sábado, 22 de janeiro de 2011

Homem - mistério

Valdeni Cruz


O ser humano é um mistério que não pode se desvendar sozinho. Entretanto, é sozinho e no silêncio que se inicia o processo de reflexão. Isso é necessário para que nos conheçamos, saibamos quais são os nossos anseios.
Algumas pessoas têm medo de se depararem consigo mesma. Muitas vezes o que pensam as assusta. Porém, é preciso se enfrentar para que saibamos quem somos e do que somos capazes.
A reflexão é o caminho para que tenhamos esse encontro conosco mesmo. É ela que permite que mergulhemos em nosso interior e que vejamos as feridas que estão guardadas e que tantas vezes nos deixam tristes, aborrecidos e nem sempre nos damos conta de onde vêm todos estes sentimentos negativos que se instalam dentro de nós. Daí a necessidade de aprender lidar com essas situações para que não nos atrapalhe na vida diária, no nosso relacionamento com nossos colegas de trabalho bem como com o nosso Deus.
No mundo moderno há muitos métodos e práticas para fazer com que as pessoas sintam-se bem. Porém os métodos utilizados são completamente vazios, porque são práticas desenvolvidas por homens que também tem problemas como qualquer outro ser humano. Buscam apenas o que foi criado para entreter o homem, deixando de lado o criador dos quais todas as coisas procedem.
Para nós cristãos não deve ser assim, ou seja, devemos nos voltar completamente para aquele que é eterno, pelos quais todas as coisas fazem sentido. Dessa forma é justificável meditar na criação e não simplesmente meditar nelas como se elas existissem por si só. Quando usamos a razão para compreender que tudo vem de Deus, nossa mente começa a ter uma nova visão dos fatos. Isso trás benefícios espirituais que curam todos os males dos quais somos acometidos durante nossa vida.
A reflexão cristã deve ser baseada nas sagradas escrituras. É ela que nos certifica de que temos um Deus de amor, insuperável e poderoso, capaz de tudo fazer e refazer o que se desfez. Esse é o Deus em que devemos crer. Para ele não há limites nem fronteiras que possam impedir a potencia de seu braço. Não há quem possa impedir a ação de sua misericórdia. Quem pode igualar-se ao nosso Deus? Quem é capaz de enfrentá-lo? Foi ele que libertou todos os pecadores das mãos do exterminador; foi ele que declarou que satanás já está julgado e condenado.
Portanto, só é preciso assumir a vitória dada a cada um daqueles que acreditam em Jesus, não tendo medo nem vacilando, pois uma vez que fomos resgatados não há o que temer. É só vitória e de glória em glória chegaremos ao céu.   


Capacidade humana de transformação

O homem que pode transformar

Valdeni Cruz

Procura-se muito descobrir como mudar a sociedade, criar soluções para diminuir a violência, acabar com a fome, com o analfabetismo etc., porém, pouco se faz para mudar o pensamento das pessoas em relação ao mundo.
Muitos acham que a fome existe porque não há alimentos para tanta gente, outros acham que a violência é provocada pela falta de emprego e assim todos jogam a culpa para cima de alguém. Não parece ser muito sensato, pois o que existe não existe por acaso.
Na minha pequena reflexão, creio que muito do que acontece no mundo tem tudo a ver com a negligência de todos. Pouco ligamos para motivo real dos acontecimentos.
A sociedade precisa tratar ela mesma com responsabilidade os problemas que ela cria. Não adianta ficarmos lamentando o leite derramado. É preciso arregaçar as mangas e lutar para mudar aquilo que é possível. Uma coisa é certa, ninguém consegue mudar o mundo por mais esforço que possa fazer. Isso é tarefa de Deus. Entretanto, podemos fazer a nossa pequena parte na construção de um mundo melhor.
É preciso que olhemos as coisas que nos cercam com um olhar de otimismo, acreditando que é possível mudar as situações que nos parecem impossível de serem realizadas.
São tantas as iniciativas que podem ser tomadas. É um projeto que dá certo, é a sociedade que pode dar seu pontapé inicial, a igreja, a escola etc. Tudo depende de como vemos as coisas. Se cada um tentar fazer sua parte com sinceridade e dedicação, é bem provável que possamos ver resultados.
Há milhares de jovens desocupados, precisando apenas de um incentivo para sair de seu comodismo, mas o que podem fazer? Alguém pode perguntar. E eu respondo: dançar, cantar, atuar, dramatizar. Todos nasceram repletos de talentos. Ninguém nasceu pra ser bandido. Isso quem faz é o meio, a situação, a própria sociedade que contribuiu para que esses jovens chegassem a esse ponto. Não foi ele quem escolheu. Portanto, não podemos culpar as pessoas pelo que são? Pensando assim estamos querendo dizer que somos os abençoados por         Deus, pois somos bonzinhos. De maneira alguma. Todos nasceram para ser abençoado por Deus. Apenas Deus deixa as coisas irem acontecendo para ver a atitude de seus filhos em relação aos seus outros filhos. Não é o mesmo Deus que faz chover sobre os maus e sobre os bons? Não poderia ele mesmo fazer justiça? Porém, ele coloca em nossas mãos a responsabilidade de tocar o mundo. Não é linda, sábia e estupenda essa atitude de Deus? Colocar o destino do mundo em nossas mãos? O que acontece é que somos egoístas demais. Daí o estardalhaço que acontece no mundo. Porém Deus permite que isso aconteça, para que quando pararmos para pensar, tenhamos certeza de que Deus nos deu a capacidade de fazermos à coisa certa e que colocamos muita coisa a perder por nossa própria culpa, por não buscarmos orientação correta.
Mas, apesar de tudo, sempre podemos recomeçar, pois o mesmo homem que é capaz de destruir, também é capaz de construir. Que coisa linda! Quantos homens gigantes surgiram na história da humanidade, que foram capazes de mudar completamente o curso das coisas, de uma nação? É dessa beleza que queremos falar.
No decorrer da história está registrada uma infinidade de acontecimentos. Surgiram homens que foram capazes de matar milhares de vidas, de humilhar e de torturar outras tantas, por outro lado existiram também homens que salvaram milhares de vidas, sendo ele um rei ou um homem simples, o que conta em tudo é a dimensão do coração do homem que pode escancará-lo para amar, como pode ficar em chamas pelo ódio. O que sabemos é que somente ao ser humano foi dada à capacidade de transformar a humanidade.
Queira Deus que um dia compreendamos o motivo pelo qual existimos. E que possamos usar toda a nossa capacidade para amar e para fazer o bem. Só então seremos verdadeiramente felizes, porque a lembrança que se fará de nós, será a de construtor da paz. Que lutou por um mundo melhor, mais justo e mais humano. Será sempre bom lembrar isso. Caso contrário será sempre uma tortura lembrar as tragédias etc.
             

Questionamentos sobre si mesmo

Falando de si mesmo
Valdeni Cruz
O homem é aquilo que pensa

Às vezes me pergunto: porque será que o ser humano é tão insatisfeito? Porque serão os tantos contratempos? O ser humano é tão pequeno, tão limitado... Porém, precisamos entender que ele é tão grande que precede a todos outros seres criados por Deus.
Um sentimento me passou pela mente. Se Deus é incompreensível, para as pessoas que não o buscam, assim também é o ser humano. Pois foi criado a imagem e a semelhança de Deus. Daí a capacidade e inteligência da qual o homem tem posse.
Muitas vezes fico me perguntando: porque será que somos tão inconstantes, tão dependentes, tão desconfiados?
Às vezes amamos muito, outras odiamos e outras vezes nenhuma nem outra. Está tudo bem e só. Não é verdade. Ou o ser humano está bem ou está mal. Parece uma coisa, procuramos motivos para tudo. Achamos umas coisas feias e outras bonitas; o sol está muito quente ou estão muito frio; as pessoas são chatas etc. Muitas vezes nos maldizemos porque não temos trabalho, não temos dinheiro, não temos carro, casa boa, comida roupa etc. Se temos tudo nos cansamos também. Somos levados pelo consumismo. Compramos, jogamos fora e compramos novamente e o ciclo se repete. Não dá pra entender.
Ainda há muitas pessoas que se queixam porque se dizem feias, falta algo aqui ou ali. Outras são estrelas de cinema e mesmo assim sentem-se desprezadas o que será que realmente acontece com o ser humano?
Como bom observador tenho visto que as pessoas procuram estar bem para os outros, nunca estar bem para si mesmas, para alegrar a si próprias. Esse tipo de pessoa tende a passar por algumas insatisfações durante sua vida, pois cada vez que não tiver ao agrado dos outros sentir-se-a decepcionada.
Não podemos viver pelos outros. Devemos estar bem para sermos nós mesmos. Defender nossos gostos, nossas idéias. Temos que compreender que as pessoas podem nos elogiar, mas também nos discriminar, fingir ou ainda nos matar dependendo de quem possa ser. Não devemos nos revelar para os outros completamente. Precisamos ser discretos e inteligentes. A vida é muito importante. Não podemos desperdiçar as oportunidades de crescermos como pessoas, como cidadãos, como filhos de Deus.
Não deve ser pretensão do homem se tornar grande. Ele precisa fazer o que tem que ser feito desde que ele não passe por cima dos outros e não seja desonesto. Deus deu a todos os seres a graça de ser feliz, de encontrar a felicidade. Porém, nós muitas vezes frustramos esse plano, por incompetência ou por desleixo.
Aprendi algo que não me esqueço: o que Deus reservou para cada um de nós pode estar certo, a nós virá. Cabe a nós descobrir onde está. Descobrindo fazer valer a conquista. Uma vez conquistado, não perder de vista. Deus é fiel. Ele não falha nunca. Somos nós que falhamos. Precisamos trilhar o caminho da luz, verdade e sabedoria. Ele nos mostra os segredos de uma vida plena, cheia de bênçãos e de alegria. Do contrário, se nos deixarmos levar pelas trevas do ódio, do desamor, do preconceito, seremos incapazes de perceber a beleza de Deus, manifestada na própria vida.
Particularmente, nada me encanta mais do que ver o sorriso de uma criança. Nela percebo a singeleza de Deus, a pureza, o amor, indefesa e os cuidados que o cercam. Assim é quando nos deixamos levar pelos cuidados do pai do céu. Ele é demais! Nem nos damos conta de quanto somos amados. Não podemos lavar em consideração o mal das pessoas, o que pensam de nós. Deus não dá à mínima. Ele apenas sorrir e nos vê como crianças. Não é o máximo? Eu acho.
A vida não pode ser encarada de qualquer jeito. Tem gente que tem o prazer de dizer que está arrasado. É um infeliz. Não devemos fazer do dia-a-dia um pesadelo. É vedade, tem dia que agente tem maiores preocupações, mas esses mesmos dias estão repletos de significados que nos fazem ver as coisas de outra forma, nos ensina, nos encoraja... .
Há dias que não encontro motivos pra me alegrar. Assisto televisão, leio a Bíblia, leio qualquer outra coisa e não me sinto bem. Daqui a pouco me vem à vontade de ir a algum lugar. Então dou uma saidinha. Vou ao açude, ou apenas dar uma volta sem qualquer importância, ou quase sem importância. Porque basta sair de onde estou para tudo mudar de figura. O que era já não é. É alguém que encontro que nunca mais havia visto, é o por do sol que contemplo de forma reflexiva é a lua que está nascendo antes do sol se pôr...  .Quer dizer, os problemas se não se foram, mas perderam o sentido. E o que não sabemos é que muitas vezes é ali que vamos encontrar a solução. Sacou? Pois é, Deus não nos dá uma cruz que não possamos carregar, nem tão pouco um problema que não possamos resolver. A questão é: somos imediatistas, inseguros de nós mesmos, desanimados, aborrecentes e mal agradecidos. Se olharmos por outro lado, compreenderemos direitinho que somos molengas, preguiçosos e covardes. Se fizermos diferente, sentiremos imediatamente o quanto somos capazes de descobrir o novo, de sermos melhores.
Jesus, quando veio a essa terra foi um fenômeno. Milhares de pessoas queriam ver quem era ele, porque era tão feliz, tão convincente, tão cheio de amor... .Ora Jesus era simplesmente o Deus vivo. A vida era aquela. Por isso se manifestava daquela forma. Poucas pessoas viviam daquele jeito. Por isso poucas pessoas entendiam o que Jesus vivia. Quando ele começou a ensinar, povo começou a sentir que poderia viver novamente ou na maioria das vezes começarem a viver. Jesus ensinou como viver, como ser feliz. Logo eles começaram a entender e diziam: Eu estava morto e revivi. Exclamação profunda, não? Pois é! Jesus dizia: olhai para os lírios do campo... Porque que ele dizia isso? Hoje, quase todos olham para os bens, os prédios, os carros, o dinheiro... Trás felicidade? Talvez! Não! Claro que não! Fosse assim, muita gente seria gente. O que se vê é doenças, morte, depressão e coisas semelhantes... .Precisamos ouvir o conselho de Jesus. Ele sim tem a vida de verdade.
Quando diz: venham vós todos que estais cansados, é porque sabe das misérias do homem, que mesmo que tenha tudo não tem nada. Está fora dele então! Pobre ser humano, que pensa ser e se sentir alguma coisa. Quanto mais nos conhecemos, mais reconhecemos nossa fragilidade e incapacidade de fazermos alguma coisa por nós mesmos. Pode-se perceber a luta da medicina para curar determinadas doenças. Quando consegue a cura para algum tipo de doença outra já tem surgido.
Nas últimas décadas temos sido testemunha do progresso tecnológico e da ciência que muda o mundo de forma violenta. Entretanto, não conseguimos avançar no amor aos irmãos, na caridade etc. Pense comigo: do que adianta tanta novidade, se a mais importante das novidades que é o ser humano e está morrendo nas calçadas, nas drogas, de fome, sem moradia. Será que estamos tendo progresso realmente?
Os grandes homens da história, ou seja, aqueles que são considerados santos ou profetas diziam: enquanto os homens não se amarem e não reconhecerem a fonte de todo bem, tudo será em vão. E estamos constatando com os nossos próprios olhos. O egoísmo humano tem dominado o mundo. Ninguém está preocupado com ninguém. Parece que estamos vivendo aquele velho ditado: cada um por si e Deus por todos, ou seja, salvem-se quem puder.
Depois de questionar as coisas e situações, é quase impossível alguém não entender que a razão de todos os males é o endurecimento do coração do homem, em não querer ceder espaço no seu coração para que Deus possa ser a razão de sua existência. Quanta ignorância de nossa parte. Até quando queremos sofrer? Basta! É hora de soltarmos as armas e deixar Deus fazer tudo novo em nós. Só temos a ganhar: DEUS.

Reflexao sobre a pessoa de Jesus

Falando um pouco de fé

A serenidade de Jesus encantava e
incomodava a muitos.
Valdeni Cruz

A população mundial é Contada pelo censo lá pela casa dos seis bilhões de pessoas. Sendo que mais de dois bilhões são cristãos.  O que levaria tantas pessoas a aderirem a tal religião?
No contexto histórico da humanidade, percebemos que os homens sempre tiveram alguma forma de fazer religião. De crer em alguma coisa. Seja no deus sol, lua e outras coisas semelhantes. Porém muitas dessas crenças parecem sem sentido ou estranho demais.
Com o passar dos séculos foram surgindo diversas formas de se encontrar com o espiritual, manifestado em cada povo de maneira diferente.
Antes do cristianismo já se vivia em Israel à religião judaica, considerada uma religião monoteísta porque adorava um único DEUS. Existiam povos bárbaros ou gentios que tinham crenças variadas, ou seja, em vários deuses. Para eles, em cada acontecimento, ou fenômenos da natureza havia um tipo de deus responsável.
Dentro da religião dos judeus havia muitos profetas. Alguns deles chegaram a profetizar para o futuro. Dizia que viria um libertador que governaria Israel libertando o povo das mãos de seus inimigos e que restauraria Israel dando-lhe a condição de grande nação. Ele, é claro, não entendia qual era o tipo de reino que Jesus iria instalar. O que seria completamente diferente dos reinos existentes.
Passados alguns séculos, cumprindo-se as profecias, Jesus realmente nasceu como haviam dito os profetas. Nascendo de uma mulher no meio da pobreza dando a entender para o mundo que o seu reinado seria diferente. Nasceu em um estábulo cercados pelos animais e desprovido de qualquer aparência de uma criança que viesse a ser rei mais tarde. Entretanto, sendo recebido pelo anúncio dos céus através, de cânticos celestiais que diziam: Glória a Deus nas alturas e paz aos homens de boa vontade. Onde a terra e os céus rejubilavam e aguardavam os feitos desse menino. Ele veio para realizar os prodígios de Deus em favor da humanidade. O Deus bendito e santo finalmente havia enviado seu filho único para que todo que nele crer não perecesse, mas que tivesse a vida eterna. Ele viria para restituir a dignidade perdida da humanidade.
Jesus sendo Deus veio através do seio de uma mulher, que foi gerado não por homem, mas pelo Espírito Santo de Deus. São José é considerado apenas pai adotivo, que assume a paternidade não questiona os desígnios do senhor depois de entender qual era o chamado desse menino.
Segundo o relato evangélico, o menino crescia em estatura e em sabedoria. Aos doze anos já defendia o reino de Deus no meio dos doutores e chefes do povo, dentro do templo em Jerusalém. Estando ele mais preocupado com as coisas do céu do que com as coisas do pai terreno.
Jesus de Nazaré leva uma vida tranqüila e normal, pelo menos para nós, até os trinta anos.
Daí ele começou a vivenciar o ministério para o qual havia sido chamado e enviado por Deus. Jesus dá início à vida pública. Ele agora será visto pelos seus milagres, prodígios e maravilhas. Será admirado pelos seus ensinamentos, pelo poder que exerce sobre os demônios, pelos fenômenos na natureza, pela multiplicação dos pães e principalmente pelo amor sem limites que transmitia a humanidade (pecadores). Oferecendo perdão completo a qualquer tipo de pecador. Deus, em Jesus, libertava todos os que quisessem ser livres da escravidão do pecado, Concedendo-lhes paz e alegria completa.
Jesus ao tocar alguém no corpo ou na alma transformava-o para sempre. Mesmo que aquela ou aquele que foi tocado queira, jamais será o mesmo. Jesus é a força da salvação, o tesouro escondido e quem o encontrar descobriu o maior dos tesouros: a salvação eterna. Dai, então é só lutarmos para nunca perdermos de vista e tomem de nós.
Aquele que nasceu numa manjedoura é considerado rei dos reis e senhor dos senhores. Tamanha é a glória desse nosso Deus.
Esse Jesus que nós conhecemos, passou pelo maior dos sofrimentos para dar maior prova de amor. Em nome e pela salvação dos homens, Jesus ofereceu sua vida como holocausto vivo ao pai, morrendo numa cruz e entregando-se totalmente nas mãos dos assassinos para que por meio dessa morte pudesse também crucificar, cravar na cruz o pecado que condenava a humanidade ao inferno.
Assim aconteceu. Parecia ter acabado toda a esperança daqueles que o acompanhavam durante os seus anos de vida pública. Cadê o nosso Deus? Parecia não ter resposta. Só o coração mergulhado no mar de trevas e ausência da luz. Por pouco tempo. Depois de três dias, porém, Jesus ressucitou de entre os mortos e agora vive para sempre. A morte não pode sustentar o grande filho de Deus. Ele é o Senhor, ele é o nosso Deus.

Escrito por Valdeni Cruz


sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

CINTURÃO DIGITAL PODE CONTEMPLAR PENTECOSTE

Cinturão Digital deverá ser inaugurado ainda este mês

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os cearenses devem esperar um pouco mais para que o projeto Cinturão Digital seja inaugurado no Estado. O comunicado é do presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho. Ele alega que o serviço não foi entregue à população porque a fase de testes ainda está sendo concluída. A previsão é que no final de janeiro o projeto seja inaugurado pelo governado Estado, Cid Gomes.

O Cinturão Digital corresponde a uma estrutura de quase 3 mil km de fibra ótica que levará internet banda larga sem fio para os 184 municípios do Ceará, contemplando mais de 80% da população. Na primeira fase do projeto, apenas 56 cidades serão beneficiadas, embora toda a estrutura física já esteja pronta. Ao todo, o Governo gastou em torno de R$ 50 milhões.

De acordo com Fernando Carvalho, os testes realizados foram satisfatórios. Escolas públicas e diversos pontos do Estado são alguns dos lugares que terão acesso livre à internet banda larga. Após a implantação do projeto, um leilão de parte da infraestrutura do Cinturão Digital para empresas privadas deve ser realizado, considerando que o Governo não utilizará parte da capacidade do acesso.Diario do Nordeste.

PENTECOSTE
Infelizmente recebemos informações que o projeto não contempla a instalação de antena Wireless por parte do governo estadual em Pentecoste, no entanto deixa claro que o governo municipal poderá implantar meios de distribuir o sinal gratuitamente para toda a cidade de Pentecoste.

Observe no mapa que o cinturão passa por dentro do municipio de Pentecoste. Caso sejamos contemplados o sinal de internet será de banda larga.



POSTADO POR REGIS GATO

Comentário de Valdeni Cruz
Que bom ver esta reportagem. Há algum tempo procurava informação sobre tal assunto e agora sabemos que o projeto está caminhando e beneficiará o Estado e as instituições do Estado. Melhor ainda é se o nosso gestor tiver coragem de empreender algo dessa magnitude no nosso município, favorecendo desse modo a população pentecostence. Pelo que consta na reportagem, necessita somente de uma antena para que seja possível liberar o sinal de banda larga para os munícipes. Detalhe: DE GRAÇA. Uma boa oportunidade para quem tem interesse em favorecer qualidade de vida para o povo.  


SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO BANCO DO BRASIL

SISBB - Sistema de Informações Banco do Brasil
21/01/2011DAF - Distribuição de Arrecadação Federal22:24:12


 PENTECOSTE - CE
   
 FPM - FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 10.01.2011 PARCELA DE IPI 151.399,31C
  PARCELA DE IR 534.114,79C
  RETENCAO PASEP 6.855,13D
  INSS - EMPRESA 335.246,59D
  DEDUCAO SAUDE 102.827,10D
  DEDUCAO FUNDEB 137.102,81D
  TOTAL: 103.482,47C
   
 19.01.2011 PARCELA DE IPI 8.213,64C
  PARCELA DE IR 36.688,52C
  RETENCAO PASEP 449,01D
  DEDUCAO SAUDE 6.735,31D
  DEDUCAO FUNDEB 8.980,42D
  TOTAL: 28.737,42C
   
 20.01.2011 PARCELA DE IPI 36.775,97C
  PARCELA DE IR 193.125,84C
  RETENCAO PASEP 2.299,00D
  DEDUCAO SAUDE 34.485,26D
  DEDUCAO FUNDEB 45.980,35D
  TOTAL: 147.137,20C
   
 TOTAIS PARCELA DE IPI 196.388,92C
  PARCELA DE IR 763.929,15C
  RETENCAO PASEP 9.603,14D
  INSS - EMPRESA 335.246,59D
  DEDUCAO SAUDE 144.047,67D
  DEDUCAO FUNDEB 192.063,58D
   
  DEBITO FUNDO 680.960,98D
  CREDITO FUNDO 960.318,07C
   
 ITR - IMPOSTO TERRITORIAL RURAL
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 04.01.2011 ITR - ANOS ANT. 19,95C
  ITR - ANO 1997 49,42C
  RETENCAO PASEP 0,54D
  DEDUCAO SAUDE 10,40D
  DEDUCAO FUNDEB 13,87D
  TOTAL: 44,56C
   
 05.01.2011 ITR - ANOS ANT. 145,82C
  ITR - ANO 1997 268,68C
  RETENCAO PASEP 3,30D
  DEDUCAO SAUDE 62,17D
  DEDUCAO FUNDEB 82,89D
  TOTAL: 266,14C
   
 10.01.2011 ITR - ANOS ANT. 190,75C
  ITR - ANO 1997 206,27C
  RETENCAO PASEP 3,17D
  DEDUCAO SAUDE 59,55D
  DEDUCAO FUNDEB 79,40D
  TOTAL: 254,90C
   
 20.01.2011 ITR - ANOS ANT. 12,40C
  ITR - ANO 1997 17,00C
  RETENCAO PASEP 0,22D
  DEDUCAO SAUDE 4,41D
  DEDUCAO FUNDEB 5,88D
  TOTAL: 18,89C
   
 TOTAIS ITR - ANOS ANT. 368,92C
  ITR - ANO 1997 541,37C
  RETENCAO PASEP 7,23D
  DEDUCAO SAUDE 136,53D
  DEDUCAO FUNDEB 182,04D
   
  DEBITO FUNDO 325,80D
  CREDITO FUNDO 910,29C
   
 FUS - FUNDO SAUDE
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 04.01.2011 ORIGEM ITR 10,40C
   
 05.01.2011 ORIGEM ITR 62,17C
   
 10.01.2011 ORIGEM FPM 102.827,10C
  ORIGEM ITR 59,55C
  ORIGEM IPM 131,47C
  TOTAL: 103.018,12C
   
 19.01.2011 ORIGEM FPM 6.735,31C
  ORIGEM IPM 7,13C
  TOTAL: 6.742,44C
   
 20.01.2011 ORIGEM FPM 34.485,26C
  ORIGEM ITR 4,41C
  ORIGEM IPM 31,93C
  TOTAL: 34.521,60C
   
 TOTAIS ORIGEM FPM 144.047,67C
  ORIGEM ITR 136,53C
  ORIGEM IPM 170,53C
   
  DEBITO FUNDO 0,00D
  CREDITO FUNDO 144.354,73C
   
 IPM - IPI EXPORTACAO - COTA MUNICIPIO
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 10.01.2011 DEDUCAO SAUDE 131,47D
  IPM IPI-MUNIC 701,22C
  TOTAL: 569,75C
   
 19.01.2011 DEDUCAO SAUDE 7,13D
  IPM IPI-MUNIC 38,04C
  TOTAL: 30,91C
   
 20.01.2011 DEDUCAO SAUDE 31,93D
  IPM IPI-MUNIC 170,33C
  TOTAL: 138,40C
   
 TOTAIS DEDUCAO SAUDE 170,53D
  IPM IPI-MUNIC 909,59C
   
  DEBITO FUNDO 170,53D
  CREDITO FUNDO 909,59C
   
 CID - CIDE-CONTRIB. INTERVENCAO DOMINIO ECONOMICO
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 12.01.2011 PASEP MUNICIPIO 196,96D
  COTA-MUNICIPIO 19.696,47C
  TOTAL: 19.499,51C
   
 TOTAIS PASEP MUNICIPIO 196,96D
  COTA-MUNICIPIO 19.696,47C
   
  DEBITO FUNDO 196,96D
  CREDITO FUNDO 19.696,47C
   
 FUNDEB - FNDO MANUT DES EDUC BASICA E VLRIZ PROF EDUC
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 03.01.2011 ORIGEM IPVA 252,97C
   
 04.01.2011 COMPLEM. UNIAO 249.784,04C
  ORIGEM ITR 22,03C
  ORIGEM ICMS EST 21.274,26C
  TOTAL: 271.080,33C
   
 05.01.2011 ORIGEM ITR 15,58C
   
 10.01.2011 ORIGEM ITR 59,01C
  ORIGEM IPI-EXP 1.783,01C
  ORIGEM FPE 159.859,45C
  ORIGEM FPM 119.056,81C
  TOTAL: 280.758,28C
   
 11.01.2011 ORIGEM ITCMD 2.694,09C
  ORIGEM ICMS EST 102.121,55C
  TOTAL: 104.815,64C
   
 12.01.2011 ORIGEM ICMS EST 11.880,55C
   
 13.01.2011 ORIGEM IPVA 846,92C
   
 14.01.2011 ORIGEM IPVA 4.413,03C
   
 18.01.2011 ORIGEM ICMS EST 108.398,08C
   
 19.01.2011 ORIGEM IPVA 4.742,14C
  ORIGEM IPI-EXP 96,73C
  ORIGEM FPE 10.471,02C
  ORIGEM FPM 7.798,38C
  TOTAL: 23.108,27C
   
 20.01.2011 ORIGEM ITR 13,18C
  ORIGEM IPVA 1.251,40C
  ORIGEM IPI-EXP 433,11C
  ORIGEM FPE 53.612,28C
  ORIGEM FPM 39.928,24C
  TOTAL: 95.238,21C
   
 TOTAIS COMPLEM. UNIAO 249.784,04C
  ORIGEM ITR 109,80C
  ORIGEM IPVA 11.506,46C
  ORIGEM ITCMD 2.694,09C
  ORIGEM IPI-EXP 2.312,85C
  ORIGEM ICMS EST 243.674,44C
  ORIGEM FPE 223.942,75C
  ORIGEM FPM 166.783,43C
   
  DEBITO FUNDO 0,00D
  CREDITO FUNDO 900.807,86C
   
 SNA - SIMPLES NACIONAL
   
 DATA PARCELA VALOR DISTRIBUIDO
 07.01.2011 SIMPLES NACION. 10,31C
   
 14.01.2011 SIMPLES NACION. 92,60C
   
 20.01.2011 SIMPLES NACION. 5,00C
   
 TOTAIS SIMPLES NACION. 107,91C
   
  DEBITO FUNDO 0,00D
  CREDITO FUNDO 107,91C
   
 TOTAL DOS REPASSES NO PERIODO
   
  DEBITO BENEF. 681.654,27D
  CREDITO BENEF. 2.027.104,92C



     

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...