Postagens

Mostrando postagens de Julho 3, 2011

AMANDA GURGEL REJEITA PRÊMIO

Por que não aceitei o prêmio do PNBE


Oi,

Nesta segunda, o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE) vai entregar o prêmio “Brasileiros de Valor 2011″. O júri me escolheu, mas, depois de analisar um pouco, decidi recusar o prêmio.


Mandei essa carta aí embaixo para a organização, agradecendo e expondo os motivos pelos quais não iria receber a premiação. Minha luta é outra.


Espero que a carta sirva para debatermos a privatização do ensino e o papel de organizações e campanhas que se dizem “amigas da escola”.

Amanda


Natal, 02 de julho de 2011

Prezado júri do 19º Prêmio PNBE,

Recebi comunicado notificando que este júri decidiu conferir-me o prêmio de 2011 na categoria Educador de Valor, “pela relevante posição a favor da dignidade humana e o amor a educação”. A premiação é importante reconhecimento do movimento reivindicativo dos professores, de seu papel central no processo educativo e na vida de nosso país. A dramática situação na qual se encontra hoje a escola brasileira tem acar…

Ola!!

Como podemos perceber o tempo não pára. Mais um ministro caiu. E agora, o que podemos esperar? Ora é aguardar para ver mais um escândalo e mais gente safada indo para cadeia e saindo dela. Eita país de gente imoral. Já pensou se nós tivéssemos mais gente decente nesse país, como viveríamos bem melhor. Um país com tantas riquezas naturais. Por onde andarmos nesse país iremos encontrar belezas que só existem aqui. Deus caprichou conosco. Deu maior quantidade de recursos naturais, os melhores mares, as melhores floretas... Temos tudo. Porém, não temos a felicidade de dizermos que somos o povo mais feliz do mundo. Ainda temos milhares de pobres, analfabetos, sem moradia, sem saúde, saneamento básico..., Isso ainda envergonha a nossa história. Mas isso poderia ser bem diferente se tivéssemos pessoas comprometidas com a verdade, com o bem-estar de nosso povo. Entretanto, temos um bando de canalha de se aproveita da ignorância de um povo que de tão bom se torna tolo e manipulado pelos canalha…

DEUS NOS DÁ NOZES, MAS, NÃO AS QUEBRAM

O Senhor é meu Pastor, nada me faltará. Salmos 23:1 Tem muita gente esperando o bolo pronto. Gente que espera mais do que um milagre querem que o anjos virem contadores e resolvam a sua contabilidade pessoal que não fecha. Gastam mais do o que ganham e vivem endividados. Querem que os anjos virem médicos e curem aquela cirrose de anos de muito álcool ou um enfisema de anosde tabaco. As doenças crônicas de anos de má alimentação, as doenças nervosas de falta de amor próprio. O milagre está ai todos os dias, a disposição de quem quer mudar: É o sol que propicia o trabalho, a chuva que promove o arado, o mar que trás o cardume, o rio que se enche de peixe, a tecnologia que cria empregos, a própria vida que se renova, e diz de forma clara e concisa: Deus dá tudo o que você precisa! É tempo de motivação, de acreditar mais um você. Usar a energia da alma e do coração. Tempo de pegar as nozes e quebrá-las. Com os frutos fazer doces, bolos sorvetes. Tantas possibilidades para o milagre se estabelecer, p…

ABRAÇO ETERNO - UMA CANÇÃO BELÍSSIMA

Imagem
Amor tão grande, Amor tão forte, Amor suave, Amor sem fim.
Que a própria morte, transforma em vida
Abraço Eterno de Deus em mim,em mim

Nem as torrentes, das grandes águas conseguirão apagar esse amor
Pois suas chamas são fogo ardente, mais do que a morte, é tão forte esse amor.

Nem as torrentes, das grandes águas conseguirão apagar esse amor
Pois suas chamas são fogo ardente, mais do que a morte, é tão forte esse amor.

De abraço esmagante, de ausência torturante.
De noite e luz é feito esse amor!

De dor incomparável, consolo inestimável.
De vida e cruz é feito esse amor.

Nem as correntes, das grandes águas conseguirão apagar esse amor
Pois suas chamas são fogo ardente, mais do que a morte, é tão forte esse amor.

Nem as correntes, das grandes águas conseguirão apagar esse amor
Pois suas chamas são fogo ardente, mais do que a morte, é tão forte esse amor.

De abraço esmagante, de ausência torturante.
De noite e luz é feito esse amor!

De dor incomparável, consolo inestimável.
De vida e cr…

Nascimento não resiste a denúncias e deixa ministério

BRASÍLIA (Reuters) - Alfredo Nascimento não resistiu às denúncias envolvendo o Ministério dos Transportes e deixou o cargo nesta quarta-feira, tornando-se o segundo ministro a deixar o governo em pouco mais de seis meses de mandato da presidente Dilma Rousseff. Nota do Ministério dos Transportes afirma que Nascimento pediu demissão em "caráter irrevogável". "Nascimento também decidiu encaminhar requerimento à Procuradoria-Geral da República pedindo a abertura de investigação e autorizando a quebra dos seus sigilos bancário e fiscal", diz a nota. Nascimento virou alvo depois que reportagem da revista Veja desta semana apontou que dois assessores diretos do ministro, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o diretor-presidente da Valec, participariam de um esquema de propinas em obras federais do ministério. De acordo com a denúncia, o secretário-geral do PR, deputado Valdemar Costa Neto (SP), seria o responsável pelo esquema. N…

CHOMSKY E AS 10 ESTRATÉGIAS DE MANIPULAÇÃO MIDIÁTICA

O lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou a lista das “10 estratégias de manipulação” através da mídia: Noam Chomsky 1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais (citação do texto ‘Armas silenciosas para guerras tranqüilas’)”. 2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER …

VIVER É APRENDER A VIVER

Cada dia que vivemos aprendemos uma nova lição.

À noite, quando vamos dormir, não somos os mesmos que éramos pela manhã. Não se trata apenas do tempo que passa e da idade que aumenta. Trata-se de sutis transformações que, sem percebermos, vão modificando nosso jeito de encarar as coisas.Por isso, precisamos estar atentos para aprender. Nisto consiste a sabedoria: em aprender com a vida, todo dia. Sábio é o que aprende, como disse o nosso grande escritor Guimarães Rosa: "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende." .Fechados em nosso orgulho, resistimos à idéia de que temos muito que aprender. E à medida que ficamos mais velhos, mais auto-suficientes nos consideramos, pois existe a crença de que a sabedoria vem com a idade. Ora, isso é um engano. Com o tempo não ficamos sábios, ficamos velhos.A sabedoria só vem se estivermos atentos às experiências pelas quais passamos e delas retirarmos alguma lição. Experiência não é aquilo que acontece a alguém, mas aquilo…

LÍDERES DA PAZ

Imagem
Ao abrirmos , diariamente, os jornais nos deparamos com notícias sobre fatos violentos, próximos ou distantes de nós, que nos colocam em situação de impacto emocional pela gravidade do que é descrito. Muitas vezes, somos atingidos por um sentimento de indignação e por uma sensação de impotência, diante dos fenômenos que estamos presenciando . Tomamos conhecimento desses fatos não só ,através da mídia ,mas ,também na família ,em ambiente de trabalho e em rodas de amigos . Acompanhando a sensação de impotência que nos atinge aparece ,também , o questionamento sobre nossa responsabilidade frente a eles . Surge ,então , a pergunta : o que fazer ? Fica evidente que estamos vivendo em uma cultura de guerra e de violência .A dimensão cultural da violência ou seja, como criação humana, ligada ,portanto , ao ato de ensinar , aprender e educar ,abre caminhos que apontam para a possibilidade que temos de poder transformar esse cenário, abandonando o lugar de espectadores passivos da cruel realid…

Brasil sofre, vira sobre Cuba e vence na Liga Mundial

Imagem
Não foi nada fácil, mas a experiência da Seleção Brasileira falou mais alto. Na base do coração, o time conseguiu estrear com vitória na fase final da Liga Mundial. Em um complicadíssimo jogo contra os jovens de Cuba, o Brasil conseguiu uma reação espetacular após estar perdendo por 2 sets a 0, virou o placar e venceu por 3 sets a 2 (18-25, 21-25, 25-16, 30-28 e 15-12). O resultado deixa o Brasil na vice-liderança do Grupo, com dois pontos - a Rússia lidera com três, depois de vencer os Estados Unidos. Cuba tem um, e os americanos zero. E é justamente contra os Estados Unidos o segundo duelo do Brasil, nesta quinta-feira, às 8h30 (de Brasília); O JOGO Bernardinho surpreendeu na escalação do Brasil, ao colocar Marlon no lugar de Bruninho para iniciar o confronto. Porém, o levantador seria indiferente na parcial. A Seleção teve sua pior atuação até agora na Liga Mundial. A jovem equipe cubana, forçando o saque, complicou o passe brasileiro. Além disso, Leandro Vissotto, Dante e Rodrigão p…

Sonho de mundo melhor

Imagem
A imagem fala muito mais do que as palavras muitas vezes




As pessoas vivem protelando suas vidas, adiando ações e não tomam atitude alguma. Vê seu tempo precioso passar por entre os dedos, com monotonia e angústia, fazendo sempre as mesmas coisas, e não aprendendo nada. Entram em uma zona de conforto e se acomodam pelo medo de mudar, pelo medo de fracassar, sem saber que tomar tal atitude já está fracassando. Sonho com um mundo em que pra se ter valor não precisasse maltratar alguém;Sonho com um mundo em que não se precisasse humilhar ninguém para se sentir melhor;Sonho com um mundo em as pessoas fossem elas mesmas, e fossem reconhecidas por quem elas são e não pelo que elas têm;Sonho com um mundo que os seres humanos cultivassem e aprimorassem o lado bom das coisas e a arte de ser humano;Sonho com um mundo em que o ouvir fosse mais aplicado do que o falar;Sonho com um mundo em que as pessoas não tivessem medo de dizer a verdade, seja a verdade que agrade ou verdade que machuque e que at…

UM POUCO DE POESIA

Imagem
ISSO É MUITA SABEDORIA Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue;outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho...o de mais nada fazer.
Clarice Lispector

Dilma sanciona projeto 'gêmeo' do Brasil Sem Miséria

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta quarta-feira (6) projeto de lei que formaliza o Suas (Sistema Único de Assistência Social). O sistema já funciona desde 2005 a partir de uma resolução do Conselho Nacional de Assistência Social.
Segundo Dilma, o Suas e o Brasil Sem Miséria "são um a imagem do outro" e "um gêmeo do outro". Segundo o governo, a formalização do programa é muito importante para estabelecer responsabilidades entre União, Estados e municípios e dá mais segurança jurídica à entidades envolvidas no atendimento.
Ao assinar o projeto, a presidente disse que o Suas é mais um instrumento para ajudar a combater a extrema pobreza no país. Ela afirmou que o Suas será um importante parceiro para o programa Brasil Sem Miséria, vitrine social do governo.
"A nova lei do Suas chega em um momento propício pois ela será determinante para vencer o desafio de superação da miséria. Será fundamental para o Brasil Sem Miséria. Será responsável pelo acompanhamento…

CARTA ESCRITA EM RESPOSTA AO PREFEITO DO MUNICÍPIO QUANDO ME CHAMOU DE DOENTE EM DETERMINADA REUNIÃO

Essa matéria foi publicada no dia 6 de maio. Porém, muitas pessoas que ainda não tem facilidade com Mídia, me pediu para postá-la novamente. Portanto, ai está Saibam os leitores que isso aconteceu comigo e resolvi escrever essa carta. Todos poderão perceber que ela está desprovida de qualquer sentimento de raiva, mas que vem relatar qual tem sido a minha postura diante dos fatos que ocorrem todos os dias a nossa volta.   Professor VALDENI CRUZ


Na manhã dessa sexta-feira, fui dar aula normalmente na Escola Vicente Feijó de Melo, onde trabalho como professor concursado do município desde o ano de 2002. Durante todos esses anos sou professor e exerço minha profissão em sala de aula. Até hoje não tenho em lembrança de que alguém tenha me chamado de irresponsável, mentiroso, desonesto, traidor, mal pagador, preguiçoso e muito menos de doente, pelo menos diante das pessoas e nem que eu tenha sabido até hoje, dito por ai para eu soubesse da boca de alguém. Na realidade ainda não fiz um checape t…

SUS gastou mais de R$ 216 mil em atendimento de mortos em AL

José Árabes – Editor de Política, com TCU e agências O Sistema Único de Saúde (SUS) gastou mais de R$ 216 mil em Alagoas para custear internações hospitalares ou procedimentos médicos de alta complexidade de 100 pacientes que já estavam mortos antes da internação ou do tratamento, entre junho de 2007 e abril de 2010. A informação consta em acórdão do Tribunal de Contas da União referente a relatório de auditoria para fiscalizar irregularidades na aplicação de recursos do SUS transferidos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para fundos municipais de todo o país. Em todo o país, a auditoria de técnicos do TCU investigou 9 mil casos, que teriam causado um desfalque, no total, de R$ 14,4 milhões. Mas a auditoria só foi realizada, “in loco” – no local -, na secretarias de saúde de quatro municípios – Fortaleza (CE), Aparecida de Goiânia (GO), Belém (PA) e Campina Grande (PB) -, além da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco. O relator do processo no TCU foi o ministro José Jorge. Nos demais…

Patrimônio do filho de Alfredo Nascimento aumenta 86.500%

Mais caso de corrupção Ô Brasil até quando teremos que conviver com tudo isso?
O Ministério Público Federal Federal está investigando suposto enriquecimento ilícito de Gustavo Morais Pereira, arquiteto de 27 anos, filho do ministro dos Transportes, o potiguar Alfredo Nascimento. Dois anos após ser criada com um capital social de R$ 60 mil, a Forma Construções, uma das empresas de Gustavo, amealhou um patrimônio de mais de R$ 50 milhões, um crescimento de 86.500%. As investigações podem complicar ainda mais a situação do ministro, que, desde sábado, tem sido obrigado a se explicar sobre o suposto envolvimento de seus principais assessores com corrupção. A informação foi publicada na edição desta quarta-feira (6) do jornal O Globo.
As investigações começaram ano passado, a partir de um nebuloso negócio entre Pereira e a SC Carvalho Transportes e Construções, empresa beneficiária de recursos do Ministério dos Transportes. Em 2007, a SC Transportes repassou R$ 450 mil ao filho do ministro, c…