Postagens

Mostrando postagens de Abril 24, 2016

PROGRAMA A VOZ DO SINDSEP PETENCOSTE SÁBADO, 30 DE ABRIL DE 2016

DIA DO TRABALHADOR - PENTECOSTE - 2016

Imagem
1º DE MAIO, DIA DO TRABALHO - REFLEXÃO




O dia do trabalho está chegando. Primeiro de maio está marcado no calendário brasileiro como O DIA DO TRABALHO. É um dia para refletir sobre o próprio trabalho, naquele que trabalha, sobre os valores que giram em torno do trabalho.     O trabalho é algo pertinente ao homem, ou seja, está ligado ao esforço daquele que, no uso de suas forças mentais ou físicas, cria, inventa e constrói por meio de seus esforços um objeto. Esta data marca um momento para analisar o que representa o trabalho para nós e para a sociedade como um todo.     É necessário trabalhar. É por dele que o homem se torna útil a si mesmo e ao meio em que ele vive. É por meio dele que o homem adquire seu sustento, constrói seu patrimônio e melhora a vida de um povo. Mas, analisando o trabalho num contexto anterior ao capitalismo, o trabalho era visto como uma forma de realização pessoal. Através dele as pessoas desfrutavam do que produziam. Trabalhava para manter a família e para real…

CONHECENDO NOSSO MUNICÍPIO COM DADOS DO IBGE DE 2012

Imagem
1.INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O MUNICÍPIO




“Concebida na vasta Campina entre os rios Curu e Canindé  Pentecoste, és lembrança divina de um passado marcado de fé.” (Trecho do Hino de Pentecoste da autoria de Gerardo Campos)
O município de Pentecoste, com uma área de 1.378 km, altitude de 80m e coordenadas 3º47’ latitude sul e 39º 16’ latitude oeste, localiza-se a 85 km de distância da Capital cearense. Os principais produtos de subsistência da população são: algodão, mamona, feijão, milho, arroz, batata-doce, mandioca, mamão, tomate, laranja, banana, coco e peixe - ressaltando que a pesca constitui-se como maior elemento de expressão cultural da cidade. O município foi criado através do decreto lei nº 1.542 de 23 de agosto de 1873. O primitivo nome era Barra da Conceição em alusão à confluência do Rio Canindé com o Curu, onde nas proximidades foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Conceição que deu origem ao sítio histórico da cidade, sendo a primeira missa celebrada no dia 04 de junho de 1…