sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Evangelho, Sexta-Feira, 1 de Fevereiro de 2013 (Marcos 4,26-34)



3ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

UM FILME PARA MARCAR SUA VIDA - COMO ESTRELAS NA TERRA



Abaixo uma resenha do filme:

POR LUIZ FREITAS
O filme conta a história de uma criança que sofre com dislexia e custa a ser compreendida. Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro período (no sistema educacional indiano) e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam em sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas nem focar sua atenção. Seu pai acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rudez e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai do garoto decide levá-lo a um internato, sem que a mãe possa dar opinião alguma. Tal atitude só faz regredir em Ishaan a vontade de aprender e de ser uma criança. Ele visivelmente entra em depressão, sentindo falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... e a filosofia do internato é a de "disciplinar cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de artes entra em cena e tão logo percebe que algo de errado estava pairando sobre Ishaan. Não demorou para que o diagnóstico de dislexia ficasse claro para ele, o que o leva a por em prática um ambicioso plano de resgatar aquele garoto que havia perdido sua réstia de luz e vontade de viver. O filme é uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, já macaco velho nas bandas de Bollywood. Pela primeira vez, após a atuação em sucessivos filmes que lhe deram a fama em anos recentes, Khan quis arriscar-se como diretor e impressionou pela qualidade e sensibilidade neste filme. Ele não só dirige TZP, como produz, com sua Aamir Khan Productions, e também atua no papel do professor substituto. Ishaan Awasthi é interpretado pelo estreante Darsheel Safary, que também surpreendeu pela qualidade de sua atuação. Merecidamente, Safary ganhou o prêmio de melhor ator pela crítica, no mesmo Filmfare Awards deste ano de 2008. Virou celebridade. Além dos prêmios de melhor filme e melhor ator pela crítica, TZP ganhou também o prêmio de melhor direção, para Aamir Khan, e de melhor letra de música. O filme, embora não tenha as exóticas cenas de dança, tem músicas que aparecem como clipes, com imagens que não só ilustram a melodia, mas também fazem parte do decorrer da história. Dentre as músicas (muito boas, por sinal), Maa, que significa "mãe" em hindi, recebeu o prêmio de melhor letra.
  • Categoria

  • Licença

    Licença padrão do YouTube



Evangelho de hoje, Quinta-Feira, 31 de Janeiro de 2013 (Marcos 4,21-25)

São João Bosco

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

GRATO A DEUS POR TUDO


Professor Valdeni Cruz

rezar - csp5371223Há um tempo para cada coisa debaixo do céu como sempre digo. Faça o que Deus te proporciona a fazer. Faça o melhor que puder para que você mesmo se sinta bem. Faça o melhor que puder para o bem dos outros. Faça o melhor que puder em qualquer coisa. Não se preocupe se outros lhe criticam. Dizem que as críticas servem como escada para que a gente suba. E, quando você subir, lembre-se que poderá descer. Agradeça sempre que puder aos que lhe ajudam, reconhece você no meio da multidão. Nunca ajude a espalhar a discórdia. Tente ser gentil, nunca fingido. Se você perceber que algumas pessoas são fingidas com você, mesmo assim as trate bem, pois você sairá ganhando. Respeite sempre o outro. Nunca se revolte com as atitudes negativas das pessoas, assuma a postura de nunca querer agir da mesma forma. Nunca esqueça que as pessoas erram, mas talvez nós erremos muito mais. Espere o reconhecimento dos outros a seu repeito, mas seja discreto quando isso acontecer e que você mesmo tenha consciência de suas capacidades e de seus limites para que quando perceberem que você erra entendam que, de fato, você é humano e sujeito ao erro.

Peça a Deus sempre a graça da humildade e, se por acaso, uma centelha de orgulho vier a lhe perturbar, diga pra você mesmo: nada sou que Deus não queira que eu seja. Esteja no lugar que Deus lhe proporcionou estar. Nunca se sinta o mais sabido, ainda que seja tentado a achar isso. Mantenha-se apoiado na humildade que com certeza se sentirá bem sempre.

Evangelho, Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013 (Marcos 4,1-20)


3ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escu­tai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não com­preendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

MISSA DE ENVIO DO JOVEM RENAN AO SEMINÁRIO


Professor Valdeni Cruz



Imagem/ Valdeni Cruz 


Ontem foi a Missa de envio de nosso irmão Renan, filho de Pentecoste, ao Seminário de Itapipoca. Foi uma missa muito bonita. Muitas pessoas se emocionaram durante as manifestações carinho para com este jovem que deu esse primeiro passo rumo ao Sacerdócio. Recebeu o apoio de toda a comunidade, do Pe. Davi e também de sua família. Ficamos em oração para Deus confirme sua vontade na vida dele.

Sabemos o quanto é difícil encontrarmos hoje almas decididas a se doarem completamente a missão. E vermos jovens como o Renan, dando seu sim Deus, temos certeza de que veremos o nome de Jesus sendo anunciado em meio a este mundo onde tantos querem banir a voz de Deus no mundo.

Que possamos nós louvar a Deus pela vida dos Padres e pedir a Deus que os fortaleça em suas caminhadas. Que em vez jogarmos pedras, lancemos orações aos pés do Senhor em intercessão por toda a igreja.
 
Deus seja com ele sempre!

Só temos o dia de hoje

Professor Valdeni Cruz


O que precisamos entender de fato é que somos apenas um sopro do criador e que a qualquer hora ele pode tirar este sopro de nossos corpos e a partir desse momento este corpo já não serve para nada senão para ser depositado no repouso dos mortos.

Mas temos o hoje. Deus concedeu este dia de hoje para que nós pudéssemos usufruir da melhor forma. Ao acordar recebemos uma folha em branco para que escrevamos durante o dia de hoje mais um capítulo de nossa vida. Isso ele nos concedeu. Portanto, escrevamos este capítulo com letras visíveis e escrevamos coisas que tenhamos o prazer de ler depois.

Tudo depende de como encaramos os fatos. Tente viver bem o dia de hoje. Lembre-se que ontem não será mais possível reviver, nem se pode planejar nada para o dia de ontem. Pode-se planejar para o dia de amanhã, mas não se pode viver o que só deverá ser vivido amanhã.

Basta a cada dia seu cuidado.
O que tiver de acontecer acontecerá. Então façamos tudo para corresponder ao que Deus tem de melhor para nós no dia de hoje.

Paz e bem sempre

Planejamento Anual e a Indisciplina diária



O ano começa e com ele novas expectativas de maiores realizações pessoais. O trabalho pedagógico também deve renovar-se e alcançar novos resultados. O instrumento que norteia todo o processo educativo é o Planejamento Escolar.

Entretanto, os bimestres passam e a mudança nos alunos em termos de caráter, amadurecimento, relacionamentos, são muito poucas. A indisciplina é a mesma, falta motivação, interesse e comprometimento.

Mas, o que acontece realmente que faz com que no final do ano, o sentimento de expectativa inicial tenha se transformado em frustração, e constatação de que o planejamento não `funcionou`.

A grande questão que faz com que boa parte dos planejamentos falhem, é que eles são muito centralizados em conteúdos, estratégias de ensino, dar conta do livro didático, avaliações, e por esta razão abrangem apenas 50% do processo de educar, pois ignoram outras questões fundamentais que precisam ser trazidas em pauta e que extrapolam a sala de aula.

Planejamento Escolar não é uma perda de tempo, também não é um documento que é feito uma vez por ano e guardado em uma gaveta, não é algo imutável que não deva ser ajustado ao longo do caminho, e também não é simplesmente copiar e colar os conteúdos do livro didático apenas distribuindo-os ao longo dos bimestres.

Planejamos para alcançar algo, para criarmos alguma coisa, para atingirmos um objetivo.

É preciso um novo modelo de planejamento pedagógico, que priorize o desenvolvimento da pessoa, e não apenas do aluno. Desenvolver uma pessoa vai muito além dos livros didáticos, das provas, avaliações e lições de casa.

Aqui está o esboço de um Plano de Ação com dez itens para serem considerados no seu próximo planejamento:

RESULTADOS DO ANO ANTERIOR: analise os resultados do que deu certo e errado no ano anterior (levantamento de números e causas)

QUALIDADE DO APRENDIZADO: crie um sistema de avaliação que priorize a qualidade de aprendizado e não apenas a quantidade de conteúdo memorizado

FAZER DIFERENTE: Levante novas estratégias pedagógicas, adequadas aos modelos de aprendizagem dos seus alunos


GERENCIAMENTO SALA DE AULA: crie procedimentos para o gerenciamento e gestão de sala de aula

RESOLUÇÃO DE CONFLITOS: crie um sistema de resolução de conflitos (aluno x aluno) , (aluno x professor), (professor x pais)


RELACIONAMENTO COM A FAMILIA: crie estratégias para encantar e se relacionar com as famílias dos alunos

PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA: Crie estratégias e atividades para a participação da família no ambiente escolar e fora dele

HABILIDADES E NECESSIDADES: Levante pontos fortes e fracos dos alunos , trace objetivos, crie intervenções e monitore semanalmente

PORTFOLIO INDIVIDUAL: Levante os modelos de aprendizagem dos seus alunos e trabalhe as inteligências

PORTFOLIO DO PROFESSOR: Levante os seus pontos fortes e fracos e trace um plano para sua mudança pessoal com metas, estratégias e tarefas a realizar.

Esses 10 itens compõem a parte dinâmica e viva do Planejamento Escolar, o verdadeiro Plano de Ação que conduzirá os alunos a um novo patamar de aprendizado não apenas pedagógico, mas de vida, de auto estima, de relacionamento , de valores, de novas e maiores possibilidades.

Agora você já tem o esboço do grande Plano de Ação para começar o ano. Afinal, um ano só pode ser chamado de novo, se novas coisas forem feitas. Lembre-se, os resultados sempre são proporcionais ao esforço que fazemos. Você é a peça fundamental do Planejamento Escolar, com você ele ganhará vida, e o seu aluno conquistará asas.

Lembre-se: mudar o comportamento dos alunos, começa com um Planejamento Escolar que contemple esses 10 ítens.

Compartilhe seus comentários no blog enviando suas idéias  para cada um dos itens acima.


- Dicas para Semana Pedagógica: Acesse http://www.sosprofessor.com.br/blog/?p=303

- Mais Dicas: Acesse lado direito da tela em CATEGORIAS e escolha o Assunto

- Mini Curso de Gerenciamento da Sala de Aula Gratuito por email indique para seus colegas:

   Fonte:  http://www.sosprofessor.com.br

80 vítimas da tragédia em Santa Maria ainda estão em estado grave, diz ministro


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta segunda-feira (28) que cerca de 80 vítimas do incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria (RS), ontem, ainda estão em estado grave.
20% dos feridos tiveram queimaduras consideradas graves FOTO: Folhapress
Ao todo, 82 pessoas permanecem internadas em hospitais da cidade e outras 39 foram transferidas para Porto Alegre. Padilha disse que 20% dos feridos tiveram queimaduras consideradas graves, que correspondem a mais de 30% do corpo. A grande maioria sofreu intoxicação respiratória.
O ministro apontou ainda que cinco médicos do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, vão para ser encaminhados para o local, para auxiliar o socorro. Ao todo, 231 pessoas morreram no incêndio em uma das principais casas noturnas da cidade, famosa por receber estudantes universitários.
O fogo começou na espuma de isolamento acústico, quando um dos integrantes da banda que se apresentava acendeu um sinalizador, que atingiu o teto, segundo a Defesa Civil. O guitarrista da banda Gurizada Fandangueira, Rodrigo Lemos Martins, também disse à reportagem que o fogo começou depois que o sinaleiro (chamado por ele de "sputinik") ter sido aceso.
Um segurança da casa e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, afirma o guitarrista, porém o extintor não funcionou.
Um velório coletivo das vítimas acontece desde a noite de domingo (27) no CDM (Centro Desportivo Municipal) e grande parte dos enterros está previsto para acontecer nesta segunda. No início da manhã foi feito um ato ecumênico no ginásio, celebrado pelo arcebispo da cidade, dom Hélio Adelar Rupert.
Fonte: Diário do Nordeste

Bento XVI consola famílias das vítimas de tragédia em Santa Maria

Da Redação, com Rádio Vaticano

A Secretaria de Estado do Vaticano divulgou na manhã desta segunda, 28, o telegrama enviado pelo Papa Bento XVI ao Arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, expressando seu pesar pela tragédia ocorrida na madrugada desse domingo em uma boate, que ocasionou a morte de 233 jovens e a internação de dezenas em estado grave.

Leia o telegrama na íntegra: 

Exmo Revmo Dom Hélio Adelar Rubert
Arcebispo de Santa Maria

Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontíficie pede a Vossa Excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados. Ao mesmo tempo em que confia a Deus Pai de misericórdia os falecidos, o Santo padre pede ao céu o conforto e restabelecimento para os feridos, coragem e a consolação da esperança cristã para todos atingidos pela tragédia e envia, a quantos estão em sofrimento e ao mesmo procuram remediá-lo, uma propiciadora bênção apostólica.

Cardeal Tarcísio Bertone
Secretário de Estado de Sua Santidade.


Fonte: Canção Nova Notícias

Evangelho de hoje, Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2013 Marcos 3,22-30)


Santo Tomás de Aquino


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SEMANA PEDAGÓGOCA DO ESTADO - ESCOLA ETELVINA - PENTECOSTE

Professor Valdeni Cruz

Bom dia a todos!

Logomarca da Escola Etelvina Gomes BezerraHoje começa nossa jornada 2013 de professores no município de Pentecoste. Semana Pedagógica do Estado. 

Que sejamos motivados a prestar nosso serviço com a melhor qualidade que pudermos ter.
Que Deus nos oriente para fazermos o melhor que podemos, sabemos e devemos fazer. Que possamos vivenciar com prazer nossa profissão, nos realizarmos como pessoa e construirmos de alguma forma para o engrandecimento do de nosso país, de nossa cidade, de nossos alunos.


Paz e bem a todos!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Evangelho de hoje, Domingo, 27 de Janeiro de 2013 (Lucas 1,1-4; 4,14-21)


3º Domingo do Tempo Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.
3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo.4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.
Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...