Postagens

Mostrando postagens de Maio 5, 2013

OS ZUMBIS DO CRACK

“Zumbis do crack invadem as capitais do Brasil”. “Zumbis se arrastam pela rua”. “São farrapos enrolando restos de humanidade”. É o que bradam colunistas dos grandes jornais brasileiros sobre os usuários da droga concentrados nas chamadas cracolândias. Estigmatizados como zumbis por uma classe média que não os quer enxergar, eles provocam cada vez mais pânico no restante da população que não sabe lidar com essa situação.
O termo “zumbi” caracteriza alguém dado como morto, que volta a viver irracionalmente, controlado por uma força maior; um ser humano que vive em estado catatônico, gerando insegurança e medo. Definir os usuários de crack como zumbis sugere que eles perderam a capacidade de escolha e discernimento sobre a própria vida, que a droga os manipula e que são, por si só, uma ameaça à sociedade.
No entanto, o crack não é o inimigo contra o qual se deve lutar. Ainda que seja uma droga mais pesada e com efeitos mais degradantes a seus usuários – se comparada ao álcool e à cocaína…

Evangelho de hoje, (João 16,23b-28) Sábado, 11 de Maio de 2013

6a Semana da Páscoa
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

A PRESENÇA DO CATOLICISMO PELO MUNDO

Imagem
Professor Valdeni Cruz
A Igreja católica ultrapassa 2000 mil anos de história. Tem início com o nascimento de Jesus Cristo e se solidifica com a Paixão, a Morte e Ressurreição dele e da ação posterior de seus discípulos pelo mundo a fora até os nosso dias. A Igreja Católica hoje conta com 270 Cardeais, 5.104 Bispos, 412.236 Padres, 118.990 Seminaristas, Escolas e Colégios 136.438 e 48,9 milhões de Estudantes. O Catolicismo arrebanha um total de 1,196 bilhão da população mundial, o que totaliza 17,5%. Temos como Chefe atual da Igreja, o Papa Francisco, eleito no dia 13 de Março. Este que vem sendo motivos de aplausos pela maioria dos católicos e tem conseguido admiração de outros líderes religiosos pelo mundo a fora.
O numero de fiéis esta dividido da seguinte forma:
America do Norte: 88,5 milhões e 22 Cardeais, 8% América Latina e Caribe: 425 4 milhões e 30 Cardeais, 24% Europa: 257,1 milhões 133 e Cardeais 24% África Subsaariana: 271,4 milhões e 18 Cardeais, 16% Ásia e Oceania: 130, 5 mil…

População aprova medidas pró-transparência e para reduzir custos do Senado

Imagem
Em discurso no plenário, o presidente do Senado, Renan Calheiros, fez balanço de seus primeiros 100 dias no cargo, prestando contas do já feito em relação às três principais proposições administrativas da atual gestão da Casa: fortalecimento da transparência, aumento da eficiência e economia de recursos da Casa em mais de R$ 300 milhões, no biênio 2013/2014. Valor que será revertido para programas sociais. As medidas foram amplamente aprovadas pela população, revelou pesquisa do DataSenado, feita de 16 a 30 de abril, ouvindo 1.222 pessoas de todo Brasil. A transferência de médicos do Senado para hospitais públicos do DF foi aprovada por 89% dos pesquisados,  85% também aprovaram a redução de gastos com contratos e, 83%, o corte de cargos de chefia. A criação da Secretaria e do Conselho de Transparência foi aprovada por 90% dos entrevistados.
Clique aqui e acesse a íntegra da Pesquisa do DataSenado.
Senado Transparente
Fim dos 14º e 15º salários – Junto com a Câmara dos Deputados, o Cong…

Evangelho de hoje, (João 16,20-23a) Sexta-Feira, 10 de Maio de 2013

6a Semana da Páscoa
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

SINDSEP PENTECOSTE PARTICIPA DE REUNIÃO COM PREFEITA, VEREADORES E SECRETARIADO

Imagem
A Prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura, esteve no Sindsep Pentecoste neste dia 06 de maio, segunda-feira, pela manhã, para convidar o Sindicato a se fazer presente em uma audiência na Câmara Municipal de Pentecoste ao qual abordaria as demissões ocorridas no Município, bem como um debate em torno da Educação do Município. A reunião ocorreu à noite onde a Prefeita teve a oportunidade de apresentar aos Vereadores, Secretários e representantes do Sindsep o motivo ao qual a levou a fazer tais demissões. A mesma também abordou o fato de professores não estarem comprometidos com a educação, prova disso, disse a mesma que, o resultado do Spaece novamente foi triste para o Município. Que não compreendia o porquê dos professores não estarem fazendo o melhor, e que coordenadores e diretores anteriores se recusavam a retornarem para a sala de aula, como se isto os menosprezassem e afirmou ainda que, os professores que tiverem laudo médico, ou seja, impossibilitados de irem para a s…

Sobre a Previdência

A Previdência Social é o seguro social para a pessoa que contribui. É uma instituição pública que tem como objetivo reconhecer e conceder direitos aos seus segurados. A renda transferida pela Previdência Social é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte, quando ele perde a capacidade de trabalho, seja pela doença, invalidez, idade avançada, morte e desemprego involuntário, ou mesmo a maternidade e a reclusão.
Sua missão é garantir proteção ao trabalhador e sua família, por meio de sistema público de política previdenciária solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar social e tem como visão ser reconhecida como patrimônio do trabalhador e sua família, pela sustentabilidade dos regimes previdenciários e pela excelência na gestão, cobertura e atendimento.
Fonte: http://www.previdencia.gov.br

Aposentadoria por idade

Têm direito ao benefício os trabalhadores urbanos do sexo masculino a partir dos 65 anos e do sexo feminino a partir dos 60 anos de idade. Os trabalhadores rurais podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres.
Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.
Os segurados urbanos filiados até 24 de julho de 1991, devem comprovar o número de contribuições exigidas de acordo com o ano em que implementaram as condições para requerer o benefício, conforme tabela abaixo. Para os trabalhadores rurais, filiados até 24 de julho de 1991, será exigida a comprovação de atividade rural no mesmo número de meses constantes na tabela. Além disso, o segurado deverá estar exercendo a atividade rural na data de entrada do requerimento ou na data em…

Catequese do Papa Francisco sobre o Espírito Santo – 08/05/13

Imagem
Catequese
Praça de São Pedro, no Vaticano
Quarta-feira, 08 de maio de 2013 Queridos irmãos e irmãs, bom dia! O tempo Pascal que, com alegria estamos vivendo, guiado pela liturgia da Igreja, é por excelência o tempo do Espírito Santo dado “sem medida” (cf. Jo 3:34) por Jesus crucificado e ressuscitado. Este tempo de graça termina com a festa de Pentecostes, quando a Igreja revive o derramamento do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos reunidos em oração no Cenáculo. Mas quem é o Espírito Santo? No Credo professamos com fé: “Creio no Espírito Santo, que é Senhor e nos dá a vida.” A primeira verdade a qual aderimos no Credo é que o Espírito Santo é Kyrios, Senhor. Isto significa que Ele é verdadeiramente Deus, como são o Pai e o Filho, objeto, de nossa parte, do mesmo ato de adoração e glorificação que elevamos ao Pai e ao Filho. O Espírito Santo, de fato, é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade, é o grande dom do Cristo ressuscitado  que abre as nossas mentes e nossos corações à fé…

Santa Sé assina acordo para combater lavagem de dinheiro

Da Redação, com Rádio Vaticano
A Santa Sé e os Estados Unidos assinaram nesta terça-feira, 7, em Washington, um acordo de cooperação para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo em nível global.

O acordo foi subscrito pela Autoridade de Informação Financeira (AIF) da Santa Sé e da Cidade do Vaticano e a Rede de Fiscalização de Crimes Financeiros dos EUA (FinCEN, Financial Crimes Enforcement Network) dos Estados Unidos. O objetivo é incrementar a cooperação bilateral mediante a troca de informações sobre transações financeiras.

A AIF foi criada por Bento XVI em dezembro de 2010 e começou a funcionar em abril de 2011, como autoridade competente para informações financeiras, supervisão e regulamentação das operações financeiras, prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

No comunicado do Vaticano, é sublinhado o fato que a AIF trata atualmente com organismos análogos de outros países e jurisdições, como Espanha, Bélgica e Eslovênia.
Fonte: …

Mensalão não vai resultar em prisões, diz Rui Falcão

Imagem
Brasília (AE) - As condenações em série feitas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão não deverão resultar em prisões. Essa é a opinião do presidente do PT, Rui Falcão. Ele espera que a Corte recue de seu posicionamento e inocente os filiados ao partido considerados culpados de crimes contra a administração pública.
DivulgaçãoRui Falcão destaca que os embargos vão motivar uma nova apreciação das punições
“Para nós, até o momento, não há nenhum condenado, porque os recursos não se esgotaram. Portanto, não há de se cogitar de prisão de ninguém”, afirmou Falcão após participar de evento na Câmara em que recebeu apoio da corrente Movimento PT para sua candidatura à reeleição para a presidência do partido.

Foram condenados no processo petistas ilustres como o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, os deputados José Genoino (SP) e João Paulo Cunha (SP) e o ex-tesoureiro Delúbio Soares. Pelas penas aplicadas pelo STF no ano passado, apenas Genoino poderia começar a cumprir …

MEC aumenta rigor na análise da redação do Enem

RAFAEL MORAES MOURA - Agência Estado Diante da repercussão negativa de redações que continham desde receita de macarrão instantâneo a exaltação a time de futebol, o Ministério da Educação (MEC) decidiu aumentar o rigor na análise dos textos para a próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Conforme divulgado na tarde desta quarta-feira, 8, as inscrições do Enem 2013 serão realizadas de 13 a 27 de maio e a aplicação das provas ocorrerá nos dias 26 e 27 de outubro. A taxa de inscrição será de R$ 35. "Se estamos mudando o padrão e aumentando o rigor, é porque não ficamos confortáveis com algumas avaliações que nós tivemos", disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. "Estamos partindo desses casos específicos para aprimorar ainda mais a correção." Nos últimos meses, o MEC foi confrontado com a divulgação nas redes sociais de redações com deboche de alunos. Uma delas, com a citação do hino do Palmeiras, ganhou nota 500. Em outra, um estudante detalhou…

Evangelho de hoje, (João 16,16-20) Quinta-Feira, 9 de Maio de 2013

6a Semana da Páscoa
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”.19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Evangelho de hoje, (João 16,12-15) Quarta-Feira, 8 de Maio de 2013

6a Semana da Páscoa
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. 13Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.
14Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. 15Tudo o que o Pai possui é meu. Por isso, disse que o que ele receberá e vos anunciará, é meu”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

REUNIÃO NA CÂMARA DE VEREADORES COM PREFEITA, VEREADORES, SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS, SECRETÁRIOS, ENTRE OUTROS

Imagem
Professor Valdeni Cruz
Na noite desta segunda-feira, na Câmara Municipal de Pentecoste, realizou-se uma reunião muito importante. Trata-se de uma reunião que a Prefeita convidou os Vereadores, Secretários municipais, sindicato e representantes da Secretaria de Educação bem como a presença de professores, diretores, entre outros.
 A reunião pautou-se em torno das demissões que ocorreram na semana passada. Só lembrando: na passada foram demitidos um grande número de professores temporários. Estas demissões causaram certo mal-estar para a administração da Prefeita Ivoneide. Foram críticas vindas de todos os lados. A questão foi parar na Câmara de Vereadores, nas redes sociais, nos programas de rádio etc. Muitos dos demitidos procuraram de imediato os vereadores na esperança de que a situação fosse resolvida. O problema é que a folha de pagamento está inchada. Muita gente contratada, o que impossibilita o cumprimento da Lei de Responsabilidade fiscal, além de haver muitas irregularidades. H…

Evangelho de hoje, (João 15,26–16,4a) Segunda-Feira, 6 de Maio de 2013

6a Semana da Páscoa
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Ceará tem maior número de presos por corrupção do Brasil

O Estado tem mais de metade dos presos por peculato do País. Dos 2.703 corruptos e corruptores presos no Brasil, 30% estão no Ceará. Proporcionalmente, número é 9 vezes maior que a dos detidos no Estado por todos os crimes O Ceará é exemplo para o resto do Brasil na punição a corruptos. Números do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, divulgados na edição de ontem do jornal Estado de S.Paulo, revelam que estão em território cearense mais de metade dos presos por peculato do Brasil - o crime corresponde a desvio de patrimônio estatal por agente público no exercício da função. Do total de 1,3 mil detidos por esse delito no País, 813 estão no Ceará.  Considerados todos os presos por crimes relacionados a corrupção, o número chega a 820 no Ceará, no universo de 2.703 no Brasil inteiro. Enquanto o Estado reúne 3,4% dos detentos no País, possui 30% do número de corruptos e corruptores encarcerados. Em São Paulo, por exemplo, há 778 presos por corrupção, embo…

Prefeita Ivoneide Moura e IFCE para Pentecoste

Imagem
Nesta sexta feira dia 03 de maio, aconteceu uma reunião da Prefeita Ivoneide Moura com representantes do IFCE – Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia, com Tássio Francisco Pró-Reitor de Administração e Planejamento, Ilário (Engenheiro) e Clayton (Arquiteto). A Prefeita teve a companhia dos assessores: João Flávio, Dr. Gomes e Françuar Magalhães, reunião esta com o intuito de viabilizar a vinda do Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará, para que fosse visto um imóvel do Município nesta parceria, para que possa funcionar o IFCE. O Instituto requer espaço único e prioritário para o desenvolvimento de suas atividades educacionais de ciências e tecnologia e a proposta é que seja no prédio onde funciona o CVT e que o mesmo seja incorporado nesta parceria. Essa unidade será especializada na oferta de ensino técnico, cursos de formação inicial e continuada e de educação a distância para atender, prioritariamente, as ações do Programa Nacional de Acesso ao E…