sábado, 25 de agosto de 2012

Evangelho (Mateus 23,1-12)


Sábado, 25 de Agosto de 2012
20ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos.
9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Criticas por absolvição já eram esperadas por Ricardo Lewandowski



 Criticas por absolvição já eram esperadas por Ricardo Lewandowski24 Agosto 2012 por:

Redação Horizonte MS
 
O ministro Ricardo Lewandowski, que é revisor da ação penal do chamando mensalão disse, nesta sexta-feira (24), que já esperava criticas pelo seu voto de absolvição referente ao deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP) e do publicitário Marcos Valério.
 
O voto do ministro foi oposto ao do relator,Joaquim Barbosa, que havia votado pela condenação de todos os quatro réus. De acordo com Lewandowski, as “críticas e incompreensões” já eram esperadas, e que isso faz parte de seu trabalho.
 
Para o ministro, um juiz não deve ter medo de críticas, e nem deve se pautar em opinião pública, a decisão deve ocorrer de acordo com as leis e sua consciência.   "Tenho certeza que o Brasil quer um Judiciário independente, com o juiz que não tenha medo de pressão de qualquer espécie”, afirmou Lewandowski.
 
Nesta quinta-feira, o revisor votou favorável a absolvição de CunhaMarcos Valério e dois ex-sócios, acusados de irregularidades em contratos de publicidade entre a agência SMP&B, e a Câmara. Na época, o deputado federal João Paulo Cunha era o presidente da Câmara dos Deputados.
 
Ao final da sessão de quinta, o relator Joaquim Barbosa declarou que fará considerações na próxima sessão. O ministro Lewandowski pediu tréplica ao presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto.

EDUCAÇÃO DE PENTECOSTE




Imagem da Quadra em contrução
Imagem: Professor Valdeni Cruz
As construções públicas estão indo de vento e popa em nossa cidade. Algumas escolas foram construídas, outras reformadas, quadras de esporte sendo construídas e prestes a serem entregues à comunidade. Na Escola Vicente Feijó de Melo, alem da Quadra de Esportes, também estão sendo construídos um refeitório, mais três salas de aula e um auditório. Obras estas que com certeza vai melhorar ainda mais a qualidade da educação da Área de Santa Inês.

Interior da Quadra. Foto: Valdeni Cruz
Por outro lado, a educação não espera só por prédios, como já tenho dito várias vezes. Não estou fazendo críticas de oposição, como gostam de dizer. Mas, enquanto algo grandioso está sendo construída, temos coisas bem menores que não estão sendo observados e que talvez tenha a mesma importância que as obras grandes, dentro do contexto educacional, visto que dentro da educação tudo tem que estar coligados. Tudo tem que funcionar de forma orquestrada.

Já falei aqui do problema de da Escola de Santa Inês. É o caso da internet. A mesma está sem funcionar desde o inicio do ano. O motivo já repeti várias vezes: é somente o ROTEADOR para distribuir o sinal dentro da escola e dentro da própria sala de informática para os outros computadores. Tudo isso para que os meninos possam fazer pesquisas e simulados.

É por causa dessas coisas que pergunto: será que isso também não é importante? E se é importante, porque não se toma providencias, se já foram feitos diversos pedidos a Secretaria de Educação?
Quando fazemos observações como estas é que nos perguntamos: será que somente os prédios resolvem os problemas da educação?  E os profissionais? Estão sendo bem pagos? E porque não estão pagando os QUINQUÊNIOS, OU AINDA, CONCEDENDO A LICENÇA PREMIO A QUEM DE DIREITO? São perguntas que precisam de reposta e não de justificativas vazias, que são dadas para aqueles que vão  a procura de seus direitos.

Este é o ROTEADOR Que tanto falo
que está queimado.
A nova agora é que, alguns professores que já estão há mais de 10 anos na educação como concursados e que estavam na referencia 3, mas por não terem uma área especifica, estava na Básica  II, de acordo com o PCC (PLANO DE CARGOS E CARREIRA). O que é então que esta acontecendo? Está acontecendo o seguinte: Se eu estava na referência III (tempo de serviço) e na Básica II (quem ainda não tem uma habilitação numa área especifica, ou seja, só tem a Pedagogia), viria no meu contracheque assim: Referência II - Básica II. Mas, agora alguns professores perceberam que quem estava na referência III E que tem área específica, continuou na Básica III, mas desceu de referência, ou seja, desceu para a referência I. Ao procurarem a Secretaria de Educação para saberem o porque, receberam como resposta a seguinte colocação: Ora, se alguém está na Referência III e na Básica III, o salário vai passar de 2000 reais. Ora, e daí. As pessoas não se formam e fazem Pós – graduação para receberem menos, ou é?. É pra isso que as pessoas passam vários  anos estudando? Acontece que é como se a pessoa tivesse entrado no serviço público naquele ano. Já pensou como está sendo terrível esta colocação. Pois é o que está acontecendo em nosso município e prejudicando como, sempre o tão sofrido Professor.
É por situações como estas que não concordamos com o que dizem por ai. Não temos o direito de dizer que Pentecoste é um verdadeiro paraíso, como alguns querem fazer outros engolirem, simplesmente por receber um pedaço de bronze nas mãos, dizendo que educação de Pentecoste melhorou um cadinho de nada.

Nós devemos repreender esse tipo de demagogia sob pena de pagarmos o preço amargo por não nos revoltarmos com situações como estas.
É hora de não nos calarmos diante dos desmandos que acontece dentro do setor público, onde aqueles que estão a frente sempre querem fazer dos outros bobos e tolos. Tentam passar uma imagem desprovida da realidade e, pior, muitos acabem sendo ludibriados apenas pelo que vêm aos olhos sem aprofundar-se sobre a realidade dos fatos, que nem sempre faz jus aquilo que está sendo dito.



Professor Valdeni Cruz


Deixe seu comentário aqui ou no Facebook 

Facebook.com/valdeni.cruz

Evangelho (João 1,45-51)


Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2012
São Bartolomeu



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

53 gestores devem se tornar inelegíveis




Pelo menos 53 gestores do Ceará que haviam sido beneficiados com mudanças de decisões no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) deverão se tornar inelegíveis. São esses os casos em que o TCM havia alterado o julgamento inicial dos conselheiros, revertendo a situação de gestores, e aprovando contas que já estavam desaprovadas por irregularidades insanáveis.  


O montante de 53 nomes foi apresentado ontem ao O POVO, após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidir, na última terça-feira, que não caberá mais a gestores entrar com recursos no TCM na tentativa de reverter a situação de contas que já estavam desaprovadas em última instância pelo Tribunal. A determinação do TRE representa um princípio de desgaste entre a Justiça Eleitoral e o tribunal de contas.


Enquanto o TRE afirma que brechas nas atividades do TCM poderiam representar um retrocesso à Lei da Ficha Limpa, o tribunal de contas aponta o órgão como um dos que mais desaprovou gastos de gestões entre todos os tribunais de contas do Brasil.


Decisão do TREPara tomar a decisão de impossibilitar que gestores com contas desaprovadas entrem com recursos de Revisão e de Nulidade de acórdãos, o TRE baseou-se em um caso específico, observado no último 26 de julho pelos juízes eleitorais. “Foi a partir desse caso que começamos a estranhar algumas posturas do TCM”, disse o procurador eleitoral Marcio Torres, em conversa com O POVO.

Trata-se do julgamento de gastos de gestão do vereador José Orlando de Freitas Lima, ex-presidente da Câmara Municipal de Aquiraz. O caso em questão foi julgado pelo pleno do TCM, que, inicialmente, desaprovou as contas do vereador, apontando 24 itens que estavam em desacordo.

Após a desaprovação, o vereador pediu, então, recurso de Reconsideração - caminho legítimo dentro dos tribunais de contas. Acontece que os gastos do parlamentar foram novamente desaprovados e, a partir daí, na visão da Justiça Eleitoral, nada mais poderia ser feito.

Ainda encontrando saída, o vereador entrou com recurso de Revisão - “algo inadmissível naquele caso”, segundo o procurador Marcio Torres. No julgamento do recurso, uma liminar acabou determinando a nulidade de todo o acórdão, baseando-se em apenas um item do documento. “Mas, pelo menos 10 itens são claramente entendidos como improbidade administrativa, o que nos deixa sem entender a motivação para esse caso ter sido revertido”, apontou o procurador.

Como

ENTENDA A NOTÍCIA

O Ministério Público Eleitoral questionou a mudança de decisões por parte do Tribunal de Contas dos Municípios, que retirou alguns nomes de gestores da lista dos “fichas sujas” encaminhada à Justiça.

Para entender

Recurso de Reconsideração é o caminho previsto na Lei Orgânica do TCM para que gestores que tiveram contas desaprovadas recorram da decisão.

Recurso de Revisão é o caminho optado por gestores que tiveram as contas desaprovadas mesmo após pedido de recurso de reconsideração. Para TRE e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso não afasta a possibilidade de inelegibilidade, já que o processo transita em julgado .

Incidente de Nulidade Absoluta é a decisão de se anular todo um acórdão após serem supostamente esclarecidos itens que estiverem em desacordo em uma tomada de contas. O recurso não está previsto na Lei Orgânica do TCM e não afasta a possibilidade de inelegibilidade

Aplicação da Lei da Ficha LimpaApós gestores terem as gastos julgados pelos tribunais de contas, a Justiça Eleitoral decide pela legibilidade ou não dos candidatos à reeleição.

Fonte: O Povo

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Luiz Estevão, presidente do Brasiliense, é condenado a pagar meio bilhão à Justiça


Ele fez um acordo para reembolsar o governo pelos desvios de verba de quando era Senador


Brasília, DF, 23 (AFI) - O ex-Senador, empresário e dono do Brasiliense, Luiz Estevão (foto) nem parece ter motivos para comemorar. Sua equipe faz péssima campanha na Série C do Brasileiro, correndo risco de rebaixamento, agora ele terá que desembolsar R$ 468 milhões aos cofres públicos federais por desvios de dinheiro na construção do prédio Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo.
Estevão, no entanto, pagará a vista "apenas" R$ 80 milhões. O restante será pago em 96 parcelas mensais de quatro milhões. O acordo foi feito entre a Advocacia-Geral da União (AGU) e advogados do Grupo OK, que pertence ao empresário. O dinheiro será todo repassado aos cofres do Tesouro Nacional.
Para garantiu o pagamento, a AGU manterá penhorado os 1.250 imóveis pertencentes ao Grupo OK, além do valor de R$ 2,5 milhões em alugueis recebidos pela empresa. O presidente do Brasiliense é réu em duas ações um que cobra multa pelos desviou e outra que exige a devolução total dos valores desviados na construção do prédio, que chegam a R$ 169 milhões.
A irregularidade na construção do TRT, no início dos anos 2000, entrou para a história do país. Além do ex-senador, o presidente do tribunal, Nicolau dos Santos Neto, também conhecido como Lalau também esteve envolvido. Ele foi aposentado e condenado a prisão domiciliar. Já Estevão foi cassado e chegou a ser preso duas vezes.
O empresário também foi denunciado pelo Ministério Público Federal do Distrito Federal por utilizar o Brasiliense para lavar dinheiro de atividades criminosas. Mesmo com os bens bloqueados pela investigação da construção do prédio do TRT, o presidente seguiu movimentando as contas do clube e gastando com passe de jogadores e reformas no Estádio Serejão, em Brasília.
 
 
Agência Futebol Interior

Valdeni Cruz Canta - É preciso saber viver



É preciso saber viver


Na voz de Valdeni Cruz

É Preciso Saber Viver
Roberto Carlos

Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou morrer na solidão
É preciso ter cuidado
Pra mais tarde não sofrer
É preciso saber viver

Toda pedra no caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver

Toda pedra no caminho
Você deve retirar
Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar
Se o bem e o mal existem
Você pode escolher
É preciso saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver
Saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver
Saber viver

É preciso saber viver
É preciso saber viver
É preciso saber viver
Saber viver
Saber viver

O QUE NOSSA JUVENTUDE PENSA?



Arquivo de Fotografias - jovem, par, escalando, 
montanha, pico, 
ajudando, mulher, 
parte. fotosearch 
- busca de fotos, 
imagens e clipartQuer saber o que os jovens pensam? Então vá procurá-los. Eles dizem o que sentem de perto pra nós professores. Eu escuto todos os dias seus anseios, seus medos, suas dúvidas.... Como educador tento o tempo todo animá-los a irem adiante e enfrentarem os desafios da vida. Eles se empolgam mas a vida é cruel com muitos deles. Alguns destes meninos tem no olhar o ar da tristeza e do abandono da vida para com eles. É nestas horas que eu, mesmo não concordando, entendo suas atitudes diante da tentação de alguns reais oferecidos pelos candidatos para que estes votem pelo dinheiro. Falo com veemência sobre o assunto, mas a realidade e muita dura. Você pode imaginar um jovem com 15, 16...25 anos sem ter uma roupa digna, um sapato digno, um certa quantia de dinheiro para ir uma festa, a uma ambiente de lazer? Pois é estes jovens que nós professores temos em nossas humildes salas de aula. Eles dizem pra gente: será mesmo professor que tem alguém que pense com sinceridade num futuro pra nós? Muitas vezes temos que engolir a seco porque não temos respostas para lhes dar.  E não temos porque já estamos um pouco mais experientes do que eles.

 Muitos de nós já sofremos o pão que o diabo amassou para chegarmos aonde chegamos. E em nosso tempo também ouvíamos promessas de pessoas dizendo que o nosso futuro seria brilhante mas era tudo ilusão.  Será que poderíamos esperar por dias melhores desta vez. 

Nossa juventude tem sonhos e elas acreditam, mas se estes sonhos não se realizam ai vem as frustrações e é neste momento que muitos pensam em entrar noutros caminhos. 
Portanto, é hora de investir nos sonhos da juventude. São eles que construirão o nosso futuro.

Professor Valdeni Cruz  

PENTECOSTE - 139 ANOS DE HISTÓRIA

Pentecoste comemora no dia de hoje 139 anos de emancipação Política. Dia histórico para nosso povo. Uma cidade que começou pequena, nos entornos da igreja de Nossa Senhora da Conceição e que antes antes de ser o que é hoje passou por um longo caminho até se tornar Pentecoste.
Hoje pela manhã ocorreu a missa tradicional na Igreja Matriz de Nra. da Conceição para celebrar e agradecer a Deus poe este momento festivo.

Áudio do hino na voz de Valdeni Cruz

pracas_pentecoste_01



Conhecendo um pouco da história

Cidade da região Norte Cearense, microrregião do Médio Curu. Fundada em 23/08/1873, está a 45m de altitude, 89 Km distante de Fortaleza e em 2010 o IBGE estima a sua população em 34.841 habitantes. Chamou-se primitivamente Conceição da Barra ou Barra da Conceição. Suas origens remontam ao Século XIX, quando Bernardino Gomes Bezerra, fazendeiro em Canindé e residente na região praieira do Acaraú, construiu nas proximidades da fazenda Barrinha, pertencente a Francisco Ferreira Azevedo, uma casa onde fixaria morada (1860). Surgiram em consequência outros moradores, edificando novas residências e contribuindo para a formação do arraial.
     A elevação do povoado à categoria de Vila provém da Lei nº 1.542, de 23 de agosto de 1873. Suprimida, na forma do Decreto nº 18 de 15 de abril de 1892 e restaurada conforme Lei nº 457, de 27 de agosto de 1898. Suprimida em segundo turno, segundo Dec-Lei nº 1.156, de 4 de dezembro de 1933 e restaurada consoante Dec-Lei nº 1.540, de 3 de maio de 1935. Sua elevação à categoria de Município provém do Dec-Lei nº 448, de 20 de dezembro de 1938.
     Em suas manifestações de apoio eclesial tem-se como precedente a edificação da primitiva capela, contando com a colaboração decisiva do Mestre Bernardino. A pedra fundamental, do nicho que seria concluída em 1864. A missa inaugural, teve como oficiante o padre Manuel Lima, evento que se registra no Domingo de Pentecoste, o que levaria o reduto à denominação que se consagraria.
     A Freguesia, consta como tendo sido criada, conforme Lei Provincial nº 1.283, de 29 de setembro de 1869 e instituída canonicamente a 8 de janeiro do ano seguinte. Tem-se como primeiro vigário o padre Firmino Brandt Rocha, nomeado a 10 de janeiro de 1870 e empossado a 2 de fevereiro seguinte.

1860 - Origens

Suas origens remontam ao Século XIX, quando Bernardino Gomes Bezerra, fazendeiro de Canindé e residente na região praieira do Acaraú, construiu nas proximidades da fazenda Barrinha, pertencente a Francisco Ferreira Azevedo, uma casa onde fixaria morada (1860). Surgiram em conseqüência outros moradores, edificando novas residências e contribuindo para a formação do arraial.

1864 - Primeiras Manifestações Religiosas

Em suas manifestações de apoio eclesial, tem-se como precedente, a edificação da primeira capela local, contando com a colaboração decisiva do Mestre Bernardino. A obra foi concluída em 1864.
A missa inaugural teve como oficiante o padre Manuel Lima, evento que se registra no Domingo de Pentecoste, o que levaria o reduto à denominação que se consagraria: Pentecoste.
1869 - Criação da Paróquia
A Paróquia consta como tendo sido criada, conforme Lei Provincial nº. 1.283, de 29 de setembro de 1869 e instituída canonicamente a 8 de janeiro do ano seguinte.

1871 - Primeiro Vigário da Paróquia

Tem-se como primeiro vigário, o padre Firmino Brandt Rocha, nomeado a 10 de janeiro de 1870 e empossado a 2 de fevereiro seguinte.

1873 - De Povoado a Vila

A elevação do povoado à categoria de Vila, provém da Lei nº. 1.542, de 23 de agosto de 1873. Suprimida, na forma do Decreto nº. 18 de 15 de abril de 1892 e restaurada conforme Lei nº. 457, de 27 de agosto de 1898. Suprimida em segundo turno, segundo Dec-Lei nº. 1.156, de 4 de dezembro de 1933 e restaurada consoante Dec-Lei nº. 1.540, de 3 de maio de 1935.
1938 - De Vila a Município
Sua elevação à categoria de Município provém do Dec-Lei nº. 448, de 20 de dezembro de 1938.

Informações do sit da Prefeitura de Pentecoste.

Parabéns Pentecoste, povo em geral. A todos que estiveram a frente dos rumos desta cidade durante toda esta trajetória histórica. 

Deus seja nossa vitória pelos tempos que se seguem pela frente. 

  

Luíza - Doidinha carrapeta



Imagem/Valdeni Cruz


 Quando me apresentei como pré-candidata à prefeitura de Pentecoste, conversei primeiro com 
a minha família. O meu marido entendeu a minha vontade e disposição de trabalhar pelo povo da minha terra. Mas achou melhor que eu fosse primeiro vereadora de Fortaleza, depois deputada estadual, para só então pleitear ser prefeita. Eu disse que não, disse que a minha cidade estava precisando de mim, e era agora. Como bom companheiro que é, ele me apoiou.
Depois fui buscar o apoio da família maior, minha mãe, irmãos, cunhados, primos... Muitos já nem queriam voltar a enfrentar uma disputa eleitoral de prefeito. Mas todos não só consentiram como se entusiasmaram com a possibilidade de Pentecoste ter uma gestão que a coloque no presente e que assegure aos seus filhos um futuro melhor. Aí foi a vez de conquistar o apoio de vereadores, de ouvir as lideranças políticas e os formadores de opinião.
A primeira conversa foi com esta vereadora exemplar, que é a Doutora Valéria. Combinamos em tudo: no jeito de fazer campanha respeitando as diferenças, no jeito de administrar enfrentando problemas, no jeito de olhar e falar com as pessoas com sinceridade e carinho. Perguntei-lhe: Valéria, você vai ser candidata? E ela, num gesto de grandeza, disse: Não Luiza, a candidata é você, e você é a minha candidata. Só se você for a vice, respondi. E a Valéria arrematou: Estou dentro!
Aquele aperto de mão, naquele instante, encheu-me de energia. E começamos ali mesmo a cumprir o compromisso que fizemos, de levar a nossa mensagem a cada canto deste Município. As primeiras visitas foram suficientes para fazer uma convenção com o Carneirão lotado. Quem imaginava, poucos meses atrás, que uma candidata pouco conhecida, de um partido pouco conhecido, plantaria no coração do pentecostense a esperança de uma vida nova e diferente...
Foi o resultado de muitas caminhadas, caro leitor. De muitas visitas, casa a casa, com aquela conversa olho no olho, com um sincero aperto de mão. Por causas de tantas caminhadas, fui chamada pelos adversários, primeiro, de doidinha. Aceitei, com resignação. Depois, quando o meu nome já estava bombando na preferência do eleitor, fui chamada de carrapeta, que roda, roda, e não sai do lugar. Aceitei também com humildade.
Pois bem: a estas pessoas que tentam me dar apelidos, sugiro que não percam tempo na campanha. Que elas também vão ao encontro do eleitor, que rodem este município para encontrá-lo onde ele estiver. Se forem verdadeiramente de olhos e ouvidos abertos, de braços e coração abertos, vão encontrar uma gente bonita, inteligente, trabalhadora, que há muito esperam seus direitos. Vão reencontrar, talvez, os votos que perderam enquanto me julgavam e faziam chacota de mim.  

Luiza43

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Mercadante: 100% de royalties do pré-sal na educação


Agência Estado
A presidente Dilma Rousseff assegurou, durante audiência com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, que defende a aprovação pelo Congresso da vinculação para a educação, por 10 anos, de 100% da verba dos futuros contratos dos royalties do petróleo e do pré-sal, assim como 50% do Fundo Social que receberá os recursos da exploração do petróleo na camada do pré-sal. Com a identificação da fonte e recursos, seria possível o governo concordar com a garantia de investimentos  de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação, como a UNE pleiteia. A informação foi dada, em entrevista, pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e pelo presidente da UNE. Mercadante não soube estimar que volume de recursos seriam canalizados para a educação se a proposta fosse aprovada.

"É um compromisso da presidenta. É o compromisso do governo", disse o ministro, após acrescentar que, embora já tenha deixado o cargo de líder do governo no Congresso, ele mesmo irá mobilizar as bancadas para garantir estes recursos para a educação. "Vou atuar quase como um líder do governo no Congresso", declarou o ministro. Aloizio Mercadante, no entanto, deverá enfrentar muitas resistências às propostas, já que Estados, municípios e muitas áreas do próprio governo contam com parte dos recursos do pré-sal e dos royalties para garantir seus investimentos.

"Seguramente, é uma posição de governo. Nós vamos defender, com bastante convicção, que todos os royalties do petróleo, tanto do pré-sal quanto royalties do petróleo que não foram repartidos para frente, e pelo menos metade do fundo social sejam canalizados exclusivamente para a educação em todos os níveis", declarou Mercadante.

"É muito melhor que a gente coloque os royalties do petróleo na sala de aula e prepare uma futura geração cada vez mais qualificada para que a gente tenha um Brasil capaz de se desenvolver depois que o pré-sal passar, porque ele vai acabar, (...) do que desperdiçar esse recurso na máquina pública sem nenhum controle", disse o ministro. Mercadante comentou que é preciso o País aproveitar esta oportunidade, como fez a Noruega, que hoje tem o primeiro IDH do mundo e evitar a síndrome dos países que têm muito petróleo, como a Venezuela, e que não conseguiram resolver os seus problemas. "Precisa ter foco. Nada é mais importante para o Brasil do que educação", insistiu.

O presidente da UNE emendou que, "se estes recursos não forem carimbados para serem destinados à educação, amanhã poderemos vê-los em um chafariz em praça pública ou em azulejo de prefeitura". Segundo ele, a presidente ressaltou várias vezes que "se nós conseguirmos mobilizar o Congresso, ela apoiava".

O Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê 10% dos recursos do PIB para a educação, foi aprovado na comissão especial da Câmara, e ia direto para o Senado mas o próprio governo mobilizou os deputados para que a proposta fosse ainda apreciada em plenário. A justificativa do governo é de que precisava "aprofundar o debate". Mas, na verdade, o objetivo era atrasar a votação, já que a área econômica é contra a proposta. O próprio ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou a dizer que, se tal projeto fosse aprovado, o governo ia quebrar.

Além dos 10% do PIB para a educação, os estudantes querem aumentar de R$ 500 milhões, para R$ 1,5 bilhão, os recursos destinados ao plano nacional de assistência estudantil, destinado à construção de restaurantes e alojamentos.

TORNEIO NA XV DE NOVEMBRO TODA SEMANA

Na XV de Novembro está acontecendo um torneio de futebol a três semanas. Este torneio tem a participação de dezenas de times, onde toda semana acontece uma roda de jogos. 
Estes jogos envolvem a participação de diversos grupos de pessoas simplesmente com o intuito de praticar o esporte. Não há premiação em dinheiro, somente entrega de troféus para os ganhadores no final.
O evento está se tornando uma atração para as pessoas que fazem desses jogos um momento de lazer e descontração no bairro da XV de Novembro. 
Quem está responsável por este evento é um jovem trabalhador que se chama Felipe Perdigão. Cara que gosta muito de esporte e resolveu organizar este torneio. Filho do Branco e da Márcia, tem se dedicado nas noites do meio da semana, jogar com outras pessoas naquele campinho onde se junta inúmeros jovens para praticar o esporte.
Hoje, é um dia especial para ele, pois é a data de seu aniversário. Quero aqui parabenizar e desejar a esse cara bacana, muitas felicidades, muitas realizações. Que o bom Deus lhes conceda muitas vitórias e que seus sonhos possam acontecer.

Parabéns FELIPE.  
Professor Valdeni Cruz 

SHOW COM IR. KELY PATRÍCIA NA PRAÇA DO C.S.U




Terminou agora a pouco o show com Ir. Kely Patrícia, na Praça do C.S.U. Estiveram presentes centenas de pessoas que cantaram com a Ir. Kely músicas de louvor e adoração a Deus. Acompanhado de som de guitarra e muitas luzes. Foi um momento maravilhoso para o povo católico de Pentecoste.
Este evento aconteceu em meio aos festejos do aniversário de Pentecoste que está completando 139 anos de emancipação política. 
Acompanharam a este momento de fé, Pe. Davi, que eu acho que deveria ter cantado também, já que ele gosta de cantar e tem uma voz maravilhosa. Fica aqui o meu pedido para que no próximo ano ele seja uma das atrações da noite católica. Que seja disponibilizado instrumentistas para que ele possa cantar para o seu povo que tanto de ouvi-lo cantar. Também estava no palco do show o Prefeito de Pentecoste, João Bosco.


Professor Valdeni Cruz

Terra poderá ter o mesmo fim que planeta que foi engolido por estrela


De acordo com algumas evidências, um planeta foi engolido pela sua estrela, o que leva a crer que a Terra poderá acabar tendo o mesmo final, como muitos cientistas já acreditavam.
De acordo com algumas evidências, um planeta foi engolido pela sua estrela, o que leva a crer que a Terra poderá acabar tendo o mesmo final, como muitos cientistas já acreditavam. O evento, previsto pelos estudiosos, deverá ocorrer dentro de bilhões de anos.
Terra poderá ter o mesmo fim que planeta que foi engolido por estrelasOs cientistas descobriram indícios de que o planeta foi devorado pela sua estrela após fazer uma análise sobre a composição química da estrela hospedeira. A equipe acredita também que um planeta que acabou sobrevivendo ainda gira ao redor dessa mesma estrela poderia ter sido lançado a uma órbita diferente em decorrência da destruição do planeta vizinho.
A equipe de cientistas é formada por americanos, poloneses e espanhóis e acabaram descobrindo o evento quando estavam estudando a estrela BD 48 740. Todas as observações foram feitas no Observatório McDonald, no Texas, através do telescópio Hobby Eberly.
"Um destino semelhante pode aguardar os planetas do nosso sistema solar, quando o Sol se tornar uma gigante vermelha e se expandir em direção à órbita da Terra, dentro de cerca de cinco bilhões de anos", disseo professor Alexander Wolszczan, da Pennsylvania State University, nos EUA, co-autor do estudo. 
De acordo com os cientistas, a primeira evidência de que um planeta teria sido devorado pela estrela aconteceu pela sua composição química. Assim, foi visto que a BD 48 740 contava com uma grande quantidade de lítio, um material considerado raro que foi criado principalmente durante o Big Bang, que ocorreu há 14 bilhões de anos.
"Além do Big Bang, há poucas situações identificadas por especialistas nas quais o lítio pode ser sintetizado em uma estrela", explica Wolszczan. "No caso da BD 48 740, é provável que o processo de produção de lítio tenha sido desatado depois que uma massa do tamanho de um planeta foi engolida pela estrela, em um processo que levou ao aquecimento do astro." 
A segunda evidência registrada é em relação a um planeta que foi recentemente descoberto e que estaria desenvolvendo uma órbita elíptica em torno da estrela. "Na verdade, a órbita desse planeta em torno da BD 48 740 é a mais elíptica já detectada até agora", disse Niedzielski.
"Flagrar um planeta quando ele está sendo devorado por uma estrela é improvável por causa da rapidez com a qual esse processo ocorre", explicou Eva Villaver da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, uma das integrantes da equipe de pesquisadores. "Mas a ocorrência de tal colisão pode ser deduzida a partir das alterações químicas que ela provoca na estrela." 

"A órbita muito alongada do planeta recém-descoberto girando em torno dessa estrela gigante vermelha e a sua alta concentração de lítio são exatamente os tipos de evidências da destruição de um planeta."


ONU diz que Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina


A ONU através do seu setor de Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) divulgou nesta terça-feira que o Brasil é o quarto país mais desigual da América Latina em distribuição de renda, ficando atrás somente de Guatemala, Honduras e Colômbia. 

A América Latina é a região mais urbanizada do mundo. O relatório diz que a taxa de população urbana chegará a 89% em 2050. O índice de urbanização brasileira foi o maior em toda a pesquisa, entre 1970 e 2010. O Brasil avançou no combate a desigualdades nas últimas décadas. O país era, em 1990, o primeiro colocado no ranking das nações com pior distribuição de renda.

O estudo destaca o forte crescimento do PIB brasileiro, deixando para trás México, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Hoje, o PIB do país representa 32% do total do PIB da América Latina. Porém, quando se analisa o PIB per capita, o Brasil ocupa a décima terceira colocação, atrás de México, Chile, Argentina, Uruguai e Venezuela.

O estudo da ONU-Habitat ressalta que, apesar dos problemas e desafios para desenvolver as cidades, o Brasil e a América Latina estão prestes a viver um novo ciclo de transição urbana, que tem como objetivo garantir a melhora da qualidade de vida nas cidades.

Dilma é terceira mulher mais poderosa do mundo, segundo Forbes


A presidente Dilma Rousseff se manteve entre as três mulheres mais poderosas do mundo, segundo a lista publicada nesta quarta-feira pela revista "Forbes". A chanceler alemã, Angela Merkel, e a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, se mantiveram em primeiro e segundo lugar, respectivamente.
Classificada pela publicação como a "Dama de Ferro" da União Europeia, Merkel conquistou pelo segundo ano consecutivo o primeiro lugar do ranking das 100 mulheres mais poderosas do planeta, uma lista baseada nos quesitos influência, presença nos meios de comunicação e poderio econômico.
A "Forbes" destaca que a chanceler alemã é uma "jogadora-chave no drama econômico da zona do euro que segue ameaçando os mercados mundiais" e lembra que seu índice de aprovação popular chegou a 70%, um "bom sinal" para as eleições gerais de 2013.
Também manteve neste ano o posto de segunda mulher mais poderosa do mundo Hillary Clinton, que segundo a publicação passou seus últimos meses como secretária de Estado longe da campanha eleitoral americana, viajando para um total de 51 países.
No terceiro lugar do pódio do poder feminino voltou a ficar Dilma Rousseff, presidente da sexta maior economia do mundo e que continua "sendo ambiciosa na metade de seu primeiro mandato, lançando dois programas agressivos visando a reverter o PIB do país, que ainda é forte, mas está em queda".
Além disso, Dilma estampa a capa do próximo número da revista, que traz uma entrevista da chefe de Estado à presidente e editora da "Forbes Woman", Moira Forbes, em que Dilma enfatiza a necessidade de ampliar a classe média do Brasil.
"Seja liderando companhias multimilionárias, governando países, reformando as bases culturais de nossas vidas ou liderando iniciativas humanitárias, essas mulheres estão mudando o planeta de uma forma profundamente dinâmica e poderosa", disse Moira Forbes em comunicado.
No quarto lugar ficou Melinda Gates, co-fundadora da Fundação Bill & Melinda Gates, uma organização que doou mais de US$ 25 bilhões desde sua criação.
Completam os dez primeiros postos da lista a primeira mulher a dirigir o jornal "The New York Times", Jill Abramson; a presidente do Partido do Congresso Nacional Indiano, Sonia Gandhi; a primeira-dama dos EUA, Michelle Obama; a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde; a secretária de Segurança Nacional dos EUA, Janet Napolitano, e a diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg.
Pela primeira vez aparece no ranking a cantora Jennifer López (38º), que se une a outras personalidades do mundo do entretenimento como Lady Gaga (14º), a mais jovem da lista; as também cantoras Beyoncé Knowles (32º) e Shakira (40º); atrizes como Angelina Jolie (66º) e Sofia Vergara (75º) e a modelo Gisele Bündchen (83º).
Outros nomes da concorrida lista são a rainha Elizabeth II (26º), a mulher mais velha do ranking; a jornalista Diane Sawyer (23º); a presidente e editora-chefe do "The Huffington Post", Arianna Huffington (29º); a apresentadora Ellen Degeneres (47º); a estilista Diane von Furstenberg (33º) e a diretora da revista Vogue, Anna Wintour (51º).
A lista, que pode ser vista na íntegra no site da revista, é dominada por chefes de Estado e diretoras de empresas, e reúne mulheres de 28 países, com uma média de idade de 55 anos e que juntas contam com um total de 90 milhões de seguidores no Twitter.
As dez mulheres mais poderosas do mundo, segundo Forbes, são:
1) Angela Merkel, chanceler da Alemanha
2) Hillary Clinton, secretária de Estado dos EUA
3) Dilma Rousseff, presidente do Brasil
4) Melinda Gates, co-fundadora da Fundação Bill & Melinda Gates
5) Jill Abramson, diretora do jornal "The New York Times"
6) Sonia Gandhi, presidente do Partido do Congresso Nacional Indiano
7) Michelle Obama, primeira-dama dos EUA
8) Christine Lagarde, diretora-gerente do FMI
9) Janet Napolitano, secretária de Segurança Nacional dos EUA
10) Sheryl Sandberg, diretora de operações do Facebook. EFE
tme/al/tr

Peçamos a Deus um coração obediente como o de Maria



O nascimento de Jesus é anunciado aos pastores que guardavam os rebanhos de seu patrão. Eles vão às pressas ao encontro do recém-nascido. Lucas, com suas narrativas da infância de João Batista e de Jesus, no início de seu Evangelho, já apresenta um de seus temas fundamentais: em Cristo, o Senhor se revela como o Deus dos pobres, fracos e excluídos, pois a escolha de Maria – uma jovem da periferia da Galileia – para ser a mãe de Jesus, Filho de Deus, revela-nos que o projeto do Pai difere dos projetos humanos.
O poder e o prestígio, tão ansiosamente buscados, nada significam para Deus. Maria viveu a humildade e o serviço e, nisto, identifica-se com seu Filho Jesus. O título de “rainha”, aplicado a ela, não indica poder e superioridade, mas sim amor que se doa, cativa  e se comunica. Maria está presente em nossos lares, nas alegrias e nos sofrimentos, nos confortando como mãe e companheira de caminhada no seguimento de Jesus.
Seu amor misericordioso é universal e fonte de paz a ser consolidada pelos laços de fraternidade e justiça entre todos, homens e mulheres.
Unindo o Filho que se encarna e a Mãe que O acolhe, aparece, misteriosamente, a obediência, o “sim” de total disponibilidade ao Pai. O “sim” eterno do Filho que ecoa no tempo por meio do “sim” da Virgem Maria. Assim, percebemos o quanto a salvação do mundo e da humanidade se manifesta na atitude de obediência, contrário à atitude do pecado original: a humanidade voltará pela obediência Àquele de quem se afastou pela covardia da desobediência. O Criador e a criatura, de modo admirável e incompreensível, comungam do plano amoroso de salvação.
Somos convidados a contemplar a atitude crente, madura e disponível de Nossa Senhora. Crente, porque se confia totalmente ao Senhor, como Abraão, que partiu sem saber para onde ia (cf. Hb 12,8). Casamento, futuro, filhos… Tudo isso a Virgem Mãe deixou nas mãos de Deus, sem pedir explicações, sem pedir provas, sem pedir garantias. Atitude madura, porque, humildemente, procurou compreender – o quanto possível – o plano de Deus a seu respeito para melhor aderir a ele.
Atitude disponível pela sua insuperável resposta ao convite do Senhor: “Eis a Serva!” – Não se pertence a si própria, não considera sua vida e seu destino a partir de seus interesses e projetos; ela se confia total e absolutamente ao seu Senhor e Deus.
Concluindo, diremos que a Anunciação do Anjo mostra a dinâmica da fé e de Maria: sendo virgem, descobre-se grávida; perturba-se e tem medo; descobre a mão de Deus ao Espírito Santo; toma consciência de que cresce, em seu seio, o Divino; não duvida desta iluminação interior, apenas pergunta como se fará isso. Aceita realidades que não se veem. Ela creu, pois para Deus nada é impossível.
A fé consiste exatamente nisso: “a fé é a antecipação das coisas que se esperam, a prova das realidades que não se veem”. (Hb 11,1). Com Maria, digamos “sim” à voz de Deus, pois Jesus quer continuar nascendo em mim e em você todos os dias.
Padre Bantu Mendonça
FONTE: CANÇÃO NOVA

Evangelho de hoje (Lucas 1,26-38)


Quarta-Feira, 22 de Agosto de 2012
Nossa Senhora Rainha


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria.
28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação.
30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus.36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...