 anos de prisão. Desse total, 14 anos já prescreveram. As penas prescritas têm relação com a prática dos crimes de estelio…

Domésticas têm novos direitos a partir de hoje

Imagem
Indique essa matériaSeu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
EnviarFechar Alguns pontos, como seguro-desemprego, FGTS, adicional noturno, seguro e salário família serão normatizados

Brasília. O Congresso Nacional promulgou ontem a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) das Domésticas. Com a publicação da emenda hoje, no Diário Oficial da União (DOU), passam a valer a jornada de trabalho de 44 horas semanais, com o limite de 8 horas diárias, e o pagamento de hora extra correspondente a, no mínimo, 20% do valor da hora trabalhada, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Outros pontos da PEC ainda dependem de normatização.

O Congresso vai propor a regulamentação de pontos da PEC das domésticas sobre os quais ainda restam dúvidas. Há uma proposta da criação do Simples para a categoria, o que pode facilitar o pagamento dos benefícios FOTO: DENISE MUSTAFA

Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, as normas pendentes na proposta devem sair …

Fortaleza - Líder do governo retira de pauta mensagem sobre o reajuste dos servidores

Imagem
O vereador e líder do prefeito Roberto Cláudio (PSB), Evaldo Lima (PCdoB), retirou da pauta, na manhã desta quarta-feira (3), a mensagem que reajusta o salário dos servidores do Município. A proposta tramita na Câmara Municipal em regime de urgência. O vereador Evaldo Lima firmou acordo com os representantes do sindicato para retirar a proposta da pauta com o objetivo de oferecer mais tempo para que a proposta fosse apreciada pelos servidores. Ficou acertado uma audiência pública na sexta-feira (5), quando os servidores dariam a resposta sobre o aumento oferecido pela Prefeitura de Fortaleza. O líder do governo informou que havia deixado de informar o presidente da Câmara, Walter Cavalcante (PMDB), por isso a mensagem estava na pauta de hoje. A mensagem sobre o reajuste dos servidores só deve ser votada na semana que vem. Fonte: Diário do Nordeste

Mais de 300 professores do Município continuam fora das salas de aula

Imagem
Indique essa matériaSeu Nome:
Seu E-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
EnviarFechar Quase 20 dias após o início do ano letivo nas escolas municipais de Fortaleza, 307 professores ainda não se lotaram. Como ainda existem várias turmas sem professores, a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu um prazo de até 5 de abril para os professores entrarem em acordo com o Município. Após o dia 5, a SME apresentará medidas administrativas para punir os professores que não se lotarem Foto: Kid Júnior
Após o dia 5, medidas administrativas serão tomadas, o que pode resultar, inclusive, na exoneração de professores dos quadros da Prefeitura de Fortaleza. A assessoria de comunicação da pasta informa ainda que a Prefeitura não pode mais esperar pela decisão dos professores, pois alunos de várias escolas estão sem aulas em diversos horários. Além disso, para saber da necessidade ou não de contratação de professores substituttos, diz a SME, é necessário que todos os efetivos que desejam con…

Catequese do Papa Francisco – 03/04/2013

Imagem
Catequese 
Praça São Pedro – Vaticano
Quarta-feira, 3 de abril de 2013 Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal Queridos irmãos e irmãs, bom dia, Hoje retomamos as Catequeses do Ano da Fé. No Credo repetimos esta expressão: “Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras”. É propriamente o evento que estamos celebrando: a Ressurreição de Jesus, centro da mensagem cristã, ecoando desde o início e transmitido porque se estende até nós. São Paulo escreve aos cristãos de Corinto: “A vós…transmiti, antes de tudo, aquilo que também eu recebi; isso é, que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras e que apareceu a Cefas e aos Doze” (1 Cor 15, 3-5). Esta breve confissão de fé anuncia propriamente o Mistério Pascal, com as primeiras aparições do Ressuscitado a Pedro e aos Doze: a Morte e a Ressurreição de Jesus são propriamente o coração da nossa esperança. Sem esta fé na morte e na ressurreição d…

Evangelho de hoje, Quarta-Feira, 3 de Abril de 2013 (Lucas 24,13-35)

Oitava da Páscoa



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como cegos, e não o reconheceram.17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Naza­reno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser conde…

Investimentos para combater a seca chegarão a R$ 9 bilhões, anuncia Dilma

Imagem
Os investimentos do Governo Federal para reduzir os impactos da seca no Nordeste vão chegar a R$ 9 bilhões, anunciou a presidente Dilma Rousseff nesta terça-feira (2), durante a 17ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel). A chefe do Executivo Nacional anunciou mais R$ 1,4 bilhão, que se juntará a outros R$ 7,63 bilhões que já vinham sendo executados pela federação. Dilma também quer simplificar o repasse desses recursos aos estados. As ações de combate à estiagem devem atingir um total de 1.145 municípiosnordestinos. O Governo Federal vai aumentar em 30% a quantidade de carros-pipas que atendem a municípios impactados pela seca; também será ampliado o número de cisternas em 130 mil, as quais devem ser entregues em julho, e serão construídas outras 240 mil ainda neste ano. Até 2014, serão 750 mil cisternas de consumo humano e 64 mil cisternas de produção, para os rebanhos. Os estados terão ainda mais R$ 60 milhões para perfuração e recuperação de poços. Serão fei…

Presidente anuncia inclusão da ponte estaiada no PAC

Imagem
A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta terça-feira (2), durante cerimônia no Centro de Eventos do Ceará (CEC), que a obra da ponte estaiada (suspensa por cabos de aço), que ligará o CEC à Cidade 2000 e passará sobre o Rio Cocó, será incluída no Programa de Aceleração do Crescimento. De acordo com a chefe do Executivo Nacional, serão investidos pelo governo R$ 277 milhões para melhor o tráfego nas avenidas Sebastião Abreu Washington Soares. Ponte passará por cima do Rio Cocó e ajudará a melhorar o trânsito na região FOTO: Divulgação A obra, cujo edital de licitação deve ser lançado no próximo dia 5 de abril, tem previsão de ficar pronta até outubro de 2014, e deverá ajudar a minimizar os engarrafamentos diários enfrentados por 110 mil veículos, em média, na região. Os trabalhos de construção devem ser iniciados ainda em junho deste ano. A contrapartida estadual deverá ser de R$ 61 milhões, posto que a obra, incluindo a ponte, mirante e outras intervenções viárias no entorno, ter…

Cid Gomes está com vergonha de sua política de Segurança Pública, diz deputado

Imagem
Para Roberto Mesquita, as políticas de Cid Gomes para segurança pública se configuram como “presente de grego”. FOTO: JOSE LEOMAR O deputado Roberto Mesquita (PV), afirmou na manhã desta terça-feira na tribuna da Assembleia Legislativa, que o governador do Ceará, Cid Gomes, está com vergonha “do presente que pensou em dar para a população do Estado”,  que de acordo com o parlamentar virou “presente de grego”. Além dele, outros deputados, como o pedetista, Heitor Férrer, lembraram do aumento da violência em, praticamente, todos os municípios cearenses, inclusive, mostrando dados do feriado de Semana Santa, onde 56 pessoas foram assassinadas. “Estamos em um Estado que os caminhões não podem passar com seus materias, porque as quadrilhas estão assaltando cargas. Para se ter uma ideia, hoje em dia ocorrem grandes quantidades de assaltos no Interior. Aliado a isso não temos a presença do secretário de segurança, para falar das políticas que estão sendo implementadas, o que  nos dá a certez…

Evangelho de hoje, Terça-Feira, 2 de Abril de 2013 (João 20,11-18)

Oitava da Páscoa

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: ”Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer …

Dilma e Cid Gomes inauguram 91ª Escola Profissional nesta terça-feira (02) PDF

Imagem
Seg, 01 de Abril de 2013 12:22 A população de Fortaleza será a próxima beneficiada com mais uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP). A inauguração acontece nesta terça-feira (02),  às 16h30min, com as presenças da presidenta Dilma Rousseff e do governador Cid Gomes. Esta é a 91ª unidade em todo o Estado e receberá o nome de Jaime Alencar de Oliveira, profissional do magistério durante 50 anos que também se dedicou à atividade sindical. Agora, a Capital passa a contar com 18 EEEPs. Para construir, mobiliar e equipar a Escola foram investidos R$ 7,6 milhões, provenientes dos Governos Federal e Estadual.
A unidade de ensino tem capacidade para receber até 540 alunos, em tempo integral, nos cursos técnicos de Produção de Áudio e Vídeo, Desenho de Construção Civil, Eletromecânica e Informática. Em 2013, dará início ao ano letivo com 180 estudantes matriculados no 1º ano. A Escola ficará sob a abrangência da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortalez…

O que é o auxílio-reclusão?

Perguntas e respostas frequentes
O que é o auxílio-reclusão?
É um benefício legalmente devido aos dependentes de trabalhadores que contribuem para a Previdência Social. Ele é pago enquanto o segurado estiver preso sob regime fechado ou semi-aberto e não receba qualquer remuneração da empresa para a qual trabalha, nem auxílio doença, aposentadoria ou abono de permanência em serviço. Dependentes do segurado que estiver em livramento condicional ou em regime aberto perdem o direito de receber o benefício.
Esse benefício é pago ao preso?
O segurado preso não recebe qualquer benefício. Ele é pago a seus dependentes legais. O objetivo é garantir a sobrevivência do núcleo familiar, diante da ausência temporária do provedor.
O auxílio-reclusão é proporcional à quantidade de dependentes? Não. O valor do benefício é dividido entre todos os dependentes legais do segurado. É como se fosse o cálculo de uma pensão. Não aumenta de acordo com a quantidade de filhos que o preso tenha. O que importa é o va…