Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 25, 2015

O mistério da Morte

Imagem
Professor Valdeni Cruz

Quase nunca gostamos de tocar neste assunto, mas a verdade é que ela nos ronda dia e noite. É a única certeza que todos temos. Ela vir cedo para uns, tarde para outros, mas vem. Ela não escolhe a classe social, a cor ou o credo. Para uns ela emite um sinal de que pode estar próxima e podemos nos preparar ainda que não aceitemos; para outros ela vem de repente causado surpresa a todos. É realmente sufocante a ideia da morte e que vamos ter que passar por ela. Para os que creem na vida futura se apegam a esta crença, para os que não creem tentam amenizar o desconcerto que a morte lhes traz, pois ela leva sem dar explicações para ninguém. Quando ela vem leva o pai de família, a mãe de família, o filho mais novo ou mais velho, o que sustenta a família ou ainda aquele que todos o têm como uma grande pessoa... Ficamos no vácuo do mistério. Desde os primórdios que o homem tenta explicar o mistério da morte, mas a verdade é que quase não temos respostas, ficamos sempre…

PRIMEIROS DIAS DE AULA

Imagem
Professor Valdeni Cruz
Fotos tiradas nesta manhã nas turmas do 8º e 9º ano da manhã da Escola Waldemar Alcântara. Momento em que eles estavam escrevendo suas histórias de vida. Uma oportunidade única para ouvir e ler coisas únicas sobre a vida destas dezenas de crianças. É realmente impressionante o que cada tem pra contar através da escrita. A sala parou para poder voltar no tempo colocar no papel boa parte daquilo que eles já viveram. Falaram de seus dilemas, de suas particularidades, de seus medos, de suas esperanças... É simplesmente maravilhoso poder contemplar uma situação dessas. Primeiro foi lido o texto motivacional, uma história fictícia para poder dar um norte aos mesmos e depois eles mesmos deram início às suas próprias histórias. Me sentindo emocionado. É assim que penso que a educação se constrói. É na aproximação desses meninos e meninas que chegaremos a uma educação de verdade, pois educar também é ser presença na vida de cada um de nossos alunos. Curtir ·

A loja da Educação

Caminhando pela rua vi uma loja que se chamava a loja da educação. Entrei na loja e vi um professor no balcão. Maravilhado lhe perguntei. - Mestre professor o que vendes? Ele me respondeu Tudo que necessita para ter uma educação Custa muito caro? Não tudo é de graça? Contemplei a loja e vi jarros de respeito, pacotes de esperança e dedicação, caixinhas de amor, sabedoria, flexibilidade de compromisso. Tomei coragem e pedi: Por favor, pedir muito amor, respeito, bastante, sabedoria, esperança emfim. Educação para mim, para minha família e toda a comunidade. Então o professor preparou um pequeno embrulho que cabia na minha mão. Sem entender perguntei-lhe Como é possível colocar tantas coisas nesse pequeno embrulho? O professor respondeu-me sorrindo meu querido, aqui na loja da educação não oferecemos frutos apenas sementes.


Autor Desconhecido

PRODUÇÃO DE TEXTO - HISTÓRIA DE VIDA - ALUNOS DO 8º E 9º - ENSINO FUNDAMENTAL

Imagem
Autor: Professor Valdeni Cruz



Minha história de vida (fictícia) 


Chamo-me João Gabriel. Tenho 13 anos de idade. Venho de uma família de 5 irmãos. Moro com minha mãe, pois meu pai foi embora há algum tempo. O nome dela é Maria Antonieta. Meu pai é funcionário público e minha mãe é dona de casa e trabalha como autônoma para poder ganhar alguma renda e nos sustentar, pois a ajuda que meu pai nos manda não é suficiente para a nossa sobrevivência. Nasci no dia 13 de abril de 2002 na cidade Paramoti. Sou o filho mais velho e ajudo minha mãe nas tarefas de casa, pois ela tem que cuidar da casa e de cada um de nós. Estudo desde os três anos de idade. Nos primeiros anos estudei na Escola Madre Tereza. Depois vim para a escola Waldemar Alcântara. Sou um menino tranqüilo e gosto muito de fazer amizades, jogar futebol, videogame... O que me deixa mais feliz é quando recebemos visitas de nossos familiares, quando vou passear na casa de meus avós, quando vou a praia... Sou bastante estudioso, mas às v…