sábado, 16 de julho de 2011

AMO PENTECOSTE

Igreja Matriz Nsa. Conceição
Certa vez ouvi alguém dizer que iria começar um trabalho em levasse as pessoas demonstrarem o amor por sua terra natal, no caso Pentecoste. Eu achei interessantíssima a ideia. Portanto, assumo essa responsabilidade de dizer para o mundo porque amo Pentecoste. Gostaria de convidar você a dizer juntamente comigo os motivos pelos quais você ama essa cidade. Mesmo você que já não mora mais aqui, manifeste o seu carinho a essa terra tão linda, que tem como padroeiros, Nossa Senhora da Conceição e São Francisco de Assis.
Quero começar dizendo que não sou natural desta cidade, mas me tornei de coração e de alma, cidadão pentecostense. Sou natural da cidade de Apuiarés. Resido nesta cidade desde o ano de 1991. Portanto, já fazem 20 anos.
Matriz São Francisco
Devo dizer que sou muito feliz por ser morador dessa linda terra. Cidade que tem o nome abençoado, por se chamar Pentecoste. Uma alusão a festa de Pentecostes, que significa a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, dando-se início assim, a igreja Cristã.
Pentecoste irá completar no próximo dia 23 de Agosto, 139 anos de emancipação política. E gostaria de oferecer como presente esse artigo, que antes de mais nada é o meu reconhecimento por ter me acolhido e me dado a oportunidade de ser o que sou hoje.
Sou professor desse município e ensino na rede Municipal e Estadual. Na rede municipal, como professor efetivo e na rede Estadual, como professor temporário. Completei o Ensino Fundamental na Escola Etelvina Gomes Bezerra e dei  continuidade ao Ensino Médio na antiga Escola chamada de Padre Antonio Moreira.
Açude Pereira de Miranda
Dentre tantos professores que tive, posso citar aqui o professor Neves, Absalão, Margarida Duarte, Isaac, Lila, Mota Uchoa, Josenys, hoje Diretora da Escola da qual eu sou professor. Tive muitos outros, mais não lembro agora.
Minha história nesse município começou quando vim morar com um tio que se chamava Raimundo Marinho, onde trabalhei em seu comércio por 6 anos e que Deus o levou a bem pouco tempo. Devo a ele esse meu início de história aqui nessa cidade. Que Deus o tenha.
Pólo Industrial
Depois, como diz a palavra de Deus: quem a Deus tem nada falta. Por volta do ano de 1994, conheci a COMUNIDADE CATÓLICA OBREIROS DA TARDINHA, que iria mudar minha história para sempre. Foi dela que Deus se utilizou para me tornar no que sou hoje como pessoa, como cidadão e como filho de Deus. Utilizando-se dela Deus colocou pessoas especiais na minha vida. Entre tantas pessoas maravilhosas  cito Ritinha Pompeu e por consequência, sua família. João Guaiúba e Mariazinha, Dr, Marcelo e Elisa, Edmílson e Silvia Cabeleira, Nem Aguiar e Socorro. Não poderia deixar de mencionar aqui duas pessoas também muito importantes. São elas Marcelo e Deiza. Um irmão que Deus o levou para junto de Sí. Todas as pessoas da comunidade são importante na minha vida. Sejam os que ainda estão na comunidade como os que por algum motivo se afastaram. Citei essas pessoas anteriormente por terem sido ajuda concreta quando eu realmente precisei. A eles o meu eterno agradecimento.
Tinha que começar com esse princípio para que entendam porque digo que amo essa cidade. Aqui aprendi a ser a pessoa que sou. Foi com as pessoas desse lugar que aprendi a conviver a interagir e a chegar a onde cheguei. Hoje sou Vice- Presidente Sindical e atuo no Conselho de Alimentação Escolar do Município.
Tenho de fato um grande carinho por Pentecoste. Os meus amigos são desse lugar. Foi aqui que construí e continuo construindo a minha história.
Mas indo alem da minha história, quero dizer que Pentecoste é muito mais do que isso. Pentecoste é terra de homens e mulheres que deram vida a esse município. Grandes personalidades ajudaram a construir a história desse município.
Terra de um povo religioso por natureza, hoje também conhecida como terra do peixe, Terra do saudoso Antonio Carneiro, terra que teve uma mulher no comando da prefeitura, a Senhora ilustre, que se chama Margarida de Araújo. Diga-se de passagem, minha querida diretora. Pentecoste é também o centro das atenções do VALE DO CURÚ. Município esse tem por volta de 35 mil habitantes. Lugar distinto e com características próprias. Terra de um povo bom, acolhedor, mas dizem que também é terra de gente valente e outros adjetivos que não vou citar.
Pentecoste é terra de gente que batalha para conquistar seus sonhos. Muitos conterrâneos saíram daqui e foram conquistar seu espaço em outros lugares, mas que sentem orgulho de ser pentecostense. Há um ditado nosso que diz o seguinte: quem bebe dessa água nunca esquece. Ditados a parte, a verdade é que pentecoste tem seus encantos e sua marca dentro do contexto brasileiro e do nordeste.
Temos um açude,  projetado e construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas - DNOCS, e sua construção ocorreu entre os anos de 1950 e 1957. É ponto turístico e de referência. Lugar de encontro de varias gerações e de visitas semanais dos mais diversos lugares para o pic nic ou simplesmente para refletir olhando para o horizonte refletido em suas águas, ou ainda olhar para a lua cheia, prateada e dourada sobre as ondas suaves do açude.
Nessa terra há ainda os contadores da história, como por exemplo, Seu Zuza, que tem livros escritos e também há poetas, repentistas e etc. 
Agora, mais recentemente temos os novos comunicadores, novos artistas, novos políticos. Juntando tudo isso dá a salada social que forma a nossa linda  Terra de Vastas Campinas. Terra de nossa herança e de um povo que não se cansa de dizer pro mundo que tem coragem de ser.
Dentre os comunicadores, quero citar aqui alguns: Nogueira Filho, Raimundo Moura, Zé das Légnas, os Precistas que tem desempenhado grande papel educacional no nosso município,  entre outros, que ultimamente tem feito a diferença em Pentecoste. Fazendo seu papel cidadão, o que vezes agrada e outras desagrada. Mas é assim que se constrói uma sociedade, pois é formada pela diversidade. E é essa diversidade que faz a grande diferença e essa diferença precisa ser respeitada por todos. 
Temos como prefeito atual o Senhor João Bosco Pessoa Tabosa e como Primeira Dama a Senhora Clemilda Pinho. Temos ainda os vereadores que forma o Legislativo. São eles: Dr. Valéria Braga, Senhora Ducarmo, como é conhecida, João Flávio, Agostinho Alves, Chico Miguel, Valdelice, João Claudio, Roberto Leite e por ultimo, o Luzardo, que assumiu o lugar de Araújo.
Diante de tudo isso, que é quase nada, do tudo que é Pentecoste, poderia continuar falando muito aqui e não esgotaria o assunto. Com certeza deixou de ser dito muita coisa e não tenho a pretensão de dizer tudo sobre Pentecoste. Afinal, são 139 anos de história, quando eu só moro aqui há 20. Então, seria impossível dizer tudo que essa terra é e representa para os seus moradores. Mas uma coisa eu posso dizer com convicção: AMO PENTECOSTE.                    

 Professor Valdeni Cruz
 

REALIDADE DO HOMEM NORDESTINO

Mais um sábado e mais um dia dia em que amanhece chovendo. Segundo a FUNCEME, esse fenômeno deve-se a La Niña, que resfria as águas do oceano e provocam essas frentes chuvosas. Seja qual for o fenômeno as chuvas são bem-vindas. Embora, provoquem transtornos a saúde das crianças, em especial, pela variação do clima.
A verdade é que já estamos no segundo semestre e que por esse tempo já é verão serrado no Nordeste. Mas, como continua chovendo, sejamos gratos. Quem convive com tanto sol não pode se queixar de uns dias mais de chuva.
Os nordestinos estão felizes, pois esse foi um ano de boa colheita. Quem não teve preguiça de plantar viu suas terras produzirem os frutos de tradição: feijão, milho, jerimum, entre outras coisas. Como sabemos, o homem do campo sofre muito ainda hoje quando o inverno não os favorece uma boa colheita. Sabe ele que naquele ano será mais difícil sua vida no seu pedaço de chão. Hoje já é amenas a situação, visto que o governo distribui as bolsas. Porém, não precisa ser especialista pra perceber que a realidade do homem do campo ainda é dura.
Eu sempre vou aos distritos e comunidades e encontro pelas estradas e veredas desse sertão de meu Deus, homens, mulheres e crianças com aquele rosto surrado pelo sol, bem como suas vestimentas estragadas pelo tempo e seu aspecto esquio que demonstra a pouca fartura de comida. Analisando interiormente essas circunstâncias, chego a conclusão de que ainda estamos distante de uma país de todos. Na realidade  estamos cercados de uma pobreza muito grande. Milhares de pessoas no nosso sertão seco ainda não tem água potável, moradia decente e nem comida suficiente na mesa. Isso é uma vergonha para um país que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo. 
Fico intrigado com tantas propagandas dos governos que tentam mostrar uma realidade que não condiz com a verdade. Quase sempre o governo tenta passar para as próprias pessoas que sofrem o problema de que a coisa está muito boa. Isso porque quase todas as casas hoje tem uma TV e  uma parabólica. Quando na realidade a casa é o contraste. Mas esse de fato é o país dos contrates desde o início.
Esse assunto que estou escrevendo vai surgindo espontaneamente. Pois eu mesmo já estive até os 15 anos dentro dessas condições da qual estou falando e tenho certeza que maioria dos brasileiros já viveram ou vivem situações parecidas. 
Falo aqui da realidade e da experiência e não porque ouvi alguém contando a história. Eu passei por isso que estou escrevendo agora. Trabalhei sol a sol; tive todas essas dificuldade que mencionei antes e continuo convivendo com pessoas que ainda hoje vivenciam as mesmas pelejas pela sobrevivência. Com a chegada das chuvas, alegra-se porque há uma esperança. Se as chuvas não dão o resultado esperado, o homem do campo sabe que as dificuldades aumentarão e terão que contar com a boa vontade dos carrascos da política e da esmola de novo. 
Outra realidade do homem do campo é a falta de conhecimento, ou seja, fica sujeito a esperteza dos charlatões politiqueiros que estão poa ali, sempre na espreita esperando a hora de pegar a pobre presa que lhes permitirá continuar se utilizando desse pobre e desvalido que não tem a condição de discernir as intenções maléficas do político assassino de sonhos. Levados pelo engano das promessas esse homem simples de marcas no corpo e na mente deixadas pelo tempo, vai mais uma vez jogando suas esperanças de dias melhores nas mãos de pessoas completamente desprovidas de sentimento e de mudanças eficazes para a vida dessas pessoas que por culpa da própria realidade brasileira se valem dos paliativos oferecidos pelos pelos futuros usurpadores da consciência de um povo simples que se deixaram levar mais uma vez por ilusões.
Triste realidade que tenho que escrever aqui. Entretanto, essa a realidade para milhões de brasileiros, sejam eles dos campos ou das grandes favelas nas cidades de grandes desenvolvimentos tecnológicos.
De nada adianta dizer que o Brasil é o país do futuro se esse futuro está destinada para enriquecer os que já são ricos. De nada adianta se continua sendo o país dos corruptos e ao mesmo da impunidade para aqueles que ao longo da história tem destruído os sonhos de milhares de brasileiros. Esse Brasil não nos interessa. O Brasil que queremos de fato é o Brasil de oportunidades, onde aqueles que queiram possam de fato encontrar as portas abertas e entrar sem serem expulsos por não serem da elite. É esse Brasil que precisa ser construído. E esse país só será construído por homens e mulheres que cansados de verem a vergonha implantada em todo o território brasileiro, lutarem com todas as forças para destruírem essas fortalezes construídas sob o sangue e sob a ignorância daqueles que não tiveram a condição de enfrentá-los. 
O Brasil precisa se levantar da queda, da desmoralização, do desrespeito. Porém, isso não acontecerá se você e eu não tomar posição firme diante dessa realidade existente.
Saiba, o Brasil espera por você.

Artigo do PROFESSOR VALDENI CRUZ    
 

Prefeito de Ibaretama é afastado do cargo

Juiz Luiz Evaldo Gonçalves Leite está hoje exercendo a função de desembargador no Tribunal de Justiça do Ceará
Juiz Luiz Evaldo Gonçalves Leite
está hoje exercendo a função
 de desembargador no
 Tribunal de Justiça do Ceará 
THIAGO GASPAR
A decisão judicial também quebrou os sigilos bancários e fiscal do prefeito e de outras 20 pessoas da gestão
O juiz convocado do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Luiz Evaldo Gonçalves Leite, determinou, ontem, o afastamento do prefeito de Ibaretama (a 134 Km de Fortaleza), Francisco Edson de Morais (PSB), e de mais quatro pessoas ligadas à administração daquele Município, até que a instrução criminal seja concluída, atendendo ao que requereu o Ministério Público estadual. O magistrado também determinou a quebra de sigilo bancário e fiscal do prefeito afastado e de mais 10 acusados de participar de esquema de corrupção.


A denúncia, feita pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) do Ministério Público Estadual, chegou às Câmaras Criminais Reunidas do TJCE no último dia 27 de junho. Os supostos envolvidos, dentre servidores públicos e empresários, são acusados de formação de quadrilha, falsificação de documento público, peculato, desvio, inserção de dados falsos em sistema de informações, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.

Relevância

Segundo o magistrado, "no caso em exame, presente está o interesse público, pois, não é dado olvidar existirem fatores de alta relevância para o erário, para o Executivo e para a sociedade, a determinar a apuração de todos os fatos que envolveram os apontados desvios e o destino dado ao dinheiro público".Na denúncia, o Ministério Público estadual diz que a constatação do esquema de fraudes na cidade foi descoberta após investigação feita com a Polícia Federal e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).Afirma a denúncia que "diversas licitações eram direcionadas para empresas diretamente ligadas ao prefeito e ao seu irmão, Raimundo Rodrigues Filho, secretário de obras do Município". Os processos fraudados, enfatiza a peça, "destinavam-se, principalmente, ao setor de locação de veículos e coleta de lixo e execução de serviços e obras de engenharia".DefesaO juiz, no exercício do cargo de desembargador, ao contrário do que aconteceu com os prefeitos de Nova Russas e Senador Pompeu, não decretou a prisão preventiva. Além do prefeito, foram afastados dos cargos na administração daquele Município, Raimundo Rodrigues Filho, Francisco Júnior de Queiroz da Silva, Armando Gomes de Oliveira (tesoureiro) e Roberto Roque Pires (engenheiro fiscal).Os acusados terão prazo improrrogável de 15 dias para apresentar defesa preliminar. Depois disso, o pedido de prisão preventiva formulado pelo Ministério Público será analisado pelo magistrado. A decisão que afastou o prefeito não cuida da sua sucessão. Se o vice-prefeito não tiver qualquer impedimento legal será ele quem cuidará da gestão enquanto perdurar o afastamento do prefeito, se outra decisão em contrário não acontecer no próprio Tribunal de Justiça do Estado.


http://diariodonordeste.globo.com

quinta-feira, 14 de julho de 2011

PORQUE CONHECER?



 O homem é por natureza um ser pensante. 
É pela relação que o homem tem com o mundo, do seu constante questionar e indagar sobre esse mundo, que surge a consciência e o conhecimento da realidade. Se o homem não tivesse a capacidade de conhecer e de compreender, viveria submetido as leis da natureza, como os demais animais.
hoje passamos o dia inteiro estudando filosofia. Foi um dia de intensas discussões relacionadas a vida e o que ela nos propõe no dia-a-dia.
Foram feitas muitas colocações a respeito dos grande pensadores, aqueles viveram as inquietações de seu tempo e foram responsáveis por levantar grandes questões a respeito da realidade das pessoas e das sociedades da época. Colocações essas que nos levaram a refletir sobre o que vivemos hoje. Discutir fatos que marcaram e mancharam a nossa história mas que estão ai para serem lembrados e estudados, seja simplesmente para o acúmulo de conhecimentos ou para nos ajudar a ver o mundo de outra forma e interagir com ele, bem como projetar mudanças a partir de nossas atitudes.
O conhecimento nos permite saber o que aconteceu antes de nós. Porque somos quem somos e porque somos como somos. Será que o que aconteceu a mil anos atrás tem reflexos sobre o que somos hoje? Tudo está interligado. Somos o que somos por inúmeros fatores que ocorreram antes de nós, ou seja, desde os tempos mais remotos que vem se construindo e formando essa teia de conhecimentos que liga o mundo de hoje como um todo.
Poderíamos dizer que somos privilegiados? Sem sombra de dúvidas. Se voltarmos no tempo e num tempo não muito distante, iremos recordar, através de dados históricos, que uma multidão de homens viveram sem essa possibilidade que temos hoje de acesso ao conhecimento, fatos que deve-se a obscuridade vivenciadas por muitas sociedades que estiveram subjugadas a seus líderes, verdadeiros carrascos, que temendo a perda de seus privilégios, mantinham seus súditos longe da chave que poderia levar-lhes a liberdade. 
O conhecimento é temido pelos perversos. Para alguns o conhecer pode ser visto como ameaça a sua conduta. Por isso durante muito tempo foi melhor mantê-los longe. Para esses infames e assassinos da liberdade, não se pode permitir que qualquer um possa abrir-se ao mundo das idéias, sob pena de morte e outros termos ligados a crueldade que considerassem mais adequadas para assombrar a uns e a outros a não querem procurar essa chave que pode libertar o homem das suas correntes.
Para chegar a esse momento que vivenciamos, que além de pensar, questionar, podemos também expor o que pensamos para outros que também pensam como nós, leiam e em seguida concordem ou discordem, foi um longo caminho. Custou a vida de sociedades inteiras. Que seria do Brasil se alguns não tivessem enfrentado o que enfrentaram? São perguntas que são respondidas a partir de análises e reflexões sobre o que vivemos ainda hoje.
Uma coisa é certa: O homem padece por falta de conhecimento. Por outro lado, existem os que mesmo tendo conhecimento preferem viver rastejando como cobras subjugando sua inteligência ao capricho dos carrascos e malfeitores da sociedade.
Oxalá um dia abramos nossos olhos para ver fato quem somos. Só assim conseguiríamos fazer o mundo melhor e desse modo permitir que aqueles que vêem como os olhos naturais, possam ver com os olhos sobrenaturais, adquiridos pela busca do conhecimento que vai se construindo a cada instante em que nos permitimos passar pelo processo disciplinador do conhecimento. 

Professor Valdeni Cruz 

Lula: 'não precisa ser especialista para saber que somos diferentes'

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta quinta-feira do 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes e voltou a criticar a imprensa. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também esteve presente na cerimônia que reuniu centenas de estudantes em Goiânia (GO).

"Há quanto tempo não faço um discursinho", disse Lula afirmando que "não que não via a falar no microfone". O ex-presidente disse que a imprensa tenta criar animosidade entre ele e Dilma Rousseff ao ressaltar diferenças de estilo de governar. "Não precisa ser especialista para saber que somos diferentes". Segundo Lula, "o dia em que tiver divergências (com a presidenta), ela vai estar com a razão".
O presidente da UNE, Augusto Chargas, afirmou que a entidade não é "chapa branca", como foi acusada na imprensa, por ter aceitado patrocínio dos ministérios dos Transportes, Saúde, Turismo, Esporte e Educação, e da Petrobras.
"Essa é uma afirmação muito equivocada. A UNE sempre contou com apoio público para realizar suas atividades", disse. Contudo, o ex-presidente Lula o aconselhou a não se preocupar "com quem te chamou de chapa branca. Aquele jornal não cobre o Rio, não chega à Baixada Fluminense".
Haddad também defendeu a UNE ao dizer que "algumas pessoas acham que é possível comprar consciência com alguns trocados. Estudantes não se vendem por dinheiro nenhum".

Globo copia Record



Na terça-feira à noite, a Globo estreou duas novas atrações: O Astro (a qual deu enorme destaque) e a temporada sem comerciais (esta sem qualquer barulho).
Copiando uma fórmula muito usada pela Record (e pelo SBT) para segurar o telespectador, jogou o primeiro capítulo no ar e durante 50 minutos não exibiu um único comercial. Ontem, repetiu a dose no mesmo horário. Passou do jogo da seleção na Copas América direto para O Astro, que exibiu um capítulo mais curto (e novamente sem um mísero anúncio). Em seguida, entrou oJornal da Globo, sem espaço paera intervalo.
Na segunda-feira, por exemplo, a Record ficou das 15h42 às 20h06 praticamente direto, levando ao ar apenas um intervalo para comerciais. Justificou, como sempre, que a sua grade mudara naquele dia. Beleza. A Record sempre agiu assim. Já a Globo, não.
Por Lauro Jardim

A CULTURA EM PENTECOSTE - LEIA O ARTIGO

Quem já não viu várias vezes a BANDA DE MÚSICA DO MUNICÍPIO tocar em alguns dos eventos de Pentecoste. Acredito que todos nós vejamos com bons olhos a presença daqueles meninos tocando e alegrando o ambiente. Mas, se tivermos olhos para observar, poderão perceber que temos um número muito reduzido de participantes. Temos poucos jovens e crianças, menos ainda. Talvez alguns possam pensar que deva ser porque quase ninguém gosta daquele estilo de musica ou coisa parecida. Preciso dizer que não é nada disso. O que acontece é a falta de incentivo para que esses meninos e jovens sintam-se motivados a quererem participar do grupo. 
Quando vemos eles tocarem nos ambientes achamos bonito. Porém, é preciso que haja mais interesse do poder público em promover oportunidades para tantas crianças e jovens que tem tanta vontade de fazerem parte da banda de música.
Para testificar que não há vontade do poder público em promover a cultura veja as fotos que fiz quando estive no local. Primeiro o ambiente que inadequado para propiciar uma aprendizagem aos que lá se encontram para aprenderem. Depois, os instrumentos que além de serem escassos, a maioria apresenta algum defeito.A sala, além de ser pequena, é cheia de livros amontoados num canto da parede por la. Ainda na sala há pouca iluminação e algumas outras bugigangas são guardadas por lá. Os instrutores, com boa vontade até demais de fazerem alguma coisa, pouco podem devidas as limitações. Afinal, não se consegue tirar leite de pedra, mas é o que tem acontecido. Pois, como disse antes, nós os vemos de vez em quando se apresentarem em eventos.
Se quiserem constatar isso que digo é só ir la e comprovar. também perguntam aos que lá ensaiam que eles testificarão que o que digo é verdade.

Aqui vai algumas imagens da banda em apresentações e o que acontece como incentivo para que esse números participantes aumente e sintam-se motivados a querem fazer parte dessa Banda, que particularmente, gosto muito.

Apresentação na abertura do jogos do município


Apresentação durante a vinda do governador/ Escola Profissonalizante 

Essa é sala preparada a capricho para a aprendizagem das  crianças

Esses livros não são são para o ensino da música não.

Essas são crianças com muita vontade de aprender mais como?

Esse menino poderia ter mais incentivo se não fosse o faz de conta

Esse outro também tem entusiasmo.


     Depois de constatarem as imagens tirem as suas próprias conclusões.
Tenha certeza que tem gente que ao ver essas imagens ficarão zangadas. Irão perguntar porque permitiram que tirassem as fotos? Eu pergunto: porque permitem que tiram as fotos durante um evento? Não é público tanto uma apresentação quanto um ensaio? Não seria uma contradição tirar fotos e mostrar somente do lado perfeito das coisas? Porque não se pode mostrar o outro lado da história? Claro que a preocupação é o Marketing. Mas o dia-a-dia das crianças aprendendo a tocar não pode ser mostrado? Por quê? Não seria uma forma de incentivar as outras crianças a querem participar da Banda de Música?  Penso que não deveríamos ficar tristes por essas imagens serem divulgadas e sim deveríamos, a partir disso, rever e melhorar. Buscar saber quem tirou a fotos não interessa. O que interessa é o que se vai fazer para dar visibilidade a essa prática cultural.
    


 Professor Valdeni

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SEDUC E CVT promovem curso de capacitação para merendeiras em Pentecoste.

Prefeitura Municipal de Pentecoste através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e CENTEC, realizou um curso de Requalificação em Higiene e Manipulação de Alimentos para todas as merendeiras da rede escolar do município.

A iniciativa da SEDUC e Conselho de Alimentação Escolar (CAE) objetiva garantir um processo de aperfeiçoamento continuado das merendeiras para que as mesmas possam analisar os impactos do uso das boas práticas na qualidade do serviço prestado contribuindo para o fornecimento de alimentos e formando hábitos alimentares saudáveis a fim de que possamos promover o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes do nosso município ao passo que promovemos também a valorização dessas profissionais através do curso. A metodologia desenvolvida foi mediante a relação facilitador/aluno através das seguintes estratégias: Exposições dialogadas; Estudos de textos; Dinâmicas e vivencias práticas; Trabalhos em grupo e individuais, usando-se o seguinte conteúdo programático: Noções de nutrição humana; Alimentação saudável; Doenças causadas pela carência de nutrientes e relacionadas a alimentação; Noções sobre microorganismos; Tipos de contaminação; Higiene ambiental dos equipamentos e utensílios; Higiene – hábitos pessoais dos manipuladores; Armazenamento e conservação dos alimentos; Preparação dos alimentos; Descongelamento e conservação e uso racional da água.

Ao parabenizar as merendeiras por seus desempenhos no curso a Secretária Lucilene Oliveira de Menezes disse que "quando as coisas são feitas com amor e dedicação o resultado é aprovado por pais e especialmente os alunos que são os maiores beneficiados. Não basta apenas cozinhar. É necessário fazer este trabalho com carinho, assim como as mães fazem para seus filhos. A comida preparada com amor é sempre mais saborosa".

Segundo o professor Clayton Menezes responsável para coordenar esta ação, as merendeiras também aprovaram a iniciativa e já manifestaram o desejo de fazerem novos cursos como: Produção de doces e salgados; Produção e beneficiamento de laticínios; Receptividade e Bem servir em gastronomia.

O curso foi dividido entre zona urbana (14 escolas) e foi ministrado entre os dias 04 à 11 de julho no polo de atendimento e Zona rural (08 escolas) iniciando hoje dia 12 e indo até o dia 18 deste mês e será ministrado na escola Maria Ivoneide Rodrigues de Moura – Distrito de Matias (Providência). No total serão beneficiadas 62 merendeiras.www.pentecoste.ce.gov.b


Postado por Régis Gato
http://pentecostece.blogspot.com/

Oxi, que droga é essa?



     Essa droga é a mais comentada das últimas semanas, tendo em vista que apesar de existir desde a década de 1980 quando era conhecida apenas em regiões distantes como no Acre, onde provocou um verdadeiro estrago. Porém, recentemente, tornou-se a droga da moda em grandes regiões do Brasil,tais como, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, atraindo mais a atenção da mídia e das autoridades, as quais procuram através de cientistas buscar mais informações sobre sua preparação e efeitos da droga, bem como uma maneira eficaz de combatê-la.
     O Oxi, vendido na forma de pedra, nada mais é, que uma mistura de pasta-base de cocaína, querosene e cal virgem, transfomando essa composição química na droga mais devastadora existente, bem superior ao crack, possuindo assim como este, o dobro da adrenalina provocada pelo consumo. O grande poder alucinógeno, a facilidade em produzí-la e o baixo valor de em média dois reais, fazem com que o entorpecente seja cada vez mais popularizado e disseminado por todas as classes sociais. Ainda é muito cedo para ter uma exatidão sobre a verdadeira dimensão que o oxi tomou durante esse período, mas fato é que se encontra numa crescente, tornando-se um verdadeiro problema de saúde pública, preocupando toda sociedade, sabedora da ineficácia do poder público em relação as maneiras de combater a causa e os efeitos dessas temidas substâncias. Já não bastasse a fórmula anteriormente mencionada da droga, já existem variações da mesma, sendo possível encontrar em sua composição, cimento, acetona, ácido sulfúrico, amônia e soda cáustica. Pesquisadores afirmam ter o Oxi uma menor duração em relação a seus efeitos quando comparado ao crack, contudo, é mais um problema, haja vista, afirmarem que quanto menor a duração dos efeitos, mais viciante a droga se torna.
     Diante dos fatos mencionados, resta-nos divulgar tais informações e adquirir mais conhecimento sobre, na medida em que forem descobertas novas situações a respeito, com isso, seguem abaixo, duas imagens, a primeira, um quadro comparativo entre o Crack e o Oxi, na segunda, os danos provocados no organismo pelo uso deste último.




   http://sem--hipocrisia.blogspot.com/

Vereadores X ladrões

Crônicas
Os vereadores de certa cidadezinha ficaram apavorados quando souberam
que os bandidos estavam agindo com tudo pelo Interior.
-Nobre  colega, eu já tô doido que chegue mais policiamento pra cá! Já explodiram outro banco na cidade vizinha!
-Fale não, caro colega!. Tô vendo a hora essa quadrilha vir pra banda de cá!Nós só temos dois soldado vei!
-Dessa vez não, mas nas outra eleição eu vou ser deputado! E deputado federal pra ficar
bem longe dessa gente pobre, lisa!
-É só o nobre colega que quer ser deputado federal? Esse negócio de ser vereador tem futuro não!
-Mas falei primeiro! Eu já tô enjoado de uma vez por mês ter que ir praquela Câmara ouvir besteira E além do mais esse salário de 7 mil é muito do mixuruca!
-E a aporrinhação da liseira? Bate lá em casa pra arrumar ambulância pra levar doente
pra Fortaleza ou então soltar bebo!
-Eu nem vou meter as cara pra prefeito, vamos roubar longe!
 A festa da Padroeira teve início. Uma vitalina se aproximou de um dos vereadores e indagou:
-Ai, como eu fico toda arrupiada com essa festa! E o senhor, excelência?
Eu acho que deve tá gostando, ou não?
-Mas eu tô de muitão, só peço que a senhora fale mais longe de mim um pouquim!
Eu posso pegar gripe!Mas vote nesse seu criado  pra deputado na outra eleição!
-Voto demais, mas o senhor sabia que assaltaram Caridade? Tô me pelando de medo, cruzes!
A mulher parecia adivinhar que não muito longe dali, três malacas planejavam um assalto a cidade
-Mermão, mas nós tamos com sorte! Hoje é festa na cidade! Vambora logo atacar!
-Bicho, tem calma! Deixa terminar a festa!Aqueles dois que vem acolá são vereadores!
-Tá bom de dar um susto neles!
E quando os dois vereadores iam passando, foram abordados pelos malacas:
-Parado e sem abrir a boca!Eu sei que isso é moleza procês que nunca falam nada! Agora bora passando a grana!
-O dotô ladrão sabe que está falando com um vereador? Então fique sabendo!
-Fica calado, colega, tu sabe que um prego num entra noutro!
-Do jeito em que lutei proibindo a entrada de gato véi na cidade, uso a constituição e expulso a gatunagem também!
-Meu chapa, tu parece um doidim com esse converseiro! Ô passa tudo pra cá ou então vão se dar mal!
Diante da recusa do vereador, o malaca não conversou mais.Partiu para a pancadaria E o quebra-pau foi feio.Os dois vereadores tiveram que ser medicados no hospital de uma cidade vizinha. Os assaltantes, após uma limpeza na cidade fugiram tomando rumo ignorado, segundo o noticiário policial.
Sales Andrade

As tristezas e alegrias de Dilma

Egídio Serpa



Da Folha de S. Paulo: A presidente Dilma Rousseff, durante visita ontem,12, ao Paraná, afirmou que fica “triste” com “muitas coisas que acontecem, por exemplo, no governo”.
A declaração foi dada durante entrevista a rádios de Francisco Beltrão, no sudoeste do Paraná, onde lançou o Plano Safra da Agricultura Familiar 2011-2012.“Todo mundo pode perceber que a gente, no governo, tem muitas dificuldades”, afirmou a presidente.A declaração ocorre um dia depois de a presidente contrariar o PR e confirmar Paulo Sérgio Passos como ministro dos Transportes.O ex-titular da pasta, Alfredo Nascimento (PR-AM), deixou o cargo na semana passada sob suspeita de envolvimento com corrupção.Na entrevista de ontem, a presidente não mencionou a crise. Falou, num tom informal, de coisas que a faziam feliz e de outras que a deixavam triste.Depois de afirmar que o governo tem “muitas dificuldades”, contemporizou: “O Brasil dá mais motivo de alegria do que de tristeza”.


Atendimento no Detran leva mais de três horas

Clique para Ampliar
Falta de respeito:
 no posto de atendimento da Bezerra de Menezes,
 o cidadão é obrigado a esperar horas na fila,
 em pé, para renovar carteira de habilitação
FOTO: FERNANDO RIBEIRO
Greve de servidores do órgão aumenta demora no atendimento. Uma longa espera e sem nenhum conforto
     Salas lotadas, atendimento lento e cidadãos revoltados. Este é o cenário enfrentado por quem se dispõe a buscar os serviços do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), no posto de atendimento da Avenida Bezerra de Menezes, no bairro São Gerardo. Para uma simples renovação de carteira de habilitação, o cidadão permanece no local por, pelo menos, três horas e meia. E o pior: em pé, enfrentando calor e uma confusão que se estabelece na única sala de atendimento.
    Ontem, horas antes da deflagração de mais uma greve de servidores do órgão, a reportagem vivenciou o clima de insatisfação da população com os serviços do posto. Quem consegue chegar mais cedo da manhã para tentar ir embora sem demora acaba descobrindo que nem mesmo esta estratégia tem dado certo. Na manhã chuvosa de terça-feira, as pessoas que chegaram antes das 8 horas tiveram que esperar do lado de fora a distribuição de senhas e o início do expediente. As portas permaneceram fechadas e os usuários do sistema ficaram literalmente debaixo de chuva. 
    Depois que o cidadão consegue entrar no prédio, começa o ´calvário´. Para serviços como a expedição da primeira Habilitação, renovação da CNH ou o registro/transferência de um veículo, a paciência é a fórmula para suportar horas a fio de pé, aguardando que a quilométrica e desordenada fila ande. Em meio a tudo isso, mais um obstáculo: o posto bancário instalado dentro do Detran normalmente está sem funcionamento. 
   O usuário, então, é obrigado a sair dali e percorrer a Avenida Bezerra de Menezes em busca de encontrar uma agência bancária, lotérica ou uma farmácia que recebe o pagamento das taxas. Depois disso, com o boleto na mão, o cidadão retorna ao Detran para enfrentar mais longas horas de filas.
   Funcionários do próprio posto, que pediram para não se identificar, pois temem punição, informaram que as condições de trabalho ali são péssimas. "As pessoas têm toda a razão para reclamar. Aqui não temo a mínima condição de trabalhar a contento. Falta espaço até para nós, imagine para quem tem que esperar por todas as fases do atendimento", contou uma funcionária.
   Terceirizados contratados pelo órgão se encarregam do atendimento primário (exame de documentação, tirar fotografias para a CNH e outros serviços), mas cabe aos próprios funcionários do órgão a expedição final. "Não podemos fazer nada. Onde vamos botar tanta gente?", disse um funcionário que se identificou como chefe do posto, mas não revelou sua identidade. Um único vigilante particular trabalha ali e, ao perceber que a Reportagem fazia imagens da confusão no local ameaçou "botar pra fora" o repórter.
   No meio de tanta bagunça, pessoas idosas, gestantes, deficientes físicos e pessoas doentes têm que suportar a longa jornada de espera para passar por todos os setores necessários à expedição dos documentos. Hoje, os servidores do Detran paralisam as atividades a partir das oito horas.
   Segundo a assessoria de imprensa do Detran, o órgão aguardará o desenrolar da greve dos servidores para uma tomada de posição. Será avaliado o nível de atendimento e se respeitado o limite de 30% de funcionários em cada setor. Serviços essenciais como expedição de habilitação, registros e fiscalização serão monitorados. A direção do Detran, segundo sua assessoria, quer observar eventuais abusos da greve para recorrer à Justiça caso se faça necessário.


   Fique por dentro
 Habilitação social


O Governo do Estado do Ceará, por intermédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), lançou o Programa Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores. Este programa tem a finalidade de possibilitar o acesso das pessoas de baixo poder aquisitivo, gratuitamente, à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação - CNH. Como outros serviços do órgão, o programa também será afetado pela greve dos servidores do Detran.


POR LEI
Servidores garantem 30%


Desde às 18 horas de ontem, grande parte dos 680 servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) entraram em greve por tempo indeterminado. Antes, à tarde, na Assembleia Legislativa, servidores e direção do órgão estiveram reunidos na tentativa de um acordo. "Não temos outra alternativa para chamar a atenção do Governo do Estado. Não queríamos paralisar nosso trabalho. Chegamos ao último recurso", argumentou Rublenio Bergson, da comunicação do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran).


Segundo o diretor sindical, desde janeiro, precisamente dia 12, durante a realização da Mesa Permanente de Negociações, arbitrada pelo Governo estadual, ficou estabelecido entre as partes, um estudo aprofundado do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) dos servidores do Detran. "Esse acordo vem desde 2006, quando o então candidato Cid Gomes se comprometeu em reestruturar nosso PCCS", lembra Bergson.


Como estratégia de greve, o diretor sindical garante que a categoria irá conduzir o movimento dentro do que exige a lei. "Estaremos mobilizados garantindo o número mínimo de servidores no trabalho, que é 30%. Os serviços essenciais serão mantidos com esse percentual.


O expediente aberto ao público, de 8h às 17 horas, será mantido. Estaremos com atividades em toda a cidade, todos os dias", promete Bergson.A greve dos servidores do Detran afetará serviços essenciais como fiscalização, emissão de habilitação, perícias e licenciamentos. Segundo a assessoria de imprensa do Detran, tais serviços deverão ser resguardados dentro dos 30% garantidos por lei. Os servidores garantem que respeitarão esse número.



FERNANDO RIBEIRO/ ELIELDO TRIGUEIRO
EDITOR/ESPECIAL PARA CIDADE
Fonte: Diário do Nordeste

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...