Postagens

Mostrando postagens de Setembro 5, 2010

POLÍTICA SEGUNDO O PENSAMENTO DO FILÓSOFO ARISTÓTELES

Na filosofia aristotélica a política é a ciência que tem por objeto a felicidade humana e divide-se em ética (que se preocupa com a felicidade individual do homem na pólis) e na política propriamente dita (que se preocupa com a felicidade coletiva da pólis). O objetivo de Aristóteles com sua Política é justamente investigar as formas de governo e as instituições capazes de assegurar uma vida feliz ao cidadão. Por isso mesmo, a política situa-se no âmbito das ciências práticas, ou seja, as ciências que buscam o conhecimento como meio para ação. Segundo o filósofo: "Vemos que toda cidade é uma espécie de comunidade, e toda comunidade se forma com vistas a algum bem, pois todas as ações de todos os homens são praticadas com vistas ao que lhes parece um bem; se todas as comunidades visam a algum bem, é evidente que a mais importante de todas elas e que inclui todas as outras tem mais que todas este objetivo e visa ao mais importante de todos os bens; ela se chama cidade e é a comunidad…

O QUE É UM PROJETO DE LEI?

Um projeto de lei ou uma proposta de lei é um conjunto de normas que deve submeter-se à tramitação num orgão legislativo com o objetivo de efetivar-se através de uma lei. Os projetos de lei são feitos por membros do próprio orgão legislativo. Já as propostas de lei são feitas pelo poder executivo.
No Brasil, um projeto de lei (PL) pode ter sua tramitação iniciada tanto na Câmara dos Deputados como no Senado Federal, devendo ser avaliado e aprovado por ambos. O presidente da república pode vetar projetos de lei parcial ou totalmente. Todo projeto de lei recebe um número específico, ou protocolo, que lhe é designado a fim de facilitar a sua identificação e acompanhamento. O web site da Câmara dos Deputados permite que sejam realizadas pesquisas rápidas via Internet para verificar em que estágio se encontram os projetos de lei. O web site da Câmara Municipal de Fortaleza permite que sejam realizadas pesquisas via Internet para consulta aos projetos de lei, com visualização dos mesmos através…
O papel do Senador
Os Senadores são os representantes diretos dos estados da União no Congresso Nacional. São 81 senadores ao total – três para cada estado. O mandato de senador é de oito anos. A eleição para senador se dá através do sistema majoritário, ou seja, ganha o candidato que obtém individualmente mais votos.Ao Senado Federal cabe: - Processar e julgar o presidente, seu vice e os ministros de estado. - Analisar a escolha presidencial de magistrados, ministros do Tribunal de Contas da União, Governador de Territórios, presidente e diretores do Banco Central, Procurador-Geral da República e diplomatas. - Autorizar ou não operações financeiras externas e condições de crédito. - Suspender execução de lei considerada inconstitucional.
- Elaborar o regimento interno do Senado Federal e dispor sobre sua organização e funcionamento. Voto consciente! O papel do Deputado FederalMembros da Câmara dos Deputados, são os 513 representantes diretos da população no Congresso Nacional. São eleitos at…

VOCÊ SABE ALGUMA COISA SOBRE A LEI DO SILÊNCIO? POIS FIQUE SABENDO.

ProibiçõesArt. 1º – Constitui infração, a ser punida na forma desta Lei, a produção de ruído, como tal entendido o som puro ou mistura de sons, com dois ou mais tons, capaz de prejudicar a saúde, a segurança ou o sossego público. Art. 2º – Para os efeitos desta Lei, consideram-se prejudiciais à saúde, à segurança ou ao sossego público quaisquer ruídos que: I – atinjam, no ambiente exterior ao recinto em que têm  origem, nível sonoro superior a 85 (oitenta e cinco) decibéis, medidos no cursor C do “Medidor de Intensidade de Som”, de acordo com o método MB-268, prescrito pela Associação Brasileira de Normas Técnicas; II – alcancem, no interior do recinto em que têm origem, níveis de sons superiores aos considerados normais pela Associação Brasileira de Normas Técnicas; III – produzidos por buzinas, ou por pregões, anúncios ou propaganda, à viva voz, na via pública, em local considerado pela autoridade competente como “zona de silêncio”; IV – produzidos em edifícios de apartamentos, vila e co…
PARTILHANDO CONHECIMENTOS
OLÁ MEUS CAROS INTERNAUTAS!!   TENHO POSTO ALGUNS TEMAS RELACIONADOS A HISTÓRIA DO BRASIL-NOSSA HISTÓRIA. HISTÓRIA ESSA DA QUAL MUITAS VEZES NOS ENVERGONHAMOS. PELOS RELATOS DESSES TEMAS QUE TENHO POSTO NO BLOG, PODEMOS PERCEBER QUANTA COISA NEGRA JÁ VIVEU ESSE PAÍS. A GUERRA DE CANUDOS, O CALDEIRÃO, OS RETIRANTES E OUTROS QUE AINDA NÃO FORAM COLOCADOS AQUI. DAI PODEMOS PERCEBER O QUANTO PRECISAMOS LUTAR PARA MUDAR ESSA REALIDADE NO MUITA GENTE AINDA ESTA MERGULHADA. LEMBRANDO QUE ISSO É BOM PARA OS APROVEITADORES DESSAS SITUAÇÕES DE MISÉRIA EM VIVE A MAIORIA DO POVO BRASILEIRO. DESSE MODO PODEM CONTINUAR SUBJULGANDO AS MENTES SIMPLES, PERPETUANDO DESSE A POBREZA E IGNORÂNCIA.
O retirante nordestino


Homem esquálido, sofrido, magro e caído
Nordestino, brasileiro, sedento e trabalhador
Sem posses, sem água, sem mágoa e esquecido
Taciturno, cabisbaixo, ensimesmado na dor.
Rosto marcado pelo sofrimento no sertão
Sem eira nem beira, precisa ir embora
Apenas um voto, lembrado na eleição
Homem calado, não grita e não chora.
Com a morte ao seu lado, seus filhos têm fome
Seus bichos morreram de sede, não sente emoção
A mulher esquelética, sem expressão e sem nome
Homem desenganado, esquecido pela nação.
Homem de outro Brasil, sempre em penitência
Fica lutando sozinho, sem ajuda nem guarida
Nordestino retirante, em busca da sobrevivência
Perdeu tudo, vai pra outras terras buscar a vida.
Retirante sofredor, com sua coragem e sua dor
Um saco com seus pertences, quase nada sobrou
Traz a família e a incerteza que o destino mandou
Para um lugar desconhecido vai o homem sofredor.
Homem do nordeste, retirante sem destino
Excluído da sociedade, visto como estorvo
Calos de so…
Imagem
COLUNA: FREI BETTO

Mercado eleitoralO jogo é um vício nefasto. Ao contrário da bebida e da droga, a pulsão pela aposta não altera o estado de consciência e arrisca os recursos financeiros do jogador. Dostoiévski que o diga. A fantasia de ganho fácil faz naufragar a razão na emoção. O jogador dobra apostas, blefa, convicto de que a sorte, mulher apaixonada, jamais o abandona. O processo eleitoral, tal como ocorre hoje, não seria um jogo? A maioria dos candidatos é motivada pelo ideal de servir ao bem comum ou pela ambição de ocupar uma função de poder e, assim, assegurar melhor futuro para si e os seus? Já no século IV a.C., Aristóteles, que defendia a rotatividade no poder como predicado da democracia, observava na Política (livro III) que as coisas mudavam porque, “devido às vantagens materiais que se tira dos bens do Estado ou que se alcança pelo exercício do poder, os homens desejam permanecer continuamente em funções. É como se o poder conservasse em permanente boa saúde os que o detê…

VOCÊ TEM FÉ? ISSO É PARA REFLETIR

Imagem
FORMAÇÕESO relativismo no ambiente da féQuantos ventos de doutrina viemos a conhecer nestes últimos decênios
O relativismo é uma linha de pensamento que nega que possa haver uma verdade absoluta e permanente, ficando por conta de cada um definir a “sua” verdade e aquilo que lhe parece ser o seu bem. Nessa ótica tudo é relativo ao local, à época ou a outras circunstâncias. É o engano do historicismo. Para seus adeptos, “a pessoa se torna a medida de todas as coisas”, como dizia o filósofo grego Protágoras. Evidentemente, a Igreja rejeita o relativismo porque há verdades que são permanentes. As verdades da fé e da moral cristã são perenes porque foram dadas por Deus. Cristo afirmou solenemente: “Eu sou a Verdade” (Jo 14,6); “a verdade vos libertará” (Jo 8,32); e disse a Pilatos que veio ao mundo exatamente “para dar testemunho da verdade” (Jo 18,37). São Paulo relatou que “Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” (1Tm 2,4) e que “ a Igreja é a coluna e o fundame…

VOCCÊ PODE CONQUISTAR SEUS SONHOS

Um velho índio descreveu certa vez, seus conflitos internos:

"Dentro de mim existem, dois cachorros, um deles é cruel e mau, ou outro é muito bom. Os dois estão sempre brigando".

Quando então lhe perguntaram qual dos cachorros ganharia a briga.

O sábio índio parou, refletiu e respondeu:

"Aquele que eu alimento mais" (Autor desconhecido).

O homem nos últimos milhares de história vem se preocupando em estudar e conhecer tudo o que está ao seu redor. Conseguiu decifrar as estrelas, o sistema solar e as fórmulas matemáticas. Desenvolveu máquinas, raio laser, viagem espacial e uma série de infinitas de descobertas fascinantes e maravilhosas. Mas um estudo merece um pouco mais de atenção, diante de tanta complexidade: o desenvolvimento do ser humano.

O desenvolvimento é um conceito que se refere ao conjunto de transformações do ser humano ao longo de toda a sua vida. É um processo complexo que se inicia no momento da concepção e termina com a morte, e em que estão envolv…
Imagem
Guerra de CanudosOrigem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa
Nota:Se procura o filme de Sérgio Rezende (1997), veja Guerra de Canudos (filme). Guerra de Canudos
O 40º Batalhão de Infantaria, da província do Pará, em Canudos, 1897.Data7 de novembro de 1896 - 5 de outubro de 1897LocalInterior do sertão baianoResultadoVitória das tropas federais e destruição total da cidade de CanudosCombatentesConselheiristasTropas estaduais e federaisComandantesAntônio Conselheiro
João Abade
Pajeú
Joaquim Macambira
PedrãoCapitão Virgílio Pereira de Almeida
Tenente Manoel da Silva Pires Ferreira
Major Febronio de Brito
Coronel Antônio Moreira César
General Artur OscarForças25.00012.000Baixas20.000 (estimado)5.000 (estimado)A Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos, também conhecida como Guerra dos Canudos em certas regiões do sertãobaiano[1], foi o confronto entre o Exército Brasileiro e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Cons…