sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Evangelho de hoje (João 11,17-27)


Sexta-Feira, 2 de Novembro de 2012
Comemoração dos Fiéis Defuntos


— O Senhor esteja convosco. 
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

17Quando Jesus chegou a Betânia, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias.18Betânia ficava a uns três quilômetros de Jerusalém. 19Muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa.
21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.
23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.
24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.
25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?”
27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

PRA QUE MUDAR SE EU QUERO É SER FELIZ


Professor Valdeni Cruz
01/11/2012

Reflexão

   Não vejo ninguém dos defensores da gestão novo tempo fazendo defesa da atitude de demitir as pessoas de seus empregos. Deveriam fazer sua defesa e cantarem parabéns já que concordam com tudo. Deveriam se pautar nos argumentos de que isso é algo natural e que isso é uma ação de amor e respeito pelos servidores que prestam serviços ao município. Deveriam aplaudir  já que esta atitude é digna e carregada de sensibilidade e respeito pelas pessoas.
   Mas há quem comente que o concurso sairá no máximo até 15 de janeiro. Dizerem também que o bendito concurso que deveria ter sido feito a muito tempo, não foi feito por causa do sindicato. É muita cara de pau alguém dizer uma infâmia dessas. É achar que as pessoas são imbecis. Todo mundo que o sindicato lutou a vida toda para que houvesse concurso, pois sabemos que o concurso é a maneira mais correta e segura de tornar as pessoas livres das algemas e do cabresto.
O sindicato foi durante estes anos todos o calo no sapato da administração atual. O próprio gestor já disse por mais de uma vez que repeitava o sindicato, pois foi por causa dele (o sindicato) que não cometeu tantos erros. 
  Para onde foram aqueles que gritavam a todo pulmão as maravilhas do novo tempo e da felicidade em viviam ou vivem? Será que um servidor ganhando um salário de fome, pois já fazem 7 anos que não recebe nenhum aumento, pode dizer que é feliz? E se este deixar de receber até este mísero salário será que ele pode gritar ainda mais forte que ele é feliz? De que felicidade é esta que estão falando que talvez na minha ignorância eu não entenda? Será que sou tão desprovido de tudo que não entenda o conceito básico de felicidade?
  Creio que não. A felicidade que eu acredito é aquela em que as pessoas podem sentir-se bem com sua família e consigo mesmo, mas isso só é possível quando as pessoas tem dignidade e são respeitadas na sua integridade. Quando isso é quebrado esta felicidade já não existe. Portanto, falar de felicidade para quem perde o seu emprego, por mais que ganhe pouco, é falar de desespero, revolta, humilhação... Principalmente quando este se sente enganado. Quando este foi iludido por determinado tempo até que alguém atingisse seus objetivos. Sendo assim, a pessoa se ver usada, descartável, que para nada serve senão para ser fantoche. Além do mais, vê sua honra e sua liberdade sendo jogadas ao chão. E não adianta querer se desculpar agora, pois isso deveria ter dito/feito há muito tempo. Se haveria alguma previsão negativa nas receitas do município, pois que tivesse sido sincero com esse povo tão fiel e amável, pacato, tranquilo e do bem. Dai, embora tivesse sido difícil o povo talvez pudesse entender. Porém, como não foi assim que agiram, não há outra forma de entendimento para o povo que não o de concluir que foram usados, enganados para que alguém ou alguns alcançassem seus objetivos.

SERVIDOR DEMITIDO LAMENTA


Professor Valdeni Cruz

Hoje a tarde uma das pessoas que foi demitida aqui em Pentecoste me falou do acontecido. Ela me dizia: olha Professor Valdeni eu estava sempre defendendo a bandeira deles, correndo atrás de comícios, fazendo de tudo e depois recebemos como recompensa este desaforo.
Respondi pra ela: este é o grande respeito que se tem por aqueles que trabalham e que tenta fazer de Pentecoste um lugar melhor.
É no mínimo uma falta de respeito e no máximo, desumanidade, falta de consideração por aqueles que eles clamaram convocando para ajudar na campanha eleitoral. Mas fica claro o que sempre entra em jogo: O PODER. É como se dissessem: façamos o que for preciso e depois a gente da um jeito. Duvido que tenham feito isso no começo do ano. Já que via que não conseguiria fechar as contas, então tivesse tomadas providencias bem mais cedo. Mas deixou baixar a poeira e conseguir seus objetivos espúrios para só depois arrasar os pequenos. Arrasar no sentido de não ter pensado que estas pessoas têm contas pra pagar. Estes, não receberam aviso prévio antes para poderem se preparar e assim não sofrerem tanto sem este dinheiro que vem sempre para poder comprar o necessário à sobrevivência.
A meu ver isso é de uma falta de caridade, de sensibilidade com as pessoas. Mas isso também serve para que todos nós tomemos postura de cidadania. Que tenhamos coragem de combater a tirania. Que não fiquemos apenas lamentando, mas a partir disso, sejamos mais audaciosos provoquemos em nós mesmos o desejo de quebrar com desmando que a séculos vem fazendo parte do contexto social de nosso país.
Portanto, sejamos mais destemidos e lutemos para mudar este quadro que se instalou em nosso município, onde os que governam tentam a todo custo instalar um império e fazer de todos nós súditos que apenas balança a cabeça para cima e para baixo concordando com tudo como se assim devesse ser sem tomar nenhuma reação. Felizmente há muita gente que não se deixou manipula e também não se permitiu ser desrespeitado a este ponto.

Regras rigorosas para a banda larga começam a valer hoje, e a Anatel está de olho


Banda larga pode melhorar com
 novas regras propostas pela Anatel.


asharkyu/Shutterstock
asharkyu/Shutterstock




Ano passado, a Anatel aprovou regras rigorosas para a banda larga brasileira, tanto fixa quanto móvel, para garantir maior velocidade e atendimento melhor. Estas regras passam a valer hoje, para provedores com mais de 50.000 usuários.
Quando dissemos há um ano que a banda larga poderia virar serviço de excelência no Brasil, muita gente duvidou. E com razão: na época, as novas regras eram só uma promessa. Agora elas entram em vigor – e a Anatel está de olho.
A velocidade média da banda larga deverá ser de, pelo menos, 60% do contratado durante o mês. Essa exigência não existia antes. E o serviço não pode cair em 99% do tempo no mês (98% para banda larga móvel).
Além disso, a velocidade instantânea – isto é, medida em qualquer momento – deve ser de pelo menos 20% do contratado. Até ontem, todo provedor tinha que garantir só 10%. Ainda há limitações para a latência, jitter e perda de pacotes.
Mas como a Anatel vai monitorar isso? A agência vai distribuir 12.000 equipamentos para aferir a qualidade da banda larga fixa em todo o país, nos provedores: Oi, Net, Vivo, GVT, Algar (CTBC), Embratel, Sercomtel e Cabo.
O equipamento, chamado Whitebox, se conecta ao roteador e envia dados de velocidade à Anatel (nada de dados pessoais, no entanto). Você pode se inscrever para recebê-lo em casa acessando www.brasilbandalarga.com.br. Lá você também pode enviar seus dados de velocidade, através de um plugin Java.

MAIS UMA VEZ O PREFEITO MUNICIPAL DE PENTECOSTE PRATICA ABUSO DE PODER.

As correntes ainda prendem a muitos

Parece que estamos vivendo no final do século XIX e começo do século XX, época do coronelismo, ou estamos neste século? Começo a ficar confusa. Somos obrigados a votar em quem alguns “líderes”, (se é que se possa chamá-los assim) dizem em quem temos que votar.

Continuo falando da corrente MALDITA que foi colocado nas mãos das pessoas, corrente esta que não se consegue livrar-se. Que poder é este que, massacra, feri, machuca...? Que cidade é esta que não se ver a justiça fazer seu papel? Que cidade é esta onde as pessoas não têm a quem recorrer? Esta é a cidade ao qual moro, ao qual luto para que um dia, não sei em qual século, possamos libertar as pessoas de tanta maldade. 

Acredito muito em Deus e sei que Ele observa tudo que está acontecendo. E mais ainda, acredito na Justiça Dele. Mas sei também que precisamos fazer algo para minimizar tanto abuso e quero neste momento dizer a você que lê este meu desabafo que, SIM, iremos fazer algo para mudar as coisas, precisamos mostrar aos que se sentem "reis" que não é bem assim.
Quero aqui fazer uma pequena explanação de quais condutas  que o gestor Público deverá ter no ano ao qual apresenta-se um período eleitoral e principalmente, as penalidades aos quais poderão sofrer apresentando tanto abuso de poder.

Conduta: “nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens ou por outros meios dificultar ou impedir o exercício funcional e, ainda, ex ofício  remover, transferir ou exonerar servidor público, na circunscrição do pleito, nos três meses que o antecedem e até a posse dos eleitos, sob pena de nulidade de pleno direito ...” (cf. art. 73,inciso V, da Lei n° 9.504, de 1997, e art. 50, inciso V, da Resolução TSE nº 23.370, de 13.12.2011, rel. Min. Arnaldo Versiani).

Período: nos três meses que antecedem o pleito, ou seja, a partir de 7 de julho de 2012, e até a posse dos eleitos (cf. art. 73, inciso V, da Lei nº 9.504, de 1997, e art. 50, inciso V, da Resolução TSE nº 23.370, de 13.12.2011, rel. Min. Arnaldo Versiani).

Lembro ainda que foi apresentado pelos gestores, após tanta luta do Sindicato, que não poderia fazer um concurso público devido o período eleitoral. MENTIRA. Veja o parecer do TSE:
O TSE entende que o disposto pelo inciso V, art. 73, da Lei nº 9.504, de 1997, não proíbe a realização de concursos públicos, mas somente a nomeação de servidor, ou qualquer ato de investidura pública, não se levando em conta a posse, ato subseqüente à nomeação e que diz respeito à aceitação expressa pelo nomeado das atribuições, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo, que fica autorizada no período de vedação. Nesse caso, a data limite para a posse dos novos servidores ocorrerá no prazo de 30 dias contados da publicação do ato de provimento, nos termos do art. 13, § 1° da Lei nº 8.112/90, desde que o concurso tenha sido homologado até três meses antes do pleito, conforme ressalva a alínea “c” do inciso V do art. 73 da Lei de Eleições. (Resolução TSE n° 21.806, de 04.06.2004, rel. Min. Fernando Neves).

Ouvimos ainda dos gestores e daqueles aos quais fazem parte do grupo que, estão agindo de tal forma, devido a Lei de Responsabilidade Fiscal. MENTIRA VEDAÇÃO PREVISTA NA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL:
“É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no Art.  20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.” (cf. Art.  42 da Lei Complementar nº 101, de 2000).

 PENALIDADES: conforme o Art. 73 da Lei Complementar nº 101, de 2000, as infrações dos dispositivos nela prevista serão punidos segundo: (a) o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal); (b) a Lei nº 1.079, de 10 de abril de 1950 (Lei dos Crimes de Responsabilidade); (c) o Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967 (Lei de Responsabilidade dos Prefeitos e Vereadores); (d)  a Lei nº 8.429, de 1992 (Lei de Improbidade Administrativa); e (e) demais normas da legislação pertinente.

Finalizo dizendo a todos aqueles que foram postos para fora, retirado gratificações e outros desmandos que, nem todos os servidores sofreram tal abuso. Temos ainda servidores com ampliação e gratificações que ainda continuam na folha, alguém poderá me explicar o porquê? Ah! Eu sei, faz parte do grupo.

Presidente do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Pentecoste), 

Claudia Melo Sombra 




Senado aprova Projeto de Crimes Cibernéticos


Criminosos poderão pegar até dos anos de prisão

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (31) o chamado Projeto de Crimes Cibernéticos, que tipifica os crimes praticados por meios eletrônicos e pela internet. A matéria trata de temas como a invasão de computadores, o roubo de senhas e de conteúdos de e-mails, a derrubada proposital de sites, entre outros.

As penas variam de três meses a dois anos de prisão, a depender da gravidade do caso. Os culpados podem ter a pena aumentada se tiverem agravantes como obter benefícios financeiros ou invadir dados de autoridades como o presidente da República ou de um dos Poderes.

Agravantes da pena

A venda de programas ou dispositivos que facilitem a invasão de computadores ou locais privados na internet, como e-mails, também configura agravante que pode aumentar a pena final. A ideia é garantir o máximo de tipificação para práticas danosas por meios eletrônicos que até hoje não configuravam crimes.

A matéria recebeu alterações em relação ao texto da Câmara na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. Por isso, precisará retornar para revisão final na casa original antes de seguir para sanção presidencial.

Agência Brasil

Evangelho de hoje (Lucas 13,31-35)



Quinta-Feira, 1 de Novembro de 2012
30ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho.33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.
34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Consumidores, agora, poderão exigir velocidade de internet contratada Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/internet/Consumidores-agora-poderao-exigir-velocidade-de-internet-contratada/#ixzz2AvlHhffo O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.


Internet fixa

Os consumidores brasileiros poderão começar a exigir a velocidade de internet fixa contratada com as operadoras a partir desta quinta-feira (1), com base nas novas regras de qualidade da internet estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Com as novas normas, os clientes poderão exigir velocidade instantânea de internet fixa que não poderá ser menor do que 20% do que foi estabelecido em contrato. O valor mínimo foi estipulado com base em medições realizadas pela agência. Até agora, as empresas operadoras de internet não tinham nenhuma obrigação em oferecer o mínimo de velocidade estipulado, ou seja, se um cliente contratasse 1 mega de velocidade, isso não queria dizer que ele iria receber esse montante em sua residência.
Portanto, ficou estabelecido que, no primeiro ano de contrato, a velocidade instantânea deverá ser de pelo menos 20% do total contratado. No próximo ano, será de 30% e, depois de dois anos, será de 40%. O órgão também estipulou que as empresas são obrigadas a fornecer uma média de velocidade para a banda larga fixa, com a meta a ser atingida no primeiro ano de contrato de 60% da velocidade total. A partir de novembro de 2013, será de 70% e, logo em seguida, de 80%.
Todas as companhias tiveram um ano para se adaptar às novas regras de qualidade estabelecidas no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia da Anatel e, caso não cumpram as normas, as operadoras poderão ser punidas.

http://canaltech.com.br

Demissão em massa de professores em Pentecoste


O Prefeito de Pentecoste João Bosco pessoa Tabosa juntamente com a secretária de educação Lucilene Meneses, assinaram várias cartas de demissão para professores de rede pública municipal.
São vários profissionais temporários, que estavam em salas de aula, que de uma hora para outra se viram desempregados pela administração Novo Tempo. Professores que há vários anos estão desempenhando seu papel de educador, agora estão desesperados, muitos chorando literalmente, por ver o único meio de sustentação ser arrebatado por pessoas impiedosas que não estão nem ai para o sofrimento alheio.
Foi só o período eleitoral passar que a covardia começa a imperar em uma cidade que tem uma administração provinciana e feudal, que passa por cima da lei e da justiça com o único intuito de mostrar que pode que é o todo poderoso e que é está acima do bem e do mal.
Há alguns dias foram demitidos vários funcionários do hospital de Pentecoste e agora é a vez da Educação ficar sem muitos de seus profissionais.
Até quando a sociedade vai ter que tolerar esse tipo de gestor?
Está mais do que na hora da população começar a reagir e cobrar seriedade na administração de nossa cidade.
 Aguardem nas próximas matérias esse assunto ser debatido novamente!!!

Fonte: Zé das Légnas

Justiça garante permanência dos guaranis-kaiowá em fazenda no MS


O Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, após uma decisão tomada ontem pela desembargadora Cecilia Mello, decidiu garantir a permanência temporária de aproximadamente 170 índios guarani-kaiowá em uma área de 10 mil metros quadrados no sul Mato Grosso do Sul, a qual é objeto de um processo de reintegração de posse por fazendeiros da região, confirmaram nesta quarta-feira fontes judiciais.
O conflito por essas terras gerou uma grande mobilização nacional, principalmente após a divulgação de imagens de um suposto "suicídio coletivo" nas redes sociais. Além de denunciar essa espécie de genocídio, as fotos também alertavam sobre a decisão um tribunal inferior, que supostamente ordenava o despejo dos índios.
Essas versões foram desmentidas pelos próprios índios, mas, mesmo assim, ganharam força na imprensa local, na internacional e deram origem a um grande movimento a favor das reivindicações dos guaranis-kaiowá, que apelaram perante a justiça e as autoridades nacionais.
A decisão confirmada hoje pelo TRF da 3ª Região, que abrange o estado do Mato Grosso do Sul, traz uma trégua ao conflito e estabelece que os índios devam seguir no local em questão até que seja concluído um processo de demarcação de uma reserva que inclui parte dessas terras.
Neste aspecto, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, afirmou que esse processo se encontra em fase final e que os estudos realizados até agora comprovam que as terras em conflito serão parte da reserva, o qual daria razão aos índios.
O relatório sobre o caso, no entanto, só será publicado oficialmente dentro de 30 dias pela Fundação Nacional do índio (Funai), organismo governamental que advoga pela permanência dos guaranis-kaiowá nas mesmas que os índios ocupam há séculos.
Além da Funai e da própria justiça, os índios também obtiveram apoio na Câmara dos Deputados, cuja Comissão de Direitos Humanos solicitou ao governo que impeça o despejo dos guaranis-kaiowá.
O grupo parlamentar também manifestou sua disposição a levar o caso perante o relator especial das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas, o americano James Anaya, de origem apache. EFE
ed/fk

Evangelho de hoje (Lucas 13,22-30)


Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012
30ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?”
Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’.
26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora.
29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

O QUE É HUMILDADE E DIGNIDADE?


Humildade significa  terra fértil, vem  da palavra húmus que significa : solo sobre nós. É a qualidade das pessoas que procuram se manter no nível dos outros, ninguem é pior ou melhor do que os outros, todos estamos no mesmo nivel de dignidade, de cordialidade, respeito, simplicidade e honestidade
Humildade é assumir, seus direitos e obrigações, erros e culpas  sem resistir,agir diferente disto, é uma arrogância e uma negação da sua origem. A humildade é uma virtude humilde, porque quem se vangloria da sua, na realidade pode ter falta dela. É um sentimento adquirido lentamente pelo trabalho interior ou provocado pelo conhecimento, que existe um ser superior ao mesmo.
A humildade é um sentimento de extrema importância, porque faz a pessoa reconhecer suas próprias limitações, tem modéstia e ausencia de orgulho. A humildade consta em praticamente todos os textos da Biblia, onde diz-se que "quem se humilha será exaltado, e quem se exalta será humilhado”.
Exemplos de pessoas humildes na história: Jesus Cristo, Ghandi, Madre Paulina,Rei Davi, Madre Tereza de Calcutá.

O QUE SIGNIFICA SER DIGNO?

dignidade é a palavra que define uma linha de honestidade e ações corretas baseadas na justiça e nos direitos humanos, construída através dos anos criando uma reputação moral favorável ao indivíduo. Respeitando todos os códigos de ética e cidadania e nunca transgredindo-os, ferindo a moral e os direitos de outras pessoas.
Ser digno é obter merecimento ético por ações pautadas na justiça, honradez e na honestidade.(Wikipédia)

Mahatma Gandhi - Grande Líder de luta pacífica


Líder do movimento de independência indiana nascido em Porbandar, estado de Gujarat, cujos princípios religiosos da não-violência e a crença na santidade de todos os seres vivos, seguidos com sucesso em suas atividades políticas, o consagraram mundialmente. O título dado Mahatma, que significa alma grande,expressou o respeito e a veneração do povo indiano por seu líder. Estudou no Samaldas College, em Bhavnagar, e direito na Universidade de Oxford, Inglaterra. Retornou à Índia (1891) e depois mudou-se para Natal, África do Sul, país com uma grande população de indianos, onde exerceu a advocacia (1893-1914) e deu início a sua luta localizada contra as injustiças e humilhações sofridas pelos indianos residentes. 

Fundou uma seção do Partido do Congresso e estabeleceu os fundamentos da resistência pacífica, o satyagraha, baseada nos princípios da luta sem violência e no sofrimento como instrumento para resistir ao adversário. Voltou à Índia (1915), apoiou os britânicos durante a primeira guerra mundial, mas o massacre em Amritsar (1919), no estado do Punjab, onde soldados britânicos mataram cerca de 400 indianos, fez com que iniciasse sua luta pela independência do país (1920), o resultou em um período na prisão (1922-1924). Ao ser libertado teve que trabalhar intensamente na reunificação das comunidades e do Partido do Congresso extremamente divididos entre hindus e muçulmanos. Após a notória campanha da desobediência contra o imposto do sal (1930), aceitou uma trégua com o Reino Unido e concordou em participar da II Conferência da Mesa Redonda (1931), em Londres, na qual mais uma vez reivindicou a independência de seu país. 

Voltando à Índia em dezembro (1931), reassumiu a campanha da desobediência e foi novamente preso e condenado. Neste período manteve fundamentais contatos políticos com Jawaharlal Nehru, outro dos grandes líderes da futura nação indiana. Em protesto contra a decisão do governo britânico de segregar as castas inferiores, os párias (1932) fez mais uma de suas notórias greves de fome. Deixando o Partido do Congresso (1934) concentrou-se num programa de organização da nação a partir da luta em favor dos pobres, que incluía o incentivo às indústrias regionais e a implantação de um sistema de educação voltado para as necessidades do povo. 

Com a eclosão da segunda guerra mundial, voltou à militância ativa e pediu a retirada imediata dos britânicos (1942), o que resultou na prisão dos principais dirigentes do Partido do Congresso. Terminada a guerra (1945) deu-se início a uma nova etapa nas relações indo-britânicas que resultou com a formação de dois estados independentes (1947): a Índia, majoritariamente hindu, e o Paquistão, muçulmano. Foi assassinado por um fanático hinduísta, enquanto rezava em Delhi, e suas cinzas foram lançadas no rio Ganges. 

Fonte: http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ 

Evangelho de hoje (Lucas 13,18-21)


Terça-Feira, 30 de Outubro de 2012
30ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus?21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ministro da Integração Nacional visita Centro de Pesquisas do DNOCS acompanhado pelo Dep. Federal, José Airton



O Centro cultiva a famosa tilápia no Ceará, ela tanto é produzida nos açudes quanto é consumida em todo o Estado. O deputado federal José Airton, juntamente com a prefeita eleita de Pentecoste, Dra. Ivoneide Moura estiveram, nesse dia 29, acompanhando a visita do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, ao Centro de Pesquisas em Aquicultura (CPAq) em Pentecoste.  O Centro cultiva a famosa tilápia no Ceará, ela tanto é produzida nos açudes quanto é consumida em todo o Estado em quantidades superiores aos outros Estados da federação. A tilápia já é uma opção fiel no cardápio dos cearenses. O Centro de Pesquisas tem trabalhado na produção de alevinos selecionados de diversas espécies e até mesmo a adaptação da espécie amazônica do pirarucu para o povoamento de açudes públicos de toda a região Nordeste.  A produção de peixes de água doce em cativeiro tem se tornado uma atividade econômica importante na região, abastecendo principalmente o mercado interno.
 Claudia Vidal - Jornalista: DRT 6203/PR (85) 8710.1313
  Assessoria de Imprensa
 Deputado federal José Airton Cirilo (PT/CE)

Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

Imagem do Google



Você sabe por que comemoramos o dia Nacional do Livro no dia 29 de outubro? Por que foi nesse dia, em 1810, que a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando então foi fundada a Biblioteca Nacional e esta data escolhida para o DIA NACIONAL DO LIVRO.

O Brasil passou a editar livros a partir de 1808 quando D.João VI fundou a Imprensa Régia e o primeiro livro editado foi "MARÍLIA DE DIRCEU", de Tomás Antônio Gonzaga.

Comemore também! 
Comemore o dia do livro: lendo; presenteando com livro, ou, escrevendo uma frase. Se gostar do que escreveu, nos envie por e-mail. Vamos divulgar.

Frases que recebemos em homenagem ao Dia Nacional do Livro:

"Livro fonte universal do saber"
Enviada por Carolina Junqueira Ferreira, 12 anos

Poesia:

São Paulo

                                   Querida do começo ao fim,

                                   Um lugar que se pode descansar por toda a vida.

                                   Uma cidade imensa

                                   Uma cidade para ser vivida.

                                 

                                   Do mundo inteiro a mais bela,

                                   Do mundo inteiro a mais linda,

                                   Oh querida São Paulo minha cidade querida.

                                   Trago-te flores-restos arrancados,

                                   De outras terras,

                                   Terras que pertencem ao seu estado.

                                   Estado ou cidade,

                                   Minha querida São Paulo

                                   Quero que você saiba te amo de verdade.

    Por Carolina Junqueira Ferreira, 12 anos




"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
mergulhe de cabeça
na imaginação!"

         
Fonte: Clarice Pacheco, Caderno de Poesias. AGE Ed. Porto Alegre, 2003.

Por Lívia Loureiro 

Haddad agradece apoio de Dilma durante audiência no Planalto


O prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad, foi recebido esta manhã pela presidente Dilma Rousseff, em audiência no Palácio do Planalto. Haddad foi agradecer o apoio de Dilma durante toda a campanha, que culminou com a vitória sobre José Serra.
Dilma e Haddad brincaram com o fato de ambos terem sido chamados de "poste" durante a campanha por não terem tido experiências eleitorais.
"Eu vim fazer uma visita de cortesia para a presidenta Dilma, agradecer todo o seu empenho, sua amizade, seu carinho e também estabelecer com ela já uma rotina de trabalho", disse Haddad. "Foi uma conversa primeiro de agradecimento e alguns assuntos importantes para cidade", acrescentou.
Dilma recebe o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad
Dilma recebe o prefeito eleito de São Paulo, Fernando Haddad
O prefeito eleito avaliou o apoio de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como "central" em sua campanha. "O ex-presidente é um conselheiro de todos nós", disse. Além do agradecimento, Haddad disse que sua audiência já começou a tratar de assuntos relativos à Prefeitura. A dívida do município junto à União foi um dos assuntos tratados, mas não teria sido aprofundado.
Sobre composição de governo, Haddad preferiu não antecipar. Em Brasília, ele falou por cerca de cinco minutos, porque convocou uma entrevista coletiva em São Paulo. O prefeito eleito antecipou que vai descansar por alguns dias, mas que a partir da semana que vem cuidará da transição.
"Discutir o organograma da prefeitura é a primeira tarefa. Mas a coordenação da transição vai ficar com o mesmo grupo que coordenou a campanha, o de Antônio Donato", disse Haddad.
Haddad viajou  para a capital federal em um jatinho particular. A aeronave pousou no terminal 2 do aeroporto internacional Juscelino Kubitschek. 
Também participou da audiência com Haddad o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que chefiou o gabinete do ex-presidente Lula. 
São Paulo tem uma dívida de quase o dobro de sua receita anual - o caso mais grave do país. Na campanha, Haddad disse ser a favor da revisão do contrato com a União, que foi assinado em 2000.
Com Portal Terra

Nossa briga interior de cada dia


Professor Valdeni Cruz
Formado em Pedagogia
Estudante de Teologia e História



EU E EU MESMO

Imagem do Google

Há dias que é preciso coragem pra enfrentar a si mesmo. Isso costuma acontecer quando você está doente ou em conflitos interiores, ente outras coisas. Sentimentos estes que aparecem em meio ao cansaço, as tristezas misturadas às dúvidas, as inquietações... Uma realidade universal da qual ninguém está imune.
Depois das lidas diárias, dos encontros, das devoções, das festas, das farras..., todos dizem que enfrentam a solidão. Essa solidão é a busca pelo eu. Busca por repostas que lhe dê sentido a própria existência. É conhecida por outros como a noite escura. Esta noite pode também ser considerada como a noite do silêncio que se dá somente internamente, porque o interior grita por socorro, por algo que lhe responda os anseios mais profundos do ser.
Confesso que em muitas vezes me sinto exatamente assim. É uma sensação de vazio que não se preenche com nada a não ser com o próprio silêncio. É o momento das perguntas que não são respondidas de maneira simples. É preciso mergulhar no abismo de nós mesmos e tentar descobrir a imensidão de nossos sentimentos. Sentimentos esses trabalham em cada ser de dia e de noite. São os conflitos gerados durante toda a nossa vida.
É esse silêncio que vai determinar nosso êxito diante dos conflitos e nos mostrar quem somos, o que fazemos e de como aprendemos a lidar com a situação. Dai a necessidade da leitura e da reflexão para podermos entender as veredas pelo qual a vida nos leva. Estar atentos aos emaranhados de telhas que foram se formando em cada situação vivenciada é importante para tirarmos proveitos positivos diante das diversas circunstâncias que se apresentam constantemente.
Todos nós temos conflitos. Mesmos os mais celebres psicólogos, religiosos em algum momento de suas vidas foram surpreendidos por sentimentos contrários a si mesmos. O mundo nos põe em contato com os problemas, com as duras realidades, com as incertezas... Muitas vezes não estamos preparados para o que se apresenta diante de nós. Às vezes vem às decepções, as frustrações, as perdas, as doenças, as derrotas, a insegurança, a violência nos levam as salas escuras da alma e do desconhecido. Realidades como estas nos levam ao teste de coragem, de fé, de equilíbrio e, claro, nem sempre correspondemos à altura o que precisamos de fato fazer para que saiamos vencedores. Portanto, é necessário o treino para esta guerra que enfrentamos no mais íntimo de nós. Ninguém entende ou sabe de fato o que acontece no interior do outro. Pode até se ter uma ideia do que os outros possam estar passando, mas no fundo essa guerra é individual e muitas vezes é preciso um autocontrole para permanecer no equilíbrio, o que nem sempre é possível. Haja vista as pessoas que caem nas drogas, na bebida, no isolamento total e chegando, em alguns casos a querer ou tirar a própria vida.
Para os cristãos a oração e uma oportunidade de tentar sair dessa situação. Por meio da oração, do encontro com outras pessoas de fé, de um conselho espiritual, exercícios de fé, entre outros que os ajude a encontrar-se consigo e com seu criador. Encontrar-se com o criador é, de certa forma, tentar entender a si próprio a partir daquele que o criou.
Há milhares de outras formas de encontra-se consigo. A verdade é que em algum momento todos nós estamos obsoletos no tempo e no espaço vagando por dentro da imensidão de nosso ser.
Santa complexidade. É isso que o ser humano é. Nada lhes basta, tudo causa espanto e, ai daqueles que não mais se espanta com nada. O espanto, como dizia o filósofo Sócrates, é o começo da filosofia. Espantar-se com o desconhecido é estar sempre olhando o mundo de maneira nova e inquietante.
Não obstante, porém, o homem moderno tem perdido essa capacidade de espantar-se. Está tão bitolado no corre-corre da vida que acabada não percebendo essa necessidade do encontro consigo mesmo que quando percebe o acúmulo de sentimentos já estar muito grande. É por isso que muitos têm dificuldade de encontrar-se naturalmente consigo.

 A reflexão é o caminho mais adequado para se analisar quem de fato somos. 

ESCOLA ETELVINA REALIZA SIMULADOS EM PREPARAÇÃO PARA ENEM 2012


 SIMULADOS EM PREPARAÇÃO PARA O ENEM 2012

PROFESSOR VALDENI CRUZ

Alunos da Escola Etelvina/Pentecoste
A Escola Etelvina realiza simulados de Português e Matemática para os alunos do 3º ano dos três turnos.
Este ano foi realizado muitos momentos de incentivo aos alunos das escolas do Estado Ceará visando sempre o bom desempenho dos alunos do Ensino Médio nas avaliações externas, como SPAECE E ENEM. No mês de Setembro todas as Escolas Estaduais do Ceará realizaram simulados do Enem. Este simulado adotou todas as características do Enem que acontece todos os anos. Adotou o tempo, as normas e as dificuldades das questões. Tudo visando às provas que acontecerão nos dias 3 e 4 de novembro.

Alunos da Escola Etelvina/Pentecoste
É válido lembrar que o ENEM é a grande oportunidade dos alunos de ingressar nos mais diversos cursos oferecidos nas universidades de todo país. Portanto, é de suma importância que cada aluno que esta terminando o terceiro ano não perca esta oportunidade e que invista firme nos estudos para tirar notas que lhes permitam concorrer com os milhares de alunos espalhados pelo país a fora. Dependendo da nota ele poderá realizar seu grande sonho de se formar no curso pretendido.

Quero parabenizar todos os nossos alunos da Escola Etelvina e desejar muito sucesso. Que cada um faça sua parte. Que cada um credite em seu potencial e que não desanime diante dos desafios. Que cada aluno vislumbre o caminho que está a sua frente. Caminho este que pode ser visto de acordo com sua vontade de fazer diferente e de realizar seus sonhos. Se este caminho parece não estar tão claro, continue caminhando, pois todos os caminhos, por mais distantes que sejam, sempre chegará em algum lugar. E se tratando do caminho educacional não há como não chegar ao porto seguro que é sucesso.
    
  

Lula ganha mais uma vez do PSDB


Ao apostar em Fernando Haddad, ex-presidente comprou briga com Marta Suplicy e com parte do PTFERNANDO ZANELATO
fernandoz@dariosp.com.br



Fernando Haddad foi eleito prefeito de São Paulo, mas outro personagem sai ainda mais fortalecido  da eleição paulistana. Fiador do seu ex-ministro da Educação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva  bancou Haddad numa aposta arriscada.
Mesmo quando a ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP) aparecia com larga vantagem nas pesquisas de intenção de voto e Haddad sequer era conhecido do grande público, com 1% da preferência do eleitorado, isso ainda em 2011, Lula ignorou os números para bancar um “nome novo”, assim como já tinha feito, com sucesso, com a presidente Dilma Rousseff.
Assim como a primeira mulher eleita para comandar o país, Haddad também nunca tinha disputado uma eleição. De cargos secundários nos Executivos municipal e federal (foi subsecretário de Finanças da gestão Marta, entre 2001 e 2004, e assessor especial de do Ministério do Planejamento de 2003 a 2005), Haddad virou ministro da Educação e agora prefeito de uma das principais cidades do mundo, com um orçamento de quase R$ 40 bilhões.
Palanque/ A vitória na capital dá a Lula capilaridade para brigar pelo seu maior projeto político no momento: acabar com a hegemonia de 20 anos do PSDB no estado. O ex-presidente não esconde de ninguém que o objetivo é tirar os tucanos do Palácio dos Bandeirantes.
Para isso, um “nome novo” já está sendo preparado para a missão: Alexandre Padilha, ministro da Saúde. Lula não fala sobre o assunto, mas Padilha, inclusive, anunciou que vai mudar seu domicílio eleitoral do Pará para São Paulo ainda neste  ano. Se insistir nele, Lula, mais uma vez, vai comprar brigar com petistas “ilustres”, como Aloizio Mercadante e a própria Marta, que não devem vender a vaga barato para Padilha.
Briga agora será por cargos na administração
O retorno do PT ao poder na Prefeitura depois de oito anos deve trazer de volta ao cenário político da capital nomes conhecidos da gestão da prefeita Marta Suplicy (2011-2004), mas Fernando Haddad chega também com novas companhias. A começar pelo PP do deputado federal Paulo Maluf, que integrou a chapa petista gerando muita polêmica e vai cobrar a fatura do apoio.
A coordenação política da fase de transição até a posse de Haddad, em 1 de janeiro, ficará a cargo do vereador Antonio Donato (PT). Secretário das Subprefeituras na gestão de Marta, ele respondeu pela coordenação da atual campanha petista e é apontado como o nome mais provável para ocupar a Secretaria Municipal de Governo. A pasta tem a função de coordenar política e administrativamente as ações e projetos da gestão.
Outros ex-secretários de Marta que devem ganhar importância na equipe de Haddad são os deputados federais Jilmar Tatto e Carlos Zarattini, ambos do PT. Mesmo que não venham a ocupar cargos na administração, eles terão influência sobre eventuais escolhas.
Haddad chegou a dizer na campanha que Maluf não teria participação em sua gestão, mas o discurso tem efeito mais eleitoral do que prático. O deputado deverá ter indicações em secretaria – a de Habitação é uma possibilidade – ou subprefeituras.
Cotados e parceiros:
transportes 
Jilmar Tatto foi secretário de Transportes e colaborou com Haddad no programa de governo
influente 
Carlos Zarattini também deve ter influência na escolha de nomes para a equipe de Haddad
amigos 
Luiza Erundina abriu mão da vaga de vice, mas seu PSB ganhará mais espaço na gestão
Ex-inimigo Paulo Maluf esteve afastado da campanha, mas deverá ter aliados na equipe do prefeito
Integrados 
O PC do B de Netinho de Paula integra o governo de Kassab e deve manter cargos na gestão
neoaliados 
Gabriel Chalita e o PMDB apoiaram Haddad no 2 turno e podem ter espaço no governo

Lula é maior vencedor em 2012



Lula
Lula
O saldo das eleições municipais em 5.568 cidades mostra apenas dois partidos relevantes com um acréscimo de prefeituras: o PT e o PSB. Mas os petistas são os maiores vencedores por terem reconquistado a cidade de São Paulo. E no universo do Partido dos Trabalhadores é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem mais faturou.
(abaixo, um post com uma relação de quem ganha e quem perde em 2012)
A vitória de Fernando Haddad contra o tucano José Serra foi arquitetada única e exclusivamente por Lula. Por causa do seu “dedaço”, o ex-presidente da República de 2003 a 2010 foi contestado por parte do establishment petista. Não se importou. Escanteou um nome natural para essa disputa, que era o da senadora (hoje ministra da Cultura) Marta Suplicy (PT-SP).
Mesmo quando o projeto teimava em não decolar, Lula não arredou pé. Pressionou a presidente Dilma Rousseff a entrar na campanha de Haddad de maneira explícita quando o petista estava ainda em terceiro lugar. Foi uma manobra arriscada. Haddad registrava o pior desempenho nas pesquisas entre todos os candidatos do partido nas últimas décadas na capital paulista.
Ao final, Lula provou que estava certo. Acabou emprestando também a Dilma uma parte da vitória. Ao atender aos apelos de seu antecessor, a atual ocupante do Planalto contrariou o discurso de que estaria muito distante do “PT de raiz”.
Dilma se engajou. Gravou depoimentos, subiu em palanques e até cantarolou jingles. Por ocasião do 7 de Setembro, fez um discurso à nação no qual atacou o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Incendiou a militância petista nas redes sociais.
A presidente da República sai do processo mais petista do que entrou –ela começou sua vida partidária no PDT do Rio Grande do Sul, seguidora de Leonel Brizola (1922-2004). Nunca houve risco real de o PT negar a legenda a Dilma para que ela dispute a reeleição em 20914. Mas agora o caminho se tornou muito mais suave.
É claro que o PT também sofreu derrotas. Campinas, Salvador, Fortaleza e Diadema, para citar 4 municípios relevantes. Mas mesmo esses reveses ficam minimizados diante da vitória em São Paulo.
PSB
É possível encontrar em algumas análises a interpretação de que Eduardo Campos é um dos grandes vencedores desta eleição, ao lado do PT e de Lula. É uma interpretação correta. Só que não são vitórias com a mesma octanagem.

Campos e o seu PSB ainda representam um grupo político muito menos sólido do que Lula e o petismo.
No mais, o PSB conseguiu bons resultados no Sul e no Sudeste. Ocorre que ainda está longe de ser uma agremiação com militância estabelecida nessas regiões do país.
Tudo considerado, é claro que Eduardo Campos tem interesse em ser presidente da República. Mas só será candidato em 2014 em condições muito especiais que não existem neste momento –uma derrocada completa da economia e uma queda brusca na popularidade de Dilma.
O cenário ainda mais provável para o PSB e para Eduardo Campos é que acabem ficando no governo Dilma “acumulando forças”, como se dizia antigamente. Sua maior aposta pode ser em 2018.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...