sábado, 9 de novembro de 2013

JUSTIÇA MANDA CUMPRIR SALÁRIO MÍNIMO EM PENTECOSTE

Professor Valdeni Cruz

Decisão da Justiça sobre o Salário Mínimo – Pentecoste – Ceará

Finalmente a Juíza manda cumprir o pagamento do Salário Mínimo aos funcionários que trabalham 20 horas.
Desde 2006 o salário mínimo é uma das bandeiras de luta do Sindsep. A justiça sempre deu causa ganha aos servidores. Entretanto, como todos sabem, os gestores preferem pagar horrores a advogados para que lutem contra o direito dos trabalhadores. Mas estamos mais confiantes agora de que a justiça faça justiça em favor de quem realmente está precisando ser beneficiado.
Sendo assim, desde 2006 foram muitas idas e vindas. Sindicato ganhava e prefeitura recorria a outras instancias. Finalmente não foi mais possível recorrer, pois a ultima instancia seria apelar para o supremo, o que foi feito. Neste ano de 2013, o Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo Tribunal, rejeitou o embargo feito pela prefeitura e, portanto, não cabendo mais nenhum recurso, restando somente a ordem da justiça local em fazer cumprir e ao poder executivo o cumprimento da Lei. Passaram-se todos estes meses e finalmente a  Juíza da Comarca de Pentecoste, Cynthia Nóbrega Pereira Franklin Thomáz, enviou a Prefeitura de Pentecoste o mandato de execução.
Portanto, a partir de todos os procedimentos legais, conta-se o prazo de 15 dias para a execução. Em caso descumprimento, a prefeitura estará sujeita a multa diária a ser estipulada pela Juíza.
Lembro aqui que antes entrarmos com uma ação contra o município sobre esta questão, tivemos reunião com membros da gestão anterior sobre este assunto. Na época discutia-se a possibilidade da prefeitura aos poucos ir ampliando a carga horária de todos aqueles profissionais que recebiam menos de um salário mínimo e regularizar a situação de cada por um projeto enviado para Câmara de Vereadores, o que foi rejeitada pelo Prefeito de então. Ele disse que não haveria acordo e que nós entrássemos na justiça. Foi o que fizemos e justiça compreendeu que realmente ninguém deve ganhar menos que o mínimo.
Como sabemos, toda ação tem uma reação. Demorou mais os servidores ganharam. Sabemos o quanto deve ser desconcertante um gestor que ter que lidar como uma situação destas, mas isto demonstra que não fazemos a coisa certa alguém terá que responder por isso.
Portanto, estamos aqui para celebrar esta vitória do servidor público de Pentecoste que chegou mesmo a ficar desacreditado que isso viesse a acontecer e veio.

Este é um dos exemplos que mesmo que a justiça demore a quase não responda aos nossos anseios, é a ela que devemos recorrer quando nos sentimos lesados em nossos direitos.      

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Aécio é um fracasso nas redes sociais

Apesar do apoio da imprensa, Aécio Boladasso não decola. Uma semana após seu lançamento, a conta no Twitter já foi suspensa. No Facebook, conquistou apenas 3,7 mil curtidas

aécio boladasso facebook
Apesar do apoio da imprensa, Aécio Boladasso não decola (Reprodução/Facebook)

Mesmo com a publicidade escancarada – e quase antecipada – de O Globo, a nova estratégia do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para ganhar as redes sociais decolou tanto quanto mostram as pesquisas eleitorais que a candidatura do tucano tem decolado na corrida presidencial de 2014. Uma semana após seu lançamento, a conta de Aecio Boladasso no twitter já foi suspensa. No facebook, conquistou apenas 3,7 mil curtidas. O número de interações também deixa a desejar: são menos de 3,5 mil pessoas falando sobre a página que já nasceu para ser manchete da imprensa. E muitas falando mal.
Os motivos são vários. Manchete do jornal O Globo quando tinha apenas uma curtida, a estratégia já foi amplamente criticada por internautas que odeiam notícias fabricadas. Mas o que pesou profundamente foi a absoluta falta de originalidade: espécie de cópia infiel das redes sociais Dilma Bolada, a página que resta à Aécio não possui, nem de longe, a mesma espontaneidade da primeira.
Criado em 2010 por Jeferson Monteiro, um garoto de 23 anos que não tem nenhuma relação funcional com o Palácio do Planalto, o perfil fake assumido da presidenta Dilma Rousseff já arrebatou 162 mil seguidores no twitter, mais de 559 mil curtidores no facebook e 26 mil no instagram. E surfa em popularidade crescente, com um humor genuíno milhares de vezes compartilhado nas redes sociais de simpatizantes e não simpatizantes do governo.
Afinal, quem resiste a fazer piada com a “presidenta veloz e furiosa” que dribla sua segurança para andar de moto em Brasília e sentir o vento no rosto? E quem segura as risadas ao ver o vídeo da presidenta passando as tropas em revista, no 7 de setembro, ao som do funk “Show das Poderosas”? Como não se divertir com os diálogos imaginários em que Dilma, também via redes sociais, coloca o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no seu devido lugar? Só na última postagem, que idealiza uma enquadrada de Dilma em Eike Batista, foram mais de 8,4 mil curtidas.
Já a Aécio Boladasso carece profundamente de carisma. Ao invés das piadas que enaltecem e popularizam a personalidade forte e real da presidenta, tenta dar ao pré-candidato uma postura tiozão que não combina com o eterno playboy. “Olá jovens! Tio Boladasso tá carente e quer conversar no twitter. Vem conversar comigo”, diz um post que arrebatou míseras 69 curtidas. “A própria personagem da oposição afirma que a internet é um espaço democrático. Qual o problema de vocês em me acusar de cópia?”, questiona outro, que alcançou 79 curtidas.
Se é fato que as próximas eleições serão definidas na internet, como alvoram muitos analistas políticos e comunicadores, o principal candidato de oposição ao governo começou com o pé esquerdo. Em tempos de redes sociais, dinheiro para investir em comunicação de campanha continua imprescindível. Mas tem coisas que só uma boa militância espontânea consegue fazer.
Najla Passo, Carta Maior

REFLEXÃO DO DIA


Tudo acontece no tempo certo. Mesmo as coisas que nos desesperam tem uma razão para acontecer. Se soubermos entender os tempos, veremos que cada coisa que nos acontecem tem uma razão de ser que nos fará entender em algum momento da vida que
Somos capazes de aprender sempre e com este aprendizado que a vida mesmo se encarrega de nos trazer vamos crescendo enquanto seres humanos e profissionais.
Que a escola da vida nos leve a tirar as melhores notas e que nós como estudantes da existência queiramos tirar as melhores notas através de todos os acontecimentos que esta vida nos propõe.

Evangelho de hoje, 08 de novembro de 2013

Evangelho (Lc 16,1-8)


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Êxodo Rural



O que é êxodo rural, causas, problemas, êxodo rural durante a história,
saída do campo para as grandes cidades, industrialização, migração interna
 ~exodo rural - mecanização no campo Mecanização no campo: uma das causas do êxodo rural

Introdução 
Podemos definir êxodo rural como sendo o deslocamento de pessoas da zona rural (campo) para a zona urbana (cidades). Ele ocorre quando os habitantes do campo visam obter condições de vida melhor.
Causas 
Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc), qualidade de ensino e necessidade de infra-estrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).

Consequências 
O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).

Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acabam sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as conseqüências deste fato.

Os municípios rurais também acabam sendo afetados pelo êxodo rural. Com a diminuição da população local, diminui a arrecadação de impostos, a produção agrícola decresce e muitos municípios acabam entrando em crise. Há casos de municípios que deixam de existir quando todos os habitantes deixam a região.

Êxodo Rural na História

Roma Antiga: durante o Império Romano, a mão-de-obra escrava foi substituindo o trabalho livre na zona rural. Estes camponeses começaram a migrar em grande quantidade para as cidades romanas, principalmente, a capital do império, Roma. Esta legião de desocupados passou a preocupar os imperadores, que tinham medo de revoltas. Criaram, pare evitar problemas sociais nas cidades, a política do pão-e-circo (comida e diversão para acalmar e distrair os desempregados).

Idade Média: entre os séculos XIII e XV (Baixa Idade Média), o comércio voltou a ser praticado, impulsionando o surgimento e desenvolvimento de cidades. Uma nova classe social surgiu, a burguesia. Muitos camponeses deixavam a zona rural em busca de melhores condições de vida nestas cidades.

Revolução Industrial: com o surgimento das indústrias no século XVIII, as grandes cidades européias passaram a atrair grandes quantidades de camponeses. Estes buscavam trabalho nas fábricas e melhores salários.

Brasil (década de 1960): durante o governo de JK (Juscelino Kubitschek) houve um grande investimento no desenvolvimento industrial nas grandes cidades da região Sudeste. Com a abertura da economia para o capital internacional, diversas multinacionais, principalmente montadoras de veículos, construíram grandes fábricas em cidades como São Paulo, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Santo André, Diadema, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O resultado disso foi um grande êxodo rural do Nordeste para o Sudeste do país. Os migrantes nordestinos, fugitivos da seca do Nordeste e do desemprego, foram em busca de trabalho e melhores condições de vida nas grandes cidades do Sudeste. Este processo estendeu-se com força durante as décadas de 70 e 80. Como estas cidades não ofereceram condições sociais aos migrantes, houve o esperado: aumento das favelas e cortiços, desemprego (muitos migrantes não tinham qualificação profissional para os empregos) aumento da violência, principalmente nos bairros de periferia.

Outro fato relacionado ao êxodo rural ocorreu com a construção de Brasília, no final da década de 1950. Muitos migrantes do Norte e Nordeste do país foram em busca de empregos na região central do país, principalmente na construção civil. As cidades satélites de Brasília cresceram desordenadamente, causando vários problemas sociais, que persistem até os dias de hoje.  

Fonte:  http://www.suapesquisa.com/geografia/exodo_rural.htm
 

PARQUES EÓLICOS - Vantagens x Desvantagens




A utilização de energia eólica, como qualquer outro tipo de energia, tem seus pontos positivos e negativos:


Entre as vantagens do uso de usinas eólicas podemos citar:

- Sua fonte é inesgotável, segura e renovável.
- Não há emissão de gases poluentes.
- As turbinas de vento não precisam de muita manutenção.
- Uma das fontes de energia mais baratas do mercado.


Para a comunidade e também para o estado onde são inseridos parques eólicos:

- Criação de empregos.
- Investimento em zonas desfavorecidas, pois os parques eólicos são, normalmente, instalados em áreas rurais que são menos povoadas.
- Compatibilidade com a utilização do terreno para agricultura e também pecuária.
- Reduz a dependência energética externa.
- Boa rentabilidade do investimento.





Uma das vantagens da instalação de usinas eólicas é que o mesmo terreno pode também ser aproveitado para a pecuária e agricultura.





Já entre as desvantagens podem ser citados:

- Poluição sonora já que os ventos que batem nas pás produzem um ruído constante de até 43 decibéis.
- Impacto visual: a instalação de parques eólicos gera grande modificação da paisagem, principalmente para os moradores locais.
- Impacto sobre as aves do local, pois estas muitas vezes se chocam com as pás, além de ter um efeito no comportamento de migração desses animais.
- A dependência do vento, pois este nem sempre sopra de modo a atingir os níveis necessários de produção da energia.







Muitas aves se chocam com as pás das usinas eólicas e morrem.









FONTE: http://energiaeolicaonline.blogspot.com.br/

PPDT - CONSTRUINDO UMA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA.

Hoje dia 06 de novembro demos continuidade as reuniões do PPDT, com a participação dos professores e alunos onde houve muita conversa e troca de ideias. A frente da reunião o nosso Diretor Clayton Menezes e o Coordenador Gardel Paiva e a coordenadora da CREDE Michelle Castro. Queremos agradecer a todos os alunos e professores que participaram deste momento de construção da aprendizagem.
 

Fonte: http://escolaetelvinadepentecoste2.blogspot.com.br

terça-feira, 5 de novembro de 2013

SAÚDE EM PENTECOSTE - DEFICIENTE

Professor Valdeni Cruz

Descobri estes dias que tenho problema na visão pra ver de perto, sinto dificuldades, por exemplo, ler um livro e isso pode vir a ser hipertropia. Talvez daqui a pouco tenho que usar mais dois olhos. É a vida. Ainda bem que descobri rápido.

O que fiz? O que deveria fazer. Procurar o serviço de saúde pública de meu município. Segundo a Constituição Federal, um dos direitos básicos do cidadão é a saúde. Tudo bem. Crente no que está escrito na lei procurei o serviço. Este primeiro atendimento deve ser no Posto de saúde de minha área. Ao chegar ao bendito posto, fiz ficha, aguardei a chegada da enfermeira. Com a chegada da mesma, fui atendido. Contando a história, recebi uma referência e com esta, fui encaminhado a Secretaria de saúde. Chegando lá, também fui atendido. Perguntado sobre, expliquei a questão de que precisava fazer um exame oftalmológico. A atendente disse que o exame só seria possível no dia 2 de dezembro. Isso significa dizer que iria esperar quase um mês para um exame. Perguntando a ela sobre precisar de um óculos se a saúde dava o óculos ou que pudesse haver um convênio para que os custos fossem menos, recebi como resposta que não. Mas do que depressa pedi de volta a referência de volta que havia levado, pois do que adianta eu com o exame se não tenho direito a um óculos? Fui direto para a ótica e marcar logo a consulta e se Deus quiser poder comprar o óculos ou fazer tratamento.

Quero dizer com isso que me sinto desrespeitado no meu direito. A Constituição é uma mentira, a propagando é uma demagogia. Durante toda a minha vida poucas vezes precisei do serviço de saúde para algo mais grave, mas quando é preciso, este direito é negado assim na cara.

Preciso dizer que isso é injusto e que o município, seja ele qual for deveria se envergonhar de não poder oferecer um serviço básico de saúde que é a visão de uma pessoa.

Sou professor e tenho que dar aulas todos os dias, lidar com a leitura, livros e etc. A recompensa que recebo por prestar um serviço a sociedade é este.

A minha vantagem é que, por graça de Deus, fazendo esforço e um aperto econômico, vou poder resolver o problema, mas imagina alguém que não tenha condições ficará com o problema, pois o serviço é caro. O custo de um óculos é caro.

Nota zero para o município. Me sinto como se eu tivesse com fome e alguém soubesse que tenho e não me desse a comida. Do que adiante alguém saber que tenho fome se não me dá um prato de comida? 

Isso não é uma história que ouvi de alguém, aconteceu comigo.

Evangelho de Hoje, 05 de novembro de 2013

Evangelho (Lc 14,15-24)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’.
18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’.
21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’.
22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’.23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Notícias do Governo do Ceará - Mais 1.100 novos PMs serão chamados em novembro

Sex, 01 de Novembro de 2013 14:47
Policiais II 1
A partir desta sexta-feira (01) a segurança pública de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF) passa a contar com o novo efetivo de 1.057 policiais militares. A formatura do novo contingente aconteceu nesta sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará (CEC), presidida pelo governador Cid Gomes. A ação reforçará a prevenção do crime e da criminalidade. “No Brasil, especialmente no Nordeste, há um agravamento nos indicadores da segurança pública, mas acredito que se faz segurança pública não de forma exclusivamente pela força, mas com todo o aparato preventivo. E esse reforço que a Polícia Militar recebe deve estar muito bem motivado, consciente do seu trabalho e comprometido com o papel que deve desempenhar a partir de hoje. Não quero me omitir da responsabilidade que tenho em garantir segurança a cada um dos oito milhões de cearenses. Não descansarei um minuto no trabalho na missão de permitir uma sociedade mais segura para o povo, mas para isso eu e todos nós contamos muito e temos a expectativa no trabalho de vocês”, discursou Cid Gomes.


Essa é a segunda turma do Curso de Formação Profissional da Polícia Militar do Ceará do concurso de 2012. Durante a solenidade, o chefe do executivo estadual se comprometeu com o chamamento da terceira turma, que corresponde a 1.100 vagas de novos policiais militares, até o próximo dia 15 de novembro. A partir da convocação, os candidatos aprovados no concurso passarão pelas etapas de formação e capacitação com carga horária de 1.020 horas-aula, entre disciplinas teóricas e práticas. No mesmo período o Governador se comprometeu a convocar 270 novos policias bombeiros e 30 novos oficiais bombeiros. “Também quero anunciar o investimento de R$ 80 milhões na segurança pública, que serão destinados a aquisição de equipamentos, melhorias na área e tudo o que for necessário para que os policiais prestem um bom serviço”, destacou o Governador.

Policiais II 4
O secretário da Segurança Pública, Servilho Paiva, lembrou aos formandos do compromisso que eles terão a partir da formação. “Vocês hoje são responsáveis pela segurança do nosso Estado. Mostrem a sociedade um bom trabalho, honrem os símbolos da Polícia Militar, honrem a instituição, e principalmente honrem a sociedade e o que ela espera de vocês”, reforçou o Secretário.


Em 2014 se formará a terceira turma, com efetivo que atingirá, ao final desta nova formação, um número total de 3.000 novos PMs, que se somarão aos cerca de 4.000 já efetivados por Cid Gomes. Isso significa que a cada dois policiais militares do Estado, um foi contratado durante a gestão de Cid Gomes. “Não há setor do Estado com mais clamor social do que a segurança. As pessoas precisam de saúde, emprego, educação, mais nada é mais inquietante que a segurança. Mais é com prevenção que vamos construir um local melhor e mais seguro para o povo cearense viver”, finalizou Cid Gomes.

Prestigiaram o evento o vice-governador Domingos Filho; o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, José Albuquerque; os secretário-chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o secretário-chefe da Casa Militar, Cel. Joel Brasil, a assessora estadual da. Coordenadoria Combate às Drogas, Socorro França, autoridades e representantes da Segurança Pública do Ceará.

Policiais II 5Policiais II 3
Policiais II 2

01.11.2013

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br – 85 3466.4898

O QUE É ÉTICA

PRA COMEÇAR A SEMANA

Comecemos nosso dia pautados na ética. O que é ética?
Imagem do Google


Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.



Será que temos uma conduta ética? Façamos uma reflexão.
Quantas vezes já não falamos de outras pessoas só porque não nos conformarmos por seu sucesso? Ou ainda, quantas vezes não desejamos que outros se deem mal só porque temos inveja? Quantas vezes não quisemos atrapalhar a vida de outros; quantas vezes não fomos capazes de realizar algo de útil e o outro realizou e, portanto, ficamos com ciúmes do outros ou com inveja. São tantos os casos que em nós agimos como pessoas insensatas?
A ética é a base de uma boa conduta e é um dos grandes execícios para se viver bem em sociedade. Devemos fazer o que podemos fazer e fazer da melhor forma possível para que tenhamos méritos naquilo que fazemos. A inveja é um caminho trágico para quem segue por ele. A inveja tem tempo determinado, porque quem nasceu para vencer, vencerá independente do que você pensa sobre ela. O sucesso acompanha a quem busca de maneira honesta.
Todos os ventos bons sopram sobre as pessoas serenas e agradáveis, verdadeiras e prudentes.

Bom dia pra você.

Professor Valdeni Cruz

domingo, 3 de novembro de 2013

DIA DE TODOS OS SANTOS - 2013

Igreja canonizou mais de 20 mil santos, celebrados hoje

André Cunha
Da Redação


Arquivo
Felipe Aquino foi intitulado Cavaleiro da Ordem de São Gregório Magno pelo Papa Bento XVI, é autor de vários livros e apresentador na TVCN
Mais de 20 mil pessoas, entre homens e mulheres, já foram canonizados pela Igreja ao longo destes mais de dois mil anos de história. Para todos eles, os católicos dedicam um dia especial a fim de celebrá-los e pedir a intercessão. Trata-se da Solenidade de Todos os Santos vivenciada pela Igreja Católica nesta sexta-feira, 1º de novembro.

De acordo com o professor de História da Igreja do Instituto de Teologia Bento XVI, na Diocese de Lorena, Felipe Aquino, a data tem origem a partir da festa pagã celta de nome "Halloween", oriunda da região da Irlanda, Escócia e Inglaterra. Segundo ele, os celtas acreditavam, dentro do paganismo, que no dia 31 de outubro - para eles, último dia do ano - os espíritos dos mortos voltavam à terra para se alimentar e assustar as pessoas.

"A Igreja, quando evangelizou a Inglaterra e a Grã-Bretanha, quis substituir essa crença pagã por uma crença cristã. Então passou a celebrar, ao invés da festa pagã, o Dia de Todos Santos, em 1º de novembro", explica.

A crença nos santos

O professor relata que a Igreja escolheu esta data especial para lembrar os inúmeros fiéis que, segundo a fé católica, já habitam as regiões celestes, mas que ainda estão no anonimato perante o cenário de homens e mulheres canonizados.

“Há muitos que estão no céu e a Igreja não sabe nem o nome”, disse o professor Felipe. "Quantos foram martirizados no anonimato... Então, como a Igreja gosta de celebrar a festa de cada santo no calendário do ano, inclusive estes que não sabe o nome, ela celebra neste dia", explicou.

A importância dada aos santos tem sua razão na fé que os católicos depositam na intercessão destas pessoas que viveram o Evangelho com fidelidade e se tornaram, por graça de Deus, modelo para os outros cristãos.

“A Igreja sabe que os santos intercedem por nós sem cessar diante de Deus. Quando você invoca os santos ou presta um culto de louvor a um santo, você, na verdade, presta um culto de louvor a Deus”, ressaltou o professor.

Embora muitos ainda considerem a devoção aos santos como idolatria, o professor afirma que o culto nunca é prestado diretamente ao santo, mas a Deus, através dos santos. "A pessoa é santa por graça e obra de Deus. Então, o santo vai interceder por nós diante de Deus. Este é o sentido profundo", afirmou.

Uso de imagens

O Concílio de Niceia II, no ano 787, disse que as imagens dos santos devem ser colocadas nas paredes, nas alfaias litúrgicas, nas ruas, nas casas.

"Isso porque a imagem de um santo representa aquele que está no Céu. Se olharmos para uma imagem de Nossa Senhora precisamos lembrar que ela é um modelo a ser seguido. Esta é a primeira finalidade do culto aos santos: eles são modelos, porque viveram de acordo com a vontade de Deus. Então eu posso me inspirar neles para também viver a vontade de Deus”, esclareceu o professor Felipe Aquino.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=290220

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...