sábado, 7 de dezembro de 2013

FOI APROVADA A LEI CONTRA O PANCADÃO E FUNK EM SÃO PAULO

Proibição de baile funk nas ruas é aprovada na Câmara de SP Os vereadores de São Paulo aprovaram nesta quarta-feira (4), em segunda votação, o projeto que proíbe a realização de bailes funk em locais públicos. O projeto é dos vereadores Conte Lopes ( Roberval Conte Lopes PTB e Coronel Camilo (PSD) e se estende ainda a espaços privados de livre acesso ao público, como postos de gasolina e estacionamentos. O não cumprimento da lei poderá acarretar apreensão do carro de som e multa. Entenda o Funk Os vereadores que apresentaram o projeto afirmam que os bailes funk estimulam o uso de bebidas alcoólicas, drogas, reúne grande número de menores de idade, além de prejudicar o trânsito, inclusive com fechamento de ruas, e os moradores, com músicas altas e casos de vandalismo. O projeto agora depende da sanção do prefeito Fernando Haddad (PT) OUTRO PROJETO Em maio, Haddad já havia sancionado uma lei que previa multa para carros com som alto nas ruas, mas, como não houve regulamentação, a lei ainda não é fiscalizada. A proibição inclui aparelhos de rádio, televisão, vídeo, CD, DVD, de MPs, Ipods, celulares, além dos alto-falantes e até instrumentos musicais. Ainda de acordo com o projeto, a proibição vale "especialmente no horário noturno", diariamente, o que também dependerá da regulamentação. O horário exato da proibição ainda não foi definido. Quem desrespeitar pode ser multado em R$ 1.000, valor que dobra em caso de reincidência e quadruplica na terceira vez. Além de estar sujeito à multa, quem for flagrado com som alto e se recusar a diminuir o volume poderá ter o aparelho de som ou o carro apreendidos provisoriamente.

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Educação: mais uma vergonha

OPINIÃO / JUACY SILVA

Desde 2.000 a cada três anos a OECD –União Européia, realiza uma avaliação de estudantes de seus países-membros e de outros continentes. Em 2012 foi realizada pela quinta vez o PISA , sigla em 

inglês que significa avaliação de desempenho de alunos com 15 anos e que geralmente estão no início do ensino médio.

Os resultados que vieram a público há poucos dias representam a avaliação de mais de 500 mil alunos de 65 países, que representam em torno de 80% do PIB mundial, inclusive o Brasil. Estiveram presentes alunos das redes públicas e particulares, em diferentes níveis de gestão e regiões, de ambos os sexos e diferentes níveis sócioeconômicos. O PISA é uma verdadeira radiografia da qualidade da educação nas áreas de ciências, leitura e matemática e, em parte, serve para que os respectivos governos possam identificar as deficiências de seus sistemas educacionais e buscarem uma educação de qualidade.

O Brasil, como vem acontecendo há algumas décadas, está sempre no “rabo” da fila, uma vergonha para um país cujos governantes tanto se ufanam de suas ações e jamais se preocupam em perceber como nosso país se encontra em relação ao resto do mundo.

Nesta última avaliação do PISA, o Brasil ficou na 58ª posição em matemática, que foi a área de enfoque principal e 53ª em leitura e ciências. Apenas 7 países dos que participaram da avaliação obtiveram resultados piores do que o Brasil, enquanto 57 estão `a nossa frente. Apesar disso somos a oitava economia do planeta e o 72a país com maior nível de corrupção e um dos primeiros em violência e mortes no trânsito e homicídios.

"Curioso em tudo isso é que o Brasil foi considerado como o país que mais “avançou” em matemática. "


Curioso em tudo isso é que o Brasil foi considerado como o país que mais “avançou” em matemática. Em doze anos passamos de 334 pontos para 391, ou seja, 57 pontos; em leitura de 396 pontos para 410, apenas 14 pontos e em ciências de 375 para 405 pontos. Fazendo os cálculos , em doze anos, a média anual de de melhoria em pontos foi de 4,75 em matemática; de 1,17 em leitura e 2,5 pontos em ciências.

No entanto, apesar do Ministro da Educação mostrar-se otimista e quase eufórico quanto ao desempenho do Brasil, quando comparamos os resultados de 2009 (final do governo Lula) e 2012, meados do Governo Dilma, a situação ainda é mais vergonhosa. Em leitura passamos de 412 pontos em 2009 para 410 em 2012; em matemática o salto foi de 386 para 391 pontos e em ciências permanecemos no mesmo nível, ou seja, 405 pontos.

Se considerarmos os resultados obtidos pelos estudantes sul coreanos, cujas médias foram em matemática 554 pontos; leitura 536 pontos e ciências 538 pontos percebemos que existe uma grande diferença entre os dois países. A Coreia do Sul ocupa a 5ª posição e o Brasil 58ª. , ressaltando que por volta das décadas de 1950 e 1960 a Coréia do Sul apresentava indicadores educacionais semelhantes ao Brasil, inclusive altas taxas de analfabetismo e naquela época estava sendo fustigada por uma Guerra interna, que acabou provocando a divisão do país entre as Coreias do Sul e do Norte.

Se consideramos os “avancos” conseguidos pelo Brasil nos últimos doze anos e o diferencial de pontos entre o Brasil e a Coreia do Sul, vamos precisar 34,3 anos para atingirmos os resultados que aquele país asiático conseguiu em 2012 em matemática; 53,2 para alcançarmos a marca conseguida em ciências e 107,7 anos para conquistarmos os resultados obtidos pelo referido país em leitura.

Todavia, é importante separar no período considerado, os primeiros três anos do Governo FHC e nove anos seguintes de governo do PT, sete de Lula e dois de Dilma. Se o leitor tiver um pouco mais de curiosidade pode também analisar os resultados do PISA durante o atual governo (Dilma) quando em leitura houve queda de desempenho de 412 pontos emm 2009 para 410 pontos em 2012; em ciência nada mudou, tanto em 2009 quanto em 2012 o resultado foi de 410 pontos, e em matemática passou de 386 para apenas 391.

Aplicando-se o mesmo raciocínio anterior, ou seja, quantos anos o Brasil vai precisar para atingir os resultados que a Coréia do Sul conseguiu em 2012, tendo como parâmetro do “excelente” desempenho durante o governo do PT, que tanto entusiasmo causou ao Ministro da Educação, em matemática vamos precisar 41,8anos; em ciências 78,2 anos e, pasmem, em leitura 157,5 anos. Será que nossa educação está no rumo certo?

Um ultimo aspecto que deveria envergonhar nossos governantes. Enquanto apenas 6.6% dos estudantes coreanos obtiveram notas de no máximo nível um (em seis níveis) em ciências, 53,7% dos estudantes brasileiros ficaram do nível um para baixo. Em matemática 67,1% dos estudantes brasileiros ficaram do nível um para baixo e apenas 9,1% dos coreanos estão nesta situação. O mesmo ocorreu em leitura: Brasil nível um ou abaixo ficaram 18,8% e Coreia 3%.

O desempenho dos estudantes dos diversos Estados, principalmente das regiões norte, nordeste e de MT, ficaram abaixo da média nacional. Ai podemos imaginar o que nossos governantes estão construindo para assegurar um desenvolvimento verdadeiro pelas próximas décadas. Educação exige qualidade de verdade e não demagogia e mentiras oficiais.

Enfim, os resultados do PISA apenas confirmam o que tem acontecido no ENEM e o que tantos outros estudos vem demonstrando: a qualidade da educação brasileira é extremamente baixa e compromete nosso futuro enquanto nação, pois afeta diretamente os aspectos da geração de conhecimento e no nosso desenvolvimento científico e tecnológico. Parece que nossos governantes de plantão ainda não perceberam o crime que está sendo cometido contra nosso futuro!

JUACY DA SILVA
 é professor universitário, titular e aposentado UFMT

ÚLTIMA NOVENA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PENTECOSTE

07 de Dezembro, (Sábado)

18:00 - Santo Terço - Responsável: Ari Neto
Noitários: MESC, Juventude Missionária, Coroinhas, Comunicação, Radios: 98,7 FM, Difusora Vale do Curu, FM Caxitoré 91,9, Somzoo Sat, Prefeitura Muncipal, Câmara de vereadores e Comunidades: Ipueira Funda, Carnaúba, Escola de Agronomia e Xixá.
Presidente: Dom Frei Antônio Roberto Cavuto - Bispo Diocesano de Itapipoca
Coral: Ministério Sublime Canto.

Pós-missa e Leilão.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

LITURGIA PARA ESTE DIA DE HOJE, 06 DE DEZEMBRO DE 2013

Primeira Leitura (Is 29,17-24)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor Deus: 17Dentro de pouco tempo, não se transformará o Líbano em jardim? E não poderá o jardim tornar-se floresta? 18Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e os olhos dos cegos verão, no meio das trevas e das sombras. 19Os humildes aumentarão sua alegria no Senhor, e os mais pobres dos homens se rejubilarão no Santo de Israel; 20fracassou o prepo­tente, desapareceu o trapaceiro, e sucumbiram todos os malfeitores precoces, 21os que faziam os outros pecar por palavras, e armavam ciladas ao juiz à porta da cidade e atacavam o justo com palavras falsas. 22Isto diz o Senhor à casa de Jacó, ele que libertou Abraão: “Agora, Jacó não mais terá que envergonhar-se nem seu rosto terá de enrubescer;23quando contemplarem as obras de minhas mãos, hão de honrar meu nome no meio do povo, honrarão o Santo de Jacó, e temerão o Deus de Israel; 24os homens de espírito inconstante conseguirão sabedoria e os maldizentes concordarão em aprender”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 26)


— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação.
— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isso que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
Evangelho (Mt 9,27-31)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A SUSPENSÃO DO PL 3776/2008 DE VOTAÇÃO EM DEZEMBRO DE 2013 - AFASTANDO O REAJUSTE DO PISO DO PROFESSOR PELO INPC

NÃO É UMA VITÓRIA É APENAS UMA FORMA DE EVITAR A DERROTA - OS PROFESSORES TÊM QUE PARTIR PARA O ATAQUE - POIS SÓ QUEM ATACA PODE VENCER! AGORA A BANDEIRA É IMPLEMENTAÇÃO TOTAL DA LEI DO PISO DO MAGISTÉRIO! É NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 OU NUNCA!


Servidores de Mucambo - Ceará - Em luta
Foto: Valdecy Alves
A suspensão do PL 3776/2008 de votação na Câmara dos deputados não é uma vitória, MAS UMA FORMA DE EVITAR UMA GRANDE DERROTA PARA OS PROFESSORES E PARA POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA. Como diz Sun Tzu na Arte da Guerra: " quem se defende pode-se tornar invencível, mas só quem ataca consegue vencer!" Os prefeitos e os governadores jogaram com muito firmeza, fizeram pesada pressão sobre o governo. MESMO REAGINDO TARDIAMENTE EVITOU-SE O PIOR.

Tudo ocorre num clima de ano que antecede as eleições presidenciais. Num país em que a maioria dos políticos pouco estão se lixando para educação do povo que exploram e que submetem a uma das mais famintas e tiranas corrupção do mundo, QUALQUER RECURSO É PRESA DESEJÁVEL. SOBRETUDO DO FUNDEB, QUE VEM E QUE TEM AUMENTADO AOS BILHÕES. Mas esse contexto de eleições presidenciais também pode ser explorado pelos professores do Brasil, que são milhões e milhões de votos... CHEGOU A HORA DE USAR ESSA FORÇA E IR PARA O ATAQUE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 UNIFICANDO COM A FORÇA DA MOBILIZAÇÃO VIA LUTA SINDICAL. É CHEGADA A HORA PARA O ATAQUE PELA IMPLEMENTAÇÃO TOTAL DA LEI DO PISO, QUE ATÉ AGORA É FICÇÃO.  A REIVINDICAÇÃO TEM QUE SER DIRIGIDA À PRESIDENTE DILMA. POIS A UNIÃO CRIOU A LEI DO PISO. DEVE SER SUA MAIOR DEFENSORA E AGENTE IMPLEMENTADOR. A PRESIDENTE NÃO VAI QUERER CONFLITO COM OS MILHÕES DE PROFESSORES BRASILEIROS, que têm força para decidir as eleições. Eis a bandeira que sugiro para os professores do Brasil a ser defendida no primeiro quadrimestre de 2014:

1) Fim do piso do MEC e implementação do piso legal nos termos do artigo 5º da Lei do Piso até abril de 2014, com a retirada definitiva do PL 3776/2008 da pauta de votação, pois sua votação está apenas suspensa. É uma faca no pescoço da lei do piso;
2) Implementação total do 1/3 para atividade extraclasse para todos os Municípios brasileiros;
3) Respeito à carreira e adoção da proibição do princípio do retrocesso social para carreira e piso do magistério, como mais um inciso do artigo 206 da Carta Magna, assim, piso e carreira  só poderão ser alterados para melhor, nunca para pior;
4) Fortalecimento do Conselho do FUNDEB com aumento de membros para entidade sindical, no mínimo para 05 e cobrança para que o Ministério Público Federal e Estadual fiscalize melhor a aplicação das verbas do FUNDEB;
5) Contratação de professor só mediante concurso público, como manda a Constituição Federal em seu artigo 206, inciso inciso V;
6) Implementação da gestão democrática como manda o artigo 206, VI, da Constituição Federal; 
7) Instituir prêmio nacional em dinheiro para Estados e Prefeituras que melhor cumprir a lei do piso, os princípios constitucionais do artigo 206 e da LDB. PARA INCENTIVAR A BOA GESTÃO.
CONCLUSÃO: Com a manutenção da lei do piso, que antes de ser consolidada, tem sido covardemente bombardeada por governadores e prefeitos, o reajuste para o piso, no ano de 2014 será de cerca de 19%, ou seja, O PISO PIRATA DO MEC PARA 2014 será de R$ 1.567,00 x 1,19 = no mínimo,  R$ 1.864,00. VALOR PRÓXIMO DO PISO LEGAL QUE DEVERIA TER SIDO PAGO AO LONGO DO ANO DE 2013.  NO PRIMEIRO SEMESTRE QUE ANTECEDE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS NO BRASIL EM 2014 SERÁ O MOMENTO DO TUDO OU NADA PARA OS PROFESSORES DE TODO O PAÍS. SERÁ A CONJUNTURA MAIS FAVORÁVEL, PARA DE VEZ FAZER VALER A LEI DO PISO, NUM PAÍS EM QUE A VONTADE DA LEI É MENOR QUE A FORÇA DO PODER POLÍTICO. PROFESSORES DO BRASIL, AÍ VEM 2014. Será o momento da unificação DA LUTA de todos os sindicatos, federações e confederações sob a bandeira de defesa total da manutenção e implementação da Lei do Piso de forma integral.

A CATEGORIA DEVE PROVOCAR DEBATES COM OS PRESIDENCIÁVEIS E TODOS ASSINAREM TERMO DE COMPROMISSO EM SE TRATANDO DO RESPEITO À EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR VIA PISO, CARREIRA, FORMAÇÃO CONTÍNUA E CONDIÇÕES ADEQUADAS DE TRABALHO.

EM TODA A LUTA NACIONAL QUE SERÁ TRAVADA EM 2014, DEVERÁ HAVER MACIÇA participação dos profissionais do magistério nos momentos de luta, que irão da marcha à paralisação; da greve à ocupação pacífica de prefeituras e palácios. É AGORA OU NUNCA!


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

ENCERRAMENTO DO CURSO PROFESSOR APRENDIZ – CREDE 2 – ITAPIPOCA



Hoje, 04 de Dezembro de 2013, foi o encerramento do Curso Professor Aprendiz de Geografia. O curso teve um total de 3 encontros presenciais. O tema trabalhado nos encontros foi sobre Atividade Agropecuária no Brasil. Foram encontros maravilhosos, onde tivemos muitas discussões sobre o homem do campo, suas dificuldades de viver na terra, a convivência com o semi-árido, período das secas etc. Também foi bastante discutido durante os encontros a questão do êxodo rural, que é quando o homem do campo não tendo condições de sobrevivência onde mora, sente-se obrigado a procurar melhores condições evadindo-se de sua terra.  

Mas o que fechou mesmo o curso foi encerramento. Neste o professor monitor nos levou para conhecer de perto uma Escola do Campo. Escola esta voltada para a formação dos alunos do campo, de assentamento. O Professor Roberto Santos, nosso formador, conseguiu nos levar para conhecer a escola, como é o seu funcionamento e um pouco da realidade educacional da citada escola.

Ao chegarmos ficamos surpreendidos com a beleza da Escola. Uma estrutura digna daquele povo. Uma comunidade que já existe há 30 anos e que lutaram e lutam durante todos estes anos para que tivessem direito a uma escola voltada para a realidade da comunidade. A Escola chama-se Maria Nazaré. O nome faz é uma homenagem a uma das lutadoras pelo direito das mulheres. A mesma está situada no Assentamento Maceió. Assentamento este que é fruto da luta pela terra na década de 1980, a comunidade está localizada no distrito de Marinheiros, em Itapipoca (distante 60 km da sede do município e 170 de Fortaleza). O local conta com as praias de Apiques e Maceió, onde na maré baixa é possível ver os recifes costeiros da região. Há ainda campos de dunas, lagoas, riachos e mata de tabuleiro. A população é estimada em 800 famílias, distribuída em 10 diferentes comunidades que vivem da agricultura, criação de pequenos animais, da pesca e do artesanato, todos de base familiar

Ainda tratando da escola, ao chegarmos fomos recebidos pelos alunos e pelos funcionários. Logo em seguida, a Diretora da Escola, Simone, que de forma resumida, mas muito concisa em sua fala, tentou nos relatar um pouco de história da comunidade para que aquela escola fosse construída ali. Segundo ela foi muita luta para que se pudesse conquistar aquele sonho. De acordo com a Direta, hoje no ceará tem apenas 4 Escolas naquele modelo no Estado Ceará, mas que em breve muitas outras serão inauguradas.

O que ficou claro para nós presentes durante a fala dela foi quanto ao amor pela terra, pelo chão onde eles residem. Eles têm um sentimento de pertença, de coletivo, de construir o bem para a comunidade. Ela foi relatando as dificuldades que os Sem-Terra enfrentam pelo Brasil a fora e que somente há alguns anos atrás foi que se pensou numa educação que contemplasse o homem do campo, mesmo assim, ainda falta muito para que o governo entenda que é preciso pensar em políticas voltadas para a realidade do campo. Que este homem do campo tenha condições de fato, viver e tirar o seu sustento da própria terra em que ele vive; que ele não sinta necessidade de sair de sua localidade para procurar ou sonhar com um futuro melhor. É preciso que os governos invistam na educação do povo do campo para que estes cresçam cientificamente, tecnologicamente dentro de suas próprias realidades. Ter escolas votadas para estas realidades já é um começo. Ainda segundo a fala da Diretora, eles sentem-se um pouco presos por não conseguirem desenvolver suas práticas pedagógicas como lhe apraz, pois o Estado como que podam seus ideais próprios, ou seja, ainda não entenderam que eles têm um jeito próprio de viver e que o Estado não compreende e, portanto, impede que eles deem passos maiores segundo o que sentem vontade e o que seria ideal para eles.

Outro ponto que nos deixou imensamente curiosos foi quanto ao sentimento de luta e unidade em torno que eles desejam pra si. Eles têm consciência de que tem direito a serem assistidos pelo poder público e que por conhecer seus direitos lutam com todas as forças para conseguirem. Para isso eles não ficam de braços cruzados não. O tempo todo montam estratégias de como continuar melhorando e atingindo seus objetivos enquanto comunidade.

Depois da visita na Escola, fomos à praia de apiques, onde conhecemos os coletores de algas. Foi lindo ver várias famílias juntas. As crianças colhendo as algas e pequenos feixes e para em seguida colocarem uma carroça conduzida por um boi. Isso também nos chamou a atenção, pois temos costume de ver carroças sendo conduzidas por burros. Estas algas que eles recolhem geram renda para as famílias. Outra fonte de renda das famílias desta localidade é pesca. Vimos também muitas pessoas passarem com peixes para vender

Mas o melhor estava por vir: o almoço na cada de nosso formador, Roberto Santo. O homem preparou um almoço arretado para nós. Ele e sua esposa Socorro. Foi realmente uma recepção digna de sua pessoa. Além disso, cada professor levou alguma iguaria de sua terra. Ao final do almoço devoramos tudo. Dentre estes citamos doce deleite, de caju, cocadas, queijo, mangas, bolo de milho... O povo saiu saciado.

Precisamos dizer que o nosso formador é realmente um homem que educa com a vida, com sua simplicidade, com seu jeito de cativar. Ele foi extremamente gentil, juntamente com sua família. Demonstra um amor pelo seu lugar, pelo seu povo. Gosta de compartilhar e não precisa fazer nenhum esforço, pois é natural de sua pessoa. Todos foram unânimes em dizer que o ele passou para nós.

Muito mais do que nos mostrar conteúdo de livros, teorias, ele mostrou como se vive na pratica. Não é para desmerecer ninguém, mas este foi um dos melhores cursos que já fiz na crede 2. Precisamos dizer que foi um sucesso. Curso que jamais esqueceremos e que terá grande impacto em nossas praticas pedagógicas futuras.


Muito grato por ter sido enviado pela minha, Escola Etelvina Gomes Bezerra para participar deste curso. Grato também pelo nosso professor e aos colaboradores da Crede 2 que nos proporcionaram este momento. 

Confira abaixo as imagens


Vista esterna da Escola 

Vista interna

Vista interna 

Vista interna


Professor Roberto Santos converso com os cursistas

Diretora da Escola - Simone

Praia de Apiques

Cursistas caminhando pela prais

Local da praia de Apiques onde se recolhe algas

Carroça puxada por bois

Feixe de algas recolhidas

As algas sendo transportadas

Cursistas na cada do Roberto depois do almoço.

Foto oficial dos cursista na despedida

Roberto Santo e sua esposa Socorro

Artigo e imagens do Professor Valdeni Cruz

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Brasil melhora mas ainda é um dos últimos em ranking de educação - O importante é que estamos melhorando

Daniela Fernandes
De Paris para a BBC Brasil


sala de aula | AFP
Estudantes brasileiros ficaram
em 55º lugar no quesito leitura
Os estudantes brasileiros ocupam os últimos lugares nos rankings de leitura, matemática e ciências em uma lista de 65 países e territórios, segundo um levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado nesta terça-feira.
De acordo com o estudo realizado pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) 2012, da OCDE, apesar da melhora nos resultados, os estudantes brasileiros na faixa de 15 anos ficaram em 55° lugar em leitura entre os 65 países analisados pelo estudo.

O Brasil totalizou 410 pontos em leitura, resultado semelhante aos registrados pela Colômbia e Tunísia e abaixo da Costa Rica, mas acima da Argentina e do Peru.
A média em leitura dos países que integram a OCDE, na grande maioria economias desenvolvidas, foi de 496 pontos em leitura.
A China, que liderou a classificação também em matemática e ciências, obteve 570 pontos em leitura.
A OCDE ressalta que a performance dos estudantes brasileiros em leitura melhorou desde 2000, passando de 396 para os atuais 410 pontos, o que revela uma evolução média anual de 1,2 ponto.
"Dados relativos a mudanças demográficas e sociais entre 2000 e 2012 no Brasil mostram que a melhora no desempenho na leitura pode ser totalmente explicada pela melhoria no status econômico, social e cultural da população estudantil", afirma o estudo.

Competências básicas

Mas o PISA revela um dado alarmante em relação ao nível de leitura dos estudantes brasileiros: quase a metade (49,2%) ficou abaixo do nível de competências básicas (classificado como nível 2 – que representa 407 pontos).
"Isso significa que, na melhor das hipóteses, eles podem identificar o assunto principal ou o objetivo do autor em um texto com assunto familiar e fazer uma simples conexão entre a informação do texto e seus conhecimentos diários", diz o estudo.
Houve, no entanto, um leve progresso, já que esse índice havia sido de 49,6% na pesquisa anterior, divulgada em 2010. Em 2000, a proporção de estudantes brasileiros com nível 2 de leitura havia sido de 55,8%.
Na área de matemática, os alunos brasileiros ficaram em 58° lugar, totalizando 391 pontos.
O resultado é comparável ao da Albânia, Jordânia, Tunísia e Argentina. A média obtida em matemática pelos países da OCDE foi de 494 pontos. A China totalizou 613 pontos nessa disciplina.
A OCDE destaca que o Brasil foi o país que registrou a maior taxa de crescimento no total de pontos em matemática nos últimos dez anos.
O Brasil passou de 356 pontos nessa disciplina em 2003 para 391 pontos em 2012. A evolução média anual no período foi de 4,1 pontos.
Em ciências, os estudantes brasileiros ficaram em 59° lugar, com 405 pontos.
O desempenho nessa disciplina também vem aumentando desde 2006, afirma a OCDE, quando o total de pontos obtidos por estudantes brasileiros havia sido 390. No período, houve uma evolução anual de 2,3 pontos nos resultados.
Quase 20 mil estudantes brasileiros de 837 escolas participaram dos testes do PISA 2012, que avaliou 510 mil alunos em 65 países.

Repetência

A organização destaca ainda no estudo PISA que o nível de repetência ainda é extremamente elevado no Brasil e ocorre em maior número entre os estudantes socialmente desfavorecidos.
"No Brasil, mais de um terço dos estudantes (36%) com 15 anos repetiu um ano pelo menos uma vez no ensino primário ou secundário. Muitos repetiram mais de uma vez. Esta é uma das mais altas taxas de repetência entre os países que participam do PISA", diz o relatório.
"O Brasil precisa encontrar meios de trabalhar com a baixa performance dos alunos para motivá-los e criar expectativas para todos e reduzir as taxas de abandono dos estudos", afirma a OCDE.
O Pisa avalia a cada três anos a performance de estudantes em leitura, matemática e ciências, com idade de 15 anos ou mais, matriculados a partir da 7ª série do ensino fundamental.

Genuíno, o injustiçado, renuncia mandato de Parlamentar para evitar cassação.

Na intenção de reduzir o desgaste para o PT das prisões no mensalão, o deputado José Genoino (PT-SP) renunciou ao mandato para escapar de um processo de cassação na Câmara. A decisão foi tomada após consulta ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao presidente da legenda, Rui Falcão, e anunciada no meio da reunião da Mesa Diretora quando já haviam votos para abrir o procedimento disciplinar. Genoino, assim, escapa da cassação, volta a receber uma aposentadoria de R$ 20 mil que tinha pelos mandatos anteriores e continua a ter avaliado seu pedido de aposentadoria por invalidez, o que, se aceito, elevará os vencimentos para R$ 26,7 mil.

A possibilidade da renúncia foi levantada pelos petistas após a constatação de um quadro negativo para a reunião da Mesa. Contados como possíveis aliados, os deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL) e Simão Sessim (PP-RJ) sinalizaram que não poderiam acompanhar a estratégia do PT de impedir a instalação do processo enquanto Genoino estivesse de licença médica, o que ocorrerá no mínimo até 25 de fevereiro.
robson fernandesJosé Genoino alega que está submetido a um processo que tem características diferenciadas por ser acompanhado pela mídiaJosé Genoino alega que está submetido a um processo que tem características diferenciadas por ser acompanhado pela mídia

Num debate prévio no gabinete do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), os deputados do partido conversaram com Genoino e ouviram dele a intenção de deixar o cargo para evitar constrangimentos. Todos criticaram a postura do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), que, na visão deles, fez campanha para a abertura do processo. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Décio Lima (PT-SC) sugeriu que poderia protelar o caso e adiar o fim do processo. Avaliou-se, porém, que uma longa exposição desgastaria o partido e o próprio Genoino, devido a seus problemas de saúde.

Líder do PT e irmão de Genoino, José Guimarães (CE) disse que entrou na reunião da Mesa durante a votação para entregar o documento a André Vargas, sinalizando que a renúncia foi decidida na hora final. Quando três deputados já tinham votado pela abertura do processo, Fábio Faria (PSD-RN), Simão Sessim e Márcio Bittar, Vargas, apoiado apenas por Antonio Carlos Biffi (PT-MS), interrompeu e questionou o presidente da Câmara se ele também se posicionaria a favor do procedimento. Ao receber a confirmação, Vargas sacou a carta de renúncia. Quintella Lessa registrou que acompanharia a maioria, deixando o PT isolado, mas com a renúncia tudo foi arquivado antes.

Guimarães confirmou a consulta a Lula, sem mencionar se foi o próprio Genoino quem procurou o ex-presidente. “Você acha que alguém faz alguma coisa no PT sem falar com o Lula e o Rui Falcão?”, disse, ironicamente, ao ser questionado se falou com o ex-presidente sobre o tema. Na carta de renúncia, Genoino destaca seus 25 anos na Casa, os 45 anos de vida pública e afirma que faz agora uma “breve pausa nessa luta”

Fonte:
http://tribunadonorte.com.br/news.php?not_id=268231

QUINTO DIA DE NOVENA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE PENTECOSTE - CEARÁ


Hoje, 03 de Dezembro, celebramos mais uma noite de fé e de louvores a Nossa Senhora da Conceição

18:00h -  Santo Terço - Responsável: Erimar

Noitários: Pastoral do Dízimo E comunidades: Maracajá, Madeira Cortada. Olho D água, Cacimbas

Presidente: Pe. Antonio Simplício - Fortaleza

Coral: São Pedro - Bairro São Pedro. 

Em homilia nesta manhã, Papa falou de paz e alegria, destacando a necessidade de uma Igreja alegre no anúncio de Cristo


Da Redação, com Rádio Vaticano
Não se pode pensar em uma Igreja sem alegria, diz Papa
Papa lembrou que a alegria da Igreja é anunciar Cristo / Foto: L’Osservatore Romano
A Igreja deve ser sempre alegre como Jesus, disse o Papa Francisco na Missa celebrada nesta terça-feira, 3, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou que a Igreja é chamada a transmitir a alegria do Senhor aos seus filhos, uma alegria que dá a verdadeira paz.
A homilia do Santo Padre concentrou-se no binômio paz e alegria. Da primeira leitura, vinda do Livro do profeta Isaías, ele observou o desejo de paz que todos têm. Trata-se de uma paz que, como diz o profeta, levará a Cristo. Do Evangelho, Francisco destacou que se pode ver um pouco da alma de Jesus, do seu coração alegre.
Este lado de Jesus nem sempre é alvo do pensamento dos fiéis, observou Francisco, dizendo que é comum pensar em Jesus rezando, curando, caminhando, mas não há o hábito de pensar em Jesus sorrindo, alegre. Mas Cristo era cheio de alegria, uma alegria interior que Ele dá a cada um.
“Esta alegria é a verdadeira paz: não é uma paz estática, quieta, tranquila. Não. A paz cristã é uma paz alegre, porque o nosso Senhor é alegre. E também é alegre quando fala do Pai: ama tanto o Pai que não pode falar Dele sem alegria”.
E sendo alegre, Jesus quis que a Igreja também o fosse. Dessa forma, o Santo Padre disse que não se pode pensar em uma Igreja sem alegria, alegria esta que é justamente anunciar o nome de Jesus. Ele recordou as palavras do Papa Paulo VI, que dizia que a alegria da Igreja é evangelizar.
“Mesmo na sua viuvez – porque a Igreja tem uma parte de viúva que espera o seu esposo voltar –  a Igreja é alegre na esperança. O Senhor dê a todos nós esta alegria, esta alegria de Jesus, louvando o Pai no Espírito. Esta alegria da nossa mãe Igreja na evangelização, no anunciar o seu Esposo”.

Liturgia para o dia de hoje, 03 de Dezembro de 2013

Primeira Leitura (Is 11,1-10)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Naquele dia, 1nascerá uma haste do tronco de Jessé e, a partir da raiz, surgirá o rebento de uma flor; 2sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e discernimento, espírito de conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus;3no temor do Senhor, encontra ele seu prazer. Ele não julgará pelas aparências que vê nem decidirá somente por ouvir dizer; 4mas trará justiça para os humildes e uma ordem justa para os homens pacíficos; fustigará a terra com a força da sua palavra e destruirá o mau com o sopro dos lábios. 5Cingirá a cintura com a correia da justiça e as costas com a faixa da fidelidade. 6O lobo e o cordeiro viverão juntos e o leopardo deitar-se-á ao lado do cabrito; o bezerro e o leão comerão juntos e até mesmo uma criança poderá tangê-los. 7A vaca e o urso pastarão lado a lado, enquanto suas crias descansam juntas; o leão comerá palha com o boi; 8a criança de peito vai brincar em cima do buraco da cobra venenosa; e o menino desmamado não temerá pôr a mão na toca da serpente. 9Não haverá danos nem mortes por todo o meu santo monte: a terra estará tão repleta do saber do Senhor quanto às águas que cobrem o mar.10Naquele dia, a raiz de Jessé se erguerá como um sinal entre os povos; hão de buscá-la as nações, e gloriosa será a sua morada.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 71)


— Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.
— Nos seus dias, a justiça florirá; paz em abundância, para sempre.
— Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres!
— Nos seus dias, a justiça florirá e grande paz até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
— Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
— Seja bendito o seu nome para sempre, e que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!

Evangelho (Lc 10,21-24)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

21Naquele momento Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Tempo do Advento restitui a esperança, diz Papa no Angelus

Santo Padre refletiu sobre o tempo do Advento, que a Igreja inicia hoje em preparação para o Natal
Jéssica Marçal
Da Redação
Tempo do Advento restitui a esperança, diz Papa no Angelus
Papa durante o Angelus deste domingo, 1º, quando a Igreja inicia o tempo do Advento / Foto: Reprodução CTV
No Angelus deste domingo, 1º, Papa Francisco refletiu sobre o tempo litúrgico do Advento, que a Igreja inicia hoje. Trata-se de um tempo que restitui a esperança, uma esperança, segundo o Santo Padre, que não desilude porque é fundada na Palavra de Deus.
Com o novo ano litúrgico, Francisco disse que há também um novo caminho do Povo de Deus, com Jesus Cristo. Ele explicou que esse caminhar é uma peregrinação universal rumo a uma meta comum, que no Antigo Testamento é Jerusalém, de onde veio a revelação da face de Deus e da sua lei. “A revelação encontrou em Jesus Cristo o seu cumprimento, e o ‘templo do Senhor’ tornou-se Ele mesmo, o Verbo feito carne”.
O Santo Padre lembrou que este caminho de peregrinação não está nunca concluído, tendo em vista que na vida de cada um é preciso começar de novo, levantar-se e reencontrar o sentido da própria existência. E há um horizonte comum para a família humana que é o horizonte da esperança.
Como modelo de atitude espiritual e de conduzir este caminho na vida, o Pontífice indicou a Virgem Maria, que leva em seu coração toda a esperança de Deus. “Deixemo-nos guiar por ela, que é mãe e sabe nos guiar, neste tempo de espera e de vigilância ativa”

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...