sábado, 17 de dezembro de 2011

SINDSEP APUARÉS VAI AO MPE!




O Sindicato dos Servidores públicos Municipais de Apuiarés esteve, em audiência convocada pelo Ministério público Local, junto com representantes da gestão municipal. O objetivo era discutir os recursos oriundos do FUNDEB, principalmente no que concerne aos 60% direcionado ao pagamenento de professores.
Após explanações, tanto por parte do Sindicato como do Municipio, ficou definido o dia 14 para o Municipio e o dia 15 de dezembro para a entidade sindical retornar à promotoria.
O Sindsep lamenta, por parte da Gestão atual, a falta de sensibilidade em atender as inúmeras solicitações do Sindicato para sentar à mesa de negociações. Temos a plena conciencia que este seria o caminho mais facil para ambas às partes no que deveria ser um objetivo comum, a valorização dos servidores.

Fonte:Sindsep-Apuiarés

Evangelho (Mateus 1,1-17)


Sábado, 17 de Dezembro de 2011

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi.
Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel;13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são catorze; de Davi até o exílio na Babilônia catorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, catorze.

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

PROGRAMA VOZ DO SINDSEP PELA FM 98,7 A PARTIR DO MEIO DIA

Logo mais ao meio dia mais um programa a voz do SINDSEP.


1-Hoje trataremos da questão do rateio. A primeira parcela que foi paga no dia 15 de dezembro.
2- Falar sobre os total de recursos que já entraram na conta do Fundeb de Pentecoste.
3- Desaprovação das contas do prefeito nos anos de 2008 e 2009.
4- Salário Mínimo.
5- Concurso Público.
6- Plano de carreira da Saúde.
7- Outros Assuntos...

FM 98,7 PENTECOSTE FM.

Professor VALDENI CRUZ   

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

ASSEMBLEIA GERAL DO SINDSEP PENTECOSTE NESTE SÁBADO

Neste sábado, a partir das 8 horas da manhã, na sede do SINDSEP,  haverá a ultima assembleia de 2011. Nesta reunião serão dadas diversas informações sobre as atividades vividas pelo Sindicato nesse ano de 2011. Será feita a prestação de contas do ano em curso. Também será apresentada a pauta de trabalho para o ano de 2012. Ainda haverá o convite formal para a festa dos servidores que deverá ocorrer no final do mês. Convocamos a todos os filiados para esse momento importante para todos os sindicalizados.
  
Professor VALDENI CRUZ, Vice-Presidente do SINDSEP PENTECOSTE

José ("E agora, José") - Poema, de Carlos Drummond de Andrade





A partir de Sentimento do Mundo (1940), Carlos Drummond de Andrade parece se armar em relação a si próprio e ao mundo. E, se o individualismo evidente nos primeiros livros é mais util, não é por isso menor. O mesmo "eu-oblíquo" contempla-se a si e ao mundo; e, se muitas vezes o pronome na primeira pessoa desaparece, o poeta se desdobra em uma terceira pessoa:

- o impessoal "se": "Chega um tempo em que não se diz mais: 'Meu Deus'." (Sentimento do Mundo);
- o homem qualquer: "Ó solidão do boi no campo, / ó solidão do homem na rua!" ("O boi");
- a simples constatação do fato: "Lutar com palavras / é a luta mais vã" ("O lutador");

até chegar a um outro "eu", "José" - "E agora, José?" ("José"), que se pergunta sobre o significado da própria existência e do mundo. Mas este "José" não é outro senão o poeta. A personagem funciona, no poema, como o desdobramento da personalidade poética do autor, tanto quanto nas demais situações apontadas, atrás de quem o poeta se esconde e se desvenda.

O “não-ser” se faz presente neste poema por meio do modo verbal subjuntivo que torna a ação imprecisa:

“...Se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse...”


José não dorme, não cansa, não morre, ele é duro, apenas segue. Sua dureza é o que existe e tudo mais é o “nada” no qual ele se funde. Chama-se atenção para o caráter construtivo que o Existencialismo dá à categoria “nada”, ele é o inexistente, mais traz em si o por fazer.

Escrito durante a Segunda Guerra Mundial e da ditadura de Vargas, José, apesar da dureza, ainda tem o impulso de continuar seguindo. Mesmo sem saber para onde: “...Você marcha, José! / José, para onde?

Leia o poema na íntegra:

JOSÉ

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?
e agora, você?
você que é sem nome,
que zomba dos outros,
você que faz versos,
que ama protesta,
e agora, José?

Está sem mulher,
está sem discurso,
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou,
e agora, José?

E agora, José?
Sua doce palavra,
seu instante de febre,
sua gula e jejum,
sua biblioteca,
sua lavra de ouro,

seu terno de vidro, sua incoerência,
seu ódio - e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou;
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse,
se você gemesse,
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse,
se você cansasse,
se você morresse…
Mas você não morre,
você é duro, José!

Sozinho no escuro
qual bicho-do-mato,
sem teogonia,
sem parede nua
para se encostar,
sem cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José!
José, pra onde?



http://www.passeiweb.com

Sobe avaliação positiva do governo Dilma


De acordo com pesquisa CNI/Ibope, índice de ótimo/bom subiu de 51% para 56%



Aprovação de Dilma sugiu para 72%, de acordo com pesquisa / Fábio Rodrigues Pozzebom/ ABrO percentual de entrevistados que avaliam o governo Dilma Rousseff como ótimo ou bom aumentou de 51%, em setembro, para 56%, em dezembro – mesmo índice registrado em março. Para 32%, a gestão atual é regular, ante 34%, e 9% a consideram ruim ou péssima, ante 11%. Os dados fazem parte da pesquisa encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ao Ibope, divulgada hoje.

Segundo a pesquisa, 72% da população aprovam a maneira de Dilma governar, praticamente o mesmo índice registrado em setembro (71%) e 21% a desaprovam. Os demais não responderam ou não souberam responder.

O levantamento indica que as denúncias de corrupção envolvendo ministros do governo não prejudicaram a avaliação da população. De acordo com a pesquisa, 28% dos entrevistados se lembram de alguma notícia sobre corrupção na atual gestão.

As expectativas positivas (ótima ou boa) em relação ao resto do mandato também melhoraram, de 56%, em setembro, para 59%, em dezembro. O índice dos que acreditam que o restante do governo será regular diminuiu de 26% para 24% e o dos que esperam que será ruim ou péssimo caiu de 11% para 10%.

Aprovação

O levantamento aponta que 68% disseram que confiam na presidenta Dilma e que 26% não confiam, os mesmo índices verificados na pesquisa anterior.

O percentual de entrevistados que consideram o governo Dilma melhor do que o do seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, caiu de 15%, em setembro, para 12% em dezembro. Para 57%, o governo é igual ao de Lula, ante 55%, e 28% o consideram pior, ante 26%.

A pesquisa foi feita entre os dias 2 e 5 de dezembro, com 2.002 entrevistados em 142 municípios. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Presidenta otimista com comportamento econômico 2012


Brasília, 16 dez (Prensa Latina) A presidenta Dilma Rousseff expressou hoje otimismo sobre o comportamento da economia brasileira em 2012 e preconizou um cinco por cento de aumento do Produto Interno Bruto (PIB) e a manutenção da inflação sob controle.

  "Minha expectativa é otimista, vocês queriam que fosse pessimista", assinalou Rousseff durante um encontro com jornalistas nacionais no Palácio de Planalto.

Segundo a estatal Agência Brasil, a presidenta precisou que sua meta de crescimento do PIB no próximo ano é de cinco por cento, e agregou que é a mesma do ministro de Fazenda, Guido Mantega e da equipe da área econômica do Governo. Do mesmo jeito Rousseff manifestou também otimismo sobre a inflação em 2012 e assinalou que "estamos certo de que a inflação ficará sob controle, fazendo aquela curva suave", de acordo com a mesma fonte.

Recordou que as medidas fiscais adotadas são as que nos dão fôlego e uma grande capacidade de manobra e mencionou nesse sentido as elevadas reservas internacionais das que dispõe o Brasil hoje (superiores aos 350 mil milhões de dólares).

Também fez referência aos depósitos "coagidos" dos bancos brasileiros nas arcas do Estado, os quais ultrapassam os 450 mil milhões de reais, uns 245 mil milhões de dólares.

Portanto, sublinhou Rousseff, o Brasil dispõe de recursos próprios para enfrentar a atual crise financeira internacional.

"Em outros países quando a coisa aperta têm que recorrer ao orçamento. Nós temos reservas, temos o 'coagido' e também temos margem de manobra na política monetária", assinalou a mandatária.

Ressaltou que seu Governo teve a capacidade de se antecipar ao agravamento da adversa conjuntura econômica mundial, desencadeada em meados deste ano, e Brasil acendeu o sinal vermelho, disse.

Para Rousseff, face a atual situação, os países direcionarão aos investimentos internos.

NOTA DE FALECIMENTO

Hoje em nossa cidade morre uma cidadã Pentecostense e ao mesmo tempo cidadã do céu. Rejane Medeiros partiu hoje desta vida para o lugar preparado por Deus para os seus eleitos. Viveu no meio de sua família, amigos e irmãos na fé de forma que nos deu testemunho de uma vida cristã e de temor a Deus em tudo e em todos os momentos. Tempos em que sentia o vigor da saúde, tempo em que viu sua irmã partir tão cedo e que depois se viu também acometida da mesma enfermidade.
Uma mulher guerreira, que lutou pela família, caminhando na fé durante todos esses anos. Vocacionada COT, como ela gostava de dizer, viveu intensamente essa vocação. Sempre esteve muito pronta para servir. Desde que a conheci viveu de forma exemplar o Evangelho de Jesus. Junto com ela também seus filhos seguiram o caminho do Senhor. Mãe de três filhos deixou a maior riqueza para os mesmos: a fé. Este dom que os fará vencer qualquer desafio, pois a fé é que conduz o homem as águas mais profundas que se chama coração de Deus, abismo insondável de riquezas e fonte da qual ela bebeu e mostrou a outros como encontrar.
Para muitos a morte é o fim, mas para os que tem fé a morte é como nascer de novo e nascer para nunca mais morrer. Para os insensatos, como diz o livro da sabedoria, é como um castigo, mas para aqueles que estão dentro do plano do Pai e dentro de sua conformidade, é como um rejubilo. Estes anseiam por esta hora. Acreditam no encontro definitivo com aquele que preparou um lugar para ele. Oh encontro, doce encontro, maravilhoso encontro... Este é o sentimento daqueles que amaram a Deus com todas as suas forças. Este foi o exemplo dessa irmã que partiu, mas que fica entre nós por seu testemunho, por sua coragem e por sua entrega nas mãos de Deus. 
Amante de nossa Senhora cremos,  que de acordo com a fé de nossa igreja Católica, tenha sido recebido por ela na presença de Jesus e dos Anjos para viver para sempre a alegria dos filhos de Deus.
  
Bendito seja Deus por sua imensa sabedoria. Que manifesta sua grandeza nas almas pequenas e nos faz humilhar-nos diante de sua grandeza, mostrando-nos que ele é sempre justo em tudo que faz.

Valdeni Cruz, indigno servo de Cristo  
      

Evangelho (João 5,33-36)

Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2011


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33“Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou”. 

- Palavra da Salvação. 
- Glória a vós, Senhor.

PENTECOSTE: contas do prefeito serão julgadas


No próximo dia 21 de dezembro de 2011, quarta-feira, teremos na Câmara Municipal de Pentecoste, a votação das contas do prefeito João Bosco Pessoa Tabosa, referentes aos exercícios de 2008 e 2009.

As contas foram apresentadas na Casa Legislativa no mês de novembro de 2011 com os pareceres do Tribunal de Contas dos Municípios.

Nas contas de 2008, os técnicos que compõem o TCM, após vistoria, deram parecer pela sua DESAPROVAÇÃO, tendo em vista, dentre outras irregularidades, que o prefeito municipal gastou menos do que deveria com a educação e também foram feitos remanejamentos dentro do orçamento por pessoa incompetente, no caso o presidente da Câmara naquela época.

Em relação às contas do exercício 2009, foram destacadas várias irregularidades pelos técnicos do Tribunal de Contas, tanto que o Ministério Público de Contas também pediu a sua DESAPROVAÇÃO, no entanto o relator optou por dar o parecer pela aprovação das mesmas.

Na realidade cabe unicamente aos vereadores aprovarem ou não as contas, no entanto nenhuma análise é feita das mesmas. O presidente da Câmara, Chico Miguel, nem ao menos se dignou a entregar cópias dos documentos aos vereadores, apesar dos inúmeros pedidos feitos por esta vereadora.

Note-se ainda, que o presidente convocou uma sessão extraordinária para votação das contas, não se sabe o verdadeiro intuito da convocação, se para que o povo não saiba da votação ou se para agradar os vereadores com um pagamento fora do orçamento.

Para piorar a situação já se sabe como certa a aprovação das contas sem qualquer preocupação com as irregularidades nela contida.

Ressalte-se que temos em tramite no TCM, um processo onde foram constatadas diversas irregularidades contábeis e administrativas no Município de Pentecoste nos anos de 2008, 2009 e 2010.

Vereadora Dra. Valéria – PSD Pentecoste

TCM CONSTATA DIVERSAS IRREGULARIDADES EM PENTECOSTE


O Tribunal de Contas dos Municípios esteve em Pentecoste nos dia 24 a 26 de março de 2010, com o intuito de apurar denuncias de irregularidades na prefeitura do Município.

Após a colheita de provas os técnicos constataram irregularidades graves, no setor de licitação do nosso município, começando por informações errados quanto a quem seriam os membros componentes da comissão permanente de licitação de cada ano.

Na exposição dos fatos os técnicos assim se reportam aos membros da licitação: “Os responsáveis pela condução dos certames licitatórios no âmbito daquele município são pessoas despreparadas para a função, sem conhecimento técnico de procedimento licitatório, desconhecendo a própria Lei de Licitações e Contratos Administrativos, inclusive.”

...”o que se nota, por outro lado, é o total descaso dos administradores com essa atividade, nomeando pessoas sem capacidade técnica para o desempenho da função e sequer lhes oferecendo treinamento nessa área.

Os técnicos fizeram analise da LOCAÇÃO DE VEÍCULOS PARA SERVIÇO DE LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS DE OBRA E ENGENHARIA.

Na vistoria de obras foi feito pelos engenheiros um relatório separado que será divulgado a posteriori.

No entanto em relação à contratação de empresas para as obras foram constatadas irregularidades gravíssimas em relação às empresas MASTER, FALCON, DARUMA, EXITO E PRATICA.

Para quem não lembra a maioria dessas empresas estiveram este ano na mídia, inclusive houve prisões de seus proprietários que mantinham um esquema de desvio de verbas públicas nos municípios do Ceará.

Também foram encontradas irregularidades no tocante a locação e abastecimento de veículos no município de Pentecoste.

Foi constatado que a empresa ganhadora da coleta de lixo, não possuía qualquer veículo em seu patrimônio.

Foram apresentados os caminhões que coletam o lixo, sendo que os motoristas não souberam para qual empresa trabalham, ou se receberiam o salário da Falcon ou da Prefeitura.

Houve ainda grande discrepância nas despesas com os caminhões que recolhem lixo.

“Um comparativo da discrepância destas despesas é que um dos motoristas entrevistados informou que recebe a quantia de R$ 770,00 por mês e o proprietário deste veículo que ele dirige recebe da prefeitura a soma de R$ 2.500,00 mensal. No entanto, a empresa contratada (FALCON)recebe por mês a quantia de R$ 69.600,00. Sendo ao todo seis veículos contratados, isto quer dizer que o valor dos serviços prestados daria 2.500,00 x 6 (15.000,00). Totalizando uma diferença de R$ 54.600,00 mensal.

Foi constatado ainda que os caminhões contratados são velhos, mal conservados e alguns com 28 anos de uso.

Tivemos irregularidades com despesas de combustível, visto que não obstante o município gastar quantias vultosas com combustível não foi apresentado qualquer controle de gastos.

Também foram constatados irregularidades no cadastro de lecitantes; foram encontrados cheques em branco assinados, recibos sem data de pagamento, o que compromete a execução de despesas; fracionamento de despesa para burlar o processo licitatório; contratação de empresa de informática e de eventos de forma irregular ou inexistente, dentre outras irregularidades que exporemos neste blog no decorrer dos dias.

Valéria Braga – vereadora PSD

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O verdadeiro Valor do Piso do Magistério segundo o Advogado, Dr. Valdecy Alves Adovogado


TABELA GERAL COM VALOR DO PISO REAJUSTADO DESDE 2009 - CONFORME ARTIGO 5º DA LEI DO PISO
Jornada de 40 horas – Professor com Nível Médio


ANO
VALOR ALUNO
REAJUSTE
Valor Aluno
PISO
REAJUSTADO
2008
R$  1.132,34
      -0-
   R$    950,00
2009
R$  1.227,17
  8,37%
R$ 1.029,51
2010
R$  1.529,97
24,67%
R$ 1.283,49
2011
R$  1.729,33
13,04%
R$ 1.450,85
2012
R$  2.009,45
16,20%
R$ 1.685,88


Informações do Blog de Dr. Valdecy Alves, Advogado 

PERGUNTA-ME QUE TE RESPONDEREI! VÍDEO COM AS RESPOSTAS DE PERGUNTAS DO BRASIL INTEIRO!



Após a postagem que abriu espaço para perguntas sobre as principais dúvidas sobre a implementação da Lei do Piso do Magistério, Lei Federal Nº 11738/2008, muitas foram as perguntas enviadas de todos os Estados e Municípios da Federação. Mostrando o quanto o tema fervilha e a categoria do magistério carece de informações perante o verdadeiro tornado de violações aos seus direitos. Tantas que foram respondidas por tema, no total de 07 abordagens.

GRANDE TEM SIDO A GUERRA E MAIOR AINDA SERÁ, POIS A CATEGORIA NÃO ABRIRÁ MÃO DE SEUS SAGRADOS DIREITOS, PREVISTOS EM LEI E JULGADOS CONSTITUCIONAIS PELO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.

No vídeo acima, as respostas. Se gostar não deixe de comentar, divulgar e compartilhar!


Art. 5o O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

Parágrafo único. A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.

(Art. 5º - Lei do Piso Nacional – Lei Federal nº 11738/2008)

http://valdecyalves.blogspot.com

VIVO S/A EM PENTECOSTE



A VIVO S/A através de seu representante no Estado do Ceará, o Sr. Francisco Emanuel Morais Ferreira esteve na manhã de ontem(14 de dezembro) na sede da Prefeitura Municipal de Pentecoste, onde fora recebido pelos Sr. Françuar Magalhães e Régis Gato, para tratar de assunto referentes a implantação do Sinal VIVO em nosso Município.

Através de conversa com a Secretária de Administração e Finanças Clemilda Pinho, a Prefeitura de Pentecoste se colocou a inteira disposição da VIVO S/A para quaisquer esclarecimentos.

Segundo o Projeto apresentado pelo Sr. Emanuel Morais, a instalação tem previsão para meados de 2012, já que a Prefeitura Municipal de Pentecoste deixou claro que tem todo o interesse na implantação deste projeto.

Fonte: Regis Gato

Justiça manda site de Iguatu retirar postagem pejorativa contra o blogueiro Lindomar Rodrigues



O juizado Especial Cível e Criminal, da Comarca de Iguatu, concedeu antecipação de tutela em prol do radialista e blogueiro Lindomar Rodrigues, numa ação protocolada pelo advogado Fabrício Moreira, que tinha como vítima diversos crimes contra a honra praticado por um site político partidário, com domínio público na internet em nome da rádio Jornal Centro Sul.

Através dos conteúdos nefastos, difamatórios, injuriosos, postados no site Iguatu.org, que faz elogio diário a deputada estadual Mirian Sobreira (PSB), não deixa dúvida que a coordenação de todo esse evento criminoso é comandado pelo senhor Marcelo Sobreira.

Os diretores da rádio Jornal Centro Sul, bem como sua composição atual, é formada praticamente por assessores, servidores, e partidários do casal Marcelo e esposa.

Além da ação em discussão, será protocolada representação junto ao Ministério das Comunicações, em Brasília, levando-se em consideração que a rádio Jornal Centro Sul de Iguatu é detentora de concessão pública e tem desviado a sua finalidade abrigando um site “Iguatu.org” que funciona apenas para denegrir a imagem das pessoas.

Os verbos ali utilizados, além de chulos, preconceituosos, proselitismo político partidário, reflete todo o ódio, rancor e inveja do sucesso da administração do prefeito Agenor Neto e da credibilidade do blogueiro e radialista Lindomar Rodrigues, perante a opinião pública.

E o pior, o site Iguatu.org não apresenta qualquer espaço de “expediente”, que demonstre a pessoa ou jornalista, ou algo que o valha, que assuma a responsabilidade pelas agressões as pessoas de bem de Iguatu e Acopiara.

Repita-se, que embora o domínio na internet recaia sobre a rádio Jornal Centro Sul de Iguatu e por conseqüência, a Marcelo Sobreira, esquecem que o anonimato é crime.

Leia, então, a decisão da Justiça de Iguatu e tirem suas próprias conclusões.

Processo n.º 044.2011.940.954-6

DECISÃO INTERLOCUTÓRIA
Recebido hoje.
O autor pleiteia medida liminar, de caráter cautelar, no sentido de determinar que a promovida retire de seu blog na internet, denominado Iguatu.org, postagem fotografia do promovente vestido de maçom e palhaço.
Para se buscar uma providência de natureza cautelar, a parte deve demonstrar, basicamente, dois requisitos, de acordo com a doutrina e a jurisprudência:
a) o fumus boni iuris;
b) periculum in mora.

Assim, no caso concreto, percebo que o autor demonstrou que sua imagem está sendo utilizada no dito site da internet de maneira a expor sua integridade, ao menos em sede de cognição sumária, própria das medidas cautelares.

Preenchido o primeiro requisito acima citado.

Quanto ao perigo da demora, obviamente quanto mais tempo a imagem permanecer na rede mundial de computadores, mais sua reputação pode ser achincalhada, causando-lhe prejuízos de difícil reparação moral.

Ante o exposto, defiro a liminar pleiteada e determino à promovida que, imediatamente, retire de seu blog na internet, denominado Iguatu.org, postagem-fotografia do promovente vestido de maçom e palhaço.
Fixo multa diária, para o caso de descumprimento, no patamar de R$ 2.000,00 (dois mil reais), limitada a R$ 20.000,00 (vinte mil reais), por ora, tendo em vista a gravidade do fato narrado na inicial.
Demais expedientes para a audiência de conciliação já designada.

Iguatu, 12 de dezembro de 2011.
Dr. Ricardo Alexandre da Silva Costa
Juiz de Direito

Fonte: blog do Lindomar

Operação deflagrada hoje em Pacajús


Dentre as acusações, estão: prática dos crimes de desvio de recursos públicos, peculato, lavagem de dinheiro público, quadrilha ou bando, fraude em procedimentos licitatórios, e outros.

Por: Roberta Farias

O Ministério Público do Estado divulgou nesta manhã (15) a lista dos presos durante a operação conjunta com a Polícia Civil do Estado do Ceará, que cumpriu mandados de prisão contra o prefeito de Pacajus, Pedro José (PSDB), a filha e o genro dele, a procuradora do Município, Érica Leandro de Alencar; o presidente da Câmara Municipal, vereador Francisco Carlos Alves Martins, e mais secretários municipais.

Os gestores e demais envolvidos são acusados da prática dos crimes de desvio de recursos públicos, peculato, lavagem de dinheiro público, quadrilha ou bando, fraude em procedimentos licitatórios e enriquecimento ilícito.

Durante a operação, foram encontrados nas residências dos acusados armas e munição. Na residência do prefeito, por exemplo, foram apreendidos R$ 45 mil em espécie e um veículo Hilux SW4, alugado por contrato em nome do Município.

Segue abaixo a lista dos gestores presos:

Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo (Prefeito Municipal de Pacajus);Luciana Pereira Figueiredo (filha do prefeito); Jorge Clementino Diego (genro do prefeito); Érica Leandro de Alencar (procuradora do Município); Antônio Héder Holanda da Silva (secretário de Finanças); Neudeci Honorato Erculano (esposa do secretário de Finanças); Valmir de Sousa Falcão (secretário municipal); Anercília Maria de Sousa (presidente da Comissão de Licitação); Francisco Carlos Alves Martins (presidente da Câmara Municipal); Jocélio Bezerra Almeida (vereador); e Vitório Andson de Sousa Lima (contador da Câmara Municipal).

Foram afastados dos seus respectivos cargos os seguintes secretários municipais: Erisvaldo Oliveira da Silva (Educação); Geruza Maria Albuquerque (Trabalho e Desenvolvimento Social) e Ana Maria Maia Menezes (Saúde). A presidente da Comissão de Licitação de Pacajus, Anercília Maria de Sousa, é considerada foragida.

FONTE: CEARÁ AGORA

Taxa de homicídios no Ceará cresce mais que a média do País

No estado do Ceará, foram 2.514 assassinatos em 2010 contra 1.229 em 2000. Ou seja, houve um aumento de 104,5%. O índice foi o 14º pior dentre os estados do País. Os dados fazem parte do Mapa da Violência 2012


A taxa estadual de homicídios no estado do Ceará cresce em um ritmo acima da média nacional (FOTO: SARA MAIA)

A taxa estadual de homicídios no estado do Ceará cresce em um ritmo acima da média nacional (FOTO: SARA MAIA) 


Em 10 anos, o número de homicídios no Ceará mais do que dobrou. Foram 2.514 assassinatos em 2010 contra 1.229 em 2000, um aumento de 104,5%. Os números fazem parte do Mapa da Violência 2012, elaborado pelo Instituto Sangari com base em dados do Ministério da Saúde. O levantamento, divulgado ontem, mostra também que a taxa de homicídio no Ceará, em 2010, foi a 14ª maior do País. 

“A taxa estadual cresce num ritmo bem acima da média nacional”, informa o relatório divulgado pelo Instituto Sangari. No ano passado, o índice no Ceará foi de 29,7 homicídios por 100 mil habitantes. Dez anos antes, essa taxa era de 16,5.

No Brasil, o índice de homicídios foi de 26,2 em 2010 e de 26,7 em 2000. Os estados com as piores taxas, no ano passado, foram Alagoas (66,8), Espírito Santo (50,1) e Pará (45,9). O Mapa da Violência também lista os dados das capitais. Fortaleza aparece como a 12ª mais violenta, com taxa de 45,9 em 2010 contra 28,2 em 2000. Em números absolutos, a Capital registrou 1.125 assassinatos em 2010, 24,7% a mais do que no anterior (902 mortes) e 86,2% a mais do que em 2000 (604 homicídios).

Os dados divulgados no mapa retratam a violência, mas não contam histórias como a do jovem de 19 anos, morto a tiros em Messejana, em dezembro do ano passado. Filho único, ele foi assassinado dentro de um comércio no bairro. “Pegaram meu filho inocentemente”, comenta a mãe, que pede para não ser identificada.

O crime é um mistério. “Nem gosto de falar sobre isso. Fui acompanhada por um psicólogo, mas ainda estou sofrendo. Não me conformo com a perda, tentei até suicídio. Quem é mãe sabe como é a dor”, diz a dona de casa.

“Sinto depressão e muita saudade”, conta Fátima Brito, mãe de um outro jovem assassinado no Ceará. O filho de 28 anos trabalhava como mototaxista e foi morto com cinco tiros, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. “Mataram ele porque estava de paquera com uma mulher casada. Era meu único filho homem”, acrescenta.
 
Gestão anterior

O titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Francisco Bezerra, lembra que os dados do Mapa da Violência são de um período anterior à sua gestão. O secretário assumiu a função este ano. Ele afirma que, em 2011, o índice de homicídios reduziu, se comparado a 2010.

“Peguei uma coisa (homicídio) absolutamente ascendente. Vinha crescendo e consegui diminuir em torno de 3,5%. Em um ano de gestão, isso é motivo de esperança”, diz. Segundo o secretário, neste ano foram registrados 2.387 homicídios no Ceará (até novembro). Em todo o ano passado, foram 2.700.

O dado é diferente do divulgado pelo Mapa da Violência. “É porque eles só computam os homicídios que passam pelos hospitais. Sempre vai ser um número menor”, explica José Raimundo Carvalho, coordenador da célula de estatística da SSPDS.


ENTENDA A NOTÍCIA
O estudo do Instituto Sangari é feito com base em dados do Ministério da Saúde. Foi feito levantamento dos homicídios nos últimos 10 anos, em todos os estados do Brasil.

Números

2.514
É o número de homicídios registrados no Ceará em 2010, segundo o Mapa da Violência

104,5%
É o percentual de aumento no número de homicídios no Ceará, em 10 anos

1.613
É a quantidade de negros mortos no Ceará em 2010, de acordo com o Mapa da Violência

275
É a quantidade de brancos mortos no Ceará, no ano passado, conforme o estudo divulgado.

Tiago Braga
tiagobraga@opovo.com.br
Fonte: O POVO

Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...