sábado, 25 de julho de 2015

Papa Francisco: não deixar celebrar casamento com missa é "pecado de escândalo"



"São duas as coisas que o povo de Deus não pode perdoar: um padre apegado ao dinheiro e um padre que maltrata as pessoas"


A Igreja nunca seja um comércio, pois a redenção de Cristo é gratuita. Esta foi a mensagem de hoje do Papa Francisco na missa em Santa Marta, na Festa Litúrgica da Apresentação da Virgem Santa Maria no Templo.
General Audience Pope Francis 3 - 14 Ottobre 2014 Sabrina Fusco_Na sua breve reflexão, o Papa sublinhou a Liturgia de hoje que propõe a passagem evangélica na qual Jesus expulsa os vendilhões do Templo, que transformam a casa de oração em covil de ladrões. Este gesto de Jesus é um verdadeiro ato de purificação: o Templo tinha sido profanado e, como tal, também o Povo de Deus, profanado com o grande pecado do escândalo. E o Papa acrescentou que este tipo de comportamento pode escandalizar o povo, mesmo hoje em dia. Quantas vezes, ao entrarmos na igreja, deparamos com uma lista de preços: batizados, bênçãos, intenções de Missa afirmou o Santo Padre que contou uma pequena história.

"Uma vez, recentemente ordenado, eu estava com um grupo de universitários, e um casal queria se casar. Tinham ido a uma paróquia: mas queria casar-se com Missa. E lá, o secretário paroquial disse: - ‘Não é possível’. Mas porque não se pode casar com Missa? Se o Concílio recomenda fazer sempre com a Missa...’. ‘Não é possível porque não podemos passar de 20 minutos’. - ‘Mas por quê’? – ‘Porque tem outros horários marcados’. – ‘Mas nós queremos a Missa’. – ‘Então vocês devem pagar dois horários’. E para casar com Missa tiveram que pagar dois horários. Este é umpecado de escândalo".

Papa Francisco recordou ainda: “Sabemos o que Jesus diz àqueles que são motivo de escândalo: “É melhor que sejam atirados ao mar”.

"Quando aqueles que estão no Templo – sejam sacerdotes, leigos, secretário, mas que precisam administrar a Pastoral do Templo – transformam-se em homens de negócio, o povo se escandaliza. E nós somos responsáveis por isto. Os leigos, inclusive! Todos. Porque se vejo que isso acontece na minha paróquia, devo ter a coragem de dizer isso cara a cara ao pároco. E as pessoas sofrem aquele escândalo. É curioso: o povo de Deus sabe perdoar os seus sacerdotes que apresentam alguma fraqueza, que escorregam num pecado... sabe perdoar. Mas são duas as coisas que o povo de Deus não pode perdoar: um padre apegado ao dinheiro e um padre que maltrata as pessoas.”

 “Porque a redenção é gratuita; Ele vem trazer a gratuidade de Deus, a gratuidade total do amor de Deus. E quando a Igreja ou as Igrejas se tornam comércio, diz-se que ..., não é tão gratuita, a salvação... É por isso que Jesus pega o chicote na mão para fazer este rito de purificação no Templo. Hoje a liturgia celebra a Apresentação de Nossa Senhora no Templo: da menina... Uma mulher simples, como Ana que está naquele momento, e entra Nossa Senhora. Que ela ensine a todos nós, a todos os pastores, a todos aqueles que têm responsabilidades pastorais, a manter limpo o Templo, para receber com amor os que vêm, como se cada um deles fosse Nossa Senhora". 

(Com Rádio Vaticano)
sources: RÁDIO VATICANO

LIBERDADE QUANDO BEM VIVIDA TE FAZ BEM, TE FAZ FELIZ

Professor Valdeni Cruz



Às vezes algumas pessoas ou não sabem ou não entendem que a vida é muito mais que as discordâncias ou ideias as quais defendemos ou vivemos. A vida deve ser vivida como uma oportunidade para o encontro, para a boa convivência e para o compartilhamento de experiências.
Infelizmente vivemos num mundo em que fazer para fazer parte de uma determinada tribo é preciso desprezar a outra. Que por fazer parte de uma determinada ala da sociedade tem que isolar os demais. Graças a Deus vivemos num país em que apesar de suas dificuldades podemos expressar nossos sentimentos, nossas ideias. Isso faz de nós uma nação privilegiada.
Aqui em Pentecoste de vez em quando nos deparamos com pessoas que, não sei por que, acham que pelo fato de alguém fazer parte de uma religião diferente, ou fazer parte de um partido, sindicato ou estar em determinados cargos públicos não pode ter contato ou se aproximar de outras pessoas. Para alguns isso é visto como alguém se vendeu; um traíra.
Pois eu não tenho este problema. Tenho respeito pelo branco, pelo magro, o gordo, pelo que tem religião diferente, pelos que estão no poder e pelos estão fora dele... É verdade que muitas vezes discordo do posicionamento deles e em alguns casos discordo veementemente, mas discordo dentro do mais absoluto respeito, e se preciso, sou capaz de me sentar lado a lado, tomar um café e discutir questões olhando nos olhos das pessoas e sem com isso achar que tenho a razão absoluta. Talvez até esteja errado em tudo o que esteja dizendo, mas é ali que tenho a possibilidade de conviver com a divergência e aprender a lidar com o diferente.
Não consigo ver mal algum quando uma pessoa que tem liderança de um sindicato ou porque tem outra ideologia política, não possa estar em um ambiente público e ser convidado a participar de uma mesa de discussões e tira uma foto daquele momento com pessoas que representam a situação política naquele momento.
Outro dia uma das Diretoras do Sindicato tirou uma foto com o Secretário de finanças de nosso município e essa foto foi motivos de comentários. Ora se essa diretora estava com a família dela e o Secretário apareceu lá pra conversar, pois afinal o secretário também é gente normal, qual seria o problema? Ela teria que sair da própria casa? Onde estaria o bom senso desta diretora?
Pois digo com a mais veemente franqueza: também sou diretor sindical, sou Presidente do Conselho Municipal, sou professor e critico quando necessário da administração que agora está à frente deste município, mas isso não me impede de ser uma pessoa normal. Digo mais: tiro fotos e converso, troco ideias e faço naturalmente e independente do que alguém possa pensar sobre mim e sobre minha idoneidade e meu posicionamento político. Sempre que estou em eventos onde encontro as pessoas que estão à frente do município troco ideias normalmente com eles. Posso citar aqui o Paulo Sergio. Alaíde Guimarães, Regis Gato, Sr. Garcia, Senhora Prefeita, e Outros. Não é porque não estou do lado deles politicamente ou votado neles que tenho que desrespeitá-los.  A maturidade nos faz diferenciar uma coisa da outra e nos permite conviver harmoniosamente. Afinal, sou livre e posso ir pra onde eu quiser e fazer o que eu quiser. Não tenho preocupações com o comentário de pessoas que pouco ou nada teria para acrescentar a minha vida. É isso que precisamos entender. Somos todos membros de uma mesma sociedade e se todos desejam o bem desta e fizermos nossa parte, sem sombra de duvidas, teremos uma sociedade melhor.
Portanto, quero dizer que só tenho tempo para correr atrás do que é nobre, do que saudável e do que me faz ser uma pessoa melhor. Se conseguir ir adiante vivendo desse jeito, penso que serei ainda mais feliz.


Paz e bem a todos!!! 

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...