sábado, 31 de março de 2012

Lei Orgânica de Pentecoste


Esta foto com várias imagens ao mesmo tempo, foi tirada na audiência pública que reuniu diversas entidades e associações, bem como sindicatos, vereadores, executivo, advogados, sindical e representantes da administração.  Você também pode observar uma grande quantidade de pessoas, que são cidadãos pentecostenses. Todos com o desejo de ver uma Lei Orgânica votada que fosse digna do município de Pentecoste. Todos gostariam de ver uma lei que garantisse ao direitos dos servidores na íntegra. Um ano depois, esta lei vai para a câmara de vereadores sem levar em consideraçao nada do que foi discutido e acordado entre as partes.
mas você pode ver nas imagens que não foi falta das pessoas cobrarem e participarem, mas que recebemos como resposta o desrespeito para com todos nós, cidadãos de Pentecoste...


Professor Valdeni Cruz 

PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP - PENTECOSTE


Não perca logo mais ao meio dia o Programa a Voz do Sindsep. Acompanhe pela Rádio FM 98,7. Hoje o programa está recheado de informações que vai de encontro a toda a sociedade Pentecostense.

PAUTA:

Trataremos da questão do Salário mínimo.
Votação da Lei Orgânica do Município.
Prisão dos prefeitos de Paraipaba, Trairi, São Gonçalo do Amarante.
Vamos lançar uma Campanha em nossa Cidade.

Atenção povo de Pentecoste1 seja mais inteligente. Não se deixe iludir por aqueles que descaradamente mancham a honra de nossa cidade. Seja mais criterioso quanto aos nossos representantes futuros.
Faça valer seus direitos.
Lute por aquilo que é seu. Não deixe que pessoas descompromissadas com o bem-estar de nosso POVO possa prejudicar O FUTURO DE NOSSA GENTE.
Seja um personagem atuante, decidindo os rumos de nosso País. 

N programa hoje teremos a presença de Presidente do Sindsep e da Vereadora, Dr. Valéria.

Não perca!
É ao meio dia


Evangelho (João 11,45-56)


Sábado, 31 de Março de 2012
5ª Semana da Quaresma



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “Que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”.
49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “Que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 30 de março de 2012

PARTICIPE DO DIA "D" DA SAÚDE AQUI EM PENTECOSTE...



Programação do dia "D" da saúde.
Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
Dia 31 de Março de 2012.
LOCAL: Centro Paroquial.
08:00hs.-Acolhida-Padre David.
Oração.
Texto Bíblico: Eclesiástico 38, 1-8.
Reflexão.
08:30hs.-1 Palestra.
Tema: Doenças Crônicas não transmissíveis.
Palestrante: Dra. Ana Lúcia e Silva Mamede.
09:10hs.-2 Palestra.
Tema: Sedentarismo.
Palestrante: Dr. Francisco Adelano Barroso da Silva.
09:40hs.- Atividades:- Verificação de pressão arterial, taxa de glicemia.- Amostra de plantas medicinais.
12:00hs.- Intervalo.
14:00hs.-Retorno.
15:00hs.-3 Palestra.
Tema: Alimentação Saudável.
Palestrante: Dra. Maria Cristina Chacon de Mesquita.
16:00hs.- 4 Palestra.
Tema: Dependência Química.
Palestrante: Dra. Francisca Herbene Pessoa.
17:00hs.- Encerramento.

OBS: A partir das 15:00hs. Haverá confissões na Igreja Matriz.

INFORMAÇÕES: AMILTON MOURA FERREIRA

A questão mais fundamental de todas: Deus existe?


Caro Internauta, eis um belo texto que recebi e lhe proponho. Nunca é supérfluo pensar sobre a questão da existência de Deus! É um tema que realmente fascina! O que aqui é proposto apareceu na Revista “Pergunte e Responderemos”, do saudoso Dom Estêvão Bettencourt,OSB, benemérito teólogo brasileiro. Aqui, o saudoso teólogo monge apresenta uma obra do Pe. Josep Viver, jesuíta. Acredite: vale a pena lê-lo!
"CARTA A MARIA DOS ANJOS QUANDO COMEÇAVA A SE SENTIR ATEIA"
por Josep Vives S.J.
O livro supõe uma jovem em crise de fé, prestes a cair no ateísmo. O Pe. Vives deseja ajudá-la a refletir, seguindo o roteiro seguinte:

1. Amadurecimento da fé

Em cada cristão a fé geralmente começa num estágio infantil. A criança não entende, por exemplo, que o Pai do céu tenha chamado a si a cara vovó; segundo o seu modo de ver, Deus deveria ter deixado a avó por muito tempo ainda neste mundo. Com os anos a criança vê que Deus não é o Papai Bonachão que ela imaginava. Ao contrário, Ele é o Senhor que permite ao joio crescer ao lado do trigo; cala-se diante dos males dos homens, não intervém nos campos de concentração... de modo que a fé se vai atenuando ou extinguindo. As três tentações sofridas por Jesus continuam a acometer os discípulos. Com efeito, 1) no reino de Deus não deveria haver fome (as pedras se converteriam em pães), 2)... não deveria haver acidentes (os anjos sustentariam os homens em perigo) e 3) o reino de Deus seria hegemônico ou o mais respeitado de todos os reinos (cf. Mt 4, 1-11). Já que assim não é, a fé se atenua ou se extingue em muitos casos.
O sacerdote não poderá explicar o porquê de cada desgraça para tentar compatibilizá-la com a Sabedoria Divina, mas poderá afirmar com toda certeza que Deus não erra nem se engana. Os males da história não permitem acusar Deus, pois um Deus criticável já não seria Deus: ou Ele é sumamente perfeito ou não é, não existe. Por definição filosófica (e não só pela fé), Deus é absolutamente santo; no fim dos tempos será mostrada à humanidade a ação da Providência Divina na trama da história.
Muito a propósito vem a parábola de Mt 20, 1-16, segundo a qual os operários que trabalharam uns mais, outros menos são pagos com a mesma moeda; um dos mais cansados, tendo prestado doze horas de serviço, ousa perguntar por que essa desconsideração. Ao que o patrão responde em Mt 20, 13-15: "Amigo, não cometo injustiça. O que te prometi em contrato de trabalho está aí. Acontece, porém, que tenho muitos bens e quero dar graciosamente sem lesar direitos alheios. Ora precisamente porque sou bom, imprevistamente bom, tu te irritas. Tu te aborreces com o exercício da gratuidade precisamente porque ela não é costumeira entre os homens". Por conseguinte o que o homem não entende em Deus não se deve a alguma deficiência divina, mas, ao contrário, à Suprema Perfeição de Deus. O ser humano é demasiado limitado para entender a excelência do Senhor Deus.
Pergunta-se, porém: esse Deus que "escandaliza" por ser mais sábio e justo do que o homem, existe realmente?
O Pe. Vives responde apontando dois argumentos em prol da existência de Deus.

2. Existe Deus?

O autor explora 1) a ordem do universo e 2) o desejo inato do homem tendente ao Absoluto.
2.1. Os céus proclamam a glória de Deus
O autor leva sua interlocutora a pensar na complexa realidade do universo que nos cerca.
E acrescenta: "Imagine que, por um toque maravilhoso de varinha mágica de uma dessas fadas dos contos infantis, de repente lhe é dado a conhecer absolutamente tudo o que é, o que foi e o que será de todas as coisas do universo: todas as causas, os princípios, as características, as relações, a profundidade do ser de absolutamente todas as coisas, pessoas e acontecimentos, de tal sorte que nada disso tivesse mais para você algum segredo.
Pois bem; neste momento você poderia e deveria perguntar-se ainda: e tudo isto, por quê? Por que esta imensa concatenação de seres, entrelaçados por essa complexíssima cadeia de causas, efeitos e relações? Por que existiu e existe tudo isto, e não, ao invés, o nada absoluto, a obscuridade absoluta do não-ser? Esta pergunta coloca-nos defronte do mistério do universo, do mistério de sua razão de ser. E temos de confessar que, diante desta pergunta, não sabemos dar uma resposta e, no entanto, tem de haver uma resposta.
Não podemos dizer qual é a razão de ser do mundo, mas tem de haver uma razão de ser do mundo. E isso, que não sabemos dizer o que é, mas tem de existir para que tudo seja e exista, é o que designamos com o nome de 'Deus'" (pp. 34).
Este Ser que explica a existência dos outros seres, mas não precisa de explicação porque é o ser Absoluto, independente, deve ser também a Perfeição Absoluta, a Vida e a Bondade, o Amor, a Felicidade sem limites. Ora é justamente a tais valores que todo ser humano aspira. Põe-se, porém, a pergunta: será que esse Absoluto existe ou é ficção da mente humana? - Responde o Pe. Vives e, com ele, a boa lógica:
2.2. O desejo inato do homem tendente ao Absoluto
“De minha parte, quisera acrescentar apenas que esse Deus não é meramente o objeto de um ‘querer’ mais ou menos subjetivo e caprichoso”.
Uma vez que minha 'fome de Deus', minha necessidade de Deus são coisas objetivas e reais que não posso negar sem negar o que sou, o que se requer para saciar essa fome real, para satisfazer essa necessidade real, há de ser algo efetivamente real e existente.
Diante deste tipo de argumentação, alguém quis objetar que 'a existência da sede não é garantia da existência da fonte'. Esta objeção, porém, aparece como um sofisma. Porque, se existe a sede, vale dizer, se existe um ser que necessita de água para existir, há de existir realmente a água necessária para que tal ser exista. Se a água não existisse, tampouco existiria algum ser que necessitasse de água para subsistir. A existência de seres que têm sede, que não podem existir sem água, há de me levar a concluir que, no âmbito em que tais seres existem, há de haver realmente água, ainda que, de maneira semelhante, minha existência e a existência do mundo como seres que têm 'fome e sede de Deus', que não podem explicar-se nem realizar-se com sentido, mais do que postulando essa realidade explicativa de tudo o que chamamos 'Deus', há de me levar a reconhecer e admitir a efetiva e real existência de Deus" (p. 36).
Pelo dito, consta que, para a criatura sequiosa do Bem Absoluto que é Deus, existe resposta. Todavia resposta que o coração humano não pode deixar de procurar aprofundar: esse Deus se revela e se comunica? Tal indagação tem suscitado várias tentativas de solução. Em última análise, requer-se fé, mas uma fé apoiada em credenciais que a abonem para que não seja uma fé cega. É sobre este pano de fundo que se coloca o novo subtítulo:

3. Em Busca de um Rosto

O Pe. Vives propõe a fórmula
O Rosto de Deus chama-se Jesus
Explica o autor:
"A tradição judeu-cristã professa que, ao longo da historia humana, Deus foi revelando aos homens as profundidades misteriosas do seu ser e de seu agir. Trata-se de um processo longo e complexo, ao mesmo tempo desconcertante e fascinante, cujo desenrolar já não seria capaz de resumir neste formato de carta" (pp. 51 s).
"O cristianismo professa que o ponto culminante desta relação de Deus com a humanidade é Jesus Cristo. Jesus Cristo é uma manifestação inaudita, insuspeitada do rosto de Deus. Jesus é um ser humano em quem se deu algo de Deus mesmo e se comunicou efetiva e realmente aos homens por amor.
Preparado, anunciado, prometido no decorrer dos séculos, Jesus é o desvelo, a manifestação do mistério, da incógnita de Deus, para a humanidade. E nesta manifestação, a incógnita de Deus se revela como Pai, como alguém que está conosco, nos ama e quer nos tornar participantes de sua própria vida. Por isso, o nome próprio de Jesus é 'Deus conosco'" (p. 53).

4. Como encontrar "Deus conosco"?

"Você conhece o texto: 'Vinde, benditos do meu Pai... Porque eu tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber... estava nu e me vestistes...'. E, diante do espanto dos que acreditam nunca se ter encontrado com Deus, e menos ainda com um Deus faminto, sedento ou nu, o mesmo Deus lhes revelará que 'todas as vezes que o fizestes a um destes mais pequenos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes' (Mt 25, 31 ss). Assim, talvez seja preciso dizer que não é tão importante buscar a Deus com raciocínios, mas fazer por encontrá-lo naqueles que são suas imagens vivas (pois a Bíblia diz que 'Deus criou o homem à sua imagem', Gn 1, 27).
As primeiras comunidades cristãs repetiam uma frase que atribulam a Jesus, embora não tenha ficado consignada nos evangelhos: 'Viste teu irmão, viste teu Deus'. Isto é válido, não pelo mero fato de ver corporalmente o irmão, mas por reconhecê-lo como tal e agir em consequência disso. Se todo homem é feito à imagem de Deus, todo homem merece todo o respeito e todo o amor. Mais ainda, infligir, favorecer ou tolerar, de qualquer maneira, qualquer dano à imagem de Deus é ofender a Deus. E mesmo quando o homem praticasse más ações e não se comportasse como 'imagem de Deus', permaneceria o fato de que Deus continua amando esta sua imagem desfigurada, e quer que seja respeitada e ajudada a recuperar seus traços originários" (p. 57).

5. Conclusão

E, acima de tudo, não cesse de pedir ao Espírito de Jesus que lhe dê aquela luz e aquela força irresistível com que os Apóstolos chegaram a crer, para além de todo raciocínio e de toda dúvida, que Jesus é a revelação de Deus para nós,... Revelação na qual aquele mistério 'tremendo' se revela a nós como o mistério do amor incondicionado que, sendo capaz de identificar-se no sofrimento e também na morte com aqueles a quem ama, tem poder para vivificá-los e fazê-los participar da vida que ele tem de per si e que ninguém lhe pode arrebatar.
Isto é o que peço para você, como para mim mesmo.
Um abraço Josep Vives, sj"

6. Recapitulando...

A uma amiga em crise o Pe. Vives propõe:
1) Passar da fé infantil, que vê Deus à semelhança de um Grande Banqueiro, para uma fé adulta, que aceita Deus como Ele é ou infinitamente mais sábio e santo do que o homem.
2) Esse Deus existe, pois
a) a existência do mundo, contingente como é, postula a existência do Necessário e Absoluto;
b) o inato anseio do homem à Vida deve ter sua resposta.
3) O rosto de Deus é Jesus Cristo, que revela aos homens o amor do Pai;
4) E Jesus Cristo se encontra em cada irmão: "Viste teu irmão, viste teu Deus". A prática do amor fraterno abre os olhos para Deus.
 Escrito por Dom Henrique 

Mais brasileiros acreditam no poder da educação para combater violência




Segundo uma pesquisa, em cinco anos, uma parcela maior da população se convenceu de que não basta só polícia para diminuir a criminalidade.


A forma como os brasileiros enxergam os problemas de segurança pública está passando por uma transformação. Em cinco anos, uma parcela maior da população se convenceu de que não basta só polícia para diminuir a criminalidade. Os dados foram colhidos em uma pesquisa nacional encomendada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro.
A favela pacificada da Cidade de Deus agora tem presença permanente da polícia. Mas será que isso basta?
“Não basta a polícia”, opina um homem.
“Acho que o importante é ocupação, de dar uma força para a criança, para o adolescente, e manter eles ocupados mesmo”, opina a dona de casa Letícia Machado De Jesus.
Parece que cada vez mais gente pensa assim. É o que revela uma pesquisa da Federação do Comércio do Rio feita em 70 cidades, incluindo nove regiões metropolitanas do país e no Distrito Federal.
O brasileiro ainda quer mais policiais nas ruas. Ainda espera mais integração entre as forças federais, estaduais e municipais. Quanto a isso, não houve grande mudança. A principal diferença entre as respostas de cinco anos atrás e as de hoje tem relação a outras medidas que também podem ajudar, como nas áreas de educação e trabalho, por exemplo. Agora, mais pessoas acham que não basta ter polícia para ter segurança.
Ao todo, 71% das pessoas disseram que a melhor forma de combater a criminalidade é com mais atenção para as condições de vida da população; em moradia, saúde, educação e emprego - um índice bem maior do que em 2007.
“Forças repressivas continuam no imaginário da população. A população brasileira considera que a repressão é fundamental como estratégia de combate à criminalidade, mas avançou em cinco anos a ideia de que é preciso ir além disso: ações estruturais, ações sociais, programas para as crianças nas escolas”, analisa o coordenador da pesquisa Christian Travassos.
Orlando Muniz é policial militar, mas acha que é como professor de futebol de comunidades pobres que mais ajuda a combater a violência.
“Depois que eles estão aqui no projeto, o rendimento escolar melhorou, o comportamento. Nós estamos aqui empenhados em botar essas crianças para trilhar o caminho do bem”, conclui.

DEM pode abrir processo de expulsão de Demóstenes


Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
30/03/2012 | 19h40 | Denúncias
O líder do Democratas na Câmara dos Deputados, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), afirmou nesta sexta que a situação política do ex-líder da bancada no Senado Demóstenes Torres (GO) se "agravou" de ontem para hoje com a divulgação de novos grampos telefônicos feitos pela Polícia Federal que revelam uma relação do parlamentar com o empresário do ramo de jogos de azar Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. "A situação de Demóstenes se agravou", disse ACM Neto à Agência Estado.
Para o deputado baiano, se Demóstenes não apresentar explicações "contundentes" e "convincentes" até terça-feira (3), o partido abrirá um processo de expulsão de Demóstenes. "Se ele não for contundente e convincente, torna-se insustentável a permanência dele no partido", afirmou.
O líder da bancada da Câmara disse que não pedirá a Demóstenes que deixe o DEM por causa das denúncias, no caso de ele não as esclarecer. "Desfiliar-se ou não do partido é uma iniciativa que cabe a ele", afirmou ACM Neto.
Nos bastidores, porém, a cúpula partidária tem pressionado Demóstenes a deixar a legenda por conta própria. Querem evitar que as denúncias afetem a legenda. Acreditam que o senador não tem mais condições de esclarecer o relacionamento que teve com Cachoeira.
Ontem pela manhã, Neto e outros integrantes da cúpula encontraram-se com o ex-líder do Senado. Na conversa, Demóstenes disse que não sabia o que havia contra ele no inquérito em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Pediu o final de semana para analisar a investigação e só depois dar uma resposta definitiva.
O advogado do senador, Antonio Carlos de Almeida Castro, conseguiu nesta tarde cópia dos autos principal da investigação contra Demóstenes no STF. Ainda aguardava receber os apensos do inquérito, onde estão os grampos telefônicos que envolvem o senador. Ele afirmou que, nas conversas que teve com seu cliente por telefone ao longo desta sexta, o parlamentar não disse se vai deixar o DEM.

Da Agência Estado

Lula quer as duas CPIs. E o PT ?


Blogueiros sujos, ansiosos e não ansiosos, receberam informação preciosa: o Nunca Dantes avisou ao PT que quer as duas CPIs – a do Demóstenes/Cachoeira e a da Privataria.

As duas.

Nessa ordem, ou em qualquer ordem.

As duas têm as assinaturas necessárias, obtidas pelo delegado Protógenes.

As duas estão nas mãos do Presidente da Câmara, Marco Maia. 

Por que não as instala ?

Será que o PT assinou os pedidos de CPI e depois arrepiou carreira ?

Cândido Vacarezza, quando era líder do Governo, disse que, como líder do Governo, não poderia assinar.

Foi para o lugar dele o Arlindo Chinaglia, aliado de Maia.

Que, até agora, não saiu de cima do muro.

O líder do PT era Paulo Teixeira. 

Para o lugar dele foi o Jilmar Tatto, também do PT de São Paulo …

E o Jilmar Tatto prefere ver Satanáz nu a pedir a CPI da Privataria.

Por que será, amigo navegante ?

Que caroço tem debaixo do angu da CPI da Privataria, para assustar tanto o PT de São Paulo ?

Esse caroço tem nome ?

Agora, a questão atinge outra dimensão: o Lula quer.

As duas.


Paulo Henrique Amorim


JUIZ DE PENTECOSTE NOTIFICA A PREFEITURA PARA CUMPRIMENTO DO SALÁRIO MÍNIMO

VEJA O OFÍCIO EXPEDIDO PELO JUIZ. O MESMO PEDE O CUMPRIMENTO EM 30 DIAS. AGUARDAMOS, PORTANTO, QUE A ORDEM SEJA EXECUTADA.


Aprece cria recomendação para que prefeituras paguem o piso do magistério‏


A Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), depois de pressão da Federação dos Trabalhadores(as) no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (FETAMCE), em audiências que discutiram o atendimento da Lei do Piso do Magistério pelas prefeituras do Ceará, passa a recomendar, por meio de documento, que se encontra abaixo, que prefeitos e prefeitas atendam ao piso nacional dos professores.

Entretanto, o documento recomenda o piso de R$ 1.451,00. A Federação entende que o piso deveria ser R$1.773,00, calculados desde 2009. A APRECE também não trata de outro elemento da Lei do Piso, que é a obrigação de destinar 1/3 da carga horária disponível para planejamento e qualificação dos profissionais do magistério, para que possam ter condições dignas de trabalho decente.

Ainda assim, a FETAMCE entende que o resultado é vitorioso e o documento é "um bom elemento para transformar as negociações nos municípios", afirma Enedina Soares, presidenta da Federação.



Assessoria de Comunicação - FETAMCEcomunicacao@fetamce.org.br

FRAUDE EM LICITAÇÕES DA CAMÂRA DE PENTECOSTE



O presidente da Câmara de Vereadores do Município de Pentecoste e a comissão permanente de licitação, foram condenadas pelo TCM  a pagar multa superior a R$ 20.000,00 e devolução de mais de R$ 58.000,00 por conta de diversas irregularidades nos processos licitatórios da casa.

Segundo foi apurado pelo TCM, houve contratação irregular de assessorias, compra de combustível sem o devido certame licitatório e aluguel irregular de veículos.

Há também pagamento a maior ou em duplicidade para alguns colaboradores da casa.

A comissão de licitação da Câmara conforme informado ao TCM é composta pelas seguintes pessoas: Moisés Pedro de Araújo Filho (presidente), Mayara Pessoa Braga (secretária), Maria de Fátima Nojosa (membro), Maria da Conceição Pereira dos Santos (membro) e Luciene Camelo de Freitas (membro).

Além dos desrespeitos aos procedimentos licitatórios o TCM, ainda quer explicações do presidente da camâra para as seguintes irregularidades:

Solicitação de esclarecimentos sobre diversas despesas cujos contratos celebrados com os credores respectivos não foram apresentados;
Omissão do processo licitatório que respaldou as despesas com combustíveis;
Despesas no valor de R$ 800,00 (oitocentos reais) junto ao credor UVC.
Cheques devolvidos (cobrança de taxas pela devolução dos cheques, ocasionando prejuízo aos cofres da Casa Legislativa.

Ressalte-se que as irregularidades apontadas dizem respeito ao exercício 2009 e estão contidas nos processos do TCM de n°s 22809/09 e 24406/09.

Quando da última inspeção do TCM realizada este mês em Pentecoste, a Câmara Municipal frustou a prestação de contas quando não apresentou os documentos para análise dos fiscais do Tribunal de Contas.

Vereadora Dra. Valéria.

Apenas 1% segue hábitos para coração saudável nos EUA



Foto: Getty ImagesAmpliar
Apenas 1% segue regras do coração saudável

Por ano, 17 milhões de pessoas morrem devido a problemas cardiovasculares


As autoridades sanitárias de todo o mundo recomendam sete práticas que melhoram a saúde cardiovascular e aumentam a expectativa de vida, evitando infartos ou acidentes cardiovasculares. No entanto, uma pesquisa recente nos Estados Unidos afirma que apenas 1,2% dos 45 mil adultos consultados seguem estas dicas. 

Os sete hábitos para um coração saudável são: não fumar, fazer exercícios, controlar quatro fatores - pressão arterial, glicose, colesterol e peso corporal - e adotar uma dieta balanceada. Mas segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de Harvard, este foi o grupo que justamente apresentou menor risco de morte por AVC

Os problemas cardiovasculares já são a principal causa de morte em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. A OMS estima que a cada ano, 17 milhões de pessoas morrem devido a este tipo de problema. Mais de 80% das mortes acontecem em países de baixa renda. 

Apesar de estas mudanças de hábitos poderem salvar vidas, a pesquisa publicada pela revista científica Journal of the American Medical Society diz que poucas pessoas realmente levam as recomendações a sério. 

Condutas 'opostas' 

Os cientistas usaram dados de uma sondagem nacional com quase 45 mil pessoas com mais de 20 anos em três períodos distintos: de 1988 a 1994, de 1999 a 2004 e de 2005 a 2010. Nestes três intervalos, foi revelado que apenas 1,2% das pessoas seguiam as recomendações.


A incidência de fumantes diminuiu entre 23% e 28% desde 1988, mas não houve nenhuma alteração nos níveis médios de pressão arterial, colesterol ou massa corporal. Quando os pesquisadores analisaram as taxas de mortalidade, descobriram que quem seguia pelo menos seis das sete recomendações tinha 51% menos chances de morrer por qualquer outra causa, em comparação com aqueles que seguiam apenas um dos hábitos. Além disso, o risco de transtornos cardiovasculares caiu em até 76%. 

Segundo as estatísticas, os grupos de pessoas que seguiam mais fielmente as recomendações eram mulheres, jovens, indivíduos brancos não-hispânicos e pessoas com maior escolaridade. Para o professor Donald Lloyd-Jones, da universidade americana de Northwestern, o retrato da pessoa com coração saudável nos Estados Unidos é "uma mulher jovem, branca e com bom nível escolar". 

"A saúde cardiovascular ideal é perdida rapidamente após a infância, adolescência e juventude, devido à adoção de condutas adversas de saúde vinculadas à dieta, ao peso e ao estilo de vida sedentário, particularmente em camadas da população de piores níveis socioeconômicos." Para Lloyd-Jones, o problema já extrapola os serviços de saúde pública, que sofrem com as consequências dos maus hábitos da população
BBC

.

Como fica o seu salário em comparação com outros países?

Veja como você se enquadra no ranking da OIT; média mundial ainda é insuficiente

Se o mundo não estivesse dividido entre ricos e pobres, e todos pudessem obter a mesma parcela dos rendimentos globais, quanto cada pessoa receberia por mês? De acordo com pesquisadores da OIT (Organização Internacional do Trabalho), esse valor seria de US$ 1.480 (R$ 2,7 mil).

Mas como os pesquisadores chegaram a este número? 

O valor total da receita mundial está em US$ 70 trilhões (R$ 127 trilhões) por ano, e há 7 bilhões de pessoas no planeta. Logo, por uma conta mais simples, a média de rendimentos anuais estaria em cerca de US$ 10 mil (R$ 18 mil) por pessoa por ano.

Mas nem todos têm o mesmo salário e, dentre a população mundial, muitos estão fora da força de trabalho. Complexo, o cálculo do salário médio mundial tem sido parte de um projeto da OIT, que é ligada às Nações Unidas, e esta é a primeira vez que as cifras são divulgadas.

Foram usados dados de 72 países, coletados em 2009, e somente a massa assalariada foi levada em consideração. Autônomos - a maioria em alguns países em desenvolvimento - e pessoas que vivem com a renda de benefícios sociais não foram incluídos.

Primeiramente, foi calculado o salário total para cada país, e nações mais populosas tiveram peso maior. Após somar as médias de todos os países, os pesquisadores dividiram o total pelo número de assalariados registrados e chegaram à cifra de R$ 2,7 mil mensais – ou cerca de US$ 18 mil (R$ 32 mil por ano).

Média ainda é baixa 

Outro fator importante é o câmbio. A moeda utilizada pelos economistas da ONU não é o dólar normal, mas sim dólares de PPC (Paridade de Poder de Compra). Essencialmente, o dólar PPC leva em consideração as variações de custo de vida em diferentes países. Ou seja, o estudo avalia quanto uma pessoa pode comprar com US$ 1 em diferentes realidades econômicas para se ter uma base de comparação.

Embora o valor de R$ 2,7 mil mensais (cerca de R$ 137 por dia) possa parecer alto, os responsáveis pelo estudo alertam que, na prática, o salário médio mundial ainda é muito baixo.

Mais de um terço da população do planeta ainda vive com menos de US$ 2 (R$ 3,6 por dia) – abaixo da linha de pobreza. Em um país como o Tajiquistão, por exemplo, o salário médio anual, e não mensal, é de US$ 2,7 mil (R$ 4,9 mil).

Os R$ 2,7 mil mensais e R$ 32 mil anuais também estão abaixo dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha, onde a média salarial é de R$ 5,4 mil por mês e R$ 67 mil por ano.

O economista Patrick Belser, da OIT, afirma que o estuda traça um bom panorama sobre as classes médias.

- [A pesquisa] revela um pouco sobre a qualidade de vida das classes médias. Diz como as pessoas estão no fim do mês, dá uma ideia de como elas vivem – quantas vezes podem sair, onde podem comprar, onde podem viver, que tipo de aluguel podem pagar. E isso é o mais interessante, em contraste com o PIB per capita, que é uma noção muito mais abstrata.

E conclui:

- O que mostra, também, é que a média salarial ainda é muito baixa, e que, portanto, o nível de desenvolvimento econômico mundial ainda é, de fato, muito baixo, apesar da abundância financeira que vemos em alguns lugares.



Economia do governo atinge R$ 9,5 bilhões em fevereiro


LUCIANA COBUCCI
Direto de Brasília



Em fevereiro deste ano, o governo cumpriu R$ 9,5 bilhões em superávit primário (a economia feita para o pagamento de juros da dívida pública) segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central (BC). O esforço fiscal feito em fevereiro é o melhor para o mês da série histórica do BC, que começa em 2001.

A meta dos governos federal, estaduais e municipais, além das empresas estatais (com exceção da Petrobras), é economizar, em todo o ano de 2012, o montante de R$ 139,8 bilhões para pagar os juros da dívida. Nos últimos 12 meses, o superávit acumulado atingiu R$ 138,6 bilhões, ou 3,3% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro - a soma de todas as riquezas produzidas no País.


Segundo o chefe do departamento econômico do Banco Central, Túlio Maciel, os resultados recordes se devem à alta da arrecadação federal, ocasionada pelo aumento da massa salarial. "Isso reflete a atividade da economia, que vai impactar a receita, com a maior formalização do mercado de trabalho e o aumento da renda das famílias. Mas reflete também o comedimento da evolução das despesas. O desempenho fiscal como um todo é consistente, e a perspectiva é que à medida que a atividade econômica ganhe fôlego, isso tende a se consolidar", disse.


No acumulado do ano, a economia feita pelo governo somou R$ 35,5 bilhões. Em fevereiro, a rolagem da dívida pública gerou R$ 18,3 bilhões em juros, contra R$ 19,7 bilhões em janeiro. Segundo o BC, o gasto com juros foi menor no mês passado porque fevereiro teve menos dias úteis que janeiro. Nos dois primeiros meses deste ano, o governo já pagou R$ 37,9 bilhões em juros e no acumulado dos últimos 12 meses, os juros somaram R$ 236,2 bilhões.

Dívida aumenta

A dívida líquida do governo em relação ao PIB aumentou em fevereiro na comparação com janeiro, atingindo 37,5% - ou R$ 1,563 trilhão. No ano, a relação dívida/PIB aumentou 1,1 ponto percentual na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que essa relação seja de 35,7% até o fim do ano.


Segundo a autoridade monetária, esse indicador aumentou pela maior apropriação de juros no período, pela valorização cambial em 8,9% no ano. Em contrapartida, a realização do superávit primário ajudou a diminuir essa relação em 0,9 ponto percentual.


http://not.economia.terra.com.br

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...