sábado, 11 de agosto de 2012

MENINAS DO VOLEY ARRAZAM COM AS AMERICANAS


CELSO PAIVA
LEANDRO MIRANDA
Direto de Londres

Brasileiras comemoram muito o bicampeonato olímpico e americanas ficam irritadas com exagero. Foto: Marcelo Pereira/Terra
Brasileiras comemoram muito o bicampeonato olímpico e americanas ficam irritadas com "exagero"
Foto: Marcelo Pereira/Terra
As comemorações efusivas da equipe brasileira no pódio, após a conquista da medalha de ouro no vôlei feminino na Olimpíada de Londres sobre os Estados Unidos, e as vaias da torcida verde-amarela a cada saque do time adversário irritaram os americanos. Após a derrota por 3 sets a 1, jornalistas do país reclamaram de "exagero" e chegaram até a questionar o técnico José Roberto Guimarães, que rebateu e minimizou a situação.
"Isso faz parte do jogo, eles (time americano) estão acostumados com ginásios lotados, até pior do que foi aqui. Jogar no Brasil contra o time brasileiro é sempre difícil, são 10 mil, 12 mil pessoas no ginásio torcendo contra. Faz parte, é nosso jeito", disse o treinador.
Já a capitã dos Estados Unidos, a levantadora Lindsey Berg, admitiu que não comemoraria uma medalha de ouro olímpica da mesma forma que as brasileiras, com dancinhas, batucada e gritaria no pódio. A experiente atleta, porém, evitou entrar em polêmica e afirmou que respeita o modo de se expressar do time vencedor.
"Já dividimos o pódio várias vezes com o Brasil, e já esperamos isso. Respeito a alegria delas. Não é como nós lidaríamos com a situação, mas não acho que se possa julgar. Elas estão felizes e comemorando a vitória delas", afirmou a atleta, que deixa a seleção americana após os Jogos Olímpicos.

APOIO LUÍZA PARA PREFEITA




Imagem/Valdeni Cruz


Apoio Luíza porque quero.

Apoio Luiza pela possibilidade do novo, da mudança.
Apoio Luiza porque é diferente.
Apoio Luiza porque defende o que penso sobre o novo jeito de se fazer política.
Apoio Luiza não porque ela me pediu o voto ou porque me prometeu alguma coisa.
Apoio Luiza porque desde o primeiro momento em que a vi e ouvi, vi nela a possibilidade de mudanças para nossa cidade, que vive há décadas sob um regime de uma política medíocre que não contempla nem faz mais sentido para nossa geração.
Apoio Luiza não porque ache que ela vai transformar Pentecoste num paraíso, mas voto nela porque demonstra ter capacidade de ver a realidade e projetar melhorias onde outros não conseguem enxergar que Pentecoste está na pior.
Apoio Luiza porque se aliou com quem pensa diferente, com quem não suporta cabresto no pescoço, com quem ver o mundo de outra forma, com quem discorda de suas ideias.
Apoio Luiza porque sentimos nela firmeza diante dos desafios e prontidão para realizar e tomar medidas que deem resultados.
Apoio Luiza não simplesmente porque ela sorri para o povo, mas porque olha nos olhos do povo e pode ver o que o outro sente, mas em meio a dureza da realidade de muitos, entusiasma as pessoas a lutarem pelo que querem e a não sentir-se como coitadinhas, mas dignas do melhor, do que é seu, do que é justo e de não querer menos do que o melhor.
Apoio Luiza mesmo sabendo que ela tem defeitos, pois defeitos todos têm.
Apoio Luiza porque tenho a liberdade de escolher, mas acima de tudo, porque defende suas propostas em cima de conhecimento e argumentos.
Apoio Luiza porque se compromete a fazer um novo governo: “um governo participação”. Assim sendo, teremos a possibilidade de ver uma política que pode dar certo, pois parte das verdadeiras necessidades do povo e não da vontade política de um gestor simplesmente. Particularmente creio que, se uma administração participativa não der certo, dificilmente qualquer outra dará. E, pelo que me consta, ela é a única que tem uma visão de que o caminho de um jeito novo de fazer política começa com a participação de todos.
Apoio Luiza mesmo sabendo que corremos riscos, mas prefiro arriscar na certeza de que poderemos fazer diferente, do que não correr riscos votando em outros, sabendo que fará/continaurá a mesma coisa ou ainda pior.
É uma escolha. E, portanto, escolho estar com Luiza.
Estou com Luíza porque com Luiza está outra grande mulher: Dr. Valéria, e duvido que alguém me prove o contrário. Esta sim fez a coisa certa durante seus dois mandatos de vereadora. Como Vice-Prefeita com certeza estará fazendo seu papel de co-gestora, juntamente com a Prefeita.
Estou com Luiza e não adianta me mandar vídeos ou postar nos murais das redes sociais insinuações a respeito da mesma para tentar me sensibilizar, pois não vai colar. Se fosse assim, teríamos que analisar outros vídeos que rodam por ai,não sobre Luíza, mas sobre declarações de candidatos que disseram que seriam um vice atuante, mas atuar que é bom, ninguém viu onde foi sua atuação. Então, nada de vídeos.  
Voto Luiza, independente de dizerem que por ser irmã de um ex-prefeito ela pode agir da mesma forma que ele agiu. Esta é uma das piores jogadas para tentar impedir que alguém vote nela. Pois característica de ser marionete ela não tem.
Voto Luiza mesmo que cansem de gritar e de fazerem referências de que ela caiu de paraquedas aqui em Pentecoste. Isso também não vai colar, porque o medo também foi muito difundido no tempo em que Lula estava concorrendo à eleição de 2002, quando diziam na TV que tinham medo dele.Diziam que ele era comunista. Isso também ocorreu com Dilma. Grande parte da população dizia que ela não teria competência para governar o Brasil. Se ferraram, pois ela tem maior aprovação do que seu antecessor. É uma forma de intimidar ou de tentar enganar a opinião pública para atrapalhar o caminho de quem sabe que o povo quer. Do que adianta viver a vida toda com ou no meio do povo e não ser referência para nada.
Voto Luiza e declaro meu voto abertamente, mesmo sabendo que numa disputa, tenha chance de não sair vitoriosa, mas mesmo assim, não ficarei em cima do muro. Voto com a razão, voto sem medo, pois o tempo do voto de cabresto já passou.
Voto em Luiza, não porque  ela tenha me prometido um cargo ou porque quando estou precisando de alguma coisa, vá procurá-la para pedir uma ajudinha, um vale gasolina. Voto nela mesmo que alguém diga que, se ela for eleita não dará mais sorrisos assim tão favoráveis para as pessoas. Afinal, se ela for eleita e conseguir fazer as pessoas sorrirem pelo seu trabalho e empenho, já é tudo.
Voto em Luiza, mesmo sabendo que depois de 4 anos de seu mandato,  muitas das realidades de hoje talvez continuem como antes, mas se ela for transparente e passar todos os dias lutando para fazer este município progredir, já valeu a pena.
Será muito melhor correr o risco de termos um governo nunca visto em nosso município, no que diz respeito à participação dos cidadãos na construção de políticas públicas, do que ter certeza de que continuaremos na mesmice de sempre, onde os atores que ai estão se colocando a disposição do povo, continuam demonstrando império diante dos pequenos e zombando daqueles que são contrários as suas opiniões e desmandos. Esse não será o meu caso, pois estou trabalhando por mérito e não por indicação nem, por favor. Portanto, não tenho medo nem estou preocupado se vão me verem em algum lugar com esta ou com aquela camisa. Visto a camisa da cidadania, da audácia e quem quiser mudar está na hora. Seja coerente com você mesmo. Todos tem o direito de votar em quem quiser e assim sendo, deve se pautar pela razão e pelos argumentos. Aqui estou munido de uma defesa, no mínimo coerente com o que acredito e que deve ser levado em conta para se votar em alguém.
Aqui está minha opinião. Isso não significa dizer que eu tenha má querência com quem quer que seja, aqui há apenas o direito de expressão e de liberdade que um cidadão tem, aqui e em qualquer lugar.
Voto em Luiza porque não faz promessas, mas se compromete com a população. Porque tem uma visão técnica, administrativa e acima de tudo, tem mente aberta para ouvir e compreende a mudança dos tempos. Quem se compromete pode ser cobrada. É diferente de quem tenta se esconder atrás de quem já se foi ou de quem se vai, pois não pode mostrar nada de sua capacidade, pois nada fez para que se diga: olha como tem capacidade.

Sou verde da esperança, sou verde da vitória,sou Luiza na liderança.

Voto LUÍZA 43 desta vez.

Professor Valdeni Cruz


11 de Agosto - Dia do Estudante


DIA DO ESTUDANTE


Dia do EstudanteO Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagema todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades.Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos. 
Vale lembrar queao longo dos anos este dia também marcou eventos importantes, como a criação da União Nacional de Estudantes ?UNE, em 1937, que é a entidade representativa dos estudantes em nosso país. 
Estudo e perspectivas
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas, para que isso aconteça, o estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala, bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar, em casa, os conteúdos que foram passados em sala de aula. 
Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas. 
Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho. 
Cada vez mais é fundamental dar valor aos estudos e buscar novos caminhos. Só assim é possível ter qualidade de vida.
O estudo trás não somente benefícios financeiros, mas também realização pessoal e possibilidades de atuar de forma mais efetiva na sociedade. Por isso, atualmente, as pessoas se preocupam com uma formação sólida e, muitos, independente da idade, retomam os estudos com objetivo de exercer plenamente seu potencial. 
Além da formação em cursos regulares, muitas pessoas buscam ampliar seus conhecimentos por conta própria, tornando-se autodidatas, seguindo seus interesses e métodos próprios. Sem dúvida, essa é uma maneira interessante e eficiente de construir o conhecimento.
  
Lembre-se: Nunca é tarde para aprender!

ACONTECEU HOJE A ENTREVISTA COM O CANDIDATO ZÉ FILHO


Imagem/Valdeni Cruz 

Encerrou agora a pouco a entrevista com o candidato a Prefeito de Pentecoste, Zé Filho do PMDB.
Foram duas horas de entrevista, onde o candidato foi sabatinado sobre as mais diversas perguntas que estão diretamente relacionados aos problemas que envolvem nosso município.
Eu a Auxiliadora estivemos conduzindo esta série de entrevista que se encerrou hoje.
Ficamos gratos pela participação dos candidatos, pela sua disponibilidade em querer dizer para os eleitores o que pretendem em seu governo caso venham a ser eleitos.
Esperamos poder realizar um debate entre os três candidatos.

Professor Valdeni Cruz  

Seleção perde outra vez a sonhada medalha dourada


Do Diário OnLine

MAI UMA VEZ A SELEÇÃO DECEPCIONA

Não foi desta vez
Não foi desta vez que a Seleção Brasileira de futebol masculino trouxe para casa o tão sonhado ouro olímpico. O time perdeu por 2 a 1 para o México neste sábado no estádio de Wembley.
Jogando bem ao longo de toda competição, a equipe do técnico Mano Menezes era a favorita, mas após uma falha do lateral-direito Rafael logo nos primeiros lances do jogo, Peralta marcou o primeiro gol para o México aos 29 segundos, o que desestabilizou completamente os jogadores brasileiros.
Na etapa final o time canarinho continuou errando muitos passes e aos 29 minutos Peralta marcou outra vez,garantindo o título para os mexicanos. Com essa vantagem eles apenas administraram o restante da partida.
Com garra, o Brasil ainda foi para cima e diminuiu com Hulk, aos 46. Esperançosos, os brasileiros pressionaram e ainda tiveram uma chance de igualar o placar, quando o meia Oscar cabeceou a bola para fora, entregando a vitória para a equipe mexicana.

Determinação Judicial Pode Suspender Facebook Em Todo Brasil Por 24 Horas





Determinação judicial pode suspender
 Facebook em todo Brasil por 24 horas
A mais famosa rede social do Brasil e porque não dizer do mundo, Facebook pode ter que suspender o acesso dos usuários em todo o país por 24 horas por descumprimento da legislação eleitoral. A decisão é do juiz da 13ª Zona Eleitoral, de Florianópolis, Luiz Felipe Siegert Schuch. No final da tarde desta sexta-feira (10), o Facebook apresentou a Schuch pedido de reconsideração da decisão. O juiz ainda analisa o caso, que só deve ser decidido na segunda-feira (13).

Se a decisão do juiz for mantida, o Facebook deverá interromper o acesso à rede social e apresentar a informação de que o site está fora do ar por descumprir a legislação eleitoral. Se essa determinação não for atendida, a empresa terá que pagar multa diária de R$ 50 mil e o prazo de suspensão do Facebook no país será duplicado.

De acordo com a decisão, o Facebook descumpriu uma liminar anterior que determinou que fosse retirada do ar a página “Reage Praia Mole”. A suspensão foi solicitada pelo vereador Dalmo Deusdedit Menezes (PP), de Florianópolis, que concorre à reeleição. O parlamentar argumentou que houve veiculação de “material depreciativo” contra ele, feita de maneira anônima por um usuário. O juiz eleitoral também determinou a identificação das pessoas que criaram a página no Facebook.

Segundo o TRE-SC, o Facebook poderá recorrer ao tribunal regional ou ainda ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A assessoria de imprensa do Facebook no Brasil informou que ainda aguarda um posicionamento oficial da sede, na Califórnia (Estados Unidos), para se manifestar.

Nota do editor: Bloquear o Facebook por motivos eleitorais, com certeza será de grande valia para a democracia, tendo em vista que a rede desde já está sendo usada de forma cansativa para inserção de publicidade política. Também, tem sido usada por fakes para difamar e colocar dúvidas na cabeça dos eleitores. Olhando por um outro prisma, àqueles que nem sequer votam ainda, ou seja, menores de 16 anos ou maiores de 16 anos que não optaram por tirar o título e consequentemente não votam, deixarão, caso a medida seja tomada de ter acesso a rede Social Facebook. Talvez seja uma boa oportunidade de ficar junto da família e desenvolver outras atividades.
É bem vinda a notícia, em meu ponto de vista, pois o benefício será em prol de uma democracia, sendo que nem todos os candidatos utilizam a rede social, apesar de sua grande maioria o fazer. Sendo assim, colocá-os em condição de igualdade, pelo menos pelo período de 24 horas antes das eleições e VIVA A DEMOCRACIA!!!

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil
Edição: Lana Cristina
Edição final e nota: William Camargo editor da Folha Paulistana Online

Seleção Brasileira sonha acabar com tabu olímpico


Dérek Bittencourt

Do Diário do Grande ABC





Chegou o dia de a Seleção Brasileira Masculina de Futebol pôr fim ao último tabu para a mais vitoriosa das equipes: alcançar o ouro olímpico. E isso pode acontecer caso Neymar e companhia vençam o México, às 11h de hoje, no imponente Estádio de Wembley.
O técnico Mano Menezes e seus comandados têm diversos exemplos de insucessos no passado para utilizarem antes e durante o jogo, para evitar qualquer tipo de clima de ‘já ganhou', em uma das modalidades mais incertas dos Jogos.
Em 1972, ainda na primeira fase, o Brasil perdeu do Irã. Quatro anos mais tarde, caiu na semifinal para a Polônia. Em 2000, vitória de Camarões, mas os dois golpes mais sentidos foram para Japão (primeira fase) e Nigéria (semifinal), mesmo com os então garotos Ronaldo Fenômeno, Bebeto, Roberto Carlos, Dida, Rivaldo, Aldair e outros em campo.
Assim, a pressão sobre a atual Seleção Brasileira é grande. Sabedor disso, Mano Menezes levou praticamente 70% do time principal. E apesar de sustos durante a campanha, o time se diz pronto para o feito inédito e histórico.
"Estamos tão perto, tão próximos... São 90 minutos e precisamos dar o máximo. Dar a vida, como se diz na gíria futebolística. São 90 minutos para entrar para a história do futebol brasileiro. Sabemos o quão importante é esse título", destacou Neymar.
Na opinião de Mano Menezes, Wembley é o palco perfeito para que o Brasil conquiste a medalha de ouro. "Se tivesse de escrever o enredo de um filme para a conquista da medalha de ouro, não poderia escolher lugar melhor", destacou o treinador. "Esse grupo já mostrou a capacidade de ser vencedor ao chegar até a final, ao meu ver. Significará muito mais, logicamente, se conquistar a medalha de ouro para apostar neste grupo e no técnico também", emendou o comandante.
Ontem, na disputa pelo bronze, a Coréia do Sul bateu o Japão por 2 a 0.
Brasil é freguês dos mexicanos em decisões
Não bastassem os fantasmas de Olimpíadas passadas, a Seleção Brasileira ainda tem pela frente adversário que não está acostumada a vencer em decisões. Até hoje, em cinco títulos contra o México, o Brasil perdeu quatro (duas Copa Ouro - 1996 e 2003, uma Copa das Américas - 1999 - e um Mundial Sub-17 - 2005), enquanto que dividiu troféu (Jogos Pan-Americanos - 1975).
Aliás, em todas as derrotas os mexicanos foram superiores. Já o título dividido foi motivado pela falta de energia elétrica na Cidade do México, quando as seleções empatavam por 1 a 1.
MÉXICO
O técnico Luis Fernando Tena teve grande problema para escalar a seleção mexicana para a decisão. Isso porque o principal atleta da equipe, Giovanni dos Santos, sofreu ruptura muscular do bíceps femoral da perna direita (grau um) e deverá ficar longe dos gramados por cerca de duas semanas.
"Ele está no seu melhor momento e ninguém esperava a lesão. Está triste e tinha o sonho de jogar. É doloroso para ele e para os jogadores, mas nós somos uma equipe forte e podemos facilmente superar a adversidade", afirmou o treinador mexicano, que fez mistério na escalação.
Comércio não faz preparação especial
Bares, restaurantes, padarias e churrascarias da região não vão preparar programação especial ou disponibilizar televisores para que os torcedores possam acompanhar o duelo entre Brasil x México, na final do futebol nos Jogos Olímpicos de Londres, e tomar o café da manhã ou almoçar ao mesmo tempo.
Entre os estabelecimentos aos quais a equipe do Diário entrou em contato entre Santo André, São Bernardo e São Caetano, apenas dois afirmaram que receberão a torcida verde-amarela, casos da Padaria Bella Vitória, no bairro Bela Vista, e do Bar Figueiras, no bairro Jardim, ambos em solo andreense.
"Geralmente aos sábados a gente abre ao meio-dia. Mas neste vamos antecipar por causa do jogo do Brasil", explicou atendente do Bar Figueiras. "Nossos televisores estarão ligados no jogo", afirmou pessoa da panificadora.
A maioria dos comércios justificou que não vai abrir as portas para receber os torcedores em razão do horário, 11h, afinal grande parte deles inicia o funcionamento após às 15h e vai até a madrugada, casos de dois bares em São Caetano e um em São Bernardo. Outros, porém, explicaram que não disponibilizam televisores, casos de churrascaria e padaria de Santo André.

Seleção masculina tenta baixar a bola após 'partida memorável' e foca na Rússia

Jogadores e treinador brasileiro esperam adversário mordido na final, da qual Leandro Vissotto está fora

Por Bernardo Feital
Londres



Seleção masculina comemora vitória sobre Itália e vaga na final - Kirill Kudryavtsev/AFPApós a partida quase perfeita do Brasil sobre a Itália, na semifinal dos Jogos Olímpicos de Londres, o técnico Bernardinho e seus pupilos sabiam que a comemoração deveria ser pequena. A hora é de focar na Rússia e trabalhar para conquistar a medalha de ouro. 

- Vamos ganhar e perder. Essa foi uma das melhores atuações dessa equipe nesses 11 anos que estou à frente do grupo. Agora é esquecer pois a pressão será ainda maior no domingo - reiterou Bernardinho.

Brasil e Rússia se enfrentaram na primeira fase da competição, e o Brasil venceu com facilidade os adversários por 3 sets a 0. Segundo Bruninho, grande destaque da semifinal, o jogo se configurará de outra forma.

- Pode esquecer esse jogo, pois ele foi atípico. O time deles evoluiu durante a competição e tem muitos jogadores que cresceram na campanha. O principal perigo fica por conta de Mikhaylov (oposto), mas tem o Volkov (central) e outros que estão muito bem – analisou.

Vissoto fora da final

Quem confirmou que não terá condições de entrar em quadra foi Leandro Vissoto. A sua lesão na perna foi confirmada, e ele tratou de apoiar o oposto Wallace, que já não sentiu a pressão de ser titular contra a Itália.

O Brasil disputará sua terceira final olímpica consecutiva, contra a Rússia, neste domingo, às 9h (de Brasília). A partida marcará o fim da geração de Giba, Ricardinho, Rodrigão e Serginho, que devem ter sua despedida da seleção após o jogo.

HOJE ENTREVISTA PELA FM 98,7 COM O CANDIDATO ZÉ FILHO


Será logo mais ao meio dia a entrevista com o Candidato a Prefeito de Pentecoste, Zé Filho do PMDM. 



O candidato será sabatinado por duas horas pelos apresentadores do programa "A VOZ DO SINDSEP", Professor Valdeni Cruz e Auxiladora Estebam, onde o mesmo deverá responder a uma série de perguntas sobre seus projetos e plano de governo para os próximos 4 anos, caso venha a ser eleito.
Convocamos a todos a ligarem seus radinhos e ouvirem. Tenho certeza que será de muita importância para o eleitorado de Pentecoste. Pois, através desta entrevista os eleitores poderão fazer uma análise das propostas de cada candidato entrevistado e assim poder escolher com mais segurança quem deve governar Pentecoste pelos próximos anos. 

Contamos com sua maravilhosa audiência.

Professor Valdeni Cruz 


PRIMEIRO CAMPEONATO DE FUTEBOL DE AREIA NA XV DE NOVEMBRO

Imagem ilustrativa/retirada do Google

Ontem, 10 de Agosto, iniciou-se o primeiro campeonato de Futebol de Areia na XV de novembro, com a participação de vários times. Na próxima quarta, 15 de Agosto, o evento continua e se estenderá nos dias seguintes: quinta e sexta. 
O evento esportivo tem a organização exclusiva de Felipe Perdigão da Coelce, com a contribuição de amigos  que amam o esporte. O mesmo convida a todos a participarem dos próximos jogos. 

Ontem, na abertura estiveram presentes mais de 400 pessoas fazendo a festa popular do esporte. O evento é aberto a todo o público.
Iniciativas como estas devem ser divulgadas. principalmente por tratar-se de algo tão nobre quanto esporte. Ao final do campeonato será entregues troféus para os ganhadores.

Professor Valdeni Cruz

Evangelho: Sábado, 11 de Agosto de 2012 (Mateus 17,14-20)



Santa Clara



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14chegando Jesus e seus discípulos junto da multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se e disse: 15“Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epiléptico, e sofre ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16Levei-o aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo!”
17Jesus respondeu: “Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei? Trazei aqui o menino”.
18Então Jesus o ameaçou e o demônio saiu dele. Na mesma hora, o menino ficou curado.19Então, os discípulos aproximaram-se de Jesus e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?”
20Jesus respondeu: “Porque a vossa fé é demasiado pequena. Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: ‘Vai daqui para lá’ e ela irá. E nada vos será impossível”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Brasil de Bernardinho vence 'freguesa' Itália, avança à final olímpica e faz história




Brasil de Bernardinho vence 'freguesa' Itália, avança à final olímpica e faz história

Pela terceira vez em três Jogos Olímpicos, o Brasil comandado por Bernardinho está na final. Com atuação convincente, os brasileiros não deram chances à Itália, venceram por incontestáveis 3 sets a 0 (parciais de 25-21, 25-12 e 25-21) e tem a chance de retomar a coroa olímpica contra a Rússia, no próximo domingo, às 9h (de Brasília, com transmissão dos canais ESPN). 

Com a classificação, a equipe masculina garante no mínimo a prata e também um feito para a delegação brasilera: pela primeira vez na história da Olímpiada, o Brasil terminará a competição com 16 medalhas - número nunca alcançado antes.

Algo que também nunca havia sido alcançado, mas na história do vôlei olímpico masculino, era uma equipe estar presente em três finais consecutivas. Quatro anos atrás, os brasileiros perderam para os Estados Unidos na final da Olimpíada da China. Em 2004, os brasileiros venceram os próprios italianos na decisão. Do time atual, apenas Giba, Dante, Rodrigão e Serginho, além de Bernardinho, estavam nas duas decisões anteriores.

Os europeus, inclusive, seguem com dois tabus desagradáveis contra o Brasil. O primeiro é o confronto em Jogos Olímpicos. Com a derrota na semifinal desta sexta-feira, os italianos somam oito derrotas em oito jogos contra os brasileiros. A segunda marca negativa é a sequência de derrotas para a seleção comandada por Bernardinho em partidas decisivas.

Foram duas finais de Liga Mundial (2001 e 2004), duas derrotas em Mundiais (quartas de final em 2002 e semifinal 2010) e três derrotas nos Jogos Olímpicos (final em 2004 e duas semifinais, em 2008 e 2012).

Wallace encara bloqueio italiano na semifinal de vôlei em Londres
Wallace encara bloqueio italiano na semifinal de vôlei em Londres
O jogoAntes do início da partida, o Brasil já sabia que teria de anular a principal arma italiana para se dar bem no jogo: o saque. E, no começo do jogo, ficou evidente a dificuldade para recepcionar as 'bombas' mandadas pelos adversários. Após uma primeira parada técnica com vantagem mínima para os italianos, o Brasil conseguiu se reorganizar no jogo.

Com Wallace e Lucão inspirados, o Brasil não teve problemas para virar o placar e vencer o primeiro set. A segunda parcial foi um massacre. Nervosa, a equipe italiana não conseguiu anular as jogadas com o bloqueio - durante toda a partida, foram apenas três pontos no fundamento, enquanto o Brasil fez 10.

No último set, os italianos, mais tranquilos, chegaram a abrir três pontos de vantagem. Mas os brasileiros novamente conseguiram encaixar o bloqueio para interromper os esforços italianos e fechar a partida.


Prefeitos são intimados pela Justiça a pagar precatórios



O presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), desembargador José Arísio Lopes da Costa, intimou os prefeitos de Iguatu, Agenor Gomes de Araújo Neto, e de Irauçuba, Raimundo Nonato Souza Silva, para que paguem precatórios atrasados. A cobrança ao gestor de Iguatu é no valor de R$ 255.907,35, referente ao precatório de empresa de engenharia. Para o prefeito de Irauçuba, a cobrança totaliza R$ 65.258,37, cujo credor é uma transportadora.

Os gestores terão até 30 dias, a partir do recebimento da intimação, para comprovar que inscreveram os valores nos seus orçamentos e que realizaram os pagamentos, sob pena de sequestro das quantias cobradas e não pagas.

As intimações atendem a dois pedidos feitos pelos credores. No caso de Iguatu, a empresa cobra valores que deveria ter recebido do município durante a execução do orçamento de 2011. O débito é referente a obras de ampliação de escolas da zona rural. A empresa responsável pediu o sequestro da quantia, alegando não ter sido paga durante o ano passado, conforme havia determinado o TJCE, quando ordenou a inclusão do valor do crédito em orçamento.

Irauçuba

Com relação à Irauçuba, a empresa credora cobra reparação de danos decorrentes de acidente de trânsito causado por um dos veículos do município. Nesse caso, o precatório deveria ter sido pago durante a execução do orçamento municipal de 2009, quando também seria incluída a despesa. Como a empresa também alega que não recebeu, pede agora o sequestro dos valores.

Caso os gestores municipais não apresentem, no prazo, provas da alocação orçamentária e da quitação da dívida ou manifestação, o processo seguirá para o Ministério Público, que se pronunciará dentro de dez dias. Decorrido esse prazo, o presidente do Tribunal decidirá ou não pelo sequestro dos valores.

Segundo o juiz auxiliar da Presidência do TJCE, Francisco Eduardo Fontenele Batista, “o pedido dos credores foi fundamentado no art. 100, §§ 5º e 6º, da Constituição Federal. A Constituição diz ser obrigatória, aos entes públicos que devem precatórios em regime comum de pagamento, a inclusão em orçamento do valor necessário ao pagamento dos débitos judiciais. Não havendo essa inclusão, todo e qualquer credor que não tenha recebido seu pagamento durante o ano da execução do orçamento pode pedir o sequestro do valor e, assim, ser pago”.

O procedimento adotadopelo Tribunal de Justiça encontra amparo no art. 33 da Resolução nº 115/2010, do Conselho Nacional de Justiça.

Outros municípios

Outros municípios que se encontram no regime comum de pagamento de precatórios também correm o risco de sequestro por não terem comprovado a alocação orçamentária para quitar débitos. São eles: Aratuba, Camocim, Caucaia, Croatá, Pacajus, Palmácia, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, Pereiro, Quixadá e Tarrafas.


Fonte: Cnews

Seleção Brasileira - Com 'tensão necessária', Mano faz últimos ajustes e adota mistério



Por ESPN.com.br com Agência Gazeta Press
CBF
Mano Menezes conversa com jogadores do Brasil em Wembley, palco da final
Mano Menezes conversa com jogadores do Brasil em Wembley, palco da final
Com cinco vitórias consecutivas nos Jogos Olímpicos, um recorde para a seleção brasileira, Mano Menezes reiterou que a equipe se classificou para a decisão em Londres da maneira como gostaria. Ainda assim, se disse tenso e adotou o mistério na véspera da final com o México, programada para as 11 horas (de Brasília) de sábado.


“Uma certa tensão é necessária para jogar partidas decisivas. Você não pode estar totalmente relaxado, porque isso pode ter um custo muito alto. Eu sinto um frio na barriga, sim. No dia em que não sentir mais isso, acho que não devo trabalhar com futebol”, declarou o treinador.


Sucessor de Dunga no comando da seleção brasileira após a Copa do Mundo-2010, Mano Menezes fracassou na Copa América-2011 e chegou aos Jogos de Londres sob desconfiança até de José Maria Marin, que substituiu Ricardo Teixeira no comando da CBF.


Na véspera da final olímpica, o treinador garante encarar a pressão de maneira natural. “Preparei bem as minhas costas para suportar esse peso. Sinto algo positivo e gostoso de quando você chega ao último dia com capacidade de conquistar o posto mais alto”, afirmou.


A seleção brasileira realizou o chamado reconhecimento do Estádio de Wembley na tarde desta sexta-feira. De tênis, os jogadores apenas passearam pelo gramado e abusaram das fotos, enquanto Mano Menezes percorria o campo com os braços cruzados.


Logo depois de passar 30 minutos no palco do confronto decisivo, o treinador concedeu entrevista coletiva e adotou o mistério sempre que questionado sobre detalhes da preparação da seleção para a final. A escalação, por exemplo, ele se recusou a divulgar.


“As preparações são estratégicas e você não pode falar muito na última hora sobre o que está fazendo. Chegamos bem preparados para a final, como gostaríamos de chegar. A nossa campanha nos deixa confiantes, mas os ajustes fazem parte da preparação interna de cada um”, resumiu.

Apesar da tentativa de Mano de esconder o time para a final olímpica, a tendência é que a seleção brasileira enfrente o México com a seguinte formação: Gabriel; Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo, Alex Sandro e Oscar; Neymar e Leandro Damião.

espn.estadao.com.br

IBGE: 42,3% dos índios vivem fora de terras reconhecidas


O aumento de índios fora da área original pode ser explicado pelo fenômeno da etnogênese e pela migração econômica.


Isabela Vieira - Agência Brasil

Foto: ABr/Arquivo
RIO DE JANEIRO – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 57,7% dos 896 mil índios no país vivem em 505 terras indígenas reconhecidas pelo governo até 2010, o equivalente a 516,9 mil índios. Porém, 379 mil estão fora dessas terras, o que indica a necessidade de ampliação e criação de novas terras, mas também aponta para a migração em busca de educação e de renda, segundo especialistas.
Dos 42,3% índios que não estão nas terras originais, 78,7% habitam áreas urbanas. Dentre as regiões do país, a situação é mais comum no Sudeste, onde 84% dos 99,1 mil índios na região estão fora de suas terras, principalmente em São Paulo (93%) e no Rio de Janeiro (97%). Outros estados como Goiás (96%), Sergipe (94%) e Ceará (86%) também têm percentuais elevados.
No Rio, a busca por uma vida na cidade trouxe índios migrantes para o antigo Museu do Índio, na zona norte da capital. Lá, um grupo de cerca de 20 pessoas – de etnias como Guajajara (MA), Apurinã (AM) e Fulni-Ô (PE) – acabou se fixando. Enquanto as reivindicações por habitação e educação não são atendidas, sobrevivem do artesanato e de apresentações culturais.
No Sudeste, no entanto, também há casos de índios que deixam suas terras por falta de espaço. Se sentindo apertados devido ao pequeno território, os guaranis, do sul fluminense, se desmembraram em aldeias menores. Parte foi para um antigo sítio indígena em Niterói e os demais permanecem próximos às terras Guarani Araponga, Guarani de Bracuí e Parati Mirim, somando 2,8% dos índios no estado.
Para o professor de antropologia da Universidade de Campinas (Unicamp), José Maurício Arruti, a migração econômica é uma das explicações para a quantidade de índios fora das aldeias reconhecidas, mas não o único fator. “Tem a ver também com o estabelecimento de núcleos antigos de migração [nas cidades] e com problemas territoriais na origem, que expulsam, principalmente novas gerações”, afirmou.
Outra razão que pode explicar o aumento de índios fora da área original é um fenômeno chamado etnogênese, quando há “reconstrução das comunidades indígenas” que supostamente teriam desaparecido. Há indícios de que seja o caso da Região Nordeste, onde 54% dos índios vivem fora de suas terras, segundo o professor de antropologia da Unicamp.
“Observando o aumento de grupos indígenas no Ceará, por exemplo, nos últimos 20 anos, é de se imaginar que o aumento da autoatribuição tem a ver com a ampliação de grupo indígenas no estado, estejam eles em terras indígenas ou não”, avaliou Arruti, mas sem descartar que mais pesquisas e dados são necessários para apontar as razões para o número de índios fora das terras.
Em três unidades da federação, os índios encontrados vivem fora de aldeias – Distrito Federal (6 mil), Piauí (2,9 mil) e Rio Grande do Norte (2,5 mil). Nesses locais, não há território indígena reconhecido.

Dilma: país "passará por cima" de crise assegurando emprego


10 Ago (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira que o país vai enfrentar a crise econômica mundial assegurando empregos a todos os brasileiros, principalmente àqueles que não têm estabilidade.
Em um momento em que o governo federal enfrenta greves em mais de 20 setores do serviço público, Dilma afirmou que o governo vai assegurar emprego "para aquela parte da população que é a mais frágil, que não tem direito a estabilidade".
"Nós queremos todos os brasileiro empregados, ganhando seu salário e recebendo serviços públicos de qualidade", disse a presidente em Rio Pardo de Minas (MG).
Ela participou de um evento de anúncio da ampliação do programa Brasil Sorridente, com um mutirão para colocação de próteses dentárias.
Um dos setores há mais tempo em greve é o dos professores universitários, em paralisação desde maio. Nesta semana, o governo decidiu encerrar as negociações com a categoria.
Nos últimos dias, houve novas adesões, como a dos funcionários da Polícia Federal. Agências reguladores, autarquias e categorias como o Banco Central e Controladoria Geral da União também estão com servidores paralisados.
Na próxima semana, o governo deve apresentar nova proposta para vários setores em greve.
(Por Ana Flor, em Brasília)

"Papel do pai é pré-figurativo de Deus Pai", destaca padre


Jéssica Marçal

Da Redação


Arquivo
'A figura de São José é um exemplo a ser seguido em todos os sentidos para a família católica hoje', destacou padre Arlon
Amar, educar, orientar, repreender quando preciso. Para além do sustento da família, o pai desempenha papel fundamental no ambiente familiar. Este Dia dos Pais, comemorado pelos brasileiros neste domingo, 12, representa a oportunidade de celebrar a vida desses homens que assumem a missão divina de formar cidadãos novos para o mundo.

Quando opta pelo matrimônio, o homem deve estar ciente das funções que vai exercer além de ser marido, o que, para padre Arlon Costa, da comunidade Canção Nova, inclui a responsabilidade por toda a família.

“O papel do pai é pré-figurativo de Deus Pai, que nos ama, que cuida de nós, das nossas necessidades. O homem, quando se casa, ele se torna não só marido, mas responsável por sua família, seja pela esposa, seja pelos filhos”.

Mas nos dias atuais, nem todo filho tem a oportunidade de crescer com a presença dessa figura paterna. As mudanças na vivência da sexualidade e a independência cada vez maior do universo feminino são apenas algumas das características da sociedade atual que tornam cada vez mais comum a existência de famílias sem pai. Isso, para padre Arlon, tem reflexo total na sociedade.

“A falta dessa figura paterna causa a falta de uma referência de pai, que talvez na infância não seja percebida, porque isso vai ser suprido de alguma forma pela mãe, tios e parentes, mas terá um grande impacto na adolescência, quando a criança vai perceber e sentir essa ausência da figura paterna; do carinho, auxílio e educação do pai e isso vai acarretar consequências negativas no futuro daquele filho e daquela filha”.

São José, modelo de pai

Para os católicos, o grande modelo de pai é São José, patrono dos trabalhadores, da Igreja Universal, da justiça e também dos pais. Para falar da importância dessa figura religiosa, padre Arlon lembrou a passagem bíblica que relata a matança de crianças ordenada por Herodes e o importante papel desempenhado por São José nesta ocasião.

“O anjo aparece a São José, dizendo pra ele que Herodes queria matar as crianças e que ele fugisse com Nossa Senhora e com Jesus que tinha acabado de nascer. O anjo poderia aparecer a Nossa Senhora, a outra pessoa, mas veja que belo, o anjo aparece a José porque ele é o pai de família. José assume a proteção da família e foge para o Egito”.

O padre elencou ainda outras características de São José que podem ser herdadas pelos pais que buscam ser exemplo para seus filhos. Ele contou que José era um homem simples, trabalhador, carinhoso, orante e também muito íntimo de Deus.

“Um homem que sabia colher de Deus as respostas que ele precisava para a família e pra pessoa dele, um homem que amava profundamente Jesus, o seu filho, e tinha um grande amor por sua esposa, Nossa Senhora. A figura de São José é um exemplo a ser seguido em todos os sentidos para a família católica hoje”.

Com a palavra, o pai

Esse modelo de São José, além de ser ideal para a família, traz valores fundamentais para a caminhada ao longo da vida. Isso é o que pensa o vendedor aposentado Paulo Xavier Pereira, que é pai de três filhos.

Ele contou que sempre procurou vivenciar a religiosidade em sua família baseando-se na conduta de seus pais. O aposentado acredita que a figura paterna é muito importante para família e exige boa conduta, já que o pai vai ser um sinal na vida do filho.

“Eu, olhando para os procedimentos dos meus pais, comecei desde cedo a freqüentar a Igreja mediante a conduta deles, que sempre frequentaram. Então existe um peso muito grande quando o pai tem a sua religiosidade, procura as coisas de Deus, todo esse procedimento do pai tem uma influência muito grande sobre os filhos”, disse.

Paulo acredita que os filhos precisam se afirmar na vida e aquilo que o pai e a mãe buscam ao longo de sua trajetória deixa uma segurança para os filhos, uma “âncora para que eles, em suas decisões a serem tomadas, busquem sempre a firmeza dos procedimentos que vêm do pai”.

Partilhando sua experiência de pai, Paulo deixou ainda um conselho para os jovens garotos que, um dia, vão assumir essa mesma responsabilidade. “Que eles tenham uma experiência muito particular com Jesus, que é quem realmente dá segurança para eles. Que busquem nos pais, nos catequistas, na Igreja de uma maneira geral, na Palavra de Deus, no Evangelho e na religiosidade a força para que possam vencer as dificuldades”. 

FONTE: CANÇÃO NOVA NOTÍCIAS

Evangelho (João 12,24-26)


Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2012
São Lourenço



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24“Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto.
25Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Aula de religião para alunos do 8º ano


Nesta sexta-feira o professor de Religião, Valdeni Cruz, trabalhou com os alunos do 8º A da manhã, uma aula de religião. Nesta aula estudamos duas das maiores religiões do mundo: CRISTIANISMO E BUDISMO. Falamos dos conceitos básicos de cada uma delas e em seguida fizemos um giro pelos espaços externos da escola, onde os professor, juntamente com os alunos, fizeram uma reflexão sobre a importância da meditação para o equilíbrio entre corpo e da mente.
Ao ar livre, mas debaixo de coqueiros, meditamos sobre a natureza e o universo como um todo. Em seguida, fomos para um lugar aberto, onde todos sentiam o calor do sol forte. Neste momento o professor fez uma reflexão sobre o que significa iluminação. Falou que quando alguém é iluminado pela sabedoria, pelo conhecimento, ele passa a ver o mundo e as realidades que o cerca de outra forma. Tentamos olhar para o sol diretamente, claro, a intenção era perceber quão forte e a luz do sol. Dentro deste contexto, tentamos mostrar que quando alguém usa sua inteligência, sua coragem, sua determinação, ele passa a ser também um iluminado e consegue ver as coisas com mais clareza e tomar atitudes que mudam sua vida e sua realidade.
Por fim, nos dirigimos para a quadra de esporte, ainda em construção, e lá nós encerramos o momento com a oração do PAI NOSSO.
No retorno para a sala de aula, todos foram conduzidos a produzirem uma redação sobre a importância da meditação e da reflexão em suas vidas. Ao receber algumas das redações, pude constatar que eles tinham entendido a proposta da aula.



 Professor Valdeni Cruz


CONHEÇA UM POUCO SOBRE ESSAS DUAS RELIGIÕES



Origem do budismo 


O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.C.?), também conhecido como Buda. Este criou o budismo por volta do século VI a.C. Ele é considerado pelos seguidores da religião como sendo um guia espiritual e não um deus. Desta forma, os seguidores podem seguir normalmente outras religiões e não apenas o budismo.

O início do budismo está ligado ao hinduísmo, religião na qual Buda é considerado a encarnação ou avatar de Vishnu. Esta religião teve seu crescimento interrompido na Índia a partir do século VII, com o avanço do islamismo e com a formação do grande império árabe. Mesmo assim, os ensinamentos cresceram e se espalharam pela Ásia. Em cada cultura foi adaptado, ganhando características próprias em cada região. 

Os ensinamentos, a filosofia e os princípios

Os ensinamentos do budismo têm como estrutura a idéia de que o ser humano está condenado a reencarnar infinitamente após a morte e passar sempre pelos sofrimentos do mundo material. O que a pessoa fez durante a vida será considerado na próxima vida e assim sucessivamente. Esta idéia é conhecida como carma. Ao enfrentar os sofrimentos da vida, o espírito pode atingir o estado de nirvana (pureza espiritual) e chegar ao fim das reencarnações.
Para os seguidores, ocorre também a reencarnação em animais. Desta forma, muitos seguidores adotam uma dieta vegetariana.
filosofia é baseada em verdades: a existência está relacionada a dor, a origem da dor é a falta de conhecimentos e os desejos materiais. Portanto, para superar a dor deve-se antes livrar-se da dor e da ignorância. Para livrar-se da dor, o homem tem oito caminhos a percorrer: compreensão correta, pensamento correto, palavra, ação, modo de vida, esforço, atenção e meditação. De todos os caminhos apresentados, a meditação é considerado o mais importante para atingir o estado de nirvana. 
A filosofia budista também define cinco comportamentos morais a seguir:  não maltratar os seres vivos, pois eles são reencarnações do espírito, não roubar, ter uma conduta sexual respeitosa, não mentir, não caluniar ou difamar, evitar qualquer tipo de drogas ou estimulantes.  Seguindo estes preceitos básicos, o ser humano conseguirá evoluir e melhorará o carma de uma vida seguinte.

RELIGIÃO CRISTÃ

religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I. Essa região estava sob domínio do Império Romano neste período. Criada por Jesus, espalhou-se rapidamente pelos quatro cantos do mundo, se transformando atualmente na religião mais difundida.
Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia idéias muito contrárias aos interesses vigentes. Defendia a paz, a harmonia, o respeito um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Enquanto isso, os interesses do império eram totalmente contrários. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.
Doutrina Cristã

De acordo com a fé cristã, Deus mandou ao mundo seu filho para ser o salvador (Messias) dos homens. Este, seria o responsável por divulgar a palavra de Deus entre os homens. Foi perseguido, porém deu sua vida pelos homens. Ressuscitou e foi par o céu. Ofereceu a possibilidade da salvação e da vida eterna após a morte, a todos aqueles que acreditam em Deus e seguem seus mandamentos.
A principal idéia, ou mensagem, da religião cristã é a importância do amor divino sobre todas as coisas. Para os cristãos, Deus é uma trindade formada por : pai (Deus), filho (Jesus) e o Espírito Santo.
O Messias ( Salvador )

Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia. Sua família era muito simples e humilde. Por volta dos 30 anos de idade começa a difundir as idéias do cristianismo na região onde vivia. Desperta a atenção do imperador romano Julio César , que temia o aparecimento de um novo líder numa das regiões dominadas pelo Império Romano.
Em suas peregrinações, começa a realizar milagres e reúne discípulos e apóstolos por onde passa. Perseguido e preso pelos soldados romanos, foi condenado a morte por não reconhecer a autoridade divina do imperador. Aos 33 anos, morreu na cruz e foi sepultado. Ressuscitou no terceiro dia e apareceu aos discípulos dando a eles a missão de continuar os ensinamentos.


Difusão do cristianismo

Os ideais de Jesus espalharam-se rapidamente pela Ásia, Europa e África, principalmente entre a população mais carente, pois eram mensagens de paz, amor e respeito. Os apóstolos se encarregaram de tal tarefa.
A religião fez tantos seguidores que no ano de 313, da nossa era, o imperador Constantino concedeu liberdade de culto. No ano de 392, o cristianismo é transformado na religião oficial do Império Romano.
Na época das grandes navegações (séculos XV e XVI), a religião chega até a América através dos padres jesuítas, cuja missão era catequizar os indígenas.


A Bíblia

O livro sagrado dos cristãos pode ser dividido em duas partes: Antigo e Novo Testamento. A primeira parte conta a criação do mundo, a história, as tradições judaicas, as leis, a vida dos profetas e a vinda do Messias. No Novo Testamento, escrito após a morte de Jesus,  fala sobre a vida do Messias, principalmente. 

Principais festas religiosas

Natal : celebra o nascimento de Jesus Cristo (comemorado todo 25 de dezembro).
Páscoa : celebra a ressurreição de Cristo.
Pentecostes : celebra os 50 dias após a Páscoa e recorda a descida e a unção do Espírito Santo aos apóstolos.


Os Dez Mandamentos

De acordo com o cristianismo, Moisés recebeu Deus duas tábuas de pedra onde continham os Dez Mandamentos:
1. Não terás outros deuses diante de mim.
2. Não farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas, nem as servirás.
3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4. Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o sábado do seu Senhor teu Deus, não farás nenhuma obra.
5. Honra o teu pai e tua mãe.
6. Não matarás.
7. Não adulterarás.
8. Não furtarás.
9. Não dirás falso testemunho, não mentirás.
10. Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa e seus bens.
Atualmente, encontramos três principais ramos do cristianismo: catolicismo, protestantismo e Igreja Ortodoxa.




Parabéns a todos os alunos do 8º anos A da Escola Vicente Feijó de Melo.

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...