sábado, 22 de junho de 2013

DILMA ATIRA NO PRÓPRIO PÉ - APÓS DEPOIMENTO DE DILMA, MÉDICOS DE PERNAMBUCO PARAM AS ATIVIDADES

Os serviços eletivos e ambulatoriais nas esferas municipal, estadual e federal serão paralisados. Serviços de emergência e urgência serão mantidos

Pronunciamento-DilmaApós o anúncio em rede nacional da presidente Dilma Rousseff de que iria trazer milhares de médicos estrangeiros para atuar no Brasil, o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) anunciou uma paralisação das atividades para esta terça-feira (25). Cruzam os braços todos os médicos que atuam em serviços eletivos (ambulatórios e Saúde da Família) que atuam em unidades municipais, estaduais e federais. Os atendimentos em urgências e emergências, em hospitais e UPAs, serão mantidos.
Também será realizada uma assembleia às 14h no Memorial de Medicina, no bairro do Derby, área central do Recife, para discutir as próximas ações da mobilização. Essa assembleia já estava marcada para ocorrer com médicos da Prefeitura do Recife, mas foi estendida a toda a categoria.
De acordo com o diretor de comunicação do Simepe, a atitude da presidente Dilma atropelou uma negociação nacional que vinha sendo realizada com o Ministério da Saúde. Desde que o governo federal anunciou que traria médicos estrangeiros para atuar no Brasil sem a exigência do Revalida, um exame que testa os conhecimentos dos profissionais e concede-lhes o direito de atuar no País, que foi criado um grupo de trabalho para discutir o assunto. Este grupo é formado pelo Ministério da Saúde, Conselho Federal de Medicina (CFM), Federação Nacional dos Médicos (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB).
“Houve uma traição por parte do governo federal sobre esse grupo de trabalho. A presidente tomou uma decisão aleatória, sem sentido”, declarou Sílvio Rodrigues.
Fonte: Jornal do Commercio

sexta-feira, 21 de junho de 2013

PRONUNCIAMENTO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF SOBRE OS PROTESTOS DO POVO NAS RUAS DO BRASIL - COMENTÁRIOS E OBSERVAÇÕES!




A Presidenta Dilma Rousseff fez pronunciamento para todo o Brasil, na noite de 21/06/2013, em cadeia nacional, sobre a onda de protestos por todo o Brasil, que têm sido manchetes em jornais do mundo inteiro. MUITO IMPORTANTE A INICIATIVA DA PRESIDENTA, FAZIA-SE NECESSÁRIO UM PRONUNCIAMENTO DA MAIOR AUTORIDADE DO PAÍS. ELEITA DEMOCRATICAMENTE E GOZANDO DE ALTOS ÍNDICES DE APROVAÇÃO POPULAR. COM CERTEZA NÃO SERÁ O ÚLTIMO. POIS OS PROTESTOS DEVEM CONTINUAR. na noite de 20/06/2013, tinha escrito uma carta aberta à Presidenta, que pode ser conferida no seguinte link: (    http://valdecyalves.blogspot.com.br/2013/06/carta-aberta-presidenta-dilma-roussef.html) abaixo os principais pontos do pronunciamento comentados. 

A FORÇA E A ENERGIA DA DEMOCRACIA: A presidenta reconhece a força e a importância dos protestos como símbolo do exercício e do fortalecimento da democracia. Defendeu a livre manifestação, mas pediu para não haver violência. Reconhecendo que a maioria quase absoluta dos manifestantes protestam pacificamente.  Evitou generalização. Mostrando prudência a sabedoria. BOM QUE OS PROTESTOS CONTINUEM, SÓ COM PRESSÃO POPULAR A PRESIDENTA TERÁ FORÇA PARA ENFRENTAR OS CORRUPTOS DA BASE ALIADA, QUE TERÃO QUE ABRIR MÃO DE RECURSOS PÚBLICOS, QUE DEVEM SER UTILIZADOS PARA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES DO POVO EM FAIXAS, CARTAZES E PALAVRAS DE ORDEM CANTADAS NAS MANIFESTAÇÕES;

ESTÁ OUVINDO A VOZ DAS RUAS: deixou claro que aquilo que o povo reivindica, o que chamou de VOZ DAS RUAS está sendo ouvido. Ela está atenta. Mas o povo quer mais que ser ouvido. QUE AÇÃO IMEDIATA AO DISCURSO QUE MATERIALIZE O REIVINDICADO. Não pra hoje, mas pra ontem. Ação já!

FEZ QUESTÃO DE ESCLARECER QUE DA VOZ DAS RUAS O POVO PEDE:democracia, justiça social, fim da corrupção, qualidade do serviço público na educação, na saúde, no transporte, na segurança, reforma política, fortalecimento da participação popular... DEIXOU CLARO QUE TOMARÁ MEDIDAS, QUE CONVERSARÁ COM OS DEMAIS PODERES DA REPÚBLICA, todavia não disse quando. Deveria dizer quando e já ter marcado a data de um novo pronunciamento. Espera-se que não seja apenas um pronunciamento para desmobilizar o povo.

MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL DOS REPRESENTANTES: Fundamental. Precisa criar mais ferramentas de democracia direta, como o Recall, que permite o próprio povo cassar mandato, antes do seu fim, de políticos eleitos, que traiam o povo ou se corrompam. O veto popular. Importante também criar mecanismos de controle também dos representantes de associações civis, que traiam os objetivos no estatuto da entidade ou as utilize para interesse pessoal. NESSE CONTROLE CABE TIRAR DE VOTAÇÃO A PEC 37. A PRESIDENTA DILMA PODE TOMAR A FRENTE E ABORTAR TAL RETROCESSO.  Prometeu que a cidadania e o interesse público prevalecerão sobre o interesse econômico pelo lucro. Disse que a transparência seria total. SÓ A TRANSPARÊNCIA permitirá o recuo da corrupção.  MAS NÃO DISSE EXATAMENTE QUE MECANISMOS SERÃO CRIADOS, NEM A PARTIR DE QUANDO. Necessário um cronograma, presidenta. Com os atos e quando serão efetivados; 

A VIOLÊNCIA NAS MANIFESTAÇÕES: foi importante defender que os violentos são uma minoria. E SÃO!  Defendeu a manutenção da ordem. Então que a polícia quando for reagir à violência prenda só os mais radicais, em sua maioria mascarados. MAS A POLÍCIA ESTÁ UTILIZANDO TAL VIOLÊNCIA para atacar  todos, milhares. PARECE ATÉ QUE OS INFILTRADOS APENAS SÃO UTILIZADOS COMO SENHA PARA O ATAQUE AO MOVIMENTO PACÍFICO. Então que orientem a polícia a agir de forma correta! Sem tanta truculência;

INSTITUIÇÕES DEVEM MUDAR:  Partidos políticos, associações... precisam mudar.  Precisa também fortalecer o Ministério Público para investigar sobretudo a corrupção. Com mais verbas para contratar promotores e dar-lhes condições de trabalho. SE AS INSTITUIÇÕES E OS ELEITOS PARA REPRESENTAR NÃO MUDAREM, O PAÍS NÃO MUDARÁ;

CONVOCARÁ CHEFE DOS DEMAIS PODERES: JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO: Sem dúvida que muitos projetos de leis que estão parados, de interesse  público, poderão ser votados de forma emergencial. Como projetos contra o interesse público devem ser tirados da pauta de votação. Os ataques ao Congresso Nacional mostram o ódio do povo contra o Poder que representa a corrupção e a vergonha nacional. NINGUÉM PODE DEFENDER O SEU FIM. MAS É NECESSÁRIA  A MUDANÇA RADICAL. Sem dúvida que o povo também tem que votar melhor a partir do ano que vem.  MAS MUITO TEM QUE SER FEITO, sobretudo acabar com o toma lá da cá e com essas emendas de cada deputado. Milhões e milhões, muitas vezes desviados via falsas associações... Necessário tirar de votação a PEC 37, que acaba com o poder de investigação do Ministério Público; retirar projeto de lei que precariza direitos dos trabalhadores no setor privado. OS PREFEITOS DO BRASIL precisam mudar e muito. É preciso criar requisitos mais sérios para alguém ser vereador e filtrar melhor os corruptos que não podem receber autorização para candidaturas. Precisa a presidenta parar de mandar medidas provisórias e respeitar a autonomia do Poder Legislativo. O mesmo dever de não intervir na autonomia do Legislativo cabe a governadores e prefeitos de todo o Brasil.

Poder que está bem visto é o Poder Judiciário, sobretudo devido à atuação do STF, que inclusive está legislando, cobrindo omissão do Legislativo, como direito de greve, relações homoafetivas e tantas outras decisões, que denunciam o Congresso omisso, indiferente a questões de grande importância nacional.  Congresso Nacional é um paraíso de equívocos. realmente precisa mudar muito. Observe-se que em Brasília, ninguém atacou o STF. Seu presidente Joaquim Barbosa dispara nas pesquisas. O mesmo não se pode dizer do Poder Judiciário Estadual, que não tem estrutura, nem servidores, nem juízes suficientes.  Muita gente temendo o Ministro Joaquim Barrbosa, sobretudo os que estão mamando descaradamente nas tetas da máquina pública. MAS SERIA UMA GRANDE IRRESPONSABILIDADE SE O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA DEIXASSE A MAGISTRATURA ONDE BRILHA E PODE SER MUITO ÚTIL PARA O BRASIL E SE METER A CANDIDATAR-SE! Talvez muitos que defendem sua candidatura, na hora de votar, nem nele votassem. Há um certo modismo nisso! A verdade é que a bagunça é tão grande no país, que quando alguém cumpre seu dever, com seriedade e competência, todos desejam tal pessoa na presidência do Brasil.

A presidenta Dilma não disse quando seria a reunião com o Poder Legislativo e o Poder Judiciário. Deveria ser pra ontem. Muito ruim promessas que não tem data fixada para serem cumpridas. O POVO CONTINUARÁ INDO PARA AS RUAS. POIS ATÉ AGORA MUITAS, MUITAS PALAVRAS, SEM UM CRONOGRAMA CLARO DE AÇÃO.

Povo nas ruas de Fortaleza - quase 100.000 pessoas - segundo PRF - Os violentos não chegavam a 20 - A  voz do povo
(Foto: Mara Paula/Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)

O PLANO NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO:  A presidenta declarou que chamará governadores e prefeitos das principais cidades para debater esse plano. O MOMENTO MAIS ESPERADO POR TODOS, SOBRETUDO DOS QUE TÊM IDO ÀS RUAS PROTESTAR. Realmente, além de ser apenas promessa, prometeu-se muito pouco e ainda sem um cronograma. O reconhecimento do movimento, a visão de que é algo democrático, não demonstrar medo do povo nas ruas, mostrou a experiência da presidenta com lutas populares. MAS FRUSTOU TODAS AS EXPECTATIVAS. NÃO DISSE EXATAMENTE O QUE FARÁ, NEM QUANDO, TAMPOUCO COMEÇARÁ SUA EXECUÇÃO. Creio que entre os que protestam, a frustração é total.

100% DOS ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO: Sem dúvida uma promessa importante. MAS O PETRÓLEO AINDA ESTÁ NAS PROFUNDEZAS DA TERRA E O POVO QUER QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DESDE JÁ. PRA HOJE. NÃO PRA DEPOIS DE AMANHÃ; Necessário fazer auditoria  no uso das verbas do FUNDEB que estão sendo descaradamente desviadas por prefeitos de todos os partidos. Necessário  que a presidenta cumpra o que disse no seu discurso de posse, que iria valorizar o professor, principal ferramenta da educação do Brasil. ENTÃO QUE TRATE DE IMEDIATAMENTE AGIR PARA IMPLEMENTAÇÃO DE 1/3 EXTRACLASSE, QUE ESTÁ SENDO VIOLADO DE FORMA ACINTOSA; QUE TRATE DE ORDENAR AO MEC QUE PARE DE CRIAR PISO PIRATA VIOLANDO A LEI DO PISO E SE FOR PARA CRIAR PISO QUE FAÇA COMO MANDA A LEI DO PISO EM SEU ARTIGO 5º, E DE FORMA TEMPESTIVA; QUE RETIRE DE VOTAÇÃO O PL 3776/2008, que acaba com o reajuste digno do piso do professor; QUE ACOMPANHA A IMPLEMENTAÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO EM TODOS OS ESTADOS E MUNICÍPIOS,  JÁ RUINS E PIORADOS A CADA ANO.  

Presidenta, não adianta me prometer o melhor prato daqui a um ano, se estou com fome agora e janto até rapadura com tapioca. É PRECISO DIZER O QUE VAI SER FEITO NO PRESENTE. NOS PRÓXIMOS 30 DIAS PELA EDUCAÇÃO. Presidenta, creia,o povo está com os professores. Basta ver o escandalosa caso de Juazeiro do Norte, onde o prefeito reduziu salário de professores e aumentou a jornada de trabalho. QUE SE DIGA O QUE SERÁ FEITO HOJE E AMANHÃ, NA SEMANA QUE VEM. Discursos e ação imediata!  LEMBRE-SE, O ANO QUE VEM TEM ELEIÇÃO! E QUEM ELEGE É O POVO!

RECEBERÁ LÍDERES DOS QUE PROTESTAM - PARTIDOS E MEMBROS DAS ASSOCIAÇÕES: Mais do que ouvir líderes, Presidenta, basta ler o que o povo pede nos protestos. Ouça-os. MAS COMO JÁ FOI DECLARADO  QUE ESTÃO OUVINDO A VOZ DAS RUAS. Cumpra o que pede a  voz das ruas, que é a ordem do povo. E diga aos líderes que sejam fieis aos interesses dos representados. POIS SE A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA ESTÁ EM CRISE, uma das causas é o desvirtuamento dos partidos, da  maioria das associações e de suas lideranças.

SAÚDE - TRAZENDO MÉDICOS DE OUTROS PAÍSES: Resumiu saúde a trazer médicos de outros países. O que é muito pouco. Necessário mais hospitais, condições adequadas de trabalho para os profissionais da saúde, talvez criar piso nacional para  os servidores da saúde, a exemplo do que se criou para os professores. RECONHECEU AS DEFICIÊNCIAS DA POLITICA PÚBLICA PARA SAÚDE. Mas mesmo o prometido foi pouco e insuficiente.

GASTOS COM A COPA: A presidenta declarou que as verbas gastas com a COPA não sairão do orçamento público. Mas serão pagos pelo setor privado. Seria importante propor prestação de contas em audiência pública no Congresso Nacional e com a presença do Ministério Público Federal. Transmitido em cadeia nacional para todo o Brasil. Uma boa notícia, que precisa ser explicada e demonstrada com total transparência.

CONCLUSÃO:  O que houve de mais positivo foi conhecer-se o que pensa o Estado, o Poder Público, alvo dos protestos e de todas as reivindicações. VISTO QUE A POPULAÇÃO IDENTIFICA A UNIÃO E SUA PRESIDENTA COMO A CHEFE DE TODOS OS DEMAIS PODERES.  Embora os protestos sejam para todos os representantes políticos eleitos pelo povo no Brasil e contra a cultura de gestão pública vigente. MUITA PROMESSA E NENHUM CRONOGRAMA DE AÇÃO.  NÃO SE FALOU EM VOLUME DE RECURSOS QUE SERÃO GASTOS. Sobre segurança pública se falou muito pouco. 

A posição da presidenta é um balde de água fria em qualquer membro golpista da direita que acharia que ela teria medo e sucumbiria. O QUE SERIA RUIM PARA DEMOCRACIA. Até porque o povo não pede a volta da maldita direita, nem de qualquer ditadura. As palavras da presidenta Dilma foram também um balde de água fria  nos falsos esquerdistas, que estão praticando terrorismo, temendo o povo na rua, temendo a democracia, falando em golpe... tudo para ter o povo na mão, para tirar o povo das ruas, tudo para manter-se em seus cargos, com suas vantagens, mamando nas tetas do Estado,  traficando influência, com discurso de esquerda, muitos deles tão corruptos quanto os piores corruptos da direita.  A PRESIDENTA RECONHECE OS PROTESTOS, SUAS REIVINDICAÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA. DEFININDO-OS COMO A VOZ DO POVO, A VOZ DAS RUAS! MUITO BEM, PRESIDENTA!

FICA A LIÇÃO QUE O POVO REALMENTE TEM O PODER, É O PODER E QUE DIZ COMO O PODER TEM QUE SER EXERCIDO. O povo aprendeu que pode pautar a agenda de sua presidenta. POR ISSO QUE OS PROTESTOS DEVEM CONTINUAR ATÉ TER UM CRONOGRAMA DE AÇÕES QUE CONFIRMEM O DISCURSO E AS PROMESSAS, INSUFICIENTES, MAS MELHOR QUE NADA!  DEPOIS VOLTARÁ AS RUAS PARA FISCALIZAR!  O POVO DEVE VOLTAR ÀS RUAS! POIS AS RUAS SÃO HOJE A MAIOR TRIBUNA DO BRASIL E LOCAL DO EXERCÍCIO DA MAIOR PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DIRETA.  NÃO SE PODENDO ESQUECER DO QUE ESTÁ NO PARÁGRAFO ÚNICO DO ARTIGO 1º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL:


Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Fonte: de total competência de Dr. Valdecy, Advogado sindical

Cid Gomes defende manifestações e diz que “o povo aprendeu” que é possível fazer mais


Atualizado em: 21/06/2013 - 3:15 pm

Cid Gomes defende manifestações e diz que "o povo aprendeu" que é possível fazer mais
Cid Gomes defende manifestações e diz que “o povo aprendeu” que é possível fazer mais
O governador Cid Gomes defendeu as manifestações populares promovidas nos últimos dias, em diferentes estados brasileiros e propôs a elaboração de uma matriz de responsabilidade, nos moldes da apresentada para a Copa do Mundo, para ações nas diversas áreas de governo.“Eu arrisco aí uma opinião. Eu acho que os brasileiros, meio que na emoção e no instinto, perceberam que quando a gente quer, quando a gente se organiza e planeja, a gente consegue realizar aquilo que a gente idealizou e a Copa do Mundo é meio que uma referência disso”, enfatizou.
 As declarações foram feitas durante evento de divulgação do PAIC, no Centro de Feiras e Eventos, nesta sexta-feira (21).
O povo aprendeu
Para o governador, a construção de estádios e das obras de mobilidade urbana mostraram ao país que é possível promover grandes transformações quando os gestores trabalham com foco e planejamento. Cid disse que “o povo aprendeu” e agora cobra que esse planejamento seja utilizado em outras áreas, sobretudo, na Saúde e na Educação.
“O que eles [os manifestantes] estão dizendo aí é que se os governos e as prefeituras tiveram capacidade de fazer os estádios, porque que a gente não melhora a educação, a saúde, a segurança pública? Essa energia toda, não tem nada mais valioso no sentido de desejável. E é importante que nós educadores e homens públicos compreendamos que é nosso papel ajudar no sentido de que essa energia encontre um rumo e qual vai ser o nosso objetivo”, disse.
Dilma
O governador também revelou ter conversado por telefone com a presidente Dilma Rousseff, na quinta-feira (21), sobre a onda de protestos no Brasil. Aos jornalistas, Cid disse que Dilma estava em estado de “perplexidade”. Ele ainda afirmou ter sugerido à presidente da República, que convoque uma reunião com prefeitos e governadores com o objetivo de canalizar a energia das ruas para um projeto de transformação do país.
Chamamento
Antes, em discurso para a plateia de professores da rede pública estadual, Cid Gomes conclamou os educadores a ajudarem na mobilização que a sociedade cobra, através das manifestações, conversando com alunos e promovendo o debate em escolas e sindicatos.“Ajudem, conversem com seus alunos e vamos procurar ver se a gente faz desse limão uma limonada. Vamos ver se a gente reúne grupos nas escolas para melhorar a educação; nas universidades, pra ver como a gente supera o desafio da saúde. Vamos conversar com as pessoas que estão angustiadas com questão da insegurança, sobre como a gente melhora a Segurança. Vamos fazer isso de forma organizada e planejada para que a gente crie, no mais breve espaço de tempo, aproveitando toda essa motivação, a matriz da responsabilidade do Brasil do Futuro que nos queremos.”, defendeu.
Responsabilidade
Cid ainda disse avaliar que “paixão que a gente tem pelo futebol e pela vontade de se mostrar ao mundo com uma uma nação desenvolvida”, a maior parte dos brasileiros não é contra a Copa das Confederações.
Vandalismo
Sobre as ações de vandalismo registradas durante as manifestações, Cid Gomes disse que apenas um pequeno grupo está à frente de uma postura mais radical e que o próprio movimento vai tratar de depurar e separa o joio do trigo. Então vamos juntos para que todos, que temos responsabilidade de liderar, não permitamos que esse movimento possa descambar para o vandalismo e para a destruição do patrimônio público, porque é um patrimônio nosso construído com nosso suor”, conclamou.

http://www.politicacomk.com.br

OLHA O CID SE MANIFESTANDO POLITICAMENTE SOBRE AS MANIFESTAÇÕES

Ceará
Atualizado em: 21/06/2013 - 2:02 pm

Cid e Roberto Cláudio aparecem de surpresa em reunião de manifestantes com presidente da AL
Cid e Roberto Cláudio aparecem de surpresa em reunião de manifestantes com presidente da AL
O governador Cid Gomes e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, apareceram sem avisar à reunião de representantes dos movimentos que tem promovido protestos em Fortaleza nos últimos dias. A reunião marcada com o presidente da Casa, deputado José Albuquerque (PSB), já durava três horas, quando Cid e RC apareceram.
Postas fechadas
Nove representantes, escolhidos durante o protesto de quinta-feira (21) na Assembleia Legislativa, foram a Assembleia Legislativa para a reunião com José Albuquerque. A imprensa foi proibida de acompanhar o encontro.
Secretários
Também estão presentes, os secretários municipais Ivo Gomes (Educação ) e João Pupo (Conservação e Serviços Públicos).
Reivindicações
Os manifestantes apresentaram pautas. Entre as reivindicações estão: o incremento da frota de ônibus em Fortaleza; melhorias no servido público oferecido à população, sobretudo nas áreas de saúde, educação e segurança; contrução de novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); e respeito ao Piso Nacional do Magistério.

DISCURSO DE DILMA ROUSEFF SOBRA MANIFESTAÇÕES - 21 DE JUNHO DE 2013

Confira na íntegra o discurso de Dilma:

Minhas amigas e meus amigos,

Todos nós, brasileiras e brasileiros, estamos acompanhando, com muita atenção, as manifestações que ocorrem no país. Elas mostram a força de nossa democracia e o desejo da juventude de fazer o Brasil avançar.

Se aproveitarmos bem o impulso desta nova energia política, poderemos fazer, melhor e mais rápido, muita coisa que o Brasil ainda não conseguiu realizar por causa de limitações políticas e econômicas. Mas, se deixarmos que a violência nos faça perder o rumo, estaremos não apenas desperdiçando uma grande oportunidade histórica, como também correndo o risco de colocar muita coisa a perder.

Como presidenta, eu tenho a obrigação tanto de ouvir a voz das ruas, como dialogar com todos os segmentos, mas tudo dentro dos primados da lei e da ordem, indispensáveis para a democracia.

O Brasil lutou muito para se tornar um país democrático. E também está lutando muito para se tornar um país mais justo. Não foi fácil chegar onde chegamos, como também não é fácil chegar onde desejam muitos dos que foram às ruas. Só tornaremos isso realidade se fortalecermos a democracia – o poder cidadão e os poderes da República.

Os manifestantes têm o direito e a liberdade de questionar e criticar tudo, de propor e exigir mudanças, de lutar por mais qualidade de vida, de defender com paixão suas ideias e propostas, mas precisam fazer isso de forma pacífica e ordeira.

O governo e a sociedade não podem aceitar que uma minoria violenta e autoritária destrua o patrimônio público e privado, ataque templos, incendeie carros, apedreje ônibus e tente levar o caos aos nossos principais centros urbanos. Essa violência, promovida por uma pequena minoria, não pode manchar um movimento pacífico e democrático. Não podemos conviver com essa violência que envergonha o Brasil. Todas as instituições e os órgãos da Segurança Pública têm o dever de coibir, dentro dos limites da lei, toda forma de violência e vandalismo.

Com equilíbrio e serenidade, porém, com firmeza, vamos continuar garantindo o direito e a liberdade de todos. Asseguro a vocês: vamos manter a ordem.

Brasileiras e brasileiros,

As manifestações dessa semana trouxeram importantes lições: as tarifas baixaram e as pautas dos manifestantes ganharam prioridade nacional. Temos que aproveitar o vigor destas manifestações para produzir mais mudanças, mudanças que beneficiem o conjunto da população brasileira.

A minha geração lutou muito para que a voz das ruas fosse ouvida. Muitos foram perseguidos, torturados e morreram por isso. A voz das ruas precisa ser ouvida e respeitada, e ela não pode ser confundida com o barulho e a truculência de alguns arruaceiros.

Sou a presidenta de todos os brasileiros, dos que se manifestam e dos que não se manifestam. A mensagem direta das ruas é pacífica e democrática.

Ela reivindica um combate sistemático à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Todos me conhecem. Disso eu não abro mão.

Esta mensagem exige serviços públicos de mais qualidade. Ela quer escolas de qualidade; ela quer atendimento de saúde de qualidade; ela quer um transporte público melhor e a preço justo; ela quer mais segurança. Ela quer mais. E para dar mais, as instituições e os governos devem mudar.

Irei conversar, nos próximos dias, com os chefes dos outros poderes para somarmos esforços. Vou convidar os governadores e os prefeitos das principais cidades do país para um grande pacto em torno da melhoria dos serviços públicos.

O foco será: primeiro, a elaboração do Plano Nacional de Mobilidade Urbana, que privilegie o transporte coletivo. Segundo, a destinação de cem por cento dos recursos do petróleo para a educação. Terceiro, trazer de imediato milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Anuncio que vou receber os líderes das manifestações pacíficas, os representantes das organizações de jovens, das entidades sindicais, dos movimentos de trabalhadores, das associações populares. Precisamos de suas contribuições, reflexões e experiências, de sua energia e criatividade, de sua aposta no futuro e de sua capacidade de questionar erros do passado e do presente.

Brasileiras e brasileiros,

Precisamos oxigenar o nosso sistema político. Encontrar mecanismos que tornem nossas instituições mais transparentes, mais resistentes aos malfeitos e, acima de tudo, mais permeáveis à influência da sociedade. É a cidadania, e não o poder econômico, quem deve ser ouvido em primeiro lugar.

Quero contribuir para a construção de uma ampla e profunda reforma política, que amplie a participação popular. É um equívoco achar que qualquer país possa prescindir de partidos e, sobretudo, do voto popular, base de qualquer processo democrático. Temos de fazer um esforço para que o cidadão tenha mecanismos de controle mais abrangentes sobre os seus representantes.

Precisamos muito, mas muito mesmo, de formas mais eficazes de combate à corrupção. A Lei de Acesso à Informação, sancionada no meu governo, deve ser ampliada para todos os poderes da República e instâncias federativas. Ela é um poderoso instrumento do cidadão para fiscalizar o uso correto do dinheiro público. Aliás, a melhor forma de combater a corrupção é com transparência e rigor.

Em relação à Copa, quero esclarecer que o dinheiro do governo federal, gasto com as arenas é fruto de financiamento que será devidamente pago pelas empresas e os governos que estão explorando estes estádios. Jamais permitiria que esses recursos saíssem do orçamento público federal, prejudicando setores prioritários como a Saúde e a Educação.

Na realidade, nós ampliamos bastante os gastos com Saúde e Educação, e vamos ampliar cada vez mais. Confio que o Congresso Nacional aprovará o projeto que apresentei para que todos os royalties do petróleo sejam gastos exclusivamente com a Educação.

Não posso deixar de mencionar um tema muito importante, que tem a ver com a nossa alma e o nosso jeito de ser. O Brasil, único país que participou de todas as Copas, cinco vezes campeão mundial, sempre foi muito bem recebido em toda parte. Precisamos dar aos nossos povos irmãos a mesma acolhida generosa que recebemos deles. Respeito, carinho e alegria, é assim que devemos tratar os nossos hóspedes. O futebol e o esporte são símbolos de paz e convivência pacífica entre os povos. O Brasil merece e vai fazer uma grande Copa.

Minhas amigas e meus amigos,

Eu quero repetir que o meu governo está ouvindo as vozes democráticas que pedem mudança. Eu quero dizer a vocês que foram pacificamente às ruas: eu estou ouvindo vocês! E não vou transigir com a violência e a arruaça.


Será sempre em paz, com liberdade e democracia que vamos continuar construindo juntos este nosso grande país.

MANIFESTAÇÃO NESTE SÁBADO, 22 DE JUNHO DE 2013 EM PENTECOSTE

Atenção manifestantes de Pentecoste e de todo o Brasil!!!!

Nossa pauta de reivindicação é extensa.

ü Queremos uma educação melhor
ü Queremos segurança de verdade
ü Queremos melhores salários
ü Queremos mais cultura
ü Queremos mais cuidado com o meio ambiente
ü Queremos mais atenção aos pobres, aos desempregados, aos sem teto, sem terra, sem tudo
ü Queremos que políticos corruptos sejam punidos exemplarmente, devolvendo o dinheiro que roubaram e que fiquem fora da política em definitivo
ü Queremos leis duras para traficantes, e para os que praticam crimes hediondos e outros crimes de natureza grave, incluindo os crimes de natureza
ü Queremos que os salários dos políticos sejam diminuídos e que percam todas as regalias e o chamado fórum privilegiado
ü Queremos uma justiça que funcione de verdade, tanto para pobres quanto para ricos
ü Queremos esporte para as nossas crianças e jovens
ü Queremos Escolas de qualidade
ü Queremos Hospitais e saúde de qualidade
ü Queremos fazer parte das decisões do país
ü Queremos reforma política já
ü Queremos reforma tributarias
ü Queremos que discutam a questão do financiamento de campanha
ü Queremos que melhore o salário mínimo
ü Queremos que melhore os transportes urbanos
ü Queremos um projeto de governos sério
ü Queremos respeito
ü Queremos governo sério
ü Queremos que este país ande
Esta é nossa pauta de reivindicação para nossa cidade, pois as dores do Brasil também são as nossas dores



Como Pentecoste faz parte do Brasil, queremos tudo isso pra cá também

Participe da grande manifestação de Pentecoste neste sábado, a partir da 18 horas. A concentração começa na Praça da Matriz

Liturgia de hoje, 21 de junho de 2013

Evangelho (Mt 6,19-23)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19 “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20 Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21 Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22 O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23 Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO QUE ESTÁ INDO ÀS RUAS DO BRASIL EXERCER SUA CIDADANIA CONTRA TODA BANDALHEIRA

CARTA ABERTA AO POVO BRASILEIRO QUE ESTÁ INDO ÀS RUAS DO BRASIL EXERCER SUA CIDADANIA CONTRA TODA BANDALHEIRA - SERVE PARA OS QUE NÃO ESTÃO ENTENDENDO NADA - PARA OS QUE AINDA NÃO ESTÃO PARTICIPANDO - SERVE TAMBÉM PARA OS TRAIDORES DO POVO QUE ESTÃO ATURDIDOS! O RECADO POPULAR ESTÁ DADO! VIVEMOS UMA REVOLUÇÃO! O PODER É DO POVO– O POVO DÁ – TIRA E DIZ COMO DEVE SER EXERCIDO O PODER! O BRASIL NUNCA MAIS SERÁ O MESMO!

  
É preciso ser muito alienado ou mentiroso para negar que o povo do Brasil está ocupando as ruas  todo o país em protesto. E CONTINUARÁ OCUPANDO AS RUAS. CADA VEZ MAIS VEZES COM CADA VEZ MAIS GENTE.  Chama atenção o fato da convocação ser via internet, a perda do poder manipulativo da grande mídia e de sua credibilidade. É uma novidade os manifestantes proibirem bandeiras de partidos, TODOS VISTOS COMO TRAIDORES. Mas o que está acontecendo e que futuro será forjado após tais movimentos??? E MAIS MANIFESTOS ESTÃO MARCADOS NAS CAPITAIS DE TODO O PAÍS... SOBRETUDO ONDE ESTÃO ACONTECENDO OS JOGOS DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES, Fortaleza é uma delas! Terá manifesto no Castelão na quarta- dia 19/06/2013, com milhares de pessoas confirmando sua participação.
Importante destacar que no Ocidente, há grandes marcos históricos que servem para explicar esse processo de luta popular que ocorre no Brasil. A REVOLUÇÃO FRANCESA É UM DOS MAIS IMPORTANTES. Quando finalmente o povo tomou o poder, a partir de então, todo país que adota uma Constituição, espécie de tratado de princípios que sustentam um país, embasado no poder do povo. Após a Revolução Francesa, para fortalecer a democracia, o Poder Monárquico Absolutista foi extinto e dividido em 03 Poderes: Executivo (Presidentes - Governadores - Prefeitos) Legislativo ( Senadores - Deputados - Vereadores ) Judiciário (Juízes).   Período em que nasceu a DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, em que se  elege membros do Poder Executivo e do Poder Legislativo para governar e fazer leis em nome do povo e para cumprir os deveres do Estado, do País, que estão também na Constituição. E está na Constituição Brasileira, no parágrafo único do seu artigo 1º, quem tem o poder, como o poder é dado por algum tempo e como o poder deve ser exercido:

Art. 1º - Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

O PODER É DO POVO! DEVE SER EXERCIDO PELOS SEUS REPRESENTANTES! MAS O POVO TAMBÉM PODE EXERCÊ-LO DE FORMA DIRETA. O BRASIL ADOTOU A DEMOCRACIA REPRESENTATIVA E A DEMOCRACIA TAMBÉM DIRETA. ESTÁ NAS RUAS É UMA FORMA DE RETOMADA DE PODER! É EXERCÍCIO DE DEMOCRACIA DIRETA! O POVO NAS RUAS REPRESENTA FORTALECIMENTO DE DEMOCRACIA E UM PUXÃO DE ORELHA NOS ELEITOS SEJAM DE PARTIDOS - SEJAM DE ASSOCIAÇÕES CIVIS - QUE VOTADOS PELO POVO - ESTÃO FAZENDO TODO O CONTRÁRIO DO QUE DEVERIAM FAZER.

O povo escreveu em cartazes e faixas nos protestos:  - O gigante acordou!      - Chega!     -  Basta!  Não à PEC 37!    - Queremos Paz!   Um filho Teu na foge à luta!     - Mais amor e menos violência!   Abaixo os corruptos!     - Fora partidos!  Rebeldia! Não à repressão! - A rua é a maior arquibancada desse país!    - Quando seu filho adoecer leve ao Estádio! 
Outro marco no Ocidente foi a REVOLUÇÃO RUSSA. Cuja maior virtude são os direitos sociais, parte deles no artigo 6º da Constituição (educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados ). Assim, juntando-se na Constituição Brasileira os direitos civis, políticos, econômicos, culturais e sociais. Com base nisso FOI EMBASADO E FUNDAMENTADO A RAZÃO DE SER DO ESTADO BRASILEIRO,  pra que serve, qual sua essência, merecendo destaque, sobretudo os 05 primeiros artigos da Constituição Federal, mas que são valores daquelas citadas revoluções:  Construir uma sociedade justa, humana, solidária, sem miséria, sem discriminação, sem marginalização, democrática, pluralista, ética, garantindo-se o direito à vida, à segurança, à educação, à saúde, à cultura, Meio ambiente sadio... Tudo levando à garantia do mínimo existencial de cada cidadão e cidadã, redundando na efetivação da dignidade da pessoa humana.  OBJETIVOS TRAÍDOS  PELO PERSONALISMO, PELA CORRUPÇÃO DOS PODERES, POR SUA UNIÃO PARA ABUSAR DO POVO E DOS SEUS DIREITOS.

ESSA TRAIÇÃO É A CAUSA DO POVO ESTAR NAS RUAS PROTESTANDO E SEM QUERER PRESENÇA DE PARTIDOS - O QUE É GRAVE E UM PARADOXO! AQUELES DO POVO QUE AINDA NÃO FORAM ÀS RUAS TÊM AGORA OS FATOS CLAROS - PRECISAM IR À RUA TAMBÉM - ESSE POVO TEM QUE DEMONSTRAR SEUS DESCONTENTAMENTO E DIZER PARA SEUS PROCURADORES (EXECUTIVO - LEGISLATIVO) E AOS SEUS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO - QUE BASTA - CHEGA! NÃO SE AGUENTA MAIS FAZEREM TODO O OPOSTO DO QUE DEVERIAM FAZER! NÃO FOI PARA PRÁTICA DE ABUSOS QUE RECEBERAM O PODER DESSE MESMO POVO POR ALGUM TEMPO! É CHEGADA A HORA DE UMA NOVA ERA - PELO MENOS CUMPRAM E HONREM A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA! CUJOS PRINCÍPIOS MAIS IMPORTANTES SÃO DERIVADOS DAS PRINCIPAIS REVOLUÇÕES OCORRIDAS NO MUNDO NOS ÚLTIMOS 1.000 ANOS!
Em qualquer manifesto, em qualquer ato público, onde quer que exista democracia e uma constituição democrática, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO E DE MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO são os elos de ligação entre as pessoas, para o debate político. São fundamentais para provocarem o exercício da cidadania, ou mesmo no deflagrar de revoluções. A GRANDE MÍDIA NACIONAL (jornais, rádios, tv´s ) em mãos de políticos e empresários não tem mostrado a verdade como deveria, não tem oferecido nem respeito o direito à plena e ética informação, que é informação de qualidade para cidadania.

MAS NÃO FAZEM FALTA. A internet serviu de meio para liberdade de expressão, para garantir o direito à informação, as redes sociais, os blogs. A INTERNET É POR ONDE SE CONVOCAM OS MOVIMENTOS, A REVOLUÇÃO NO CIBERESPAÇO. NÃO SÓ INFORMANDO A VERDADE REAL COMO DESMASCARANDO A GRANDE MÍDIA E OS FALSOS REPRESENTANTES DO POVO, sejam em partidos, sejam em associações...cuja conduta imoral, ilegal, corrupto e muitas vezes criminosas são as causas da revolta. E assim, o Brasil é destaque no mundo inteiro, sem dúvida ama o futebol, mas antes do lazer quer justiça social. A ÁGORA AGORA É A INTERNET! E O ESPAÇO PÚBLICO TODO O PLANETA TERRA, QUE CABE NUM COMPUTADOR! UMA SALA GLOBAL!

...ENQUANTO ISSO O CRIME ORGANIZADO AVANÇA OCUPANDO CARGOS REPRESENTATIVOS; ENQUANTO ISSO HÁ EMENDAS À CONSTITUIÇÃO COMO A PEC 37 TIRANDO O PODER DO MINISTÉRIO PÚBLICO INVESTIGAR OS LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO; ENQUANTO ISSO AS PESSOAS MORREM NOS CORREDORES DOS HOSPITAIS POR FALTA DE LEITOS E DE MÉDICOS; ENQUANTO ISSO AS PESSOAS SÃO ASSASSINADAS NOS SINAIS POR FALTA DE SEGURANÇA; ENQUANTO ISSO O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO É ROUBADO, OS PROFESSORES TÊM SALÁRIOS REDUZIDOS E CARGA DE TRABALHO AUMENTADA...  EU QUERO A COPA, MAS ANTES DE TUDO JUSTIÇA SOCIAL... VAI SOBRAR DINHEIRO! SE ZERAR A CORRUPÇÃO... O ESTADO BRASILEIRO NÃO PERDERÁ SUA ESSÊNCIA! SE ZELAR PELA MATERIALIZAÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL TODOS ESTARÃO SATISFEITOS...

O POVO NAS RUAS É FORTALECIMENTO DE DEMOCRACIA ... É A MAIS RADICAL FORMA DE CIDADANIA... O recado está dado e o Brasil nunca mais será o mesmo doravante! Somos a terra do Samba, do Futebol, das Florestas, de belas praias, das mais belas mulheres do mundo, terra ensolarada pelo ouro do sol e de um luar sem igual lá no sertão..., mas antes de tudo de um povo que ANSEIA E QUER JUSTIÇA SOCIAL! UM POVO CONSCIENTE! QUE SABE QUE TEM O PODER! UM POVO QUE SABE O QUE É DEMOCRACIA, QUE É A BASE DELA E QUE DIZ COMO DEVE SER EXERCIDO O PODER DADO... EXERCÍCIO DE PODER QUE FOI TRAÍDO E É BASE DE TODOS OS PROTESTOS QUE ESTÃO  OCORRENDO E QUE OCORRERÃO... O QUE JÁ SE VIU ATÉ AGORA SÃO APENAS ALGUNS PASSOS DA CAMINHADA DEMOCRÁTICA DE QUEM MANDA E É FONTE DE TODO O PODER! QUEM VIVER VERÁ!


JOGO DA SELEÇÃO PODE SER IMPEDIDO POR MULTIDÃO EM PROTESTO - FORTALEZA

:


Pelo Facebook, 31 mil pessoas já confirmaram presença no ato “Pão + Circo – Copa para quem?”; ato parte do centro da capital cearense em direção ao Castelão, onde a seleção brasileira enfrenta nesta quarta-feira a equipe do México; policiais podem aderir ao protesto; jovens escreveram carta aberta ao governador Cid Gomes; leia o documento

Leia, abaixo, carta aberta que os jovens escreveram ao governador Cid Gomes:
"À V. Ex.ª Governador do Estado do Ceará, Cid Gomes.

Carta de Reivindicação.
Nós, população de Fortaleza, viemos, através dessa, solicitar de V.Exa., medidas emergenciais que visam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos desta tão estimada cidade, no que diz respeito aos investimentos em segurança, saúde, educação, transporte, lazer e qualidade de vida.


Queremos pedir transparência na prestação de conta dos gastos públicos e deixar claro que não aprovamos e não apoiamos o sistema de governo adotado por V.Exa. Cujo prioriza obras que não visam a melhoria da qualidade de vida dos mais necessitados. Não visam a real necessidade do povo.

Queremos expressar, por meio, não apenas dessa carta, mas por meio do protesto ocorrido hoje (19/06/2013), que não estamos de acordo com os milhões investidos em obras que nunca ficam prontas, em estádios e estradas. E que queremos mais investimentos nos hospitais públicos, que estão sucateados, com falta de médicos e enfermeiros, enquanto a população morre à míngua nos corredores super-lotados das unidades de saúde não apenas de Fortaleza, bem como de todo Estado. Queremos investimentos na educação, que sofre com a falta de estruturação das escolas e a desvalorização dos profissionais da educação. Queremos pedir policiamento e segurança nas ruas, nos ônibus, nos terminais rodoviários. Queremos um plano, claro e objetivo, de enfrentamento à seca e combate à falta d'água no interior do Estado.

Não queremos uma polícia repressiva e sim uma polícia preventiva. Queremos de V.Exa. um plano emergencial de combate a impunidade e de transparência política. Exigimos, como cidadãos contribuintes, a prestação de contas do estado para conosco de forma limpa e clara; de forma a ser compreendida pela população e de fácil acesso através de links na Internet."

Liturgia de hoje, 19 de junho de 2013

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16 Quando jejuardes, não fi­queis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa.
17 Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...