Postagens

Mostrando postagens de Agosto 14, 2011

CONVERSANDO CONSIGO MESMO

Imagem
Há dias que é preciso de coragem pra enfrentar a si mesmo. Isso costuma acontecer quando você está doente ou conflitos interiores, ente outras coisas. São sentimentos de cansaço, de tristezas misturadas as dúvidas. Inquietação, para ser mais preciso. Depois das lidas diárias, dos encontros, das devoções, das festas, das farras... Todos dizem que enfrentam a solidão. Essa solidão é busca pelo eu, por repostas que lhe dê sentido a própria existência. É conhecida por outros como a noite escura. Esta noite pode também ser considerada como a noite do silêncio que se dá somente internamente, porque o interior grita por socorro, por algo que lhe responda os anseios mais profundos do ser. Confesso que em muitas vezes me sinto exatamente assim. É uma sensação de vazio que não se preenche com nada a não ser com o próprio silêncio. É o momento das perguntas que não são respondidas de maneira simples. É preciso mergulhar no abismo de nós mesmos e tentar descobrir a imensidão de nossos sentimentos. …

Igreja e ciência sem conflitos

Imagem
HomeLaíre Rosado Igreja e ciência sem conflitos

É possível admitir a existência de vida em outros planetas, ou vida extraterrestre. A teoria do Big Bang para explicar a origem da terra é a que melhor explica esse fenômeno. Do ponto de vista da ciência, o evolucionismo está largamente comprovado. Não se apresse em julgar que essas afirmações são oriundas de algum cientista ateu, materialista, desejando confrontar com os ensinamentos religiosos. Nada disso. São colocações feitas por um padre da Igreja Católica, também cientista, diretor do Observatório do Vaticano. José Fuenes, argentino, logo depois que obteve o diploma de astrônomo da Universidade de Córdoba, sentiu o chamado de Deus e ingressou na ordem dos jesuítas, recebendo diploma em filosofia e seguindo para Roma, onde foi ordenado. Homem de fé e de ciência, foi indicado pelo papa Bento XVI para o Observatório do Vaticano, aceitando teorias que antes o levariam a excomunhão.
O primeiro ponto a observar é que o sacerdote não aceit…

Papa defende celibato em discurso a seminaristas na Espanha

O papa Bento XVI fez neste sábado uma nova defesa do celibato dos padres e pediu aos seminaristas que não se deixem intimidar "por um ambiente onde se pretende excluir Deus e onde o poder, a posse e o prazer frequentemente são os principais critérios pelos quais se rege a existência". O pontífice fez essas declarações na homilia que pronunciou durante a missa que celebra na catedral da Almudena de Madri, diante de aproximadamente 5 mil seminaristas, em seu terceiro dia de estadia na Espanha por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Bento XVI pediu aos seminaristas que enfrentem o desafio sacerdotal "sem complexos nem mediocridade" e lhes disse para não temer que outros os "menosprezem" por isso, como costuma ocorrer, segundo ele. "A santidade da Igreja é antes de tudo a santidade da própria pessoa de Cristo, de seu evangelho e de seus sacramentos, a santidade daquela força do alto que a encoraja e impulsiona. Nós devemos ser santos para não criar uma…

RESULTADOS PRELIMINARES DA AUDIÊNCIA PUBLICA NA TARDE DESTA QUARTA-FEIRA ENTRE SINDSEP E PREFEITURA MUNICIPAL

Imagem
Ola caros leitores, boa noite a todos ou bom dia, dependendo da sua hora agora.
Aconteceu na tarde dessa quarta-feira a Audiência Pública que havíamos anunciado desde a semana passada. Finalmente a Promotora de Justiça fez uso de sua autoridade para atender a um pedido feito pelo SINDSEP, para que pudéssemos dar uma resposta aos servidores de Pentecoste que há muito vem sofrendo o desrespeito por parte do poder municipal. Desrespeito no sentido de não tentar melhorar a vida dos servidores públicos negando seus direitos já garantidos e ratificados pela Constituição Federal deste país e por leis municipais. Sendo esses trabalhadores e trabalhadoras os que incansavelmente tentam prestar um trabalho de qualidade a sociedade pentecostense. Foram várias as tentativas de diálogo entre o SINDSEP e a prefeitura para resolver problemas simples, que com um pouco de boa intenção poderiam ser resolvidos não fosse a falta de interesse em praticar a justiça para com seus cidadãos. Sendo abortadas tod…

NÃO EXISTE CAMINHO PARA A PAZ, A PAZ É O CAMINHO

Imagem
Foi com essa frase que hoje pela manhã diversos alunos das escolas públicas, municipais e estaduais de Pentecoste, fizeram uma agrande passeata, que teve como título: Passeata da paz. Saindo da praça do CSU, seguiu-se pela avenida da XVI de novembro, finalizando na Escola Edson Tabosa, que foi inaugurada hoje.
Nesta passeata acompanharam professores, funcionários da saúde, Primeira Dama, Padre Davi, que seguido de um carro de som e faixas alusivas ao contexto de paz seguiram rumo Ao destino final, escola Edson Tabosa. Já na escola foram se aglomerando as autoridades e, entre estes, estava o Prefeito João Bosco, Secretários, vereadores, gestores entre outros tantos, que após algumas apresentações de corais, da Banda de Música, fizeram seus discursos. O primeiro a fazer sua fala foi o padre Davi, que empolgado parabenizou a todos pela caminhada. Também falou A irmã do prefeito João Bosco, Fransquinha, que contou para os presentes quem era seu pai, Edson Tabosa. O prefeito, por sua vez, discu…

POSSO MUDAR O MUNDO?

Imagem
Procura-se muito descobrir como mudar a sociedade, criar soluções para diminuir a violência, acabar com a fome, com o analfabetismo etc., porém, pouco se faz para mudar o pensamento das pessoas em relação ao mundo. Muitos acham que a fome existe porque não há alimentos para tanta gente, outros acham que a violência é provocada pela falta de emprego e assim todos jogam a culpa para cima de alguém. Não parece ser muito sensato, pois o que existe não existe por acaso. Na minha pequena reflexão, creio que muito do que acontece no mundo tem tudo a ver com a negligência de todos. Pouco ligamos para motivo real dos acontecimentos. A sociedade precisa tratar ela mesma com responsabilidade os problemas que ela cria. Não adianta ficarmos lamentando o leite derramado. É preciso arregaçar as mangas e lutar para mudar aquilo que é possível. Uma coisa é certa, ninguém consegue mudar o mundo por mais esforço que possa fazer. Isso é tarefa de Deus. Entretanto, podemos fazer a nossa pequena parte na cons…

AMO PENTECOSTE

Imagem
Certa vez ouvi alguém dizer que iria começar um trabalho em levasse as pessoas demonstrarem o amor por sua terra natal, no caso Pentecoste. Eu achei interessantíssima a ideia. Portanto, assumo essa responsabilidade de dizer para o mundo porque amo Pentecoste. Gostaria de convidar você a dizer juntamente comigo os motivos pelos quais você ama essa cidade. Mesmo você que já não mora mais aqui, manifeste o seu carinho a essa terra tão linda, que tem como padroeiros, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis. Quero começar dizendo que não sou natural desta cidade, mas me tornei de coração e de alma, cidadão pentecostense. Sou natural da cidade de Apuiarés. Resido nesta cidade desde o ano de 1991. Portanto, já fazem 20 anos. Devo dizer que sou muito feliz por ser morador dessa linda terra. Cidade que tem o nome abençoado, por se chamar Pentecoste. Uma alusão a festa de Pentecostes, que significa a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, dando-se início assim, a igreja Cristã. …

Evangelho (22,34-40)

Sexta-Feira, 19 de Agosto de 2011
20ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo:36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “ ‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Aniversário de Pentecoste

Pentecoste se prepara para celebrar mais um ano de emancipação política. Durante esses dias haverá diversos eventos culturais em comemoração a o dia do município.
Amanhã, dia 19 de agosto, haverá uma passeata pela paz, que sairá da praça do CSU e seguirá até Escola Edson Tabosa, onde haverá a inauguração da mesma. Durante o dia haverá outras inaugurações, como por exemplo, a creche da Pró infância.
Teremos bastante atividades por esses dias.

Professor Valdeni Cruz

Minha casa, Minha vida chega a Pentecoste.

Imagem
Fonte: Prefeitura municipal 


A prefeitura municipal de Pentecoste, através do programa Minha casa, Minha vida, iniciou a primeira etapa da construção de 60 casas populares no bairro XV de novembro.
O programa tem por objetivo substituir as atuais casas de taipa por casas de alvenaria oferecendo mais qualidade de vida a seus moradores.
A obra orçada em mais de hum milhão de reais foi conseguida através de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Pentecoste, Governo Federal, Governo Estadual, Bic Banco e Ministério das Cidades.