Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 24, 2016

Demitam os bajuladores! Líderes competentes não precisam. Alcançam as metas.

Imagem
Gerente de Projetos | Inovação | Desenv. Apps / Web | Inteligência Artificial | Big Data | Professor de MBA
emitam os bajuladores! Líderes competentes não precisam. Alcançam as metas.
A gestão do quadrinho corporativo da sala de recepção A maioria das pessoas, que tenha um mínimo de experiência de trabalho, certamente já passou por problemas com bajuladores. Em empresas maiores, ao sermos contratados, somos convidados a conhecer o planejamento estratégico da empresa (de longo prazo). Geralmente, implementado através de um Balanced Scorecard  - BSC. Lá estão descritos os objetivos, metas, indicadores, missão, visão e valores.  Estes artefatos, no geral, nos sugerem a acreditar que àquela empresa possui um consistente sistema de monitoramento e controle de gestão. De fato, é muito interessante que líderes possuam bons indicadores, objetivos e metas para alcançar. Para isto, em geral, as empresas dividem o seu mapa estratégico nas 4 perspectivas padrão, que são: "finance…

O conflito entre estrutura burocrática e a gestão participativa

Imagem
Rudá Ricci*
Uma barreira significativa que constatamos como cada vez mais emergente é a incompatibilidade entre a estrutura burocrática tipicamente brasileira e as novas estruturas de gestão participativa que foram se instalando ao longo dos anos 90 e 2000. A estrutura burocrática tupiniquim é herdeira da portuguesa: altamente fragmentada em repartições e especializações associada ao forte personalismo. As duas características convergem para uma forte educação do funcionalismo público para atender e estar atento aos mandos e vontades das instâncias superiores da administração pública e não para o cidadão que, de fato, paga seu salário. Daí a frase comum que se fala neste meio em que “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. Trata-se de uma mentalidade voltada para hierarquização e ausência de autonomia no processo decisivo. Seria a potencialização da estrutura racional-legal analisada por Weber. Lembremos que no final da primeira metade do século XVI, a Coroa Portuguesa criou uma série …

LIBERTE-SE DOS OPRESSORES ENQUANTO VOCÊ PODE

Imagem
Quando a gente pensa que já ouviu de tudo ficamos surpresos com o que ainda acontece em Pentecoste. Fazendo minhas caminhas vespertinas soube que em Pentecoste alguns servidores são orientados a não se filiarem ao Sindsep, pois podem ser perseguidos pela Gestão. Eu fico estarrecido com uma notícia dessas. Chego a pensar que nem é verdade, mas o pior de tudo é que é. Pensei que aquilo que eu dizia e digo eram coisas do passado, do tempo dos malditos coronéis, mas é atual. Ainda tem supostos arremedos de representantes do poder público que se dá ao desprazer de ameaçarem as pessoas simplesmente pelo fato delas tentarem exercerem sua liberdade, quando as mesmas querem proibir alguém de se filiar uma entidade que lhes represente. Como é que isso ocorre: descobri hoje. Se a pessoa trabalha num determinado lugar que fica mais ou menos confortável, é como se tivesse sido favorecido, pois o mesmo poderia ter sido lotado no inferno da pedra e ai ficaria mais difícil para pessoa se deslocar ao …

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Imagem
Olá, boa noite a todos!
Nos últimos dias muitas pessoas têm ficado apreensivas com relação ao Concurso de Pentecoste. É do conhecimento de todos que o Sindsep tem feito de tudo para que muitas situações sejam resolvidas. Porém, precisamos informar a todos que não temos poder para decidir isso ou aquilo. Tudo o que fazemos é baseado na legalidade e de acordo com as leis. Somos testemunhas do esforço que o Sindsep fez para que o restante dos Classificados fossem chamados e foram. Isso não ocorreu simplesmente porque o Sindsep quis ou ainda, simplesmente porque a Prefeita resolveu, por livre espontânea vontade, chamá-los. Ela chamou porque o Sindsep entrou com uma representação. Mesmo tendo sido feita essa representação, a prefeitura alegou que chamaria dentro do prazo de 2 anos e de acordo com a necessidade da Prefeitura. Diante do que a prefeitura alegou, entregamos ao Promotor de Justiça uma planilha detalhada da situação do município. De acordo com o levantamento que fizemos, tinha à …