Postagens

Mostrando postagens de Setembro 22, 2013

HISTÓRIA EM AÇÃO O TEMPO TODO

Profissão Historiador - Laura de Mello e Souza

Não existem historiadores, apesar de existirem várias profissões, algumas bem recentes, como as de bombeiros civis, mototaxistas, motoboys e turismólogos. Mas historiador não existe, pelo menos no Brasil.
Tal ausência não se deve, contudo, aos que pensam ser historiadores, e que ao longo da vida conseguiram iludir entidades de pesquisa e obter bolsas de estudo, trazendo contribuições relativamente significativas ao conhecimento histórico. O Brasil tem hoje uma das maiores comunidades científicas de estudiosos de história, como atestam congressos que recebem historiadores do mundo todo. Professores, pesquisadores e estudantes de história têm combatido nos últimos 45 anos para regulamentar o que pensam ser sua profissão. Nove projetos de lei entraram na Câmara dos Deputados nas últimas quatro décadas, caindo no esquecimento ou recebendo parecer negativo de parlamentares dos mais variados partidos políticos.
Em agosto de 2009, um senador enca…

Todo mundo é bom na sua essência

Há uma tribo africana que tem um costume muito bonito.

Quando alguém faz algo prejudicial e errado, eles levam a pessoa para o centro da aldeia, e toda a tribo vem e o rodeia. Durante dois dias, eles vão dizer ao homem todas as coisas boas... que ele já fez.

A tribo acredita que cada ser humano vem ao mundo como um ser bom, cada um de nós desejando segurança, amor, paz, felicidade.
Mas às vezes, na busca dessas coisas, as pessoas cometem erros. A comunidade enxerga aqueles erros como um grito de socorro.
Eles se unem então para erguê-lo, para reconectá-lo com sua verdadeira natureza, para lembrá-lo quem ele realmente é, até que ele se lembre totalmente da verdade da qual ele tinha se desconectado temporariamente:"Eu sou bom".
Sawabona Shikoba!

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: 
"EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM".
Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é: 
"ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ".

CORRPÇÃO - De 594 parlamentares em exercício, 190 foram condenados

Imagem
Mapeamento da ONG Transparência Brasil mostra que praticamente um terço dos deputados e senadores em exercício recebeu sentenças condenatórias da Justiça ou de tribunais de contasDaniel Jelin "Condenações confirmam uma avaliação muito negativa da composição do Congresso", diz o diretor executivo da ONG Transparência Brasil, Claudio Weber Abramo (Dida Sampaio/Agência Estado Levantamento inédito feito pela ONG Transparência Brasil aponta que 190 dos 594 deputados e senadores em exercício já foram condenados pela Justiça ou tribunais de conta. São 36 parlamentares do PMDB (35% da bancada), 28 do PT (28%), 22 do PSDB (37%), 16 do PR (37%), 14 do PP (32%), 14 do DEM (44%), 12 do PSB (41%), 10 do PDT (32%), 9 do PTB (36%) e 29 das demais siglas. Sentenças dos tribunais de contas por irregularidades em convênios, contratos e licitações são as mais recorrentes, atingindo 66 parlamentares (11% do Congresso). Em segundo lugar aparecem as condenações da Justiça Eleitoral por irregular…

PAPA BENTO XVI CONTINUA SENDO AMADO MUNDO A FORA PELA QUALIDADE DA FÉ TRANSMITIDA AO LONGO SE SUA VIDA

Segunda-feira, 23 de setembro de 2013, 16h58 Campanha pretende reunir testemunhos sobre a missão de Bento XVI
Da Redação, com padrepauloricardo.com / Rome Reports
Uma campanha chamada "Lápis para Bento XVI" pretende reunir testemunhos de pessoas ao redor do mundo que foram influenciadas pelos escritos do Papa Emérito. Segundo os organizadores, que mantêm um site dedicado ao prefeito da Casa Pontifícia - e também secretário pessoal de Ratzinger - Dom Georg Ganswein, a ideia é reunir todas as mensagens em um livro e entregá-las, juntamente com uma caixa de lápis, a Bento XVI. O predecessor de Francisco sempre preferiu o grafite na hora de escrever seus textos.

Durante o voo de retorno à Roma após a JMJ no Brasil, o Papa Francisco explicava aos jornalistas como é conviver com o Papa Emérito. Na ocasião, o Santo Padre se referiu a seu antecessor, chamando-o de avô. "Em uma família, quando o avô está em casa, ele é honrado, amado e ouvido", esclareceu o Pontífice. Ao refl…

BENTO XVI CONTINUA CONTRIBUINDO PARA ILUMINAR OS PASSOS DA FÉ

Imagem
erça-feira, 24 de setembro de 2013, 08h57 Bento XVI escreve carta a matemático sobre questões da fé
Da Redação, com Ecclesia
Arquivo Trechos da carta foram publicados nesta terça-feira, 24, no jornal italiano La Reppublica O Papa emérito Bento XVI escreveu ao matemático e escritor italiano Piergiorgio Odifreddi, que em 2011 publicou a obra ‘Caro Papa, escrevo-te’, para responder a algumas das suas críticas e questões sobre Jesus e a Igreja.

A carta, parcialmente divulgada, nesta terça-feira, 24, pelo jornal italiano ‘La Reppublica’, assume uma crítica “dura”, mas franca, às posições de Odifreddi sobre a historicidade de Jesus e a relação entre a Teologia e o mundo científico.

“Aquilo que diz sobre a figura de Jesus não é digno do seu nível científico”, escreve Bento XVI, após o matemático italiano ter afirmado que sobre Cristo não se saberia nada, do ponto de vista histórico, recomendando ao seu interlocutor a leitura da obra de Martin Hengel (publicada em conjunto com Maria Schwemer), e…

Evangelho de hoje, 24 de setembro de 2013

Evangelho (Lc 8,19-21)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.
— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.

REFLEXÃO DO DIA

Imagem
Professor Valdeni Cruz
Mantenha-se sempre em seus objetivos. Não desista nunca daqueles sonhos que são possíveis de serem realizados, nem mesmo daqueles que aparentemente são impossíveis. Busque sempre o equilíbrio das emoções; leia um bom livro; escute uma boa música; assista um bom filme e observe mais o sorriso das crianças. Muitas vezes o simples fato de tomarmos uma atitude como estas mudam nossa história por completo. Lembre-se sempre de que Deus está no controle de tudo. Ele é o principal interessado em nossa felicidade. Saiba que Deus está olhando nossos passos, porém, ele deixa que a gente caminhe livremente. A interferência dele acontece quando nós pedimos ou quando ele mesmo toma a iniciativa de nos livrar de um mal maior ou de nos proporcionar uma benção inesperada. Sejamos gratos por tudo o que ele nos tem concedido. Lembre-se que, se estamos vivos, é por permissão dele. Nenhuma folha cai sem que Deus permita.  Paz e graça da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo…

RECURSO PARA AS PREFEITURA

AQUI VC VÊ A ENTREVISTA DA MINISTRA SOBRE ESTE AUXÍLIO FINANCEIRO AOS MUNICÍPIOS

FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECE NO SEU PAÍS




BOM DIA, MINISTRO - 19.09.13: No programa "Bom Dia, Ministro" desta quinta-feira (19), a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, detalhou os auxílios e recursos do governo federal que estão sendo destinados aos municípios. A primeira parcela do apoio financeiro de R$ 3 bilhões, anunciado em junho, foi depositada na conta das prefeituras na última semana. Segundo Ideli Salvatti, os recursos não têm vinculação orçamentária, ou seja, os prefeitos podem decidir onde vão aplicá-los. A ministra também falou sobre os investimentos para a saúde pelo programa "Mais Médicos"; para o "Minha Casa, Minha Vida" e para a compra de máquinas e equipamentos para estradas vicinais.
A ministra diz que este dinheiro deve ser aplicado onde o prefeito tiver mais dificuldades. Esta é uma ajuda que foi depositada na conta da p…

Receita atribui crescimento da arrecadação à lucratividade das empresas

Imagem
Brasília - A lucratividade das empresas foi a grande responsável pelo crescimento da arrecadação em agosto, informou o secretário adjunto da Receita Federal, Luiz Fernando Teixeira Nunes. A Receita anunciou hoje (23) que o governo federal arrecadou R$ 83,956 bilhões em impostos e contribuições em agosto, recorde para o período. Houve crescimento real de 2,68% em relação ao mesmo período de 2012, descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Segundo Nunes, o resultado mostra um cenário de recuperação da economia. Os tributos que mais refletem esse crescimento são o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). De acordo com o secretário adjunto, a estimativa mensal desses tributos, corrigida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), cresceu 18,81% entre janeiro e agosto de 2013 ante o mesmo período do ano passado. “Esse crescimento é forte e mostra um cenário de recuperação da economia. É o …

Evangelho de hoje, 23 de setembro de 2013

Evangelho (Lc 8,16-18)
— O Senhor esteja convosco. — Ele está no meio de nós. — Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas. — Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.
— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.