Postagens

Mostrando postagens de Abril 28, 2013

Comitê coloca Brasil em 10º em ranking mundial de violência contra jornalistas

Estadão Conteúdo
O Brasil caiu uma posição – de 11º para 10º – no ranking mundial de Impunidade preparado anualmente pelo Comitê de Proteção aos Jornalistas (CPJ). A informação foi divulgada em Nova York pelo CPJ, marcando o Dia Mundial de Liberdade de Imprensa. O cálculo leva em consideração o número de mortes de jornalistas provocadas por sua atividade em busca da informação e que não foram solucionados entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de dezembro de 2012 e o total da população. O País chegou a sair da lista da CPJ em 2010, mas voltou após o aumento do número de assassinatos de jornalistas e blogueiros, não acompanhado de processos e punições. Segundo o CPJ, citado pela a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), atualmente o Brasil tem nove casos não solucionados. Quatro jornalistas foram assassinados em 2012. Outro levantamento divulgado ontem, e que marca também o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi o relatório da Freedom House, um grupo independente intern…

Igreja Católica beatifica a primeira negra brasileira

Imagem
sábado, 04/05/2013 - 14:09
Tópicos: ,
CLÁUDIO HUMBERTO
Filha de escrava, Nhá Chica, Francisca de Paula de Jesus (1810-1895), será beatificada hoje em Baependi (MG). A mineira de São João del Rei é a primeira negra beata brasileira. Ela era leiga – não pertenceu a ordens religiosas. À Rádio Vaticano, o cardeal italiano Angelo Amato, prefeito da Congregação das Causas dos Santos e representante do papa Francisco na cerimônia, destacou valores de Nhá Chica, como a vida simples dedicada à caridade. “Nhá Chica viveu plenamente esses valores, deixando-os como herança para todos os brasileiros, mas também para toda a Igreja”, declarou. Analfabeta, a “santinha de Baependi” e “mãe dos pobres”, como foi chamada, nunca se casou. Aos dez anos, perdeu a mãe, também solteira, e cresceu com o irmão, dois anos mais velho. O irmão, Teotônio Pereira do Amaral, ficou rico. Nhá Chica, a herdeira dele, distribuiu tudo o que recebeu, como esmola, e ergueu uma…

DEMISSÕES EM PENTECOSTE

Professor Valdeni Cruz

Infelizmente as demissões é algo que não se deseja pra ninguém. Porém, mais cedo ou mais tarde isso iria acontecer. A folha da prefeitura não suporta tantos contratados. Uma atitude como estas é complicado para qualquer administrador. Como é do conhecimento da maioria, muitos foram foram colocados por força política e para aquele que toma esta atitude, é claro, não fica nada bem. Mas, alguém precisa tomar a atitude correta. 
Na realidade, muitos professores efetivos não estão em sala de aula. Outros estão dando aulas de reforço e outros estão em salas de leitura, etc. Precisa ser dito que cada vez que um professor efetivo não está em sala, outro precisa ser contratado para ir pro seu lugar. Isso significa dizer que os recursos do Fundeb se tornam insuficientes para pagar os professores ou dar um aumento melhor. São situações que vem acontecendo de muito tempo. O que acontece é que não fazem a coisa correta e ai chega uma hora que fica insustentável. O que não é co…

Evangelho de hoje, (João 14,6-14) Sexta-Feira, 3 de Maio de 2013

Ss. Filipe e Tiago, Apóstolos
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acre­ditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o qu…

Mercosul Economia do Mercosul, blocos econômicos, objetivos, dificuldades do Mercosul, comércio internacional, globalização, o Brasil e o Mercosul, países do Mercosul, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela

Imagem
Mapa do Mercosul (clique na imagem para ampliar)


Criação e países membros O Mercado Comum do Sul ( Mercosul ) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são os seguintes países: ArgentinaBrasilUruguai e Paraguai (suspenso temporariamente do bloco e função da deposição do ex-presidente Fernando Lugo em junho de 2012) e Venezuela. A suspensão do Paraguai irá até abril de 2013, quando ocorrerão eleições no país. Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, EquadorColômbiaPeru e Bolívia poderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao Mercosul. Etapas e avanços  No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre o…

HISTÓRIA E GEOGRAFIA - Blocos Econômicos

Introdução
Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial. Veremos abaixo uma relação dos principais blocos econômicos da atualidade e suas características.
UNIÃO EUROPEIA
A União Europeia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países : Alemanha, França, R…

Evangelho de hoje, (João 15,9-11) Quinta-Feira, 2 de Maio de 2013

Santo Atanásio
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

Leia a íntegra do pronunciamento da presidente: Queridas trabalhadoras e queridos trabalhadores, O Brasil passou a ser mais Brasil quando o brado por mais emprego, mais salário e mais comida deixou de ser um grito solitário dos trabalhadores para ser a voz e o compromisso de toda uma nação. É por isso que nós, brasileiras e brasileiros, estamos tendo, nos últimos anos, a alegria de comemorar o 1º de Maio com recordes sucessivos no emprego, na valorização do salário e nas conquistas sociais dos trabalhadores.
Neste 1º de Maio, o Brasil pode garantir outra vez a vocês que nada ameaça estas conquistas. Ao contrário, elas vão se ampliar ainda mais, beneficiando a todos vocês, sem exceção. O Brasil vai continuar usando instrumentos eficazes para ampliar o emprego, o salário e o poder de compra do trabalhador.
Mas, a partir de agora, vai privilegiar como nunca o instrumento que mais amplia o emprego e o salário: a educação. Para isso, várias medidas estão sendo executadas e outras estão em dis…

Instituto Centec oferece mais de 1000 vagas em cursos gratuitos no Interior

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e do Governo do Estado do Ceará  oferecerá em maio 1.195 vagas para cursos de formação inicial e continuada nas cidades de Acaraú, Beberibe, Brejo Santo, Canindé, Fortim, Granja, Iguatu, Ipu, Ipaumirim, Mauriti, Missão Velha, Pentecoste, Quixeré, Tabuleiro do Norte, Tauá e Viçosa do Ceará.  As capacitações são oferecidas nos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT) e nos Núcleos de Informação Tecnológica (NIT) – unidades do Instituto Centec no interior do Estado - e para se inscrever basta ser maior de 16 anos, alfabetizado e comparecer ao CVT ou NIT portando o RG.
Alguns dos cursos são: bombeiro hidráulico, eletricista predial, cabeleireiro, manicure e pedicure, fabricação de doces e salgados, empreendedorismo, gestão empresarial, assistente administrativo, contabilidade básica, informática, NR-10, Word, Excel, Power Point, webdesign e geoprocessamento.…

O DIA DO TRABALHO

Imagem
Professor Valdeni Cruz
Rede municipal de Ensino
Rede Estadual de Ensino
Diretor Sindical
Presidente do Conselho Municipal de  Educação
Vice-Presidente do Conselho da Merenda Escolar - CAE







O dia do trabalho está chegando. Primeiro de maio está marcado no calendário brasileiro como O DIA DO TRABALHO. É um dia para refletir sobre o próprio trabalho, naquele que trabalha, sobre os valores que giram em torno do trabalho.     O trabalho é algo pertinente ao homem, ou seja, está ligado ao esforço daquele que, no uso de suas forças mentais ou físicas, cria, inventa e constrói por meio de seus esforços um objeto. Esta data marca um momento para analisar o que representa o trabalho para nós e para a sociedade como um todo, na construção do mundo no qual estamos inseridos.     É necessário trabalhar. É por dele que o homem se torna útil a si mesmo e ao meio em que ele vive. É por meio dele que o homem adquire seu sustento, constrói seu patrimônio e melhora a sua própria e a vida de um povo, de uma …

Evangelho de hoje, (João 14,27-31a) Terça-Feira, 30 de Abril de 2013

5ª Semana da Páscoa
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor. 

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis.
30Já não falarei muito con­vosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reconhecendo os próprios pecados - PAPA FRANCISCO

Imagem
Francisco explicou que a capacidade de se vergonhar dos próprios pecados é uma virtude do humilde, uma virtude cristã e humana Da Redação, com Rádio Vaticano Papa enfatizou que, na confissão, Jesus não espera o ser humano para repreendê-lo, mas o aguarda com ternura para perdoá-lo. Foto: Rádio Vaticano/L’Osservatore Romano Vergonhar-se dos próprios pecados é a virtude do humilde que se prepara para acolher o perdão de Deus. Esta foi a reflexão que perpassou toda a homilia do Papa Francisco, na manhã desta segunda-feira, 29, na Capela da Casa Santa Marta. A Missa teve a participação de funcionários da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica e de algumas religiosas. Comentando a primeira Carta de São João, a qual diz que “Deus é luz e Nele não há trevas”, o Papa destacou que todos têm momentos de obscuridades na vida, mas isso não significa caminhar nas trevas. “Caminhar nas trevas significa estar satisfeito de si mesmo; estar convencido de que não precisa de salvação. Essas são as …

Evangelho de hoje, (João 14,21-26) Segunda-Feira, 29 de Abril de 2013

Santa Catarina de Sena — O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.