sábado, 3 de dezembro de 2011

Cristo, o nosso Futuro - II




(3) Ele é um Futuro que já se faz presente. Este Futuro, que é Cristo, que será uma Novidade linda para toda a criação, é também um Futuro já presente no nosso mundo e na nossa vida de modo misterioso. Ele está vivo, ressuscitado no nosso meio, agindo pela força do seu Espírito Santo. Basta pensar na Eucaristia e nos demais sacramentos, que são gestos salvíficos de Cristo, cheios do Espírito de vida divina; basta que recordemos da graça que Cristo derrama constantemente no nosso coração, dando-nos e profundo sabor da sua doce e consoladora presença... Quantas vezes a gente experimenta o aperitivozinho do céu aqui na terra, quando experimenta a união com Cristo no nosso coração! Estar com Cristo agora é já o início do Futuro que virá! Experimentá-lo aqui é aumentar nossa saudade, nosso desejo daquilo que um dia, no Dia final, ele nos dará em plenitude. E será ele mesmo, Jesus, nosso céu, nossa recompensa, nossa alegria sem fim!

(4) Este Futuro exige uma resposta humana. Este Futuro que é Cristo vem ao nosso encontro; mas nós também, em certo sentido, vamos ao encontro dele. Como? Respondendo-lhe “sim” na nossa vida! Cada escolha nossa, cada palavra, cada decisão, cada ato, são um “sim” ou um “não” a esse Futuro, um “sim” ou um “não” a Cristo nosso Deus. Então, nossas ações neste mundo têm já um gosto de eternidade, preparam o nosso encontro com o Senhor que vem. Não existe ação neutra: é “sim” ou “não” ao Cristo que vem! Neste sentido, nosso céu e nosso inferno vão se decidindo agora e nossa existência única e irrepetível neste mundo aparece em toda a sua gravidade e responsabilidade! Aquela pergunta de Jesus: “Quando o Filho do Homem vier encontrará fé sobre a terra?” (Lc 18,8), deve ser respondida não somente no final dos tempos, mas no dia a dia da nossa existência, na terra do nosso coração!



Ainda uma observação, para terminar: Se Cristo é o nosso Futuro, o nosso Fim último, a nossa Finalidade, nosso Destino, nosso Porto, então, tudo aquilo que vai acontecer conosco e com o mundo, no final dos tempos, somente pode ser compreendido a partir de Cristo e em relação com ele: ele é o Fim Último (Escaton) que dá sentido às “coisas últimas” (escatà). Por exemplo: só poderemos compreender o que é a morte, o céu, o inferno, o purgatório, o juízo se colocarmos tudo isto em relação com Cristo ressuscitado, nosso Destino Imagine, então, quanto é bela a esperança cristã!

Guardemos bem isto: A esperança dos cristãos, que é com certeza o destino de tudo, não tem outro objeto a não ser o próprio Deus, Futuro absoluto e definitivo do homem, que vem a nós em Jesus Cristo. Assim, podemos compreender as palavras de um grande teólogo deste século, Hans Urs von Balthasar: “Deus é o fim Último (= a Finalidade, o Cumprimento) das criaturas: ele é o céu para quem o alcança, o inferno para quem o perde, o juízo para quem por ele é examinado, o purgatório para quem é por ele purificado... E tudo isto no modo em que ele dirigiu-se ao mundo, isto é, no seu Filho, Jesus Cristo, que é a revelação de Deus e, portanto, a síntese das coisas últimas!” Resumindo: nosso Fim é o Deus que vem a nós em Jesus Cristo para nos salvar. Nele, em Jesus que nos revelou o rosto do Deus verdadeiro, tudo se explica: o céu é estar com ele; o inferno é perdê-lo; o juízo é se ver na sua luz; o purgatório é ser purificado no seu amor e verdade! Por isso mesmo, pense na emoção de compreender as palavras do Senhor: “Pai, aqueles que me deste, quero que onde eu estou, eles estejam comigo!” (Jo 17,24); também aquela outra: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso!” (Lc 23,43).


Fonte Blog de Dom Henrique Soares


Cristo, o nosso Futuro - I



Meu caro Leitor, já escrevi algumas vezes neste Blog sobre o tempo do Advento. Já disse que não se trata de somente se preparar para o Natal do Senhor, mas também de celebrar na Liturgia aquilo que nos está reservado: o encontro com ele, que virá em glória para consumar a obra começada com a sua vinda na nossa carne humana.

Assim, o Advento é um tempo que nos faz reavivar a consciência de que aqui estamos de passagem, que nosso destino é o céu, isto é, a vida íntima do Deus uno e trino na glória sem fim.

Nossa tendência é mergulharmos de tal modo no mundo, no redemoinho da vida, e perdermos a noção de que aqui somos viageiros. Nem nos damos conta de que este mundo e tudo quanto construímos é fugaz e provisório! Os primeiros cristãos, acossados pelo Império Romano que os perseguia, tinham saudade do céu, tinham a nostalgia do encontro com o Senhor. Precisamos retomar esta consciência, não por fuga da vida, mas porque é para o céu que fomos criados, para a plena comunhão como Senhor.

Assim, colocarei aqui alguns textos para nos ajudarem a viver este sagrado Advento com a consciência de que a criação, a história humana, a inteira humanidade e eu e você caminhamos para o Senhor, nosso Futuro, nossa Meta, nosso Fim, nossa Plenitude.

Espero que lendo estas meditações, você também tenha saudade do Infinito e diga, de peito aberto e suspiro fundo: “Vem, Senhor Jesus! Venha o teu Reino, que entregarás ao Pai para sempre!”



Primeiro que tudo, recordo-lhe que o centro da esperança cristã é Cristo ressuscitado: ele é o princípio e a finalidade de tudo quanto o Pai criou no Espírito Santo. Jesus morto e ressuscitado é o centro da fé e da história humana: tudo quanto o Pai fez e pensou para a humanidade e o mundo foi através de Cristo e somente em Cristo terá sua realização (cf. Cl 1,15-20). Portanto, as coisas últimas que acontecerão, pelas quais esperamos e serão a plenitude acabada do sonho de Deus, nada mais são que o cumprimento amoroso daquilo que o Pai sonhou para nós desde o início em Cristo: “Disse-me, então: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei gratuitamente água da fonte da vida” (Ap 21,6). Jesus é, assim, o Fim (quer dizer, a Finalidade, Escaton, em grego) de toda a criação e de toda a humanidade: Jesus é o nosso único Futuro; Futuro certo, Futuro para o qual tudo quanto foi criado caminha: ele é o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim!

Este Futuro nosso, que é Jesus, tem quatro características:

(1) É um Futuro Absoluto. Nós estamos acostumados com tantos futuros: todo dia planejamos e enchemos a agenda de compromissos; fazemos planos para o futuro. Os futuros que esperamos e planejamos podem acontecer ou não... E, se acontecerem, um dia vão tornar-se passado. É assim: de futuro em futuro, nossos futuros vão se tornando presentes e, depois, passados, vão caducando... Mas, quando dizemos que Cristo é um Futuro absoluto, estamos afirmando que ele vai acontecer de certeza porque tudo foi criado pelo Pai através dele e para ele. Cristo é o único Futuro certo da humanidade: com certeza absoluta, a criação toda e a história caminham para ele! Lá no final de tudo, está o Ressuscitado atraindo tudo, para que tudo nele seja plenificado e encontre seu significado definitivo! E mais ainda: o Senhor é o Futuro que nunca será passado. Quando ele vier, quando estivermos nele, seremos plenos; nós e toda a criação, para sempre!

(2) Ele é um Futuro que vem. Este Futuro, que é o próprio Cristo, é vinda, é chegada! Nos nossos futurozinhos, somos nós que vamos até eles, eles estão sempre dentro do tempo, deste nosso tempo: tornam-se presente e depois passado. Nossos futuros vão sendo feitos de presente: com o presente vou plantando o futuro, vou caminhando para ele. Com Cristo não é assim: ele vem ao nosso encontro, ele é “Aquele que vem” e vem trazendo algo novo: um mundo novo, uma vida nova, uma Glória sem fim, que vai transformar tudo! Ele será a Novidade que vai renovar toda esta velha criação, toda esta velha humanidade! Quando ele vier fará novas todas as coisas (cf. Ap 21,5). Então, enquanto nossos futuros deste tempo nós fazemos, nós plantamos, o Cristo nosso Futuro vem como dom, como presente. Não somos nós que o plantamos; é ele que vem como graça salvífica. E nós, não fazemos nada? Fazemos: esperamos com ânsia, com amor, com desejo! Esperamos preparando-nos para ele por uma vida que seja digna dele! Exatamente porque Cristo é Futuro que vem como graça e não como algo que plantamos, que não podemos nem pensar direito como será o final dos tempos e a Vida na eternidade: é Futuro novo, é algo muitíssimo diferente deste mundo que conhecemos. Não tem nada a ver com aquele céu infantil de alguns filmes e novelas de cunho espiritualista e reencarnacionista. Por isso a Escritura exclama: “Santo, santo, santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, que era, que é e que vem” (Ap 4,8). Não se diz: “Deus que era, que é e que será”, mas “Deus que vem!”, isto é, que não é decorrência do que já é, do que já sabemos... Ele vem como novidade que enche de alegria a vida do mundo e a nossa, porque vem trazendo a graça e a salvação! Por isso mesmo Jesus ensinou a pedir no Pai nosso: Venha o teu Reino!” E a Bíblia termina pedindo: “Vem Senhor Jesus!” (Ap 22,20).
 


Blog de Bom Henrique Soares 

Governo cobra dos municípios melhoria nos postos de saúde


Da Redação


Quem depende da rede pública sabe que o atendimento nos postos de saúde quase sempre deixa a desejar. Filas, demora no agendamento, atendimento ruim são alguns dos problemas enfrentados pelos usuários dessas unidades.


Diante desse quadro, o Ministério da Saúde pretende investir na melhoria da qualidade do atendimento prestado por essas unidades. Para isso, o órgão vai liberar recursos extras para mais de 4.000 prefeituras, a fim de que cumpram as metas de qualidades previstas no programa federal Saúde Mais Perto de Você. A medida visa desafogar os hospitais e reduzir as filas de espera.


Para implementar as mudanças, os municípios vão receber até R$ 1.700,00 por equipe de profissionais, 20% a mais que o repasse atual. As equipes com bom desempenho poderão dobrar a verba recebida até o teto de R$ 8.500,00 por mês. Se o desempenho for ruim, o repasse será cortado.


A Fundação Municipal de Saúde explica que a medida faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade e Acesso na Atenção Básica (PMAQ) que visa melhorar a qualidade do serviço oferecido na rede pública e ampliar o acesso da população.


Para isso, explica a autarquia, o programa vai desenvolver ações de monitoramento e avaliação da atenção básica. As unidades vão receber incentivo financeiro, de acordo com os resultados alcançados pelas equipes e gestão municipal. A avaliação das unidades será feita seis meses após a adesão. "As unidades serão visitadas por uma equipe de avaliação externa que realizará a certificação do serviço, com base nos compromissos acordados na fase de adesão, que envolvem o alcance de metas e padrões de qualidade", declara a Fundação de Saúde.


A fundação esclarece que, neste primeiro ano de implantação do programa, o Ministério da Saúde fixou um número máximo de equipes para adesão ao programa. Rio Claro terá limite de seis equipes. "A Fundação Municipal de Saúde concluiu, no início de novembro, todas as etapas para formalização da adesão dessas seis equipes e está aguardando a publicação da portaria de homologação", informa. A cidade conta com 15 unidades de atenção básica.

5ª NOVENA DE Nsa. Sra. CONCEIÇÃO DE PENTECOSTE


Hoje, 03 de Dezembro de 2011, acontecera mais uma novena em Honra de Nossa Senhora da Conceição de Pentecoste.


A partir das 19 horas.

 TEMA:

EUCARISTIA: FONTE E ESPÉCIE DA VIDA ECLESIAL

NOITÁRIOS:


  • Ministros da Sagrada Comunhão
  • Juventude Missionária
  • Comunidade de Serrota
  • Núcleo A
CORAL:

Ministério de Música Luz do Mundo

PRESIDENTE:

Pe. MANOEL - IRAUÇUBA






PROFESSOR VALDENI CRUZ



Estamos vivendo em Pentecoste o novenário de Nsa. Sra. da Conceição. Dias de muita devoção do povo católico de nossa cidade. Temos como Pároco, Pe. Davi. Padre de um grande carisma e de empatia com os fiéis. Isso tem sido percebido nesses dias diante da multidão que tem se feito presente para junto com ele celebrar com alegria os festejos da Santa.
A fé é algo muito importante ainda hoje na vida do povo. Diz-se muito que a humanidade está perdendo a devoção. Pode ate ser, mas ninguém nega de que ela esteja presente na vida de cada ser. Ninguém duvida de que não esteja acontecendo de fato uma crise de fé. Por outro lado, essa mesma crise que tem aproximado muitos da religião novamente.
O homem constantemente está passando por crises interiores, sejam por decepções momentâneas ou por crises duradouras que os põe em conflito consigo mesmo. Depois de ir de um lado  para o outro encontra-se só novamente. Nesse momento quase sempre procura-se o encontro com a casa (Igreja) onde se supõe, mesmo para os mais céticos, que se obtenha uma certa resposta ou alivio para enfrentar a vida que a todo tempo está pondo-lhes a provas da própria existência.
Portanto, o momento em que estamos vivendo é momento de esperança, perdão, harmonia interior e de modo algum pode ser desprezado, uma vez que temos essa oportunidade de experimentarmos dessa bondade de Deus.
Não podemos esquecer que estamos nos aproximando do Natal, tempo de advento, nascimento. Nascimento dos sonhos, de vida  nova, de desejo de sermos melhores. Para tanto devemos fazer acontecer em nossas vidas tempos de alegria e renovarmos o desejo de sermos melhores.

Professor Valdeni Cruz      

Evangelho (Mateus 9,35–10,1.6-8)


Sábado, 03 de Dezembro de 2011


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

4ª NOVENA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - PENTECOSTE - CEARÁ


A Quarta Novena de Nossa Senhora da Conceição em Pentecoste acontece hoje(02/12).

Tema: “A Confirmação: Sacramento da maturidade cristã”.

Os noitários:

Apostolado da Oração, Banco do Brasil e Secretaria de Ação Social, Cultura e Turismo, Finanças, Obras, Agricultura, Meio Ambiente e Comunidades de Riacho da Porta, Gado Bravo, Poço Frio, Núcleo “G” e Nova Canudos.
A Celebração fica com o Padre Wilson da cidade de Paracuru, animado pelo coral do Grupo de Encontro de Casais com Cristo-ECC.

EMENDA POPULAR DESTINARÁ 600 MIL REAIS À PENTECOSTE


Foi designada audiência pública no Município de Pentecoste para discutir onde será gasto o valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), oriundos de emendas ao orçamento geral da união para 2012, por iniciativa popular.

Cada município poderá indicar uma emenda de R$ 300.000 a R$ 600.000,00, dependendo da sua população. Só poderão ser apresentadas propostas nas áreas de educação, saúde básica, infraestrutura urbana e sanitária, agricultura e recuperação de estradas vicinais.

Pentecoste se enquadra na categoria dos municípios que poderão receber até R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais).

Na audiência pública, será escolhida dentre as rubricas orçamentárias, uma delas que poderá vir a receber estes recursos.

A população deveria ser convocada para participarem da audiência, pois trata-se de uma ação governamental de inclusão do povo, decidindo onde o prefeito deverá investir este recurso.

A audiência pública do Município de Pentecoste foi designada para o dia 06 de dezembro de 2011, terça feira, às 09:00 horas, na Câmara Municipal de Pentecoste.

Causa-nos espanto que até agora não vimos sequer um anúncio convidando a população para participar de tão importante evento. Momento em que os cidadãos do nosso Município podem dizer o que julgam prioridade para utilização dos recursos.

Será que o poder público não quer saber quais as obras o povo elegeria como prioridade? Será que mais uma vez vamos maquiar os anseios da população com obras eleitoreiras, a bem prazer do gestor?

Eu pessoalmente respondo a minha indagação. O prefeito já decidiu que com o dinheiro da emenda popular serão feitas às reformas dos postos de saúde de MACACOS, POSTO AGRICOLA E PROVIDÊNCIA.

Ontem, após tomarmos conhecimento do engodo feito pelo prefeito, pesquisamos com populares o que eles elegeriam como prioridade e constatamos que a população reivindica a compra urgente de equipamentos de prevenção ao câncer de mama (mamógrafo).

Grande parte da população também cita como prioridade o saneamento básico da cidade, haja vista que a falta de saneamento é maléfico a saúde da população.

Esperamos, assim, que a população seja realmente convidada a participar da discussão que elegerá como os recursos serão gastos, sob pena de se excluir nosso povo de uma decisão que legalmente lhe pertence.

Valéria Braga – Vereadora - PSD

Evangelho (Mateus 9,27-31)


Sexta-feria, 02 de Dezembro de 2011

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 27partindo Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem piedade de nós, filho de Davi!” 28Quando Jesus entrou em casa, os cegos se aproximaram dele. Então Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?”
Eles responderam: “Sim, Senhor”. 29Então Jesus tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. 30E os olhos deles se abriram.
Jesus os advertiu severamente: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. 31Mas eles saíram, e espalharam sua fama por toda aquela região.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

MEDITAÇÃO


Hoje me deu vontade de descrever meus sentimentos diante da vida e dos acontecimentos.
Sabe, às vezes paro no tempo e me esqueço de tudo para voar no mundo dos sentimentos. Analiso tudo que ocorre e, vejo a nuvem de sentimentos estrebuchando no meu ser. Não consigo absorver a grandeza desses sentimentos desvairados, confusos, aleatórios, receosos.  Em meio a um acontecimento e outro, uma nova concepção, um novo sentimento. Ilusão? Não sei. Na realidade não sei. Uma sensação de admiração sobressalta de dentro de mim. Em outro momento é sentimento de impotência e medo. Medo do novo, das coisas, das pessoas... Como lidar com isso? Silêncio. Esse que muitas vezes parece gritar sem dar nenhuma reposta que cause a tranqüilidade que possa fazer desaparecer esse fervilhar mental.  
Mundo! O que é o mundo? Vou elevando minha imaginação a um estágio mais alto, mais alto, mais longe, mais perto. Viagem essa do qual não me faz sair do lugar e ao mesmo tempo me leva a qualquer lugar. Loucura? Talvez. Talvez? Sim talvez. Somos um pouco louco.
Loucura de viver. Ter coragem viver para muitos é loucura. Alguns de vez em quando não suportam essa loucura humana que sacode nossa capacidade de lidar consigo mesmo e desistem de viver.   
Quero continuar vivendo. Mesmo que tenha que lidar com essa realidade. Isso faz parte da vida. É dádiva de Deus. Ele nos concedeu de modo extraordinário que é observar, falar, descrever as sensações que provem das observações. Isso ajudará a outros a entender-se e a também compreender que somos esse mundo de sentimentos.
Somos o tudo e o nada. Depende de como nos colocamos nesse contexto; de como nos movemos em relação a cada movimento da própria vida.  

Valdeni Cruz


PENTECOSTE: RECURSOS DO FUNDEB CRESCEM


JAN/11 - R$ 1.428.199,12
FEV/11 - R$ 1.651.282,64
MAR/11 - R$ 1.304.534,79
ABR/11 - R$ 1.743.910,01
MAI/11 - R$ 1.342.024,04
JUN/11 - R$ 1.572.592,13
JUL/11 - R$ 1.202.523,88
AGO/11 - R$ 1.301.850,13
SET/11 - R$ 851.507,14
OUT/11 - R$ 1.174.293,47
NOV/11 - R$ 1.565.160,97

TOTAL - R$ 15.137.878,32

Publicado pelo Sindsep Pentecoste

PENTECOSTE: RECURSOS CRESCEM NO MUNICÍPIO


O Sindsep Pentecoste acompanha mensalmente o repasse de recursos destinados ao município de Pentecoste pelo site do Banco do Brasil. No mês de novembro, observou-se o crescimento desses recursos:

Jan/11 - R$ 3.068.732,83
Fev/11 - R$ 3.397.962,09
Mar/11 - R$ 2.451.717,72
Abr/11 - R$ 3.278.417,18
Mai/11 - R$ 3.079.575,74
Jun/11 - R$ 3.142.935,88
Jul/11 - R$ 2.567.977,28
Ago/11 - R$ 2.682.862,46
Set/11 - R$ 1.958.546,45
Out/11 - R$ 2.660.947,04
Nov/11 - R$ 3.100.731,98         


Fonte:

https://www17.bb.com.br/portalbb/djo/daf/Demonstrativo,802,4647,4651,0,1.bbx

Publicado pelo Sindsep Pentecoste
Alunos do 1º tarde Etel. Gomes Bezerra

spaeceIniciou-se ontem as provas do SPECE para os alunos da Escola Etelvina Gomes Bezerra, com os alunos do primeiro ano. Hoje, por sua vez, será para os alunos do Segundo e Terceiro ano do Ensino Médio. 
Esperamos que todos os alunos sejam bem sucedidos nessa avaliação que tem como objetivo avaliar os conhecimento adquiridos.
Vale ressaltar que o Brasil ainda está muito a quem de um padrão de qualidade. Porém, é preciso lutar para que essa realidade mude. Sabemos que o problema da educação no Brasil é um problema de séculos. Mesmo que façamos tudo se possa fazer pela educação agora, aqui no Brasil, ainda levará alguns anos para vermos os resultados satisfatório. É preciso primeiro criar a cultura educacional que ainda não existe na mente do povo brasileiro.

Professor Valdeni Cruz

O QUE É O SPAECE

 O Programa

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE.

O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes, com itens elaborados pelos professores da Rede Pública, tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores.

Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:

Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano).
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e
Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da prioridade do atual governo na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).

A Avaliação do Ensino Fundamental, de natureza censitária, dando continuidade à série histórica do SPAECE, manteve-se com periodicidade bianual, intercaladas aos ciclos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB. A referida avaliação é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).

A Avaliação do Ensino Médio, realizada anualmente de forma censitária nas três séries deste nível de ensino, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.

O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.

Objetivos

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.

TERCEIRA NOVENA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - PENTECOSTE - CEARÁ


Nesta quinta-feira (01/12) teremos a Terceira noite de Festa do Novenário de Nossa Senhora da Conceição em Pentecoste.
Novenários que vem contando com uma multidão de fieis que todos os dias tem lotado o calçadão da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Tema de hoje será: “Batismo: O Sacramento da fé”.

Noitários:


  • A COT
  • Policia Civil,
  • Policia Militar,
  • Motoristas, Motoqueiros
  • Comunidades de Maracajá, Madeira Cortada, Olho d’água e Cacimbas.
  • O celebrante será o Padre Marcilio da cidade de São Gonçalo do Amarante
  • Coral animador: Ministério de Música COT Pentecoste, da Comunidade Obreiros da Tardinha - COT.

Participe você também desse momento de fé da Comunidade Católica de Pentecoste.

Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS


Laço vermelho – símbolo da campanha mundial contra a AIDSO dia primeiro de dezembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, doença transmitida por contato entre o sangue contaminado e o sangue não contaminado.

A sigla AIDS significa síndrome da imunodeficiência adquirida, mas sua origem vem do inglês – Acquired immunodefiecience syndrome.

A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de fazer dela um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, mas de amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da doença.

No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços dela pelo país.

Normalmente, as pessoas que adquirem o vírus HIV (vírus humano da imunodeficiência) desenvolvem várias doenças, pois o mesmo destrói os glóbulos brancos, conhecidos como linfócitos T-CD4, que dá imunidade ao organismo, enfraquecendo o meio de defesa natural. Com essa destruição, o corpo fica abatido, sujeito a adquirir doenças oportunistas, como pneumonias, infecções, herpes, diarreias e alguns tipos de câncer. Na fase mais avançada da doença, podem aparecer doenças mais graves, como tuberculose, meningite, dentre outras.

Os sintomas da doença podem demorar a aparecer, um dos grandes problemas para a contaminação. A pessoa contaminada com o vírus HIV pode transmiti-lo através de relações sexuais ou de formas mais simples, quando o seu sangue entra em contato com o sangue de uma pessoa saudável. Isso é muito sério, pois esse contágio tem ocorrido em salões de beleza, através de alicates de unha, no uso compartilhado de agulhas, ao colocar piercings e fazer tatuagens, em consultórios odontológicos e etc.

Existem casos de pessoas que já foram contaminadas em transfusões de sangue, mulheres grávidas também podem transmitir o vírus para os bebês.

O preconceito faz com que as pessoas acreditem que possam ser contaminadas por outras formas. Isso não é verdade! O vírus HIV não é transmitido através de relações sexuais com o uso de preservativos (camisinhas), beijo no rosto ou na boca, picada de insetos, abraços, contato com o suor do doente, compartilhar objetos, como toalhas, sabonetes, talheres, assentos de ônibus, piscinas e muito menos pelo ar.

Diferente do que muitos pensam, os doentes de AIDS ficam muito fragilizados emocionalmente, precisando de atenção, amor e carinho, amizade e proximidade das pessoas.

No mundo todo, o continente africano é o mais contaminado com essa doença, mas os índices de maior aumento da contaminação pelo HIV aparecem na Ásia Central e no Leste Europeu.

No Brasil, o governo oferece tratamento gratuito para os contaminados, mas nem sempre os medicamentos são encontrados nos hospitais que oferecem o tratamento. São coquetéis montados especificamente para combater a doença, sendo o custo  muito alto, dificultando a distribuição para os doentes. O remédio é muito agressivo para o organismo, que já se encontra fragilizado, causando efeitos colaterais muito sérios, como problemas renais e de fígado.

O governo brasileiro oferece exame para constatar a doença, através dos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), que dão todo o apoio para os infectados.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE:
A automedicação pode ter efeitos indesejados e imprevistos, pois o remédio errado não só não cura como pode piorar a saúde.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia

DIA DE PREVENÇÃO CONTRA A AIDS

No dia de Prevenção contra a AIDS, a O Município de Pentecoste faz passeata pelas ruas, com faixas, cartazes e carros de som, conscientizando as pessoas para os riscos de se contrair essa doença e também alertando para as formas de prevenção.
Uma multidão de alunos das mais diversas Escolas Municipais e Estaduais, se fizeram presentes numa demonstração de consciência e cidadania. Para acompanhar esses alunos vários professores de várias escolas se fizeram presentes passeata, bem como alguns profissionais da Secretaria da Educação.



Mas afinal, o que é a AIDS



AIDS é a sigla da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, provocada por uma vírus chamado HIV.


O HIV pode contaminar indivíduos que se envolvem em situações de risco sem proteção. Essas situações estão muito bem definidas e caracterizadas, sendo, portanto, facilmente evitáveis.

Em casos de AIDS, manifestam-se diversas doenças, porque o sistema de defesa do organismo humano fica desorganizado pela ação do HIV.

Como o HIV pode ser transmitido?

Através de três maneiras muito bem definidas e caracterizadas:

- Contato com esperma e secreção vaginal (líquidos que estão presentes no corpo do homem e da mulher no momento da transa) contaminados, em práticas sexuais com penetração sem o uso da camisinha;
- Contato com sangue contaminado, seja através de transfusões, seja através do compartilhamento de agulhas e seringas, principalmente entre usuários de drogas injetáveis;
- Da mãe para criança durante a gestação, parto e aleitamento.
Como pode ser evitada a transmissão pelo HIV?

- No caso de prática sexual com penetração, seja anal, vaginal ou oral, use sempre camisinha de forma correta. Sabendo usar o preservativo você diminui sensivelmente a possibilidade de rompimento;
- Pratique sempre sexo mais seguro, que são formas de transar através das quais você não entra em contato com esperma, secreção vaginal ou sangue;
- Exija sangue previamente testado nas transfusões, seja em hospitais públicos ou privados;
- Dê preferência a agulhas e seringas descartáveis, nessa impossibilidade, as esterilize no calor ou com água sanitária, principalmente no uso de drogas injetáveis.
Lembre-se:

Não há nenhum risco de se contrair o HIV nos contatos de convívio familiar, social ou profissional. Por isso, não tenha receio de conviver com alguém que tenha HIV ou AIDS.
Faça sempre uso de sexo mais seguro nas suas transas. Assim, você continua sentindo prazer e elimina o risco de contaminação pelo vírus da AIDS.
Seja criativo, não deixe de sentir prazer por medo do vírus. Se não houver camisinha, invente outra forma de transar. Negocie com o seu parceiro (a) uma outra maneira de ser feliz no sexo, sem riscos.

  
As DST podem ser transmitidas:

Nas relações sexuais: anal, vaginal e oral
Ao compartilhar agulhas e seringas, no uso de drogas injetáveis
Da mãe para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação
Quando se recebe transfusão de sangue contaminado
As DTS mais importantes são:

Sífilis
Gonorréia
Uretrite não Gonocóica (Gota Matinal)
Cancro Mole
Herpes Genital
Condiloma Acuminado (Crista de Galo)
Tricomaníase
Linfogranuloma Venéreo (Mula)
Hepatite B
AIDS
Como se proteger

Use camisinha em todas as relações sexuais. (Saiba como usa-la corretamente)
Só utilize agulhas e seringas descartáveis ou desinfetadas. O uso deve ser pessoal. Não divida nunca com outras pessoas
Sinais e Sintomas de DST

Sífilis: Feridas sem dor, nos órgãos sexuais, caroços e ínguas na virilha, manchas em várias partes do corpo, queda de cabelo. Toda mulher grávida deve fazer o exame de sangue, pois o filho poderá nascer com a doença.

Gonorréia (blenorragia) (pingadeira): Ardência ou formigamento ao urinar, corrimento de cor amarelada ou com sangue, gota de pus.

Cancro Mole (cavalo): Várias feridas dolorosas com pus nos órgãos sexuais, dor e íngua.

Linfogranuloma Venéreo (mula): Íngua dolorosa, geralmente de um lado só.

Tricomoníase Vaginal: Corrimento amarelado com mau cheiro, coceira, dor durante o ato sexual, ardência ao urinar.

Condiloma Acuminado (crista de galo): Verrugas no pênis, vagina ou ânus.

Candidíase Vaginal: Coceira forte, corrimento de cor branca sem cheiro, dor, órgão genitais avermelhados, ardência ao urinar.

Herpes Genital: Pequenas bolhas nas partes externas dos órgãos sexuais, ardência e coceira. As bolhas se transformam em feridas.

Reportagem de Valdeni Cruz




Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...