sábado, 21 de julho de 2012

ENTREVISTA COM OS CANDIDATOS A PREFEITURA DE PENTECOSTE ESTÃO MARCADAS



OS TRÊS CANDIDATOS A PREFEITURA DE PENTECOSTE



                                          

          Dr. Ivoneide                                     Luíza Perdigão                                    Zé Filho

Hoje, 21 de julho, foram sorteados a sequência de entrevistas dos Candidatos a Prefeitura de Pentecoste. Estiveram presentes na rádio 98,7, os representantes de cada um dos candidatos. A sequência das entrevistas será a seguinte:


Foto tirada na Rádio durante o sorteio

  • Dia 28 de Julho, será entrevistada a Candidata Dr. Ivoneide, PT (Partido dos trabalhadores)
  • Dia 04 de Agosto, será a vez da Candidata Luíza Perdigão,PV (Partido Verde)
  • Dia 11 de Agosto, será entrevistado o Candidato Zé Filho, PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).


As entrevista acontecerá durante o Programa A VOZ DO SINDSEP, que acontece aos sábados, no horário que vai de 12:00 as 14 horas, pela FM 98,7.

Durante as entrevista os Candidatos responderão a perguntas relacionadas a pauta que receberam com antecedência de 15 dias antes da primeira entrevista.

O candidato será sabatinado durante duas horas de programação numa análise geral sobre as realidades de nosso município. Os mesmos terão total liberdade para falar aos ouvintes sobre seu plano de governo para  próximos 4 anos, caso seja eleito.

Durante a entrevista com os candidatos estará disponíveis os telefones da Rádio para que as pessoas possam fazer perguntas e o atendente formulará essas perguntas as quais será direcionada ao candidato. Também está disponível a pagina do Facebook do Professor Valdeni Cruz durante a entrevista para que estes internautas também possa interagir com a programação.

O entrevistadores serão os mesmos que fazem o programa todo sábado, PROFESSOR VALDENI CRUZ  e AUXILIADORA ESTEVAM, Presidente do SINDSEP (Sindicato dos Servidores Públicos de Pentecoste).

Estamos certos de que será um momento muito importante para o eleitorado de Pentecoste, que além de receber estes candidatos em suas casas, podem também  ouvi-los através do Rádio. Será um momento de fortalecimento da democracia.

Todos os candidatos terão a mesma oportunidade de falar com o eleitor sem gastar dinheiro e sem perder o foco, visto que estarão falando para todos os Pentecostenses ao mesmo tempo.

Nós que fazemos o programa A VOZ DO SINDSEP, sentimo-nos muito gratos aos candidatos que de bom grado aceitaram ao convite para serem entrevistados.

Portanto, gostaríamos da participação de todos no acompanhamento de cada uma das entrevistas, onde muitos poderão decidir seu voto.

Os internautas compartilhem este artigo com seus amigos para que eles também acompanhem este momento de fortalecimento democrático em nosso município.

Grato a todos,

Professor Valdeni Cruz                           

Evangelho para este sábodo (Mateus 12,14-21)


21 de Julho de 2012
15ª Semana Comum



— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14os fariseus saíram e fizeram um plano para matar Jesus. 15Ao saber disso, Jesus retirou-se dali. Grandes multidões o seguiram, e ele curou a todos. 16E ordenou-lhes que não dissessem quem ele era, 17para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:
18“Eis o meu servo, que escolhi; o meu amado, no qual ponho a minha afeição; porei sobre ele o meu Espírito, e ele anunciará às nações o direito. 19Ele não discutirá, nem gritará, e ninguém ouvirá a sua voz nas praças. 20Não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito. 21Em seu nome as nações depositarão a sua esperança”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

POLÍTICAS PÚBLICAS - COERÇÃO POLÍTICAS OU DECISÕES: QUAL A MELHOR FORMA?

Imagem do Google


As sociedades modernas têm, como principal característica, a diferenciação social. Isto significa que seus membros não apenas possuem atributos diferenciados (idade, sexo, religião, estado civil, escolaridade, renda, setor de atuação profissional, etc.), como também possuem ideias, valores, interesses e aspirações diferentes e desempenham papéis diferentes no decorrer da sua existência. Tudo isso faz com que a vida em sociedade seja complexa e frequentemente envolva conflito: de opinião, de interesses, de valores, etc. Entretanto, para que a sociedade possa sobreviver e progredir, o conflito deve ser mantido dentro de limites administráveis. Para isto, existem apenas dois meios: a coerção pura e simples e a política. O problema com o uso da coerção( coagir, reprimir. Significa o poder legal que as autoridades têm em impor leis e obrigar ao seu cumprimento), é que, quanto mais é utilizada, mais reduzido se torna o seu impacto e mais elevado se torna o seu custo.
Imagem do Google
 
Resta, então, a política. Esta envolve coerção - principalmente como possibilidade - mas que não se limita a ela. Cabe indagar, então, o que é a política. Uma definição bastante simples é oferecida por Schmitter: política é a resolução pacífica de conflitos. Entretanto, este conceito é demasiado amplo, restringe pouco. É possível delimitar um pouco mais e estabelecer que a política consiste no conjunto de procedimentos formais e informais que expressam relações de poder e que se destinam à resolução pacífica dos conflitos quanto a bens públicos. 

As políticas públicas (policies), por sua vez, são outputs, resultantes das atividades política (politics): compreendem o conjunto das decisões e ações relativas à alocação imperativa de valores. Nesse sentido é necessário distinguir entre política pública e decisão política. Uma política pública geralmente envolve mais do que uma decisão e requer diversas ações estrategicamente selecionadas para implementar as decisões tomadas. Já uma decisão política corresponde a uma escolha dentre um leque de alternativas, conforme a hierarquia das preferências dos atores envolvidos, expressando - em maior ou menor grau - uma certa adequação entre os fins pretendidos e os meios disponíveis. Assim, embora uma política pública implique decisão política, nem toda decisão política chega a constituir uma política pública. Um exemplo encontra-se na emenda constitucional para reeleição presidencial. Trata-se de uma decisão, mas não de uma política pública. Já a privatização de estatais ou a reforma agrária são políticas públicas. 

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Halleluya ao vivo




Watch live streaming video from comshalom at livestream.com

AMIGOS SÃO PRESENTES DE DEUS PARA CADA QUE UM TEM AMIGOS


Bom dia amigos!!

A amizade passa por diversas situações, mas grandes amigos sempre são amigos. No dia de hoje trago uma mensagem para refletirmos esse aspecto.


Reflitam!!


Pode ser que um dia deixemos de nos falar...
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.

Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um do outro há de se lembrar.

Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.

Pode ser que um dia não mais existamos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.

Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente,
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos pra sempre.

Há duas formas para viver sua vida :
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.


É amigos!! A amizade é sem dúvida uma dádiva de Deus, os amigos são essenciais em nossas vidas. Amigos são um milagre que passam por nossas vidas. Valorizem seus amigos!!

Comentem!!
Um forte abraço!!
Velho Sábio

Caixas eletrônicos são arrombados em Uruburetama nesta madrugada


Dois caixas de uma agência Banco do Brasil de Uruburetama foram arrombados na madrugada desta sexta-feira, 20. Segundo informações do coronel Edivar Azevedo, do 9º Batalhão de Itapipoca, dois homens violaram os equipamentos com uma máquina de corte e levaram o dinheiro.

Ainda de acordo com o coronel, o alarme da agência bancária não foi acionado e imagens do circuito interno de TV não ficaram nítidas. Os dois homens fugiram em um carro de cor escura, com o apoio de mais dois homens.

Em contato com O POVO Online, o coronel informou que a Polícia acredita que a mesma quadrilha vem agindo em bancos no Interior do Estado. Até o momento, ninguém foi preso. A quantia em dinheiro roubada ainda não foi revelada pela gerência do banco.

Promotor cumpre lei da ficha limpa e tira da disputa candidatos no sertão central


19/07/2012 - O promotor Sérgio Louchard, lotado em Canindé,  foi duro com os candidatos que pediram registros mas estão com a ficha suja. Indeferiu todas as candidaturas. São 170 impugnações.

Em Itatira, Antonio Almir e Paulo Roberto Cavalcante estão fora da disputa. Em Canindé, a  lei da ficha suja alcançou os candidatos Jesus Romeiro e Celso Crisóstomo. Em Caridade, a candidata Simone Tavares foi eliminada. Todos podem recorrer. O gabinete do juiz fica vizinho ao do promotor.

Em contato com o Blog, Carlos Eduardo, advogado dos candidatos Antonio Almir e Paulo Roberto Cavalcante, informou que o pedido de impugnação foi dado entrada no TRE, mas os casos ainda serão julgados. Ele informou ainda que até o julgamento os candidatos permanecem na disputa.

Blog do Roberto Moreira

27 MILHÕES SAÍRAM DA POBREZA DESDE 2003. QUE HORROR!


Aumento do salário e programas de distribuição de renda fazem pobreza cair 36% no Brasil, diz OIT


19/07/2012 - Estudo divulgado nesta quinta-feira (19) pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) com diversos indicadores socioeconômicos compilados mostra que, entre 2003 e 2009, a pobreza no Brasil caiu 36,5%, o que significa que 27,9 milhões de pessoas saíram da condição nesse período. Segundo a OIT, são consideradas pobres aquelas pessoas cuja renda fica abaixo de meio salário mínimo mensal per capita.

“A redução da pobreza entre os trabalhadores e trabalhadoras esteve diretamente associada ao aumento real dos rendimentos do trabalho, sobretudo do salário mínimo, à ampliação da cobertura dos programas de transferência de renda e de previdência e assistência social – que contribuíram para o aumento do rendimento domiciliar – e também pelo incremento da ocupação, principalmente do emprego formal”, diz o documento da OIT.

A OIT dedica especial atenção ao programa Bolsa Família, do governo federal. Segundo o organismo internacional, entre 2004 e 2011, a cobertura do Bolsa Família dobrou: passou de 6,5 milhões de famílias beneficiadas para 13,3 milhões, com o investimento de R$ 16,7 bilhões em recursos só em 2011.

De acordo com a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), o Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda condicionada da América Latina em número de beneficiários – cerca de 52 milhões de pessoas, o correspondente a quase a metade das 113 milhões de pessoas beneficiadas na região.

Extrema pobreza

Apesar da redução geral da pobreza, o Brasil ainda tem 8,5% de sua população vivendo em condições de extrema pobreza – ou seja, com renda mensal per capita entre R$ 1 e R$ 70. O total de brasileiros nessa condição é de 16,27 milhões de pessoas, segundo estimativa elaborada pelo IBGE com base nos resultados preliminares do Censo 2010.

O documento mostra ainda que o Nordeste tem 9,61 milhões de pessoas extremamente pobres, ou seja, 59,1% do total nacional.

A incidência da extrema pobreza na região era de 18,1%, mais do que o dobro daquela correspondente ao conjunto do país (8,5%). A segunda região com maior incidência de extrema pobreza é a região Norte (16,8%). Por outro lado, a incidência da extrema pobreza era menor nas regiões Sul (2,6% da população), Sudeste (3,4%) e Centro-Oeste (4%).

Conversa Afiada | UOL

Professores das universidades federais do Ceará rejeitam proposta




20/07/2012 - Rejeição por unanimidade em Fortaleza, no Cariri e em Sobral. Assim, professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) se posicionaram ontem em relação à proposta de reestruturação da carreira e respectivo aumento salarial apresentada pelo Governo Federal na última sexta-feira, 13.

Cerca de 200 docentes se reuniram ontem em assembleia geral no auditório do Centro de Ciências, no Campus do Pici e opinaram que a proposta só é boa para docentes que estão no fim da carreira, e totalmente sem futuro para aqueles que estão começando. O encontro foi transmitido por videoconferência para o Interior do Estado. A conclusão é de que a proposta não reestrutura de fato a carreira, uma vez que vários pontos necessitam de reformulação.

Um deles é o cálculo que, conforme avaliaram, reduz salários de professores da ativa e de aposentados. A assembleia também se posicionou contrária ao reajuste somente em 2015, exigindo que haja aumento real com pagamento a partir de janeiro de 2013. Na avaliação dos docentes, a criação da categoria professor associado provocou distorções que prejudicam os professores mais antigos que não ascenderam a essa classe.

Conduzindo a assembleia, o presidente da Adufc-Sindicato, Marcelino Pequeno, afirmou que, atualmente, a carreira docente é muito desestruturada e que a proposta do Governo desestrutura muito mais. Segundo ele, isso cria barreiras para a promoção de uma classe para outra e, em termos de remuneração, apenas repõe a inflação para alguns e para outros não chega sequer a isso.

Da forma como está colocada, disse Pequeno, um professor com doutorado vai ingressar na carreira na condição de auxiliar I, e, para chegar a titular, precisará de, no mínimo, 19 anos. Para ele, isso é um desestímulo. O posicionamento dos professores será apresentado segunda-feira ao Governo Federal, em Brasília. Em todo o País, 57 instituições federais de ensino superior estão em greve.

Rosa Sá | O Povo

Evangelho (Mateus 12,1-8)



Sexta-Feira, 20 de Julho de 2012
15ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes.8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Primeira via da carteira de identidade será gratuita para todos os brasileiros a partir desta 5a feira



Os brasileiros passam a ter direito, a partir desta 5a  feira (19), à emissão gratuita da primeira via da carteira de identidade em todo o país. A determinação está na lei No 12.687, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em 18 de julho de 2012 e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

A nova lei foi sancionada também pela ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. Ela modifica a Lei no 7.116, de 29 de agosto de 1983, cujo texto não explicitava o direito à gratuidade. Agora, os estados, que são os responsáveis pela emissão das carteiras, só poderão cobrar a partir da emissão da segunda via do documento.

Fonte: Portal Planalto

PAC Mobilidade Médias Cidades vai melhorar as condições de vida da população, afirma Dilma




Presidenta Dilma Rousseff durante apresentação do PAC Mobilidade Médias Cidades, no Palácio do Planalto. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff afirmou hoje (19), durante o lançamento do PAC Mobilidade Médias Cidades, que os R$ 7 bilhões disponibilizados para projetos de infraestrutura em cidades com população entre 250 mil e 700 mil habitantes vão contribuir para melhorar as condições de vida nos centros urbanos. Segundo ela, as obras do PAC Mobilidade Médias Cidades terão ritmo acelerado pois já fazem parte do Regime Diferenciado de Contratações (RDC).
“Nós alteramos vários procedimentos para acelerar as obras. Eu queria lembrar que, como é PAC, incide sobre essas obras todo aquele processo de simplificação que se caracterizou como RDC, o regime de contratação que é uma variante do regime de licitação. Nós acreditamos que nesse momento que nós estamos vivendo é uma contribuição que as cidades darão em uma perspectiva de médio prazo para que haja uma melhoria nas condições de vida”, declarou.
Segundo a presidenta, o PAC para as médias cidades vai priorizar a escolha de projetos em fase avançada de elaboração para permitir que as obras sejam executadas o mais rápido possível. Para Dilma, os investimentos vão humanizar as cidades.
“O nosso objetivo é investir nesse PAC Mobilidade, que completa o PAC – que nós lançamos – Grandes Cidades, completa esse processo de intervenção do governo federal na questão urbana, auxiliando os municípios e os estados a investir para garantir um nível de humanização das grandes cidades, e das médias cidades do nosso país. Então, são 75 municípios nessa faixa – entre 250 mil e 700 mil habitantes -, e eles podem, a partir de agora, enviar suas propostas para que a gente faça o processo de seleção.”, disse a presidenta.
Blog do Planalto 

Plano Nacional de Banda Larga levará internet a 70% das residências até 2015, diz ministro das Comunicações



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) tem como meta chegar a 2015 com 70% dos domicílios conectados à internet. Segundo o ministro, o plano visa diminuir custos e aumentar a qualidade e a velocidade das conexões de internet. Paulo Bernardo disse ainda que, além dos investimentos públicos, cobrará das empresas privadas grandes investimentos no setor.
“Achamos que o PNBL vai não apenas ter condição de atender a meta de 70%, que está fixada para 2015, em 2014, como nos permitirá também começar a pensar em um programa de universalização da internet, a exemplo do que temos no Luz para Todos, lançado no governo do presidente Lula. E até conversei com a presidenta Dilma. Acho que faz sentido começar a projetar um programa nacional de internet para todos”, afirmou.
Blog do Planalto

Missionários partem para uma nova evangelização além-fronteiras



Nicole Melhado
Da Redação


Pontifícias Obras Missionárias
Irmã Dirce Gomes da Silva esteve no 3º Congresso Missionário Nacional
O cristianismo marcou a história deste país que, em sua multiplicidade, tem como característica a fé de seu povo. O Brasil que desde o ínicio de sua história recebeu evangelizadores europeus, hoje é fonte de missionários que partem para além de suas fronteiras a fim de levar uma nova evangelização.

Estes missionários estão pelas Américas, África, Ásia e ainda de volta a velha Europa marcada pelo secularismo. Segundo dados apresentados no 3º Congresso Missionário Nacional, atualmente 291 sacerdotes brasileiros estão em missão fora do país, 61 religiosos e 1522 religiosas. 

Para o secretário-geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a inserção dos leigos na vida missionária feita pela Igreja no Brasil e na América Latina é um dos exemplos que podem ser levados para o resto do mundo, especialmente para a Europa.

“O trabalho junto às famílias, estudo bíblico em pequenos grupos, a formação de leigos, tudo isso é visto como uma grande possibilidade de renovação da nossa Igreja”, disse o secretário-geral da CNBB.

A secretária executiva do Conselho Missionário Nacional da CNBB, irmã Dirce Gomes da Silva, explica que o envio de missionários para o exterior acontece através das Pontifícias Obras Missionárias (POM), da Comissão Episcopal Missionária e das congregações religiosas.

O centro missionário no Brasil faz uma preparação de um mês e ao mesmo tempo estes missionários são assistidos por aqueles que os enviam, suas comunidades de origem e congregações.


Ajuda ao povo haitiano 


Um importante trabalho missionário está sendo realizado no Haiti. Considerado um dos países mais pobres do mundo, o Haiti se recupera com dificuldades do terremoto que destruiu a capital Porto Príncipe e outras cidades ao redor e que deixou 250 mil pessoas feridas, 1,5 milhão de desabrigados e mais de 200 mil mortos.

Atualmente seis religiosas estão no Haiti ajudando as famílias que perderam suas casas. Irmã Dirce esteve recentemente visitando o país e narra o belo trabalho feito pelas missionárias.

“Para mim foi um momento de retiro espiritual, pois vi a beleza das irmãs missionárias do nosso país que acolhem aquele povo. No momento elas estão ajudando nos projetos de geração de renda e economia solidária”, explica a religiosa.

O projeto de solidariedade entre a Igreja no Brasil e a Igreja no Haiti, conta irmã Dirce, foi firmado em 2011 e seguirá pelos próximos 10 anos.

FONTE: CANÇÃO NOVA NOTÍCIAS

MANDELA, EXEMPLO DE HOMEM QUE PROVOCA MUDANÇAS POSITIVAS NA HISTÓRIA




Dia Internacional de Mandela é destaque mundial no Twitter
 
Hoje, quarta-feira (18), a África do Sul rende homenagens ao ex-presidente Nelson Rolihlahla Mandela, que completa 94 anos. Uma canção de aniversário a Madiba --como o líder sul-africano é chamado em xhosa, uma das línguas oficiais da África do Sul-- entoada por 20 milhões de pessoas em diversas pontos do país marcou o início da celebração.

O mundo também festeja a data, instituída pela ONU como o Dia Internacional de Mandela --uma iniciativa para estimular todos os cidadãos a dedicarem 67 minutos a causas sociais, um minuto para cada ano que o líder sul-africano dedicou à luta pela igualdade racial e pelo fim do apartheid.

Mandela passa o dia em companhia da família em sua residência em Qunu, onde viveu durante a infância e retornou em maio, após uma breve internação em Johannesburgo para submeter-se a uma laparoscopia devido a uma dor abdominal. Sob vigilância médica desde 2011, ele "goza de boa saúde", assegurou, em maio, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma.

Mandela se tornou o primeiro presidente negro da África do Sul após vencer as primeiras eleições multirraciais no país, em 1994, ano em que o regime segregacionista do apartheid, imposto pela minoria branca sul-africana, chegou ao fim.

Por sua mensagem de reconciliação e convivência pacífica entre os diferentes grupos étnicos que compõem o mosaico humano sul-africano, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1993, com o então presidente sul-africano, Frederik Willem de Klerk.

27 ANOS DE CÁRCERE

Nelson Mandela passou 27 anos como prisioneiro do apartheid, o regime segregacionista que deixou cicatrizes na história da África do Sul.

Primeiro presidente negro da nação africana, ele contribuiu para o fortelecimento da democracia em seu país.

Confira, a seguir, momentos marcantes da vida de Mandela:

1918 - Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho, perto da localidade de Qunu, em Transkei (hoje Cabo Ocidental). É o filho mais novo de um conselheiro do chefe do clã Thembu.

1944 - Mandela devotou sua vida à luta contra a dominação branca no país e deixou os estudos no começo da década de 40, na Universidade Fort Hare, para se dedicar à causa. Fundou a Liga da Juventude do Congresso Nacional Africano (CNA), com Oliver Tambo e Walter Sisulu. No mesmo ano, casou-se com sua primeira mulher, Evelyn, com quem teve uma filha e dois filhos. Eles se divorciaram em 1957.

1952 - Mandela foi preso com outros ativistas sob o Ato de Supressão ao Comunismo. O cárcere, entretanto, não impediu que ele fosse eleito vice-presidente nacional do CNA.

1958 - Casamento com Winnie Madikizela, de quem viria a se separar em abril de 1992.

1962 - Ele deixou o país secretamente para treinamento militar na Argélia. De volta à África do Sul, foi capturado e sentenciado a cinco anos por incitamento e por deixar ilegalmente o país.

1963 - Enquanto cumpria pena, Mandela foi condenado por conspiração e sabotagem no Julgamento de Rivonia. Na época, transformou sua defesa em um testemunho político: "Eu celebrei a ideia de uma sociedade livre e democrática na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver e que espero alcançar. Mas se for necessário, é um ideal pelo qual estou pronto para morrer".

1964 - Em 12 de junho, Mandela e outras sete pessoas receberam pena de prisão perpétua em Robben Island, perto da Cidade do Cabo.

1990 - Frederik Willem de Klerk, último presidente branco da África do Sul, derrubou o banimento ao CNA e outros movimentos de libertação em 2 de fevereiro. Nove dias depois, Mandela foi libertado.

1991 - Mandela assumiu como presidente do CNA.

1993 - Em outubro, Mandela recebeu o Prêmio Nobel da Paz com Frederik de Klerk.

1994 - Em 10 de maio, um dia histórico para a África do Sul, Mandela assumiu como o primeiro presidente negro do país. Ele usou o seu prestígio em prol da reconciliação dos povos sul-africanos e estabeleceu uma Comissão de Verdade e Reconciliação para investigar crimes cometidos durante a luta antiapartheid.

1997 - Em dezembro, ele entregou a liderança do CNA para o então vice-presidente, Thabo Mbeki, na primeira etapa da transferência de poder.

1998 - Em 18 de julho, Mandela celebrou seu 80º aniversário com um casamento. Sua terceira mulher, Graca Machel, era viúva do presidente moçambicano Samora Machel.

1999 - Em 16 de junho, ele entregou o poder ao discípulo Mbeki, que considerava um líder mais jovem e melhor equipado para lidar com a economia moderna. Sua saída voluntária do poder foi vista como exemplo em um continente de ditadores de longa data.

2004 - Com 85 anos, em 1º de junho de 2004, anunciou redução na sua agenda pública. Ele passou a se dedicar ao combate ao número crescente de vítimas da Aids na África do Sul, levantando milhões de dólares em doações.

2005 - Em 6 de janeiro, seu único filho ainda vivo, Makgatho Mandela, morreu vítima de Aids, aos 54 anos. A tragédia ampliou a dedicação de Mandela no combate à doença.

2006 - Em 1º de novembro, recebeu o prêmio de "Embaixador da Consciência", da Anistia Internacional.

2009 - Em 7 de agosto, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, esteve com Mandela e disse ter "encontrado um tesouro perdido" em suas lições para futuras gerações. Em 11 de dezembro, estreou nos cinemas americanos o filme "Invictus", de Clint Eastwood. O longa-metragem relata como Mandela trouxe o campeonato de rugby de 1995 para a África do Sul, utilizando o esporte para amenizar as tensões raciais no país.

2010 - A África do Sul sediou a Copa do Mundo. Mandela foi saudado como um herói de alcance internacional.


Piso salarial do professor: saiba quem tem direito ao reajuste nacional

  Presidente Jair Bolsonaro divulgou na tarde de hoje (27) um reajuste de cerca de 33% no piso salarial do professor de educação básica; con...