Postagens

Mostrando postagens de Julho 5, 2015

TABELA DOS VENCIMENTOS DOS PROFESSORES DO CEARÁ APÓS A APROVAÇÃO DO PISO PELO GOVERNADOR CAMILO

Imagem

Sindsep e Comissão de Educação da Câmara Municipal de Pentecoste se reúne na Manhã desta sexta-feira

Imagem
Professor Valdeni Cruz

Pauta de Discussão do Representante do Sindsep com a Comissão de Educação da Câmara dos Vereadores - Pentecoste - CE

PCC do Magistério (Uma lei que apesar de injusta, ainda é descumprida Terço de PlanejamentoDireitos descumpridos ao longo do tempo
Estiveram nesta reunião o Vereador Daniel Gomes, Célio Campelo, Gardel Paiva e Roberto Leite e Representante do Sindsep, Professor Valdeni Cruz


Nocapitulo II do PCCR Art. 5º diz que o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério objetiva a profissionalização e a valorização do profissional do Magistério, bem como a melhoria do desempenho e da qualidade dos serviços de educação prestados à população e, ainda, eficácia e a continuidade da ação administrativa, através das seguintes ações:


I-Restabelecer a carreira do magistério através de uma estrutura compatível com o nível organizacional da Secretaria de Educação, e adotar mecanismos que regulem a evolução funcional dos seus integrantes; II-Adotar princípios de habilitação,…

EDUCAÇÃO VEM DE CASA? Professores se sentem obrigados a cumprir funções antes delegadas aos pais

Imagem
As más condições de trabalho às quais os professores são submetidos é apontada como uma das principais pautas rumo à melhoria da educação. Além da questão salarial e da falta de recursos nas escolas, outra reclamação frequente dos docentes é a pouca participação dos pais na rotina escolar das crianças. Creative Commons Exigência é que professores não ensinem apenas conteúdo, mas também valores morais
Um estudo feito produzido pela pesquisadora Elaine Cristina Mourão, da FE (Faculdade de Educação) da USP, concluiu que a dificuldade dos pais imporem autoridade perante seus filhos é um fator que pode afetar o ensino, fazendo com que professores enfrentem situações de mau-comportamento e desobediência, além de se sentirem excessivamente responsáveis pelo desempenho dos alunos. Com o objetivo de entender, através da psicanálise, algumas das queixas compartilhadas pelos educadores, a pesquisa entrevistou professoras que atuam no ensino fundamental I. Elaine, que também é professora desta e…

MEC lança consulta pública sobre política de formação dos profissionais da educação

Imagem
O Ministério da Educação publicou em seu site, no fim do mês de junho, consulta pública para receber sugestões para a formulação do decreto de criação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. O objetivo é ouvir a sociedade na elaboração de uma política que fortaleça o regime de colaboração entre o poder público federal, estadual e municipal.
A proposta é implementar uma nova forma de gestão da formação dos profissionais da educação básica, integrando os programas federais e as ações já desenvolvidas nos estados e municípios. A integração de diferentes esferas do poder público faz parte da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE - Lei 13.005/2014) para a implantação de uma política nacional de formação dos profissionais da educação. Os interessados em contribuir têm prazo até o dia 23 de julho para enviar, por meio da página da consulta pública no PDE - Interativo, sugestões e críticas ao texto base. Podem participar pessoas físicas, órgãos, entidades e i…

POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

A Meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE-Lei 13.005/2014) exige que as diferentes esferas do poder público atuem em conjunto para garantir a implantação de uma política nacional de formação dos profissionais da educação. Em um país federativo, política nacional se constrói com acordo, pactuação e compromissos comuns; este foi o caminho escolhido pelo Ministério da Educação. A minuta aqui submetida à consulta pública tem características que fortalecem o regime de colaboração. A proposta reafirma princípios e objetivos comuns, focados no compromisso com um projeto social, político e ético que contribua para a consolidação de uma nação soberana, democrática, justa, inclusiva e que promova a emancipação dos indivíduos e grupos sociais. Além disto, reafirma também o papel central dos Fórum Estaduais Permanentes de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica e as decisões conjuntas e pactuadas em um Comitê Gestor, que deve contar com a participação de representantes do Minist…

40% DOS CONSELHOS DO FUNDEB ESTÃO IRREGULARES NO CEARÁ

Imagem
O FATO DE ESTAREM IRREGULARES NO CEARÁ É SINTOMA DO DESVIO DE VERBAS DO FUNDEB E EM PARTE É CULPA DA FETAMCE QUE NÃO CUMPRE SEU PAPEL INTERMUNICIPAL




O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TANTOS CONSELHOS DO FUNDEB IRREGULARES NO BRASIL E NO ESTADO DO CEARÁ: Os conselhos do Fundeb são ferramentas de democracia participativa em que teoricamente a população de cada cidade, cada Estado da Federação, teria instrumento de fiscalizar a boa aplicação das verbas do Fundeb, que deveriam ser aplicadas teoricamente na política educacional. GARANTINDO POLÍTICA EDUCACIONAL DE QUALIDADE E MORALIDADE A PARTIR DA CORRETA APLICAÇÃO  DAS VERBAS DO FUNDEB. Verificar se no mínimo 60% do Fundeb estariam sendo aplicados, como remuneração para os professores - PRINCIPAL FERRAMENTA DA POLÍTICA EDUCACIONAL - bem como observar a correta aplicação do restante de tal verba. SERIA FORMA DA SOCIEDADE CIVIL, DAS PESSOAS EXERCEREM A CIDADANIA E CONTROLAREM OS GASTOS COM EDUCAÇÃO, A EFICÁCIA DA POLÍTICA EDUCACIONAL, GARANTINDO A TRA…

II PAINEL DA PROFISSÕES - ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONAL - ALAN PINHO TABOSA

Imagem
Está com dúvidas sobre qual curso superior escolher? Que tal aprender um pouco mais sobre a/as área(s) que você mais tem interesse? Participe II Painel das Profissões que acontecerá em Pentecoste no dia 18 de junho. Este evento reunirá diversos estudantes universitários que apresentarão seus cursos superiores. Inscreva-se no Link: http://goo.gl/forms/u08Whcs96l É rápido. Convide seus amigos e participe de mais um projeto de realização do Prece em parceria com a Escola Estadual de Ensino Profissional Alan Pinho Tabosa e com a Universidade Federal do Ceará. As inscrições estarão abertas até o dia 11 de julho




Está com dúvidas sobre qual curso superior escolher? Que tal aprender um pouco mais sobre a/as área(s) que você mais tem interesse? Participe II Painel das Profissões que acontecerá em Pentecoste no dia 18 de junho. Este evento reunirá diversos estudantes universitários que apresentarão seus cursos superiores.
Inscreva-se no Link: http://goo.gl/forms/u08Whcs96l
É rápido. Convide seus amig…

Conselhos do Fundeb estão irregulares em 40% dos municípios do Ceará

Imagem
Servidores municipais devem ficar atentos à situação dos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Cacs/Fundeb). Dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) apontam que 40% dos municípios do Ceará encontram-se em situação irregular. O Governo do Estado também está nesta situação e, no Brasil, as irregularidades chegam a 30% das cidades.
Das 184 cidades cearenses, 74 possuem pendências no cadastro do conselho. Dentre os problemas verificados, temos: em 11 os cadastros não foram concluídos pelo ente federado, em 16 é situação é de total irregularidade, nove estão irregulares, pois estão modificando dados, 37 estão com mandato vencido e um está irregular porque está aguardando documentação ou está em análise. O Cacs/Fundeb tem como objetivo acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos do Fundeb, que custeia não só o total funcionamento das redes de educação,…

Fazer o bem

Professor Valdeni Cruz


Você pode não conseguir salvar o mundo, mas com certeza poderá fazer alguma coisa de útil por ele. Lembre-se que o bem que você faz aos outros é um bem que poderá estar sendo feito por você mesmo. O mundo gira e sempre retorna ao mesmo eixo. Numa dessas voltas seremos nós que estaremos naquele ponto. Deus sabe tudo e prevê e prepara o melhor de tudo para todos. Cabe a cada um aprender com tudo o que lhe ocorre. Este bem não é nada que não se possa fazer. Ele se manifesta num sorriso, numa palavra de carinho, numa conversa sincera, num abraço... naturalmente receberá isso.Faça isso. Esteja junto do outro num projeto ou ideia que possa contribuir com o crescimento do(a) mesma. Se você ajuda a outros a crescerem você estará crescendo muito mais. São Francisco já dizia no século XXI: É dando que se recebe. Dê e você não deixará de receber, ainda que o que você faça não tenha essa pretensão: receber, mas é a lei natural das coisas.

Lutar pela verdade sempre

Professor Valdeni Cruz
Lutar pela verdade e a honestidade sempre. Sabemos que ser honesto verdadeiro num país onde uma grande maioria só pensa em tirar proveito em tudo não é fácil, paga-se o preço, mas se formos capazes de conseguirmos nos manter íntegros andaremos sempre com a cabeça erguida por onde quer que formos. Isso não se trata de se achar perfeito, pois somos cheios de defeitos, mas tata-se de honrar a si mesmo, seus princípios, aqueles que acreditam em você... Nada pode ser mais recompensador a um ser humano, penso eu, do que colocar sua cabeça a noite no travesseiro e dormir tranquilamente, pois nenhuma culpa lhe tira o sono.

Papa sobre a RCC: “É uma corrente de graças”

Imagem
Dom, 05 de Julho de 2015 08:52  Shar

O Santo Padre encontrou, na tarde desta sexta-feira (04/07), na Praça São Pedro, no Vaticano, mais de 30 mil membros da Renovação Carismática, que se reúnem para a sua 38ª Convocação. Tratou-se de um encontro de oração e cantos, espiritualidade e evangelização, que contou com a presença de representantes das Comunidades Cristãs de todo o mundo. Ao chegar à Praça São Pedro, muito ovacionado, o Santo Padre deu continuação ao encontro, com uma oração ecumênica espontânea, junto com os milhares de Carismáticos e de Representantes de algumas Confissões Religiosas: “Pai, enviai-nos o Espírito Santo, para que nos ensine tudo aquilo que Jesus nos transmitiu; dai-nos a memória daquilo que ele nos disse; enviai-nos o Espírito Santo, que Jesus nos prometeu. Ele nos guiará rumo à unidade. Senhor Jesus, vós pedistes para todos nós a graça da unidade, nesta Igreja que é vossa e não nossa e que a história dividiu. Jesus, ajudai-nos a caminhar rumo à unidade ou a …

Previsão Diária do Tempo - neste domingo - Funceme

Imagem
Elaborada às 08:21:47 do dia 05/07/2015.
Atualizada diariamente.
Legendas Abrir Previsão Macrorregiões Predomínio de céu claro1 - Litoral NorteParcialmente nublado2 - Litoral do PecémNublado3 - Litoral de FortalezaNebulosidade variável com possibilidade de chuvas4 - Maciço de BaturitéNebulosidade variável com chuvas5 - IbiapabaNublado com chuvas6 - Jaguaribana7 - Cariri8 - Sertão Central e Inhamus Previsão para o dia 05/07/2015