Não somos absolutamente de perder o ânimo para nossa ruína; somos de manter a fé para nossa salvação!” (Hb 10, 36-39).
sábado, 25 de junho de 2011
Hoje vou falar sobre religião.
sexta-feira, 24 de junho de 2011
80 prefeituras contrataram empresas fraudulentas
As investigações que resultaram nos mandados de prisão do prefeito de Senador Pompeu e outras 30 pessoas, na última terça-feira, podem surtir efeito dominó em dezenas de municípios. Levantamento feito pelo O POVOcom informações do Portal da Transparência, disponibilizadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), identificou que pelo menos 80 das 184 prefeituras do Ceará já contrataram os serviços das empresas envolvidas no esquema do empresário Raimundo Morais Filho, o Moraisinho, que fraudava licitações.
Pelas informações do Portal da Transparência, as prefeituras contrataram os serviços destas empresas de 2006 até 2010. “Não vou dizer que estão no mesmo grau de comprometimento de Senador Pompeu, mas todas elas certamente serão alvo de investigação”, garantiu o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).
Ele prefere não estimar o valor do rombo deixado pelo grupo, afirmando que qualquer estimativa “é temerária”. Em Nova Russas, o prefeito Marcos Alberto Martins Torres (PSC) já foi preso. O prefeito de Senador Pompeu teve prisão preventiva decretada. Segundo Alcântara, as investigações constataram que é o mesmo grupo atuando em vários municípios, com o mesmo “modus operandi” para desviar dinheiro.
Esse é, portanto, só o “pequeno começo”. “Em todos os municípios em que o grupo do Raimundo Morais atuou existe o comprometimento de servidores e agentes políticos com o crime organizado”, disse. Agora, ele garante que o Ministério Público atuará “de forma incansável” para identificar os autores, beneficiários e representará pela prisão preventiva de todos.
Além disso, a Procuradoria buscará ressarcimento de tudo aquilo que foi desviado de todos os municípios.
Ele afirma que, uma vez decretados os mandados de prisão, é fundamental que os acusados sejam presos o mais rápido possível, para que não destruam as provas, para não ameaçarem nem constrangerem testemunhas e não continuem a desviar recursos públicos.
O POVO tentou ontem falar com a prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, presidente da Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) pelo celular. Três ligações foram atendidas, mas a pessoa não dizia nada e depois a ligação caía. Em seguida, o celular foi desligado. O POVO tentou também falar com a prefeita por meio da chefe de gabinete da Prefeitura. Segundo ela, a prefeita estaria na zona rural de General Sampaio e, por isso, incomunicável. Ela orientou que a reportagem enviasse um e-mail à prefeita, mas até o fechamento da matéria, ela não havia respondido. General Sampaio é um dos municípios da lista.
Quem
ENTENDA A NOTÍCIA
Muitos prefeitos devem estar preocupados com as investigações do Ministério Público. Pelo menos 80 já contrataram os serviços das empresas envolvidas no esquema do empresário Raimundo Morais Filho.
Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br
quinta-feira, 23 de junho de 2011
Festa de Corpus Christi em Pentecoste
Irmãos queridos somos chamados a uma vida santa (separada) e compromissados com as verdades de Deus que estão expressas de forma clara na Bíblia; o Espírito Santo move e faz-nos ver que é incompatível com a fé verdadeira participar destas consagrações tradicionais em algumas cidades. E, na condição de separados que somos, é sábio declararmos diante das trevas que anulamos em nome de Jesus Cristo, todo poder e autoridade constituída pelos homens às forças espirituais contra nossas vidas. O passo seguinte é procurarmos viver um dia, de muita vigilância e consagração ao Senhor (Mt 26.41), para que não sejamos atingidos pelo inimigo.
Corpus Christi é uma festa ao Corpo de Cristo. É uma data adotada na Igreja Católica, para comemorar a presença real de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia, pela mudança da substância do pão e do vinho na de seu corpo e de seu sangue (O Catolicismo declara que a hóstia, torna-se literalmente em Carne e Sangue do Senhor Jesus).
A seguir, veja como iniciou-se esta comemoração:
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XII. A Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. Esta necessidade se aliava ao desejo do homem medieval de "contemplar" as coisas. Surgiu nesta época o costume de elevar a hóstia depois da consagração. Disseminava-se uma controvertida piedade eucarística, chegando ao ponto das pessoas irem à igreja mais "verem" a hóstia do que para participarem efetivamente da eucaristia
A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Juliana nasceu em Liège em 1192 e participava da paróquia Saint Martin. Com 14 anos, em 1206, entrou para o convento das agostinianas em Mont Cornillon, na periferia de Liège. Com 17 anos, em 1209, começou a ter ‘visões’,
(que retratavam um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Isto foi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia). Com 38 anos, em 1230, confidenciou esse segredo ao arcediago de Liège, que 31 anos depois, por três anos, será o Papa Urbano IV (1261-1264), e tornará mundial a Festa de Corpus Christi, pouco antes de morrer.
A ‘Fête Dieu’ começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.
A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264, 6 anos após a morte de irmã Juliana em 1258, com 66 anos. Santa Juliana de Mont Cornillon foi canonizada em 1599 pelo Papa Clemente VIII.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada antes de 1270.
O ofício divino, seus hinos, a seqüência ‘Lauda Sion Salvatorem’ são de Santo Tomás de Aquino (1223-1274), que estudou em Colônia com Santo Alberto Magno. Corpus Christi tomou seu caráter universal definitivo, 50 anos depois de Urbano IV, a partir do século XIV, quando o Papa Clemente V, em 1313, confirmou a Bula de Urbano IV nas Constituições Clementinas do Corpus Júris, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial. Em 1317, o Papa João XXII publicou esse Corpus Júris com o dever de levar a Eucaristia em procissão pelas vias públicas.
O Concílio de Trento (1545-1563), por causa dos protestantes, da Reforma de Lutero, dos que negavam a presença real de Cristo na Eucaristia, fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística pelas ruas da cidade, como ação de graças pelo dom supremo da Eucaristia e como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
Em 1983, o novo Código de Direito Canônico – cânon 944 – mantém a obrigação de se manifestar ‘o testemunho público de veneração para com a Santíssima Eucaristia’ e ‘onde for possível, haja procissão pelas vias públicas’, mas os bispos escolham a melhor maneira de fazer isso, garantindo a participação do povo e a dignidade da manifestação.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse :‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo depois de Pentecostes.
Os dados históricos foram colhidos em sites Católicos, facilmente encontráveis na rede.
Elias R. de Oliveira
Corpus Christi: por que se celebra?
Arrecadação de impostos no Brasil
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Mais ladrões do dinheiro Público sendo procurado
Prefeito e secretários fogem
- Imprimir
- Enviar
- Aumentar
- Diminuir
FOTO: DIVULGAÇÃO
FOTOS: ALEX PIMENTEL
FOTO: KID JÚNIOR
FOTO: JULIANA VASQUES
Em um só despacho, o desembargador Francisco Darival Beserra Primo, do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, decretou a prisão preventiva de 31 gestores públicos e empresários. O processo que resultou na decisão judicial refere-se a uma Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo Ministério Público para apurar o desvio de verbas públicas em Senador Pompeu (a 275Km de Fortaleza).
Todos os 31 acusados estão oficialmente foragidos, entre eles, o prefeito daquele Município, Antônio Teixeira de Oliveira; o vice-prefeito, Luís Flávio Mendes de Carvalho; e o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Tárcido Francisco de Lima Baia.
A lista dos foragidos inclui, ainda, os secretários municipais de Senador Pompeu e vários empresários que teriam participado de fraudes em licitações para a execução de obras naquele Município. Informações colhidas pela Reportagem indicam que as prisões não ocorreram porque o prefeito e seus assessores tiveram informação rápida da decisão judicial, isto é, souberam que o desembargador iria mandar prendê-los no começo da semana.
Na madrugada do último domingo, o prefeito teria fretado um ônibus e levou os seus auxiliares para local ainda não identificado, ao mesmo tempo que exigiu deles a devolução imediata de todos os telefones celulares funcionais da Prefeitura.
Procurados
Em seu site na internet, o TJCE divulgou a lista dos 31 acusados que tiveram a prisão preventiva decretada. Além disso, revelou que, nas investigações processadas pelo MP ficou evidenciada uma teia de delitos que inclui desvios de recursos públicos, pagamentos indevidos, emissão de cheques para pagamentos de empresas não idôneas que forneciam notas fiscais ´frias´, além de outras condutas criminosas.
Ao pedir ao Judiciário a decretação da prisão preventiva dos acusados, o Ministério Público alegou que a custódia "é medida necessária e inadiável" para que a instrução criminal não seja prejudicada.
O MP foi mais além, ao ressaltar que, em liberdade, os acusados de formar a organização criminosa "alteram a verdade contábil e documental, falseiam o banco de dados da administração e criam álibis em proveito pessoal". Também afirma que a prisão "serviria para impedir a repetição de práticas criminosas, de maneira a fazer cessar o vilipêndio ao patrimônio público de Senador Pompeu".
Diante disso, o desembargador Darival Beserra decidiu agir em consonância com o Ministério Público e mandou prender todos os que tiveram seus nomes investigados durante a Ação Civil Pública.
Na semana passada, o Tribunal de Justiça já havia tomado a decisão de bloquear os bens dos acusados das fraudes.
Empresas
No decorrer das investigações, o MP descobriu, conforme os autos do processo, que a Prefeitura lançava editais de licitação para a execução de obras públicas e as empresas ´Falcon Construtora e Serviços Ltda.´, ´Prátika Incorporações Ltda´; e Daruma Construções e Empreendimentos Ltda.´ , "se alternavam como vencedoras dos certames e, assim, das contratações".
E mais, "além de fraude no caráter público e impessoal das licitações, havia o patente descumprimento ou inobservância de uma série de requisitos obrigatórios e legais". As empresas eram também constituídas com vínculos familiares com os administradores públicos.
Os implicados
Antônio Teixeira de Oliveira (Prefeito), Raimundo Morais Filho, Francisco Monte Morais, Rodrigo Coelho Mota, Andreza de Abreu Sampaio Coelho Mota, Claudiana Barbosa de Almeida, Rodrigo Barbosa Menezes, José Roberto Leandro dos Santos, Anisiane Dantas de Oliveira, Eduardo Teixeira Soares Lima, Luís Flávio Mendes de Carvalho, José Felismino Sousa Neto, Tárcido Francisco de Lima Baia, Miguel Alves de Almeida, José Dalvanir Bezerra de Almeida, Tarcísio de Sousa Cavalcante, Antônia Erenita Teixeira de Oliveira, Elmo Roberto Belchior Aguiar, Lígia Gardênia Magalhães de Brito, Maria Lindalva de Oliveira Aguiar, Francisco Adriano Costa Sousa, Francisco Morais e Silva Filho, Aíla Maria Jorge Holanda, Paulo Antônio Nogueira Júnior, Antônio Marcos Holanda Néri, José Cristiano Vitoriano Costa, Robério Barbosa Lima, Antônio Clodoaldo Batista da Cruz, Raimundo Nonato Cordeiro Moreira, Luana Braga
SOB INVESTIGAÇÃOPrefeituras viram alvo de desmonte
Malversação de verbas e desvio de dinheiro público são algumas das irregularidades apontadas pelo MP
Cerca de 50 prefeituras cearenses estão na mira do Ministério Público e são ´alvo´ de investigações da Polícia Federal. O Município de Senador Pompeu virou manchete esta semana, mas, segundo fontes do Ministério Público, mais cidades deverão engrossar a lista de investidas do MP e da PF.
As investigações em torno do desvio de verbas públicas em Senador Pompeu e outros Municípios cearenses tiveram início ainda em abril do ano passado, quando um conjunto de órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE), a Controladoria Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF), se uniu para colocar em prática as operações ´Província´, ´Gárgula´.
A partir daí, prefeituras cearenses como as de Nova Russas, Monsenhor Tabosa, Paracuru, Maracanaú, Miraíma, Beberibe, Tamboril, Quixeré, Quixeramobim, Pacujá, Itaitinga, Aracati, Fortim e Cariús, entraram na lista de malversação e desvio de verbas. Sob o olhar direto da Polícia Federal, desde abril de 2010, 14 prefeituras foram listadas e, segundo fontes do Ministério Público, este número pode chegar a 50 somente no Ceará.
Para o promotor Luís Alcântara, chefe da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), "vários Municípios cearenses estão sob investigação". O que eles têm em comum é a prática de crimes contra a Administração Pública. "Continuaremos com o nosso trabalho padrão de combate à corrupção", garantiu Alcântara.
Nas últimas semanas, o MP tem ´apertado o cerco´ aos gestores acusados de desviar verbas públicas, por improbidade administrativa e outros delitos como peculato, fraude documental e até formação de quadrilha. A Reportagem tentou localizar a coordenadora jurídica da Associação dos Prefeitos do ceará (Aprece) para sabe o posicionamento da entidade. Os telefone de Gabriela Pimenta estavam desligados.
Segundo o Sistema de Informações Municipais (SIM) do TCM, encontram-se em atraso na prestação de contas, as prefeituras de Beberibe, Fortim, Ipu e Poranga, e Câmaras Municipais de Ererê, Itarema e Mulungu.
MANDADOSPolícia Federal está à caça dos acusados
Na cidade, situada na região Centro do Estado, o clima é de expectativa. No início da manhã um pequeno grupo de curiosos se formou na praça da Igreja Matriz. Alguns afirmam terem visto o movimento de veículos da Polícia Federal descaracterizados, mas há dois dias Antônio Teixeira não é visto na cidade.
A lista completa dos foragidos é a seguinte, Antônio Teixeira de Oliveira (prefeito), Raimundo Morais Filho (dono da ´Falcon Construtora´), Francisco Monte Morais (proprietário da ´Pratika Incorporações´), Rodrigo Coelho Mota (sócio da ´Falcon Construtora´), Andreza de Abreu Sampaio Coelho Mota (dona da ´Daruma Construções e Empreendimentos´), Claudiana Barbosa de Almeida, Rodrigo Barbosa Menezes, José Roberto Leandro dos Santos, Anisiane Dantas de Oliveira, Eduardo Teixeira Soares Lima, Luís Flávio Mendes de Carvalho (vice-prefeito), José Felismino Sousa Neto, Tárcido Francisco de Lima Baia (vice-presidente da Câmara), Miguel Alves de Almeida (secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), José Dalvanir Bezerra de Almeida (tesoureiro), Tarcísio de Souza Cavalcante (secretário de Obras), Antônia Erenita Teixeira de Oliveira (irmã do prefeito), Elmo Roberto Belchior Aguiar (engenheiro), Luzia Lucélia Saraiva Ribeiro, Lígia Gardênia Magalhães de Brito (secretária de Finanças), Maria Lindalva de Oliveira Aguiar (secretária de Ação Social), Francisco Adriano Costa Sousa (secretário de Turismo, Cultura, Juventude e Transporte), Francisco Morais e Silva Filho (engenheiro), Aíla Maria Jorge Holanda (Licitação), Paulo Antônio Nogueira Júnior (Licitação), Antônio Marcos Holanda Néri (Licitação), José Cristiano Vitoriano Costa ( Licitação), Robério Barbosa Lima (assessor jurídico da Prefeitura), Antônio Clodoaldo Batista da Cruz (engenheiro), Raimundo Nonato Cordeiro Moreira (engenheiro) e Luana Silva Braga.
FERNANDO RIBEIRO/ALEX PIMENTELEDITOR DE POLÍCIA/COLABORADOR
Diário do Nordeste
terça-feira, 21 de junho de 2011
Final do dia, encontro conosco mesmo e as nossas verdades
Professor Valdeni Cruz
EEEP de Pentecoste capacitará jovens para projetos estruturantes do Pecém
Ter, 21 de Junho de 2011 16:47 |
O município de Pentecoste, no Vale do Curu, recebeu nesta terça-feira (21) a 75ª Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Alan Pinho Tabosa. A unidade educacional foi inaugurada pelo governador Cid Gomes, que classificou a obra como um importante equipamento na capacitação dos jovens da Região. Segundo ele, o Vale do Curu será uma das regiões do Estado que mais se desenvolverá devido a instalação de projetos estruturantes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), e por isso a necessidade de ter uma obra como essa para capacitar os jovens da própria região e garantir que eles tenham acesso ao mercado de trabalho. “Até 2007, quando o Ceará não contava com nenhuma escola profissionalizante, existia o receio de trazer a Siderúrgica, a Refinaria e não ter pessoas capacitadas para trabalhar nesses empreendimentos. Agora estamos dando um passo importante no futuro dessa Região e de todos o Estado com as cerca de 140 Escolas como essa que serão construída pelo Governo Estadual”, destacou. Na EEEP os alunos terão a possibilidade de cursar o Ensino Médio normal e no segundo período do dia fazer um curso profissionalizante. Nela serão ofertados os cursos de Informática, Agroindústria, Aquicultura e Comércio. Na avaliação da secretária estadual da Educação, Izolda Cela, a Escola tem uma situação muito promissora. “O Governo do Estado, através da Seduc, e todos aqueles que vão fazer parte dessa unidade vão se empenhar para que essa seja uma boa Escola, e que ela posso ofertar bons projetos. Progressivamente ela vai ajudar a transformar a face do município”, discursou Izolda. Na obra, o Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 8,3 milhões. O montante foi destinado na construção do prédio que tem 4,5 mil metros quadrados e conta com 12 salas de aula. Assim como as outras unidades já inauguradas, a Escola é composta também por Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática, Ginásio Poliesportivo e Teatro de Arena. “Ela não deixa nada a desejar em relação as escolas da Capital”, comemorou o diretor Elton Luz. A professora de Biologia, Ismirina de Almaida, foi uma, das muitas docentes, que agradeceram ao Governador a instalação da Escola em Pentecoste. Segundo ela, os alunos terão a oportunidade de estudar em um colégio de qualidade, com laboratórios para que possam comprovar na prática o que é ensinado diariamente na unidade. “Agradeço como pentecostense, como professora e como mãe a oportunidade que nossos filhos vão ter de estudar em um colégio tão qualificado. Essa é a oportunidade que nós pais não tivemos”, ressaltou. O Prefeito de Pentecoste, João Bosco, também agradeceu a instalação da Escola, e de outras obras que vão beneficiar a população da cidade. “Pentescote nunca viu uma parceria com tantas obras de qualidade como está vendo agora na gestão do Cid Gomes”, analisou. Convênio Na ocasião da inauguração, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), e a Universidade Federal do Ceará (UFC) para que a Universidade seja cogestora da EEEP de Pentecoste. Segundo o convênio, a UFC dará suporte às atividades desenvolvidas na Escola. “O objetivo disso é que possamos ancorar essa Escola em boa parcerias”, explicou Izolda. Presente na solenidade, o vice-reitor da Universidade, Professor Henri Campus, ressaltou que essa é “apenas mais uma parceria exitosa, de tantas outras que a UFC tem com Secretaria”, concluiu. A mediação entre a EEEP e a UFC se dará através da Coordenadoria de Articulação Escola-Universidade. A solenidade contou com a presença do secretário estadual da Fazenda, Mauro Filho; dos deputados federais João Ananias e José Airton, prefeitos e autoridades da Região. Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado |
Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional
Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...
-
O Príncipe (em italiano, Il Principe) é um livro escrito por Nicolau Maquiavel em 1512, cuja primeira edição foi publicada postumamente em...
-
Um velho carpinteiro estava para se aponsentar. Ele contou a seu chefe os seus planos de largar o serviço de carpintaria e de construção ...
-
Aristóteles começou a escrever suas teorias políticas quando foi preceptor de Alexandre, “O Grande”. Para Aristóteles a Política é a c...