sábado, 11 de fevereiro de 2012

Comissão do DETRAN esteve neste sábado em Pentecoste

Finalmente depois de quase dois e de muita peleja das pessoas que tentavam tirar sua carteira de habilitação pelas Auto-escola Vale Do Curu e Alfa, puderam fazer sua avaliação final neste fim de semana. Depois de uma queda de braço entre as Auto- Escolas e o DETRAN, a justiça garantiu o direito das pessoas poderem fazer a prova final. Lembrando que tudo já estava pago. O problema girava em torno das aulas práticas onde as assinaturas deveriam ser digitais e todos haviam feitos as aulas e assinada manualmente. Sendo assim o DETRAN não permitiu que as pessoas fizessem sua prova em setembro, quando a comissão esteve aqui.  Somente depois que as auto-escolas entraram com a liminar contra o DETRAN é que foi possível reverter a situação.
Portanto, aconteceu neste sábado o dia inteiro. Muitos achavam até que iriam perder o prazo. Alguns chegaram a entrar na justiça com um processo para requerer judicialmente o direito receber o dinheiro investido e ainda os danos marais. Felizmente tudo ocorreu dentro do prazo e quase todos passaram, ficando apenas alguns para uma segunda chamada que deve acontecer nos próximos dias.

Professor Valdeni Cruz
  

Evangelho (Marcos 8,1-10)

Sábado, 11 de Fevereiro de 2012




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”.
4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?”5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”.
6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo.
7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram.
9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO ANO DE 2012



Hoje, 09 de fevereiro de 2012, aconteceu a primeira reunião do CAE (Conselho de Alimentação Escolar). Com presença de quase todos os membros titulares. Dentre os presentes citamos a presença de Antonio Carlos, presidente do Conselho,  Vice-Presidente, Professor Valdeni Cruz, Professora Eridan Castro, Edson, Nutricionista e responsável pela gerência dos recursos, Cleyton meneses, representando a Secretaria de Educação, Luliana, secretária do Conselho, O Sr. Erialdo Pereira e Maria Juliana Pereira.

Durante esta reunião foram feitas as prestações de contas dos recursos que estraram na conta no ano de 2011 e seus respectivos destinos. Por outro lado também foram feitos questionamentos por parte de alguns dos membros sobre a melhoria da qualidade da merenda, sua entrega no tempo certo, o recebimento desta merenda pela secretaria de educação...Outro fato observado foi a questão das licitações das empresas que devem vender a merenda para a prefeitura. Discutimos sobre as mesmas ter que fazer cumprir aquilo com que se comprometem, que é ofertar merenda de qualidade, ou seja, se foi comprada uma mercadoria é esta que deve vir e não uma com qualidade inferior. Foram assuntos como estes os discutidos na reunião onde todos os presentes firmaram compromisso de acompanhar com maior empenho e contribuir para que de fato tenhamos uma merenda de qualidade, apesar da ecasses de recursos que são destinados a merenda escolar em todo o Brasil. 

Foi uma reunião muito proveitosa.
Ficou marcada a próxima já para o dia 02 de março as 8 horas da manhã.  

Professor Valdeni Cruz 

Evangelho do dia (Marcos 7,31-37)


Sexta-feira, 10 de janeiro de 2012



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

UM DIA DE REALIZAÇÃO - FANTÁSTICO

Hoje foi um dia de realização na minha profissão como professor. Pela manhã, tive reunião com os pais de alunos do 8º e 9º ano da Escola Vicente Feijó de Melo. A tarde tive quatro aulas de geografia na Escola Etelvina.


Na reunião da manhã pude conversar com os pais na presença de seus filhos sobre diversos assuntos. Começamos a reunião a partir de um vídeo motivacional, que retrata a vida de um jovem sem braços e pernas. Este vídeo leva aos que assistem a perceber o quanto nós muitas vezes somos ingratos. Ingratos quando temos toda a condição de sermos melhores e que temos chances que alçar nossos objetivos. Dentro desse contexto, pude dizer com firmeza aos pais presentes na reunião de que eles precisam despertar em seus filhos a confiança na vida e que mesmo que hajam dificuldades é possível melhorar nossas vidas.
No andamento da reunião fui delineando diversos temas. Dentro desses temas estava a questão das drogas, indisciplinas, comportamento, falta de limites e regras. Foi colocado claramente para os pais os riscos que seus filhos correm na sociedade em que vivemos hoje. Para tanto, é necessário que os pais tenham cada vez mais cuidado com seus filhos, pois do contrário teremos sérios riscos num futuro bem próximo. É preciso que acompanhem de perto a vida  educacional de seus filhos.
Foi uma reunião espetacular. Os pais puderam opinar, perguntar, intervir. Eu particularmente amo fazer reuniões com pais, sou bastante direto, não escondendo nenhum dos riscos que eles estão sujeitos se não forem orientados corretamente.
Pela parte da tarde foi a vez de me encontrar com meus alunos do Ensino Médio. Desta vez, preparei duas aulas que trata das muitas informações do espaço geográfico mundial. Antes, porém, assistimos ao vídeo que retratava a vida de um jovem chamado NICK, que não tem pernas nem braços. Este por sua vez faz tantas coisas dentro de suas limitações que nos envergonhamos diante de nossas fraquezas e falta de coragem diante da vida. Em seguida debatemos sobre os diversas problemas que vivemos no mundo dentro do espaço geográfico. Lembramos das mudanças que vem ocorrendo dentro do espaço geográfico planetário. Porém, lembramos que nunca essa mudança foi tão devastadora  quanto agora. Isso deve-se ao sistema capitalista globalizado. Uma vez que o capitalismo desperta nas sociedades a loucura pela consumo. Esse consumismo gera uma demanda de matéria prima para transformar em bens de consuma. Desse modo a natureza tem que corresponder a esses anseios do capitalismo. Portanto, estamos percebendo que planeta está respondendo ao descaso provocadas pelo homem no decorrer da história. Para aprofundar nosso entendimento sobre esse tema, nos utilizamos de dois pequenos vídeos que tem como referência os discursos de Milton Santos. Foi uma tarde de muita aprendizagem. Posso dizer que vivi uma experiência única. Estar de frente com uma sala de aula para discutir assuntos que nos dizem respeito é espetacular.

Valeu muito o dia de hoje

Fico com uma frase que diz: VIVA BEM O DIA DE HOJE.

Professor Valdeni Cruz

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Wilson Martins visita com Dilma Rousseff obras da Transnordestina


O governador Wilson Martins (PSB) acompanhou a presidente Dilma Rousseff (PT) durante visita às obras da ferrovia Transnordestina em Parnamirim, Salgueiro e São José do Belmonte, em Pernambuco. Os dois aproveitaram o encontro para tratarem do andamento dos trabalhos no Piauí, em especial no que diz respeito a desapropriação de terras por onde a ferrovia passará no estado. 

Fotos: Roberto Stuckert Filho

“Temos, em vários lotes, os melhores índices de desapropriação. Isso nos dá garantia do bom andamento das obras, permitindo o cumprimento das metas do Governo Federal”, disse Wilson Martins. Os governadores do Ceará e Pernambuco também participaram da visita. 

Dilma Rousseff destacou que a obra é prioridade do Governo Federal. Só no Piauí, ela gera hoje 2,5 mil empregos diretos. São pessoas envolvidas na construção de 400 quilômetros de ferrovia - 250 já foram iniciados. O investimento total é de R$ 1,5 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC. A conclusão dos trabalhos, ligando os portos de Pecém/CE e Suape/PE ao Sul do Piauí, está prevista para 2014. 


“Fiquei muito feliz ao ouvir a presidenta Dilma dizer que a Transnordestina é prioridade para o Governo Federal. Essa é uma obra essencial para o desenvolvimento econômico e social não só do Piauí, mas do Nordeste. É importante a presidenta ter assegurado que não faltarão recursos e que serão cobradas metas”, acrescentou o governador.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

Evangelho (Marcos 7,24-30)


Quarta-feira, 09 de janeiro de 2012


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido.
25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”.
28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”.
29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dilma visita obras do projeto de integração do São Francisco e da Ferrovia Transnordestina no Ceará


A presidenta Dilma Rousseff começou nesta quarta-feira (8) uma viagem de dois dias pelo Nordeste para vistoriar o andamento das obras do projeto de integração do Rio São Francisco e da Ferrovia Transnordestina. A presidenta deverá passar por pelo menos sete municípios do Ceará e de Pernambuco. Além de visitar as obras, Dilma deverá se reunir com técnicos e representantes das construtoras envolvidas nos projetos.

A presidenta desembarcou por volta das 10h em Paulo Afonso (BA), de onde seguiu para Floresta (PE), primeiro ponto do roteiro de vistoria das obras. O Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional tem como objetivo assegurar a oferta de água a cerca de 12 milhões de habitantes de 390 municípios do agreste e do sertão dos estados de Pernambuco, do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

A obra está dividida em duas partes. O Eixo Leste, com 220 quilômetros (km), prevê a construção de canal, estações de bombeamento, reservatórios, túneis e aquedutos entre os municípios de Monteiro e Floresta, ambos na Paraíba. No Eixo Norte, que tem 402 km, o trabalho será realizado entre as cidades de São José de Piranhas (PB) e Cabrobó (PE).

Quando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi lançado, em 2007, a previsão era que o Eixo Leste fosse concluído até junho de 2010, com custo total de R$ 1,58 bilhão. Para o Eixo Norte, a data de conclusão estava marcada para dezembro de 2012, com custo total de R$ 3,4 bilhões.

No último balanço do PAC, no entanto, feito em novembro do ano passado, a data de conclusão do Eixo Leste foi adiada para dezembro de 2014, e o investimento realizado somava R$ 2,8 bilhões, sendo que R$ 1,8 bilhão já foram investidos entre 2007 e 2010 e mais R$ 1 bilhão está previsto até 2014. A nova data de conclusão do Eixo Norte é dezembro de 2015, e o investimento subiu para R$ 4 bilhões – R$ 1,7 bilhão entre 2007 e 2010 e R$ 2,3 bilhões até 2014. Segundo o relatório do governo, no Eixo Leste 71% das obras estavam realizadas e no Eixo Norte a conclusão era 46%.

Dilma deve visitar as obras em Cabrobó (PE), sobrevoar o Eixo Norte e seguir para Mauriti (CE). À noite, a presidenta se reúne em Juazeiro do Norte (CE) com as empresas responsáveis por parte das obras do projeto de integração.

Quinta-feira

Na quinta-feira (9), o foco será a  Ferrovia Transnordestina, obra de 1,7 mil km que vai ligar o interior do Nordeste aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O roteiro de Dilma começa no município cearense de Missão Velha, em um dos lotes mais adiantados da obra. De lá, a comitiva segue para São José do Belmonte (PE) e, mais tarde, para Salgueiro.

Alguns trechos da ferrovia estão mais adiantados, como os 96 km entre os municípios de Salgueiro (PE) e Missão Velha (CE), que estão com 99% da infraestrutura concluída, segundo o balanço mais recente do PAC. Mas outros trechos, como o de 420 km entre Trindade (PE) e Eliseu Martins (PI) e o de 306 km entre Salgueiro (PE) e Suape, também em Pernambuco, têm pouco mais de 30% da infraestrutura pronta. A parte da ferrovia que liga os municípios cearenses de Pecém – São Gonçalo do Amarante e Missão Velha (527 km) estava com 4% da infraestrutura pronta em setembro do ano passado.

Quando a construção da ferrovia foi incluída no PAC, em 2007, a expectativa é que ela fosse concluída três anos depois. Mas a data de conclusão foi sendo alterada e, no último balanço do programa, apresentado em novembro do ano passado, a previsão para o término da obra era o dia 31 de dezembro de 2014.

Os valores da obra também aumentaram. Em 2007, a previsão era gastar R$ 4,5 bilhões na construção da ferrovia, mas até 2010 já tinham sido investidos R$ 2,06 bilhões, com previsão de mais R$ 3,24 bilhões entre 2011 e 2014.

Agência Brasil

Irmãs indianas têm 'Síndrome de Lobisomem'



As irmãs sempre foram discriminadas na escola e na comunidadeA doença rara, que atinge uma pessoa em cada um bilhão, foi herdada pelas irmãs do já falecido pai
As irmãs Savita, de 23 anos, Monisha, de 18, e Savitri Sangli, de 16, têm pelos em todo o rosto e sofrem com a idéia de que isso as faça solteironas pela vida toda. A mutação genética chamada hipertricose foi herdada do já facelido pai das indianas.
Na pequena vila de Sangli, onde moram, há pouquíssimas possibilidades de felicidade para mulheres que não são casadas. O casamento da mãe das meninas, Anita Sambhaji Raut, foi arranjado por um tio quando ela tinha 12 anos.
"Apenas no dia do meu casamento eu descobri que meu marido tinha pelos espalhados pelo rosto, orelhas e corpo. Eu fiquei muito assustada quando subi ao altar", disse Anita ao 'The Sun'. A família não tem dinheiro para remover os pelos dos rostos das irmãs com laser, ja que o processo custaria por volta de R$ 12 mil por cada uma.
Anita é mãe de 6 filhos e metade deles herdou a síndrome. As irmãs sempre foram discriminadas na escola e na comunidade. Savita contou ao tablóide britânico que as outras crianças de sua escola não queria se sentar perto dela e a chamavam de 'fera'.

Bafômetro não deve ser único teste de embriaguez, diz relator no STJ


DIOGO ALCÂNTARA
Direto de Brasília
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu nesta quarta-feira julgamento de recurso que definirá se o bafômetro ou o exame de sangue são as únicas provas legítimas para a constatação de embriaguez de motoristas. Pela legislação atual, a presença de 0,6 dg/l de sangue comprova que o motorista está sob efeito de álcool e não deveria dirigir, estando sujeito a processo penal. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), testemunhas e exames clínicos seriam exemplos de provas que poderiam confirmar a embriaguez ao volante.
O placar estava em dois votos a zero na Terceira Seção do STJ pelo mesmo entendimento do MPF quando o ministro convocado Adilson Vieira Macabu pediu mais tempo para apreciar a ação. Ainda faltam seis votos para a conclusão do julgamento. Ele argumentou que recebeu o voto do relator com prazo muito curto e que o assunto já está em discussão no Congresso Nacional.
O julgamento se baseia em um caso específico de processo do Distrito Federal de abril de 2008, no qual um homem foi condenado após exames apontarem quatro de 11 itens em exame clínico. Como se trata de uma corte superior, a decisão do STJ poderá servir como precedente para julgamentos posteriores nas primeiras instâncias da justiça.
O relator, ministro Marco Aurélio Bellizze, seguiu a interpretação do MPF no sentido de que bafômetro é instrumento legal para prova de embriaguez, mas não deve ser o único método para prova de que o motorista estava dirigindo alcoolizado. Ele citou exemplos de casos em que condutores com hálito de álcool ou falta de equilíbrio se negam a fazer o teste do bafômetro e deixam de ser processados.
"A prova de embriaguez ao volante deve ser feita preferencialmente por meio de exames técnicos, quer seja o etilômetro ou o exame de sangue, podendo, todavia, ser suprida por outros meios legais, como o exame clínico ou mesmo a prova testemunhal notadamente quando o estado de embriaguez for tão evidente que não há dúvida de que a quantidade mínima de seis decigramas de álcool por litro de sangue tenha sido ultrapassada", argumentou Bellizze.
"A recusa do condutor à realização do exame do teste do bafômetro ou do exame deve ser entendida como recusa à utilização de um meio mais preciso", acrescentou o ministro. Para ele, "dirigir veículo automotivo não constitui liberdade pura e plena" e "não há direitos sem responsabilidade". "Condicionar a aplicação da lei à vontade do motorista é interpretação que leva ao absurdo", completou. Não há prazo para que o assunto volte à pauta da Terceira Seção do STJ.

Terra

Supremo mantém regras do CNJ sobre metodologia para investigar juízes


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, por 6 votos a 5, manter as regras criadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que uniformizaram a metodologia para investigar juízes em todo o país. A maioria entendeu que o conselho tem o poder de estabelecer essas normas como órgão de controle nacional do Judiciário.
A discussão era relativa a três artigos da Resolução 135 do CNJ, que foi questionada no STF pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). O documento estabelece 140 dias para o processo administrativo ser concluído nos tribunais locais e também cria prazos para a apresentação de defesa dos investigados. Especifica, ainda, os membros do colegiado que devem julgar seus pares.
O relator da ação, ministro Marco Aurélio Mello, votou pela eliminação dos dispositivos. Ele entendeu que o CNJ interferiu em questões internas dos tribunais, que têm autonomia para definir como proceder nesses casos. No voto, Mello foi acompanhado por Cezar Peluso, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Luiz Fux concordou em parte, entendendo que o prazo de 140 dias para o fim do processo é necessário.
Os ministros que votaram contrariamente ao relator foram Rosa Weber, Antonio Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Gilmar Mendes.
Em outro ponto analisado nesta tarde, os ministros decidiram manter um artigo da resolução do CNJ que cita como devem ser aplicadas as penas para que, no final do processo administrativo, o magistrado considerado culpado realmente receba uma punição. Atualmente, a Constituição permite que o juiz seja punido apenas se houver maioria absoluta de votos de seus pares.
Nas palavras do ministro Joaquim Barbosa, a regra foi necessária para evitar o “faz de conta”, já que muitos juízes optam por dar a mesma pena a seus colegas sem que se atinja maioria. “Condena-se em um primeiro momento, mas não se chega a um consenso sobre a pena”, argumentou.
A regra do CNJ que foi mantida nesta tarde estabeleceu que, quando o tribunal divergir sobre a punição sem que se tenha formado maioria absoluta por uma delas, será aplicada a pena mais leve. Mesmo aceitando a regra, os ministros deixaram expresso o entendimento de que, quando houver divergência, cada pena deverá ser analisada separadamente pelo tribunal até que se forme uma maioria absoluta sobre a aplicação de alguma delas.
Da Agência Brasil

Evangelho (Marcos 7,14-23)


Quarta-feira, 08 de janeiro de 2012


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros.
20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

3,8 milhões ainda estão fora da escola no Brasil


SP, estado mais rico do país, concentra o maior número de crianças e jovens fora das salas de aula

REDAÇÃO

O atraso escolar, causado principalmente pelo ingresso tardio no colégio, pela repetência e pelo abandono, é um problema que persiste no país e, segundo a ONG Todos Pela Educação, pode fazer com que o Brasil não atinja as metas de conclusão dos ensinos fundamental e médio, até 2022.
A conclusão, que faz parte do relatório "De Olho nas Metas 2011", divulgado nesta terça-feira, não é a única que preocupa educadores. Segundo a entidade, 3,8 milhões de crianças e jovens de 4 a 17 anos ainda estão fora da escola. Baseado no censo de 2010, o estudo mostra que este número representa 8,5% da população nesta faixa etária. São Paulo é o estado com mais crianças e jovens a incluir no sistema de ensino: 607 mil. Na sequência estão Minas Gerais (363.981) e Bahia (277.690).
Uma das metas traçadas pelo Todos Pela Educação estabelece que, até 2022, 98% de crianças e jovens de 4 a 17 anos deverão estar na escola. Com este foco em mente, já foram estabelecidas metas intermediárias que, em 2010, não foram cumpridas por nenhuma das unidades da federação. De acordo com o relatório, o principal desafio dos estados está relacionado com a inclusão no sistema escolar das crianças na pré-escola e dos jovens no ensino médio.
O levantamento mostra ainda que apenas 56,1% dos alunos que fizeram a Prova ABC (avaliação brasileira do final do ciclo de alfabetização), realizada em 2011, atingiram o conhecimento esperado em leitura, 53,3% em escrita e 42,8% em matemática. 
Além da baixa aprovação, há diferença entre o aprendizado de meninos e meninas no início da vida escolar. Em escrita, a proporção de meninas com nível igual ou superior ao esperado foi 16,4 pontos percentuais maior que a dos meninos. A diferença em leitura foi de 9,4 pontos percentuais, favorável às meninas. Em matemática, não houve diferença estatística.

Dom Murilo media negociação da greve da PM na Bahia



Da Redação, com Assessoria de Imprensa da Arquidiocese


Arquidiocese de Salvador
Dom Murilo durante a reunião desta segunda-feira
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, se colocou a disposição para intermediar a nova rodada de negociações do Estado com os policiais militares em greve há oito dias na Bahia. A reunião está marcada para às 10h, desta terça-feira, 7, na residência episcopal, no bairro da Federação, onde devem estar representantes dos policiais e do governo.

A intervenção do arcebispo começou ontem a tarde em uma reunião que seguiu até a madrugada de hoje.

Estiveram presentes neste encontro: o presidente da OAB da Bahia, o Dr. Saul Quadros; o secretário da Casa Civil, Rui Costa; o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório; o comandante geral da PM, Cel. Valter Medeiros, Rui Moraes da Procuradoria Geral do Estado e os representantes das associações dos policiais: APPM, Associação da Força Invicta, Associações de Jequié e Itaberaba.

O encontro foi encerrado por volta das 2h da manhã, para que as propostas discutidas fossem apresentadas à base. Na reunião de hoje, os representantes das associações apresentarão o que foi deliberado pelos servidores.

Os policiais militares da Bahia decretaram greve em todo o estado, no dia 31 de janeiro, pedindo aumento salarial. 






Fonte: Canção Nova Notícias

Evangelho (Marcos 7,1-13)

Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2012




— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado.
3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 
5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 
9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”.


- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

O que é o homem afinal?




interrogação pessoa

Esta pergunta já rendeu muitas reflexões a homens e mulheres de todos os tempos. Já rondou a cabeça dos filósofos renomados aos amadores que somos cada um de nós. Também correm pela mente de religiosos, de homens simples e cultos. Todos, exceto as pessoas que não tem a capacidade normal de usar suas faculdades mentais.

A verdade é que todos nós buscamos respostas para muitas perguntas e dentre estas tantas está a de saber quem é o homem. Temos curiosidade de nos conhecermos e conhecer os outros homens. Muitos perderam e perdem noites a fio sobre livros e reflexões para construir conceitos que digam pelos por alto quem é este ser que tanto se inquieta diante da vida e do mundo que o cerca.

Alguém me disse que em poucas palavras que o homem é uma desgraça e é complexo. Quando se pergunta isso sobre alguém, ou as pessoas dizem que nada sabem ou diz dizem qualquer coisa. A verdade que o homem nunca se entendeu e talvez nunca se entenda.  Estamos o tempo todo usando o intelecto nessa busca de saber quem de fato somos. Vez por outra somos tomados por uma inquietude interior que parece nos forçar a descobrir a razão das coisas, os motivos pelos quais acontecem determinadas situações em nossas vidas.

Num primeiro momento parece apenas algo sem sentido, uma bobagem. Entretanto, à medida que vamos vivendo e tendo novas experiências, mas temos necessidade de entender quem somos. Todas essas coisas acontecem no campo da mente. Há períodos em que as perguntas são mais insistentes, em outras ela se tornam brandas, ainda assim continuam a nos aguçar os sentidos.

Muitos por não entenderem o que significa o mundo interior, a complexidade da vida, não trabalharem a razão, a reflexão, acabam não suportando esses sentimentos e é por isso que muitos buscam as outras saídas para poderem lidar com o seu mundo interior. Alguns buscam as drogas, outros a músicas de rock metalizado, por causa do barulho que, segundo eles rompe com o silencio que perturbam suas mentes. Por outro lado ainda há os que a bebida, as seitas religiosas... Há um monte de artifícios para que estas perguntas sejam abortadas em suas mentes. A verdade é que elas, as perguntas, continua lá com cada vez mais intensidade e se não aprendemos a lidar com elas, facilmente entraremos em depressão e alguns chegam a tirar a própria vida.  

A pergunta insiste: QUEM É O HOMEM?

Aristóteles dizia que o homem é um animal, só que é um animal racional, que pensa, tem posse da razão. Este, por sua vez, pode fazer distinção das coisas enquanto que os outros animais considerados irracionais nunca tiveram e nunca terão esta capacidade que o homem tem, ou seja, agem apenas por instintos e necessidade de sobreviver.

O homem sempre atuou de forma diferenciada dos outros seres, mesmo quando ainda não havia adquirido certas habilidades complexas para facilitar sua sobrevivência. Em meio ao silencio da imensidão do universo ele estava desenvolvendo sua capacidade de pensar para criar formas e meios para tornar sua sobrevivência menos sofrida. Por causa disso ele desenvolveu capacidade de criar e transformar o lugar onde ele habitava. Indo mais alem, foi capaz de criar instrumentos de musicas, instrumentos de corte, aprendeu a fazer moradias, a cantar, guerrear para se defender de predadores, a comunicar-se..., até chegar aos nossos dias.

Com o passar do tempo os sentimentos só aumentaram, pois quando o homem passa a experimentar coisas novas mais ele abre o leque das idéias e um mundo novo se abre em sua mente permitindo surgir outros turbilhoes de pensamentos.

No decorrer da história alguns homens tornaram-se celebres na arte de pensar e transmitir o que pensaram. Estes foram considerados por muitos na antiguidade como verdadeiros sábios e muitos chegaram a ser chamados de deuses. Recebiam títulos de nobreza e eram visto com muito respeito pelas tribos e comunidades pela transmissão dos ensinamentos que davam ao povo.

Os tempos mudaram. Centenas de filósofos vieram e se foram. Milhares de pessoas em todo o mundo viveram a experiência de aprofunda-se em áreas especificas do conhecimento humano. Escreveram milhões de livros com teorias espetaculares e ainda assim o homem não se entendeu. Aqui não estou dizendo que conhecimento não é valido, estou dizendo que apesar de tudo o homem continua tão cético e tão irracional quanto os bichos.

Particularmente acho que o homem é aquilo que é. É aquilo para o qual foi criado para ser. Sendo racional estará sempre usando as faculdades do pensamento para produzir conhecimentos. Muitos destes úteis a toda a humanidade e outros prejudiciais. Este ser racional é o único capaz criar, destruir e dar sentido a tudo que faz ou deixa de fazer.

O homem é tudo e nada. Poderíamos dizer que é tudo quando é capaz de mudar o mundo para melhor, ver o seu próximo como um igual, quando contribui para o bem do outro, do contrário, é apenas um ser e nada mais.

O homem é criação de Deus e para tanto foi criado para o bem. Não vou entrar no detalhe deste homem criado por Deus hoje, mas me comprometo a escrever sobre isto longamente numa oportunidade breve.

Professor Valdeni Cruz.
       

SINDSEP - PENTECOSTE - NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS


NOTA DE ESCLARECIMENTO AOS SERVIDORES MUNICIPAIS.
PREFEITURA MUNICIPAL SE NEGA A NEGOCIAR COM O SINDICATO.


Após o Sindicato ter enviado no dia 06 de janeiro do corrente ano ofício solicitando a Administração Municipal o direito a negociação coletiva e posteriormente no dia 23 pedindo resposta do ofício, até então não respondido, o Sindicato dos Servidores vem a público esclarecer aos Servidores Municipais o motivo ao qual a Administração tenta negar tal direito. A Administração tenta ser vítima quando afirma que o Sindicato “a todo o momento busca a Justiça”, esquece os administradores que, a última forma de resolver os problemas, ou seja, garantir o direito dos servidores é por meio da Justiça ou do Ministério Público. Esta mesma Administração também esquece que, os servidores municipais estão sem reajuste salarial a sete (07) anos, conseguindo atingir uma perda salarial de 79%.
Esquece também a Administração Novo Tempo que, os Servidores da Saúde não têm um Plano de Cargo, ao qual viria a possibilitá-los evolução funcional, salário digno, direito a insalubridade, a periculosidade, direitos negados pela atual Administração.
         Temos a categoria dos Técnicos Administrativos, que são os agentes e auxiliares administrativos, vigias, servidores gerais que continuam sofrendo na mão do Administrador quando os nega o direito da reformulação do Plano de Cargos da categoria, arranca destes servidores o direito ao adicional noturno, e o pior, tenta rasgar a Constituição Federal quando nega a pagar o salário mínimo aos trabalhadores do Município onde recorreu em todas as instâncias para descumprir a Constituição. Gasta muito dinheiro público com advogados para descumprir Leis, e seus assessores ainda tentam mostrar ao povo de Pentecoste que tem excelente governo. Isto na verdade é uma tentativa clara de enganar a opinião pública.
Temos que esclarecer ainda que, toda a conquista garantida aos servidores foi por meio de luta, por meio da Justiça e do Ministério Público. Graças à coragem do Sindicato, estamos lentamente avançando, mesmo com o poder usando todos meios para prejudicar os servidores.
Temos um Município que, dentro o Estado do Ceará, é um dos que mais recebe recursos federais e estaduais.
Por estes e mais motivos, o Sindicato convoca a todos os servidores municipais a se organizarem para uma deliberação, em Assembleia Geral para que todos iniciem um Estado de Greve. Chega de humilhar-se diante de um poder que não está preocupado com os Servidores Municipais, não se preocupando então, com o seu próprio Município.

                                                                                         A Direção.

Sinsep - Sindicato dos servidores públicos de Pentecoste 

Governo publica normas para preenchimento da declaração do IRPF


Agência Brasil


O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira, 6, a instrução normativa que estabelece normas e procedimentos para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012. O programa gerador da declaração deverá ser liberado na internet  até o dia 24, segundo informações da Receita Federal.

Pela instrução normativa, entre os obrigados a declarar estão os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 23.499,15. Deverá declarar ainda quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Deve preencher a declaração quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas ou obteve receita bruta com a atividade rural superior a R$ 117.495,75.

Ainda em relação à atividade rural, quem tem posse de bens ou propriedade, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil até 31 de dezembro, também está obrigado a declarar.

A declaração terá que ser apresentada entre 1º de março e 30 de abril pela internet ou entregue em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Fonte: Canção Nova

NOTA DE UM ALUNO DE QUÍMICA




Exitem coisa que as vezes precisam ser compartilhada com mais pessoas. Este é um exemplo.
Claro, aqui não precisamos generalizar mais na sua totalidade vamos apoiar pois os que restam não estão dentro desta dissolução.

Podemos dizer que muitos de nossos políticos são canalhas de carteirinha.


Dificuldades para educar


Jovens discutindo
pessoas drogadas
Cada dia que passa a sociedade está apresentando um comportamento cada vez mais estranho. Lembro que no meu tempo não estudávamos por causa das dificuldades de toda ordem. Como morava no interior, havia dificuldades de carros para deslocar aqueles que terminavam o ensino fundamental 1 para a sede dos municípios para continuarem seus estudos. Eu mesmo tive que vir de minha localidade para a cidade para poder continuar estudando, isso depois de já ter perdido 2 anos. Assim aconteceu com milhares pessoas que viviam nos distritos. Hoje, ao contrário, apesar das dificuldade que se enfrenta na educação do Brasil como um todo, muita coisa já mudou. Hoje há transportes para trazer esses estudantes da zona rural para a sede dos municípios para poderem continuar seu caminho educacional. Nas escolas há livros de qualidade para os estudante, merenda de qualidade, quando no meu tempo escrevíamos quase a vida toda, pois não havia sequer um livro para que pudéssemos ler. Entretanto, com todos estes benefícios estamos percebendo a gravidade  da situação em que nos encontramos. Fiquei sabendo hoje de alunos que estão vindo pra escolas do estado para usar drogas e provocar arruaça dentro dos carros nos quais eles vem estudar. Os outros alunos que vem para pode aprender ficam a mercê desta situação. E estes mesmos alunos estão dentro de nossas salas de aulas podendo a qualquer momento provocar uma situação de risco aos demais colegas de sala e aos professores. 
É realmente uma situação no mínimo preocupante. Os pais que estão vendo seus filhos passarem por estes constrangimentos com certeza estão preocupados e com razão.
É preciso que todos nós façamos urgente alguma coisa, do contrário estaremos vendo com mais frequência muitos de nosso jovens numa situação deplorável. A droga é um caminho quase sem volta. Antigamente dizia-se que as drogas era coisa das cidade, hoje ela está presente onde menos esperamos, inclusive nas localidades mais pequenas.
Quando pensamos que as coisas estão melhorando parece que tudo vai por água abaixo. Lembro nesta hora das palavras de São Paulo Apostolo que diz: quando os homens disserem paz e segurança, tudo estrá por desabar. Pois segundo São Paulo, nossa segurança está no Senhor JESUS CRISTO. Cada dia fico mais atento a estas palavras. Deus não erra nunca no que diz. O homem pode estrebuchar o quanto quiser mas  nunca será ninguém se ele se apartar do criador; se passar a creditar que ele a si só se basta. Deus continua sendo poderoso em toda sua glória. Não precisa de nós para coisa alguma, nós é que sabendo que não podemos nada precisamos nos voltar pra ele o quanto antes. 

Professor Valdeni Cruz 



Bom caríssimos!. Toda quinta-feira, temos a alegria de em nossa cidade termos Adoração ao Santíssimo Sacramento exposto.  De 8 ...