Postagens

Mostrando postagens de Outubro 27, 2013

Ceará terá a melhor rede de saúde do Brasil, promete Cid Gomes

Imagem
O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que o Ceará será o melhor estado do Brasil em saúde pública até o fim de 2014
O governador do Ceará, Cid Gomes, afirmou que o Ceará será o melhor estado do Brasil em saúde pública até o fim de 2014. A promessa foi feita nesta semana ao lado do secretário da Saúde, Ciro Gomes, em Pentecoste, no interior do estado. Na ocasião, Cid, seu irmão Ciro e prefeitos de cinco cidades participavam da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento em Pentecoste. A UPA 24h será gerida por cinco municípios: Pentecoste, Apuiarés, General Sampaio, São Luís do Curu e Tejuçuoca. “Os cinco prefeitos da região vão ajudar no dia a dia. Saúde é complicado de fazer – além do investimento, tem que ter cuidado e envolver muito recurso pra fazer funcionar”, afirmou o governador.
As UPAs fazem parte dos principais investimentos da gestão Cid Gomes em saúde. Até agora foram inauguradas 10 unidades. Seis atendem na capital, nos bairros Praia do Futuro, Autran Nunes, Messejana,…

DIA DE FINADOS

Imagem
Giuseppe Bertazzo*

Risco da euforia

Imagem
POLÍTICA
Cristovam Buarque
O Brasil está comemorando agora o que diversos países comemoraram no passado: a descoberta de grandes reservas de petróleo. Passados 50 anos, a maior parte deles, como os árabes e a Venezuela, tem o que comemorar pelo consumo de seus habitantes, mas não pelo fortalecimento de suas nações. Alguns deles sofreram o que Celso Furtado e outros economistas chamaram de “maldição do petróleo”.
Com tantos dólares disponíveis, não desenvolveram suas forças vivas: educação, indústria, ciência e tecnologia. Para evitar isso, o Brasil tomou uma precaução sob a forma da Lei 12.858/13, que reverte parte dos royalties do pré-sal para a saúde e a educação. Mas o texto da lei diz “prioritariamente” para a educação básica.
Com isso, os governantes estão apresentando o pré-sal como a solução que resolverá nosso atraso educacional, escondendo que, se tudo der certo e todas as receitas do petróleo, inclusive os royalties, forem para a educação básica, daqui a 15 ou 20 anos o setor re…

Papa celebra Missa na Solenidade de Todos os Santos

Imagem
A Solenidade de Todos os Santos é uma ocasião para pensar em nosso futuro e na esperança que nos acompanha na vida, afirmou o Papa Francisco Kelen Galvan
Da Redação O Papa Francisco celebrou nesta sexta-feira, 1º, a Santa Missa por ocasião da Solenidade de Todos os Santos. A celebração foi realizada no Cemitério Verano de Roma, na Itália, na presença de milhares de fiéis. Na homilia, o Santo Padre convidou os presentes a pensarem no seu futuro e a recordarem todos aqueles que já faleceram. “Aqueles que nos precederam na vida e estão com o Senhor”. Acesse
.: Na íntegra, homilia na íntegra A Missa, realizada pouco antes do pôr do sol, levou o Pontífice a refletir sobre a visão do Céu, como foi citada na primeira leitura (cf. Ap 7,2-4.9-14). “A beleza, a bondade, a verdade, a ternura, o amor total. Aquilo que nos espera e aqueles que nos precederam, que morreram no Senhor, estão lá”, afirmou. O Santo Padre disse também que os santos foram salvos não só por suas obras, mas por graça. “A salvaç…

LITURGIA PARA ESTE DIA DE FINADOS

Primeira Leitura (Sb 3,1-6.9)
Leitura do Livro da Sabedoria: 1A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto. 9Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos.

- Palavra do Senhor. - Graças a Deus.
Responsório (Sl 26)
(Se for cantado: Felizes os de coração puro,// porque verão a Deus!)
— O Senhor é minha luz e salvação. — O Senhor é minha luz e salvação. — O Senhor é minha luz e salvação;/ de quem eu terei medo?/ O Senhor…

POLÍTICA - ALIENAÇÃO - REFLEXÃO

APENAS PARA REFLETIR

Professor Valdeni Cruz

Entendi ontem mais uma vez que não se pode pensar por si só. Ao fazerem um comentário sobre um evento que aconteceu ontem, que foi a inauguração da UPA, ouve um comentário aqui na rede que um determinado político havia recebido mais palmas do que outro. Eu, no entanto, disse que as palmas batidas para quem quer que seja, independiam de popularidade, boa administração etc. Por outro lado, mais do que depressa, choveu de defensores das palmas poucas ou das muitas palmas. Fazendo  uma análise mais apurada do fatos, percebi rapidamente o quanto estamos presos a coisas pequenas. Como é que pode as pessoas  discutiram algo tão inútil? Mas quem foi que viu alguém defender o trabalhador que são eles mesmos? Ou ainda: quando foi que vimos alguém com tanta garra defendendo os seus direitos básicos? Entende-se claramente porque que não saímos do lugar. Às vezes eu digo: acho que não vou pra este ou para aquele evento, mas depois eu penso: eu vou para …

Governador inaugura 10ª UPA nesta quinta-feira (31), em Pentecoste

Imagem
Qua, 30 de Outubro de 2013 16:01

Os moradores de Apuiarés, General Sampaio, Pentecoste, São Luís do Curu e Tejuçuoca  terão em qualquer dia da semana e hora, até nos domingos e  feriados, onde receber atendimento de urgência e emergência a partir desta quinta-feira (31). Às 15 horas o governador Cid Gomes e o secretário da Saúde do Estado, Ciro Gomes, inauguram em Pentecoste, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), na Rua Gonçalo Sales Pessoa, s/n, bairro XV de Novembro.  A 10ª unidade ficará aberta para atendimento à população logo após a solenidade de inauguração.

A UPA 24h foi construída pelo Governo do Estado com apoio do Ministério da Saúde em Pentecoste, mas vai atender a população dos cinco municípios porque a gestão é feita por um consórcio público entre as cinco prefeituras municipais, que participam com recursos do custeio da unidade. Os recursos para manutenção da UPA 24h são compartilhados entre os municípios, o governo do Estado e o governo federal.
Com porte 1, a un…

Vá entender o ser humano

Imagem
Professor Valdeni Cruz

Evangelho de hoje, quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Evangelho (Lc 13,31-35)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.
— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

CNTE FINGE QUE DEFENDE DIREITOS DOS PROFESSORES EM BRASÍLIA

Imagem
30/10/2013, a CNTE fez manifestação em Brasília, dando muita visibilidade ao seu acampamento em frente ao Congresso Nacional e depois indo aos gabinetes dos deputados SUPOSTAMENTE em defesa do direito dos professores. Depois indo para frente do MEC. COISA PARA INGLÊS VER!   UMA ESTRANHA FORMA DE FAZER MUITO BARULHO POR NADA! SEM QUALQUER PRIORIDADE! SEM QUALQUER POSSIBILIDADE REAL DE PROTEGER DIREITO DOS PROFESSORES! LUTA SEM QUALQUER EFICÁCIA!  Pois o que é mais urgente no momento e retirar de votação o PL 3776/2008, que acaba com a Lei do Piso, que se encontra na Câmara dos Deputados para ser votado em regime de urgência urgentíssima.  CLARO QUE NA PAUTA PODERIA INCLUIR OUTROS PONTOS. MAS IGNORAR O PL 3776/2008 E NADA FAZER, ISSO É IMPERDOÁVEL! Confira o projeto na íntegra e veja o status de urgência urgentíssima no seguinte link:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=405482

O PL 3776/2008 MUDA O ARTIGO 5º DA LEI DO PISO, que prev…